Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2019
fechar

Realizada cerimônia de posse do Rotary e do Interact Club de Brumado Foto: José Silva/Achei Sudoeste

Na noite dea última quinta-feira (18), aconteceu a cerimônia de posse do Rotary e do Interact Club de Brumado. Os dois clubes são compostos por jovens com espírito de servir e que, em paralelo, passam por um treinamento de desenvolvimento de liderança. Além disso, as instituições são apadrinhadas pelo Rotary Club Brumado e pela Casa da Amizade. As famílias dos jovens também participaram da confraternização.

Justiça decreta prisão de médico suspeito de abusar de mulheres Foto: Reprodução

A Justiça do Ceará decretou nesta sexta-feira (19) a prisão preventiva do médico e prefeito afastado de Uruburetama José Hilson de Paiva, suspeito de abusar sexualmente de várias mulheres enquanto realizava atendimentos ginecológicos. O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) havia pedido a prisão preventiva do médico na quarta-feira (17), por considerar que ele apresenta “riscos para a investigação do caso”. O advogado de Paiva, Leandro Vasques, informou que já entrou em contato com autoridades e que o suspeito vai se apresentar “no decorrer da tarde”. Na quinta-feira, após o MP pedir a prisão preventiva, a defesa afirmou considerar o pedido “desnecessário”. De acordo com o G1, a decisão sobre a prisão é do juiz José Cléber Moura do Nascimento, que considerou a medida necessária para preservar as provas e evitar a influência do prefeito nas investigações. Para o advogado, o argumento é “absolutamente incabível” pelo fato de o prefeito estar afastado do cargo do prefeito e impedido de exercer atividade médica. O magistrado ainda determinou a busca e apreensão de objetos em dois endereços de José Hilson nas cidades de Fortaleza e Uruburetama. A medida é para apreender computadores, celulares, tablets, HDs externos, CDs e DVDs gravados, receituários médicos, prescrições, agendas de consultas, além de outros objetos relacionados ao investigado.

Vitória da Conquista: Aeroporto Glauber Rocha marca nova fase no turismo de negócios Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O sudoeste da Bahia vai alçar novos voos com a inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, na próxima terça-feira (23). A homologação da proposta vencedora para a construção do novo aeroporto foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 8 de janeiro de 2014, quando o governador Rui Costa era secretário da Casa Civil. No mês seguinte, em 13 de fevereiro, o então governador Jaques Wagner assinou a ordem de serviço para a construção do equipamento, que beneficia uma população estimada em 2 milhões de pessoas. Em visita ao novo equipamento, Rui lembrou que, nos últimos seis anos, os aeroportos Glauber Rocha e de Natal foram os únicos construídos no Nordeste. “Antes, os aviões vinham para Vitória da Conquista e não se sabia se iria pousar, por causa das serras e da neblina. Agora, isso não acontece mais. O novo aeroporto atende não somente a Bahia, mas também o norte de Minas. Na terça-feira [23], vamos fazer a inauguração oficial. A partir do dia 25, a Gol já vai operar aqui. Teremos voos diários para São Paulo e para Minas Gerais. Conquista, com certeza, será um dos principais aeroportos de fluxo do Nordeste”, destacou. O equipamento marca uma nova fase no transporte aéreo da região no que se refere ao turismo de lazer, de negócios e à logística. Com o dobro de capacidade em relação ao antigo aeroporto, ainda é possível ampliar a movimentação para 500 mil passageiros até 2020. Outra novidade é que o Glauber Rocha também vai receber grandes aeronaves e minimizar as interferências climáticas nos pousos e decolagens por ter equipamentos mais avançados de navegação aérea.

58% reprovam as políticas para a educação no país Foto: Lourdes ÑiqueGrentz/Pixabay

Uma pesquisa obtida com exclusividade pelo G1 aponta que 58% dos entrevistados reprovam e 15% aprovam a atuação do governo federal na área de educação. Para 60%, a qualidade da educação no país é ruim ou péssima e 10% a consideram regular ou boa. O levantamento, feito em junho pela organização Todos pela Educação e pelo grupo Ideia Big Data, tem abrangência nacional e margem de erro de 3,15 pontos percentuais para mais ou para menos. As perguntas foram aplicadas via telefone fixo ou celular. O nível de confiança é de 95%. Os dados também indicam que as pautas que estiveram em debate nos primeiros meses de gestão do governo Bolsonaro são prioridade para a minoria dos entrevistados. Filmar professor em sala de aula, evitar “doutrinação”, focar em educação domiciliar e ampliar as escolas militares é importante para 6% deles. A maioria (52%) apontou que a prioridade do governo deveria ser ampliar vagas em creches, combater o analfabetismo e melhorar o salário e o trabalho dos professores.

