Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2022
fechar

Covid-19: Chega ao fim estado de emergência em saúde pública no Brasil Foto: Divulgação

Chegou ao fim, neste domingo (22), o estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), decretado em função da pandemia de Covid-19 no Brasil. A portaria com a decisão foi assinada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em 22 de abril, e previa prazo de 30 dias para que estados e municípios se adequassem à nova realidade. A decisão do governo brasileiro foi tomada com base do cenário epidemiológico mais arrefecido e o avanço da Campanha de Vacinação no país. Segundo o Ministério da Saúde, apesar da medida, nenhuma política pública de saúde será interrompida. “A pasta dará apoio a estados e municípios em relação à continuidade das ações que compõem o Plano de Contingência Nacional”, garantiu o governo.

Município de Brumado declara situação de emergência nas áreas afetadas pela estiagem Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última semana, o Decreto nº 5.705, que declara situação de emergência nas áreas do município de Brumado afetadas pela estiagem, foi publicado no Diário Oficial. Segundo o decreto, as secretarias municipais ficam encarregadas de agir conjunta e articuladamente, adotando ações imediatas para solucionar os impactos decorrentes do baixo índice pluviométrico e prejuízos sofridos pela população. A declaração leva em consideração que, desde o mês de janeiro, o município está passando por período de estiagem e que a escassez de chuvas na região tem provocado o desabastecimento de água em várias comunidades, conforme constatado pelo Departamento de Recursos Hídricos, que detectou, inclusive, a ausência de potabilidade nas aguadas das localidades afetadas. Para firmar convênio com o Ministério da Integração Nacional e da Defesa, através da Operação Carro Pipa, é necessária a decretação de emergência por estiagem. Com esta, o Município poderá atender 302 comunidades rurais, o que equivale a 16 mil pessoas. O decreto é válido por 180 dias.

410 mil pés de maconha são erradicados pela PM no norte da Bahia Foto: Divulgação/SSP-BA

Cerca de 410 mil pés de maconha foram erradicados pela Polícia Militar, na região Norte da Bahia, em menos de 30 dias na Operação Terra Limpa. Os flagrantes foram realizados pelos Comandos de Policiamento da Região Norte (CPR-N) e de Policiamento Especializado (CPE). A última ocorrência foi registrada, no domingo (22), na zona rural do município de Sento Sé. Após levantamentos de informações e utilização de drone, equipes da 24ª Companhia Independente da PM (Jacobina) e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, os militares encontraram 90 mil pés da erva. “A plantação contava com um sistema de irrigação por gotejamento e motor. O município de Sento Sé é o terceiro em extensão territorial no estado. O material foi incinerado no local. Continuamos monitorando toda a região Norte”, revelou o comandante do CPR-N, coronel Valter Araújo. Também em Sento Sé, desta vez, entre os dias 7 e 8 de maio, efetivos do CPRN localizaram 172 mil pés da mesma droga. Ainda durante a Operação Terra Limpa, as equipes encontraram, no município de Remanso, mais 20 mil pés do plantio e outros 18 mil em Curaçá, todos situados na região Norte do estado. Policiais das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes Caatinga e Semiárido), da Rondesp Norte, além das 73ª, 74ª, 75ª, 76ª, 25ª, 45ª e 96ª CIPMs participaram das operações.

Brumado: Visita do governador Rui Costa é confirmada para próxima quarta-feira (25) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador Rui Costa (PT) estará na cidade de Brumado na próxima quarta-feira (25), às 9h, na Praça Coronel Zeca Leite. A confirmação da visita foi feita pelo presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no município, Márcio Aguiar. Na oportunidade, será assinada ordem de serviços para construção do sistema integrado de abastecimento de água nas localidades de: Cristalândia, Tapera, Morrinhos, Barreiro Branco, Roça de Baixo, Várzea do Móco e Várzea de Areia. Além disso, serão anunciadas: a pavimentação da BA-148, trecho saída para Livramento de Nossa Senhora, construção de uma arena campo socieyt, com instalação de grama sintética na localidade de Lagoa do São João, entrega de um espaço colaborar e a cessão de equipamento de saúde para o município.

Eleições 2022: João Doria desiste da candidatura à Presidência da República Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a desistência de sua pré-candidatura à Presidência da República nesta segunda-feira (23). O anúncio foi feito ao lado do presidente do partido Bruno Araújo, sua esposa Bia Doria, o ex-prefeito de Salvador Antônio Imbassahy e outros membros da legenda. “O PSDB saberá tomar a melhor decisão no seu posicionamento para as eleições deste ano. Me retiro da disputa com o coração ferido, mas com a alma leve, com a sensação de dever cumprida e missão bem realizada”, disse Doria em seu discurso. No final de março, Doria já teria demonstrado sinais de desistência e provocou uma crise na cúpula do PSDB, quando avisou ao seu vice, Rodrigo Garcia, que pretendia ficar no cargo de governador. Em novembro, Doria levou a melhor nas prévias da sigla. O tucano paulista teve 53,99% votos e com isso foi o nome escolhido do partido para a disputa ao Palácio do Planalto. Os tucanos apostam na coligação com o MDB e Cidadania para lançar uma candidatura à presidência pela chamada “terceira via”. O nome mais cotado no momento para ser lançado na disputa é o da senadora Simone Tebet (MDB).

