Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2014
fechar

Costa do Marfim cresce após Drogba entrar e vira sobre o Japão Foto: Agência AP

Didier Drogba deu mais uma demonstração de que a Copa do Mundo é um torneio reservado aos craques. Poupado durante o primeiro tempo, por causa de dores na coxa, ele viu o Japão abrir o placar, com Honda, e a Costa do Marfim ficar atordoada em campo. Mas o banco de reservas não é o lugar para os ídolos. Gigante diante dos adversários, ele precisou apenas de cinco minutos para virar referência e ver seus companheiros recuperarem a confiança. Com os gols de Bony e Gervinho, os marfinenses viraram para 2 a 1 e deixaram a Arena Pernambuco, no Recife, na noite deste sábado, com uma vitória que ficará marcada para os 40.267 torcedores que lotaram o estádio. Nem mesmo a forte chuva que caiu no Recife foi capaz de calar os tambores da torcida marfinense. Empolgada, ela viu o time comandado por Droga em apenas um tempo, mas com a velocidade de Gervinho a seu serviço, iniciar bem a sua terceira participação num Mundial. A seleção marfinense, do capitão Yaya Touré, eleito o melhor da partida, agora tem os mesmos três pontos dos colombianos, mas perdem no saldo de gols. O Grupo C, que começou com a vitória da Colômbia sobre a Grécia, tem a segunda rodada marcada para a próxima quinta-feira, dia 19. Às 13h, a Costa do Marfim enfrenta os colombianos no Mané Garrincha, em Brasília, e o duelo pode selar o primeiro classificado às oitavas de final – fato inédito para os africanos. Mais tarde, às 19h, a Grécia encara os japoneses na Arena das Dunas, em Natal. As informações são do Globo Esporte.

PSB confirma candidatura de Lídice e Eduardo ao governo da Bahia Foto: Thaylla Sampaio

Hoje (14), aconteceu em Salvador a convenção do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Durante o evento, a candidatura da senadora Lídice da Mata ao Governo do Estado da Bahia foi oficializada. O nome do ex-prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, foi confirmado à vice. O evento também selou o nome da ex-ministra Eliana Calmon ao senado. O pré-candidato à presidência da República, Eduardo Campos, e a ex-ministra Marina Silva participam do encontro.

Copa 2014: Itália vence Inglaterra por 2 a 1 na Arena em Manaus Foto: Christopher Lee/Getty Images

Inglaterra e Itália fizeram um jogo à altura de suas tradições - até quando os dois aguentaram o forte calor de Manaus. Enquanto houve disputa, as duas seleções fizeram um duelo disputado e cheio de alternativas, com os italianos levando leve vantagem na hora de aproveitar suas chances. E por isso saíram com a vitória de 2 a 1, que a coloca perto da classificação, já que um triunfo diante da surpresa Costa Rica pode selar a passagem para as oitavas. No caso do English Team, o jogo contra o Uruguai no dia 19 em São Paulo se torna essencial para as chances de passar de fase. Só a vitória diante dos sul-americanos, que também perdeu sua estreia. Quem sair derrotado deste duelo vai embora mais cedo para casa. A curiosidade, aliás, fica por conta dos costarriquenhos: em um grupo com três campeões mundiais, são eles os líderes da chave. As informações são do LanceNet.

Vitória da Conquista: Mulher mata companheiro com golpes de tesoura Foto: Elite Notícias Blog

No início da tarde de hoje (14), Cláudio Jorge dos Santos, 42 anos, foi morto pela própria mulher, Jeane Batista Alves, 42 anos, com golpes de tesoura. O crime aconteceu na cidade de Vitória da Conquista, na feira do Bairro Patagônia. Segundo o Elite Notícias Blog, Jeane havia sido agredida pelo marido no mesmo local dois dias antes. Na ocasião, Cláudio deu um soco no rosto da mulher após uma discussão motivada por ciúmes. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi encaminhada ao local, mas já encontrou o homem morto. Ele foi atingido no coração. Jeane foi presa em flagrante e levada ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep). A Delegacia de Homicídios de Vitória da Conquista está investigando o caso.

