Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2015
fechar

Brumado: Pax Nacional deseja boas festas juninas a seus clientes e amigos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Vestida a caráter, a família Pax Nacional de Brumado está desejando boas festas juninas aos clientes e amigos. A Pax Nacional está sempre buscando a otimização na prestação de seus serviços oferecendo convênios médicos de qualidade. A empresa também oferece o melhor atendimento fúnebre na região, com urnas personalizadas. Compareça ao escritório da Pax Nacional, que fica localizado na Rua Dr. Antônio Mourão Guimarães, e confira os convênios da empresa.

Prefeito e secretário de saúde participam de instrução para implantação do curso de Medicina em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito Aguiberto Lima Dias (SD) e o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, participaram na última terça-feira (02) de uma audiência no Ministério da Educação (MEC) para discutir detalhes sobre o processo de seleção para implantação do curso de Medicina na cidade. Além de Brumado, mais 23 municípios pré-selecionados participaram da audiência. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário informou que a reunião contou com orientações e instruções acerca da supervisão que deve acontecer na cidade ainda neste mês, quando os médicos do Programa Mais Médicos conhecerão a estrutura do município. Feres adiantou que, após essa visita, no dia 1º de agosto será dada a resposta quanto a seleção ou não da cidade de Brumado para possivelmente ser sede do curso de Medicina. O secretário também afirmou que o município apresenta todos os pré-requisitos exigidos no edital do MEC. “Estamos bem esperançosos de que tudo vai dar certo”, disse Feres.

Número de usuários de internet pelo celular aumenta quase 20% Foto: Reprodução

Uma pesquisa mostrou que o número de pessoas que acessam a internet pelo celular aumentou quase 20% em apenas três meses. A mudança de comportamento causou impactos também nos negócios. Entre os maiores uso de dados estão redes sociais, e-mails, programas de bancos, vídeos, navegador de trânsito e aplicativo de mensagens.

SUS corresponde por quase dois terços das internações hospitalares no Brasil Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde divulgados hoje (2) pelo IBGE mostram que das 12,1 milhões de pessoas que foram internadas em um período de doze meses, 8 milhões foram por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A coleta de dados foi feita em 2013, por meio de questionário que perguntava se o entrevistado havia sido internado nos doze meses anteriores. Seis por cento da população brasileira afirmou que sim, e 65,7% destes foram hospitalizados via SUS. De acordo com a Agência Brasil, as internações no sistema único têm um peso maior nas regiões Norte (73,9%) e Nordeste (76,5%), chegando a corresponder a três em cada quatro internações. O menor percentual foi registrado no Sudeste (58,8%). O principal procedimento realizado entre as pessoas que ficaram internadas no SUS foi o tratamento clínico (42,4%), seguido por cirurgias (24,2%) e partos (13,1%). Na saúde privada, o perfil é diferente, com as cirurgias correspondendo a 41,7% das internações. Os tratamentos clínicos respondem por 29,8%, e os partos, 11,8%.

Produtos da indústria de frutas podem fazer parte da alimentação escolar em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A indústria de beneficiamento do Umbu, da comunidade do Campo Seco, em Brumado, recebeu certificação para atuar na região e boa parte dos produtos já está sendo rotulado para livre comércio na cidade e em municípios vizinhos. Após a certificação, a unidade passou a produzir derivados de outras frutas, passando a se identificar como usina de beneficiamento de frutas. Durante a sessão legislativa da última segunda-feira (01), o vereador Weliton Lopes (SD) disse que os produtores estão encontrando dificuldades para manter a usina em funcionamento por conta do alto custo de produção e falta de incentivo do poder público. O parlamentar levou algumas compotas produzidas no local, as quais foram apresentadas e distribuídas aos demais parlamentares. 

Produtos da indústria de frutas podem fazer parte da alimentação escolar em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Depois da exposição, Lopes fez uma indicação ao prefeito Aguiberto Lima Dias (SD) para que, através das secretarias de educação e desenvolvimento social, sejam adquiridos os produtos da agroindústria de beneficiamento de frutas da localidade como forma de incentivar, bem como cumprir o que reza o programa de aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar. A indicação foi aprovada por unanimidade e os produtores da comunidade ficaram satisfeitos com a aprovação. A prefeitura precisa agora sancionar o investimentos nos produtos.

