Nesta terça-feira (09) o município de Brumado registra 61 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 4,07% do total de 1.498 notificações. Entre os diagnósticos: 4 internações, 1 óbito, 30 pacientes em tratamento e 30 recuperados. No momento, 47 ainda aguardam resultado laboratorial e 388 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município. Importante lembrar que a Secretaria Municipal de Saúde criou um canal de comunicação direto com a população para tirar dúvidas sobre a Covid-19 e atender pessoas que apresentem sintomas característicos. A Central de Informação Covid está disponível de domingo a domingo, de 8h às 20h, através dos telefones: (77) 99961-0107; (77) 99961-0110; (77) 99961-0115; (77) 99961-0118; (77) 99961-0119; (77) 99961-0128; (77) 99961-0131e (77) 99961-0402. Antes de procurar atendimento, ligue na central e garanta a sua segurança e de todos.
Em vídeo que circula nas redes sociais, um morador da cidade de Ipiaú, na região sudoeste da Bahia, disse que foi expulso de uma unidade de saúde localizada na Rua do Posto. O caso teria ocorrido na última quinta-feira (04). Florisvaldo, conhecido como Flor, conta que foi ao local para “tomar uma injeção”. Ele utilizava uma calcinha como máscara e atribuiu a isso o fato de ter sido expulso da unidade com a presença da Polícia Militar. Segundo o Giro em Ipiaú, a ordem para se retirar do local, segundo Flor, teria partido da enfermeira-chefe. Após a confusão, a aplicação do medicamento foi realizada em uma farmácia no centro da cidade. A Secretária de Saúde informou que em todas as unidades de saúde do município existem máscaras de tecido disponíveis para doação aos pacientes, permitindo assim que todos sejam atendidos. Neste caso em particular, a enfermeira ofereceu a máscara ao cidadão, mas o mesmo não aceitou. Em sua defesa, Flor disse que não se adaptou ao uso da máscara comum. “Não me habituei com esses outros tipos de máscara, me habituei com uma calcinha, que é um pano. Portanto, eu estou no aproveito do que a televisão falou, que se pode usar até um pedaço de tnt e qualquer pedaço de pano”.
Uma adolescente de 16 anos está desaparecida há cerca de quatro dias na Bahia. Ela mora em Andaraí, na Chapada Diamantina, com a família, e sumiu após ir ao mercado a pedido da mãe. Alécia Gonçalves Oliveira saiu de casa por volta das 18h30 de sexta-feira (5). Até a manhã desta terça-feira (9), a família ainda não tinha pistas do paradeiro dela. A família registrou o caso na delegacia de Andaraí. A Polícia Civil da cidade informou que apura o desaparecimento e solicitou imagens das câmeras de segurança da região por onde a adolescente poderia ter passado. Ainda não há informações do que ocorreu com Alécia. De acordo com uma das irmãs da adolescente, esta é a primeira vez que a adolescente desaparece, e ninguém consegue imaginar o que teria ocorrido, já que não houve discussões na casa onde moram, nem há informações sobre possibilidade de ameaça de terceiros. “Minha mãe pediu que ela fosse ali na venda rapidinho. Ela foi e não voltou mais. Deu 22h, deu 23h e nada dela. Ela saiu sem o celular, com a roupa do corpo, só foi ali para fazer um favor”, relata Marline Gonçalves Oliveira, irmã de Alécia ao G1. A família disse que assim que notou o desaparecimento da adolescente, procurou a polícia. Nesse período em que Alécia segue sumida, a família relatou não ter recebido qualquer pista, ligação da adolescente ou mesmo informações de outras pessoas sobre ela.
