Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/Jul/2019 - 14h00

Produção de ovos de galinha caipira traz novas perspectivas em comunidades rurais de Palmas de Monte Alto

Produção de ovos de galinha caipira traz novas perspectivas em comunidades rurais de Palmas de Monte Alto Foto: Divulgação/SDR

A implantação de aviários para a criação de galinhas caipiras e produção de ovos está transformando a realidade e garantindo renda para 1.577 famílias em toda a Bahia. A ação é realizada no âmbito do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Na Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Peri Peri, Bela Vista e adjacências, município de Palmas de Monte Alto, 20 famílias já comemoram os primeiros resultados. A média de ovos retirados por família é a partir de três dúzias, a cada semana. A comercialização é feita em feiras livres e lanchonetes do município.

Produção de ovos de galinha caipira traz novas perspectivas em comunidades rurais de Palmas de Monte Alto Foto: Divulgação/SDR

A chocadeira, que tem capacidade para 574 unidades, está em pleno funcionamento e a média de pintinhos e aves, atualmente, é entre 40 e 50 aves por família. Com a gestão eficiente do recurso, a associação conseguiu economizar e solicitou a construção de mais oito galinheiros, para atender outras 20 famílias. Todos os beneficiários da ação são capacitados pelo Bahia Produtiva, por meio da Associação do Semi-Árido da Microrregião de Livramento (Asamil), organização selecionada por Chamada Pública para prestar o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), em Palmas de Monte Alto, para o manejo da criação, uso da chocadeira e manuseio da ração. As famílias recebem ainda orientações para a preparação de alimentos alternativos para as galinhas.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo