Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "05/2014"

29 Mai 2014 - 15:40h

O projeto Saúde em Movimento teve início em Brumado na última quarta-feira (28) e, para o secretário de Saúde, Cláudio Feres, o resultado do primeiro dia de atendimento foi bastante positivo. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Feres falou sobre o evento. “O planejamento que nós fizemos para que o Saúde em Movimento fosse efetivado em Brumado da melhor forma possível foi elaborado por meio de muito trabalho e dedicação. Estamos muito satisfeitos, pois os números do primeiro dia já comprovam o sucesso desta ação grandiosa na área de saúde pública”. Segundo o secretário, foram realizadas 1.006 consultas e 246 cirurgias apenas no primeiro dia. “Esses números mostram que todos os vinte municípios pactuados se envolveram com muita intensidade para trazer os seus pacientes”, disse. O secretário fez questão de agradecer a todos os secretários dos municípios participantes e suas respectivas equipes de agentes de saúde pelo envolvimento em prol da iniciativa.

29 Mai 2014 - 15:30h

Na próxima sexta-feira (30), às 09h, a prefeitura de Brumado irá realizar na Câmara de Vereadores uma Audiência Pública para avaliação e cumprimento de metas fiscais, referente ao 1º quadrimestre de 2014. A audiência é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal. Na oportunidade, o secretário de Finanças, João Ribeiro, apresentará à população os relatórios referentes às despesas e receitas realizadas pela atual administração nas áreas de pessoal, educação, saúde, assim como a aplicação dos recursos nas demais áreas. O legislativo local convida a toda comunidade para participar da prestação de contas, que é um momento importante e que exige atenção da população.

29 Mai 2014 - 15:20h

Até o próximo dia 07 de junho, o Tiro de Guerra 06-024, de Brumado, estará participando do projeto Saúde em Movimento. Os atiradores auxiliarão no controle, organização das filas e acompanhamento dos idosos. No Tiro de Guerra, além da formação militar, os atiradores aprendem importantes lições de civismo, como solidariedade, respeito ao próximo e trabalho em equipe. Essas lições são colocadas em prática em eventos como o Saúde em Movimento.

29 Mai 2014 - 15:10h

A comunidade Fazenda Tabua, no município de Presidente Jânio Quadros, no sudoeste baiano, está chocada com a morte da idosa Antônia Rosa de Souza, de 98 anos de idade, que ocorreu na manhã da última quarta-feira (28). A polícia informou ao site Brumado Notícias que a mulher foi morta pela própria filha, Idalci Batista, de 54 anos, que é deficiente metal. Ela teria esmagado a cabeça da mãe com um pedaço de pau. Mãe e filha moravam sozinhas ao lado da casa de um dos filhos de Antônia, que viu a mãe caída no chão da cozinha enquanto a irmã estava trancada no quarto. A polícia foi acionada e, ao chegar ao local, constatou a morte da idosa. A tragédia comoveu a comunidade rural, pois mãe e filha se relacionavam bem, segundo relatos de populares. O corpo da idosa foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, onde foi necropsiado e encaminhado de volta à comunidade para ser sepultado. Idalci foi conduzida à delegacia de Presidente Jânio Quadros.

29 Mai 2014 - 15:00h

A Sacristia da Igreja Santa Tereza, localizada na Rua Pedro Mandú, no Bairro Santa Tereza, em Brumado foi arrombada no final da tarde da última quarta-feira (28). Os arrombadores destelharam o teto da sacristia, de onde subtraíram uma caixa amplificadora, cabos, microfones e um ventilador. Os bandidos reviraram armários e objetos sacros. A polícia iniciou as investigações a fim de identificar os autores do crime e recuperar os aparelhos furtados.

29 Mai 2014 - 10:00h

O governador Jaques Wagner inaugurou nesta quinta-feira (29), as obras do Sistema de Abastecimento de Água de Rio do Pires, na região do Paramirim, sudoeste da Bahia. Mais de cinco mil moradores do município e de sete localidades da zona rural serão beneficiados pela água e 986 ligações domiciliares - no total, 5.004 moradores das localidades de Ibiajara, Alto do São Francisco, Alecrim, Placa, Pedra da Madureira, Riacho de Areia e Lagoa dos Bezerros terão água encanada. Orçada em R$ 4.800 milhões, a obra foi executada pelo Governo do Estado, por intermédio da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb). O novo Sistema de Abastecimento de Água de Rio do Pires inclui o trabalho de captação da água do Rio da Caixa, através de 13 km de adutora e cinco estações elevatórias.