SAC Móvel atende população de municípios do sudoeste baiano Foto: Tayga Ribeiro

O serviço de atendimento móvel do SAC visitará oito municípios do interior baiano até o dia 12 de junho. As carretas vão ofertar os serviços essenciais da rede, como emissão da carteira de identidade (RG), CPF e certidão negativa de antecedentes criminais, além do atendimento da Previdência Estadual e Ouvidoria Geral do Estado. A visitação da Rota 1 teve início no município de Guajeru, onde permanece até esta terça-feira (2), e segue viagem para as cidades de Maetinga (dias 4 e 5), Anagé (7 e 8) e Tremendal (10 e 11). Já a unidade da Rota 2 irá visitar os municípios de Araçás (2 e 3), Pedrão (5 e 6), Irará (8 e 9) e Sátiro Dias (11 e 12). Para mais informações sobre as rotas do SAC Móvel e horários de atendimento, basta acessar o site da Rede SAC ou utilizar os números 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel).

Joseph Blatter renuncia à presidência da Fifa Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (02), em conferência organizada no início da tarde, o atual presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, anunciou a sua renúncia ao cargo de presidente da Fifa. Ele estava há 14 anos à frente da maior entidade do futebol e havia se reelegido recentemente. “Eu considerei minha presidência, meus últimos 14 anos, relacionados à Fifa e esse belo lugar do futebol. Eu adoro e amo a Fifa mais do que qualquer coisa e só quero fazer o melhor pela Fifa e pelo futebol. Decidi concorrer de novo porque achei que era a melhor opção, mas, embora os membros da Fifa tenham me reelegido presidente, não pareço estar sendo apoiado pelo mundo do futebol”, anunciou o dirigente em pronunciamento oficial em Zurique, na Suíça. Blatter permanecerá no cargo até que novas eleições definam um novo presidente. O presidente do comitê eleitoral, Domenico Scala, anunciou que um novo processo eleitoral deve acontecer entre dezembro de 2015 e março de 2016.

Brumado: Mercadinho é assaltado e funcionária é ameaçada com arma na boca Foto: Divulgação/PM

Na última segunda-feira (1º), uma funcionária de um mercadinho localizado no Bairro Santa Tereza, em Brumado, viveu momentos de terror. Ela atendia um vendedor de gás quando um bandido armado entrou no estabelecimento e anunciou o assalto. Segundo informações obtidas pelo site  Brumado Notícias, agressivo, ele colocou a arma dentro da boca da funcionária exigindo o dinheiro do caixa. Para sorte da jovem, um policial à paisana passava pelo local e percebeu o que estava acontecendo. O militar conseguiu imobilizar o indivíduo, identificado como Pablo Renan Novaes, e chamou reforço. Uma viatura policial compareceu ao mercadinho e encaminhou o elemento para a delegacia, onde ele está à disposição da justiça. A quantia roubada foi recuperada e a arma, um revólver calibre 32, foi apreendida.

Prefeitura de Jequié confirma redução no São João 2015 Foto: Jequié e Região

Há 15 anos realizando a tradicional festa de São João, a cidade de Jequié, no sudoeste baiano, anunciou que vai reduzir o investimento no evento neste ano. Segundo a prefeitura, por conta das dificuldades na arrecadação, o orçamento para o evento, que chegava a R$ 2 milhões, será reduzido, assim como os dias da festa, que passarão de onze para cinco dias. A atual gestão ainda divulgou que, com a redução no orçamento, a cidade deverá ter na Praça Rui Barbosa a apresentação de bandas regionais e atividades tradicionais, como quadrilhas. Ao G1, o secretário de comunicação social, Jacbson Brito, disse que as tradicionais festas de Terno de Reis e Bumba Meu Boi serão mantidas. Segundo ele, só não haverá grandes atrações como em anos anteriores. Até mesmo as festas particulares realizadas nas proximidades da cidade podem ser canceladas. O empresário Dickson Magano Silva, organizador do Forró da Margarida, reclamou da demora da prefeitura em dizer se haveria ou não São João, o que “acabou praticamente inviabilizando a festa", de acordo com ele. A situação também preocupa os comerciantes da cidade, que temem reduzir os lucros nos festejos deste ano.