Criminoso é capturado suspeito de furto e importunação sexual em Ituaçu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em rondas ostensivas realizadas no centro de Ituaçu, a 98 km de Brumado, a polícia foi informada por um comerciante que um elemento havia entrado em sua loja e furtado dois anéis e uma corrente. Diante dos fatos, a guarnição iniciou rondas no intuito de capturar o indivíduo, sendo acionada por uma jovem que teria sido agarrada pelo mesmo elemento. À polícia, a mulher relatou que foi necessário que alguns transeuntes intervissem na situação para ajudá-la. O suspeito foi capturado após diligências. As vítimas e o criminoso foram encaminhados para a delegacia de Ituaçu para as medidas cabíveis.

Sinal da operadora Vivo volta a apresentar instabilidade em Brumado

O sinal de telefonia móvel da operadora Vivo voltou a apresentar falhas na cidade de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os clientes da principal operadora no município, estão com dificuldades em originar e receber ligações, além de falta de acesso aos dados móveis (4G). Nos últimos dias, a operadora tem sido alvo de muitas críticas de seus usuários. A população espera que a instabilidade seja resolvida com mais rapidez e que o sinal volte a operar normalmente na capital do minério.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quinta, 18, o projeto de lei que torna obrigatória a inclusão de informações sobre pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Censo 2020. A pesquisa, produzida pelo IBGE, registra características e condições de vida da população brasileira. A sanção à medida foi comunicada por Bolsonaro em seu perfil no Twitter. A decisão ocorre após o presidente ter se irritado durante a manhã com um grupo de manifestantes que se reuniu em frente ao Palácio do Alvorada, em Brasília, para cobrá-lo sobre a assinatura da lei. Ele vinha sinalizando desde a semana passada que poderia vetar o projeto. Bolsonaro assinou a medida ao lado da primeira-dama, Michelle, e do apresentador Marcos Mion. A mulher do presidente fez pressão ao longo dos últimos dias para convencê-lo da importância do projeto. Já Mion, que é pai de um filho autista, foi até Brasília para se reunir com autoridades e impedir o veto. Mion publicou no Instagram que esteve reunido por mais de quatro horas com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e com a presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra. Na postagem, ele agradeceu à primeira-dama dizendo que, “sem ela, nada seria possível”. Na última sexta-feira, 12, Bolsonaro havia publicado um vídeo em que a presidente do IBGE dizia que o Censo não possui critérios bem definidos para fazer um levantamento preciso sobre os autistas no Brasil. Na filmagem, ela defendia que os eventuais questionamentos sobre os autistas tinham de ser incluídos na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

Oposição poderá ter vários candidatos à prefeitura de Vitória da Conquista, avalia senador Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nas últimas eleições municipais, o Partido dos Trabalhadores (PT) saiu derrotado na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o senador Jaques Wagner (PT) disse que o processo de escolha dos candidatos da sigla para disputa do próximo pleito está em curso e vários nomes podem ser lançados pela base governista. “Tem muita gente que pode ser escalada no nosso time e nos representar bem”, disse. Para ele, a situação não é um problema, tendo em vista que é um direito de cada um lançar o seu nome à disputa. “O governador Rui Costa coordenará esse processo e eu espero que a gente possa voltar a ter um governo do social aqui em Vitória da Conquista”, destacou.

