Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2018
fechar

O atual bicampeão Real Madrid passou mais uma vez à final da Liga dos Campeões da Europa nesta terça-feira ao empatar em 2 a 2 com o Bayern de Munique, no Santiago Bernabéu, na capital espanhola, no segundo jogo da semifinal – Benzema fez os dois gols do Real e para o Bayern marcaram James Rodriguez e Kimmich. De acordo com a Veja, o Real venceu a primeira partida na Alemanha por 2 a 1 e precisava apenas de um empate em casa para chegar à decisão do dia 26 de maio, em Kiev, na Ucrânia. O adversário será definido nesta quarta, às 15h45, na partida entre Roma e Liverpool. É a terceira vez seguida que o Real chega à final: em 2016 enfrentou o Atlético de Madri e em 2017, a Juventus. Mas, antes de se concentrar na final da Champions, o Real Madrid terá de jogar os seus três últimos compromissos pelo Campeonato Espanhol. A começar pelo clássico com o Barcelona, neste domingo, às 11 horas, no Camp Nou.

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil em Simões Filho Foto: Anna Valéria/TV Bahia

Uma agência do Banco do Brasil foi atacada por criminosos durante a madrugada desta terça-feira (1º), em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador. Houve muitos disparos após a chegada da polícia, e cápsulas de bala ficaram espalhadas pelo chão. Não há registro de feridos. O banco ficou parcialmente destruído pelas explosões. Parte do teto desabou e uma porta de ferro foi arrancada. Muito vidro ficou espalhado pelo chão. Conforme a polícia, os bandidos não conseguiram levar o dinheiro. Havia marcas de sangue no local do crime. A polícia suspeita que um dos bandidos tenha ficado ferido. Segundo testemunhas, os bandidos fizeram uma barreira antes de atacar a agência. Na estrada que dá acesso ao município, veículos foram incendiados. Já perto do banco, foram encontrados miguelitos, estrutura de metal que podem furar pneus. De acordo com o G1, um morador da região contou que o barulho de tiros e explosões foi ouvido durante a madrugada.

Copa do Mundo 2018: Ingressos estão esgotados em 9 das 11 cidades-sedes

A Fifa anunciou nesta terça-feira que não há mais ingressos à venda para os jogos de nove das 11 cidades-sedes da Copa do Mundo na Rússia. Há apenas entradas para as partidas em Volgogrado e Saransk. Muitos torcedores fizeram fila para comprar ingressos no início da fase de venda física nos centros habilitados pela Fifa nas cidades-sedes, mas, poucas horas depois, a Fifa avisou que não restava mais nada em Moscou, São Petersburgo, Kazan, Samara, Nizhny Novgorod, Sochi, Rostov-on-Don, Kaliningrado e Ecaterimburgo. Segundo o site da entidade, ainda há ingressos para as partidas entre Inglaterra x Tunísia; Nigéria x Islândia; Egito x Arábia Saudita; e Japão x Polônia. Todos  serão disputados em Volgogrado, que só receberá jogos da primeira fase. Para Saransk, a menor cidade-sede do torneio, restam ingressos apenas para a partida entre Panamá x Tunísia, dia 28 de junho. De acordo com o a Veja, embora o dia tenha amanhecido com chuva em Moscou, cerca de 200 pessoas abarrotaram desde a madrugada os acessos ao centro de vendas da cidade, que receberá a partida de abertura, uma das semifinais e a final. O mesmo ocorreu em Sochi, São Petersburgo, Kaliningrado e Samara. Até ontem, nos centros de venda só era possível coletar as entradas antes adquiridas no site oficial. A partir de 1º de junho novos pontos de venda serão habilitados nos três principais aeroportos da capital russa (Domodedovo, Sheremetievo e Vnukovo), assim como em São Petersburgo, Kazan e Samara.

Saiba o que fazer se perdeu o prazo para entregar a declaração Foto: iStock

O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda de 2018 se encerrou às 23h59 desta segunda-feira.  Quem perdeu o prazo pode enviar a declaração para a Receita Federal a partir das 8h desta quarta-feira, dia 2. O sistema de envio ficará fora do ar nesta terça-feira. De acordo com a Veja, o contribuinte em atraso pode enviar a declaração em qualquer momento, mas a recomendação é que faça isso o quanto antes. É que o valor da multa é calculado de acordo com o atraso – 1% ao mês. A multa mínima de 165,74 reais e a máxima de 20% do imposto devido – o cálculo considera sempre o maior valor. O contribuinte que atrasa a entrega da declaração fica com o CPF pendente de regularização, o que pode gerar uma série de transtornos – como não poder participar de concurso público, tirar passaporte, abrir conta, conseguir empréstimo bancário ou obter certidão negativa de venda de imóveis. A regularização acontece assim que a declaração é enviada para a Receita.

