Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2019
fechar

Veículo com suspeita de adulteração no chassi e no motor é apreendido em Caetité Foto: Divulgação/PM

Na noite do último domingo (05), a guarnição de motociclistas da cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, após abordagem a um veículo Hyundai HB 20, cor preta, placa GCJ 3697 - Guarulhos/SP, constatou que a numeração de chassi e o motor apresentavam-se adulterados. O veículo era conduzido por António Marcos Fernandes, de 25 anos, residente em Brejinho das Ametistas. O condutor e o veículo foram apresentados na delegacia para as medidas cabíveis.

Motorista bate em carreta estacionada na Vila Catiboaba em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No início da tarde do último domingo (05), um acidente foi registrado na Vila Catiboaba, na BR-030, em Brumado. O motorista perdeu o controle da direção e acabou batendo em uma carreta que estava estacionada no local. O veículo ficou completamente destruído após a colisão. Uma equipe do Samu 192 prestou os primeiros socorros ao motorista, que teve apenas ferimentos leves. Mesmo sendo uma área urbana, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foi acionada para registrar a ocorrência.

Apaixona Livramento 2019 acontece no próximo dia 19 de maio

No próximo dia 19 de maio, a partir de 17h, acontece o Apaixona Livramento 2019. O evento será realizado no Clube Tio Dedé, onde será montada uma grande estrutura para receber o público da cidade e da região. A festa terá como atrações os cantores Tayrone e Kevi Jonny e a banda Calcinha Preta. Os ingressos já estão sendo vendidos nos pontos de venda credenciados ou com comissários. Tem pista, camarote open bar (água, cerveja e refrigerante) e camarote lounge (água, cerveja, refrigerante e vodka). Não perca essa grande festa que promete agitar a cidade de Livramento.

Brumado: Com garoa e pouca visibilidade, carro capota no anel rodoviário da BR-030 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na manhã desta segunda-feira (06), um acidente foi registrado na rótula da BR-030, na entrada do município de Brumado. No local, um carro capotou várias vezes após deslizar na pista. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o condutor do veículo, o Bacharel em Direito Gustavo Igor disse que a garoa e a pouca visibilidade no trecho fizeram com que ele perdesse o controle do carro na curva da rotatória. Havia cinco pessoas no veículo, as quais voltavam da cidade de Vitória da Conquista, onde participaram da segunda etapa do exame da OAB. “Estava viajando tranquilamente quando, de repente, ao fazer a curva, freei, o carro deslizou e, infelizmente, capotei o carro”, relatou. Apesar da gravidade do acidente, todos os ocupantes passam bem e já estão em casa. O condutor também reclamou da falta de sinalização no trecho, tendo em vista que a rotatória não está bem indicada no local.

Brumado: Vitor Bonfim afirma que governo investirá na policlínica regional de saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, em sua passagem pelo município de Brumado, na última semana, o deputado estadual Vítor Bonfim (PR) disse que a Policlínica Regional de Saúde é um compromisso do Governo do Estado com os brumadenses. O parlamentar assegurou que o equipamento será implantado no município com mais de 32 especialidades médicas. Há pouco mais de quinze dias, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) se reuniu com o governador Rui Costa para discutir a questão do terreno onde será instalada a policlínica. “Acredito que brevemente o município deve fazer a cessão desse terreno para o Governo do Estado e, aí sim, o Governo licita a policlínica, que demora, no máximo, 18 meses para ser construída”, informou. Bonfim ainda se colocou como representante do povo de Brumado e afirmou que buscará mais benefícios para a cidade. Para ele, não ter nascido no município não muda em nada o seu posicionamento.