A Promotoria de Justiça de Brumado, através do promotor Millen Castro Medeiros de Moura, recomendou ao prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), que revogue o Decreto nº 5.279, de 22 de maio de 2020, que prorrogou o reinício das aulas presenciais, nas escolas da rede pública, para o dia 15 de junho de 2020. Segundo a recomendação, as aulas presenciais devem ser mantidas suspensas em todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados, em todos os níveis de ensino, no âmbito do município, enquanto durar o período de calamidade da pandemia da Covid-19. O promotor frisou que enquanto, em âmbito estadual e federal, as diretivas forem contrárias à reabertura das escolas, Brumado não poderá expedir decretos visando à retomada das aulas. A promotoria também determinou ao Conselho Municipal de Educação que revogue a Resolução nº 002/2020, de 06 de maio de 2020, que aprovou o calendário escolar pós-pandemia na rede municipal, para o ano letivo de 2020. O órgão deverá se abster de expedir resoluções quanto a volta às aulas sem que, antes, sejam adotadas medidas em conformidade com as recomendações das autoridades sanitárias suficientes a prevenir o contágio. A prefeitura deverá responder à recomendação no prazo de 03 dias. Caso contrário, medidas judiciais serão viabilizadas pela 1ª Promotoria de Justiça de Brumado.
Na segunda-feira (08), o operador de patrol Luís Santana Gomes, responsável pela manutenção das estradas vicinais na Fazenda Conceição, próximo ao Distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, a 74 km de Brumado, encontrou o veículo vandalizado ao chegar para trabalhar. Alguém esteve no local onde a máquina havia sido na sexta-feira e depredou o patrimônio público. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, colocaram água no motor, quebraram o relógio e furaram um pneu do veículo.
O equipamento é usado pela equipe de infraestrutura municipal para beneficiar centenas de famílias na zona rural do município. “Estamos contrariados. Só quem perde é a população. Isso é triste”, disse o morador Valdemir Ferreira Graia. Para a Polícia Militar, que esteve no local investigando o caso, o ato foi criminoso e será investigado.
A chefe do programa de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Maria van Kerkhove, afirmou nesta segunda-feira (8) que a transmissão da Covid-19 por pacientes sem sintomas da doença parece ser “rara”. Entretanto, ela ressaltou que há diferença entre assintomáticos e pré-sintomáticos, que são as pessoas que vão desenvolver algum sintoma da doença. Maria van Kerkhove fez a declaração durante pronunciamento no qual argumentava que a contenção da transmissão da Covid-19 pode ser mais rápida com a localização e o isolamento dos casos sintomáticos. A explicação de Maria durante entrevista no começo da tarde foi alvo de críticas e dúvidas. Horas depois, em seu perfil no Twitter, ela reforçou que há diferença entre pacientes assintomáticos e pré-sintomáticos. Além disso ela recomendou a consulta ao guia da OMS publicado na sexta (5), que trata do uso de máscaras para a proteção. No documento, a entidade diz que “estudos mais abrangentes sobre a transmissão de indivíduos assintomáticos são difíceis de conduzir”, mas cita um trabalho como exemplo. A pesquisa aponta que, entre 63 indivíduos assintomáticos estudados na China, havia evidências de que 9 (14%) infectaram outra pessoa. No mesmo documento, a OMS alerta: “Os dados disponíveis até o momento, que tratam de casos de infecção em pessoas sem sintomas são decorrentes de um número limitado de estudos com pequenas amostras que estão sujeitas a revisões e não podem dizer se eles carregam a transmissão”.
Um homem foi preso acusado de estupro na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. A vítima, uma mulher de 35 anos, registrou boletim de ocorrência na delegacia local, na segunda-feira (08). Segundo ela, o crime ocorreu na noite anterior, quando foi abordada pelo homem e forçada a entrar em seu veículo no Bairro Ovídio Teixeira. De acordo com o Radar 030, o estupro aconteceu no acostamento da rodovia que liga Caetité a Brumado. Após pegar as características do suspeito, os investigadores empreenderam diligências e conseguiram prender o homem no mesmo bairro onde a vítima foi abordada. O preso foi reconhecido pela vítima – esta esteve no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi para realizar exame de corpo de delito. Já o homem foi preso em flagrante.