Livramento de Nossa Senhora recebe primeiro Selo do Serviço de Inspeção Municipal Foto: Divulgação/SDR

O município de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, certificou o seu primeiro empreendimento com o Selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O Laticínio Malu, localizado na comunidade de Várzea de Dentro, agora pode comercializar seus produtos, de forma segura, para a população de todo o território Bacia do Paramirim. A ação é resultado do convênio firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Bacia do Paramirim. O laticínio já produz muçarela e iogurtes, dentre outros alimentos derivados do leite. A proprietária do estabelecimento, Thaís Cristina, destaca a importância da adesão do município ao SIM. “A expectativa é vender mais e aumentar a receita do laticínio. Os nossos produtos, agora, com a inspeção e a fiscalização técnica da qualidade, da higiene e da segurança, vão ganhar mais mercado”. Para o coordenador de Agroindústria da CAR, Gledson Moreira, a parceria entre a SDR/CAR e o Consórcio possibilitou a concretização desse serviço tão importante e essencial, que é a certificação da agroindústria e seus produtos. “Com este selo é gerado emprego, renda e circulação do dinheiro de forma local, colaborando para o desenvolvimento da região, uma vez que toda a cadeia produtiva é beneficiada”. A SDR/CAR, em parceria com os consórcios públicos, tem ampliado as oportunidades, formando equipes técnicas e infraestrutura mínima para operacionalizar esse serviço, com orientação e todos os requisitos necessários para certificar a produção das agroindústrias de pequeno porte. Já são 55 agroindústrias certificadas e 232 produtos com o Selo do SIM, que podem vender seus produtos, com valor agregado e de acordo com as normas sanitárias exigidas, para o mercado atacadista e varejista, nos territórios onde estão localizadas. A ação garante ainda segurança alimentar para os consumidores.

Brumado: Squaresom realiza semana promocional em estoque de painel e rack

Somente nesta semana, até 28 de maio, a Squaresom e Polly Móveis estão com todo estoque de painel e racks com preços promocionais. Os produtos estão com até 30% de desconto, além de condições facilitadas de pagamento. Não perca a chance de adquirir um produto de qualidade com excelente custo benefício. Passe agora mesmo em uma das lojas e confira. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Polly Móveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093.

Brumado: Major reafirma auxílio da PM a gestante e bebê no hospital e desfaz mal entendido Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último sábado (21), a Polícia Militar publicou uma nota divulgando o apoio prestado por policiais militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) a uma gestante no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado. A nota causou polêmica com a Secretaria Municipal de Saúde, que emitiu uma nota rebatendo a situação e confirmando a agilidade no atendimento à gestante no hospital. O secretário de saúde, Cláudio Feres, endossou atendimento rápido na unidade de saúde (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a Major Leila Silva, comandante da 34ª CIPM, relatou que os policiais estavam na unidade quando a parturiente chegou acompanhada da mãe, que estava muito aflita pedindo socorro. “De pronto, o policial militar foi ao veículo e deu assistência. Foi questão de pouco tempo, foi muito rápido o que aconteceu. Estávamos na porta do hospital. Como deixar de atender uma pessoa que estava em situação de aflição? A criança estava nascendo”, disse. Segundo a Major, o policial fez a manutenção da placenta e do cordão umbilical até o atendimento dentro do hospital. A comandante ainda fez questão de desfazer qualquer mal-entendido. “Em momento nenhum quando a PM, de forma muito orgulhosa, divulgou a ocorrência da qual fizemos parte teve o propósito de desmerecer os profissionais do hospital, nem mesmo de falar em negligência. Cumprimos apenas uma missão”, enfatizou.

Brumado: Secretário de saúde nega versão da PM e endossa atendimento em parto no HMPMN Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste final de semana, policiais militares teriam auxiliado em um parto realizado no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN), em Brumado, causando polêmica ao dar a entender suposta falta da assistência devida (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, disse que, da forma como a PM divulgou em nota ficou parecendo que o hospital negligenciou o atendimento (veja aqui). No entanto, o secretário refutou a versão de forma veemente. “Existe a versão de um, a versão do outro e a verdade. A paciente ganhou o neném em casa de parto natural. Os familiares levaram ela para o hospital. A mãe entrou para pegar uma cadeira de rodas, o policial escutou o pedido da mãe e foi ajudar. De imediato, a puérpera entra no hospital e é atendida pelo corpo de enfermeiras obstetras”, esclareceu. Conforme frisou, os policiais auxiliaram apenas a retirar a paciente do carro e conduzi-la à unidade de saúde. “Não houve demora. O atendimento foi rápido”, acrescentou. Para o secretário de saúde, a nota da PM foi mal redigida ou mal explicada.