Prédio de 26 andares desaba após incêndio no Centro de São Paulo Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Um prédio de 26 andares pegou fogo e desabou na região do Largo do Paissandu, no Centro de São Paulo, na madrugada desta terça-feira (1º). O local era uma ocupação irregular, e moradores afirmam que o fogo começou por volta da 1h30 no 5º andar e se espalhou rapidamente pela estrutura. O coronel Max Mena, do Corpo de Bombeiros, afirmou que o homem que caiu quando o prédio desabou já estava com equipamento de segurança para ser resgatado. Ainda na madrugada, ele chegou a ser considerado morto, mas depois os bombeiros esclareceram que fariam buscas.  De acordo com o G1, no meio da manhã, a corda e o cinto usados para resgatar a vítima foram encontrados nos escombros, e cães farejadores vasculham a área. Peritos do Instituto de Criminalística de São Paulo analisam dois botijões de gás e outros objetos encontrados nos escombros para tentar descobrir como as chamas começaram.

Assembleia reúne Testemunhas de Joevá de toda a região em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último domingo (29), foi realizada a Assembleia de Circuito das Testemunhas de Joevá no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, em Brumado. O local recebeu fieis de várias cidade da microrregião. A assembléia, com o tema: “Não Desista de Obedecer à Lei do Cristo!”, destacou como obedecer à lei de Cristo em vários aspectos da vida, quando estamos sozinhos, como também na família e na escola. O programa do evento foi dividido em 10 partes, as quais foram desenvolvidas no formato de discursos e entrevistas. O evento foi direcionado não apenas às Testemunhas de Joevá, como também aos presentes, que puderam entender à luz da Bíblia como obedecer as leis de Deus baseadas no amo de Jesus de Cristo.

Tanque Novo: Homem é preso suspeito de estuprar enteada por oito anos Foto: Wikipédia

Um homem identificado como Leandro Nascimento Amaral, natural do município de Tanque Novo, foi detido pela Polícia Militar e encaminhado à Delegacia Territorial de Caetité no domingo (29), acusado de posse ilegal de arma de fogo, furto tentado e estupro de vulnerável. Segundo a polícia, o Conselho Tutelar acionou a guarnição até a residência do homem, pois o mesmo foi acusado pela enteada, de 13 anos, de abusá-la sexualmente desde os 5 anos. Em depoimento, ele confessou o crime, porém disse que a adolescente tinha consentido. De acordo com o Sudoeste Bahia, o caso foi denunciado ao Conselho Tutelar pela mãe da menor. No imóvel do acusado, os policiais encontraram enterradas no quintal uma arma de fogo de fabricação artesanal e 4 munições calibre 36 intactas.

Caminhão com excesso de carga despeja calçamento na Avenida Centenário em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Ainda é muito comum ver caminhões e caçambas trafegando com excesso de carga nas ruas de Brumado, oferecendo riscos ao trânsito local. O próprio setor de obras e empreiteiros que prestam serviços para a prefeitura dão o mau exemplo, permitindo que caçambas transportem materiais de construção e entulhos com a carga passando do limite permitido e sem a lona para impedir que o material seja projetado para fora do veículo. Um caminhão deixou cair vários blocos de calçamento na rótula do entroncamento entre as Avenidas Centenário e João Paulo I. Tamanha foi a imprudência que o condutor nem retornou para retirar o material da via, o que por pouco não ocasionou um acidente com os demais veículos que passaram pelo local. Comerciantes e populares da região retiraram as pedras de concreto da via para liberar o trecho, ação que foi ignorada pela própria prefeitura. “Isso é comum de acontecer por aqui, principalmente com terra e entulho. Os caçambeiros não respeitam os demais usuários do trânsito em Brumado. Falta uma ação com punição mais rigorosa do setor de trânsito”, ponderou um mototaxista. No momento em que a equipe do site Achei Sudoeste registrava o caso uma caçamba sem lona passou pela via carregada com terra. Por conta do vento, a poeira acabou caindo no veículo logo atrás.

