Um homem morreu e fuzis foram apreendidos na madrugada desta quinta-feira (4), em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. As informações são da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). De acordo com a polícia, além dos fuzis, foram apreendidos uma pistola, drogas e munições. Conforme detalhou a SSP-BA, após uma denúncia anônima, equipes das Rondas Especiais (Rondesp) Sudoeste chegaram até o bairro Vila Oeste e avistaram o carro. Durante aproximação, o condutor do veículo, identificado como Isaque Jânio Santos Batista, atirou na direção dos policiais. Um tiroteio foi iniciado e o suspeito foi atingido. Ele foi encaminhado para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, mas não resistiu. Dentro do carro, os militares da Rondesp Sudoeste encontraram dois fuzis calibre 5,56, pistola, carregadores e munições de diversos calibres. A polícia disse também que seis tabletes de pasta base de cocaína, capuzes, um porta algema e camisas impressas com a marca antiga da Polícia Civil estavam dentro do veículo.
Na noite desta quarta-feira (03), em rondas ostensivas pelo Bairro Renascer, na cidade de Ibicoara, na Chapada Diamantina, a polícia foi acionada por uma criança, que comunicou que sua mãe estava sendo agredida pelo seu padrasto. De imediato, a guarnição deslocou-se ao local e confirmou as agressões. A vítima relatou aos policiais que é a segunda vez que o companheiro a agride por motivo de ciúmes. Segundo ela, o acusado chegou do trabalho e a agrediu com um soco na boca e a ameaçou de morte. A guarnição realizou uma varredura na casa e encontrou uma espingarda tipo chumbeira, além de uma faca grande, localizada em cima do guarda roupas. Diante dos fatos, o acusado foi conduzido à delegacia de Brumado, onde foi apresentado a autoridade para serem tomadas as medidas legais cabíveis.
A Polícia Civil cumpriu, na terça-feira (2), o mandado de prisão contra Márcio Cruz da Conceição, 19 anos, acusado de ter torturado e ameaçado sua ex-namorada no dia 23 de junho, no distrito de Icoaraci, em Belém. O Ministério Público do Pará (MPPA) pediu a prisão do acusado após ouvir o depoimento da vítima e analisar o material entregue, que constataram que a ex-namorada foi submetida a cinco horas de agressões. Durante a tortura, ela foi obrigada a comer fezes de animais e ainda teve o cabelo raspado. De acordo com o G1, com o depoimento da vítima, ela recebeu o convite de Márcio Cruz para almoçar em sua casa. Chegando lá, Márcio, inconformado com o término do relacionamento, começou as agressões com uma barra de ferro. Depois, raspou a cabeça da vítima com uma navalha, cortando o rosto e o couro cabeludo e a fez comer fezes de animal. Ao final da sessão de agressões, ele ainda fez um corte superficial na testa dela em forma de "M", em alusão a inicial de seu nome, gravou um vídeo após à tortura e áudios e encaminhou para os familiares da vítima. Em um dos áudios, o acusado disse: "eu só não te matei mesmo, vagabunda, porque tua vida vale menos que merda e minha liberdade, sua rata”. Márcio Cruz foi preso e encaminhado para o Centro de Triagem Metropolitana II (CTM II), da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), em Marituba.
A polícia militar e a Cipe Sudoeste realizaram uma vistoria surpresa na manhã desta quinta-feira (04), na cadeia pública no município de Palmas de Monte Alto, a 183 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, durante a vistoria, três celulares foram encontrados na carceragem local. De acordo com a polícia, um dos aparelhos foi localizado dentro de uma sandália havaiana. No momento da abordagem, doze detentos estavam custodiados na cadeia de Palmas de Monte Alto.
O Ministério Público Federal (MPF), tendo em vista os fatos constantes em Inquérito Civil Público, ajuizou Ação Civil Pública por atos de improbidade administrativa contra o prefeito do município de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e o ex-secretário municipal de infraestrutura, Renato Mendonça. A ação foi ajuizada com base em representação feita pela Auditoria Pública Cidadã (Aucib), que denunciou diversas irregularidades em processos licitatórios realizados durante a gestão do prefeito, no exercício de 2017, a fim de favorecer as empresas Ribas & Ramos Construtora Ltda. e a Construtora Mendonça Ltda., pertencente ao então secretário de infraestrutura, com a participação de Arthur Felipe Gomes Ramos, também investigado. A presente ação civil busca a condenação dos demandados nas sanções previstas na Lei nº 8.429/1992, em virtude da prática, de forma consciente e voluntária, de ato de improbidade administrativa que acarretou prejuízo ao erário público. No ano de 2017, as referidas empresas foram vencedoras em, pelo menos, 04 contratos de prestação de serviços de engenharia, que totalizam a quantia de R$ 220.110,11. No mesmo caso, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), multou o gestor municipal em R$ 21 mil.