Brumado: São João do Bairro Dr. Juracy será realizado no dia 23 deste mês

No dia 23 de junho será realizado o São João do Bairro Dr. Juracy, festa que já se tornou tradicional na cidade de Brumado. O evento junino acontece a partir das 21h, na Praça João Romão, onde pessoas da comunidade e de todo município se reúnem para um arrasta-pé animado. Para alegrar a festa, se apresentarão no local Júnior Vocal, Jéssica e Patrik, Liro Barbosa e Serginho Cardoso. A iniciativa é promovida todos os anos pela Associação dos Moradores do Bairro Dr. Juracy.

AL-BA: Projeto que beneficia artistas baianos será votado no dia 9 de junho Foto: Divulgação

No próximo dia 9, o projeto de lei que prevê a criação de 50% de cotas para os forrozeiros baianos se apresentarem durante o São João será votado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A proposta é resultado de um acordo entre os deputados Zé Neto (PT) e Sandro Régis (DEM), com o apoio do presidente do legislativo, deputado Marcelo Nilo (PDT). Este último destacou que a maior festa do estado é o São João, que acontece nos 417 municípios. “Esse é um projeto muito importante, pois precisamos priorizar as bandas do interior e da capital”, declarou Nilo. A proposição, que foi assinada pelos deputados na última quinta-feira (28), tem como principal objetivo valorizar a cultura nordestina, destinando parte da verba das Secretarias de Cultura e Turismo para a contratação dos artistas para as festas juninas.

Brumado: Motociclista fica ferido após ser atingido por fio de eletricidade da Coelba Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Retornando de moto para casa na noite da última segunda-feira (1º), um atendente de supermercado foi atingido por um fio de eletricidade da Coelba. Ele trafegava pela Rua Brasil, via de acesso ao Bairro Baraúnas, em Brumado, quando o incidente aconteceu. Com várias escoriações e uma lesão na clavícula, o rapaz compareceu na manhã desta terça-feira (2) na delegacia local para fazer o registro da ocorrência, queixando-se de que a Coelba já havia sido avisada do problema acerca de 15 dias, mas não deu a devida manutenção na fiação. Segundo familiares da vítima, devido ao choque, o jovem teve a pressão e os batimentos cardíacos alterados. Ele foi arremessado para longe da motocicleta e a mesma ainda percorreu cerca de 5 m com os fios enganchados soltando faíscas pela rua. A perna do rapaz ficou machucada por conta da “chicotada” do fio. A família declarou que entrará com uma ação contra a Coelba exigindo uma indenização.

Brumado: Bandidos disparam diversos tiros contra idoso e família se esconde em plantação de palma Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um lavrador de 81 anos foi surpreendido na noite da última segunda-feira (1º), em sua casa na comunidade Lagoa da Tapagem, zona rural de Brumado, por três homens que bateram em sua porta pedindo água. O idoso atendia o pedido quando um dos elementos perguntou se ele era o homem da melancia e, em seguida, sacou uma arma de fogo da cintura e anunciou o assalto. Assustado, o idoso saiu correndo. “Nessa hora eu bati na janela e gritei pra mulher e minha filha: ‘corre e chama a polícia’, aí eles começaram a atirar pra tudo quanto foi lado”, contou o aposentado ao site Brumado Notícias. A filha de 21 anos disse a nossa reportagem que ela e a mãe se esconderam na plantação de palma e pensavam que os bandidos haviam matado o pai diante de tantos tiros. Segundo informações da polícia, os bandidos fugiram sem levar nada da casa e deixando um pé de chinelo para trás. A polícia esteve na localidade e pode comprovar as várias perfurações dos projeteis que foram disparados nas paredes da residência.

Dilma sanciona lei que garante benefícios as domésticas Foto: Jornal da Capital

O projeto de lei que regulamenta o trabalho das empregadas domésticas foi sancionado com vetos pela presidenta Dilma Rousseff (PT). A lei está publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (2). Dilma vetou integralmente a proposta do senador Romero Jucá (PMDB-RR) que criava alíquotas únicas de 6% de contribuição previdenciária para patrões e empregados. Na exposição de motivos, a presidenta destacou que a medida, se aprovada, geraria um impacto de R$ 600 milhões por ano aos cofres públicos. A lei estabelece uma série de garantias aos empregados domésticos. Além do recolhimento previdenciário, a nova legislação para a categoria prevê o recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A regulamentação, no entanto, ainda será feita pelo Conselho Curador do FGTS e pelo agente operador do fundo.