Waldenor Pereira assegura recursos e obra na Adutora do Truvisco deve começar em julho Foto: Vinícius Brito

A Embasa dispõe de recursos próprios no valor de R$ 7 milhões e o material necessário para a implantação da adutora do Truvisco, faltando agora concluir a licitação da obra, que levará água para os municípios de Rio do Antônio e Guajeru. Os trabalhos devem ser iniciados em julho próximo. Este foi o principal ponto tratado pela comitiva de Guajeru, liderada pelo prefeito Gil Rocha, que esteve acompanhada dos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo em extensa agenda cumprida em Salvador. Como a questão hídrica é a mais urgente de Guajeru, exigindo medidas emergenciais e de longo prazo, os deputados e o grupo político local saíram otimistas da reunião na Embasa. O abastecimento de água foi tratado também na Companhia de Engenharia Ambiental (CERB), na qual foi solicitada a abertura de poços artesianos nas comunidades de Guariba, Lajedo, Lagoa da Jurema, Tanque Novo, Curralinho, Lagoa das Pedras e Lagoa da Tapagem. Na Superintendência de Infraestrutura e Transportes do Estado da Bahia (SIT/Seinfra), o grupo reivindicou a manutenção e roçagem do trecho da BA-148, que liga o município de Guajeru a Malhada de Pedras. Ainda na Seinfra, os deputados a comitiva de Gil Rocha foram recebidos pelo secretário Marcos Cavalcanti, que garantiu a execução da instalação da iluminação da entrada da cidade, no sentido do município de Presidente Jânio Quadros. Na Superintendência de Energia (Luz Para Todos) reiterou as solicitações já realizadas para a eletrificação rural das comunidades de: Batalha, Juremal, Salinas, Cigana, Água Clara, Lagoa do Tamboril e as complementações da comunidade de Sanguessuga e Cabeça Boi, que já estão com ordem de execução. Numa reunião conjunta na Secretaria de Desenvolvimento Rural, com o secretário Jerônimo Rodrigues, e a Companhia de Ação Regional (CAR), com o presidente do órgão, Wilson Dias, Waldenor, Zé Raimundo e a comitiva de Guajeru defenderam pleitos para incentivo à zona rural e a agricultura familiar.

Gasolina tem dois reajustes na última semana em Brumado chegando a R$ 4,45 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em apenas cinco dias, na última semana, a gasolina sofreu dois reajustes em Brumado, passando de R$ 4,349 o litro para R$ 4,399, em média, na maioria dos postos de revenda. Em outros postos, o valor praticado já chega a R$ 4,450. “Vou tirar a ferrugem da bicicleta e das pernas e vou passar a ir para o trabalho pedalando. Estou sendo forçado a deixar o carro na garagem só pra sair nos finais de semana com a família. Não vai demorar muito e logo esse preço vai estar defasado e a gente pagando R$ 5. Um absurdo!”, reclamou o microempresário Washigton Tiago. “É por isso que todos os dias aparecem dezenas de carros à venda nas pedras e nas lojas de segunda mão. Ninguém está conseguindo manter o carro com o preço tão elevado da gasolina, ainda mais nesse período crítico com a falta de emprego que estamos passando. Carro, que é uma necessidade moderna, está voltando a ser um artigo de luxo”, refletiu o ambulante Antônio Bhai.

Eleições 2018: Vereadora Lia Teixeira declara apoio ao pré-candidato Márcio Moreira em Brumado Foto: Divulgação

Em Brumado, o pré-candidato a deputado estadual Márcio Moreira obteve mais dois importantes apoios: da vereadora Lia Teixeira (PDT) e do seu pai, Didiu de Cristalândia, que tem um histórico muito representativo na política da capital do minério. Os apoios foram confirmados após uma reunião. A vereadora Lia Teixeira, que compõe a base de situação liderada pelo prefeito Eduardo Vasconcelos, afirmou que é o momento de levar em consideração o que é melhor para Brumado. “Em nossa opinião não existe um projeto melhor que o de Márcio Moreira, por isso não poderíamos ficar fora dessa luta e dar a nossa contribuição para esse passo importante que o município de Brumado está dando”, disse. Para a parlamentar, caso seja eleito, Márcio promoverá novos horizontes para o município, principalmente para região de Cristalândia  e Umburanas. “Inclusive, em seu mandato quando foi vereador, ele foi responsável pela emenda da construção da atual praça de Cristalândia”, finalizou.

