Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2021
fechar

Guanambi endurece medidas restritivas para buscar frear o avanço assustador da Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Prefeitura de Guanambi, a 141 km de Brumado, publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (27), o Decreto Municipal nº 299, que endurece as medidas contra a propagação do coronavírus na cidade. Nos últimos dias, foi registrado um aumento assustador de casos, com índices piores que no mês de março, onde o Pronto Atendimento (PA Covid), porta de entrada do sistema, bateu recordes diários seguidos de atendimentos. De acordo com a publicação, fica determinada a restrição de locomoção noturna, vedado a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 20h às 05h, de 27 de maio até 03 de junho de 2021. Os estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar as suas atividades com até 30 minutos de antecedência do período (19h30), de modo a garantir o deslocamento dos seus funcionários e colaboradores às suas residências. Já restaurantes, bares, pizzarias e lanchonetes deverão encerrar o seu atendimento presencial, às 19h30, permitidos os serviços de entrega de alimentação em domicílio (delivery), até às 24h. Ainda de acordo com o decreto, fica vedada: a venda de bebida alcóolica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 19h30 de 28 de maio até às 5h, de 31 de maio de 2021; funcionamento de toda e qualquer atividade econômica ou não, das 19h30 do dia 28 de maio até às 5h do dia 31 de maio de 2021, em todo o território de Guanambi, exceto os serviços essenciais; Suspenso o atendimento presencial nas repartições públicas da Prefeitura Municipal de Guanambi, até ulterior deliberação; A prática de quaisquer atividades esportivas coletivas, amadoras e profissionais, até o dia 03 de junho de 2021, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações. Fica autorizado o funcionamento das academias, desde que limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade do local, observados os protocolos sanitários estabelecidos. Por fim, o decreto suspendeu as atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, shows, circos, cinemas, clubes, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas, carreatas e afins, até o dia 03 de junho de 2021.

Médico vendia a R$ 20 atestado falso para vacinar contra a Covid-19 no Rio de Janeiro Foto: Reprodução/G1

Agentes da Delegacia de Defraudações da Polícia Civil do Rio prenderam nesta quinta-feira (27) em Pilares, na Zona Norte da capital, dois suspeitos de vender atestados falsos de comorbidades para vacinas de Covid-19. De acordo com o G1, os presos foram identificados como Sérgio Mendes Izidoro, dono de uma clínica em Pilares, e Augusti Guedes de Carvalho FIlho, médico. Segundo a polícia, na clínica foi constatado que ambos vendiam o atestado falso por R$ 20. “No atestado, o médico afirma que o paciente possuía comorbidade incluída no rol elencado pelo Ministério da Saúde”, explicou Daniela Rebelo, responsável pelas investigações. No local, a polícia apreendeu medicamentos e atestados para doenças como hipertensão arterial. O médico e o dono da cínica podem pegar até 5 anos de prisão pelos atestados falsos.

Enfermeiros ocupam Prefeitura e Câmara de Guanambi em busca de isonomia aprovada em lei municipal Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Enfermeiros concursados e lotados nas Unidades Básicas de Saúde de Guanambi, a 141 km de Brumado, por meio de concurso público realizado em 2015 promoveram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (27), na sede da Prefeitura Municipal e na Câmara de Vereadores. O ato foi acompanhado pelo site Achei Sudoeste. A categoria reivindica direitos já estabelecidos, como a isonomia de todas as categorias de nível superior atuantes nas unidades básicas e a votação e aprovação da lei de igualdade de incentivo e gratificação das categorias de nível superior atuantes nas unidades básicas. Atualmente, os dentistas recebem cerca de 100% de incentivo acrescido de 25% de produtividade (2016), médicos recebem 100% de incentivo (2018) e o enfermeiro recebe desde 2018 apenas 35% de incentivo acrescido ao vencimento básico, em 40 horas semanais. A categoria de enfermagem destacou, em nota, que os profissionais estão em um mesmo patamar de graduação e selecionados via mesmo edital de concurso com 40 horas, porém os odontólogos e médicos cumprem 30 horas e recebem uma gratificação de 100%. Com a pandemia, a classe de enfermeiros tem estado ainda mais sobrecarregada. Após a manifestação, a assessoria do prefeito de Guanambi, Nilo Coelho (DEM), ficou de agendar uma audiência para tratar sobre o caso.