Brumado: Bandido é preso após assaltar farmácia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A última sexta-feira (13) foi de azar para um meliante que, armado, efetuou um assalto em uma farmácia na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, de onde levou todo o dinheiro que havia no caixa. O êxito do bandido durou pouco tempo, pois uma viatura da polícia que realizava ronda na região conseguiu alcançar o bandido próximo à linha férrea, na Rua Virgílio Ataíde. O marginal ainda estava com o dinheiro do roubo e com a arma calibre 32. O elemento foi encaminhado à delegacia, onde foi apresentado com a arma.

Brumado: Quatro prêmios no segundo sorteio da campanha da CDL Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na noite da última sexta-feira (13), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado sorteou mais quatro prêmios da campanha conjunta de Dia das Mães, dos Namorados e São João. Três consumidores foram contemplados com TVs. São eles: Kleber Vieira, Dione Lima de Souza, e Lavínia Souza Silva. Já a doméstica Delenice Maria de Souza ganhou uma motocicleta 0/km e a vendedora que a atendeu recebeu um salário mínimo. “Estamos felizes por estarmos realizando essa campanha e pelo voto de confiança que os consumidores da nossa região estão dando ao comércio local, pois estão comprando mais em Brumado, o que pode ser visto pela grande quantidade de cupons depositados nas urnas. Está de parabéns o comércio de Brumado e a sua clientela que nesse período de festas juninas e de Copa têm abraçado ainda mais a nossa proposta”, comentou o presidente da CDL, Manoel Messias em entrevista ao site Brumado Notícias. Já a ganhadora da moto que ainda estava surpresa com o prêmio disse que irá vender a motocicleta para concluir a sua casa.

Brumado: Quatro prêmios no segundo sorteio da campanha da CDL Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Fotos: Forró da Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os servidores da Câmara Municipal de Brumado realizaram na noite da última sexta-feira (13) o tradicional Forró do Legislativo. (Veja Fotos).

Costa Rica vence o Uruguai na 1ª zebra da Copa 2014 Foto: Getty Images

Os uruguaios dominaram as cadeiras brancas do Castelão para ver neste sábado o início de uma caminhada semelhante à de 1950, quando, numa Copa no Brasil, calou um estádio cheio de brasileiros e levou o Mundial. Não faltaram faixas e camisetas em alusão ao Maracanazo, mas o que se viu foi um Castelazo. Como num roteiro maquiavélico e genial, os papéis se inverteram. Favorito, o Uruguai cedeu virada de 3 a 1 para a antes pouco expressiva Costa Rica. O Ghiggia dos trópicos se chama Campbell e, como num exército de um homem só, dizimou em 90 minutos uma equipe montada com rigor espartano durante quase uma década por Óscar Tabárez. E que terminou amealhando a antipatia dos anfitriões castigados há 64 anos, numa ironia regada a gritos do mais amarelinho dos “olés”.

Copa 2014: Colômbia vence a Grécia por 3x0 Foto: Reuters

A onda amarela que invadiu o Mineirão cantou, gritou, xingou e ainda sofreu um pouco, mas saiu em festa na estreia dos cafeteros na Copa do Mundo. Frente a uma valente Grécia, que saiu do seu estilo e chegou a dominar o duelo no primeiro tempo, a Colômbia marcou a sua volta à Copa do Mundo depois de 20 anos com uma bela vitória por 3 a 0. Ex-lateral do Palmeiras, Armero abriu o placar com um go chorado; Teó Gutiérrez, que herdou a camisa 9 de Falcao García, ampliou; e o toque final do habilidoso camisa 10, James Rodriguez, completou a festa em Belo Horizonte. Com 57 mil pessoas – 90% colombianos – no estádio, a torcida cafetera aplaudiu e gritou "olé" para seus habilidosos meias e atacantes. Cuadrado e James Rodriguez fizeram ótima partida, com destaque para o canhoto e camisa 10 do Monaco no corta-luz para o gol de Armero logo no início do jogo. Depois, aproveitou passe de calcanhar de Cuadrado e deixou o seu. Na frente, Ibarbo impressionou pela força física e velocidade. As informações são do Globo Esporte.

