Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "06/2015"

28 Jun 2015 - 10:00h

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

28 Jun 2015 - 09:30h

As mortes do cantor sertanejo Cristiano Araújo, 29, e sua namorada, Allana Moraes, 19, em acidente na BR-153, em Goiás, na madrugada de quarta-feira (24), poderiam ser evitadas se ambos estivessem utilizando o cinto de segurança. Se um carro a 80 quilômetros por hora, conduzindo um passageiro de 70 quilos no banco traseiro sem o cinto de segurança, sofrer uma colisão, o impacto do corpo deste sobre o condutor ou carona será de 5,2 toneladas, com consequências graves para quem está sentado à frente do veículo. Pesquisa nacional promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que apenas 50,2% da população brasileira têm o habito de usar o cinto de segurança no banco traseiro de carros ou vans, apesar de comprovadamente o fato de por o utensílio reduzir o risco de morte no trânsito. Ao que tudo indica, os baianos estão se conscientizando disto, mas a maioria ainda desafia o que recomenda o artigo 65 do Código de Trânsito e corre o risco de entrar para as estatísticas dos acidentes fatais.  Segundo o estudo, os entrevistados mostram mais consciência quando estão no banco da frente, em que 79,4% das pessoas com 18 anos ou mais dizem sempre usar o item de segurança. Contudo, o cinto na parte traseira do veículo reduz mais o risco de morte, pois, em uma colisão, impede que o corpo dos passageiros seja projetado para frente, atingindo o motorista e o carona. As informações são do Jornal Tribuna da Bahia.

28 Jun 2015 - 09:00h

Se você pensa que a culpa dos olhos vermelhos ao nadar em uma piscina é exclusivamente do cloro, uma pesquisa do US’s Healthy Swimming Program mostra que a origem do problema é um pouco diferente. De acordo com cientistas, a quantidade de urina na água também influencia no sintoma. Quando as pessoas fazem “xixi” na piscina, a urina reage com cloro e cria um composto químico que irrita os olhos. Ainda segundo o estudo, este composto pode criar, inclusive, gases venenosos que podem danificar órgãos como pulmões, coração, além do sistema nervoso. “Aquele cheiro 'de cloro' na piscina não é o cloro, na verdade. O que você cheira são substâncias químicas surgidas quando o cloro se mistura com xixi, suor e sujeira dos corpos dos nadadores”, afirmou o integrante do US’s Healthy Swimming Program, Chris Wiant. De acordo com especialistas, o velho mito de que um corante colocado na água revelaria a ação “mijões” ainda está longe de se tornar realidade. Portanto, os olhos vermelhos ainda seriam o maior indicador de que eles estão agindo em uma piscina. Urinar em piscinas cloradas, na verdade, reduzem o efeito do cloro, o que significa que mais quantidade da substância pode ser derramada. Mas, mesmo que isso aconteça, não será suficiente para livrar os banhistas de doenças mais comuns, já que muitas bactérias podem continuar a viver por dias na piscina. Os especialistas asseguram que as tradicionais recomendações continuam sendo a melhor forma de garantir que as piscinas sejam locais seguros: assegurar que os corpos estejam limpos e urinar em outro lugar. “A solução não estará numa ciência muito complexa. A boa educação é o suficiente”, disse Michele Hlavsa, chefe do Centro americano de controle de doenças do US’s Healthy Swimming Program.

28 Jun 2015 - 08:00h

Quatro anos atrás, comandada pelo então treinador Mano Menezes, a seleção brasileira enfretou o Paraguai nas quartas de final da Copa América. Empate no tempo normal e derrota nos pênaltis. Quatro anos depois, desta vez com a competição realizada no Chile, e agora sob comando de Dunga, o Brasil decepcionou novamente. O confronto terminou empatado no tempo normal em 1 a 1, com gols de Robinho e González. Nas penalidades, o time brasileiro levou a pior como em 2011. Éverton Ribeiro e Douglas Costa bateram para fora, enquanto apenas o experiente Roque Santa Cruz perdeu para seleção do Paraguai.