'Defesa do cidadão', diz Dias Toffoli sobre limitar uso de dados do Coaf Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal, disse nesta quinta-feira, 18, durante evento em Cuiabá (MT), que a sua decisão de suspender as investigações feitas com base em dados repassados pelo Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) sem autorização judicial é uma “defesa do cidadão”. A determinação do ministro se deu a partir de um pedido dos advogados do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), que era alvo de um inquérito do Ministério Público do Rio de Janeiro a partir de relatórios produzidos pelo Coaf e que apontavam movimentações atípicas na conta do ex-assessor parlamentar Fabrício Queiroz. Até que o Supremo dê uma palavra final sobre a regularidade dos procedimentos – o que só deve ocorrer em novembro -, as defesas de outros suspeitos se movimentam para também suspender as investigações que pesam contra seus clientes. Toffoli lembrou que foi o relator de um caso julgado no STF que decidiu pela constitucionalidade do compartilhamento de informações por órgãos como Coaf, Receita Federal e Banco Central, mas fez uma ressalva. “Eu votei pela constitucionalidade do compartilhamento de informações da forma como está na Lei Complementar 105. Qual é?  (É possível compartilhar) As informações globais (do investigado). As informações detalhadas dependem de prévia autorização do Judiciário”, disse. Segundo ele, é preciso um “controle da Justiça” nesses casos. “Se o detalhamento é feito sem a participação do Judiciário, qualquer cidadão brasileiro está sujeito a um vasculhamento na sua intimidade. Isso é uma defesa do cidadão”, afirmou. De acordo com ele, ao contrário do que afirma o Ministério Público, a “decisão não impede as investigações”. “Essa decisão autoriza, como foi o julgamento no Supremo e no plenário da Corte, as investigações que tiveram origem no compartilhamento global e depois o detalhamento judicial”, disse.

Secretário estadual de infraestrutura exalta obras em Brumado e Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O secretário estadual de infraestrutura, Marcus Cavalcanti, acompanhou o governador Rui Costa (PT) em visita técnica as obras do Aeroporto Glauber Rocha, que será inaugurado em Vitória da Conquista na próxima semana. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele exaltou as obras do terminal aeroportuário, bem como às obras da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) para adolescentes e jovens em conflito com a lei, e da Policlínica Regional, que atenderá a mais de 20 municípios na microrregião. “Conquista está de parabéns por esse presente que está ganhando, que é o Aeroporto Glauber Rocha”, disse. Para Brumado, o secretário adiantou que já cobrou o início imediato das obras de pavimentação da saída do Bairro Esconso. Segundo Cavalcanti, a empresa vencedora da licitação está acelerando os trabalhos a fim de que o local possa ser entregue à comunidade o mais rápido possível.

Economia com Previdência será de R$ 934 bilhões, calcula governo Foto: Divulgação

O Ministério da Economia disse nesta quinta-feira, 18, que o impacto da reforma da Previdência, aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados na semana passada é de 933,5 bilhões de reais em dez anos. Os valores foram divulgados pelo secretário de Trabalho e Previdência da pasta, Rogério Marinho. “É a maior reforma do sistema previdenciário já realizada no Brasil. Com a medida de combate a fraudes, passa de 1,1 trilhão de reais a economia estimada”, disse em sua conta do Twitter. As ações antifraude, às quais se referiu o secretário, são as do pente-fino em aposentadorias e outros benefícios previdenciários. As ações de revisão começaram na sexta-feira passada. Ao todo, o governo pretende investigar 3 milhões de benefícios com indícios de irregularidades.  Segundo o estudo da equipe econômica, a economia por indivíduo vinculado ao regime geral (trabalhadores com carteira assinada) é de 9,2 mil reais em dez anos. Já o impacto fiscal do regime próprio é de 114,1 mil reais por trabalhador. Isso acontece porque há menos servidores do que trabalhadores da iniciativa privada (71,3 milhões de trabalhadores contra 1,4 milhão de servidores). Desde que a reforma da Previdência foi apresentada, em fevereiro deste ano, a equipe econômica depende que o impacto fiscal do texto precisa ser de ao menos 1 trilhão de reais em dez anos, para que o país possa atrair investimentos e se desenvolver de maneira sustentável. O texto aprovado em primeiro turno na Câmara tinha impacto fiscal de 987 bilhões de reais. A proposta, no entanto, sofreu desidratação na votação dos destaques propostos por deputados. Ao todo, quatro medidas foram aprovadas após o texto-base, impactando na reforma. Os deputados aprovaram regras de transição para policiais, professores, mexeram da regra de cálculo para aposentadoria de mulheres e alteraram de 20 para 15 anos o tempo mínimo de contribuição para que homens pudessem pedir a aposentadoria. A reforma da Previdência prevê, entre outros pontos, fixar idade mínima como requisito básico para que os trabalhadores possam pedir sua aposentadoria. No caso das mulheres, essa idade é de 62 anos. No caso dos homens, 65 anos. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) prevê também regras de transição para que trabalhadores que já estão no mercado possam se aposentar antes de completar a idade mínima.