Copa 2014: Chile faz 3 a 1 e vence Austrália

Santiago, capital chilena, e Cuiabá, palco do duelo entre Chile e Austrália, pela Grupo B da Copa do Mundo, ficam distantes 2470 km. Na noite desta sexta-feira, não pareceu. A Arena Pantanal foi tomada pela torcida da seleção sul-americana, que aproveitou o apoio e estreou no Mundial com triunfo: 3 a 1. A festa dos torcedores foi fundamental para o começo de jogo espetacular do Chile, que marcou dois dos gols da vitória em 13 minutos de jogo. Assim, termina a primeira rodada em 2° na chave, atrás da Holanda, que goleou a Espanha por 5 a 1. Mas foi difícil. Alexis Sanches e Valdivia marcaram logo no começo e fizeram com que muitos pensassem que uma nova goleada surgiria no dia, e que a Austrália realmente era candidata ao cargo de saco de pancadas da Copa. Mas isso mudou no minuto seguinte ao gol. A Austrália mostrou futebol eficiente, principalmente nas jogadas pelas pontas. Mas faltou qualidade na finalização. De qualquer maneira, escapou de goleada e da lanterna do grupo, que fica com a atual campeã do mundo após uma rodada. As informações são do Uol Esporte.

13/Jun/2014 - 18h30

Chuva junina em Brumado

Chuva junina em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Voltou a chover em Brumado na manhã desta sexta-feira (13). A chuva animou ainda mais os munícipes, que vivem o clima feliz da Copa com a estreia vitoriosa da seleção brasileira na última quinta-feira (12) e com o tempero das festas juninas no ar. “Essa é uma sexta-feira 13 que não se fala em azar. Ainda estamos comemorando a vitória do Brasil, hoje é dia de Santo Antônio, e no restante do mês teremos muito arrasta pé. Então essa chuva é só festa”, comentou o estudante Francisco Alves. A estação meteorológica Clima Tempo aponta que deve voltar a chover na noite desta sexta-feira (13) e nos próximos dias deste final de semana com a temperatura mínima de 16°C e máxima de 26°C.

Holanda humilha Espanha com goleada de 5 a 1 Foto: Reprodução/Uol

A revanche da final da Copa de 2010 acabou de um jeito surpreendente em Salvador. Aproveitando erros da defesa espanhola e com uma torcida bastante a favor, a Holanda fez 5 a 1 em Salvador e se vingou da melhor maneira de seus algozes na África do Sul. A vitória foi de virada, já que a Espanha abriu o placar com um pênalti duvidoso no primeiro tempo. O empate saiu logo depois, mas a goleada foi consolidada no segundo tempo quando os espanhóis partiram para cima e deram espaços para Robben e Van Persie se destacarem, cada um fez dois gols. Ao final da partida, na Fonte Nova, a torcida vestida de laranja gritava "olé", em êxtase com esse resultado inesperado. As informações são do Uol Esporte.

Brumado: Bandidos usam picareta para cavar parede e arrombar autoescola Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Pela segunda vez em menos de 15 dias uma autoescola localizada na Avenida Coronel Santos em Brumado é arrombada. Da primeira vez, os meliantes invadiram o estabelecimento pelo telhado abrindo um buraco no forro de pvc. Eles subtraíram vários itens do local. Já na manhã desta sexta-feira (13), ao chegar para trabalhar, uma funcionária se deparou com um buraco feito na parede por onde os arrombadores passaram e levaram uma cafeteira elétrica e um monitor de computador. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os bandidos utilizaram uma picareta para fazer o buraco e deixaram a ferramenta para trás. A coincidência é que nos dois arrombamentos os invasores levaram as cafeteiras que havia na autoescola.

De acordo com estimativa do Ministério do Turismo, cerca de 3,7 milhões de turistas passarão pelo Brasil durante o período da Copa do Mundo. No total, cerca de R$ 6,7 bilhões serão acrescidos à economia do país. Além disso, o evento mobilizará cerca de 200 mil trabalhadores temporários. Ainda segundo o Ministério do Turismo, a Copa será a maior fonte de gastos dos turistas até 13 de julho, quando se encerra o torneio. Em média, estima-se que cada um deles assista a quatro jogos nos estádios e gaste R$ 5.500 no período. O valor não inclui as despesas com passagens aéreas e gastos feitos quando ainda no país de origem. As projeções têm por base as vendas de ingressos feitas até a primeira semana de abril. Serão mais de 3,6 bilhões de espectadores, número 12,5% superior aos 3,2 bilhões que assistiram à Copa de 2010, disputada na África do Sul, segundo pesquisa encomendada pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) à agência Kantar Sport.

