Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2022
Eleições 2022: Bahia tem 817 presos e 77 adolescentes custodiados aptos a votar Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Bahia tem 817 presos provisórios e 77 adolescentes em unidades de internação aptos a votar nas eleições de outubro deste ano. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (29) pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O TRE-BA vai disponibilizar seções em conjuntos penais e unidades de internação da capital e do interior. Oito zonas eleitorais do estado estarão envoltas nos trabalhos, sendo três em Salvador e cinco no interior, nas cidades de Vitória da Conquista, Juazeiro, Barreiras e Feira de Santana. De acordo com o G1, esses municípios totalizam sete conjuntos penais e três unidades geridas pela Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac). Os presos provisórios são pessoas em estabelecimentos penais que ainda não foram julgados. Já os adolescentes custodiados são maiores de 16 e menores de 21 anos, submetidos à medida educativa de internação ou internação provisória, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente. De acordo com o TRE-BA, para que esses eleitores possam votar será feita uma Transferência Temporária de Eleitor (TTE), com efeito apenas para o pleito deste ano. Ao fim das eleições, os votantes retornarão automaticamente ao domicílio eleitoral de origem. De acordo com o TRE-BA, seguindo o mesmo critério de instalação de seções eleitorais no estado, cada estabelecimento prisional e cada unidade de internação precisou ter, no mínimo, 20 eleitores aptos a votar. Nos casos em que esse número não foi atingido e, na impossibilidade de agregação a outra seção no mesmo local, não será instalada seção. A transferência de eleitores para essas seções foi solicitada pelos administradores dos estabelecimentos penais e das unidades de internação até o dia 18 de agosto, prazo final para a TTE. Por meio de formulários assinados pelos votantes, cada eleitor manifestou a intenção de votar. O TRE-BA diz que se encontra em processo de assinatura do termo de cooperação técnica com entidades que possam cooperar com as atividades eleitorais dentro dos conjuntos penais e das unidades de internação. Participam deste acordo o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, além das secretarias e órgãos responsáveis pela administração das instituições.

'Precisamos lutar por empresa pública eficaz', diz candidato contra privatizar a Embasa Foto: Paulo Victor Nadal/Bahia Notícias

Candidato ao Governo da Bahia, Kleber Rosa, do PSOL, natural da cidade de Belo Campo, na região sudoeste da Bahia, é professor e policial civil, além de fundador do Movimento dos Policiais Antifacismo e ativista do movimento negro. Cientista social, Rosa é especialista em “Educação Inclusiva e Diversidade” e “Educação de Jovens e Adultos” (EJA). Aos 48 anos, também é diretor da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), Secretário de Comunicação do PSOL na Bahia e dirigente nacional do partido. Pela primeira vez participando de uma eleição, ele foi o entrevistado do Bahia Notícias, em parceria com os parceiros do Rota Bahia, através do projeto Prisma. Na oportunidade, o repórter Lay Amorim, do site Achei Sudoeste, indagou o candidato sobre como ele irá atuar no sentido de promover a universalização da água no Estado, tendo em vista que a Embasa ainda não conseguiu atender essa demanda, especialmente na cidade de Brumado. 

'Precisamos lutar por empresa pública eficaz', diz candidato contra privatizar a Embasa Foto: Paulo Victor Nadal/Bahia Notícias

Em sua resposta, o candidato disse que é uma ilusão achar que privatizar os serviços de água e esgoto significa dar mais acesso à população. “A privatização é a entrega de um patrimônio público para um grupo econômico com o objetivo de obter lucro. A Embasa dá lucros milionários, mas precisamos que esses recursos sejam investidos na ampliação dos serviços da própria Embasa. Se não há essa ampliação é por falta de interesse dos governos, que querem, justamente, privatizar. Normalmente, quando se quer privatizar, se sucateia para justificar para população que o serviço não funciona”, afirmou. Segundo o candidato, a privatização vai piorar o acesso à água e é preciso continuar lutando por uma empresa pública eficaz. “A Embasa é um patrimônio que tem que ser mantido com o povo da Bahia. Só através de uma empresa do Estado vamos conseguir chegar a todas as pessoas, ampliando os serviços e o acesso à água”, defendeu. Rosa ainda esclareceu que não há problema nenhum em os governos municipais terem a sua própria política de saneamento básico, desde que seja uma política pública. “A privatização não é o caminho”, resumiu.