Chikungunya estabiliza na sede, mas Brumado registra aumento de casos no meio rural Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O número de casos de Chikungunya estabilizou na cidade de Brumado. No entanto, ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres demonstrou preocupação com o crescimento da doença na zona rural. Juntamente com a coordenação de endemias, a secretaria realizará mutirões de combate ao mosquito aedes-aegpty nos locais de maior índice de infestação. “Estamos com alguns casos em Ubiraçaba, Itaquaraí, Umburanas, por isso, estaremos, nos finais de semana, realizando mutirões para fazer bloqueios nessas regiões”, adiantou. Feres voltou a alertar que, apesar do trabalho de combate realizado pela Sesau, o papel de evitar a disseminação do mosquito é de cada cidadão. “Não adianta ficar só cobrando do poder público, temos que fazer a nossa parte. Quem tem que tomar conta de sua casa e do seu quintal é você”, acrescentou.

Paulo Afonso: PRF prende casal suspeito de tráfico de drogas com 70 kg de drogas em carro roubado Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na madrugada desta segunda-feira (23), um casal por tráfico de drogas e receptação de veículo. A prisão ocorreu no Km 4 da BR-110, em Paulo Afonso, no norte da Bahia. De acordo com a PRF, a dupla transportava quase 48 Kg de cocaína entre pasta base e cloridrato da droga, além de quase 20 Kg de maconha em um carro clonado. A ação contou com o apoio da Polícia Militar da Bahia. O casal estava em um Jeep Renegade com placas de Queluz, no interior de São Paulo. Durante abordagem, a PRF diz ter suspeito de que o homem e a mulher estavam sob efeito de algum tipo de substância psicoativa. Duas latas de cerveja foram achadas no veículo. Após uma busca detalhada no carro, os agentes encontraram dezenas de tabletes de maconha e de pasta base de cocaína, além de 938 papelotes de cocaína, prontos para comercialização. Ao todo foram apreendidos 47,850 Kg (quarenta e sete quilos e oitocentas e cinquenta gramas) de cocaína e mais 19,973 Kg (dezenove quilos e novecentos e setenta e três gramas) de maconha. Além disso, durante uma vistoria de identificação veicular, os policiais descobriram que o Jeep era um veículo clonado de outro de mesma marca e modelo. O carro original havia sido roubado em janeiro deste ano. O homem de 19 anos, natural de Monte Santo, relatou que ganharia R$ 5 mil para fazer o transporte das drogas de São Paulo até Recife, em Pernambuco. Já a passageira, uma mulher de 18 anos admitiu ter conhecimento que dentro do carro havia droga. Os dois foram presos e encaminhados junto com o carro recuperado e a droga apreendida para a Delegacia de Polícia Civil.

Servidores de Ubatã morrem após acidente com ambulância na BR-330 Foto: Reprodução/G1

Duas pessoas morreram e uma terceira ficou ferida após um acidente envolvendo uma ambulância e um carro de passeio, na manhã desta segunda-feira (23), na região Ubatã, no sul do Bahia. O caso aconteceu por volta de 6h, no Km 824 da BR 330. No momento do acidente, a pista estava molhada por conta da chuva. Os dois mortos estavam em uma ambulância da cidade e foram identificados como os servidores da Secretaria de Saúde de Ubatã, Carlos Hagge e Odeci Brito, eles eram motorista e técnica, respectivamente. De acordo com o G1, além deles, na ambulância estava um paciente e um acompanhante, mas de acordo com a prefeitura de Ubatã, eles não ficaram feridos. A ambulância bateu com um Onix branco, onde estavam quatro pessoas. O veículo é da cidade de Itagibá, também no sul do estado. Apenas o motorista fiou ferido e está em observação no Hospital César Monteiro Pirajá, em Ubatã. A prefeitura de Ubatã divulgou nota onde lamentou a morte dos servidores.

Brumado: Squaresom realiza semana promocional em estoque de painel e rack

Somente nesta semana, de 23 a 28 de maio, a Squaresom e Polly Móveis estão com todo estoque de painel e racks com preços promocionais. Os produtos estão com até 30% de desconto, além de condições facilitadas de pagamento. Não perca a chance de adquirir um produto de qualidade com excelente custo benefício. Passe agora mesmo em uma das lojas e confira. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Polly Móveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093.

