Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "08/2020"

24 Ago 2020 - 11:00h

O prefeito da cidade de Candiba, Jarbas Henrique Martins Oliveira (PSD), foi denunciado pelo vereador Fábio Júnior Veiga de Oliveira (MDB), de desviar verba do Programa Saúde na Escola. A denúncia foi protocolada na Procuradoria Regional de Guanambi. Segundo o parlamentar, o gestor anunciou a entrega de 54 óculos para estudantes da rede municipal de ensino, porém nenhum aluno que tenha recebido os óculos foi localizado. Além de não entregar o material, Júnior alega que o prefeito teria feito a aquisição do material sem o devido processo licitatório. A prefeitura ainda não se manifestou sobre o caso.

24 Ago 2020 - 10:30h

A derrubada da Mata Atlântica nos seis primeiros meses de 2020 já é maior do que em todo o ano passado. O barulho da destruição antecede o flagrante. O corte ilegal de árvores foi numa área de preservação em Santa Helena, interior do Paraná. A polícia prendeu duas pessoas. O desmatamento da Mata Atlântica, no primeiro semestre de 2020, já é maior que em 2019. São mais de 12 mil hectares, o equivalente a três Parques da Tijuca, no Rio. O Paraná é o estado que mais desmatou Mata Atlântica no Sul e o terceiro do país, atrás da Bahia e de Minas Gerais. A equipe do Jornal Nacional acompanhou a polícia ambiental durante uma fiscalização na região metropolitana de Curitiba. A mata deveria chegar até a 30 metros do Rio, numa área de preservação ambiental. Mas, cada vez que a área é limpa para o plantio, as árvores são arrancadas para ter espaço para plantação. O proprietário da área vai ser multado em R$ 5 mil. Em seis meses, o Paraná aplicou quase R$ 16 milhões em multas por causa do desmatamento. Para chegar até os locais, a polícia se baseia em imagens de satélite analisadas pelo MapBiomas, uma organização que reúne ONGs, universidades e empresas de tecnologia. Até mesmo áreas pequenas de desmatamento são flagradas pelas imagens em alta resolução. No país, só restam 12% da floresta de Mata Atlântica original preservada. Segundo a polícia ambiental, o corte ilegal é, principalmente, para a agricultura e para construções imobiliárias em áreas próximas às cidades.

24 Ago 2020 - 10:00h

Um homem que não teve seu nome divulgado foi preso na sexta-feira (21), acusado de estuprar a própria enteada, com idade de 12 anos, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. O autor teria abusado da menina quando a sua mãe saiu para trabalhar. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, ela conseguiu correr até a residência de uma tia, localizada no mesmo bairro, e contou tudo o que havia acontecido. A Polícia Militar foi acionada e prendeu o indivíduo pela prática do crime de estupro de vulnerável. A Polícia Civil já instaurou um inquérito policial e está investigando o caso.

24 Ago 2020 - 09:30h

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

24 Ago 2020 - 09:00h

Na última sexta-feira (21) o site Achei Sudoeste publicou uma nota sobre a posição de destaque da Bahia na doação de órgãos. Na ocasião, a médica Rita Martins Pedrosa, que coordena o segmento de transplantes no Estado, informou que Brumado e sua microrregião, tem um índice de negativa familiar para doação de órgãos alto, por conta da desinformação sobre o tema (veja aqui). Em nota enviada a nossa reportagem, a secretaria de saúde da Bahia (Sesab) informou que, ao contrário do que informa o título da matéria, o Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, possui instalada uma Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos (CIHDOTT). De acordo com a Sesab, a CIHDOTT é capacitada e credenciada pela Central Estadual de Transplantes, possuindo profissionais habilitados e estrutura necessária para realizar o diagnóstico de morte encefálica, cuidados com o doador, entrevista familiar e captação de órgãos. A pasta informou que desde o credenciamento da CIHOTT, em 2019, a unidade hospitalar já realizou cinco diagnósticos de morte encefálica e três autorizações de familiares para doação de múltiplos órgãos, beneficiando pacientes que aguardavam na fila de espera para transplante. 