Morador de Alagoinhas é monitorado após ter contato com passageiro com variante indiana Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

Um homem morador de Alagoinhas, no Agreste baiano, teve contato com uma pessoa diagnosticada com variante indiana do coronavírus e agora está sendo monitorado. Ele foi submetido a dois exames para identificar se está infectado, os resultados foram negativos, mas ainda assim os órgãos de saúde decidiram manter o monitoramento. De acordo com o Bahia Notícias, a variante indiana já foi registrada oficialmente em 49 países e 4 territórios, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) em um relatório foi publicado nesta quarta-feira (26). O Brasil foi um dos oito países que entraram na lista. Na semana passada a nova cepa foi identificada no Maranhão e foi é o primeiro caso da cepa no país. A informação da confirmação do primeiro caso foi divulgada pelo secretário da Saúde, Carlos Lula, na quinta-feira (20). O secretário ressaltou que um estudo genômico realizado em 15 amostras identificou a variante indiana em seis. O primeiro paciente com a cepa foi um tripulante indiano de um navio que atracou no litoral de São Luís. Nesta quarta o estado de São Paulo confirmou um novo caso. A identificação foi feita pelo Instituto Adolfo Lutz e divulgada pelo governo estadual. O Instituto informou que a variante foi identificada em um passageiro de 32 anos, morador de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, que desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos no dia 22 de maio.

Vitória da Conquista: Carreta que transportava carga de ureia pega fogo e fica parcialmente destruída Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma carreta que transportava carga de ureia, usada como adubo, pegou fogo na quarta-feira (26), no anel viário de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com o G1, o caso ocorreu em trecho próximo ao trevo de Anagé e não deixou feridos. As chamas destruíram a cabine e atingiram parte da carga de ureia. O motorista da carreta contou à Polícia Rodoviária Federal (PRF) que, ao reduzir a velocidade, escutou um estouro vindo do motor e que, logo depois, o incêndio começou.

Prefeituras baianas têm até 31 de maio para apresentar ao TCM plano de vacinação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As prefeituras dos municípios baianos têm prazo até o dia 31 de maio – a próxima segunda-feira – para apresentar ao Tribunal de Contas dos Municípios o Plano de Vacinação Municipal contra a Covid-19, assim como informações atualizadas sobre a sua implementação e resultados até agora. Devem também – os responsáveis municipais pelo controle da doença – preencherem os questionários sobre o planejamento e a execução da campanha de vacinação no “Hotsite Nacional”, dos tribunais de contas, criado por iniciativa do Conselho Nacional dos Presidentes de Tribunais de Contas (CNPTC). O Plano de Vacinação Municipal deve ser enviado para o e-mail [email protected] e os questionários devem ser preenchidos através dos links disponibilizados no Edital 387/2021, publicado no Diário Oficial do TCM/Ba em 19 de maio de 2021. O Portal informativo dos Tribunais de Contas do Brasil para fiscalização da campanha de vacinação contra a Covid-19: https://covid.cnptcbr.org/. A iniciativa do CNPTC, de reunir em um site todas as informações sobre o planejamento e o andamento da vacinação em todos os municípios do país, tem por objetivo dar maior transparência a todo o processo e permitir o devido controle social, por parte da população – que é a maior interessada no desenrolar da campanha. Além disso, a publicação dos dados atualizados permitirá eventuais trocas de informações para a melhoria dos procedimentos por parte das prefeituras, e uma fiscalização mais eficiente por parte dos órgãos de controle.

Brumado é classificada como polo em Rede Urbana do Estado da Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com intuito de retomar a elaboração da Política de Desenvolvimento Urbano do Estado, o governo baiano iniciou o processo para revisar e atualizar o Estudo da Rede Urbana da Bahia, um dos principais pontos para continuar o projeto. A informação foi publicada na edição de 14 de maio do Diário Oficial do Estado (DOE). Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o objetivo geral do Estudo da Rede Urbana é “identificar e estabelecer a configuração da rede urbana e sua hierarquia funcional”. Ainda de acordo com a secretaria, com o diagnóstico das cidades que exercem centralidade e suas regiões de influência haverá “subsídios essenciais à formulação da Política de Desenvolvimento Urbano do Estado”.