Jovem morre em um grave acidente na BA-148 entre Livramento e Rio de Contas Foto: Aílton Oliveira/Livramento Manchete

Um grave acidente de trânsito foi registrado entre as cidades de Livramento e Rio de Contas, na Chapada Diamantina, em um trecho sinuoso da Serra das Almas. Segundo informações obtidas pelo Achei Sudoeste, um caminhão carregado com maracujá caiu em uma ribanceira à margem da BA-148. O veículo com placa de São Paulo teria perdido o freio no início da ‘Curva do S’. Pelo menos três ocupantes que viajavam na cabine do caminhão tiveram ferimentos leves e foram socorridos pelo Samu 192, sendo encaminhados para a UPA 24h. Já um jovem de 19 anos, identificado como Edson Cerqueria, o Gugu, morador do Bairro Benito Gama, em Livramento, que viajava em cima da carga, morreu preso às ferragens. De acordo com o Livramento Manchete, policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária interditaram a via para controlar o trânsito e registrar a ocorrência. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal de Brumado.

Governo deve dar reajuste de 5,67% para o Bolsa Família Foto: Jocélio Oliveira/G1

O presidente Michel Temer (MDB) fez um pronunciamento em cadeia nacional na noite desta segunda-feira (30) para reagir a críticas e anunciar o reajuste do Bolsa Família. Segundo integrantes do governo, o reajuste médio a partir de maio será de 5,67%. De acordo com o G1, foi uma vitória da ala política do governo. A equipe econômica queria um reajuste de cerca de 3%, pouco acima da inflação do ano passado (2,95%). Como a fala já estava gravada antes da decisão sobre o reajuste, Temer não revelou o percentual no pronunciamento. Disse apenas que estava anunciando o reajuste, sem mencionar os 5,67%. O pronunciamento na véspera do Dia do Trabalhador é tentativa de criar uma agenda positiva.

Brumado já está sendo parcialmente monitorado pelo Cicom Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Parte do município de Brumado já está sendo monitorado pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) com as câmeras de vigilância doadas pelo Conselho Municipal de Segurança (Conseg) e pela Polícia Militar da Bahia. No total, são 08 câmera que estão em fase de conclusão de instalação, porém os aparelhos instalados já estão enviando as imagens para o sistema integrado do Cicom, o que tem colaborado com os trabalhos da 34ª Companhia Independente do Interior (CIPM), da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Como exemplo da eficiência, na última semana, foram as imagens do sistema de monitoramento que ajudaram a polícia a elucidar um homicídio ocorrido na Praça Coronel Zeca Leite. A proposta do Conseg é concluir as instalações de todas as câmeras antes do ato inaugural da unidade, ocasião em que os conselheiros de segurança pretendem realizar a solenidade simbólica de doação dos equipamentos, em auxílio à prestação da segurança pública local.

Caculé: 5ª Corrida do Trabalhador atrai atletas de toda região Foto: Divulgação

Foi realizada a 5ª Corrida do Trabalhador, partindo da praça da lagoa sentido à saída para Ibiassucê. O tradicional evento realizado por Paulino Andrade conta com o apoio do Governo de Caculé e demais patrocinadores. Atletas de várias cidades da região participaram da corrida. A prova foi dividida em disputas de 5 e 10 km, em 13 categorias: Infantil (feminino e masculino), juvenil (masculino), Idoso (masculino), veteraníssimo (masculino e feminino), veterano (feminino e masculino), pré-veterano (masculino e feminino), Adulto (feminino e masculino), Geral (masculino e feminino), Local (feminino e masculino). Os três primeiros colocados de cada categoria receberam um troféu e brindes; os cinco primeiros colocados geral na disputa dos 5 km foram premiados com troféu e brindes; e os três primeiros colocados geral na disputa de 10 km masculino e feminino foram premiados com troféu e dinheiro. Todos que cruzaram a linha de chegada também receberam medalha de participação. O prefeito Beto Maradona entregou a premiação aos primeiros colocados da competição.