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou a primeira morte por coronavírus na cidade de Rio do Pires, a 181 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, trata-se de um homem de 66 anos que residia na sede do município. As investigações sobre como ocorreu o contágio ainda são inconclusivas. O homem apresentou sintomas gripais e estava sendo acompanhado em isolamento domiciliar. Porém, o quadro se agravou e o mesmo teve de ser internado e transferido para Vitória da Conquista. O secretário de saúde de Rio do Pires informou que todas as providências estão sendo tomadas para que sejam mapeados os contatos do paciente. “Lamentamos esse trágico fato ocorrido, no entanto, não é motivo para pânico e sim momento de reflexão. Devemos continuar obedecendo as normas de isolamento e demais orientações que constam dos decretos para a prevenção contra a Covid-19”, ressaltou.
Líder da resposta da Organização Mundial de Saúde (OMS) à pandemia de coronavírus, Maria Van Kerkhove alertou que o problema ainda está “longe do fim”. “Há sinais positivos, mas estamos longe”, afirmou ela, durante entrevista coletiva nesta segunda-feira, 8. Questionada sobre as novas diretrizes para o uso das máscaras caseiras da OMS, divulgadas na sexta-feira, ela lembrou que o item não é um substituto para o isolamento social, este sim mais eficaz para conter a disseminação da doença. “É preciso manter distância física”, afirmou, citando que ela deve ser de ao menos 1 metro. Também presente na coletiva, o diretor executivo da OMS, Michael Ryan, foi questionado sobre protestos recentes nas ruas dos Estados Unidos e seus potenciais riscos de disseminar mais a doença. Ele lembrou que a situação de maior risco é que alguém entre em contato próximo “particularmente com alguém sintomático para a covid-19”. Ryan disse esperar que já exista a consciência agora de que ninguém com sintomas deve sair à rua. Além disso, sugeriu que autoridades nacionais ou locais podem “adotar medidas de saúde pública baseadas em avaliação de risco, nas evidências” para aconselhar a população e proteger sua saúde.
A Vila Presidente Vargas, em Brumado, ganhou uma nova praça esportiva, ampliada, moderna e que vem atender os grandes anseios da comunidade, com arquibancada e logística para a realização de competições esportivas. A informação foi divulgada pela prefeitura municipal. A obra é resultado de uma emenda parlamentar que destinou recursos na ordem de R$ 250 mil para a sua execução. O Estádio foi batizado de Clóvis José de Souza, que nasceu e viveu na Vila Presidente Vargas e que era amante do futebol, chegando inclusive a atuar no time da Magnesita, onde trabalhou por muitos anos.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta segunda-feira, 8, a retirada da candidatura do Brasil como sede da próxima Copa do Mundo Feminina de futebol, em 2023. A entidade citou a crise financeira provocada pela pandemia de coronavírus e informou que “não foram apresentadas as garantias do governo federal” para a realização da competição. Em nota oficial, a CBF informou que uma “análise da Fifa sobre a documentação da candidatura brasileira considerou que não foram apresentadas as garantias do governo federal e documentos de terceiras partes, públicas e privadas, envolvidas na realização do evento”. A entidade disse ainda compreender tanto a posição da Fifa quanto a do governo brasileiro em meio ao que chamou de “momento excepcional vivido pelo país e pelo mundo”. “O governo federal, por sua vez, elaborou para a Fifa uma carta de apoio institucional na qual garantiu que o país está absolutamente apto a receber o evento do ponto de vista estrutural, como já o fez em situações anteriores. No entanto, ressaltou que, por conta do cenário de austeridade econômica e fiscal, fomentado pelos impactos da pandemia da Covid-19, não seria recomendável, neste momento, a assinatura das garantias solicitadas pela Fifa”, continua a nota. Recentemente, o país sediou algumas das maiores competições esportivas do mundo, incluindo o Pan-Americano do Rio-2007, a Copa das Confederações 2013, a Copa do Mundo de 2014, Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio-2016, a Copa América 2019 e a Copa do Mundo Sub-17 em 2019. Segundo a CBF, a experiência em tantos eventos seguidos não favorecia a candidatura brasileira, “apesar de serem provas incontestáveis de capacidade de entrega”. A próxima sede será anunciada pela Fifa no dia 25 de junho.