Plano de socorro a Estados prevê liberar até R$ 40 bilhões Foto: Divulgação/PSDB

om problemas de caixa, os Estados vão ser mais uma vez socorridos pelo governo federal. Assim como seus antecessores, o presidente Jair Bolsonaro dará um alívio aos governadores, dessa vez de até 40 bilhões de reais em quatro anos. Batizado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, de “Plano Mansueto” (em referência ao Secretário do Tesouro, Mansueto Almeida), o programa permitirá aos Estados ter mais crédito para pagar funcionários e fornecedores, entre outras despesas, desde que se comprometam a adotar medidas de ajuste. Na última tentativa de socorro aos Estados, em 2016, a União concedeu descontos de 50 bilhões de reais nas parcelas e alongamento das dívidas com o governo federal. Em troca, os governos estaduais deveriam colocar um limite no crescimento das despesas correntes (sem contar investimentos). Dos 19 Estados que fizeram a renegociação, porém, dez já avisaram que não conseguem cumprir a regra. O novo plano estabelece que os governadores precisarão cumprir as medidas para ter direito à garantia da União na contratação dos empréstimos. Formalmente chamado de Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF), o projeto não vai transferir diretamente recursos aos Estados, mas dará sinal verde para que eles possam captar no mercado em condições mais favoráveis, porque os financiamentos terão a garantia do Tesouro. Em caso de calote, a União vai honrar a dívida. De acordo com a Veja, com esse crédito, governadores com dívida baixa, mas com excesso de despesas, vão ter alívio financeiro para pagar funcionários e fornecedores. O programa tem como foco os Estados que têm nota C no ranking do Tesouro que mede o nível de bons pagadores (os melhores recebem nota A). Pelas regras atuais, os Estados com nota C não podem receber garantia do Tesouro em empréstimos bancários e de organismos multilaterais, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). São eles: Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal.

Paramirim conta com monumento pré-histórico raro Foto: L12

Na localidade de Santana, na zona rural da cidade de Paramirim, a 129 km de Brumado, fica localizada uma formação geológica rara, a Pedra de Santana, que atrai visitantes de todos os lugares. O monumento é uma das duas construções pré-históricas do território brasileiro. O outro fica situado no estado de Goiás. O dólmen, como é conhecido, fica em uma montanha imponente, em local de difícil acesso. De acordo com o L12, para chegar até a construção, os visitantes precisam percorrer uma trilha de cerca de 3 km. Lá, são supreendidos com uma vista panorâmica e espetacular.

As universidades federais do país tiveram 2,2 bilhões de reais bloqueados para uso, o que corresponde a 25,3% do que elas tinham de recursos para investimento e custeio de suas instalações e cursos no ano – fora o salário de servidores. Como estão desde 2015 sem correção dos orçamentos pela inflação, as instituições temem não conseguir manter todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Estamos há anos nos adaptando a orçamentos cada vez menores e mais alunos. Chegamos ao limite”, diz Reinaldo Centoducatte, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitor da Universidade Federal do Espírito Santo. Para se adequar ao novo orçamento, as instituições dizem que vão ter de cortar despesas como energia elétrica e serviços como limpeza e segurança. De acordo com a Veja, uma das maiores e mais prestigiadas do país, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) teve 39,74% das verbas bloqueadas, o que representa 114 milhões de reais. Além das despesas básicas, a instituição diz que o contingenciamento vai impedir o “desenvolvimento de obras e compra de equipamentos utilizados em instalações como laboratórios e hospitais”. A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde o ministro da Educação, Abraham Weintraub, é professor, diz que o bloqueio de recursos vai forçar a instituição a reduzir custos com água, luz e contratos de manutenção. Em nota, a reitoria disse que vai discutir com a comunidade a situação. O bloqueio de verbas para os institutos federais foi superior ao das universidades, com contingenciamento de 34,5%. “Antes estávamos enxugando a gordura para reduzir custos. Agora, estamos raspando o osso. Não temos mais como reduzir os gastos sem prejudicar a qualidade do ensino”, disse Luís Claudio Lima, diretor do campus de São Paulo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Brumado: Deputado diz que segunda etapa da barragem de Cristalândia atenderá a agricultura familiar Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o deputado estadual Vítor Bonfim (PR) garantiu que, embora a população cobre bastante a realização da segunda etapa da Barragem de Cristalândia, a sede e a zona rural do município não correm o risco de sofrer com um racionamento. Segundo ele, a barragem tem reservação suficiente para atender a demanda da cidade. “Quando a gente fala em ampliar a barragem de Cristalândia é para que a gente tenha condição de não só garantir o abastecimento humano, mas também permitir a geração de emprego e renda através da agricultura irrigada”, disse. Com a elevação da crista da barragem, o parlamentar ressaltou que seriam gerados milhares de empregos diretos, além de beneficiados outros municípios que sofrem com problemas de abastecimento, como Tanhaçu.