Brumado: Alunos não são obrigados a cumprir 9h30 de tempo integral, explica advogado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Seguindo decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a obrigatoriedade do tempo integral de 9h30 continua mantida nas escolas do município de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o advogado Jucilei Ramos da Silva destacou que, apesar da decisão, o Executivo e o Legislativo devem dialogar para ouvir a vontade dos pais de alunos. Em caso de estes não serem ouvidos e respeitados, Ramos disse que as escolas podem se tornar um cárcere. “O responsável legal, constitucional, pelas crianças menores de 18 anos, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Constituição Federal, são os pais. Isso é um direito da família”, defendeu. Nesse sentido, o advogado orientou que os pais não são obrigados a deixar os filhos na escola após às 14h30. “Eles têm o direito de pegar o filho às 9h, 10h, 13h, a hora que quiserem. O que o diretor pode fazer é aferir faltas, mas não pode proibir o pai de buscar o filho na escola”, salientou.

Brumado: 'Lei facultativa ao tempo integral era frágil, por isso foi derrubada', diz advogado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) impetrada pelo Município de Brumado contra o projeto de lei que tornava o tempo integral facultativo nas escolas da rede municipal (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o advogado Jucilei Ramos da Silva avaliou que a decisão foi muito robusta e segura. Segundo ele, do ponto de vista jurídico, um projeto de lei dessa natureza deve ser elaborado pelo Executivo, uma vez que se trata de orçamento. “Só quem pode elaborar lei sobre o orçamento é o Município. O principal argumento do Executivo com relação à Lei nº 18.093/2020 foi que ela é inconstitucional porque o orçamento é de competência do poder executivo e não do legislativo”, afirmou. Para o advogado, o projeto de lei aprovado na Câmara Municipal é frágil e tem muitas lacunas, especialmente no que se refere ao orçamento. “A decisão do Tribunal de Justiça foi bem embasada. Essa lei deveria ter sido elaborada com um pouquinho mais de cautela, já dizer de onde sairiam os recursos para o transporte escolar. Usurpou o poder que é do Executivo”, reiterou.

Polícia Militar liberta adolescente de cárcere privado e prende homem armado em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prendeu, nesta segunda-feira (29), um homem que mantinha uma adolescente em cárcere privado na cidade de Brumado. Segundo informou a polícia militar ao site Achei Sudoeste, o homem de 22 anos, que não teve a sua identidade revelada, obrigava a adolescente de 15 anos a viver em condições insalubres, torturando-a com o emprego de um revólver calibre .38, dando-lhe coronhadas em seus tornozelos, golpes de faca pelo corpo e pedradas em sua cabeça. O homem e adolescente foram encaminhados para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN) para receberem atendimento médico. Em seguida, ambos foram apresentados na Delegacia Territorial de Brumado.

Polícia Militar liberta adolescente de cárcere privado e prende homem armado em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste
PF deflagra operação contra venda ilegal de fertilizantes no Sergipe e na Bahia Foto: Divulgação/PF