Guanambi é um dos 133 municípios do país que participam da Pesquisa “Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil”, financiada pelo Ministério da Saúde e coordenada pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas. O objetivo do estudo, dividido em três fase, é traçar o perfil da doença na cidade. Diversas residências são sorteadas em cada bairro, aleatoriamente. Os entrevistadores do Ibope, acompanhados por profissionais da secretaria de saúde, realizam aplicação do teste rápido e questionário a um morador do domicilio. Requisitos éticos e de segurança são seguidos à risca, incluindo o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A primeira etapa do estudo no município ocorreu no mês de maio e a segunda etapa entre os dias 04 e 06 de junho. No total, 500 testes rápidos foram aplicados, todos com resultado negativo.
Um caminhão carregado com frutas tombou na manhã desta terça-feira (09), na BR-030, no trecho do município de Lagoa Real, a 80 km de Brumado. Segundo informou uma testemunha ao site Achei Sudoeste, o motorista perdeu o controle da direção e o veículo tombou em uma curva. Apesar do susto ninguém se feriu. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foi acionada e registrou a ocorrência. O trânsito está lento na rodovia devido ao acidente.
O Ministério da Saúde realizou uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 8, para explicar os sucessivos problemas envolvendo a divulgação de dados epidemiológicos da pandemia do novo coronavírus. Desde a última semana, os números têm saído atrasados, incompletos e até incorretos. Após a repercussão internacional causada pelos episódios, a pasta recuou e voltará a publicar os novos casos e óbitos por volta de 18h, diariamente. Para isso, haverá coleta de números em secretarias regionais até às 16h. Os dados estarão alinhados com informações coletadas e divulgadas pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O boletim divulgado na segunda, às 18h, que contavam 679 mortes e mais 15.654 novos casos não levaram em conta os dados de Alagoas e Santa Catarina, que não encaminharam informações a tempo. De acordo com a pasta, haverá mudança na metodologia da filtragem. Os óbitos e casos, por exemplo, terão informações que apontem o dia em que ocorreram, não somente do dia da notificação, como ocorrem. Os especialistas da pasta, no entanto, afirmaram que acreditam ser possível superar o já tradicional atraso de notificação dos diagnósticos e mortes confiando na ampliação da capacidade de análises dos laboratórios centrais dos estados. O secretário-executivo da pasta, Élcio Franco, afirmou que não haverá recontagem de casos.
Entrou em vigor, nesta segunda-feira (8), a segunda etapa de reabertura do comércio de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com o G1, salões de beleza, tabacarias e floriculturas fazem parte do grupo de estabelecimentos que podem funcionar a partir desta segunda. A taxa de isolamento social, ocupação de leitos e número de casos da doença foram critérios analisados pela prefeitura para seguir o cronograma de retomada do comércio, previsto em cinco etapas. A primeira etapa aconteceu na última segunda (1º). A prefeitura reuniu o comitê gestor de crise e avaliou que é um momento seguro para dar continuidade à segunda fase de reabertura. Segundo os dados analisados, o município apresentou um aumento de menos de 10% no número de casos e uma ocupação de menos de 50% dos leitos de UTI. Apesar de o número de casos ter subido de 159 para 262, o número de pessoas curadas também aumentou. Segundo a prefeitura, está dentro da margem de segurança que foi estabelecida. Por causa disso, nessa segunda fase, os estabelecimentos foram divididos em dois grupos. O primeiro é formado por salões de beleza, barbearias e outras atividades de tratamento de beleza. Estes poderão funcionar de segunda a sexta-feira em horário comercial. Já o segundo grupo, que engloba tabacarias, bancas de jornais e revistas, e comércio de animais vivos, vai funcionar apenas em um turno, variando conforme o dia da semana.
