Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2015
fechar

Criolipólise e peeling você encontra na Clínica Luiza Feres em Brumado

Na clínica Luiza Feres você tem acesso a diversos tratamentos estéticos, como criolipólise, peelings, limpeza de pele e carboxiterapia facial. No local, que faz a criolipólise ganha o peeling, e ainda paga mais barato pelo melhor tratamento da cidade. A primeira avaliação da sua pele é gratuita. Ligue agora mesmo na clínica e agende o início do seu tratamento. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 9962-3010 / 9997-3200.

Brumado ganhará novo oftalmologista em 2016 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Marlúcio Abreu Filho, o Marlucinho, está em contagem regressiva para as novas realizações de 2016. Filho do casal Marlúcio e Ilka Abreu, Marlucinho está em seu último ano de residência e especialização, além de outros cursos na área de oftalmologia na cidade de Maceió, capital do estado de Alagoas. Em entrevista ao site Brumado Notícias, ele declarou que está ansioso para completar os cursos e retornar para sua terra natal no próximo ano já capacitado para atuar na área. “Sempre sonhei em poder retribuir ao município de Brumado o muito que essa terra fez pela minha família. Brumado é minha terra, o lugar onde me criei e fiz amigos. Tenho projetos pessoais, além da minha especialização, para colaborar de alguma forma com o progresso de nossa cidade”, disse o futuro oftalmologista.

Prefeito Beto Maradona convida região para o Arraiá de Caculé 2015 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A equipe do Governo de Caculé trabalha a todo vapor para deixar a cidade linda e no clima do São João 2015. Este ano, o Arraiá de Caculé acontece entre os dias 19 e 21 de junho, na Praça Deoclides Cardoso, palco de grandes shows. As atrações já estão confirmadas e o público se prepara para dançar um arrasta-pé de primeira qualidade ao som de Lordão, Dio do Acordeon, Cheiro de Milho, Ed Rossi, Lula Sabiá e Bel Lima. E mais uma vez em Caculé o simpático cantor Leonardo promete fazer um super show dos 30 anos de carreira, cantando os seus grandes sucessos. Além disso, ainda tem as atrações regionais: Feras da Bahia, Thiago Araújo, Radiola de Cangaceiro e Ricardinho e banda. Para aquecer as tardes de São João, a animação ficará por conta das festas de camisa, com o Forró do Bacurau no dia 20 de junho, o Forró do Bode e o Forró Xamegado no dia 21 de junho, e ainda a aconchegante Festa do Fole Furado, que será realizada no dia 23 de junho. 

Prefeito Beto Maradona convida região para o Arraiá de Caculé 2015 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito Beto Maradona (DEM) fez questão de ressaltar que toda a festa teve o recurso garantido através de planejamento da prefeitura até então sem apoio do governo do estado. “Já está tudo pago, não estamos devendo nada a ninguém. Não tivemos nenhum pronunciamento por parte da Bahiatursa, como sempre ficamos de escanteio”, disparou o alcaide caculeense, acrescentando que é aguardada a passagem de 30 mil pessoas por noite nos dias de festa na cidade. Em seguida, o gestor falou de sua satisfação em promover e manter a tradição do Arraiá de Caculé. Maradona aproveitou para reforçar o convite a toda região. “É uma grande alegria poder manter essa tradição que faz parte do calendário festivo e cultural do nosso sertão, por isso convido os vizinhos de Brumado, Guanambi, Caetité e toda a região para estarem presentes conosco nestes dias de festa, no Arraiá de Caculé, o melhor da Bahia”.

Oficial do 19° Batalhão de Caçadores visita o Tiro de Guerra de Brumado Foto: Divulgação/TG

Entre os dias 14 e 17 de junho, o Capitão de Infantaria Jasón Siffert Lemos, do 19° Batalhão de Caçadores, sediado em Salvador, esteve no Tiro de Guerra de Brumado. O Chefe de Instrução do TG, Sargento Tenente Paulo Souza, recepcionou o capitão e mostrou as instalações do local, as suas condições, possibilidades, limitações e as necessidades em termos de material de emprego militar. Siffert ficou impressionado com a forma com o que a instituição é administrada, bem como com as boas condições de higiene e limpeza das instalações, além do alto padrão dos atiradores.