Empresários brumadenses prestigiam uma das maiores feiras de negócios do país, a Bahia Farm Show Foto: Divulgação

Entre as três maiores feiras do país em volume de negócios, a Bahia Farm Show é a maior vitrine do agronegócio do Norte/Nordeste do Brasil. Ela agrega as maiores empresas de máquinas, implementos, insumos, aviação e serviços. Empresários brumadenses marcaram presença na feira, realizada na cidade de Luiz Eduardo Magalhães, no último fim de semana. Vanderlito Souza, Jair Rocha, Alessandro Silva, Marlito Lacerda, o advogado Gilvan e Chiquinho, prestigiaram o evento a fim de conhecer as novidades do mercado. Realizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e da Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos, a Bahia Farm Show, além de vitrine, é uma excelente oportunidade de realizar negócios e promover a sua marca.

Brumado: Imobiliária Construção está vendendo novos lotes no Loteamento Meira

Em Brumado, a Imobiliária Construção acaba de lançar a segunda etapa de vendas do Loteamento Meira, localizado no Bairro Rodoviário. Os preços e planos de pagamento são bastante acessíveis, com prestações fixas em até 60 meses. Adquira já o seu lote e garanta a sua casa própria. O loteamento está super bem localizado e é um investimento muito seguro. A Imobiliária Construção fica na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 85. O telefone é (77)3441-1490. Não perca esta grande oportunidade!

Brumado: CMEAS é premiado como melhor escola pública do ano Foto: Divulgação

Em Brumado, o Centro Municipal Agamenon Santana (CMEAS) recebeu a premiação da segunda edição do Prêmio Melhor Escola Pública do Ano, promovida pelo Ministério Público do Estado da Bahia e pela Fundação José Silveira. Como prêmio pelo título, a escola recebeu diversos equipamentos, entre os quais 01 data show, 01 TV 50", 01 home theater e 01 notebook. A direção fez questão de agradecer a todos os alunos, pais, professores e funcionários por mais esta conquista.

'Sem estrada, sem segurança e sem esperança por uma Bahia melhor', diz deputado Luciano Ribeiro Foto: Giselle Quintão

Durante pronunciamento em sessão realizada na última segunda-feira (1º), na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado Luciano Ribeiro (DEM) lamentou o estado de conservação das estradas da Bahia. “Nas visitas às bases no final de semana e hoje no retorno às atividades na capital, constatei que as estradas, mesmo aquelas que passaram por operação tapa buraco, há menos de um mês, se encontram destruídas, a exemplo da estrada de Brumado à Sussuarana e a de Caetité a Igaporã”, disse Ribeiro. O parlamentar ainda citou algumas notícias relacionadas ao estado, que, segundo ele, são de desalento. “5 mil carros roubados na Bahia em 5 meses; carros incendiados em plena delegacia de Piripá, mais caixa eletrônico explodido em Salvador; um sistema penitenciário que não tem se baseado na ressocialização e com agentes em greve; abastecimento de água suspenso na capital e em outras cidades; Governo dando calote no Programa Minha Casa. Minha Vida; ausência total de repasses de verbas para a assistência social dos municípios em 2015 - o que vem sobrecarregando os municípios, correndo o risco de não prestar o serviço devido... e assim começa mais uma semana e mais um mês.. sem nenhuma notícia alentadora para os baianos. Este é o Governo do PT”, resumiu ele.

Ibicoara: Menor mata padrasto com facada no peito Foto: Reprodução

Por volta das 22h do último domingo (31), um adolescente matou o padrasto com uma facada no peito no Distrito de Cascavel, no município de Ibicoara, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Valdiney Bernado dos Santos, de 31 anos, teria agredido a companheira por ciúmes. Ao tomar conhecimento do fato, o filho da mulher, um menor de idade, ficou furioso e agrediu o padrasto de maneira fatal em um bar onde ele estava bebendo. Valdiney morreu no local. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Brumado, onde, após ser necropsiado, foi liberado na manhã de hoje (01). O menor está foragido.

Homicídios caem 50% em Brumado e 53% em toda a região Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ações realizadas entre as polícias civil e militar estão contribuindo para a diminuição do número de homicídios em Brumado, cujos números caíram pela metade, e em toda região. Segundo a 34º Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), houve grande redução de crimes violentos, como homicídios, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, observando-se o comparativo do período de janeiro a maio de 2014 e 2015. Em toda a microrregião, composta por 21 municípios, a redução foi ainda maior, de 53%. Apesar do efetivo policial ainda ser insuficiente na região, o destaque tem sido a atuação integrada das polícia civil e militar no combate à criminalidade.

