Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "08/2019"

28 Ago 2019 - 16:30h

O ministro de Meio Ambiente Ricardo Salles está internado no Hospital das Forças Armadas (HFA) em Brasília. De acordo com relatório médico divulgado na manhã desta quarta-feira, 28, Salles deu entrada no local na noite de terça com quadro de mal-estar. Ainda segundo o boletim, seu quadro é estável e não teve intercorrências clínicas durante a noite. De acordo com a Veja, o boletim, divulgado pela assessoria de imprensa do ministério, também informa que Salles não apresentava sintomas no momento quando foi admitido na Unidade de Emergência do hospital mas, mesmo assim, “a equipe assistente optou pela internação hospitalar para a realização de exames de rotina”.

28 Ago 2019 - 16:00h

Por volta de 21h10 desta terça-feira (27), a guarnição de polícia de Cascavel, em Ibicoara, a 164 km de Brumado, fazia ronda no Bairro Renascer, quando uma senhora acenou solicitando apoio. Segundo a solicitante, o seu esposo chegou em casa e a agrediu na presença dos filhos, um de 1 anos e outro de 3. Todos foram colocados para fora de casa. A vítima ainda denunciou já ter sido agredida outras vezes. A guarnição localizou o agressor, tendo sido detido, conduzido e apresentado na sede da delegacia territorial de Brumado, onde o fato foi registrado.

28 Ago 2019 - 15:30h

Nesta quarta-feira (28), a Secretaria Estadual da Saúde confirmou a primeira morte por sarampo na capital. Esse é também o primeiro óbito registrado pela doença em todo o estado de São Paulo. A vítima é um homem de 42 anos, sem registro de imunização. De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde, o estado tem 2.457 casos da doença. A maior parte deles (66%) se concentram na capital paulista, o que equivale a 1.637 pessoas contaminadas pela doença. De acordo com a Veja, diante do surto, a prefeitura de São Paulo decidiu prorrogar a campanha de vacinação contra sarampo para jovens de 15 a 29 anos e bebês de 6 meses a um ano de idade até o dia 31 de agosto. A recomendação é de que todas as pessoas incluídas nesses grupos se imunizem, independentemente de já terem tomado as duas doses da vacina anteriormente.

28 Ago 2019 - 15:00h

Na noite desta terça-feira (27), em rondas no Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, a 54 km de Brumado, a polícia foi solicitada por populares que disseram que um posto de combustível estava sendo roubado. Segundo as primeiras informações, dois indivíduos teriam empreendido fuga, tendo sido alcançados nas proximidades do entroncamento da cidade de Lagoa Real. Os dois foram detidos e com um deles foi encontrado um simulacro de pistola. Os autores e as vítimas foram conduzidos e apresentados na sede da Delegacia Territorial de Brumado, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante em desfavor dos indivíduos.

28 Ago 2019 - 14:30h

Uma mulher foi presa suspeita de estuprar um garoto de 12 anos, na noite de segunda-feira (26), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo a Polícia Militar, o crime foi filmado por dois adolescentes e o vídeo compartilhado em redes sociais. De acordo com a PM, a guarnição localizou a suspeita no bairro Henriqueta Prates após uma denúncia anônima. A mulher, conhecida como "Rosa Cigana", confessou o crime e informou que dois menores de 12 e 17 anos participaram da filmagem do crime. Eles foram apreendidos. Conforme informações da polícia, os adolescentes foram localizados no bairro Urbis 5 e todos os envolvidos foram levados para a Delegacia de Vitória da Conquista. Segundo o G1, a suspeita vai responder pelo crime de estupro de vulnerável.

28 Ago 2019 - 14:00h

O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou a pré-candidatura do vereador José Ribeiro Neves, o Zé Ribeiro, para a prefeitura de Brumado nas eleições 2020. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, em um ato realizado na sede do partido, na noite da última terça-feira (27), Ribeiro ainda recebeu o apoio do ex-vice-governador da Bahia, Edmundo Pereira Santos e da ex-deputada estadual Marizete Pereira. Militantes e simpatizantes da sigla compareceram ao evento em apoio ao pré-candidato petista.

