Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2015
fechar

Brumado: Vereador Weliton Lopes acompanha patrolamento de estrada em Ubiraçaba Foto: Divulgação

O vereador Weliton Lopes (SD) tem realizado proposições que reflitam as necessidades das localidades rurais e urbanas, direcionando-as ao poder executivo municipal ou aos órgãos competentes de outras esferas governamentais. O distrito de Ubiraçaba tem recebido uma atenção especial do parlamentar, que visitou a localidade a fim de verificar as principais necessidades dos moradores, assim como acompanhar o trabalho de recuperação da estrada que liga a comunidade de Marquinhos/Ubiraçaba a Lagoa de São João/Samambaia a BR-030. Para que seja concretizado o serviço de patrolamento nas estradas vicinais de outras localidades da região, o vereador foi autor de proposição solicitando que a máquina patrol não seja deslocada até que todos os serviços sejam concluídos. Outras benfeitorias também foram solicitadas por Lopes para Ubiraçaba, as quais devem contemplar a parte de iluminação pública que se apresenta deficitária, destacando a praça e o cemitério. 

Brumado: Motorista sai da pista e rompe rede de abastecimento da Embasa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Mais um acidente foi registrado na BR-030 na manhã de ontem (06). No local, um motorista que vinha da cidade de Lagoa Real e seguia viagem para Vitória da Conquista acabou dormindo ao volante na altura da Vila Presidente Vargas. Ele saiu da pista e caiu em uma vala, na qual existia uma tubulação da Embasa, que se rompeu com o impacto. Apesar da gravidade do acidente, o motorista não teve ferimentos graves. Ele foi removido pelas equipes do Samu 192 para receber atendimento médico. Já o veículo, um Fiat Strada branco, precisou ser guinchado. Equipes da Embasa já fizeram as primeiras análises da situação e, ao que tudo indica, os serviços só serão normalizados somente na próxima semana.  

Almir Sater conhece Hotel 3º Milênio em sua passagem por Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O cantor Almir Sater esteve na cidade de Brumado no último sábado (6). Ele visitou o Hotel Terceiro Milênio, onde almoçou e conversou com os funcionários. Sater ainda conheceu as instalações e conforto do local. O cantor seguiu viagem para o município de Lagoa Real, onde se apresentou durante a 25ª Vaquejada e Missa do Vaqueiro. No evento, o artista cantou todos os seus maiores sucessos e o público acompanhou encantado a sua apresentação.

Parque de vaquejada lotado na primeira noite de festa em Lagoa Real Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um grande público compareceu na primeira noite de festa da XXV Vaquejada de Lagoa Real, no sudoeste do estado. O Parque de Vaquejada ficou lotado com a presença dos munícipes e visitantes, dentre os quais os vaqueiros vindos de todas as regiões do país para participar da grande vaquejada e tradicional missa do vaqueiro, que acontecerá neste domingo (07). 

Parque de vaquejada lotado na primeira noite de festa em Lagoa Real Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, recepcionou amigos ilustres, como o deputado federal Sérgio Brito e o prefeito de Araci, Rivailton Oliveira. Oliveira disse ao site Brumado Notícias que levará na bagagem o exemplo de organização para os festejos de sua cidade, além da alegria e hospitalidade da comunidade local. 

Parque de vaquejada lotado na primeira noite de festa em Lagoa Real Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Já o prefeito Zezinho declarou que se trata de uma festa de resistência que valoriza a tradição do sertanejo. Um dos pontos mais visitados do parque na primeira noite de festa foi a Vila da Cultura, que conta a história da cidade. Ao lado do vice-prefeito Santo Batista e do Vaqueiro Cantador Netinho,  o gestor fez a abertura oficial da tradicional vaquejada.

Parque de vaquejada lotado na primeira noite de festa em Lagoa Real Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Caminhão de Brumado tomba na Serra dos Brindes em Guanambi Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um caminhão de placa OZM-9404, com licença de Brumado, carregado com cerveja, tombou na BR-030, na manhã da última sexta-feira (5). O acidente aconteceu na Serra dos Brindes, na curva do "Cotovelo", em Guanambi, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, parte da carga foi saqueada por populares. A polícia militar foi acionada e chegou ao local para controlar a situação. Posteriormente, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) assumiu o comando da ocorrência. 

Caminhão de Brumado tomba na Serra dos Brindes em Guanambi Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com o motorista, ele viajava de Brumado com destino a Guanambi, quando faltou freio na curva. Ele disse que antes que o caminhão atingisse uma velocidade maior preferiu jogar o veículo para o acostamento, tombando em seguida. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou os primeiros socorros ao motorista, que teve apenas leves escoriações.