Irmãos de 1 e 5 anos morrem após incêndio em apartamento em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Duas crianças irmãs morreram após o apartamento onde elas estavam pegar fogo na madrugada deste domingo (22), na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com o G1, uma bebê de 9 meses, prima das vítimas, foi socorrida em estado grave. O caso aconteceu por volta das 2h, no Condomínio Lagoa Azul, no bairro Campinhos. As chamas se concentraram no quarto onde as três vítimas dormiam com mais quatro crianças, que foram resgatadas sem ferimentos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os pais dos meninos dormiam em outro quatro. Das sete crianças que estavam no imóvel, seis eram filhos deles. A bebê que ficou ferida era sobrinha do casal. Os primeiros socorros foram feitos por vizinhos da família. O Corpo de Bombeiros foi ao local e debelou as chamas, que tinham já tinham atingido os cinco cômodos do apartamento. As vítimas que morreram foram identificadas como Matheus Cauan de Jesus Amaral, de 1 ano, e Samuel de Jesus dos Santos, de 5. Os corpos foram levados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista e não há informações sobre velório e sepultamento. O casal e as outras crianças foram levadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e também não há detalhes sobre o atual estado de saúde. Ainda não há informações sobre o que causou o incêndio. O caso foi registrado na Polícia Civil.

Plataformas virtuais de ensino ganham cada vez mais adeptos: vale a pena estudar online? Foto: Divulgação

Se bem há apenas alguns anos era considerado um método de estudo “secundário” ou do futuro, após a pandemia do Covid-19 o Ensino a Distância cresceu de forma exponencial e passou a ser respeitado como uma ferramenta prática e acessível para a trajetória profissional que se encaixa com as novas demandas da sociedade. Assim, existem hoje em dia diversos portais de ensino sérios que oferecem um conhecimento diferenciado e atrativo para melhoria na carreira, inclusive com a mesma valorização no mercado de trabalho e todas as particularidades que muitas instituições de ensino convencional. Plataformas como a crehana brasil reviews disponibilizam uma enorme quantidade de opções de formações online para aprender desde novas habilidades técnicas e ferramentas de trabalho específicas até competências emocionais. Confira abaixo o que leva um estudante optar por se matricular em um curso online em detrimento da modalidade presencial. 

Plataformas virtuais de ensino ganham cada vez mais adeptos: vale a pena estudar online? Foto: Divulgação

Estudar no ritmo e horários convenientes

Um dos principais benefícios do Ensino a Distância (EaD) é que permite que o processo de aprendizado seja feito considerando a individualidade e os tempos dos alunos. A comodidade e flexibilidade de horários é um dos baseamentos da educação virtual, já que o estudo se adapta à rotina do aluno, permitindo a ele passar por todo o processo de aprendizado onde e quando quiser, desde que tenha uma boa conexão à internet.

?            Interatuar com outros alunos

Os portais de ensino online como crehana brasil reviews oferecem múltiplas ferramentas de comunicação que permitem que os alunos interajam de forma direta, inclusive fora do ambiente educacional, para estabelecerem laços mais fortes entre eles, trocando ideias e, portanto, reforçando o processo de aprendizado. Fóruns, e-mails, grupos de Facebook, grupos de WhatsApp e espaços de bate-papo online são alguns dos canais de comunicação que costumam ser utilizados pelos alunos. Esses recursos são essenciais para otimizar o desempenho e aumentar o engajamento com as aulas, agregando mais conhecimento e criando oportunidades de networking (redes de contato).

Inclusão social

Dentre os maiores benefícios de realizar cursos online está o custo-benefício. Se deslocar até uma instituição de ensino para assistir às aulas presencialmente implica tempo e um grande desembolso monetário com questões como transporte, material de ensino e alimentação para muitas pessoas. Por isso, além da praticidade, a educação a distância também representa um enorme papel social, já que assegura que muitos alunos que trabalham ou não tem condições de gastar em questões como deslocamento ou alimentação fora de casa possam dar início ou continuar seus estudos.

Preços mais em conta

Em regra, o Ensino a Distância é um modelo educativo muito mais econômico do que o tradicional, já que o investimento financeiro de infraestrutura e funcionários das plataformas virtuais é claramente muito menor se comparado ao das instituições de ensino convencionais. Isso se traduz em preços e mensalidades muito atraentes dos cursos online, o que os torna uma ótima alternativa para quem deseja estudar, mas não consegue ter acesso a financiamentos, principalmente nesses tempos de crise econômica.

Obtenção de certificados

Normalmente, os portais de ensino virtual oferecem um certificado de curso, isto é, um documento comprovativo dos estudos realizados pelo aluno. Essas certificações fazem toda a diferença no currículo, já que servem para fortalecer tanto a formação profissional quanto a pessoal. Hoje em dia, os certificados de qualificação profissional fornecidos pelas diversas instituições de ensino online são bem-aceitos no mercado de trabalho. Aliás, para muitas empresas, a formação obtida através da modalidade virtual já possui o mesmo valor que a presencial.