Nesta segunda-feira (29), a Polícia Federal deflagrou uma operação para combater um grupo criminoso que estava vendendo fertilizantes sem cadastro, registro e autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nos estados de Sergipe e Bahia. Foram presos cinco suspeitos e cumpridos 11 mandados de busca e apreensão nos municípios de Cristinápolis (SE), Rio Real (SE) e Umbaúba (SE). O objetivo da operação foi parar a atividade ilegal e coletar provas mais contundentes sobre o grupo criminoso. Os envolvidos responderão pela prática de crimes de receptação ilegal, associação criminosa e contra as relações de consumo. O nome da operação 'Terra Infértil' faz uma correlação com o produto que vinha sido manipulado e comercializado ilegalmente pelos suspeitos, no caso, fertilizantes. A operação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Microônibus com estudantes de Livramento se envolve em acidente na BA-148 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite da última sexta-feira (26), um micro-ônibus que transportava estudantes de Livramento de Nossa Senhora para a cidade de Brumado se envolveu em um acidente de trânsito. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o veículo trafegava pela BA-148 quando colidiu em um carro que havia pegado fogo tempos antes. Com o impacto, o micro-ônibus acabou saindo da pista. O motorista e alguns passageiros tiveram de ser atendidos pelo Samu 192. Alguns deles apresentaram fratura de membros, sendo necessários encaminhá-los para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado. Outras vítimas de menor gravidade foram levadas para a UPA 24 Horas, em Livramento.

Com apoio da FCDL, CDL de Brumado adere à Liquida Bahia 2022

Com apoio da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) do Estado da Bahia, a CDL de Brumado participa, entre os dias 26 de agosto e 05 de setembro, da 11ª edição da Liquida Bahia, a maior ação promocional de vendas do comércio no Estado. A campanha conta com a participação de aproximadamente 5,5 mil pontos de venda, em mais de 50 municípios baianos. A ação abrange lojas de rua e shoppings, na capital e no interior. Assim como nas edições anteriores, o consumidor que deseja participar precisa fazer um breve cadastro no site oficial appliquidabahia.com.br, acessível para celulares e computadores. Nele, são informados nome, CPF, identidade e endereço completo. É necessário também responder à pergunta: “Qual a maior promoção do varejo baiano?”. A resposta certa é “Liquida Bahia 2022”. Feito o cadastro, o consumidor tem direito a um cupom para cada R$ 50 em compras, utilizando qualquer meio de pagamento nas lojas participantes. Os prêmios deste ano são um veículo zero quilômetro da marca Toyota Yaris Sedan, cinco motocicletas Yamaha Neo 125 cilindradas e dez vales-compra de R$ 1.000 cada um. Os vendedores também recebem prêmio, concorrendo a cinco vales-compra de R$ 1.000 cada um.

Eleições 2022: Felipe Duarte e Arthur Maia inauguram comitê em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite da última sexta-feira (26), o comitê de campanha do candidato estadual pelo Partido Progressistas (PP), Felipe Duarte, e do atual deputado federal e candidato à reeleição Arthur Maia (União Brasil) foi inaugurado em Guanambi, a 141 km de Brumado. Uma multidão compareceu ao local. Acompanhados do prefeito Nilo Coelho (UB), do vice-prefeito Arnaldo Azevedo (PSDB) e de lideranças de diversos municípios da região, Duarte e Maia deram o pontapé inicial à campanha. Na oportunidade, o prefeito fez um balanço das realizações do seu mandato, assumiu o compromisso de entregar o novo Hospital Municipal de Guanambi e não poupou elogios a Felipe pela trajetória de sucesso como empresário do segmento do ensino superior e a Arthur pelo desempenho em Brasília, desenvolvendo projetos e trazendo emendas que beneficiam Guanambi e região. Emocionado, Felipe Duarte fez questão de ressaltar a importância do apoio da sua família e assumiu o compromisso se, caso eleito, realizar um mandato inovador e voltado para combater às desigualdades sociais e à pobreza. “O prefeito Nilo Coelho assumiu o compromisso de concluir o Hospital Municipal e eu vou lutar para ampliar e modernizar o Hospital Geral de Guanambi (HGG), que precisa ser requalificado para atender toda a população”, ressaltou. Encerrando o evento, o deputado federal Arthur Maia, atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados (CCJ), realizou um balanço do mandato, com destaque para as emendas parlamentares que garantiram obras e programas para Guanambi e o sudoeste baiano.