Brumado é classificada como polo em Rede Urbana do Estado da Bahia

Conforme classificação adotada para análise da Rede Urbana Estadual, Brumado ocupa a 5ª posição hierárquica como polo local, assim como a cidade de Guanambi. Já Vitória da Conquista está inclusa na 3ª posição hierárquica como polo regional. Além das já mencionadas, há ainda as seguintes classificações: metrópole, polo estadual, polo surregional, centro local e núcleo. O prazo para conclusão do estudo e apresentação da política de desenvolvimento não foi detalhado.

Vigep recolhe amostras de larvas para avaliar índice de infestação do aedes aegypti em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em função da pandemia, o trabalho dos agentes de endemias de Brumado tem se limitado a fazer a fiscalização da área externa das residências. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o supervisor de endemias da Vigilância Epidemiológica Municipal (Vigep), Francislei Alves, disse que as amostras têm sido coletadas e, na próxima semana, será divulgado o índice de infestação do mosquito aedes aegypti na cidade. “Só após a análise do laboratório é que podemos dizer se ela é ou não positiva para o aedes aegypti”, explicou. Apesar de a pandemia estar em maior evidência, Alves destacou que os casos de dengue continuam sendo confirmados em Brumado, visto que a doença já faz parte da realidade local. “Não conseguimos erradicar a dengue, por isso existe o trabalho de combate e controle. Tentamos manter a infestação no nível mais baixo. Comparado ao mesmo período do ano passado, estamos mais confortáveis, mas não podemos abaixar a guarda”, completou.

Homem é preso com mais de 24 quilos de drogas no sudoeste baiano Foto: Divulgação/SSP-BA

Mais de 24 quilos de drogas foram encontradas, na noite de terça-feira (26), com um suspeito de transportar drogas e armas para traficantes na zona rural de Barra do Choça, no sudoeste da Bahia. Conforme a Secretaria de Segurança da Bahia (SSP-BA), o homem seguia para Vitória da Conquista, onde realizaria a entrega. Segundo informações da SSP-BA, policiais da 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Poções) e da Companhia Independente Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste receberam uma denúncia anônima que os levaram até o local. De acordo com o comandante da 79ª CIPM, major Alécio Marques de Andrade, o material estava armazenado em uma mala. Foram apreendidos 22,5 quilos de maconha, um quilo de crack e um de cocaína, um celular e um automóvel. “O condutor atuava como motorista de aplicativo para traficantes, transportando drogas e armas entre as cidades de Barra do Choça e Vitória da Conquista”, contou o oficial. O homem foi encaminhado para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista.

CDL se reunirá com prefeito para debater possíveis incentivos ficais ao comércio de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em sessão legislativa, foi aprovada uma indicação do vereador Amarildo Bomfim (PSB), solicitando do Executivo Municipal a realização de incentivos fiscais no comércio de Brumado (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor de relações institucionais da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Orlando Gomes, destacou que a entidade comunga da solicitação, tendo em vista que o comércio tem sofrido bastante desde o início da pandemia. Nesse aspecto, o diretor adiantou que já está sendo proposta uma reunião da CDL com o prefeito a fim de discutir medidas de incentivo ao setor. “Entendemos que os vereadores estão preocupados com o comércio. Agradecemos. Já propomos um encontro com o Executivo e essa reunião deve acontecer na semana que vem. Vamos discutir o que poderá ser feito. Acredito que conseguiremos algum incentivo”, antecipou. Para Gomes, o comércio é o pulmão da cidade e, como tal, precisa ser favorecido para estímulo da economia e geração de emprego e renda.