24 Ago 2020 - 08:30h

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757.

24 Ago 2020 - 08:00h

Em parceria com a delegacia de Polícia Civil de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) lançou nesta sexta-feira (21) uma operação contra a perturbação do sossego público, no sentido de coibir e apreender veículos que promovam paredões. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os condutores desses veículos, além de terem o carro apreendido, responderão por crime contra a saúde pública no caso de instigarem a reunião de pessoas em aglomerações festivas. Segundo a Major Cleise Costa, comandante da 46ª CIPM, a medida visa ainda evitar a propagação do coronavírus.

24 Ago 2020 - 07:30h

Já imaginou ter seus dentes de volta? Com os implantes dentários isso é possível! A clínica conta com profissional especializado em Implantodontia para te atender da melhor forma possível. Além disso, o consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

24 Ago 2020 - 07:00h

A prefeitura de Brumado decidiu conceder o prazo de uma semana para funcionamento dos bares a fim de testar como isso impactará na propagação do coronavírus no município (veja aqui). Diversos proprietários de bares participaram da reunião da comissão de enfrentamento à doença, realizada nesta sexta-feira (21). Preocupado com a questão, Rômulo Gomes esteve presente no encontro. Ao site Achei Sudoeste, ele informou que uma comissão dos proprietários de bares foi formada a fim de auxiliar a prefeitura a combater as aglomerações nos estabelecimentos, bem como adotar as práticas sanitárias e de higiene. “A partir dessa fiscalização, queremos criar um novo protocolo para flexibilizarmos por mais algum tempo de bar aberto. A princípio, conseguimos 1 semana. Queremos trabalhar de forma digna e coerente com a situação”, disse. Segundo o comerciante, o período de cinco meses em que os bares tiveram de permanecer fechados impactou muito negativamente em suas vidas. “Foi quase cinco meses de desemprego. Pedimos que todos tenham consciência e façam sua parte. Não está sendo fácil”, pontuou. 

24 Ago 2020 - 00:00h

Após o aumento do número de casos confirmados do novo coronavírus no município, a comissão de enfrentamento à doença voltou a se reunir em Brumado, nesta sexta-feira (21). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) informou que, depois da discussão com diversos segmentos da sociedade, a prefeitura concedeu uma semana para funcionamento dos bares na cidade. “Dentro de uma semana, vamos ter que tomar uma decisão cabal. Se, de fato, houver uma estabilização dá pra suportar. Se configurar um crescimento e o risco iminente de uma explosão, aí vai ter que fazer valer a lei. Demos o benefício da dúvida. Dentro de uma semana, a gente vai avaliar”, destacou. Para o gestor, o município de Brumado tem sido pioneiro na flexibilização de funcionamento do comércio.

23 Ago 2020 - 18:45h

Neste domingo, 23 de agosto, o município de Brumado registra 763 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 21,97% do total de 3474 notificações. Entre os diagnósticos: 7 internações, 9 óbitos, 106 pacientes em tratamento e 648 recuperados. No momento, 45 ainda aguardam resultado laboratorial e 1298 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

23 Ago 2020 - 04:40h

As ações aconteceram durante da Operação Narco II no âmbito da delegacia de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, que objetiva fortalecer o combate à criminalidade na BR-116. Com esta ocorrência, sobe para 07 o número de passageiros flagrados com droga na última semana. O primeiro flagrante foi por volta das 14h30 no KM 830, quando os agentes federais suspeitaram de uma passageira, em abordagem a um ônibus de transporte interestadual de passageiros, com o itinerário de São Paulo (SP) X Natal (RN). Ao solicitar que apresentasse suas bagagens, a passageira informou possuir apenas duas mochilas. Os policiais procederam à inspeção e encontraram sete pedaços pequenos de maconha. Após ser flagrada, a mulher declarou que possuía outra bagagem. Nesta os policiais encontraram 29 tabletes grandes e 04 pedaços menores de maconha, com peso total de 23kg. Indagada sobre a situação, a mulher informou que recebeu a droga em São Paulo (SP) para entregar em Fortaleza (CE) e que receberia o valor de R$ 2 mil.