Brumado: O arraial do Sítio Novo está pronto para festa com muitas novidades Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Neste sábado (14) acontece o tradicional Forró do Sítio em Brumado e o espaço de eventos do sítio foi ampliado e totalmente redecorado. Os enfeites juninos receberam um toque de Copa com as cores do Brasil, a bilheteria foi transformada na entrada do arraial e foi criada uma área de alimentação em forma de vila. Os organizadores criaram ainda uma área social onde os presentes poderão se encontrar fora dos barracões para um bate papo ao ar livre. Outra novidade é a montagem de dois palcos em frente aos barracões do forró por onde as atrações Trio da Huana, Bandas Cacau com Leite, Lordão e o cantor Edgar Mão Branca vão animar a festa que acontece neste sábado (14). Os músicos também receberão uma atenção diferenciada com os novos camarins. Não vai faltar animação, arrasta pé, milho cozido e muita azaração no Forró do Sitio Novo 2014.

Brumado: O arraial do Sítio Novo está pronto para festa com muitas novidades Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
13 de junho é Dia de Santo Antônio

Neste dia 13 é comemorado o Dia de Santo Antônio por conta da data de sua morte: 13 de junho de 1231, em Pádua, Portugal. Nas imagens, ele sempre aparece carregando o menino Jesus no colo. Segundo a fé católica, um barão que abrigava Santo Antônio no quarto de hóspedes de seu castelo viu, pelo buraco da fechadura, que o frei estava envolvido por uma luz de brilho muito forte e, em seu colo, sobre um livro grosso, estava um bebê, dando risadinhas. O bebê olhou e estendeu os braços na direção do barão, que ficou atordoado e fechou os olhos. Abrindo-os, só viu Santo Antônio de braços vazios. A criança seria o menino Jesus. Santo Antônio é um dos mais conhecidos e aclamados santos do Brasil. De acordo com a crença popular, o santo tem fama de casamenteiro. Ele é invocado para auxiliar solteiras e solteiros a encontrarem seu par ideal, com simpatias e orações. Por isso, é comum ver imagens do santo de cabeça para baixo, envolto numa fita vermelha ou sem o menino Jesus, com a promessa de só devolver quando o pedido for atendido. Além disso, por sua conduta de caridade em vida, ele recebeu o título de padroeiro dos pobres e de especialista em encontrar objetos perdidos.

Mesmo com dois gols anulados, México derrota Camarões por 1 a 0 Foto: REUTERS/Jorge Silva

O México precisou balançar as redes três vezes para valer um. Mas nem os erros da arbitragem foram suficientes para impedir a estreia vitoriosa da equipe. Debaixo de muita chuva na Arena das Dunas, em Natal, os comandados do técnico Miguel Herrera venceram Camarões por 1 a 0, nesta sexta-feira, e se candidatam a brigar com o Brasil pela liderança do grupo A. O que o técnico Luiz Felipe Scolari pôde observar de seus futuros adversários foi uma equipe de Camarões frágil e muito dependente do brilho isolado de Samuel Eto'o. Já os mexicanos, que chegaram desacreditados ao Mundial, levaram perigo pelas jogadas pelas laterais, principalmente pelo lado esquerdo. Promessa de muito trabalho para Daniel Alves no próximo jogo brasileiro na primeira fase, na próxima terça-feira, às 16h (horário de Brasília), no Castelão, em Fortaleza. As informações são do Uol Esporte.