28 Ago 2019 - 12:00h

Dando continuidade às comemorações do Dia do Soldado, celebrado no último domingo (25), o Tiro de Guerra de Brumado culminará com a sua participação no desfile cívico-militar do 7 de setembro. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Subtenente Edmundo disse que, assim como é a tradição no município, o Exército Brasileiro, representado pelo Tiro de Guerra na cidade, fechará o desfile. Para este ano, o Subtenente disse que o TG recebeu a proposta do 35º Batalhão de Infantaria, sediado em Feira de Santana, de fazer o desfile motorizado. Para isso, duas viaturas serão cedidas pela entidade. Além disso, o Subtenente afirmou que também há a expectativa de que os soldados desfilem com o uniforme de choque, bem como ao lado de um grupo de ex-atiradores.

28 Ago 2019 - 11:30h

O período da menopausa é extremamente desconfortável para a maioria das mulheres, especialmente por causa dos sintomas, que incluem ondas de calor, distúrbios do sono e secura vaginal. Por isso, nesta fase da vida, a mulher necessita de apoio emocional, especialmente das pessoas mais próximas, como familiares e amigos. Aliás, a falta de suporte pode até mesmo agravar os sintomas da menopausa, segundo estudo publicado esta semana no Journal of Epidemiology & Community Health. Entre os principais riscos aos quais as mulheres estão sujeitas na menopausa é o enfraquecimento ósseo, ocasionado pela queda nos níveis de estrogênio (hormônio feminino). Segundo os pesquisadores, esse risco pode ser ainda maior quando a mulher mantém relacionamentos ruins, seja de amizade, familiar ou conjugal. Isso acontece porque essas relações causam stress que, por sua vez, altera os níveis hormonais, incluindo hormônios tireoidianos, do crescimento e glicocorticoides. Todos esses hormônios interferem no funcionamento e manutenção do esqueleto. A equipe explica que essas alterações na densidade mineral óssea (DMO) colocam as mulheres em maior risco de sofrer fraturas ou desenvolver osteoporose. A pesquisa indica que as partes do esqueleto mais afetadas pelo stress são quadril, coluna lombar e fêmur. Com base nos resultados, os cientistas recomendam que profissionais de saúde e familiares busquem criar medidas de intervenção para reduzir os níveis de stress da mulher e, assim, evitar problemas ósseos.

28 Ago 2019 - 11:00h

Adiantando as comemorações do Dia do Soldado, celebrado no dia 25 de agosto, o Tiro de Guerra de Brumado realizou, no último sábado (24), a formatura dos novos atiradores. A cerimônia contou com presença do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, do juiz Genivaldo Alves Guimarães, demais autoridades políticas, militares e civis, bem como dos familiares dos soldados. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Subtenente Edmundo informou que 45 soldados participaram da formatura. “Foram 45 soldados que fizeram o juramento à bandeira”, frisou. Ao longo da semana, o Subtenente declarou que diversas palestras serão realizadas nas escolas do município, como parte da programação da semana do soldado. A ação é uma determinação do Centro de Comunicação Social do Exército.

28 Ago 2019 - 10:30h

Em Brumado, o Laboratório Exame utiliza a técnica de química seca na análise dos exames laboratoriais. A tecnologia recebe esse nome por dispensar o uso de água em qualquer uma de suas etapas, sendo muito mais segura e eficaz em seus resultados. A margem de erro é muito menor do que na técnica convencional. A tecnologia avançada é usada nos grandes laboratórios do país. Faça seus exames no Exame e tenha a garantia de resultados precisos. O laboratório fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99941-0068 (WhatsApp).

28 Ago 2019 - 10:00h

Após denúncia veiculada em rede nacional, a Polícia Militar de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, passou a receber várias denúncias de que o acusado morava na Ladeira do Bonfim, na cidade. O homem é acusado de praticar violência sexual contra uma de suas filhas, a qual mora no estado de São Paulo. Os policiais se deslocaram ao endereço indicado e constataram que o acusado, além de uma filha menor de idade, se encontravam na localidade. Em contato com a Polícia Civil do de São Paulo e pesquisa no sistema da Polícia Civil, verificou-se que não existia nenhum mandado de prisão em desfavor do acusado. Ouvida na presença do Conselho tutelar, a menor negou as acusações de abuso e declarou que estava viajando com seu pai por livre e espontânea vontade.