Um caminhoneiro de 38 anos foi preso após provocar dois acidentes e "furar" bloqueios da Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante uma perseguição na BR-116, trecho do sudoeste baiano, na noite de domingo (7). Um vídeo registrou o momento que o motorista segue fazendo zigue-zague na pista. De acordo com a PRF, durante uma fiscalização no Km-752, o condutor foi flagrado forçando uma ultrapassagem proibida em alta velocidade e em local perigoso. O caminhoneiro desobedeceu a ordem de parada e transitou nas vias fazendo zigue-zague. A perseguição se prolongou por mais de 100 quilômetros. O condutor estava em alta velocidade, sem observar as normas gerais de circulação e conduta prudente no trânsito, bem como desrespeitou as sinalizações dos trechos durante a fuga. Segundo a PRF, foram várias tentativas de fazer o caminhoneiro parar mas, ao tentar aproximação com o caminhão, o motorista ‘jogava’ o veículo em direção à viatura. Foi montado um bloqueio no perímetro urbano de Manoel Vitorino para prender o motorista.
Em razão da pandemia, a missa de Corpus Christi será interparoquial, transmitida às 18h da próxima quinta-feira (11) apenas via Rádio Nova Vida e redes sociais das paróquias. Em comunicado divulgado na última sexta-feira (5), o Bispo Dom Carvalho orientou a diocese sobre como celebrar a festa do mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Nele, os padres foram orientados a realizar a devida solenidade, porém sem a presença dos fiéis. Será permitida apenas a presença da equipe litúrgica e de quem faz a transmissão pelos meios de comunicação, com o uso obrigatório de máscaras. A transladação do Santíssimo Sacramento, após a missa, é permitida em carro aberto. Está proibida a confecção dos tradicionais tapetes com símbolos eucarísticos pelas ruas e na igreja. Também não é permitida a realização de carreata para acompanhar o carro com o Santíssimo.
A Bahia registrou mais 465 casos de pacientes infectados pelo coronavírus, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) nesta segunda-feira (8). Com a atualização dos dados, a Bahia totaliza 28.715 casos confirmados de Covid-19. Do total de pacientes infectados, 12.406 estão recuperados e 910 morreram. Ainda no boletim epidemiológico, a Sesab aponta que 15.399 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 4.129 profissionais da saúde testaram positivo para a doença. Os casos confirmados ocorreram em 341 municípios do estado. O boletim epidemiológico ainda registra 45.274 casos descartados e 76.423 em investigação em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 16h desta segunda.
Na tarde da última segunda-feira (08), um caminhão foi atingido por um trem na linha férrea que corta a cidade de Rio do Antônio, a 67 km de Brumado. Segundo informou testemunhas ao site Achei Sudoeste, todos os procedimentos de segurança, como a buzina e os freios de emergência, foram acionados a fim de evitar a colisão. No momento do acidente, o caminhão transportava uma carga de blocos. A VLI, empresa que administra a ferrovia, já foi comunicada acerca da ocorrência. Apesar da gravidade do acidente, ninguém ficou ferido.
Um empresário do ramo de provedor de internet, com atuação em Maetinga, a 74 km de Brumado, registrou na Delegacia Territorial de Brumado que teve o sistema invadido por hackers. Durante o registro da ocorrência, o empresário apresentou cópias dos prints de conversas do WhatsApp, nas quais uma pessoa identificada como “Guerreiro” fala que foi contratado por um concorrente para fechar o provedor. Em outra conversa, o hacker fala que os ataques podem estar sendo financiados por uma pessoa, que também tem um provedor de internet. O empresário disse que está sendo ameaçado e obrigado a dar dinheiro para cessar os ataques. O caso está sendo investigado pela polícia civil.
Um motociclista morreu após perder o controle da moto na BA-262, trecho entre Vitória da Conquista e Anagé, no sudoeste da Bahia. A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE). O acidente aconteceu por volta das 10h30 de domingo (7). A vítima, identificada como Gilmar Batista Santana, morreu no local. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região.