29 Mai 2014 - 09:30h

Em sua passagem pelo município de Brumado, João Leão, pré-candidato a vice-governador na chapa do PT na Bahia, concedeu entrevista ao site Brumado Notícias. Ele declarou que a chapa governista liderada por Rui Costa está trabalhando para vencer as disputas eleitorais ainda no primeiro turno. “Queremos ganhar as eleições ainda no primeiro turno”, disse Leão. Ao ser questionado sobre o esgotamento sanitário para Brumado, que havia sido prometido por ele enquanto era secretário estadual de Infraestrutura há anos atrás, o pré-candidato se esquivou da pergunta. “Minha pasta naquela época era a de infraestrutura e priorizamos as estradas como pode ser visto em as cidades do estado”, explicou Leão, sem fazer menção quanto ao esgotamento.

29 Mai 2014 - 09:00h

Amigo pessoal de ACM Neto, o ex-democrata Aguiberto Lima Dias (SDD), prefeito de Brumado, deposita suas fichas no petista Rui Costa (PT), pré-candidato ao governo do estado. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o gestor assumiu seu posicionamento como cabo eleitoral de Costa, indicado à sucessão pelo atual governador, Jaques Wagner (PT). “Conheci Rui e aprendi a gostar dele. Sei das suas proposições e dos seus compromissos. Ele ganhando Brumado terá muito a ganhar”, disse o prefeito. Na campanha em favor de Rui Costa, Aguiberto contará com o apoio de sua adversária política, a petista Marizete Pereira, mas não terá a parceria da vice-prefeita Cristina Gondim (PSDB), que declarou apoio ao democrata Paulo Souto. “Independentemente de qualquer coisa eu e meu marido José Clemente já tínhamos decidido apoiar Paulo Souto. Vamos buscar o apoio de Brumado para uma votação expressiva”, reforçou a vice-prefeita em recente entrevista a nossa reportagem.

29 Mai 2014 - 08:30h

Falando a respeito da impunidade em muitos crimes praticados no Brasil, o vice-governador da Bahia e pré-candidato ao senado, Otto Alencar, declarou ao site Brumado Notícias que o crescimento da violência relaciona-se com a impunidade por causa da omissão do Congresso Nacional. Otto disse que o país precisa passar por amplas reformas para figurar entre as grandes potências mundiais. “O Brasil não vai suportar eleições de dois em dois anos. O povo brasileiro não vai aguentar pagar a conta de eleições de dois em dois anos, é uma conta muito alta, tem que ser feita a reforma política sem reeleição com cinco anos de mandato. O congresso tem sido omisso na questão do Código Penal, já deveria ter feito isso há muito tempo. Como cidadão me sinto indignado com essa situação”, afirmou Alencar.

29 Mai 2014 - 08:00h

O deputado João Bonfim (PDT) foi eleito conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE). Bonfim teve 52 votos durante sessão ordinária realizada no plenário da Assembleia Legislativa - dos 61 deputados presentes, 9 votaram em branco. A vaga conquistada foi aberta após a aposentadoria compulsória do ex-conselheiro Filemon Matos, que ocorreu em janeiro. A deputada Maria Luiza Laudano opinou pela admissibilidade do nome do deputado por preencher os requisitos constitucionais de reputação ilibada e notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros. Bonfim agradeceu o apoio dos colegas e falou sobre sua trajetória na assembleia, onde exerceu cinco mandatos consecutivos. Antes da eleição, apesar de serem adversários políticos, a deputada Ivana Bastos (PSD) apoiou o deputado e inclusive elogiou o seu trabalho. A parlamentar destacou que, apesar das divergências políticas locais, a eleição do deputado é sinônimo de prestígio e orgulho para toda a região sudoeste. “Quero aqui declarar que votarei no deputado João Bonfim e tenho certeza que o mesmo exercerá seu cargo no TCE com seriedade e dedicação, como faz no seu mandato de deputado”, pontuou.