28 Ago 2019 - 09:30h

Em relatório conclusivo, a Polícia Federal (PF) atribuiu ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), os crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, e caixa dois, em investigações que envolvem a delação da Odebrecht, no âmbito da Operação Lava Jato. Na planilha de propinas da Odebrecht, Maia é identificado como “Botafogo”. Segundo a PF, ele teria recebido 350 mil reais nas eleições de 2010 e 2014. No dia 23, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin deu 15 dias para a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, decidir se oferece denúncia – ela também pode devolver com solicitação de novas investigações. O relatório, do dia 22, é assinado pelos delegados Bernardo Guidali Amaral e Orlando Cavalcanti Neves Neto. Maia é a peça-chave no jogo político que envolve na Câmara projetos de grande impacto e interesse do governo Bolsonaro e do ministro Sergio Moro, da Justiça e Segurança Pública, como o pacote anticrime e a lei do abuso de autoridade, que provoca desconforto entre promotores, juízes e delegados. A conclusão da PF que coloca Maia contra a parede ocorre em meio a um clima nervoso que paira entre delegados da corporação e o presidente Jair Bolsonaro. De acordo com o a Veja, nos últimos dias, o presidente tem declarado que é ele “quem manda” na instituição. Bolsonaro decidiu trocar, subitamente, o superintendente da PF no Rio, delegado Ricardo Saad.

28 Ago 2019 - 09:00h

Na sede do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), a Associação de Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG) está promovendo o III Encontro Nacional dos Municípios Mineradores com o tema “Uma nova mineração - desafios e caminhos para uma relação ética entre todos”. O prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o procurador do Município, Acioli Viana, e o secretário de administração e finanças João Nolasco participam do evento, que acontece nesta terça-feira (27). “Vivemos um momento muito significativo para a mineração, então esse evento da AMIG fortalece ainda mais o desenvolvimento de atividades e o fomento de ações relacionadas à busca dos direitos dos municípios mineradores, como é o caso de Brumado”, observou. Para o prefeito, a discussão sobre o tema é muito salutar.

28 Ago 2019 - 08:30h

Um homem foi morto a pauladas no domingo (25), durante uma festa em Brejões, cidade da região sudoeste da Bahia. Um dia depois, dois homens foram presos e, segundo a polícia, a motivação do crime seria que um dos suspeitos não aprovava o relacionamento da irmã com a vítima. Segundo o delegado Isaías Neto, responsável pelo caso, o suspeito Charles de Jesus Vieira brigava com frequência com Uelington Oliveira Xavier, por não aceitar o relacionamento dele com a irmã. Na noite de domingo, os dois tiveram uma discussão na casa da mulher. Ainda conforme o delegado, momentos depois, durante uma festa no povoado Pau de Ferro, Charles teria contado com ajuda de um amigo chamado Diego Temoteo dos Santos para espancar Uelington. Um outro homem que estava na festa também foi espancado pela dupla, mas ainda não se sabe a motivação. Ele foi levado para um hospital da cidade e liberado em seguida. Segundo o G1, já Uelington chegou a ser levado para o hospital da cidade e transferido para a Hospital Prado Valadares, em Jequié, na mesma região, mas não resistiu aos ferimentos. Os dois suspeitos, Charles e Diego, foram presos em flagrantes e estão na delegacia de Brejões. O caso é acompanhado pela Polícia Civil da cidade.

28 Ago 2019 - 08:00h

Cerca de 270 participantes, entre caminhantes e atletas profissionais, correram a II Meia Maratona do Terrão, realizada na comunidade do Campo Seco, em Brumado, no último domingo (25). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o organizador do evento, Serginho Pinheiro, o Serginho Maratonista, disse que ficou bastante satisfeito com a logística da maratona. “Foi uma coisa muito bonita. Desde já, agradeço a todos”, destacou. Mais de 40 cidades estiveram representadas na competição esportiva, que ganhou repercussão nacional. “Toda a região do Recôncavo Baiano a Montes Claros esteve representada no evento. Uma alegria enorme, uma glória”, reiterou. Pinheiro adiantou que a terceira edição da Meia Maratona já está sendo preparada, tendo em vista os resultados positivos da segunda edição.