27 Jun 2015 - 10:00h

Um bebê nasceu com dois dentes em Eunápolis, no extremo sul da Bahia. O caso é considerado raro e assustou a mãe da criança. “A médica chegou me dando essa notícia, eu comecei a tremer. Aí ela foi me acalmando, falando que não era normal, mas que era uma raridade acontecer”, relatou Jocácia Santos, mãe do bebê. Esse é o terceiro filho da empregada doméstica. Rian Miguel nasceu no dia 19 de junho, com 40 semanas e 3,5 kg. O primeiro dente caiu ainda durante o parto e o segundo continua envolvido por uma fina membrana da gengiva. Apesar de incomum, o dente não prejudica o desenvolvimento da criança, mas dificulta na hora de sugar o leite e machuca o mamilo da mãe durante a amamentação. Preocupada, a mãe do garoto levou ele ao dentista no quarto dia de vida e descobriu que os dois dentes fazem parte da terceira dentição, que não é nem a de leite e nem a permanente. “A gente chama de uma dentição neonatal. As causas ainda são desconhecidas. Tem alguns estudos que dizem que é um fator genético, hereditário, mas a gente não tem uma causa explicável”, disse o cirurgião dentista Patrick Fadini. 

Segundo médicos pediatras, exceto casos específicos, os dentes começam a nascer entre 4 e 7 meses de idade. Existem casos de crianças que já nascem com os dentes, como no caso de Rian Miguel, ou têm erupção precoce em torno de um mês. Esses dentes são conhecidos como dentes natais ou neonatais, que em casos de complicações, como dor, ulcerações na língua e lábio ou dificuldades na amamentação, necessitam de uma avaliação do odontopediatra para discussão da necessidade de extração ou manutenção desses dentes. Como o dente não está muito firme, ele deve ser extraído em breve, para evitar que Rian Miguel possa engolir ou aspirar. “Pode ir [o dente] para vias aéreas, obstruir a via aérea dessa criança. Ela pode ter uma parada respiratória por causa disso. Então é sempre bom a gente evitar e adiantar esse procedimento para evitar qualquer risco maior”, alerta o cirurgião. As informações são do G1.

CONTINUE LENDO

27 Jun 2015 - 09:30h

Um policial militar, lotado na 77ª Companhia Independente de Polícia Militar de Vitória da Conquista, ficou gravemente ferido após ser atingido por disparo acidental da própria arma. O acidente ocorreu na tarde desta sexta-feira (26). Em nota, a Polícia Militar informou que Rudson Souza foi encaminhado para o Hospital Samur, onde passa por exames médicos. Através do Núcelo de Núcleo de Estatística e Comunicação da 77ª CIPM, o Comandante da companhia, Major Fernando Leite, informou que “todos os esforços estão sendo tomados para que o policial se recupere da melhor forma e o mais brevemente”. De acordo com o G1, o estado de saúde de Rudson Souza, bem como as circunstâncias do acidente não foram informados.

27 Jun 2015 - 09:00h

Pensando na importância da sobrancelha para valorizar o rosto feminino, ressaltando o olhar e a expressão facial, o SPA Glamour da Sobrancelha foi criado. O local é um centro especializado para promover um serviço de alta qualidade, perfeição e segurança no que tange a harmonia facial feminina através do embelezamento do olhar. Entre os serviços do SPA estão a dermopigmentação, procedimento que pigmenta a derme, segunda camada da pele, definindo e melhorando o visual das sobrancelhas. Além deste, também é oferecido no local design de sobrancelha, permanente e alongamento de cílios, coloração com henna, contorno de lábio e olho, depilação egípcia do buço, e estética facial da noiva. Não perca tempo e faça já a sua avaliação. O SPA Glamour da Sobrancelha fica na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 554-A. O telefone é (77) 3441- 5713.

27 Jun 2015 - 08:30h

O primeiro casamento homoafetivo foi realizado ontem (26) no Fórum de Guanambi, no sudoeste baiano. Anne Karla Neves Garcia, 27 anos, e Juliana dos Santos Ribeiro, 25 anos, protagonizaram um evento histórico e casaram civilmente em uma cerimônia bastante concorrida com direito a cobertura ao vivo pela imprensa local. De acordo com o radialista Bonny Silva, a celebração brilhantemente conduzida pelo Juiz de Paz Jaldo Cambuy da Silva foi testemunhada por familiares, amigos e simpatizantes, convidados, bem como curiosos que queriam conhecer o novo casal. O casamento entre pessoas do mesmo sexo está assegurado por decisão do Superior Tribunal Federal (STF), e pela Resolução nº 175, de 14 de maio de 2013, do Conselho Nacional de Justiça, que obriga os cartórios a realizarem a cerimônia. A festa para os convidados aconteceu no Clube dos Médicos. Ao ser entrevistada Juliana reconheceu estar quebrando um tabu para a sociedade local e que espera estar contribuindo para incentivar outros casais homoafetivos a oficializar seus casamentos.