28 Mai 2014 - 20:20h

Um investigador e um carcereiro da delegacia de Brumado conseguiram interceptar oito litros de cachaça que seriam entregues aos presos na cadeia local nesta quarta-feira (28). A bebida estava camuflada como refrigerante dentro de garrafas pet, que foram levadas aos presos por parentes. Como acontece em dias de visita, o carcereiro e um investigador vistoriaram os produtos que seriam entregues aos custodiados. O que chamou a atenção dos agentes da polícia civil foi o fato de os mesmos encontrarem dificuldade em abrir a tampa das garrafas. Ao perceber que as mesmas estavam vedadas com cola, o carcereiro descobriu que o líquido se tratava de cachaça. Ele recolheu as garrafas com os refrigerantes adulterados. “Aí eles iam fazer a farra da cachaça”, comentou o carcereiro ao siteBrumado Notícias. Essa não é a primeira vez que parentes e amigos tentam repassar bebida alcoólica aos detentos. No mês de janeiro, a polícia descobriu quatro litros de aguardente, também misturado com refrigerante, que foi levado à delegacia em dia de visita. No dia 20 de fevereiro, a cachaça chegava pelo alto acompanhada com papelotes de maconha jogados no teto da custódia por comparsas dos custodiados. Atualmente, a cadeia de Brumado, que tem capacidade para 16 presos, está superlotada com 37 detentos.

28 Mai 2014 - 20:10h

Antes do início da blitz do IPVA, a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) retomou as blitze preventivas no final da tarde desta quarta-feira (28). O alvo principal foram as motocicletas, tendo em vista que nos últimos assaltos realizados no município os marginais utilizaram o veículo na execução das práticas criminosas. Por outro lado, a polícia também busca a recuperação de motos roubadas, armas de fogo e drogas. Dezenas de motociclistas foram parados na Praça Armindo Azevedo e muitos foram orientados quanto ao uso correto do capacete e transporte de crianças. Nos próximos dias, a polícia realizará novas blitz em pontos de grande fluxo na cidade.

28 Mai 2014 - 20:00h

Uma equipe de operários de uma empresa terceirizada que presta serviços ao setor de infraestrutura da prefeitura de Brumado começou esta semana a limpeza e despejo de piche nos buracos da Rua Tenente Amarílio da Silva Leite, no Bairro das Flores. Por telefone, o secretário de infraestrutura, André Cardoso, informou ao site Brumado Notícias que, além da rua, outras vias nos Bairros Olhos D’água e Santa Tereza integrarão a operação tapa buracos e terão o asfalto totalmente recapeado. O secretário não soube precisar o total do orçamento das obras, pois, segundo ele, alguns trechos ainda entrarão na licitação. Ele adiantou apenas que todo o serviço será realizado com recursos próprios do município.

28 Mai 2014 - 19:50h

A loja Bella Vista Embalagens está contratando funcionários com experiência na área de escritório. Os interessados devem deixar currículo com foto na própria loja, que fica localizada na Avenida Centenário, 222-A, no centro de Brumado. A gerência irá avaliar os perfis dos candidatos e entrará em contato com os selecionados. Para maiores informações, ligue: (77) 3453-1830 ou 3453-1835.

28 Mai 2014 - 15:00h

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Brumado fechou as alianças para as eleições 2014. Os vereadores Édio Pereira e Agno Meira já estão engajados nas pré-candidaturas de Aldenes Meira (estadual) e Daniel Almeida (federal). Segundo os parlamentares, a parceria firmada com Meira e Almeida já proporcionou diversas realizações para a população local. “As obras de urbanização da área da cesta do povo, a construção do Estádio Gilbertão, obras de infraestrutura e esporte mostram a força que o nosso grupo está tendo com os brumadenses”, disseram em entrevista ao site Brumado Notícias. De acordo com as lideranças do partido, novas conquistas estão sendo articuladas para atender novos pleitos, principalmente, do homem do campo.