Mulher tem alta médica em Salvador após levar golpes de estilete aplicados por filho Foto: Reprodução/Bahia Notícias

Recebeu alta médica no sábado (27) em Salvador a professora que foi golpeada por estilete pelo próprio filho. A vítima, que preferiu não se identificar, estava internada no Hospital Geral do Estado (HGE). De acordo com o Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste, a mulher levou mais de 130 pontos. Os cortes atingiram pescoço, costas, peito, boca e cabeça. No relato da vítima, o adolescente, de 14 anos, repetia, durante as agressões, que iria matá-la porque a mãe havia “acabado com a vida dele”. A mulher, que mora com o filho e uma filha mais velha, declarou que a agressão que a fez ficar internada no HGE ocorreu pelas costas sem ela esperar. A filha mais velha não estava em casa. Os dois entraram em luta corporal, mas o adolescente conseguiu atingi-la em várias partes do corpo. Vizinhos socorreram a vítima e a levaram para o hospital. Já o garoto foi apreendido e levado para a Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), onde permaneceu durante este sábado. Ainda segundo a vítima, o garoto não tem diagnóstico de esquizofrenia ou outro transtorno mental, mas nunca gostou de ser repreendido. As agressões com estilete não foram as primeiras da relação conturbada entre mãe e filho. Em 2019, o adolescente, então com 11 anos, apertou o pescoço da mãe depois que ela cobrou que ele ficasse menos tempo com o celular. Em abril deste ano, em uma discussão, ele tentou aplicar um soco na mãe, mas foi contido pelo namorado dela.

Mulher é morta a facadas pelo marido na zona rural de Iuiu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na manhã desta segunda-feira (29), o corpo de uma mulher foi encontrado na localidade de Pindorama, na zona rural de cidade de Iuiu, a 237 km de Brumado. Segundo informou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, a vítima estava em sua própria residência com diversos golpes de faca. A Polícia Militar foi acionada e, no local, constatou o fato. Genir Soares de Souza, 30 anos, foi assassinada pelo marido, Edvaldo Belo da Guarda, 47 anos, que fugiu após a prática do crime. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia e removeu o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. Por volta de 10h, a guarnição de serviço no pelotão de Iuiu localizou o autor do feminicídio no vilarejo de Batalhão, próximo à Pindorama. Ele foi preso e apresentado na sede da delegacia para as providências cabíveis.

Bahia Notícias entrevista candidato a governador Kleber Rosa, no Projeto Prisma Foto: Reprodução/Bahia Notícias

Dando início à série de entrevistas com os candidatos ao governo da Bahia, o Projeto Prisma recebe, nesta segunda-feira (29), Kleber Rosa, do PSOL. Professor e policial civil, o nome do PSOL é fundador do Movimento dos Policiais Antifacismo e ativista do movimento negro. Cientista social, Rosa é especialista em "Educação Inclusiva e Diversidade" e "Educação de Jovens e Adultos" (EJA). Pela primeira vez participando de uma eleição, ele é o primeiro entrevistado do Bahia Notícias, em parceria com o site Achei Sudoeste e dos demais integrantes do Rota Bahia, a partir das 16h, no canal do YouTube do site. Aos 48 anos, Kleber Rosa é diretor da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), Secretário de Comunicação do PSOL na Bahia e dirigente nacional do partido. Acompanhe a entrevista na íntegra:

Falta de EPIs impossibilita associação de combater incêndios na região de Livramento Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Associação Guardiões Ambientais da Serra das Almas (GASA), com sede em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, está impossibilitada de combater incêndios devido à falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O presidente da entidade, Carlos Bananinha, explicou que, pela legislação, a Gasa só pode entrar no combate a incêndios, seja residencial ou florestal, se tiver devidamente equipado em razão do grande risco da atividade. “Estamos tentando fazer parceria com o comércio pra tentar adquirir esses equipamentos. Se coloco um brigadista em uma situação dessa e acontece alguma coisa com ele, eu serei responsabilizado criminalmente. Conseguimos alguns EPIs com o apoio da prefeitura e estamos aguardando a chegada de outros”, disse Carlos. Recentemente, dois incêndios foram registrados na cidade e a Gasa não pode atuar no combate às chamas.