Dia das Mães especial é na Squaresom e Pollymóveis em Brumado

O Dia das Mães está chegando e a Squaresom e Pollymóveis preparou uma promoção especial para celebrar a data. São vários produtos com preços promocionais e as melhores condições de pagamento. Tem móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e muito mais. Você também pode acompanhar o Instagram da loja e ficar por dentro de todas as novidades. Na rede social, está rolando o sorteio de um vale compras no valor de R$ 1 mil para gastar com o que quiser nas lojas. Presentei a sua mãe com o melhor da Squaresom e Pollymóveis!

Brumado: Recuperação da Cleobolo Meira Leite depende apenas da empreiteira, diz Vitor Bonfim Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o deputado estadual Vítor Bonfim (PR) informou que a obra de recuperação da Cleobolo Meira Leite, que liga o anel rodoviário à cidade de Brumado, depende apenas da empreiteira responsável dar início ao serviço. Segundo ele, a obra já foi licitada e a verba disponibilizada. No final do ano passado, a Secretaria de Infraestrutura de Transportes (SIT) comunicou que a empresa pediu para aguardar o fim do período de chuvas na região para dar início aos trabalhos. “No mês de maio, a gente não tem mais perspectiva de chuva na região. Se a empresa não cumprir esse último prazo que foi acertado com a SIT, já há uma decisão por parte do governo de rescindir o contrato e fazer uma nova licitação”, declarou Bonfim.

Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

Veículo da Coelba colide com trem na zona rural de Brumado e eletricista fica preso às ferragens

Na última sexta-feira (03), um veículo oficial da Coelba colidiu contra uma locomotiva da empresa VLI na zona rural da cidade de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, dois funcionários da Coelba estavam no carro no momento do acidente. O motorista não teve ferimentos graves, mas o eletricista que seguia no banco do carona ficou preso às ferragens. O Samu 192 foi acionado, prestou os primeiros socorros no local e encaminhou as vítimas ao Hospital Municipal Professores Magalhães Neto. Apesar da gravidade do ocorrido, o eletricista passa bem e já está fora de perigo. Ainda não se sabe as causas do acidente.

Entrave com a prefeitura tem impedido Embasa de iniciar esgotamento sanitário de Brumado, diz deputado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (03), o deputado estadual Vitor Bonfim (PR) participou da sessão na Câmara Municipal de Vereadores. Na oportunidade, ele falou que a Embasa já realizou um levantamento topográfico na cidade com vistas à instalação do sistema de esgotamento sanitário. No entanto, ao site Achei Sudoeste, Bonfim disse que os trabalhos estão parados tendo em vista que a empresa precisa que a prefeitura renove o contrato da estatal. A Administração Municipal, por sua vez, já deu início ao processo licitatório para privatização dos serviços de gestão da água e do esgoto no município. O parlamentar frisou que só depois da concessão é que a Embasa poderá promover os investimentos necessários na execução da obra, os quais já estão garantidos no orçamento de 2019 da empresa. “Assim que o Município assinar o contrato com a Embasa, ela já dispara o edital de licitação. Acho que é preciso que o prefeito e os vereadores se aprofundem nessa discussão para que a gente não perca a oportunidade de ter esses investimentos assegurados, não só para o esgotamento sanitário, mas também para o abastecimento humano”, afirmou.