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (3), projeto que obriga motorista que causar acidentes, devido ao consumo de álcool ou qualquer outra substância psicoativa, a ressarcir as despesas do Sistema Único de Saúde (SUS) com o tratamento das vítimas. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 32/2016 segue agora para a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). De autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT), o projeto estabelece que o ressarcimento também compreenderá os gastos que o SUS eventualmente efetuar com tratamento do próprio motorista. Na prática, o condutor responderá civilmente pelas despesas quando for também enquadrado penalmente pelos crimes de homicídio e lesão corporal relacionados ao acidente motivado por embriaguez ou consumo de outras drogas. Na justificação, Wellington salienta que a violência no trânsito vem aumentando no país, com mortos e feridos, e que muitos dos casos resultam da ação de motoristas sob a influência do álcool e outras drogas. Além das tragédias humanas envolvidas, destaca o autor, há também o problema do alto custo para o Estado dos atos “irresponsáveis” desses motoristas. No relatório que apresentou ao PLS 32/2016, a senadora Mailza Gomes (PP-AC) afirmou que os acidentes de trânsito são considerados um problema grave de saúde pública e constituem relevante causa de despesas na gestão do SUS. “O trânsito mata mais de 40 mil pessoas por ano no país. De acordo com o Ministério da Saúde, entre 70% e 80% das vítimas de acidentes de trânsito são atendidas pelo SUS. Esses acidentes são a segunda causa mais frequente de atendimento nos serviços públicos de urgência e emergência”, comentou a relatora no parecer. Se for aprovado pela CCJ, o projeto seguirá diretamente para a Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para votação no Plenário do Senado.
No início desta semana, o motociclista Adenildo Meira teve o nariz e a pálpebra cortados por uma linha de cerol e, por pouco, uma tragédia aconteceu. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele relatou que trafegava nas proximidades do Bairro São Félix quando foi atingido por uma linha de pipa com cerol. “Cortou bastante meu nariz e quase perdi meu olho. Saiu muito sangue e eu ainda fui de moto até o hospital. Só lembrei de Deus e das minhas filhas”, disse. Ele levou 5 pontos no nariz e 2 no olho. Segundo Adenildo, os meninos que soltavam pipa no local não prestaram socorro e nem deram importância ao ocorrido. A equipe médica que atendeu a vítima informou que por pouco ele perdia a visão. Adenildo alertou para que os motociclistas instalem uma antena de proteção em seus veículos a fim de evitar esse tipo de acidente. “Eu mesmo já instalei a minha”, completou. Ele ainda chamou a atenção para que as crianças soltem pipa em locais apropriados, afastados da rede elétrica e de aglomerações, e sem o uso do cerol.
O Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, estabeleceu termo de compromisso para o funcionamento do curso de medicina em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com a publicação, o Centro de Educação Superior de Guanambi (Cesg), a Universidade de Guanambi (Unifg), é a mantenedora do curso na capital do minério. O objeto foi estabelecer obrigações e deveres entre as partes para a implantação e funcionamento do curso de medicina na cidade. De acordo com o DOU, a assinatura do compromisso entre as partes foi assinada no último dia 01 e julho de 2019. Após concluir a etapa, o curso será reconhecido pelo MEC.