Suspeito de participar do assassinado do delegado de Barra da Estiva é presos e está em Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O assaltante de bancos, carros-fortes e sequestrador Júlio Carlos Pereira Rocha já está sob custódia da Polícia Civil da Bahia, após ter sido capturado em São Paulo, em uma operação conjunta das polícias civis da Bahia, Minas Gerais e São Paulo. No momento da prisão, Júlio Carlos resistiu e foi ferido na perna. Na tarde do último sábado (28), ele foi apresentado no Disep por Policiais Civis do Draco e da Delegacia de Homicídios de Vitória da Conquista. Júlio Carlos também é suspeito de ter participado da morte do Delegado Marco Torres, no último dia 12, sendo investigado pela Força Tarefa criada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia. O local de custódia do suspeito não será divulgado por questões de segurança. Durante a operação, o criminoso Thales Deivisson Souza Lelis reagiu à prisão e acabou morto.

Perca até 10 kg com a dieta de São João na Praticook em Brumado

Quer perder peso de maneira saudável? A Praticook está disponibilizando 30 dias de dieta completa com preço promocional. São cinco refeições por dia, tudo pronto para ajudar você a perder peso. A dieta hipocalórica de apenas 800 kcalorias promete um emagrecimento saudável e gostoso, com pratos diversificados e refeições saborosas. Garanta já o seu pacote na Praticook! A loja fica localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, Centro. Os telefones são: (77) 3441-0687 ou (77) 99961-0687.

De virada, Umburanas bate o Boleiro e assegura segunda vaga nas semifinais do brumadense de futebol Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em uma partida dramática disputada na tarde deste domingo (29), no Estádio Municipal Gilberto Cardoso, válida pela primeira fase do Campeonato Brumadense de Futebol 2018, o Umburanas bateu o Boleiros pelo placar de 3x2 e assegurou a segunda vaga à fase semifinal da competição. O Boleiro abriu o marcador e se manteve no ataque tentando ampliar a vantagem e garantir a classificação. Do outro lado estava o Umburanas, atual bicampeão, que não se deixou abalar pela desvantagem no placar e, com o adversário jogando aberto, encontrou brechas para empatar a partida e virar o resultado, ampliando a vantagem para 3x1. Já aos 40 minutos da etapa final, o Boleiros voltou a marcar, precisando apenas do empate para passar à próxima fase. O time se jogou ao ataque, porém não conseguiu furar o bloqueio do Umburanas, que soube se defender nos minutos finais e carimbou o passaporte para os jogos finais, enquanto o Boleiros ficou pelo caminho. Já no jogo do último sábado (28), o Espanhol não precisou se esforçar muito para fazer 3x0 no Vila Presidente Vargas, que foi a campo apenas com 09 jogadores. Com os resultados, o Vila Nova, já classificado, ainda se mantém na ponta da tabela geral com 12 pontos, seguido do Umburanas, com 11, e do Feirense, com 09, pelo critério de saldo de gols. Espanhol e Boleiros também estão com 09 pontos cada, porém o Boleiros já encerrou a sua participação na primeira fase e agora seca o Espanhol, que ainda jogará contra o Botafogo, e o Feirense que ainda tem o Santos pelo caminho neste encerramento de fase. Na categoria sub-20, o Umburanas venceu o Boleiros por 5x1, mesmo placar para o Espanhol sobre o Vila.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

Intermunicipal 2018: Brumado enfrenta Dom Basílio em amistoso preparatório Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta terça-feira (1º), a partir de 15h, a Seleção Brumadense de Futebol, comandada pelo técnico Fernando Santos, o Fezinho, fará um amistoso contra a Seleção de Dom Basílio no Estádio Gilberto Cardoso. Será o primeiro amistoso do selecionado brumadense, que se prepara para o Intermunicipal de Futebol que acontecerá logo após a Copa do Mundo de Futebol da Rússia. A comissão técnica pretende realizar três amistosos neste período, ocasião que dará ao treinador a oportunidade de avaliar tantos os atletas por ele convocado nesta primeira escalação, como também os demais que disputam o Campeonato Brumadense de Futebol. O técnico Fezinho conseguiu comandar dois treinos com o selecionado e, na última semana, cobrou dos atletas uma melhor pontaria nas finalizações. O treinador não revelou, mas já tem em mente as principais peças que pretende usar para iniciar a partida. “Nossa principal preocupação nesse momento é entrosar o time, fazer com que eles se entendam em jogo para as jogadas poderem fluir da melhor maneira possível. Cada amistoso servirá para termos um parâmetro do que poderemos oferecer neste intermunicipal”, disse o treinador ao Achei Sudoeste.

Arquivo