27 Jun 2015 - 08:00h

Na última sexta-feira (26), a Anatel lançou o aplicativo "Anatel Consumidor", que permite ao consumidor registrar e acompanhar, em celulares e tablets, reclamações contra as prestadoras de telecomunicações. A ferramenta também permite ao usuário fazer e acompanhar sugestões e pedidos de informação e conta com uma seção destinada a tirar as principais dúvidas sobre direitos do consumidor nas Perguntas Frequentes.  O app está disponível para os sistemas Android, iOS, o sistema dos iPhones, e Windows Phone e pode ser baixado nas lojas de aplicativos de forma gratuita. No evento de lançamento, o president da agência reguladora, João Rezende, disse que a intenção é que a internet seja, nos próximo anos, o principal canal de atendimento da Anatel. De acordo com o IG, no ano passado, os consumidores de telecomunicações registraram cerca de 2,8 milhões de reclamações contra suas prestadoras de telecomunicações na Anatel. Em 2015, até o final de maio, este número chega pouco mais de 1,5 milhão de reclamações, sendo que 63% delas são registradas pela Central de Atendimento Telefônico da Agência (telefone 1331) e 37% pela internet. Quando um consumidor registra uma reclamação na Anatel, ela é encaminhada para a prestadora que está sendo reclamada. A empresa tem, então, cinco dias úteis para dar uma resposta ao consumidor. Embora não trate de forma individual as reclamações, a Anatel cobra das prestadoras o cumprimento dos prazos e analisa, por meio de amostras selecionadas aleatoriamente e estatisticamente válidas, a qualidade das respostas das prestadoras.  Em geral, mais de 70% das reclamações registradas na Anatel são respondidas dentro do prazo de cinco dias úteis.

26 Jun 2015 - 18:30h

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) serão abertas na próxima segunda-feira (29) e vão até sexta-feira (3 de julho). Podem se candidatar estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtiveram nota superior a 0 na redação. O edital foi publicado na edição de hoje (26) do Diário Oficial da União. A divulgação dos resultados, em primeira chamada, está prevista para o dia 7 de julho. A segunda chamada deve sair no dia 14 de julho. As aulas dos cursos terão início entre os dias 3 e 31 de agosto de 2015, de acordo com o edital. Por meio do Sisutec, instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos para participantes do Enem. Terão prioridade no preenchimento das vagas os alunos de escolas públicas e os que estudaram na rede privada, na condição de bolsista integral.

26 Jun 2015 - 18:00h

Para comemorar a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, que liberou a união entre pessoas do mesmo sexo em todo o território do país nesta sexta-feira (26), o Facebook inaugurou uma ferramenta que permite aplicar as cores da bandeira da causa gay na foto de perfil da rede social. Os usuários que quiserem demonstrar apoio à decisão da Justiça dos Estados Unidos devem acessar a rede social e entrar na página facebook.com/celebratepride. Após isso, aparecerá uma caixa de diálogo perguntando se a pessoa quer estilizar sua foto do perfil ou não. No Twitter, onde a notícia apareceu primeiro, a hashtag usada pelo presidente Barack Obama ao anunciar a notícia foi modificada pela empresa: #LoveWins e #Pride passaram a ter um coração e uma bandeira de arco-íris ao lado delas, respectivamente. O perfil principal da empresa também alterou o avatar para deixá-lo um pouco mais colorido. O Google também fez uma ação especial e estilizou o logotipo da empresa que aparece após o usuário fazer uma pesquisa por termos como "gay marriage" (casamento gay), "same-sex marriage" (casamento entre pessoas do mesmo sexo) e "Supreme Court gay marriage" (Suprema corte casamento gay).