Obras da Policlínica de Saúde de Brumado devem ser iniciadas até o final do ano, diz Fábio Vilas-Boas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, informou que, até o final do ano, as obras da Policlínica Regional de Saúde de Brumado devem ser iniciadas. Segundo Vilas-Boas, a policlínica do município deverá ser contemplada no próximo edital de licitação que será divulgado no Diário Oficial do Estado. “Iremos lançar, ainda neste segundo semestre, um edital de licitação para mais cinco policlínicas e acredito que, antes do final do ano, o governador consiga dar a ordem de serviço”, destacou.

Homem morre após ser mordido por pitbull no interior da Bahia Foto: Alan Oliveira/G1

Um homem morreu no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, na quarta-feira (17) após ser mordido por um cachorro da raça pitbull. De acordo com informações colhidas na unidade de saúde, o caso ocorreu na cidade de Mutuípe, na segunda-feira (15), mas o homem foi transferido para a capital devido a gravidade dos ferimentos. A vítima teve lesões na face, crânio e perna esquerda. De acordo com o G1, não há informações sobre sepultamento da vítima. O caso é investigando pela Polícia Civil.

Wagner: Governo federal não entende a importância da reforma da previdência para estados e municípios Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o senador Jaques Wagner (PT) disse que vê com muita preocupação o posicionamento do governo federal diante da reforma da previdência. Para Wagner, o estilo do atual governo é de “criar conflitos” e que, mesmo ganhando as eleições, parece que eles não saíram do palanque. “Não vejo generosidade nesse governo. Ele ganhou com uma parte da população, mas ele tem de ser presidente para todos”, destacou. Segundo o senador, já foram feitos vários ajustes na previdência com o objetivo de não deixar o Estado “apodrecer”. “É melhor tomar o remédio amargo e não deixar o Estado apodrecer do que fingir que nada está acontecendo e, quando você acordar, já não ter o que fazer”, avaliou.

Cipe Sudoeste realiza treinamento de abordagem e melhor capacitação operacional Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta semana, a Cipe-Sudoeste Caesg realizou um treinamento de abordagem na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante da companhia, Edson Mascarenhas, disse que a capacitação é realizada constantemente pela Cipe-Sudoeste com o objetivo de atualizar determinados procedimentos operacionais. “É necessário para que a gente mantenha os policiais atualizados. Nosso objetivo é capacitar todos os policiais militares da Cipe-Sudoeste”, informou. Posteriormente, segundo o comandante, a mesma instrução será promovida nas unidades para que todos os policiais possam atuar dentro da mesma doutrina operacional. ”Isso nos dá mais segurança no nível de manutenção da nossa preservação, além da nossa segurança jurídica”, destacou.

'Dinheiro é do povo, não meu, nem de Rui Costa', diz Bolsonaro sobre Aeroporto de Conquista Foto: Reprodução/Facebook

A paternidade do aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, foi um dos temas tratados pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), ao lado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, na transmissão ao vivo no Facebook nesta quinta-feira (18). Na ocasião, o presidente frisou que 70% da obra foi custeada pelo governo federal e o restante partiu de recursos estaduais. Em seguida, Bolsonaro destacou que “não tem disputa [sobre paternidade], a obra é do Brasil”. “Parte do recurso é federal, parte é estadual, mas o dinheiro é do povo, não é meu e nem do governador Rui Costa”, disse Bolsonaro ao fazer um convite ao governador na Bahia para que compareça ao evento de inauguração, agendado para a próxima terça-feira (23). Durante a transmissão, Tarcísio de Freitas defendeu que a inauguração do equipamento em Vitória da Conquista demonstra “o compromisso do governo Bolsonaro com a infraestrutura da Bahia, do Nordeste”, pelo fato da administração ter dado continuidade a obra. O ministro ainda prometeu que a Bahia vai receber novas obras de infraestrutura. “Muito mais vem por ai, vem a BR-101, BR-116, Ferrovia de Integração Oeste Leste e aeroporto de Salvador, que será entregue em outubro”, listou.