28 Ago 2019 - 07:30h

Dois irmãos de 40 e 43 anos foram presos na noite de segunda-feira (26), suspeitos de matar outro irmão deles, de 44 anos, na zona rural de Jitaúna, no sudoeste baiano. De acordo com a Polícia Civil da região, Ailton Oliveira Santos foi atacado a pauladas quando estava dormindo. As investigações apontam que os suspeitos aguardaram a vítima dormir para cometer o crime. A polícia inda falou que Ailton estava sob efeito de bebida alcoólica. A suspeita da polícia é que a motivação do crime tenha sido uma disputa por herança, já que os irmãos brigam há alguns anos por uma propriedade rural da família em Jitaúna. Ao ser informada do homicídio, na noite de segunda-feira, a Polícia Civil da região informou que, acompanhada pela Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, foi ao local indicado pelas testemunhas e constatou a veracidade do caso. Depois da perícia no local do crime e levantamento cadavérico pela equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT), as equipes das Polícias Civil e Militar, além da guarda municipal, conseguiram localizar e capturar os suspeitos quando eles estavam escondidos no distrito do Japomirim, em Itagibá, município a cerca de 43 km de Jitaúna. Os suspeitos seguem presos à disposição da Justiça.

28 Ago 2019 - 07:00h

A convite do comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Mário Cabral, integrantes do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) visitaram a Escola Idalina Azevedo Lobo, onde conheceram a estrutura e a nova metodologia aplicada nos moldes do Colégio da Polícia Militar. Na ocasião, fizeram-se presentes o presidente do Conseg, Glauber Bacelar, o vice Alessandro Silva, e o conselheiro e representante da OAB, Alan Pitombo. Os mesmos agradeceram o convite e parabenizaram a PM pelo trabalho que vem sendo realizado no colégio, destacando o grau de disciplina e a satisfação dos educadores, além da organização do ambiente. O órgão se colocou à disposição dos educadores e do comando da unidade para iniciar projetos e palestras contra a prática de violência física e psicológica decorrente de bullying, bem como para desenvolver atividades motivacionais aos estudantes.

28 Ago 2019 - 00:00h

Em Brumado, comerciantes e a sociedade civil organizada estão liderando o movimento #VamosMudaraZonaAzul para que as devidas adequações na área sejam efetivadas pelo poder público municipal. Para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), é público e notório que, apesar de benéfica, da forma que foi implantada, a zona azul precisa de melhorias urgentes a fim de que a população pare de ter grandes prejuízos. 

Como parte do movimento, na próxima sexta-feira (30), o comércio abrirá apenas após às 10h. “Convocamos toda a população a comparecer à sessão da Câmara de Vereadores, às 8h do mesmo dia, onde um dos nossos representantes fará uso da tribuna livre expondo a insatisfação e propondo as sugestões de mudança”, disse o presidente da CDL, Manoel Messias.

27 Ago 2019 - 17:30h

Os deputados estaduais devem votar, nesta semana, o pedido de autorização para o governo de Rui Costa (PT) obter um novo empréstimo. A expectativa é que seja apreciada ainda hoje a proposta que permite o governador tomar 40 milhões de dólares – aproximadamente R$ 150 milhões – com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Segundo o Tribuna da Bahia, a matéria estava prevista para ser votada na semana passada, mas foi adiada porque dois projetos de parlamentares estavam travando a pauta. Após acordo entre as bancadas do governo e da oposição, a pauta da Casa foi limpa.  Na manhã de hoje, uma comissão conjunta na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) vai debater o pedido de empréstimo. A reunião deve ter integrantes das comissões de Constituição e Justiça; Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle; Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público; e Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo. O recurso, segundo o governo, é para o financiamento do Programa de Modernização e Fortalecimento da Gestão Fiscal (Profisco II/BA). De acordo com os especialistas, o programa pode ajudar a administração estadual a melhorar a arrecadação. Ontem, a oposição criticou o projeto.