O Ministério da Economia anunciou na quarta-feira (3) medidas para reduzir o número de pedidos de patentes para análise (backlog) em 80% até 2021 e diminuir para cerca de dois anos o prazo médio de concessão de patentes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou do lançamento do Plano de Combate ao Backlog de Patentes e disse que o governo está fazendo avanços importantes para estimular a indústria, aumentar a produtividade e competitividade da economia brasileira no futuro. “Nós estamos na economia do conhecimento, cada vez mais importantes esses valores intangíveis como direito de patentes, de marca, direito de propriedade”, disse. De acordo com o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, hoje, o backlog chega a 160 mil pedidos. “Nós temos patentes sendo avaliadas agora que foram depositadas há 11 anos. Você imagina: uma tecnologia hoje, na era digital, em que tudo é muito rápido, e 11 anos depois a patente já não é mais tão relevante assim”, disse. Para Costa, com a agilidade na concessão de patentes, o Brasil deve estimular a inovação e se tornar mais competitivo e integrado globalmente. Ele explica que, além de preservar o direito de quem fez o investimento, a patente garante a divulgação das novas tecnologias e permite que, a partir delas, outros pesquisadores desenvolvam outras patentes.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a vice-presidente do Conselho Rural do Município de Brumado, Veramar Dias, destacou que a reunião mensal do órgão contou com a participação de técnicos do Cartório Civil de Brumado. Segundo ela, os técnicos esclareceram as dúvidas dos produtores sobre a documentação necessária para que as associações rurais regularizem suas pendências, como inadimplência e mandatos vencidos. As associações, conforme frisou, ficam inaptas para concorrerem aos editais e demais certames. “Foram explicações muito boas. Eles ficaram à disposição para esclarecer quaisquer outras dúvidas. Muitas vezes, o produtor rural está irregular apenas por falta de informação”, destacou. O objetivo, segundo a vice-presidente, é orientar e oferecer as melhores informações ao homem do campo. Reuniões mensais nas associações já foram agendadas para melhor informar o produtor rural.
O Congresso criou nesta quarta-feira, 3, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista para investigar ataques de internet, a distribuição de notícias falsas, as chamadas fake news, e o uso de perfis falsos para influenciar o resultado das últimas eleições. A CPI será formada por quinze senadores e quinze deputados e terá 180 dias para apurar também a prática de ciberbullying sobre usuários mais vulneráveis e contra agentes públicos, e o aliciamento de crianças para cometer crimes de ódio e suicídio. De acordo com a Veja, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), pediu aos líderes que indiquem nomes de integrante de partidos e blocos para formarem a comissão. O requerimento é do deputado federal Alexandre Leite (DEM-SP), que cita como justificativa para o projeto o fato de as redes terem sido “inundadas por velhas estratégias políticas de difamação e de manipulação de debates públicos”. O documento cita também o uso de robôs para conquistar seguidores e realizar ataques a opositores e forjar discussões artificiais, com a manipulação de debates e disseminação de fake news. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu investigação sobre o tema após as eleições do ano passado, vencida pelo então deputado Jair Bolsonaro (PSL).
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do Serviço Territorial de Apoio à Agricultora Familiar (Setaf), José Luiz Alves Ataíde, esclareceu por que o município de Brumado ainda não recebeu o Garantia Safra 2019. Segundo ele, o recurso é composto por um fundo quadripartite, mantido pelo agricultor, pela prefeitura, pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal. O Garantia Safra possui um montante de R$ 850 - o governo do estado entra com R$ 400, a prefeitura com R$ 50, o agricultor com R$ 17 e o governo federal com R$ 367. “Aqui na Bahia, para aumentar e incentivar as prefeituras a aderirem ao Garantia Safra e aumentar o número de cotas de agricultores, o Governo do Estado paga 50% da parte da prefeitura e 50% da parte do agricultor. Na Bahia, então, o Governo paga R$ 433,50”, explicou. Dito isso, Ataíde afirmou que, em parceria com a prefeitura municipal de Brumado, o Setaf realiza o cadastramento do Garantia Safra do produtor rural.
“Em Brumado, houve um problema de informação, de falta de informação e informação equivocada. O Ministério da Agricultura enviou um ofício ao prefeito dizendo que Brumado estava fora do Garantia Safra, tendo em vista que os produtores rurais aderidos não estariam aptos a receberem o benefício”, apontou. Segundo ele, a perda da produção da agricultura no município é de 94% e 6% de produção - acima de 50% já tem direito ao Garantia Safra. No entanto, conforme Ataíde explicou, de forma equivocada, um laudo do IBGE informou que haveria apenas 6% de perda em Brumado. As providências para regularização dos equívocos já estão sendo tomadas. Segundo Ataíde, o Setaf entrará com um recurso junto ao Ministério da Agricultura para que os agricultores do município não sejam penalizados. “Garanto aos agricultores que esse equívoco será resolvido”, finalizou.