Vitória vence o Atlético-GO no Campeonato Brasileira da série B Foto: ESPN

O final de semana do rubro-negro não tinha como começar melhor. Ainda que o futebol não tenha sido encantador, o Vitória cumpriu o dever de casa no Barradão. Derrotou o Atlético Goianiense por 3 a 1, na noite desta sexta-feira (5), sob os olhares do novo técnico Vagner Mancini, e dormiu entre os quatro líderes do Campeonato Brasileiro da Série B. Para se manter no G4, até o término desta sexta rodada, o rubro-negro baiano precisa torcer para que Macaé e Paysandu contra Criciúma e Paraná, respectivamente, não vençam seus jogos. O Vitória volta a jogar no próximo sábado (13), às 16h30, contra o Mogi Mirim, em São Paulo, na estreia do técnico Vagner Mancini.

Brumado: Oportunidade de emprego na Brumauto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Brumauto convoca, em caráter de urgência candidatos para a vaga de vendedores de consórcio, com ou sem experiência na área. Os interessados deverão comparecer na Brumauto nos dias 08 e 09 de Junho portando os principais documentos pessoais. Para mais informações, ligue (77) 3441-5000.

Vídeo mostra assaltantes de banco em São Francisco do Conde atirando em delegacia Foto: Reprodução/Youtube

Um vídeo mostra a ação de bandidos que assaltaram uma agência do Banco do Brasil de São Francisco do Conde, cidade do Litoral Norte Baiano, e fizeram clientes como reféns, atirando na Delegacia Territorial do município. Enquanto um grupo de reféns é submetido a um cordão humano, feito de escudo pelos bandidos, vários tiros são desferidos na direção da delegacia. O caso ocorreu na manhã da última terça-feira (2). Na fuga, a quadrilha levou dois seguranças do banco amarrados como reféns na frente dos carros usados na ação. Em torno de 15 bandidos participaram da ação, mas a polícia acredita que o número é maior. De acordo com o Bahia Notícias, até o momento, os criminosos não foram presos, e a Polícia continua na busca dos acusados.

Faça sua sobrancelha no SPA Glamour da Sobrancelha em Brumado

Pensando na importância da sobrancelha para valorizar o rosto feminino, ressaltando o olhar e a expressão facial, o SPA Glamour da Sobrancelha foi criado. O local é um centro especializado para promover um serviço de alta qualidade, perfeição e segurança no que tange a harmonia facial feminina através do embelezamento do olhar. Entre os serviços do SPA estão a dermopigmentação, procedimento que pigmenta a derme, segunda camada da pele, definindo e melhorando o visual das sobrancelhas. Além deste, também é oferecido no local design de sobrancelha, permanente e alongamento de cílios, coloração com henna, contorno de lábio e olho, depilação egípcia do buço, e estética facial da noiva. Não perca tempo e faça já a sua avaliação. O SPA Glamour da Sobrancelha fica na Av. Dr. Antônio Mourão Guimarães, 554-A. O telefone é (77) 3441- 5713.

Nordestinos vão gastar mais que a média do país nas festas de São João

Segundo pesquisa nacional realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o Nordeste vai ser o carro-chefe do consumo relacionado às festas juninas deste ano. O levantamento mostrou que 65% dos consumidores do Nordeste planejam realizar gastos para comemorar essas festas, em comparação a uma média nacional de 59%. O percentual dos nordestinos é o mais alto entre as cinco regiões abrangidas pelo levantamento. O levantamento da Boa Vista SCPC revelou ainda que os gastos que o consumidor da região Nordeste pretende fazer para a data são 45% superiores aos da média da pesquisa: os nordestinos planejam gastar, em média, R$ 303,76 com as comemorações, em comparação à média geral de R$ 209,19, considerando todas as regiões do País.

No período de um ano, entre o trimestre de fevereiro a abril de 2014 e o mesmo período de 2015, mais de 1 milhão de pessoas passaram a trabalhar por conta própria no Brasil, um total de 552 mil pessoas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A porcentagem da queda de pessoas que perderam o emprego sem carteira assinada, na mesma comparação, foi maior: 3,7%. Para o IBGE, pessoas que trabalham por conta própria são aquelas que são formalizadas - como o microempreendedor individual - ou não, mas trabalham sozinhas, sem funcionários.