Brumado: Retomadas obras do Parque da Cidade; previsão de conclusão é para dezembro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Há cerca de dez dias, as obras do Parque da Cidade foram retomadas pelo Município de Brumado no Bairro Alto do Escalavrado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de planejamento, André Barros, adiantou que a previsão é de que os trabalhos sejam finalizados até o dia 31 de dezembro deste ano. Uma das medições do local já foi realizada e será encaminhada à Caixa Econômica Federal para cumprimento do cronograma físico financeiro. No momento, segundo o secretário, 15 operários atuam no local. No pico da obra, estima-se que 25 trabalhadores sejam empregados na condução dos trabalhos. No projeto, o parque da cidade inclui um mirante, além de outros equipamentos de lazer.

Anvisa libera uso de remédio e vacina contra varíola dos macacos Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou a importação e o uso do medicamento Tecovirimat, para o tratamento da varíola dos macacos, sem a necessidade de registro prévio. A decisão acata pedido feito pelo Ministério da Saúde. A dispensa foi dada em caráter excepcional e vigorará durante seis meses, podendo ser suspensa pela Anvisa. O remédio é o mesmo usado nos Estados Unidos e é produzido pela empresa americana Catalent Pharma Solutions. A autorização se refere ao Tecovirimat na concentração 200 mg, em cápsula. O medicamento é indicado para tratamento de doenças causadas por Orthopoxvírus, família da qual faz parte o monkeypox, em adultos, adolescentes e crianças com peso mínimo de treze quilos. A agência também aprovou a dispensa de registro para a importação e uso da vacina Jynneos / Imvanex, a única com ação específica contra a monkepox. O imunizante já está em uso nos Estados Unidos e na Europa e é indicado para adultos. A dispensa também é temporária, valendo por seis meses.

Brumado: Semana especial da Apae promove muito entretenimento e inclusão aos assistidos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Como parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Brumado, um dia de beleza foi realizado para os assistidos na Praça Coronel Zeca Leite. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Eduardo Dias disse que está muito feliz com a programação feita pela associação especialmente aos alunos assistidos na entidade. Alexandrina cortou o cabelo e fez maquiagem durante a ação. “Muito feliz”, pontuou. Genival Matos, atual presidente da Apae, salientou que a programação visa promover uma série de ações para alegria dos assistidos. Genival fez questão de agradecer a todos os colaboradores voluntários, dentre as quais a cabelereira Juliana. Segundo ela, os alunos são extremamente vaidosos. “Tudo para alegria deles”, destacou. Na ação, também teve massagem, aromaterapia e manicure. 

30% da população adulta será obesa em 2030 Foto: Romildo de Jesus/Tribuna da Bahia

Dados do Ministério da Saúde apontam que 22% da população brasileira adulta está obesa, mas a estimativa é de que 30% esteja nessa condição em 2030. De acordo com o Tribuna da Bahia, a projeção do Atlas Mundial da Obesidade 2022 para os próximos oito anos é de um bilhão de pessoas ou 17,5% dos adultos com obesidade em todo o planeta. O pior é que muitas pessoas desconhecem que a doença é crônica e precisa ser tratada. O tratamento convencional abrange reeducação alimentar, atividade física e, em alguns casos, remédios. Para determinados casos mais graves, a cirurgia bariátrica pode ser indicada, sobretudo para controle de doenças associadas, a exemplo da hipertensão arterial, aumento do colesterol e triglicérides, diabetes, apneia do sono, acúmulo de gordura no fígado, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, problemas articulares e alguns tipos de câncer. Entre 2011 e 2018, o número de cirurgias bariátricas no Brasil cresceu 84,7%, ultrapassando a marca de 400 mil procedimentos. Devido à pandemia de Covid-19, porém, houve uma grande queda no número de operações dessa natureza. De acordo com o DataSUS, em 2019, foram realizadas, em todo o país, 12.568 cirurgias bariátricas, contra 2.296 em 2021, uma redução de 81,7%.