Com arte diferenciada, artista brumadense constrói a própria motocicleta em forma de naja Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em sua oficina, o artista brumadense Mateus Rosendo faz diversos desenhos realistas apenas com o uso do lápis. Segundo ele, a arte é desenvolvida com sombras para dar profundidade e realismo ao desenho. “Normalmente, o pessoal quando vê se impacta bastante. É surpreendente e muito real. Deus tem me abençoado bastante”, disse ao site Achei Sudoeste. A inspiração vem dos carros e das motos, que é uma paixão do artista desde que ele era pequeno.

Com arte diferenciada, artista brumadense constrói a própria motocicleta em forma de naja Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O brumadense também trabalha em uma retífica, onde faz restaurações e adaptações de motores. No local, ele construiu do zero uma motocicleta em formato de naja. O veículo foi inspirado no Mustang do filme '60 segundos', cujo símbolo é uma cobra naja. “Foi muita solda, muito trabalho suado. Foi um ano mexendo nessa moto”, destacou. O artista também trabalha com a produção de projetos de construção de veículos, bem como com encomendas de quadros.

Funcionário da Prefeitura de Barra da Estiva é encontrado morto dentro de casa

O funcionário da prefeitura de Barra da Estiva, Jucimar Sena Silva, 35 anos, mais conhecido como Grampão, foi encontrado morto dentro de sua residência, no bairro Alto do São Félix. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, no último sábado (04), a guarnição da cidade foi acionada para a averiguar a possiblidade de um corpo no local. Ao chegar ao endereço, a polícia constatou a morte de Grampão. A suspeita é de que ele tenha cometido suicídio. A área foi isolada até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade de Brumado. O corpo de Jucimar foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. A prefeitura municipal, através do gestor João Machado Ribeiro (PTB), o João de Didi, lamentou o ocorrido e decretou luto oficial de três dias. “Ficam nossos agradecimentos à dedicação e trabalho prestado ao Município”, disse a administração local.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265, e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160.

Produção de tomates deve crescer 20%, prevê IBGE Foto: Reprodução/TV Rio Sul

A produção de tomates na Bahia deve crescer 20% em 2019, conforme dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme apontam os dados, a produção de tomates que foi de 230.800 toneladas em 2018, deve passar para 275.800 em 2019. O crescimento é de 45 mil toneladas. Segundo o G1, o aumento da produção baiana diminui a necessidade de trazer tomates de outros estados, o que deve reduzir o preço do produto para o consumidor. Com o crescimento da produção, a Bahia deve ganhar uma posição no ranking de produtores de tomate no país e ocupar a quarta posição, ficando atrás apenas de Goiás (-13,5), São Paulo (9,2) e Minas Gerais (40,6%). Goiás apresentou redução, mas ainda é o maior produtor de tomates do país, com 1.157.604 de toneladas. Ainda de acordo com o levantamento, a alta dos preços do tomate está relacionada às más condições climáticas na região de Goiás.

Homem com faca que ameaçava populares no Mercado Municipal é preso em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem foi preso na manhã do último sábado (04), no Mercado Municipal de Brumado, às 10h. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), ao site Achei Sudoeste, o indivíduo estava de posse de uma faca ameaçando populares no local. A Guarda Municipal solicitou o apoio da PM que deteve o elemento. O homem foi apresentado na Delegacia Territorial de Brumado.

Brumado: Homem é preso após deflagrar tiros de arma de fogo em via pública Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), prendeu um indivíduo na tarde do último sábado (04), após o mesmo deflagrar tiros de arma de fogo em via pública na cidade de Brumado. Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, o homem foi localizado e apresentado na Delegacia local. A prisão foi efetuada pela equipe de Radiopatrulhamento da 34ª CIPM.  