Prefeitura intensifica preparativos para semana das celebrações dos 138 anos de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A prefeitura municipal de Brumado, através da secretaria de infraestrutura e do setor de iluminação, está intensificando as obras a serem inauguradas na semana da celebração dos 138 de aniversário da cidade. Parte dos preparativos foi registrada pela equipe de reportagem do site Brumado Notícias, dentre as quais a capina e pintura dos meios fios das calçadas nas principais avenidas e no centro comercial, instalação da iluminação na Praça Maria Aparecida, no Bairro Santa Tereza, e a iluminação da nova ponte que liga o Bairro São Félix ao Centro. Este último foi testado na noite da última quarta-feira (03). 

Prefeitura intensifica preparativos para semana das celebrações dos 138 anos de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, destacou ainda que haverá a inauguração de prédios escolares que foram reformados e ampliados em muitas comunidades rurais do município. As celebrações terão seu ponto culminante com uma grande festa na Praça Coronel Zeca Leite, no dia 11 de junho, dia do aniversário da cidade.

Péssimo sinal da Vivo deixa clientes irritados em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Durante toda a semana clientes da operadora Vivo em Brumado reclamaram através das redes sociais da oscilação no sinal da telefônica. No feriado da última quinta-feira (04), o serviço prestado pela operadora conseguiu ficar ainda pior, deixando os clientes ainda mais irritados. “Não tenho mais paciência para Vivo, de hoje em diante ela está morta em meu celular”, publicou o estudante Rogério Francisco, afirmando que vai mudar de operadora. Recentemente, a Vivo investiu na melhoria do sinal na região, mas, mesmo assim, tem acumulado reclamações dos clientes.

Despacho de macumba é deixado na porta de assessor parlamentar em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um despacho de macumba foi deixado na porta do assessor parlamentar e presidente da Associação de Moradores do Bairro Dr. Juracy, Jobson Cruz, o Jobinho, na madrugada da última quinta-feira (04). Logo nas primeiras horas da manhã, quando iria sair, Jobinho encontrou a oferenda em sua calçada. Ao site Brumado Notícias, o representante comunitário declarou que acredita se tratar de um feitiço para o intimidar, porém ele garantiu que não tem medo desse tipo de prática. Jobson ainda usou sua página no Facebook para mandar um recado ao desafeto. “Logo cedo acordo com isso na porta de casa. Você que acha que isso vai me destruir? Tá enganado (a), não me abalo com inveja de ninguém. Mas como diz o ditado: Quem tem luz própria incomoda quem está no escuro. Meu Deus é maior que tudo, essas coisas só fortalecem a minha fé !!!”, escreveu ele.

Brumado: Higienização automotiva é com Patrick Car

Quer deixar o seu carro brilhando e limpo? Entre em contato com Patrick Car através do número (77) 9848-0012 e agende uma limpeza. A Patrick Car faz por você lavagem de banco, teto, carpete, porta, soleiras, console, painel, manta protetora, cintos e pintura do veículo, polimento, troca de para-brisa, restauração de faróis, conserto de para-choques e muito mais. O serviço pode ser contratado na Rua Guilhermino Ribeiro, Jardim Brasil, no fundo da Embasa. Com Patrick Car você tem a certeza de um serviço de qualidade e seu carro de cheiro novo.

Brumado: Higienização automotiva é com Patrick Car Foto: Divulgação
Brumado: Audiência pública debate plano municipal de educação Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última quarta-feira (03) foi realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Brumado, que teve por tema principal o Plano Municipal de Educação. A secretária de educação, Acácia Gondim, e o vereador José Ribeiro Neves, membro da comissão de educação da Câmara, apontaram que a audiência visa dinamizar o setor educacional na cidade. Profissionais ligados a área da educação, bem como alunos e professores, marcaram presença no legislativo, onde puderam assistir as explanações acerca das metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE). Acácia avaliou a audiência como positiva e disse que a secretaria deve intensificar ainda mais ações após o encontro e os projetos elaborados pelo PNE.

Corpo do Ken Humano é velado em Minas Gerais

Celso Santebanes, o Ken Humano, faleceu na última quinta-feira (4) em razão de complicações no tratamento contra leucemia. Ele estava internado desde o dia 26 de maio e lutava contra a doença desde janeiro, quando teve o diagnóstico. O corpo do modelo será enterrado nesta sexta-feira (5), em Araxá, Minas Gerais. O sepultamento vai acontecer às 18h no Cemitério São João Batista. O velório está sendo realizado na casa da família, no Bairro de Santo Antônio.