Brumado: Solenidade marca celebração ao Dia do Soldado no Tiro de Guerra 06/024 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Dia do Soldado foi celebrado nesta quinta-feira, 25 de agosto. Para marcar a data, o Tiro de Guerra 06/024 realizou em Brumado, nesta sexta-feira (26), uma solenidade de comemoração. O primeiro chefe de instrução do TG, Dr. Cremes, mais uma vez, prestigiou o evento. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele definiu que o Tiro de Guerra é a continuação da sua vida. “Relembro quando cheguei aqui em janeiro de 1979. Começamos no segundo semestre. É uma escola de civismo, onde o jovem aprende e se desenvolve”, afirmou. O professor Rui Santana, que palestrou na oportunidade, defendeu que a instituição deve ser preservada em prol da comunidade. Já o Subtenente Pelizzari, atual chefe de instrução do TG, garantiu que está trabalhando para comemorar o bicentenário da Independência do Brasil e os 45 anos do Exército Brasileiro. Na ocasião, ele disse que todos os preparativos para o desfile cívico-militar de 7 de Setembro estão sendo “afinados”.  Diversas outras autoridades marcaram presença na solenidade.

Nordeste tem o maior aumento percentual do Brasil na produção de grãos Foto: Divulgação

O Nordeste foi a região brasileira que mais registrou crescimento percentual na produção de grãos na safra 2021/2022 em comparação à safra 2020/2021. Somados o volume dos nove estados nordestinos, a produção deve atingir neste ano 27,540 milhões de toneladas. Os dados fazem parte do 11º Levantamento da Safra de Grãos, produzido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado neste mês de agosto.   Segundo a Conab, o Brasil terá uma produção recorde nesta safra, com um volume superior a 271,4 milhões de toneladas de grãos. Trata-se de uma colheita 6,2% maior do que a de 2020/2021 e significa 15,9 milhões de toneladas a mais na produção. Em 2020/2021 foram produzidos 255,5 milhões de toneladas de grãos. A produção estimada para o Nordeste é 16,2% superior à safra 2020/2021, que foi de 23,706 milhões de toneladas. O estudo também mostra que a área destinada à cultura de grãos na região cresceu em 8,4% nesta safra, passando de 8,546 milhões para 9,262 milhões de hectares. A produtividade média também apresentou crescimento de 7,2% no Nordeste e saltou de 2.774 quilos por hectare em 2020/2021 para 2.973 quilos por hectare nesta safra. A Bahia foi o estado nordestino com maior volume de produção. Os números indicam que o estado deve fechar esta safra com 11,818 milhões de toneladas de grãos, 9,9% a mais do que os 10,751 milhões de toneladas colhidos na safra anterior. Na sequência, aparece o Maranhão, cujo volume deve ser 20,8% maior do que em 2020/2021, chegando nesta safra a 7,219 milhões de toneladas. Na safra passada, foram colhidas 5,977 milhões de toneladas de grãos. O terceiro estado nordestino com maior produção de grãos é o Piauí, que registrou nesta safra um aumento de 23,7% em relação a 2020/2021, passando de 5,015 milhões de toneladas para 6,202 milhões de toneladas. O próximo estado com maior volume na produção de grãos é Sergipe, com 1,005 milhão de toneladas, 29,6% a mais do que as 775,6 mil toneladas colhidas na safra anterior. O maior ganho percentual, contudo, foi registrado na Paraíba, que saltou de 80,3 mil toneladas em 2020/2021 para 115,6 mil toneladas nesta safra, ou seja, 44% a mais na produção. O Ceará também se destacou e tem estimativa de colher 748,1 mil toneladas em 2021/2022, 26% a mais do que na safra passada.