Nesta segunda-feira (08) o município de Brumado registra 56 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 3,81% do total de 1.467 notificações. Entre os diagnósticos: 5 internações, 1 óbito, 30 pacientes em tratamento e 25 recuperados. No momento, 94 ainda aguardam resultado laboratorial e 334 já foram descartados. Segundo informou a secretaria de saúde (Sesau) ao site Achei Sudoeste, as notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município. Importante lembrar que a Secretaria Municipal de Saúde criou um canal de comunicação direto com a população para tirar dúvidas sobre a Covid-19 e atender pessoas que apresentem sintomas característicos. A Central de Informação Covid está disponível de domingo a domingo, de 8h às 20h, através dos telefones: (77) 9.9961-0107; (77) 99961-0110; (77) 99961-0115; (77) 99961-0118; (77) 99961-0119; (77) 99961-0128; (77) 99961-0131e (77) 99961-0402. Antes de procurar atendimento, ligue na central e garanta a sua segurança e de todos!
Um homem foi preso e uma carga com 540 mil maços de cigarros contrabandeados, que era transportada em um caminhão, foi apreendida, na noite de domingo (7), na na BR-116, trecho de Feira de Santana, no interior da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante fiscalização na rodovia, os agentes abordaram um caminhão com placa de Santa Catarina. Os policiais suspeitaram que o veículo estivesse carregado com material ilícito e decidiram abrir o compartimento de carga. Dentro do baú, os agentes localizaram centenas de caixas, totalizando os 540 mil maços de cigarros contrabandeados de origem estrangeira. Ainda segundo a PRF, o motorista foi preso por contrabando e encaminhado, com o veículo e a carga, para a Polícia Federal em Salvador. O crime de contrabando prevê pena de dois a cinco anos de prisão. A corporação destacou que esse caso foi a terceira apreensão de cigarros contrabandeados no estado, em menos de uma semana. Uma dessas ocorrências foi em Vitória da Conquista, na quinta-feira (4), quando foram apreendidos 500 mil maços de cigarro.
Na noite do último sábado (06), após denúncia referente ao tráfico de entorpecentes, a guarnição da Cipe Sudoeste deslocou-se até a Rua Manoel Isaque Sobrinho, na cidade de Presidente Jânio Quadros, a 94 km de Brumado, onde encontrou com um indivíduo 761 buchas de substância semelhante à maconha e mais 90 papelotes de substância semelhante à cocaína. Diante do fato, foi dada voz de prisão ao indivíduo, que foi conduzido até a delegacia de Brumado. Na unidade, foi lavrado flagrante em seu desfavor.
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), renovou o decreto que determina toque de recolher em Jequié, sudoeste do estado. O decreto foi publicado na última sexta-feira (5) no Diário Oficial do Estado (DOE), e é válido até 14 de junho. O toque de recolher em Jequié foi determinado, inicialmente, no dia 14 de maio. O governador já havia ampliado o horário do toque de recolher no município, que possui maior número de casos na região sudoeste, com mais de 500 pessoas infectadas, com 17 mortes. Com a ampliação do toque de recolher no final do mês de maio, passou de 18h para 17h o horário de início das restrições. Das 17h até 5h do dia seguinte, nenhum morador pode circular pelas ruas ou ficar em via pública, a não ser que haja uma emergência. Os estabelecimentos também devem permanecer fechados, com exceção para farmácias. Na renovação do decreto para o toque de recolher neste mês de junho, o governo do estado informou que considerou que a situação demanda o emprego urgente de mais medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, com o objetivo de evitar a disseminação do novo coronavírus na cidade.
Por volta de 19h40 do último sábado (06), em rondas e abordagens na cidade de Maetinga, a 74 km de Brumado, no Bairro Alto da Boa Vista, a Cipe Sudoeste encontrou com um indivíduo a quantidade de 05 buchas de substância semelhante à maconha. Questionado, ele levou a guarnição até o local de origem, onde foram encontradas mais 43 buchas de substância semelhante à maconha e 14 papelotes de substância semelhante à cocaína. Diante do fato, foi dada voz de prisão ao indivíduo, que foi conduzido até a delegacia de Brumado. Na unidade, foi lavrado flagrante em seu desfavor.
