Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em torno de 80% da população brumadense aderiu ao uso da máscara para enfrentamento a Covid-19, o novo coronavírus. Os comerciantes, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), têm respeitado as imposições do último decreto municipal, especialmente no que se refere à utilização do item. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, destacou que os comerciantes, funcionários e consumidores têm seguido à risca as recomendações. Ele ainda frisou que, embora a máscara incomode, a mesma é de fundamental importância para prevenir o contágio e deixar todos seguros. “Se a gente puder usar uma máscara pela manhã e uma à tarde; quem não puder, pode usar a mesma o dia todo. A lavagem com sabão e água sanitária também é muito importante. Coloca pra secar no sol, passa ferro e já está pronta pra usar novamente. De qualquer forma, a máscara de tecido é uma barreira”, salientou. Além disso, Feres voltou a frisar a necessidade do isolamento e distanciamento social. “Faço esse apelo, vamos respeitar os decretos e colocar as máscaras como mais um item da nossa vestimenta, da mesma forma que utilizamos camisa, calça e sapato. Nesse momento, o uso da máscara se faz indispensável para toda população”.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A Polícia Militar de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, interceptou uma van com 13 passageiros oriundos de São Paulo, na noite da última quinta-feira (30). Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, o motorista do veículo tentou fugir da barreira sanitária montada na entrada do município, mas foi alcançado minutos depois. Uma guarnição do Pelo de Emprego Tático Operacional (Peto), averiguou que os passageiros iriam para as cidades de Livramento de Nossa Senhora, Abaíra e Érico Cardoso. Todos os passageiros e o motorista foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (Upa 24h). De acordo com a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), as ações contra a disseminação do Covid-19, o novo coronavírus, nos municípios de sua cobertura, continuarão com policiamento reforçado.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em novo decreto publicado nesta sexta-feira (30), a prefeitura municipal de Brumado flexibilizou o atendimento de novos segmentos na cidade, a exemplo de bancos, academias, autoescolas, feira livre, clubes e templos religiosos. Restam agora as escolas e os serviços considerados menos essenciais, como bares e lanchonetes, os quais continuam atendendo através de delivery. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) acredita que, a partir do dia 1º de junho, as escolas vão voltar a funcionar, com aumento da quantidade de aulas e do ano letivo. “É a solução que nós encontramos para que os alunos não tenham prejuízo no aprendizado. As medidas continuarão nesse ritmo. Vamos ver se na próxima semana faremos outro avanço”, disse, acrescentando que a curva de contágio da Covid-19 está controlada no município, seguindo o que já era esperado. Em se tratando da economia, Vasconcelos avalia que, nessa primeira semana de retorno maior das atividades, os comerciantes já sentiram uma leve retomada.