Brumado: Embasa informa sobre serviço de manutenção na Adutora de Cristalândia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo comunicado da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), o fornecimento de água será temporariamente interrompido no Sistema Integrado de Abastecimento de Brumado e Malhada de Pedras desde às 5h desta quinta-feira (18). A interrupção foi necessária, segundo a empresa, para possibilitar a realização de serviço de correção de vazamento na Adutora de Cristalândia. A Embasa recomenda aos moradores que façam a utilização racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares no período.

Copa América: Brasil perde para a Colômbia Foto: CBF

As 11 vitórias seguidas da seleção brasileira chegaram ao fim na noite desta quarta-feira, em Santiago. Com uma atuação apática, o time do técnico Dunga foi dominado e derrotado pela Colômbia de James Rodríguez e Cuadrado por 1 a 0, em seu segundo jogo na Copa América. O resultado, além de adiar a classificação brasileira às quartas de final, marca o primeiro revés desde a Copa do Mundo. Para piorar, Dunga perdeu Neymar para os dois próximos jogos da seleção - caso o Brasil avance às quartas de final. O atacante, que já havia levado o segundo cartão amarelo durante a partida, foi expulso após o apito final por se envolver em confusão com jogadores da Colômbia.

Caculé: Forró do Bacurau será realizado no dia 20 de junho

O Forró do Bacurau será realizado no dia 20 de junho. Neste ano, a tradicional festa de Caculé tem como atrações a banda Psirico, Dedim Gouveia, Kleitones e Lordão. O evento terá início às 18h, no Espaço Bacurau. Vai ter comida e bebida à vontade (exceto whisky, vodka e energético). Adquira agora mesmo o seu ingresso e comemore esse São João no Forró do Bacurau, onde a diversão é garantida.

Preso é morto depois de briga no presídio de Jequié Foto: Reprodução/Bahia Hoje

Um detento foi encontrado morto depois de uma briga que envolveu vários presos no Conjunto Penal de Jequié, no sudoeste do estado, nesta terça-feira (16). Valmir Santos Rocha, de 24 anos, foi atingido por um objeto cortante na região do abdômen. Segundo o Correio, o homem apresentava também sinais de espancamento. O corpo de Valmir foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT). Além de Valmir, um ferido, ainda não identificado, foi socorrido ao Posto de Saúde do presídio.

Obesidade e diabetes ameaçam redução de mortes por doenças cardiovasculares

O aumento do número de pessoas obesas e com diabetes ameaça a redução das mortes por doenças cardiovasculares, que nos últimos 50 anos caiu 60%, informou nesta quarta-feira (17) a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Segundo relatório divulgado, apesar da diminuição, as doenças cardiovasculares ainda são a principal causa de mortalidade nos 34 países-membros da organização. No entanto, a tendência de redução está ameaçada com o aumento das taxas de obesidade e de diabetes, porque as pessoas que sofrem dessas duas doenças têm mais probabilidade de ter problemas cardiovasculares. De acordo com a Agência Brasil, os dados da OCDE mostraram que, entre os países que a compõem, há 85 milhões de diabéticos e até 2030 é esperado um aumento de 27%, para 108 milhões de pessoas, enquanto a obesidade afeta na atualidade uma em cada cinco pessoas. No relatório, a organização recomenda aos países-membros promoverem estilos de vida mais saudáveis, garantir que os cuidados básicos sejam acessíveis a todos e estabelecer uma meta nacional para melhorar a qualidade dos cuidados de saúde.

Weliton Lopes indicará titulo de cidadão brumadense ao advogado Carlos Brito Foto: Divulgação

Na próxima sessão do legislativo brumadense, o vereador Weliton Lopes vai apresentar proposição que solicita a concessão de título brumadense ao advogado Carlos Brito pelos serviços prestados à cidade. Carlos Brito vive no município há mais de quarenta anos. Ele já trabalhou na empresa Magnesita S.A por 24 anos, desligando-se para seguir sua nova jornada como advogado, profissão na qual atua até os dias atuais. Além disso, teve participação efetiva na fundação de partido político e também foi grande colaborador da área esportiva, sendo vice-presidente da Liga de Futebol Brumadense. Em sua justificativa, Lopes destaca que a concessão de título de cidadão brumadense ao advogado Carlos Brito é um reconhecimento ao seu amor pela cidade e também ao que realizou e ainda realiza na contribuição pelo progresso e desenvolvimento do município.