Homem é preso com 15 mil comprimidos de anfetamina em carro no sudoeste da Bahia Foto: Divulgação/SSP-BA

Um homem foi preso com 15 mil comprimidos de anfetaminas, conhecida como “rebite”, dentro de um carro, na noite de terça-feira (25), na cidade de Cândido Sales, no sudoeste da Bahia. Conforme a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a prisão e a apreensão foram feitas por equipes da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Cândido Sales). O flagrante aconteceu, no centro da cidade. Segundo informações da SSP-BA, os policiais faziam rondas na cidade, quando abordaram um carro de cor branca. Com o motorista foram apreendidos 150 comprimidos de “rebite”. “Ele admitiu que comercializava a droga para caminhoneiros, na BR-116, e revelou onde guardava mais comprimidos”, contou o comandante da unidade, capitão Mauro Florêncio de Lima Júnior. Após o motorista confessar o crime, os policiais apreenderam cerca de 15,8 mil comprimidos divididos em 260 cartelas. De acordo com a SSP, o medicamento é proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e usado por condutores para evitar o sono. O motorista, a droga e o automóvel foram encaminhados para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista.

Brumado: Obras abandonadas do Núcleo Regional de Saúde viram abrigo de andarilhos e geram transtornos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As obras da base do Núcleo Regional de Saúde em Brumado, localizada na Praça Maria Aparecida Ferreira, no Bairro Santa Tereza, foram paralisadas há bastante tempo. O local, segundo os moradores, tem servido de abrigo para moradores de rua. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador Rubens Santos relatou ainda que o mato tomou conta do espaço, atraindo diversos animais peçonhentos e causando transtornos para a vizinhança. “Também é pasto. Os cavalos passam aqui e comem aquilo ali tudo. Pelo menos, fica menos mato”, criticou. 

Brumado: Obras abandonadas do Núcleo Regional de Saúde viram abrigo de andarilhos e geram transtornos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A comunidade aguardava com expectativa a conclusão da obra, visto que o núcleo de saúde traria maior valorização para o bairro. “Uma obra dessas há mais de 4 anos abandonada desse jeito. Não existe justificativa pra isso. Estamos aguardando que o prefeito faça alguma coisa e resolva esse problema”, cobrou o morador. Vale frisar que a obra teria sido um contrato de permuta com o Governo do Estado, bem como serviria de base para o funcionamento da Policlínica Regional de Saúde, equipamento que está praticamente finalizado no município.

 Bahia gera mais de 9 mil postos de trabalho com carteira assinada em abril, diz SEI Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A Bahia gerou 9.207 postos de trabalho com carteira assinada, em abril deste ano, resultado que decorre da diferença entre 52.539 admissões e 43.332 desligamentos, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Dessa forma, o estado liderou a geração de emprego formal no Nordeste no mês. Segundo a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), os dados são do Ministério da Economia, divulgados nesta quarta-feira (26) junto com as estatísticas mensais do emprego formal, através do Novo Caged. Apesar do contexto sanitário mundial atípico, a Bahia ocupou a primeira posição em relação à geração de posições celetistas dentre os estados nordestinos e a sexta dentre os estados brasileiros em abril de 2021. No Nordeste, seis estados criaram vagas de trabalho. A Bahia (+9.207 postos) foi acompanhada por Pernambuco (+4.798 postos), Ceará (+3.297 postos), Maranhão (+3.056 postos), Piauí (+2.060 postos) e Paraíba (+690 postos). Em contrapartida, Alagoas (-3.208 postos), Sergipe (-92 postos) e Rio Grande do Norte (-61 postos) encerraram posições celetistas. Classificando os setores de atividade econômica em cinco grandes grupos, todos apresentaram saldos positivos em abril de 2021: Serviços (+4.761 postos), Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+1.568 postos), Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (+1.203 postos), Indústria geral (+879 postos) e Construção (+796 postos). No grupamento que mais gerou, o de Serviços, destacou-se a área de Saúde Humana e Serviços Sociais com a criação de 2.483 postos.