Estado não deve repasse de UTI para Brumado, diz secretário de saúde da Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Recentemente, o prefeito do município de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos, fez críticas e cobrou do Governo do Estado o repasse de custeio da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Segundo o gestor, o Estado estaria devendo algumas parcelas do repasse para manutenção da UTI. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde do estado, Fábio Vilasboas, alegou que o Governo do Estado mantém os pagamentos de forma regular. “Não é verdade, estamos mantendo os pagamentos regulares e sucessivos. Quando existe algum tipo de atraso, geralmente é por conta do atraso na apresentação da documentação para que possamos fazer o pagamento. Não tem nenhuma razão para atrasarmos o pagamento da unidade hospitalar dele”, frisou. Por telefone, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, confirmou que os repasses pendentes foram quitados pelo Estado entre os meses de junho e julho.

Preso é encontrado morto em cela do Conjunto Penal de Vitória da Conquista Foto: Divulgação/Seap

Um detento foi encontrado morto em uma das celas do Conjunto Penal de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, na quarta-feira (17). Conforme a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), o corpo foi localizado logo pela manhã, na abertura administrativa da unidade. Ainda não há detalhes sobre a causa da morte. A Secretaria não divulgou informações sobre o preso.vAinda de acordo com a Seap, ao longo desta quinta-feira (18), vários detentos, principalmente os que dividiam a cela com a vítima, vão prestar depoimentos. O Conjunto Penal de Vitória da Conquista tem capacidade para 750 detentos, mas comporta atualmente 940 presos.

Dupla é presa após se passar por agente de endemias e roubar R$ 30 mil em jóias Foto: Divulgação/PC

Dois homens foram presos após fingirem ser agentes de endemias, entrarem na casa de uma moradora da cidade de Itamaraju, no sul da Bahia e roubarem mais de R$ 30 mil em joias. Conforme a polícia, o crime ocorreu no bairro BHN, região central da cidade, na segunda-feira (15). Um dos homens chegou na casa da vítima caracterizado de agente e conseguiu entrar no local. Ao perceber que a mulher estava sozinha, ele disse à vítima que um colega ajudaria no trabalho, momento no qual o comparsa entrou no local. Ainda segundo a polícia, já dentro da casa, a dupla roubou aparelhos de televisão e mais de R$ 30 mil em jóias, depois de prender a mulher no banheiro. Eles utilizaram o carro da vítima para fugir da cidade. O crime foi descoberto depois que a vítima conseguiu sair do banheiro, onde estava presa, e foi até a delegacia de Itamaraju. Os homens foram presos BR-101, no caminho de Teixeira de Freitas, depois de rondas da polícia na região. De acordo com o G1, eles foram encaminhados para a delegacia de Teixeira de Freitas ainda na segunda, quando prestaram depoimento. Já na quarta-feira (17), após audiência de custódia, a dupla foi encaminhada para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas.

Briga por paternidade do novo aeroporto de Vitória da Conquista é mera picuinha política, diz Jaques Wagner Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Aeroporto Glauber Rocha será inaugurado na cidade de Vitória da Conquista, na próxima terça-feira (23). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o senador Jaques Wagner (PT) destacou que a viabilização da obra foi uma luta grande que teve início em 2009, no penúltimo ano do seu governo. Segundo ele, o governador Rui Costa (PT) foi obstinado e deu continuidade à obra, que também contou com recursos garantidos na época da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Wagner salientou que, durante o seu governo, a obra causou um certo desgaste, tendo em vista a cobrança da população para sua execução. No entanto, conforme reforçou, uma obra dessa natureza depende de inúmeros fatores, entre os quais autorização, licença e recursos. “O que interessa é que a obra é do povo de Conquista, que terá um aeroporto à altura da terceira maior cidade do nosso estado e que, na região, é, sem dúvidas, um grande polo”, frisou. Para o senador, a briga pela paternidade da obra é fruto de mera picuinha política. “O pai da criança é o povo de Vitória da Conquista”, reiterou.