Cipe Sudoeste é recebida a tiros em Anagé e bandido morre após troca de tiros Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Um homem identificado como Rodrigo Yure Santos, natural da cidade de Itabuna, no sul da Bahia, morreu na noite do último sábado (04), após trocar tiros com policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Sudoeste), a antiga Caesg, no município de Anagé, a 85 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, após denúncias anônimas que um indivíduo estava comercializando entorpecentes e ostentando armas em um bairro da cidade, uma guarnição foi até o local para verificar a denúncia. Na residência informada, um elemento de posse de arma de fogo atirou contra a guarnição. De acordo com a polícia, diante da injusta agressão, houve revide, sendo o indivíduo alvejado e socorrido de imediato para o Hospital de Anagé, onde foi atendido pelo médico que constatou o óbito. Na residência, a polícia apreendeu: Um revólver calibre .32, marca Taurus, com cinco cartuchos deflagrados e três cartuchos intactos; Quarenta e quatro pinos de substância semelhante à cocaína; Vinte e seis buchas de substância semelhante à maconha; Vinte e seis pedras de substância semelhante à crack; R$ 391,00 em espécie; Uma balança de precisão; Um canivete; Uma motocicleta Yamaha Factor Preta e Material para acondicionamento de entorpecentes. Todo o material foi recolhido e apresentado no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), em Vitória da Conquista.

Indústria recua em março e fecha trimestre com queda de 2,2% Foto: Divulgação

Com o recuo de 1,3% em março, a produção industrial brasileira acumulou queda de 2,2% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período anterior, apontou a Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta sexta-feira, 3, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda no indicador industrial de março é a maior em seis meses. Em setembro, a produção havia caído 2,1% em comparação com agosto. De acordo com a Veja, o resultado de março, na comparação com fevereiro, eliminou o aumento de 0,6% no mês anterior, com grande disseminação e intensidade nos recuos. A produção automobilística, por exemplo, que havia crescido 6,4% em fevereiro, registrou -3,2% em março. Também a indústria de alimentos, com -4,9%, eliminou parte do crescimento de 13,8% no mês anterior. “Havíamos registrado uma antecipação da produção em diferentes setores da indústria, se preparando para a chegada do Carnaval”, explica o gerente da pesquisa, André Macedo: “esses mesmos setores apresentaram recuo em março, por causa do efeito calendário, com menos dois dias úteis em comparação a março de 2018”.  Entre as grandes categorias econômicas, os bens intermediários (-1,5%) entraram no terceiro mês seguido de queda. Já os bens duráveis (-1,3%) e os semi e não duráveis (-1,1%) interromperam dois meses de crescimento. Apenas os bens de capital tiveram variação positiva de fevereiro para março (0,4%), entrando no segundo mês seguido de taxas positivas.

Petrobras aumenta em 3,4% o gás de cozinha em todo o país Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Petrobras elevará em 3,4%, em média, os preços do gás liquefeito de petróleo de uso residencial, o gás de cozinha – uma média nacional de 26,20 reais o botijão de 13 quilos a partir de domingo, informou a companhia nesta sexta-feira (03). O último reajuste anunciado pela estatal para o gás de cozinha havia sido feito em 5 de fevereiro, exatamente há três meses, quando os preços dos botijões subiram cerca de 1%, sendo comercializados em média a R$ 25,33 para as distribuidoras. A companhia informou que os ajustes no preço do GLP-P13 acontecem trimestralmente para suavizar impactos da volatilidade no mercado externo sobre os valores domésticos. Segundo a Petrobras, o mecanismo de reajuste concilia, de um lado, a necessidade de praticar preços para o GLP referenciados no mercado internacional e, de outro, a resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que reconhece “como de interesse para a política energética nacional” a comercialização do produto.

Homem é preso após furtar estabelecimento comercial em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem foi preso na noite da última sexta-feira (03) na cidade de Brumado após furtar u estabelecimento comercial. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, em patrulhamento ao centro comercial da cidade, uma guarnição deparou-se com um proprietário de uma loja alegando que um indivíduo de tinha furtado um aparelho de celular modelo Motorola G1 e alguns pens drives de sua loja. Após as características descritas pela vítima e averiguação em filmagens do sistema de segurança, a guarnição iniciou as buscas pelas redondezas e encontrou o suposto autor do crime no bairro Santa Tereza. Segundo a polícia, o material furtado não foi encontrado. O indivíduo foi conduzido à Delegacia Territorial de Brumado, onde foi apresentado à autoridade competente para as devidas providências.

Arquivo