Brumado: CDL rebate vereador que questionou idoneidade da entidade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante a última sessão legislativa, o vereador Reinaldo de Almeida Brito (DEM), o Rey de Domingão, questionou se a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado também estaria sendo favorecida pela Administração Municipal, que abriu mão do repasse de 22,5% da empresa que administra a zona azul na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Orlando Gomes, diretor de relações institucionais da CDL, destacou que entidade sempre presente nos debates públicos a fim de equilibrar e contribuir com a comunidade. “A gente fica com sentimento de ingratidão por parte do vereador que insinuou que a CDL estaria sendo beneficiada. Não entendo. Beneficiada pelo que? Isso que foi explicitado pelo vereador é uma acusação gravíssima”, rebateu. O diretor citou que, hoje, o único contrato que a CDL tem com o Município é um pacote de consultas ao SPC, utilizado até pelo CrediAmigo. “Esse pacote é pago na medida em que é utilizado. Essas consultas são para aprovação de microcrédito para pequenos empreendedores. É só consultar o portal da transparência. Não entendemos qual a finalidade dessas acusações. É algo político? Porque a CDL é apolítica. Somos respeitados pela população e também exigimos respeito”, defendeu. Para Gomes, seria mais elegante da parte do parlamentar se colocar à disposição do comércio para elaborar projetos que estimulem a criação de empregos e geração de renda. “Fica o nosso repúdio”, finalizou.

'Brasil não tem salvação: muita cachaça, pouca oração', brinca Papa Francisco Foto: Divulgação

O Papa Francisco deu uma resposta descontraída ao ser interpelado por uma benção especial para os brasileiros. O pedido foi feito pelo padre João Paulo Souto Victor, religioso da diocese de Campina Grande (PB), viajou a Roma para fazer um mestrado sobre a influência das redes sociais na formação da consciência cristã. "Vocês não têm salvação. Bebem muita cachaça e rezam pouco", disse Francisco. Gravada em vídeo, a resposta inusitada viralizou rapidamente. “Estou surpreso e feliz, porque foi uma experiência única. Olhar nos olhos do papa, ver seu semblante tranquilo, o sorriso afetuoso”, disse por telefone João Paulo à Folha, para quem a declaração demonstra a capacidade de Francisco de nos surpreender. O padre brasileiro de 37 anos está na Europa há um ano e oito meses, e o encontro desta quarta marcou o fim do período dele na capital italiana, após estudar teologia moral na Academia Alfonsiana de Roma. O contato com o pontífice foi espontâneo, sem preparação, afirma ele, que definiu o momento como um sonho realizado. “Depois de brincar ele fez o sinal da cruz na minha testa”, conta. E acrescenta: “Sempre digo que o papa tem um afeto imenso pelo Brasil. Ele sempre se dirige ao país com palavras positivas. A palavra do papa é sempre de ânimo e encorajamento”.

Brumado: CDL se posiciona acerca de favorecimento da prefeitura à empresa da Área Azul Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após a prefeitura abrir mão do repasse de 22,5% da empresa que administra a Zona Azul na cidade de Brumado (veja aqui), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) emitiu nota de esclarecimento se posicionando acerca do tema depois de ser citada na última sessão legislativa. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Orlando Gomes, diretor de relações institucionais da CDL, disse que o assunto é polêmico e de grande repercussão. Gomes destacou que, há dois anos, quando o projeto de readequação da zona azul foi discutido na Câmara de Vereadores, a entidade participou ativamente do debate tentando equilibrar os poderes. Agora, diante dos novos desdobramentos, o diretor reafirmou a posição da CDL manifestada através da nota, alegando que a empresa que administra a área azul é resguardada por normativa legal que foi aprovada pela Câmara Municipal em 2017, o que lhe dá o direito de executar o serviço dentro das permissões legais, além da vinculação ao quanto disposto em edital e em contrato administrativo realizado com o Município. “As negociações foram realizadas dentro das limitações do possível, uma vez que tanto contratante como contratado estão sujeitos a direitos e deveres previamente estabelecidos. A CDL não é omissa”, destacou, na nota.

Saiba quando consultar um médico geriatra na Clínica Exame em Brumado

O geriatra Hernan Carlos, é o especialista em cuidar da saúde do idoso, através do tratamento de doenças ou problemas comuns nesta fase da vida, como alterações da memória, perda do equilíbrio e quedas, incontinência urinária, pressão alta, diabetes, osteoporose, depressão, além de complicações provocadas por uso de medicamentos ou exames em excesso. Uma dúvida comum entre as pessoas é: quando devo procurar um geriatra? verdade é que não existe uma regra para isso, já que a especialidade trata do envelhecimento humano. Então, se você se preocupa com isso e quer ter um envelhecimento saudável, tudo bem consultar um geriatra aos 40 ou 50 anos, por exemplo. Mas levando em conta a idade em que uma pessoa é considerada idosa no Brasil, o ideal é que seja a partir dos 60 anos. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 655, em Brumado. Os telefones são: (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757 (WhatsApp).