Luciano Ribeiro diz que MP se equivocou sobre liminar no São João Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A liminar concedida pela justiça baiana após ação movida pelo Ministério Público Estadual determinando a suspensão dos convênios do estado com 170 municípios foi vista pelo oposicionista Luciano Ribeiro (DEM) como "equivocada". O ex-prefeito de Caculé disse em entrevista ao Bocão News que o São João é tradição para o povo sertanejo e que, portanto, a medida foi equivocada. Segundo o deputado, o MP deve se debruçar sobre os argumentos utilizados para pedir a suspensão dos convênios e pedir intervenção quando tiver algo mais concreto. As promotoras Rita Tourinho e Patrícia Medrado apontaram falta de critérios técnicos e objetivos na escolha dos municípios contemplados pelo edital promovido pela secretaria de Turismo do estado, por meio da Superintendência da Bahiatursa.

Grávidas devem realizar exames para detectar HIV e sífilis Foto: Reprodução

Toda mulher grávida deve fazer o pré-natal e os exames para detectar o HIV e a sífilis. O cuidado é fundamental para evitar a transmissão da mãe para a criança. O teste para diagnosticar a sífilis deve ser feito na 1ª consulta do pré-natal, idealmente no primeiro trimestre da gravidez, no início do 3º trimestre (28ª semana) e no momento do parto (independentemente de exames anteriores), pois a sífilis congênita pode causar aborto e má-formação do feto, entre outros problemas. Caso o exame dê positivo, é muito importante que o tratamento seja feito com penicilina, pois este é o único medicamento capaz de tratar a mãe e a criança. Se a criança for diagnosticada com sífilis congênita, precisará ficar internada por 10 dias para receber o tratamento adequado. Já a testagem para o HIV é recomendada na 1ª consulta do pré-natal ou 1º trimestre e 3º trimestre da gestação. Mas, no caso de gestantes que não tiveram acesso ao pré-natal, o diagnóstico pode ocorrer no momento do parto, na própria maternidade, por meio do teste rápido para HIV. Além de ser um direito garantido por lei, as mulheres soropositivas podem ter uma gravidez tranquila, segura e com baixo risco de que seu bebê nasça infectado pelo HIV, caso faça o correto acompanhamento médico e siga todas as recomendações e medidas preventivas. A taxa de transmissão do HIV de mãe para filho durante a gravidez, sem qualquer tratamento, pode ser de 20%. Mas em situações em que a grávida segue todas as recomendações médicas, a possibilidade de infecção do bebê reduz para níveis menores que 1%.

Prefeito de Dom Basílio diz que não quer mais governar a cidade Foto: Divulgação

Em entrevista ao repórter Murilo Caires, da Tropicalmente FM, o prefeito da cidade de Dom Basílio, João Dias Pereira (PMDB), o João Careca, fez uma revelação surpreendente. Após um mandado considerado pela população como razoável, ele revelou que não pretende se reeleger, porque não quer mais governar o município. “Eu não quero ser prefeito de Dom Basílio. Quem for filho de Dom Basílio, estou pronto a apoiar e ajudar”, disse João, pondo fim as especulações de que ele pretendia concorrer novamente ao cargo nas próximas eleições. Ele preferiu não entrar em detalhes quanto aos motivos que o levaram a essa decisão. O gestor assumiu a prefeitura da cidade em uma cerimônia cheia de mistérios, de portas fechadas ao público, após o falecimento de Marilton Tanajura Matias (PSD), ocorrido no dia 18 de janeiro de 2014. Depois dessa revelação, o futuro político do município é incerto.

TCU adia análise das contas do governo federal de 2014 Foto: Reprodução

O Tribunal de Contas da União (TCU) adiou por 30 dias a análise das contas do governo federal relativas a 2014, uma decisão inédita do tribunal segundo avaliaçãos dos próprios ministros. A decisão foi tomada pelo órgão a pedido do presidente Augusto Nardes. As contas voltarão a ser analisadas em 30 dias. “As contas não estão em condições de serem apreciadas”, disse Nardes, que é o relator do processo. Augusto Nardes defendeu, no início da reunião com os ministros do TCU que a apreciação seja acolhida “após pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff acerca de indícios de irregularidades”. Acrescentou que cabe a sugestão ao Congresso Nacional que analise a decisão do colegiado. O TCU é um órgão vinculado ao Parlamento.