26 Jun 2015 - 17:30h

Por conta do mau tempo, voos foram cancelados entre quinta-feira (25) e sexta-feira (26) no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, em Vitória da Conquista. Na manhã desta sexta, um voo da Passaredo Linhas Aéreas, que sairia às 6h, foi cancelado, informou a Socicam, empresa que faz a gestão do aeroporto. Segundo o G1, outros três voos, um da Azul Linhas Aéreas e outros dois da Passaredo, também foram cancelados pelo mesmo motivo. A Socicam afirmou que alguns passageiros conseguiram ser colocados em outros voos pela manhã, mas outros passageiros ainda aguardavam, até por volta das 11h, que a situação fosse resolvida. A administradora do terminal disse também que os outros voos pousaram e decolaram normalmente.

26 Jun 2015 - 17:00h

Nos próximos dias 6 e 7 de julho, acontece na Câmara de Vereadores de Brumado a VI Conferência Municipal de Saúde de Brumado. Segundo o secretário municipal de saúde, o evento visa debater com a sociedade um sistema de saúde universal e gratuito. Toda a comunidade está convidada a participar da conferência.

26 Jun 2015 - 16:30h

Nos dias 15, 16 e 17 aconteceu no centro de treinamento de líderes - CTL, em Caetité, o encontro de formação da ASA sudoeste, onde estiveram presentes as entidades ASFAB, ASAMIL, CASA, Centro Comunitário da Paróquia de São Pedro, Carita Diocesana de Caetité, ADIPS e Associação Divina Providência. O objetivo do encontro foi lembrar os 15 anos da ASA na nossa região com os avanços e as conquistas nos programas de convivência com o semiárido, bem como os seus desafios. Para o coordenador de campo da ASFAB, Agnaldo Ribeiro, o encontro deu a oportunidade de voltar ao passado e perceber as conquistas obtidas ao longo desses 15 anos. “Saímos de uma lógica de combate à seca, o que sempre foi posto para o semiárido, projetos e programas sempre foram direcionado com esses aspectos à indústria da seca. A articulação no semiárido brasileiro vem propor uma lógica contrária a esse modelo ultrapassado, vem com o novo paradigma que é a convivência com o semiárido, aprender a conviver com a seca, pois ela é um fenômeno natural e, ao invés de combater, precisamos conviver. Para isso tivemos que construir projetos e programas que resultassem em políticas públicas para a convivência com o semiárido. 

O programa Um Milhão de Cisternas Rurais, o Programa Uma Terra e Duas Águas, os Barreiros Trincheiras Familiares, Cisternas nas Escolas, os projetos de Sementes, todos esses foram conquistas ao longo desses 15 anos, que de fato melhoraram a vida das pessoas no campo, de homens, mulheres, idosos e crianças. Trazer esses elementos e reviver um pouco as conquistas alcançadas, mas também lembrar os desafios que tivemos nesse percurso que não foram poucos, mais tivemos dentro da ASA força para superar todos os obstáculos. É importante para esse momento na nossa região fazer esses encontro de formação com essa turma nova que esta chegando. A ASFAB se coloca  na organização  desse encontro de  formação e se compromete  com o nivelamento de conhecimentos e das ações que estamos construindo dentro desse processo da convivência com o semiárido”, disse o coordenador, destacando que “é importante ouvir e aprender com os agricultores e agricultoras e nos colocar a seu serviço, buscando ampliar seus conhecimentos e ajudá-los para que apliquem no seu cotidiano.

26 Jun 2015 - 16:00h

Em uma cerimônia realizada na noite da última quinta-feira (25) foi empossada a nova diretoria do Rotary Clube de Brumado. Na oportunidade, o ex-presidente Idenor Silveira Amorim entregou o cargo a presidente eleita, Terezinha Marques de Souza. Conceição Marques de Souza foi eleita a nova presidente da Casa da Amizade. Diversas autoridades e rotarianos compareceram ao evento. O prefeito Aguiberto Lima Dias também prestigiou a cerimônia. A nova diretoria assume a entidade na gestão 2015/2016.