Brumado: Mulher é agredida com socos depois de ler as mensagens do celular do marido Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (26), uma mulher de 50 anos registrou um boletim de ocorrência na delegacia de Brumado. À polícia, ela relatou que foi agredida pelo companheiro depois de ler as mensagens do seu celular. A vítima, que não quis ser identificada, disse ainda que o companheiro fez ameaças a ela e a sua família. “De um tempo para cá, ele mudou muito, começou ser mais agressivo”, contou. Na terça-feira (25), a situação ficou mais grave. “Ele falava que iria matar a minha família se eu contasse o que estava acontecendo”, disse. O acusado foi preso e está à disposição da justiça. O homem de 30 anos já tem passagens na polícia por ter cometido o mesmo tipo de crime.

Vice-presidente da Câmara de Brumado é detido embriagado ao descumprir toque de recolher Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por volta de 22h50 da última segunda-feira (25), uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicação (Cicom) para atender a uma ocorrência de desobediência ao decreto estadual que versa sobre as restrições de locomoção noturna em um bar localizado no Bairro São Jorge. No local, os policiais solicitaram à proprietária do estabelecimento que encerrasse as atividades e os clientes foram orientados quanto ao toque de recolher.  Já por volta de 23h30, em ronda por outro local da cidade, mais precisamente pela Praça Coronel Zeca Leite, mais um estabelecimento comercial infringia o decreto estadual. De imediato, os militares solicitaram ao proprietário que encerrasse suas atividades sob pena de responder juridicamente. Neste momento, foi observado que um dos clientes orientados anteriormente no Bairro São Jorge também se encontrava presente neste estabelecimento. Segundo informou a 34ª CIPM ao site Achei Sudoeste, ao ser orientado pela polícia, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Paulo César de Souza Ferreira (PCdoB), eleito no último dia 10 de maio (veja aqui), não concordou com o ato e agiu de forma desrespeitosa. Devido ao suposto estado de embriaguez, ele foi conduzido ao posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) para realização do teste do etilômetro, ato que foi rejeitado pelo mesmo. Então, a guarnição levou o infrator até o Hospital Magalhães Neto, onde foi realizado exame clínico que constatou a embriaguez. Diante das circunstâncias, o vereador e o seu veículo foram conduzidos até à 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) para adoção das medidas cabíveis. Por telefone, a nossa reportagem falou com o parlamentar para tratar do assunto, porém o mesmo alegou que estava em trânsito, viajando para o município vizinho de Caculé e que, tão logo retornasse, retornaria a chamada, o que não ocorreu até o fechamento da matéria.

Bahia registra 1º bebê nascido com anticorpos contra Covid-19 após mãe ser vacinada Foto: Arquivo Pessoal

Um bebê nasceu com anticorpos contra a Covid-19 em Salvador, após a mãe dele vacinada quando ainda estava grávida. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (26) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Esse é o primeiro registro de recém-nascido com a imunidade na Bahia, desde o início da vacinação. No Brasil, no entanto, há registro de outros dois casos, um em Santa Catarina, onde a mãe também foi imunizada, e outro no Acre, em que a mãe teve Covid-19, mas não apresentou sintomas. Em Salvador, a mãe do bebê que nasceu com anticorpos é a médica ginecologista Patrícia Marques. Ela recebeu a primeira dose da vacina em fevereiro. Na época, Patrícia se vacinou por ser profissional da Saúde, sob recomendação e acompanhamento da obstetra dela. Um bebê nasceu com anticorpos contra a Covid-19, em Salvador, após a mãe ser imunizada com as duas doses da vacina Oxford/Astrazeneca. A mulher, que é obstetra, recebeu a primeira dose no mês de fevereiro e a segunda no início de maio, dezesseis dias antes do parto, na última sexta-feira (21). A confirmação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), nesta quarta-feira (26). “Este é mais um exemplo da eficácia da vacina, que conseguiu transferir a memória imunológica de longo prazo (IgG) da mãe para o bebê”, aponta o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. A diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, explica que o teste foi realizado com amostras de sangue da mãe e da criança, coletadas e processadas dois dias após o nascimento pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA). “Embora não haja protocolos definidos pelo Ministério da Saúde para avaliação de recém-nascidos, consideramos que este é um importante passo no monitoramento dos casos e para novas discussões sobre vacinação de gestantes”, avalia a diretora. Ela acrescenta que o Lacen-BA implantou a metodologia para a quantificação de anticorpos para a Covid-19 recentemente. O recém-nascido será acompanhado e passará por exames regulares para avaliar a duração da presença de anticorpos.