Brumado: Weliton Lopes prestigia evento em homenagem ao Dia do Evangélico Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última quarta-feira (11), o vereador Weliton Lopes (SDD) participou do evento em homenagem ao Dia do Evangélico realizado na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado. A celebração foi marcada por shows, pregação e a presença de diversas pessoas da cidade e região. O parlamentar disse que o momento foi de muita satisfação e alegria. “O evento é de grande importância para o município e para todas as pessoas, na questão espiritual e também social, pois nas igrejas encontram a paz que buscam e renovação do espírito. Foi uma linda festa. Parabéns aos organizadores”.

Forró do Sítio Novo 2014: Abadás já estão sendo entregues

No clima de vitória da seleção brasileira, vai acontecer neste sábado (14) a maior festa de Brumado e região, o Forró do Sítio Novo. Esta edição acontecerá no embalo da Copa do Mundo. A produção do evento, que já está com tudo pronto, comunica a toda galera que adquiriu o ingresso que as camisas da festa estarão disponíveis a partir de hoje (13) no antigo restaurante Casa Branca, localizado na Avenida Otávio Mangabeira. O Forró do Sítio Novo irá começar a partir das 18h30.

Riacho de Santana: Polícia apreende veículo clonado Foto: Divulgação/PM

A polícia militar do município de Riacho de Santana, no sudoeste baiano, apreendeu um veículo clonado conduzido por Anderson Rafael Alves Amorim, de 25 anos. Segundo informações da polícia, o veículo era um HB20, cor branca, e placa FNC 7303, de Cosmópolis, São Paulo. A abordagem foi realizada nessa madrugada, por volta das 03h.

CDL realiza sorteio de 01 motocicleta e 3 TV’s

Nesta sexta-feira (13), será realizado o segundo sorteio da campanha de “Dia das Mães, Namorados e São João”, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado. O sorteio acontecerá às 18h, em frente à sede da entidade. Serão sorteadas 3 TV’s de Led de 32’’ e uma motocicleta 0km 125 cilindradas. Compre nas lojas associadas à CDL, preencha os cupons promocionais e concorra a estes grandes prêmios. O último sorteio acontecerá no dia 27 de junho.

Belo Campo: TRE-BA nega pedido de cassação do prefeito Foto: Divulgação/TRE-BA

Em sessão realizada ontem (11), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) manteve a decisão do juiz da 177ª Zona Eleitoral e negou o pedido de cassação do diploma do prefeito da cidade de Belo Campo, Cezar Ferreira dos Santos Silva (PSD). O gestor era acusado pela coligação Unidos por Belo Campo de compra de votos nas eleições 2012 por ter supostamente ido à casa de uma eleitora e doado a ela o valor de R$ 50, além de R$ 5 a cada uma de suas duas filhas. O pedido de cassação foi feito também pelo Ministério Público Eleitoral. A corte apurou, porém, que em depoimento a eleitora apresentou lacunas com relação à denúncia. Além disso, as outras duas testemunhas que prestaram depoimento pela acusação apenas teriam ouvido falar da doação, mas não presenciarem o encontro do prefeito com a eleitora. Ainda cabe recurso contra a decisão.

Brumado: Praça Lindolpho Azevedo de Brito é inaugurada com identificação da cidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os brumadenses estão cada vez mais orgulhosos com as praças e áreas verdes no município. Recentemente construída, a Praça Lindolpho Azevedo de Brito, que foi inaugurada pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) na noite da última quarta-feira (11), dia do aniversário da cidade, está sendo uma das mais elogiadas pela população. Além da beleza que recepciona os visitantes que chegam pela BA-148, a praça ostenta o nome da cidade e uma coluna de minério, sua maior riqueza natural. “Isso é qualidade de vida e levanta a autoestima da população. Nossa Brumado está cada vez mais linda”, comentou o aposentado Cândido Alves.

Brumado: Praça Lindolpho Azevedo de Brito é inaugurada com identificação da cidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Matrícula do Sisu encerra nesta sexta-feira Foto: Divulgação/MEC

Os estudantes aprovados na primeira chamada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem efetuar a matrícula junto à instituição de ensino que vão ingressar até esta sexta-feira (13). O candidato que não obedecer ao prazo perde a vaga automaticamente. Os postos que ficarem em aberto serão colocados à disposição na segunda chamada do processo seletivo, que será divulgada no dia 24 de junho. O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção tem duas edições a cada ano. 

Arquivo