26 Jun 2015 - 15:30h

Devido a problemas de estiagem, as cidades de Rio do Pires e Caturama, no sudoeste baiano, tiveram situação de emergência decretada pelo estado. Além delas, o município de Coribe também está em situação de emergência por conta da seca. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (26) no Diário Oficial do Estado. Em Rio do Pires e em Caturama a condição tem duração de 180 dias, contados a partir de 1° de junho e 6 de março, respectivamente. Já em Coribe, o decreto vale por 90 dias, retroativo a 15 de junho. Ao todo, 48 cidades já tiveram o decreto autorizado pelo Estado, sendo que 26 já têm a condição também autorizada pelo Ministério da Integração Nacional. Com o decreto, as cidades recebem apoio para enfrentar os problemas econômicos impostos pela estiagem.

26 Jun 2015 - 15:00h

Os moradores do Bairro Dr. Juracy, em Brumado, estão vivenciando o resgate de uma obra que parecia encaminhar para mais um abandono e desperdício de verba pública, a Academia Popular da Saúde, que por anos foi abandonada. Além do vandalismo na estrutura inacabada do local, havia denúncias de que o lugar era utilizado como ponto de consumo de drogas e atos libidinosos. Somando forças com as secretarias de saúde e infraestrutura, a comunidade reivindicou o andamento da obra, e a prefeitura, em parceria com o governo federal, resgatou o prédio, construindo uma praça com equipamentos de ginástica. O secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, esclareceu ao site Brumado Notícias que a academia atenderá os pacientes encaminhados pela unidade básica de saúde do bairro e oferecerá exercício de baixo impacto para atender o período de acompanhamento médico de cada indivíduo. 

Nossa reportagem ouviu também o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, e o mesmo adiantou que resta realizar as obras de urbanização da praça, o que deve acontecer nos próximos vinte dias. A praça agregará a quadra de esportes, a praça de ginástica e o espaço de acompanhamento dos pacientes. Os moradores aguardam também a pavimentação das vias de acesso à localidade. “Agora está dando gosto de ver, é outro visual. O espaço que antes era utilizado para prejudicar vidas, agora restaurado será usado para melhorar nossa saúde e qualidade de vida”, disse o desportista Marcos Brito.

26 Jun 2015 - 14:30h

Damas e cavaleiros que se preparem, pois no dia 26 de julho acontecerá a tradicional Cavalgada Open-Bar da Associação da Fazenda Lamarão, em Brumado, com boi no rolete, espetinhos, acarajé, caldos, cerveja, refrigerante e água. A animação fica por conta de Ed Rossi, Thor e Mathias. Garanta logo a sua camisa! Até o dia 10 de julho o primeiro lote será de R$ 80, após esta data o valor será reajustado para R$ 100. Cavalgada da Fazenda Lamarão, venha fazer parte dessa alegria. Maiores informações pelo telefone (77) 3441-5000.

26 Jun 2015 - 14:00h

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, anunciou hoje (26) que a segunda edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) de 2015 vai ofertar 61,5 mil novas vagas. Os juros dos novos financiamentos serão reajustados para 6,5% ano. Atualmente, a taxa de juros é 3,4%. O edital com datas e detalhes sobre a inscrição deve ser divulgado no dia 3 de julho, segundo o ministro. A oferta de vagas vai priorizar os cursos com notas 4 e 5 nas avaliações do Ministério da Educação (MEC). As notas vão até 5. “Assim se garante que os estudantes estarão pagando e o país financiando cursos que serão melhores para sua formação”, disse Renato Janine em vídeo postado no Facebook. Serão priorizados também os cursos das áreas de engenharia, saúde e a formação de professores. Além disso, as vagas serão destinadas principalmente às regiões Norte, Nordeste e Cento-Oeste, excluído o Distrito Federal. Sobre o reajuste dos juros, Janine disse que a taxa de 6,5% está mais alinhada com a inflação do último ano. Segundo ele, o governo fez um esforço especial para abrir as novas vagas em um ano de contenção orçamentária. Janine lembrou que, as vagas ofertadas no segundo semestre vão se somar as 252,5 mil disponibilizadas no primeiro semestre, totalizando 314 mil vagas do Fies em 2015. A intenção do governo é manter esse patamar de oferta nos próximos anos. O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. No último dia 8, o ministro havia confirmado a segunda edição do financiamento. As informações são da Agência Brasil.