Brumado: São João do Bairro Dr. Juracy será realizado dia 23

No dia 23 de junho será realizado o São João do Bairro Dr. Juracy, festa que já se tornou tradicional na cidade de Brumado. O evento junino acontece a partir das 21h, na Praça João Romão, onde pessoas da comunidade e de todo município se reúnem para um arrasta-pé animado. Para alegrar a festa, se apresentarão no local Júnior Vocal, Jéssica e Patrik, Liro Barbosa e Serginho Cardoso. A iniciativa é promovida todos os anos pela Associação dos Moradores do Bairro Dr. Juracy.

AL-BA aprova projeto do deputado Luciano Ribeiro em prol dos portadores de necessidades especiais Foto: Gisele Quintão

Na última terça-feira (16), o Projeto de Resolução de autoria do deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM), que visa dotar de acessibilidade os espaços internos e externos da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, foi aprovado. A proposta garante que os serviços atendam as condições de acessibilidade para as pessoas portadoras de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida. Segundo o parlamentar, os espaços e serviços da AL-BA não atendem a esses requisitos, com a ausência de rampas, balcões, mesas, banheiros, portas, elevadores com aviso sonoro sobre o andar e a direção, além de identificação em braile, mapa e piso tátil, libras, guarda corpo, entre outros. “Nossa intenção é dotar a casa do povo da acessibilidade necessária para que as pessoas portadoras de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida tenham plena autonomia e segurança em suas dependências ou seus serviços”, defendeu Luciano.

Crea-BA vai realizar ações de fiscalização em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Até o final do mês de Junho, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) deve visitar a cidade de Brumado, a fim de intensificar as ações fiscalizadoras no que se refere aos festejos juninos. O objetivo é buscar a segurança do público, identificando a participação de profissionais legalmente habilitados das áreas de engenharia na montagem e instalação de equipamentos para os grandes eventos do São João e São Pedro. Em algumas localidades, a ação terá o formato de FPI - Fiscalização Preventiva Integrada - com a participação de diversos órgãos municipais, estaduais e federais. Após as ações, cada órgão, atuando dentro das suas especificidades e atribuições, elabora relatórios das inconformidades identificadas durante a ação de fiscalização conjunta, que serão apresentados ao Ministério Público, que pode determinar a interdição total, parcial ou conceder prazo para correções dos problemas detectados nas estruturas/equipamentos que estão montados/instalados para os eventos.  A ação será intensificada nos locais onde o Crea-BA possui inspetorias, como é o caso da cidade de Brumado.

Santo Antônio de Jesus: Após roubos, dono de loja procura empregado que saiba usar escopeta Foto: Bruna Gois/Voz da Bahia

Irritado com os constantes arrombamentos e assaltos ocorridos em seu estabelecimento comercial, um empresário do município de Santo Antônio de Jesus mandou confeccionar uma placa para intimidar os criminosos. A placa, colocada em frente ao estabelecimento, alerta: “Srs. ladrões e assaltantes: como esta rua encontra-se abandonada e a segurança pública é uma mizéria (sic), por favor queiram se organizar (para não virem todos ao mesmo tempo)... Atenção: procura-se funcionário com porte de arma que saiba atirar com escopeta”. Ao G1, Fábio Gulhões, de 37 anos, conta que a ideia de confeccionar a placa foi dele mesmo, e afirma que se aparecer um candidato à vaga de segurança, pretende pagar muito bem. Ele revelou que, somente este ano, a loja que mantém no centro da cidade, que fornece móveis para salões de beleza e clínicas de estética, foi alvo de criminosos quatro vezes. O último arrombamento ocorreu na última quinta-feira (11). As ações somam-se a outros três assaltos ocorridos no ano passado. Segundo o empresário, o prejuízo já passa da casa dos R$ 40 mil.

Safadão Prime acontece em Brumado no mês de agosto

Vem aí o Safadão Prime, festa que acontece no Parque de Exposições de Brumado, no dia 09 de agosto, às 17h. Além da atração principal, o cantor Wesley Safadão, o evento terá ainda a dupla André e Mauro e a banda Kart Love se apresentando no local. A festa terá camarote open, com direito a cerveja, vodka, refrigerante e água à vontade. Se prepare porque o Safadão Prime promete abalar as estruturas da cidade.