28 Mai 2014 - 14:30h

De acordo com prévia do Mapa da Violência 2014: Os Jovens do Brasil, divulgada ontem (27), a Bahia é o estado brasileiro onde houve o segundo maior aumento nas taxas de homicídios e suicídios por 100 mil habitantes no período entre 2002 e 2012. Segundo o levantamento, em 2002, foram registradas 1.735 mortes violentas no estado. Já em 2012, foram 5.936 - uma variação de 221,6% em um período de dez anos. A Bahia perde apenas para o Rio Grande do Norte, que teve alta de 229,1% no número de homicídios. A variação nacional foi de 2,1%. No ano passado, a Bahia ficou em quinto lugar na taxa de homicídios, atrás de Alagoas, Espírito Santo, Ceará e Goiás. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) ainda não se pronunciou com relação aos números.

28 Mai 2014 - 13:00h

Logo nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (28), o Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, em Brumado, já estava lotado de pacientes vindos de diversas cidades da região para serem atendidos no Saúde em Movimento. O programa vai realizar exames oftalmológicos e cirurgias de cataratas em alunos do programa Topa e em idosos acima de 60 anos de idade até o dia 06 de junho. Cerca de 300 pessoas envolvendo médicos, enfermeiros, agentes de saúde, auxiliares de serviços gerais, soldados do Tiro de Guerra, agentes de trânsito, técnicos do setor de iluminação e funcionários da limpeza pública estão engajados em auxiliar os pacientes e acompanhantes, que chegam em caravanas ao local. 

Coordenador desta etapa do Saúde em Movimento, em Brumado, Tiago Fernandes falou ao site Brumado Notícias sobre o primeiro dia de atendimento. “Muitos já saíram daqui satisfeitos com as consultas concluídas. Estamos priorizando além do atendimento oftalmológico o conforto dos pacientes e a estrutura está proporcionando essa meta. Está de parabéns a secretaria de saúde e a Dires de Brumado e Paramirim, que estão diretamente envolvidos nessa etapa do Saúde em Movimento”, comentou o coordenador.

28 Mai 2014 - 12:45h

Em entrevista ao site Brumado Notícias, Fabiana Leão, coordenadora do Centro Municipal de Saúde, falou sobre o início da Semana do Bebê, iniciativa de mobilização social traçada principalmente pela Unicef, em parceria com a Secretaria de Saúde. Em Brumado, o evento é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com uma empresa mineradora da cidade. Segundo Leão, cada unidade de atenção primária à saúde está realizando a Semana do Bebê, que conta ainda com um Dia D, especificamente voltado às ações do projeto. No Centro de Saúde, a iniciativa contou com a participação de toda a equipe. De acordo com a coordenadora, o público alvo consiste em gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz recentemente) e crianças de até cinco anos de idade. Hoje (28), está sendo realizado o Dia D da campanha no Centro Municipal de Saúde. Além do atendimento clínico, palestras e vídeos informativos estarão sendo ministrados e exibidos durante a Semana do Bebê.

28 Mai 2014 - 11:30h

Representantes do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, estiveram na cidade de Caculé, no sudoeste baiano, avaliando o local para a instalação de uma Estação Meteorológica Automática no município. A Escola Agrícola foi o local escolhido pelo Governo de Caculé para a realização da ação por ser um espaço apropriado para o monitoramento, além de um incentivo para os estudos dos alunos. A instalação da estação visa alertar a população em caso de ocorrência de chuvas e possíveis alagamentos. A estação meteorológica também irá possibilitar o monitoramento, durante 24h, das previsões meteorológicas e do estado do nível de água dos rios.

28 Mai 2014 - 11:20h

Termina hoje (28) o prazo para os estudantes que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pagarem a taxa de inscrição de R$ 35. Somente após o pagamento do valor, os candidatos confirmarão a inscrição no exame. São isentos os estudantes de instituições da rede pública e os candidatos que se declarem financeiramente carentes. A taxa pode ser paga nas agências do Banco do Brasil, nas unidades do Banco Postal dos Correios e na rede Mais Banco do Brasil, formada pelos correspondentes bancários dessa instituição em estabelecimentos comerciais. As provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro em 1.699 municípios.