Após oito dias, Brumado confirma óbito em decorrência do novo coronavírus

Nesta quarta-feira, 26 de maio, o município de Brumado registra 8529 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 19668. Entre os diagnósticos: 14 internações, 172 óbitos, 206 pacientes em tratamento e 8151 recuperados. No momento, 78 ainda aguardam resultado laboratorial e 10650 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Suspeito de extorsão mediante sequestro em Seabra é preso em Itapetinga Foto: Divulgação/SSP-BA

Um homem foi preso na terça-feira (25), em Itapetinga, sudoeste da Bahia, suspeito de extorsão mediante sequestro. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o crime ocorreu em 2017, na cidade de Seabra, região da Chapada Diamantina. Ainda de acordo com a SSP-BA, a prisão foi feita por policiais da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e da Delegacia Territorial (DT) de Itapetinga, em cumprimento de mandado expedido em 2018. O homem preso é suspeito de manter a vítima em sua residência, em Seabra, e só liberá-la três dias depois, após o pagamento do resgate. A SSP disse que ele é quinto envolvido no crime a ser preso. Ele segue preso, à disposição da Justiça Criminal. Na segunda-feira (24), também em Itapetinga, a polícia prendeu um homem suspeito de tráfico de drogas. A SSP informou que a prisão aconteceu na residência do suspeito. Quando avistado, o homem entrou em casa, mas logo permitiu o acesso dos policiais, que encontraram um revólver calibre 38, 45g de cocaína, uma balança de precisão, R$ 1.070, 126 cápsulas utilizadas para acondicionamento de drogas e outros acessórios costumeiramente utilizados para o preparo de entorpecentes para o consumo. De acordo com os investigadores, o homem, que já respondia por tráfico de drogas, foi colocado em liberdade recentemente e teria voltado à cidade para retomar suas atividades e praticar um homicídio.

TCM aplica multa de mais de R$ 22 mil em prefeito de Barra da Estiva Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) acatou parcialmente, na sessão desta quarta-feira (26), recurso ordinário apresentado pelo prefeito de Barra da Estiva, João Machado Ribeiro (PP), o João de Didi, e reduziu de R$ 94.260,00 para R$ 22.330,00 o valor do ressarcimento aos cofres municipais, com recursos pessoais, em razão de irregularidades na concessão de diárias no exercício de 2018. Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, foi mantida a determinação de representação ao Ministério Público Estadual (MPE) contra o prefeito, bem como a multa imputada de R$2,5 mil. No recurso, o gestor apresentou novos documentos que comprovaram a regularidade das despesas com diárias concedidas aos secretários Eudes Santos Alves (Saúde), Luís Euzébio Ribeiro Filho (Agricultura), Marianne Andrade Nascimento (Assistência Social), Janete dos Santos Cordeiro (Educação). Foram entregues certificados em cursos, palestras, encontros temáticos, atestados de comparecimento e frequência, atestando a conformidade de R$71.930,00, relativos a 257 das 328 diárias. Remanesce, no entanto, um saldo de R$22.330,00 sem regularização.