Plataformas virtuais de ensino ganham cada vez mais adeptos: vale a pena estudar online? Foto: Divulgação

O que levar em conta antes de se matricular em um curso online

Como vimos, a capacitação online está cheia de benefícios para quem quer aprimorar seus conhecimentos e adquirir novas habilidades em diferentes áreas de atuação. No entanto, para que todas essas vantagens sejam colhidas, é preciso levar em consideração alguns pontos. Por exemplo, merece atenção especial que para ter sucesso na realização de um curso online é preciso ser disciplinado e saber gerenciar bem o tempo. A capacitação online exige compromisso no que respeita à participação nas aulas e à realização de trabalhos e exames. Se adaptar ao formato e administrar a rotina é chave, independentemente da área de aprendizado. Além disso, muitos alunos têm problemas de concentração quando estão frente a um computador, pelo qual é necessário pôr as distrações de lado e manter o foco em se dedicar exclusivamente aos estudos e ao cumprimento das tarefas. A falta de atenção pode ser solucionada através da criação de um cronograma, que deve ser seguido com responsabilidade. Por último, é importante ressaltar que para fazer cursos online é preciso ter alguns conhecimentos sobre ferramentas tecnológicas. A falta de conhecimentos informáticos pode ser uma grande limitação na hora de aceder ao conhecimento online. De qualquer forma, vale ressaltar que as melhores plataformas de ensino oferecem diversos canais de contato para suporte técnico tanto para os professores como para os alunos.

Os cursos online mais procurados

Segundo as estatísticas, essas são as especialidades mais procuradas e valorizadas por quem pretende fazer uma capacitação online:

Comunicação digital (Marketing nas redes)

Fotografia

Nutrição

TI (Tecnologia da Informação) 

Algumas conclusões

Como vimos, a capacitação online possui benefícios inquestionáveis e está gradativamente ganhando reconhecimento e revolucionando as formas de ensino tradicional. Para quem deseja se capacitar para se manter ativo e atualizado no competitivo mercado de trabalho atual, mas não conta com tempo disponível para se locomover até uma universidade ou instituição de ensino, os cursos online são uma ótima solução. No entanto, lembramos novamente que a modalidade virtual não se traduz em deixar a qualidade de ensino de lado, pelo qual é preciso saber se organizar e dedicar tempo para ficar algumas horas na frente do computador. Portanto, antes de iniciar sua jornada de ensino virtual, pesquise, avalie cada opção e entenda bem a metodologia do curso para fazer boas escolhas. Afinal, qualificação é coisa séria!

Sobrinho é suspeito de matar o tio carbonizado em Presidente Jânio Quadros Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem foi encontrado morto após ter sido carbonizado na cidade de Presidente Jânio Quadros, a 94 km de Brumado, na última sexta-feira (20). A ocorrência foi atendida pela 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o crime aconteceu na Fazenda Tabuleiro Comprido. A vítima foi identificada como João Batista de Oliveira. De acordo com a família, o homem estava desaparecido há mais de 24 horas. O suspeito do crime é um sobrinho de João Batista. O local do crime foi isolado até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo de Oliveira foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. A Polícia Civil já instaurou um inquérito e investiga o caso.

Estados e municípios recebem R$ 7,67 bilhões por arrecadação com leilão do pré-sal Foto: Divulgação/MME

Estados e municípios receberam, nesta sexta-feira (20), repasse de R$ 3,67 bilhões do Governo Federal pela arrecadação com o leilão da segunda rodada da cessão onerosa. Na próxima terça-feira (24), os entes da federação recebem outra transferência, no valor de R$ 4 bilhões, totalizando R$ 7,67 bilhões. De acordo com o Brasil 61, o leilão foi realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em dezembro do ano passado. Apenas com os bônus de assinatura pelos volumes excedentes de petróleo dos campos de Sépia e Atapu, que ficam na Bacia de Santos, a União arrecadou R$ 11,1 bilhões. Além disso, estão previstos investimentos de cerca de R$ 204 bilhões pelas empresas que arremataram os dois blocos.  Adolfo Sachsida, ministro de Minas e Energia, disse que a transferência vai ajudar os governos estaduais e municipais a oferecerem melhores serviços para a população. “Os recursos serão repassados aos 26 estados, Distrito Federal e todos os 5.569 municípios do Brasil e podem ser investidos na educação, saúde e obras de infraestrutura. Esse repasse foi possível graças à atração de capitais privados realizada pelo Governo Federal por meio dos nossos leilões. Os recursos serão revertidos diretamente para o bem-estar da nossa população”, afirmou.

Homem é preso com substância análoga à cocaína em Dom Basílio Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Durante o patrulhamento na cidade de Dom Basílio, a 54 km de Brumado, uma guarnição de polícia visualizou um veículo que, ao notar a presença da viatura, realizou uma manobra perigosa na via pública e seguiu em alta velocidade. De imediato, a guarnição acompanhou e conseguiu interceptar o veículo, dando voz de abordagem. Nesse momento, foi possível visualizar um volume na cintura do motorista, sendo necessário realizar a busca pessoal, momento em que foi encontrada uma vasta quantidade de substância análoga à cocaína em sua posse. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, ao proceder com a busca veicular, foram encontradas embalagens para acondicionamento da droga, uma balança de precisão, bem como uma maquininha de cartão de crédito. Diante da situação de flagrante delito, o indivíduo foi conduzido à Delegacia Territorial de Livramento para adoção das medidas cabíveis.