O pacote anticrime apresentado no começo do ano pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, começa a andar no Congresso. Nesta quarta-feira, 3, o Senado desmembrou o projeto e apresentou parte dele na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), numa tentativa de evitar que a atual pressão sobre o ex-juiz da Lava Jato trave as matérias. O senador Márcio Bittar (MDB-AC), por exemplo, apresentou seu parecer segundo o qual o crime eleitoral de caixa dois está sujeito à pena de reclusão de dois a cinco anos, tanto para quem receber os recursos não contabilizados como para quem os fornecer ou doar. A pena será aumentada de um a dois terços caso algum agente público colabore para a prática criminosa ou se os recursos, valores, bens ou serviços forem provenientes de crime. O relatório apresentado não foi votado na sessão desta quarta porque houve um pedido coletivo de vista, e a matéria deverá ser apreciada somente na semana que vem. Depois disso, ainda tem que ser votada em plenário e seguirá para a Câmara. O texto defendido por Bittar está nos mesmos termos do que foi aprovado no plenário do Senado na semana passada, no âmbito do pacote das dez medidas anticorrupção e do projeto de abuso de autoridade.
No próximo dia 17, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas, juntamente com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) da Bahia, se reunião na cidade de Rio de Contas para a última rodada de consultas públicas para o Plano de Recursos Hídricos e a Proposta de Enquadramento dos Corpos de Água da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas. O plano visa planejar o processo de gestão da água na bacia para orientação da preservação e o uso sustentável dos seus recursos hídricos. O projeto pretende estabelecer diretrizes, metas e a construção de programas com caráter participativo. Fred Neves, membro do comitê, destacou a importância da participação do poder público e da sociedade civil. “O plano só terá resultado efetivo se todos se apropriarem da proposta fazendo dela o seu plano de gestão”, destacou. Neves apelou para que o município de Brumado envie um representante a fim de participar da última rodada de consultas públicas, dada a importância do momento marcado por lutas e adversidades das mais variadas possíveis.
Uma estudante de 29 anos, que tem síndrome de Down, ficou trancada sozinha, por quase 6 horas, em uma escola estadual de Serra do Ramalho, no oeste da Bahia, após a direção cancelar o dia de aula e fechar a escola, sem perceber que a aluna estava dentro de uma das salas de aula. Segundo informações de familiares, Ivandeide Rodrigues dos Santos foi levada por um dos irmãos ao Colégio Estadual Anísio Honorato Godoy, por volta das 13h de segunda-feira (1º). Ainda de acordo com a família, Ivandeide então entrou na unidade e foi direto para a sala de aula. Quando foi buscar a filha, por volta das 17h30, a mãe da aluna ficou desesperada ao encontrar a filha trancada na unidade. A mulher então acionou a Guarda Municipal, que foi até o local e, por volta das 18h40, arrombou os cadeados do colégio, para que Ivandeide pudesse sair.
O G1 entrou em contato com a direção da escola, que informou que a mãe da estudante a deixa todos os dias no pátio da escola, e ela é encaminhada para a sala de aula com a ajuda de um funcionário. Na segunda-feira, ela foi levada pelo irmão, que a deixou na frente da instituição e eles não perceberam a presença dela no colégio. Ainda de acordo com a nota da direção do Colégio Estadual Anísio Honorato Godoy, a escola estava aberta, embora tenha sido “ponto facultativo”. Segundo eles, os funcionários saíram da instituição às 16h10. A direção também informou que a escola se retratou com a família, pedindo desculpas e afirmou que não possui um cuidador, mas tem funcionários que mantém cuidados necessários com a estudante e com um outro aluno com síndrome de Down.
Desde o início do ano, os produtores rurais de Brumado aguardam o recebimento do Garantia Safra 2019. Diante da falta do repasse, os trabalhadores têm passado por dificuldades no meio rural. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a produtora Maria Santos, presidente da Associação de Moradores do Povoado Lagoa de Dentro, na região do Arrecife, relatou que tem sido difícil produzir diante da falta do Garantia Safra. O recurso, segundo ela, seria utilizado para investir na lavoura e na criação animal a fim de auxiliar o trabalhador rural em suas atividades. “As coisas estão muito difíceis. Ainda não recebemos o Garantia Safra neste ano”, contou. A produtora disse ainda que não sabe o motivo do não repasse do recurso, mas a expectativa é de que o Garantia Safra seja recebido neste mês de julho.
A cidade de Brumado receberá nos próximos dias o Laboratório Exame, especializado em Análises Clínicas. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O objetivo é oferecer um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório irá dispôr de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. Em breve, maiores informações sobre a unidade do Laboratório Exame, em Brumado.