Homem de cinquenta anos morre em acidente na BA-617 em Ibiassucê Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um homem de cinquenta anos morreu em um acidente de carro ocorrido no início da noite de terça-feira (16), próximo à localidade do Moreira, no município de Ibiassucê, no sudoeste baiano. Francisco Inácio Sobrinho conduzia um veículo de passeio, que colidiu com uma carreta. Testemunhas disseram que o veículo de carga, que seguia no sentido contrário, fez uma ultrapassagem indevida e acabou se chocando com o carro conduzido por Francisco. Com o impacto, ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. 

Homem de cinquenta anos morre em acidente na BA-617 em Ibiassucê Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No veículo também estava o seu filho, Jean Melquiades, de 19 anos, que foi encaminhado em estado grave para Guanambi. O corpo de Francisco, que morava em Caculé, foi levado Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi para ser necropsiado.

Brumado: Advogados de Wellington Leite pedirão anulação do júri e condenação mais branda Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os advogados Custódio Brito e Eder Davi, defensores do ex-policial militar Wellington Leite, condenado a 14 anos e meio de reclusão e ao pagamento de indenização no valor de R$ 60 mil, afirmaram que vão buscar a anulação do júri. Wellington foi condenado por ser o autor do disparo de arma de fogo que tirou a vida de Noé Galvão, após discussão durante uma partida de futsal no Ginásio de Esportes Antônio Imbassahy. Em entrevista ao site Brumado Notícias, os advogados apontaram que a condenação foi injusta e que o corpo de jurados foi de encontro às provas dos autos. “Com todo o respeito ao conselho do júri, não posso concordar com essa decisão, pois o julgamento foi contra as provas dos autos. Essa decisão afronta as provas dos autos. Do nosso ponto de vista, ela já nasceu morta, pois ofende a toda a prova que foi apresentada. Estão julgando com a emoção e a opinião popular. Julgaram contra a farta prova”, disse o advogado Custódio Brito. Já seu auxiliar, Eder Davi, foi enfático ao dizer que a defesa pedirá nova anulação do júri até que haja uma condenação mais justa. “Entendemos que esse júri deva ser anulado e buscaremos uma condenação mais justa”, esclareceu o advogado.

VIII Encontro Estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores é realizado em Feira de Santana Foto: Divulgação

Entre os dias 4 e 8 de junho foi realizado na cidade de Feira de Santana, no espaço da Universidade Estadual de Feira de Santana (UESF), o VIII Encontro Estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). O evento contou com a participação do secretário da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, além de representantes da Articulação no Semiárido Brasileiro, da Federação da Agricultura Familiar, do Sindicato dos Petroleiros (SINPETROS), entre outros. Mais de 450 pessoas prestigiaram os debates sobre a atual conjuntura do país, as políticas do acesso à terra, soberania alimentar, juventude e o plano camponês. O MPA irá realizar o seu I Congresso Nacional nos dias 12 a 16 de outubro, em São Bernardo dos Campos, em São Paulo, com o tema "Plano Camponês: Aliança Camponesa e Operária por Soberania Alimentar". O objetivo do Congresso é realizar um processo de debates internos do MPA e discutir os principais temas defendidos pelo movimento.

Malhada de Pedras: TCM multa prefeito Ceará em R$ 2 mil por contratar sem licitação Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última terça-feira (16), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) multou em R$ 2 mil o prefeito de Malhada de Pedra, Valdeci Alves Bezerra (PT), o Ceará, pela contratação direta, sem licitação, do Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP), no valor de R$ 46.828,08, para a locação de sistema de software no exercício de 2014. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o relator do processo, conselheiro Paolo Marconi, afirmou que é ilegal a contratação direta do IMAP, vez que há no mercado diversas empresas que prestam o mesmo serviço. Cabe recurso da decisão.

Forró do Bacurau acontece em Caculé no dia 20 de junho

O Forró do Bacurau será realizado no dia 20 de junho. Neste ano, a tradicional festa de Caculé tem como atrações a banda Psirico, Dedim Gouveia, Kleitones e Lordão. O evento terá início às 18h, no Espaço Bacurau. Vai ter comida e bebida à vontade (exceto whisky, vodka e energético). Adquira agora mesmo o seu ingresso e comemore esse São João no Forró do Bacurau, onde a diversão é garantida.

Arquivo