'A Bahia está fadigada do PT, precisamos de oxigenação e Neto é a mudança', diz Marcelo Nilo Foto: Lay Amorim/Ache Sudoeste

O deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos) acompanhou o pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto, em sua visita ao município de Brumado, na noite desta quinta-feira (19). Da última vez que esteve na cidade, Nilo estava no palanque ao lado do governador Rui Costa (PT). Questionado pelo site Achei Sudoeste acerca da mudança de posição, o deputado explicou que o governo de Costa está fadigado. “O governo deu fadiga. A Bahia tem a pior educação do país. Das dez cidades mais violentas do Brasil, 4 são na Bahia. A Bahia é campeã de desemprego. As estradas estão intransitáveis. Muitas coisas estão necessitando, urgentemente, de mudança”, justificou. Diante da necessidade de oxigenação e planejamento, Nilo aposta no nome de ACM Neto para renovar o atual cenário no estado. “Esse nome, sem dúvidas nenhuma, é ACM Neto porque foi considerado o melhor prefeito do Brasil. ACM Neto está sendo aclamado aqui em Brumado. Vai ser uma vitória esmagadora. O povo quer mudança, se cansou do atual sistema”, completou.

Mudança de tempo favorece o aparecimento de infecções virais, como a conjuntivite Foto: Divulgação

A chegada das temperaturas mais frias e as constantes mudanças de tempo decorrentes destes períodos chuvosos, podem favorecer o aumento de infecções virais e doenças respiratórias. Entre elas, são comuns as conjuntivites virais - inflamação da conjuntiva aguda altamente contagiosa, geralmente causada por um adenovírus, e que está frequentemente associada com as contaminações das vias aéreas superiores, como gripe, resfriado, rinite, faringite, o que acaba facilitando o desenvolvendo da síndrome faringoconjuntival. De acordo com o oftalmologista, Breno Leão, apesar de ser mais transmissível, a conjuntivite viral é mais branda e sua sintomatologia costuma ser mais rápida do que a bacteriana. Segundo o médico, a forma de contaminação acontece através do ar ou por meio de objetos infectados. As manifestações clínicas mais comuns incluem olhos vermelhos e lacrimejantes, coceira, sensação de areia ou ciscos, pálpebras inchadas e grudadas ao acordar, secreção esbranquiçada e hipersensibilidade à luz. Para o especialista, a prática de hábitos saudáveis, a exemplo de manter as mãos bem higienizadas, é uma das principais medidas de prevenção para muitas doenças. Além disso, o uso de máscaras, sobretudo neste período, é uma medida efetiva para se evitar as doenças de vias respiratórias. “Com a proximidade do inverno, a mudança climática provoca alteração na imunidade e favorece a proliferação de diversos vírus e bactérias”, esclarece Leão, ressaltando ainda a importância de evitar compartilhar objetos como travesseiro, toalha, lençol e manter a distância de pessoas contaminadas. O diagnóstico da conjuntivite viral deve ser feito idealmente por um especialista da área no consultório oftalmológico, que utiliza um aparelho chamado lâmpada de fenda para detectar alterações conjuntivas que são típicas das infecções virais. "Com este aparelho conseguimos fazer uma análise mais aprofundada nas características da conjuntivite", explica Breno Leão. No entanto, o médico clínico ou pediátrico também é capaz de identificar a doença. Conforme o especialista, o tratamento inicial para alívio dos sintomas deve ser por meio do uso de colírio antiinflamatório e lubrificante, compressas com soro ou água gelada e higiene duas ou três vezes ao dia com sabonete neutro.

Brumado: Diretor defende ressocialização para devolução de cidadãos recuperados à sociedade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Diretor do Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, Alexsandro Oliveira, falou sobre a importância do projeto de ressocialização para devolução de cidadãos recuperados à sociedade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele explicou que, em Conquista, a unidade prisional possui um convênio com o Município, através do qual são empregados 100 internos. “Aqueles que estão terminando a pena vão trabalhar, recebem por esse trabalho e uma parte desse valor fica como pecúlio. Quando ele é colocado em liberdade totalmente recebe esse valor pra iniciar uma vida fora da unidade”, explicou. Segundo o diretor, o índice de reincidência no país gira em torno de 60%, enquanto em Conquista é de 12%. “A cada 100 detentos que trabalharam, apenas 12 retornam. Ou seja, estamos conseguindo quebrar esse ciclo”, defendeu. Para Oliveira, o projeto de ressocialização é o caminho para recuperação desses detentos a fim de que o ciclo do crime seja rompido.