Mal de Alzheimer: Cuidados essenciais para quem sofre com essa doença

Com a progressão da demência de Alzheimer, o paciente pode passar a ficar confuso, por vezes ficando agitado ou agressivo. Algumas medidas podem ajudar a evitar isso: Faça atividades que ele goste ou que ainda possa ajudar; Permita mais tempo para atividades - o paciente pode ainda conseguir realizar as tarefas, mas de forma mais demorada; Mantenha uma rotina e evite locais novos ou lotados; Use palavras simples, frases curtas e uma voz calma (mas não use "conversa de bebê"). Quando você der instruções, dê apenas uma direção de cada vez; Não lhe dê muitas opções. Por exemplo, ofereça apenas duas opções para o almoço; Compre roupas e sapatos fáceis de colocar e tirar; Lembre-se de que não ajuda argumentar (“bater de frente”). Tente mudar de assunto; O acompanhamento com o Geriatra pode ajudar a evitar essas e outras complicações da doença! Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

Município de Brumado é condenado a reintegrar servidora ao cargo de origem Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A juíza Ely Christiane Esperon Lorena deferiu pedido liminar em favor de Carmen Graça de Jesus Mendes determinando que o Município de Brumado providencie, no prazo de cinco dias, a reintegração da servidora ao seu cargo de origem, até o julgamento do mérito da ação, sob pena de multa diária de R$ 500 até o limite de R$ 50 mil. "Quando o texto constitucional proíbe a percepção simultânea de vencimentos e proventos, ele mesmo excepciona situações de acumulação permitida, limitando expressamente os proventos oriundos de regime próprios de previdência e não aos proventos pagos pelo Regime Previdenciário Comum, ou do INSS (Regime Geral)", destacou a magistrada. No caso em análise, a juíza considerou ainda que, caso se aguardasse o termo da ação, por certo o provimento final, pela demora, poderia trazer prejuízo à parte, pois, mantida a exoneração da requerente, a mesma seria privada de exercer as funções que exercia e perceber a remuneração correspondente, em prejuízo de seu próprio sustento, eis que os vencimentos possuem natureza alimentar.

O Ministério Público Estadual (MPE) recomendou ao Município de Bom Jesus da Lapa que adote uma série de medidas para garantir a segurança e preservação do meio ambiente urbano e do público durante a realização da “Romaria de Bom Jesus da Lapa 2019”. O evento festivo religioso acontece na cidade entre os dias 28 julho e 6 de agosto. A recomendação foi expedida pelo promotor Clodoaldo Anunciação no último dia 9. Ao Município, foi recomendado que sejam retiradas as barracas das ruas e calçadas e transferidas para local adequado e seguro; que seja proibida na calçada e em locais não autorizados qualquer tipo de instalação que atrapalhe o trânsito; que sejam realizadas ações para melhorar a fluidez do trânsito, além da criação de fluxo para acesso de veículos maiores. É recomendado ainda que esses veículos sejam proibidos de estacionar nas ruas em horários com grande concentração de público.

Rui Costa inspeciona obras e visita novo aeroporto de Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador Rui Costa (PT) esteve em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, nesta quinta-feira (18), quando vistoriou três obras em execução pelo Governo do Estado. A primeira visita foi às obras da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) e, em seguida, à Policlínica Regional de Saúde, que está com a construção nos últimos ajustes. A agenda desta manhã foi finalizada com a vistoria das obras do Aeroporto Glauber Rocha, que será inaugurado na próxima terça-feira (23). Na ocasião, o governador realizou uma visita guiada ao equipamento com diversos veículos de imprensa. Os voos começam a operar no equipamento a partir de 25 de julho.

Rui Costa inspeciona obras e visita novo aeroporto de Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“O Governo do Estado tem um total de R$ 455 milhões de investimentos em obras no município de Vitória da Conquista, que ainda estão em andamento. Hoje, visitei três delas, que farão a diferença no desenvolvimento da cidade e de toda a região. O aeroporto, por exemplo, demanda antiga da população, será entregue com uma estrutura moderna e capacidade para operar voos que antes não era possível”, explicou o governador. As obras do novo aeroporto foram executadas pelo Governo do Estado. Os recursos para a construção do equipamento foram liberados ainda na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff e tem contrapartida do Governo da Bahia. O valor investido pela gestão estadual no aeroporto Glauber Rocha supera R$ 31 milhões.

Arquivo