Por causa de uma nova resolução, as crianças entre 7 e 10 anos podem usar o cinto de segurança normalmente: entidades especialistas alertam

Bem é sabido que nem sempre a elaboração de leis e resoluções é perfeita. De fato são muitas as vezes em que algum pequeno erro acaba trazendo consequências não esperadas na aplicação das normas. É o que a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) está alertando para o Departamento Nacional de Trânsito a respeito das medidas que regulamentam  a nova redação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O conflito se baseia na Resolução n° 819 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que regulamenta sobre o transporte de crianças e o uso de dispositivos de retenção adequada. Acontece que, a nova redação do artigo 64 do Código de Trânsito Brasileiro incluiu textualmente o uso obrigatório de dispositivos de retenção para crianças de até 10 anos que não tenham atingido a altura de 1,45m. Isto porque os cintos de segurança e os bancos dos carros foram desenvolvidos para garantir o transporte protegido a partir dessa altura. É por isso que o uso do assento de elevação torna-se o equipamento mais adequado. O problema é que, contrário à norma já mencionada, a Resolução n° 819 parece desconsiderar a intenção da Lei, principalmente na incorreta redação do seu artigo 2° que fala: “Para transitar em veículos automotores, as crianças com idade inferior a dez anos que não tenham atingido 1,45 m (um metro e quarenta e cinco centímetros) de altura devem ser transportados nos bancos traseiros usando individualmente cinto de segurança ou dispositivo de retenção equivalente, na forma prevista no Anexo desta Resolução”. Conforme explica o presidente da Abramet, Antonio Meira Júnior, do jeito que a Resolução foi publicada pode induzir os motoristas ao erro atento que não deixa claro que é mesmo preciso usar assentos de elevação para crianças que ainda não atingiram a altura mínima (1,45 mts). A importância dos dispositivos de elevação é que eles garantem que o cinto de segurança passe pelas partes corretas do corpo, isto é quadril, centro do peito e ombro.

Quais são os riscos de usar o cinto de segurança prematuramente?

Os especialistas explicam que, quando uma criança utiliza o cinto de segurança - sem os aparelhos precisos- antes do recomendável, incrementa-se a incidência da Síndrome Pediátrica do Cinto de Segurança. Quando a faixa subabdominal, por causa da menor altura das crianças, posiciona-se sobre o abdome, e a transversal atravessa o pescoço e a face, existe uma predisposição a risco de lesões cervicais, torácicas e abdominais. Perante esse alerta, é importante levar em conta que existem muitas medidas a ser tomadas para garantir a proteção dos mais pequenos no carro. Primeiramente, ao procurar as seguradoras disponíveis para um carro, é preciso identificar o tipo de cobertura para os acompanhantes em caso de acidente (serviços de saúde, emergências, etc.). Além disso, o adulto responsável tem que escolher melhor o tipo de cadeirinha dependendo do peso e faixa etária da criança (bebê conforto, cadeira de segurança, assento de elevação, etc.). Finalmente, sempre lembrar de levar a pessoa menor de dez anos no banco traseiro do carro para cumprir com a lei e, principalmente, diminuir a exposição aos riscos.

CONTINUE LENDO
Transporte intermunicipal na Bahia será suspenso três dias antes e depois do São João Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A circulação de ônibus do transporte intermunicipal será suspensa três dias antes e três dias depois do São João, para evitar que as pessoas viajem no período e aumentem as taxas de transmissão do novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, na noite desta terça-feira (25), durante o programa Papo Correria. “Eu me reuni hoje com o secretário de Infraestrutura [Marcus Cavalcanti] e ele irá publicar a portaria com os detalhes nos próximos dias. Alguns dias antes do São João, vamos proibir a colocação de horários extras e estipular a lotação máxima dos ônibus de 70%. Nos dias mais próximos ao São João, três dias antes e depois, nós vamos suspender totalmente o transporte. Então, funcionará dessa forma para não prejudicar quem precisa fazer uma viagem por necessidade de saúde ou de trabalho, sem estimular que as pessoas se locomovam com a intenção de se aglomerarem em festas e reuniões vinculadas ao período das festas juninas”, afirmou o governador. Rui também fez um apelo aos comerciantes em decorrência do aumento das taxas de contaminação na Bahia. “Nos ajudem a reduzir os casos de covid-19. Não deixem entrar nas suas lojas quem estiver sem máscara, higienize a mão das pessoas ao entrarem e mantenha a higienização e o álcool gel acessível a todos. Vamos fazer um mutirão pela vida, um mutirão pela saúde, um mutirão pela redução dos casos. Com a sua participação, a gente chega lá, com fé em Deus”, disse.

Arquivo