Com missa e procissão, católicos celebram Corpus Christi em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Milhares de católicos da cidade de Brumado acompanharam a missa e procissão em celebração ao Corpus Christi realizada no final da tarde da última quinta-feira (04), na Igreja Santa Rita. A celebração foi presidida pelos Padres Eutrópio e Waldech. Após a missa, um cortejo seguiu em procissão por diversas ruas do Bairro Monsenhor Fagundes, passando pelo tradicional tapete colorido com os símbolos das comemorações desenhados no chão com pó de serra. O Padre Eutrópio falou ao site Brumado Notícias a respeito da celebração. 

Com missa e procissão, católicos celebram Corpus Christi em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é um evento baseado em tradições católicas. É realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. Trata-se de uma Festa de Guarda, isto é, para os católicos é obrigatório participar da Santa Missa neste dia, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo. A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo”, explicou o pároco.

Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta

A campanha de vacinação contra a gripe termina hoje (5) em todo o país. O prazo inicial para o fim da campanha era 22 de maio, mas em razão da baixa adesão do público-alvo, o Ministério da Saúde prorrogou a data. A meta do governo é vacinar 80% dos cerca de 49,7 milhões de brasileiros considerados mais vulneráveis à doença. Dados do último balanço da pasta mostram que apenas 68,5% das pessoas indicadas haviam sido imunizadas até a última terça-feira (2). O único grupo que atingiu a meta, até o momento, é o das puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), que alcançaram índice de cobertura de 88%.

Inscrições para Enem serão encerradas hoje (05)

Abertas no dia 25 de maio, as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 serão encerradas hoje, dia 5 de junho. Os candidatos interessados devem acessar o site do Inep e se inscrever até a 00h. A inscrição só estará confirmada após o pagamento da taxa de R$ 63 até o dia 10 de junho - com exceção de alunos que cursam o último ano do ensino médio na rede pública, que estão automaticamente isentos, e daqueles que comprovarem carência ao Inep. Neste ano, o exame será realizado nos dias 24 e 25 de outubro.

Secretaria de Educação da Bahia oferece 6.145 vagas para professores Foto: Reprodução

Na última quinta-feira (4), a Secretaria Estadual de Educação publicou edital na edição do Diário Oficial oferecendo 6.145 vagas para as funções de professor da Educação Básica, da Educação Profissional e de professor indígena nas unidades escolares da rede estadual. O Processo Seletivo Simplificado, por tempo determinado de até 24 meses e possibilidade de renovação por igual período uma só vez, objetiva à contratação dos professores pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). 4.616 vagas destinam-se a docentes do ensino básico, 1.282 (docentes da Educação Profissional) e 247 (professor indígena) - 30% são reservadas a candidatos negros. O processo seletivo será executado pela Consultoria em Projetos Educacionais e Concursos Ltda. (Consultec). As inscrições podem ser feitas das 8h do próximo dia 11 até a zero hora de 26 de junho no site da Consultec. Para se inscrever o candidato deve obrigatoriamente utilizar o número do CPF e o documento de identificação. A aplicação das provas está prevista para 26 de julho de 2015, em horário, turno e locais informados no Cartão de Convocação disponibilizado no site.

Brumado: Bandidos sobem em árvore para roubar moto de motoboy na BR-030 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ao trafegar pela rótula de entroncamento da BA-262 com a BR-030, em Brumado, na noite da última quarta-feira (03), um mototaxista foi abordado por três marginais armados, que anunciaram um assalto. A vítima disse ao site Brumado Notícias que um meliante saiu do mato de repente e parou em sua frente com a arma de cano longo apontada para sua cabeça. Ele reduziu a velocidade na passagem do quebra-molas e outros dois marginais que estavam escondidos em uma árvore saltaram para ajudar o comparsa. Sem reação, o rapaz entregou a moto e a carteira contendo documento e parte do seu salário do mês, além de um aparelho celular. O motoboy só não ficou a pé porque estava acompanhado por familiares que o seguiam em um carro. Segundo informações obtidas pela nossa reportagem, os bandidos não foram muito longe com a motocicleta, pois a polícia conseguiu encontrar o veículo em uma casa abandonada próximo à creche do Bairro Irmã Dulce. A polícia suspeita que a motocicleta seria utilizada em assaltos. 

Subway de Brumado com serviço de delivery

Em Brumado, o Subway trabalha com serviço de entrega à domicílio. Para receber o seu pedido em casa, o consumidor deve ligar para (77) 3453-1473 e pagar a taxa de R$ 2. O serviço funcionará todos os dias, das 11h às 23h. Monte o seu sanduíche, escolha seus acompanhamentos e se delicie com o melhor lanche natural da cidade no conforto da sua casa. Ligue (77) 3453-1473.

Arquivo