O segundo flagrante ocorreu por volta das 16h30 no mesmo local, quando os agentes federais abordaram um ônibus de transporte interestadual de passageiros, com o itinerário de São Paulo (SP) X Natal (RN), e sentiram forte odor característico de maconha quando fiscalizaram o compartimento de bagagem. Após verificarem as bagagens, encontraram duas malas com maconha, uma com 23 tabletes (cerca de 27 kg) e a outra com 14 tabletes e meio (peso aproximado de 9,8kg) e 81 comprimidos de Ecstasy que estavam escondidos dentro de embalagens de balas. Os policiais identificaram os proprietários das bagagens: O primeiro homem, apresentou documento de identificação falso (CNH). Após assumir a posse da droga, informou que tinha ciência de que seu documento era falso e que o tinha adquirido na cidade pernambucana de Petrolina, há mais ou menos 4 meses. Ele ainda contou que levaria a droga até a cidade de Recife (PE) e que receberia a quantia de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais). Acrescentou ainda que, na rodoviária de São Paulo chegou a oferecer a um outro rapaz a quantia de R$1 mil para que levasse outra bagagem até Recife. Questionado, o segundo proprietário identificado, confirmou que havia recebido a quantia de mil reais para transportar a droga. Os envolvidos foram presos e levados à delegacia de Polícia Civil local, bem como o material apreendido, para as demais providências cabíveis.

23 Ago 2020 - 04:30h

Em execução da Operação Narco II que objetiva o fortalecimento do combate à criminalidade na BR-116 no âmbito da delegacia da PRF de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, policiais rodoviários federais flagraram um caminhoneiro na posse de dinheiro falso (uma cédula de 100 reais) e 15 comprimidos de anfetamina. A ocorrência foi registrada por volta das 9h30, no KM 830 da BR-116, quando os agente federais abordaram um caminhão para fiscalização e, ao consultar o condutor, constataram a existência de um mandado de prisão emitido pela Justiça de Planaltina (GO), pelos crimes de furto, roubo, receptação e associação criminosa. Questionado pela equipe de policiais, o condutor informou ter conhecimento da existência da nota falsa, alegando ter recebido em um posto de gasolina, na Capital paraense. Informou ainda que os comprimidos de anfetamina eram para uso, mas não utilizava com frequência. Após a prisão, o homem foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil local, bem como o material apreendido, para providências cabíveis.

23 Ago 2020 - 04:15h

A secretaria de saúde do município de Guanambi, a 141 km de Brumado, confirmou, no último sábado (22), a primeira morte por conta da Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com nota enviada ao site Achei Sudoeste, trata-se de um idoso de 82 anos, portador de comorbidade com doença de Alzheimer. Ele havia sido atendimento no Pronto Atendimento Covid-19 no último dia 04 de agosto com a suspeita da doença e no dia 06 de agosto, foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital São Vicente, em Vitória da Conquista, tendo a confirmação do exame no dia 08 de agosto. Ele ficou internado em estado grave, com uso de ventilação mecânica e realizando hemodiálise, evoluindo para o óbito. “Solidarizamos com a família enlutada e amigos neste momento de dor e pesar. Que Deus conforte a todos”, disse a secretaria de saúde local. A pasta aproveitou para reforçar o pedido no cuidado individual no enfrentamento ao novo coronavírus, redobrando as medidas preventivas para frear a propagação do vírus, com distanciamento social, o uso de máscaras e higienização das mãos.