Um dos maiores eventos de trilha do país, o Banana Lama será realizado em sua 13ª edição no estado de Santa Catarina. O evento contará com a participação do brumadense Caio Rubens. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que será a sua primeira vez no evento, que possui uma grande estrutura de trilhas. “Com muita satisfação, estarei representando pela primeira vez minha Brumado, minha Bahia”, contou. Para Ribas, o sonho do todo trilheiro é participar do Banana Lama, ao lado de tantos pilotos experientes. “É muita adrenalina envolvida”, completou. Até o momento, já são mais de 4 mil inscritos - o número é recorde e as expectativas são de que as inscrições passem de 5 mil. Representantes de toda América Latina e do mundo estarão presentes no evento. O representante brumadense viaja na próxima sexta-feira (05) com destino à cidade de Corupá, onde a competição acontece. “A cidade vai ficar pequena pra tanta gente”, avaliou. A comitiva da Bahia é composta por 40 pilotos, que representarão o estado no Banana Lama.
As atletas do Unidas Futebol Clube (UFC) já estão de volta ao município de Brumado após passarem por uma peneira no estado de São Paulo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a técnica Edna Pereira disse que a peneira foi um momento fantástico de aprendizado, além de uma oportunidade de crescimento para o futebol feminino. “Nós ficamos muito felizes por fazermos parte desse momento”, destacou. Edna espera que a iniciativa, que teve destaque na mídia nacional, também abra as portas para o município de Brumado e para a região no que se refere ao esporte. “Brumado estava escondido no futebol feminino e, de repente, ganhamos um destaque desses na mídia nacional. Esperamos a partir disso que as pessoas passem a olhar o futebol com outros olhos e que a gente faça parte desse processo de crescimento”, completou. A iniciativa já rendeu frutos, tendo em vista que, segundo a treinadora, após a peneira, diversas pessoas de toda região já estão querendo apresentar novas atletas ao UFC. Edna também acredita que o poder público e a iniciativa privada irão procurar o clube em breve por causa da repercussão do evento a fim de oferecer apoio. A atleta Carla Raíza ressaltou que a experiência foi muito positiva, de aprendizado e de fortalecimento do esporte local. “Isso vai gerar muita coisa para o time e para cada atleta individualmente”, reforçou.
Na noite do último sábado (29), o jovem Aramízio Alves desapareceu depois de ser visto pela última vez na Praça do Forró, durante o São Pedro 2019, em Igaporã. Segundo familiares, Aramízio saiu de casa por volta da meia-noite, em Riacho de Santana, dizendo que visitaria uma amiga no Hospital Municipal Amália Coutinho. O fato foi confirmado por funcionários que o viram entrar na unidade de saúde. Na festa de Igaporã, ele foi visto aparentando estar desorientado. Ainda segundo familiares, Aramízio é alcoólatra e tem episódios de perda de memória devido ao consumo de bebidas. Qualquer informação sobre o seu paradeiro pode ser fornecida à família pelos números (77) 99913-3550 / (77) 99832-3490.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado apenas em formato digital no ano de 2026, abandonando a versão em papel. A novidade começará a ser implementada em 2020 e a digitalização será gradativa. No próximo ano, estudantes de quinze capitais do país terão a opção de realizar 50 mil provas digitais em dois domingos consecutivos em outubro. Não há alterações na realização do Enem 2019. O Inep (órgão responsável pela prova), entretanto, não esclarece como esta mudança irá acontecer. Ao fazer o anúncio na manhã desta quarta-feira, 3, ele destacou apenas que haverá economia com a impressão de papel, uma vez que na edição de 2019 mais de 10,2 milhões de provas serão neste formato. De acordo com a Veja, em 2020 o Enem terá duas aplicações: a digital, nos dias 11 e 18 de outubro, e a regular, nos dias 1º e 8 de novembro. Uma reaplicação, em papel, acontecerá em dezembro para os estudantes prejudicados por problemas logísticos com a versão digital. Os resultados serão divulgados de forma conjunta. Já em 2021, serão feitas duas aplicações digitais em datas distintas, também opcionais, como forma de aprimoramento do ano anterior. Será mantida a aplicação regular e a reaplicação em papel. Entre 2022 e 2025, segundo o Inep, o “Enem Digital” será aprimorado, ainda de forma opcional aos participantes. Em 2026, no entanto, a previsão é que não tenha mais prova em papel e que o Enem aconteça em várias datas ao longo do ano. Segundo o Inep, os preparativos para a aplicação piloto no ano de 2020 já começaram, “com o desenvolvimento ou aquisição da plataforma digital e desenho da aplicação a partir de dados coletados pelo Censo Escolar”. O órgão informa que, com a digitalização, o Enem permitirá a utilização de questões com vídeos, infográficos e games.