Recenseadores podem abandonar Censo 2022 em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, uma recenseadora que atua pelo IBGE para realização do Censo Demográfico 2022 denunciou ao site Achei Sudoeste que, desde que os trabalhos foram iniciados, ainda não recebeu o salário devido. Segundo ela, o IBGE não valoriza os profissionais, tendo em vista que o salário é muito baixo. “Infelizmente, nossa situação é dramática. Enfrentamos todo tipo de coisa, todos os dias. Muitas pessoas são mal-educadas. Já entrei até em boca de fumo nos bairros mais perigosos da cidade. Não somos valorizados. Não recebemos nenhum tipo de ajuda de custo”, relatou. As reivindicações da categoria acontecem pelo país inteiro. A recenseadora disse que o salário é muito baixo e a categoria está, praticamente, pagando para trabalhar. Além disso, ela contou que as condições de trabalho são precárias e os profissionais recebem apenas R$ 0,50 por unidade visitada. O valor, segundo ela, não dá nem pra comprar bala hoje em dia. “Ficamos a pé o dia inteiro na rua sem ter o que comer. Ficamos até 21h na rua pra bater a meta. Queremos melhores condições de trabalho”, completou. No município, muitos recenseadores abandonaram o censo por causa da situação. No dia 1º de setembro, a categoria dará início a um indicativo de greve.

Seis armas e 32 kg de carne de caça são apreendidos em São Desidério Foto: Divulgação/SSP-BA

Seis armas, 32 kg de carne de animais silvestres e mais de 900 toras de madeira foram apreendidos em um local usado como acampamento, no município de São Desidério, no oeste da Bahia.  Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a comandante da unidade, major Sheila Karina Silva Dias, informou que as equipes foram a uma fazenda verificar denúncia de caça predatória. No acampamento, os policiais encontraram três espingardas, munição, além de armadilhas. Na sede da propriedade, mais três espingardas artesanais, a carne de caça, as toras de madeira e um motosserra foram apreendidas no local. Três pessoas foram conduzidas à Delegacia Territorial de São Desidério. A oficial ressaltou que a caça ilegal causa prejuízos ao equilíbrio do meio ambiente, pois tem como alvo animais silvestres e utiliza técnicas arriscadas. O consumo da carne derivada destes animais também pode representar risco ao ser humano.

Ibicoara: Homem de 46 anos é encontrado sem vida após capotar veículo na BA-142 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Albino Pereira Araújo, 46 anos, foi encontrado morto neste domingo (28), na BA-142, na cidade de Ibicoara, a 177 km de Brumado, na região da Chapada Diamantina. Segundo informou a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ao site Achei Sudoeste, Albino capotou o veículo que dirigia e foi a óbito. De acordo com a PRE, o acidente aconteceu por volta das 23h30 de sábado (27). Uma guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) isolou o local até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo de Albino foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

Suspeito de receptação é preso com carro roubado no oeste da Bahia Foto: Divulgação/SSP-BA

Um homem foi preso em Ibotirama, na região oeste da Bahia, com um carro que havia sido roubado em Salvador. O flagrante de receptação aconteceu na sexta-feira (26), e de acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o suspeito já havia sido preso outras três vezes pelo mesmo crime. Equipes da 28ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) receberam informações sobre o veículo roubado e o encontraram durante uma ronda no bairro Alto do Cruzeiro. Na abordagem, os agentes prenderam o homem e o levaram à delegacia da cidade. O suspeito foi autuado pelo crime de receptação e permanece encarcerado, à disposição da Justiça.

Golpe do Pix: Loja de material de construção tem prejuízo de R$ 8 mil em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, uma loja de material de construção caiu em um golpe via Pix e teve um prejuízo estimado em mais de R$ 8 mil. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, um suposto cliente entrou em contato com a empresa pedindo o orçamento de uma lista de materiais diversos. O vendedor passou o valor total dos itens e o mesmo solicitou o número Pix da loja para pagamento da quantia. Em seguida, ele enviou ao WhatsApp da empresa um comprovante da transferência e a mercadoria foi liberada. Um mototaxista buscou os materiais na loja e a situação chamou a atenção do dono da empresa. Desconfiado, ele consultou o extrato bancário e percebeu que, na verdade, o suposto cliente havia feito um Pix programado e que o valor de R$ 8 mil não entrou na conta. O proprietário registrou um boletim de ocorrência. A polícia realizou buscas na cidade, mas não encontrou o golpista. Questionado, o mototaxista afirmou que entregou a mercadoria para um homem desconhecido. A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar o crime.

Arquivo