Campanha de vacinação contra a gripe acaba na sexta-feira (5)

A campanha de vacinação contra a gripe acaba na próxima sexta-feira (5) em todo o país. O prazo inicial para o fim da campanha era 22 de maio, mas em razão da baixa adesão do público-alvo, o Ministério da Saúde prorrogou a data. A meta do governo é vacinar 80% dos cerca de 49,7 milhões de brasileiros que compõem o público alvo. Dados do último balanço da pasta mostram que apenas 46,2% foram imunizados. Os sintomas da gripe incluem febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. O agravamento pode ser identificado por sintomas como falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Médico prevê colapso no hospital de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Como unidade mais avançada para casos de média complexidade e semi-intensiva, o Hospital Professor Magalhães Neto (HPMN), em Brumado, tornou-se referência na microrregião. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o médico Rafael Vilela Reis disse que há uma sobrecarga na unidade por conta da falta de estrutura nos demais municípios da região, que acabam enviando pacientes de casos simples para o hospital. Segundo ele, a cidade está sustentando a saúde dos municípios vizinhos sem ser devidamente assistida pelo Estado e ou pela União, e acima de tudo, sem receber uma contrapartida das prefeituras da região. O médico relatou ainda que 60% dos atendimentos realizados na unidade de saúde são de pacientes de outras localidades em busca de consultas de ambulatório. “São pacientes fora da regulação e da pactuação da saúde, que, na falta de estrutura de suas cidades, sobrecarregam o hospital de Brumado por conta de atendimentos simples, que poderiam ser feitos em qualquer unidade básica de saúde”, reiterou.

Médico prevê colapso no hospital de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Reis denunciou que muitos desses pacientes chegam em carros oficiais e em carros particulares orientados por servidores da saúde de seus municípios. “Se fosse só a população local, o hospital teria atendimento de excelência, mas o município está absorvendo a demanda de toda a região. Ao invés de se fazer 100 atendimentos em uma manhã, são feitos 250, o que onera o hospital e sobrecarrega os profissionais que não conseguem manter uma qualidade de excelência no atendimento”, destacou o médico, apontando que a situação leva a irritação dos pacientes com os enfermeiros e servidores da unidade. Reis prevê um efeito pior ao declarar que “do jeito como se encontra, o município não conseguirá manter sozinho os atendimentos e a demanda do HPMN e tão logo, assim como está acontecendo com o Hospital de Base em Vitória da Conquista, o hospital de Brumado também entrará em colapso”, alertou ele.

Brumado: Tiro de Guerra colabora com a Semana do Meio Ambiente Foto: Divulgação

Na manhã de hoje (1º), os integrantes do Tiro de Guerra 06/024, de Brumado, estão cooperando com as atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Eles realizaram o preparo de mudas de plantas e de árvores que serão doadas para plantio durante as comemorações do dia do Meio Ambiente no dia 9 de junho. No decorrer desta semana, os atiradores realizarão o preparo da terra e das mudas que serão distribuídas. Os atiradores, além de cooperar com a pasta no preparo, plantio e distribuição das mudas, aproveitam a oportunidade para executar o que já aprenderam sobre meio ambiente nas instruções ministradas dentro do quartel. O trabalho vem sendo desenvolvido no viveiro municipal de Brumado e, segundo o Sargento Ten. Paulo Souza, esta é uma ótima oportunidade de conscientização sobre a preservação da natureza e de seus recursos, não só para os soldados atiradores, mas para toda a sociedade brumadense.

Piripá: Cinco carros são incendiados em frente à delegacia Foto: Divulgação/PM

Na noite do último domingo (31), cinco carros estacionados em frente à delegacia da cidade de Piripá, no sudoeste baiano, foram incendiados. Segundo a polícia, os veículos são resultado de apreensões feitas por falta de documentação. De acordo com o G1, o fogo foi controlado com ajuda de pessoas que estavam no local, além de um carro pipa, que foi chamado. Doze veículos estavam em frente à delegacia há mais de dois anos, porque o pátio da unidade já está cheio. A polícia ainda não sabe quem ateou fogo aos veículos, mas desconfia que tenha sido uma represália de pessoas que tenham tido os carros apreendidos.

Arquivo