Nos dias 5, 6 e 7 de julho, a cidade de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, realizará a 42ª Romaria da Terra e das Águas. Centenas de romeiros de todo país prometem marcar presença no evento religioso, marcado pela renovação da fé e pelo debate sobre os atuais desafios políticos e sociais do país. Neste ano, a romaria tem como tema “Terra, água e justiça: direitos sagrados”. A programação do evento contará com celebrações religiosas, debates e atividades culturais. A romaria é organizada pela Comissão Pastoral da Terra Regional Bahia, pela Diocese de Bom Jesus da Lapa, Barreiras, Irecê, Barra, Caetité, Arquidiocese de Vitória da Conquista, Santuário Bom Jesus, além de organizações e movimentos populares.
Um homem de 46 anos foi preso após matar o sogro com tiros de espingarda, na zona rural de Rafael Jambeiro, no interior baiano. Conforme a Polícia Civil, o suspeito confundiu o sogro com um assaltante de galinhas. Segundo a polícia, o suspeito preparou uma emboscada durante a madrugada de domingo (30) para um homem que estaria roubando galinhas da fazenda dele. A vítima, identificada como João Gonçalves do Santos, de 77 anos, entrava na fazenda quando foi baleada. De acordo com a polícia, o suspeito descobriu que o homem baleado era o sogro quando foi até a porta da propriedade. O corpo de João Gonçalves foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana, a 200 quilômetros de Salvador. Não há informações sobre o velório e sepultamento do idoso. A Polícia Civil informou que o suspeito confessou o crime, mas disse que ficou arrependido de ter feito a emboscada. Ele está preso na Central de Flagrante do Complexo de Delegacias do Sobradinho.
Em Brumado, o Complexo Eólico de Cristalândia é capaz de gerar cerca de 350 GW/h por ano, energia suficiente para atender o consumo anual de mais de 170 mil residências. Em janeiro desse ano, a Enel Green Power Brasil vendeu três parques renováveis em operação no estado, por cerca de R$ 2,9 bilhões, para a empresa chinesa CGN Energy International Holdings Co. Limited (CGNEI). Em plena operação comercial desde setembro de 2017, com capacidade instalada de 90 MW e implantado nos municípios de Brumado, Rio de Contas e Dom Basílio, o complexo recebeu investimentos de R$ 733,4 milhões e gerou 1,3 mil empregos em toda a cadeia produtiva, na fase de implantação. A Enel ficará responsável pela operação das plantas até 2021. Uma equipe de técnicos da SDE esteve no complexo Cristalândia para se reunir com o vice-presidente da CGNEI, Zhang Song Lin, o gerente da empresa, Ng Geok Him, e os representantes da Enel Green Power. Além de fazer uma visita técnica, a equipe foi conhecer o grupo que adquiriu o empreendimento.
Apenas 43 cidades baianas dispõem de aterros sanitários. A informação foi divulgada nesta terça-feira (2) a partir de dados da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur) repassados pelo G1. Os aterros sanitários são considerados o destino mais adequado para o descarte de lixo. No começo de maio, o Bahia Notícias informou que havia 41 municípios com aterros implantados. Através da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), os municípios foram obrigados a eliminar os lixões a céu aberto. No entanto, as cidades informam ter dificuldade para cumprir a determinação, principalmente pelo custo da obra. No entanto, há prazos para todos os municípios cumprirem a lei federal. Capitais e municípios das regiões metropolitanas tiveram prazo até 31 de julho de 2018. Já cidades com mais de 100 mil habitantes precisam cumprir o acordo até o dia 31 de julho deste ano. Os municípios de 50 a 100 mil habitantes têm até 31 de julho de 2020. Para os com menos de 50 mil habitantes, o limite é 31 de julho de 2021. Ainda segundo a Sedur, existem pelo menos 216 lixões no estado. A quantidade ainda pode ser maior devido já que 105 cidades não informaram como tratam o lixo à secretaria.