Procura por antigripais aumenta 97% em um ano no Brasil Foto: Romildo de Jesus/Tribuna da Bahia

Levantamento feito pela InterPlayers, o hub de negócios da saúde e bem-estar, mostra que houve aumento médio de 97% na venda de antigripais no período de fevereiro/2021 a janeiro/2022 em comparação com os 12 meses imediatamente anteriores. De acordo com o Tribuna da Bahia, considerando apenas janeiro de 2022 ante janeiro de 2021, o avanço registrado foi de 94%. Todas as regiões tiveram aumento, sendo o estado de Santa Catarina, que na variação móvel (12 meses) foi o que mais contribuiu, com procura 167% maior. A procura por antigripais apresentou crescimento impressionante. Levantamento feito pela InterPlayers, o hub de negócios da saúde e bem-estar, mostra que, de fevereiro/2021 a janeiro/2022 a venda de remédios para combater gripes e resfriados cresceu, em média, 97% na comparação com os 12 meses imediatamente anteriores, ou seja, fevereiro/2020 a janeiro/2021. Considerando apenas janeiro de 2022 ante janeiro de 2021, o avanço registrado foi de 94%. Ainda de acordo com a pesquisa da InterPlayers, baseada em números do próprio banco de dados, a maior contribuição vem do estado de Santa Catarina, que na variação móvel (12 meses) apresentou procura 167% maior. O mesmo aconteceu em Paraná e São Paulo. O primeiro registrou variação anual de 137% e o segundo, 122%. Segundo informações do Instituto Butantan, casos de infecção pelo H3N2, um subtipo do vírus influenza A, espalharam-se pelo Brasil e se tornaram epidêmicos em vários estados, com aumento, inclusive, no número de hospitalizações. A instituição confirma que a baixa cobertura vacinal pode ter sido um dos motivos para o fenômeno fora de época. O objetivo da campanha de vacinação, entre abril e setembro, era atingir 90% do público-alvo. Mas apenas 72,1% procuraram os postos para receber a imunização. A nova campanha de vacinação disponível no sistema único de saúde conta com a Influenza trivalente contra cepas H1N1, H3N2 e tipo 2, produzida pelo Butantan.

'A Bahia tem o pior índice nacional da educação, temos que mudar esse cenário', pontua ACM Neto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o pré-candidato ao Governo do Estado, ACM Neto (UB), garantiu que, caso seja eleito, pretende fazer por Brumado o que nenhum outro governador fez. “Quero deixar o meu nome na história da cidade como o governador que mais esteve presente, que mais ajudou e investiu em Brumado”, disse. Com relação à Bahia, Neto colocou que o Estado está em último lugar no que se refere à qualidade do ensino. “Há uma inversão completa de valores. Teríamos que ser primeiro lugar em educação e último lugar em violência e desemprego. Não há um estado que possa ser projetado para o futuro se não investe em educação”, avaliou. Nesse aspecto, ele assegurou que a educação será uma prioridade absoluta em seu governo. “O mais importante investimento que iremos fazer é na qualidade da educação. Chegou a hora de dar esse salto. Abriu-se uma janela de oportunidade e nós não podemos perder”, concluiu.

Aumento de casos de Covid-19 faz cidades brasileiras voltarem a recomendar uso de máscara Foto: Divulgação

O aumento no número de casos e mortes de covid-19 e a queda no ritmo de vacinação estão levando municípios a retomarem a atenção com a pandemia. Muitos estão recomendando a volta do uso de máscara em locais fechados, como Londrina (PR), Petrópolis (RJ) e Poços de Caldas (MG), enquanto outros, como Belo Horizonte, cogitam retomar a obrigatoriedade da proteção individual. De acordo com o jornal Tribuna da Bahia, o Brasil registrou 115 novas mortes pela covid na quinta-feira, 19. A média móvel de vítimas, que elimina distorções entre dias úteis e fim de semana, está em 113. O índice permanece acima de 100 pelo sexto dia consecutivo. Em Belo Horizonte, duas escolas particulares anunciaram na quinta-feira a suspensão temporária das aulas presenciais em algumas turmas após confirmação de casos de covid-19. São elas os colégios Santo Agostinho e Sagrado Coração de Jesus, ambos na região centro-Sul da capital mineira. As atividades seguirão em formato online nas duas turmas de cada instituição até que se completem os dias necessários para o retorno seguro de todos os estudantes.

Retorno do Pró-Jovem está recrutando jovens para as salas de aula em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Projeto Pró-Jovem está de volta ao município de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Cida Aguiar, mobilizadora da iniciativa, explicou que o projeto é muito importante para os alunos que desistiram de estudar. “Alunos de 18 a 29 anos que desistiram no ensino fundamental. Para eles, esse projeto visa fazer com que eles avancem no sentido de ir para o segundo grau”, salientou. A busca ativa por esses jovens, segundo frisou, está sendo feita para matriculá-los no turno noturno do CEEP. “Estamos atrás desses alunos não só aqui na cidade, como também na zona rural. É um projeto maravilhoso para recuperar o tempo perdido. É uma oportunidade ímpar”, pontuou. São 24 meses para conclusão do ensino fundamental, com direito a todo material didático, alimentação e fardamento. Serão duas turmas de 20 alunos cada. Para jovens com filhos, haverá suporte para cuidado das crianças no período das aulas. O curso é promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Os interessados podem procurar a mobilizadora no CEEP até o próximo dia 30. As aulas serão iniciadas no dia 16 de junho.