23 Ago 2020 - 04:00h

Um sargento da Polícia Militar aposentado foi morto durante um assalto na manhã deste sábado (22), no Caminho 15 do bairro Urbis V, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. As informações são da Polícia Militar. De acordo com a PM, o sargento Antônio Carlos Porto Santana, de 64 anos, foi atingido com um disparo de arma de fogo na região das costas e teve o seu carro levado por criminosos. Antônio era sargento da reserva remunerado, que é quando o policial cumpre mais de 30 anos de carreira e solicita aposentadoria, explica a PM. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi ao local, mas Antônio Carlos não resistiu. O policial deixa uma filha. O autor do crime morreu horas depois em confronto com a polícia. O carro de Porto foi localizado.

22 Ago 2020 - 19:25h

Neste sábado, 22 de agosto, o município de Brumado registra 737 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 21,26% do total de 3468 notificações. Entre os diagnósticos: 7 internações, 9 óbitos, 88 pacientes em tratamento e 640 recuperados. No momento, 110 ainda aguardam resultado laboratorial e 1262 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

22 Ago 2020 - 06:50h

Um homem de 35 anos morreu após uma batida frontal entre dois carros na noite de quinta-feira (20), na BR-116, trecho de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Um dos veículos ficou destruído. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu perto do acesso ao distrito de São Sebastião. Não há informações sobre as circunstâncias da batida. A vítima, identificada como José James Campos, morreu no local. Segundo o G1, o corpo de José foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista. Não há detalhes sobre o enterro.

22 Ago 2020 - 06:45h

Onze aves silvestres foram resgatadas, um veículo roubado apreendido e dois homens foram presos durante a Operação Notívagos II, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-116, trecho da cidade de Jequié, sudoeste da Bahia. Os casos ocorreram na quinta-feira (20). De acordo com a PRF, as ações foram distintas, mas todas ocorreram no KM 677 da rodovia, quando os agentes federais fiscalizavam o trecho. Segundo o G1, a polícia detalhou que os 11 pássaros silvestres resgatados são da espécie trinca-ferros. Eles eram transportados irregularmente no bagageiro de um carro de passeio. Os responsáveis afirmaram que tinham saído de Carira, cidade de Sergipe e pegaram os animais em Manoel Vitorino, no sudoeste da Bahia, onde pagaram a quantia de R$ 500. Eles não tinham autorização do órgão ambiental para criação das aves. A polícia não detalhou se os homens foram presos, só informou que as aves foram retiradas dos suspeitos. O outro caso de flagrante na rodovia foi de um veículo roubado. O carro tinha documento falso e estava sendo transportado em um caminhão-cegonha. A polícia não detalhou o que o motorista do caminhão relatou sobre o único carro roubado na cegonha, como o adquiriu, nem para onde ele estava sendo levado. O veículo foi recuperado pelos policiais. Além dessas duas ocorrências, ainda na BR-116, dois homens com passagens criminais por roubo, homicídio e tráfico de drogas, foram presos ao serem encontrados com dois revólveres. Uma arma tinha seis munições e a outro três. As armas e munições estavam escondidas no compartimento de um carro de passeio e a dupla não tinha autorização para posse, nem transporte dos revólveres. Eles foram presos e encaminhados para a Delegacia de Jequié.

22 Ago 2020 - 06:40h

A agência da Caixa Econômica Federal (CEF), em Brumado, vai funcionar neste sábado (22), de 8h às 12h, para atendimento de beneficiários do auxílio emergencial do governo. O banco reforçou que todas as pessoas que procurarem atendimento durante o funcionamento da agência serão atendidas e que não é preciso chegar antes do horário de abertura. Além de Brumado, nos municípios de Caetité, Guanambi, Bom Jesus da Lapa, Vitória da Conquista e mais 45 cidades terão atendimento hoje.

22 Ago 2020 - 06:35h

Pela primeira vez desde que foi criada, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) interferiu diretamente na relação entre as operadoras e os clientes que contratam planos de saúde coletivos. De acordo com o jornal o Globo, em reunião extraordinária realizada nesta sexta-feira (22), a diretoria da agência reguladora proibiu a aplicação de reajustes anual e por faixa etária em todos os planos e seguros vendidos no país, individuais e coletivos, com aniversário entre setembro e dezembro.