A Bahia está próxima de atingir o platô da curva de crescimento dos casos de coronavírus, segundo afirmou, nesta segunda-feira (8), em entrevista ao Jornal da Manhã, o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, afirmou. De acordo com ele, a taxa de novos casos da doença ao dia é de aproximadamente 5%, índice considerado positivo, principalmente ao se levar em consideração que há algumas semanas chegou a ser de 9%. Diante do atual cenário, o secretário tem a expectativa de que o estado chegue ao platô da Covid-19 no fim de junho, com um decréscimo de novos casos da doença logo na sequência. “A taxa de crescimento vem se mantendo de forma sustentada ao longo dos últimos dias abaixo de 5%, que era nossa meta quando estávamos em 9%. Quanto mais baixarmos, mais teremos chances de conseguir vencer o mês de unho e julho sem qualquer tipo de dificuldade em relação a oferta de leitos. Da mesma forma, quanto mais baixamos a taxa de contágio, e como estamos trabalhando com uma taxa de crescimento de curados acima de 10% ao dia, mais cedo encontraremos essas duas curvas. A taxa de casos novos e a de curados. Quando elas se encontrarem, atingiremos um platô e, a partir daí, teremos uma queda no número de casos. A previsão é que isso possa já acontecer no final de junho”, explicou o secretário.
Em dez dias, a cidade de Mirante, a 109 km de Brumado, deve promover a estruturação do Conselho Tutelar Municipal. Segundo determinação judicial que acolheu pedido do Ministério Público da Bahia, o órgão deverá ser equipado, neste prazo, com computadores, linha telefônica fixa, impressora, telefone celular modelo smartphone, armário de arquivo, mesas, cadeiras, rede de internet adequada, veículo exclusivo, cota de combustível, servidor para serviços de secretaria e insumos de higiene e proteção dos conselheiros e funcionários. O pedido do MP foi realizado em ação civil pública ajuizada pelo promotor Ruano Fernando Leite. O descumprimento gera multa diária de R$ 1 mil até o limite de R$ 150 mil.
De acordo com o último boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Saúde, a cidade de Brumado possui 343 casos confirmados de dengue - o índice é um dos mais altos da região. Os números triplicaram desde o mês de março. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, garantiu que a vigilância epidemiológica tem feito um amplo trabalho de prevenção e combate aos focos do mosquito aedes aegypti. Segundo ele, a pasta tem contado com o apoio das secretarias de infraestrutura e meio ambiente para limpeza das vias e espaços públicos, bem como notificação de proprietários de terrenos baldios. Apesar de todo esforço da administração, o secretário salientou que cada cidadão precisa fazer a sua parte no combate às arboviroses. “Quero pedir para cada cidadão fiscalizar a sua caixa d'água e limpar o seu terreno. Vamos procurar fazer a nossa parte que a secretaria de saúde, juntamente com todos os órgãos da administração, vem atuando no combate às arboviroses”.
Três homens suspeitos de integrar quadrilha de tráfico de drogas morreram em troca de tiros com a polícia, no sábado (6), em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. Outros dois suspeitos foram presos na ação. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), mandados de prisão e de busca e apreensão eram cumpridos no bairro Nova Brasília, quando quatro foragidos da Justiça tentaram escapar e entraram em confronto com os policiais. Três acabaram baleados, foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiram. Dois suspeitos presos, um tinham mandado de prisão em aberto, e o outro, que segundo a SSP-BA guardava entorpecentes, foi capturado em flagrante. Com o grupo, os policiais apreenderam uma pistola calibre 380, dois revólveres calibre 38, carregadores, munições, quatro celulares, cerca de 300 porções de maconha, cocaína e crack, além de R$ 450 reais.