Casos de dengue aumentam mais de 150% em um ano no Brasil Foto: Witsawat/Adobe Stock

Levantamento do Ministério da Saúde mostra que até a primeira semana de maio foram registrados quase 758 mil casos prováveis de dengue no Brasil, um aumento de 151,4% na comparação com o mesmo período de 2021. De acordo com o Brasil 61, a região Centro-Oeste foi a que teve a maior taxa de incidência da doença. E Brasília foi a cidade com maior número de adoecimentos: 37.856, uma taxa de incidência de 1.223,4 casos a cada 100 mil habitantes. Engana-se quem pensa que o mosquito da dengue gosta de água suja. As fêmeas preferem recipientes com água limpa que estejam em ambientes escuros. Segundo dados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado pelos municípios e sistematizado pelo Ministério da Saúde, 42% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti estão em depósitos de água que servem ao consumo humano. Locais como caixas d’água, piscinas, eletrodomésticos, garrafas, fontes ornamentais e até mesmo objetos religiosos podem ser um depósito de ovos para a fêmea do mosquito da dengue. Muito relacionado a quintais e chácaras, os ovos do mosquito também podem se desenvolver em apartamentos. O último levantamento do Ministério da Saúde apontou também que depósitos móveis, fixos e naturais aparecem como segundo maior foco de procriação dos mosquitos, com 32%, enquanto depósitos de lixo têm incidência de 25%. O mosquito tem um ciclo de vida de mais ou menos 30 dias, desde a forma do ovo até a fase adulta. Uma fêmea tem capacidade de depositar até 1,5 mil ovos, mas não coloca todos de uma vez. Esses ovos podem ficar até um ano vivos à espera das condições de umidade e temperatura ideais para se desenvolver. Com baixa autonomia de voo (cerca de 200 metros), o mosquito tem circulação limitada mas com grande potencial de transmissão de dengue, zika ou chikungunya, caso haja doentes no local.

Malhada de Pedras é finalista do prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A cidade de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, é um dos 25 municípios baianos finalistas da 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O evento de entrega da premiação aos prefeitos será realizado na próxima terça-feira (24), às 18h, na sede do Sebrae Bahia, em Salvador. O prefeito Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, estará presente na cerimônia. Serão premiados gestores que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública. Os gestores concorrem em sete categorias. O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, e os diretores técnico e de administração e finanças da instituição, Franklin Santos e José Cabral, respectivamente, secretários de estado, representantes do Ministério Público da Bahia (MPBA), Tribunal de Contas do Município (TCM) E União dos Municípios da Bahia (UPB) participam da solenidade, além de outras autoridades e representantes de instituições.

Rui Costa cancela visita ao município de Brumado nesta segunda-feira (23) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador Rui Costa (PT), anunciou na sexta-feira (20), a sua visita ao município de Brumado, nesta segunda-feira (23). O anúncio pegou a classe política e a população local de surpresa. Costa iria autorizar obras de abastecimento de água, estrada e esportes na capital do minério (veja aqui). A última visita do chefe do executivo estadual na cidade ocorreu em julho de 2021, quando inaugurou a Policlínica Regional de Saúde. Na ocasião, o governador anunciou diversas obras, que ainda não iniciaram, como por exemplo: o esgotamento sanitário, segunda etapa da Barragem de Cristalândia, modernização do Colégio Estadual de Brumado (CEB) com implantação de campo society, vestiário, cobertura da quadra poliesportiva, refeitório e auditório e a reforma da sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). A assessoria do governador não informou o motivo do cancelamento da agenda.

'Presídio trará impactos positivos para Brumado e região', defende diretor do Nilton Gonçalves Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O diretor do Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, Alexsandro Oliveira, também fez parte da visita técnica à unidade prisional de Brumado, ocorrida nesta quinta-feira (19). A previsão é de que o empreendimento seja inaugurado no final do mês de julho. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor tranquilizou a comunidade brumadense ao frisar que a unidade prisional trará impactos muito positivos para a cidade. “Uma unidade prisional gera empregos e renda. Pra segurança pública também é muito boa porque você vai conseguir conter aqueles presos que estão cometendo crimes na cidade e região, coisa que, quando não tem um presídio, prejudica”, defendeu. Além disso, o diretor falou sobre o projeto de ressocialização promovido pelo presídio. “Não podemos pensar apenas em conter e castigar o preso. Temos que pensar que ele vai retornar à sociedade e é, nesse momento, que o Estado tem que atuar. Esse preso tem que sair melhor do que quando entrou no sistema prisional”, avaliou.

Arquivo