Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2022
fechar

Brumado: Influencer Aloma Gomes é homenageada após 40 dias de internação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A influenciadora digital Aloma Gomes retornou à cidade de Brumado após 40 dias de internação para tratamento de um problema de saúde no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), na capital baiana. Aloma foi recebida com muita festa e emoção no município, por onde circulou em uma carreta de som pelas principais ruas do centro comercial. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela agradeceu o carinho das pessoas nesse momento difícil. “Queria muito agradecer ao pessoal que fez doação, a todo mundo que fez oração. Foram muitas pessoas. As minhas redes sociais estão congestionadas. É impossível responder mensagem por mensagem, mas, de coração, muita obrigada”, declarou. Ao longo desse período, Aloma disse que cada dia foi uma luta. “Literalmente, matar um leão por dia”, resumiu, bastante emocionada.

Homem morre após colidir motocicleta contra poste em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem, identificado como Valdecir Rodrigues Gomes, morreu neste domingo (28), após colidir a motocicleta que pilotava em um poste na Avenida Governador Waldir Pires, em Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo informou a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran) ao site Achei Sudoeste, devido ao impacto da colisão, o motociclista morreu na hora. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constatou a morte de Valdecir no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia. O corpo de Gomes foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi para ser necropsiado.

Covid-19: Pandemia fez Brasil envelhecer uma década mais cedo Foto: Shutterstock

Um estudo divulgado pelo jornal o Globo mostra que a pandemia impactou o brasileiro de forma muito profunda, além do que já se sabe. Saúde mental em frangalhos, medo da covid-19 e sequelas, nesse levantamento, ficam em segundo plano, sendo trazido à tona as consequências disso tudo.  Segundo os cálculos da pesquisadora Ana Amélia Camarano, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, graças ao alto número de mortos na pandemia - quase 700 mil no território nacional -, a redução populacional para o fim desta década foi antecipada. Além disso, o brasileiro envelheceu de forma mais apressada. Antes da pandemia, o esperado era que esse encolhimento da população ocorreria na segunda metade da década de 2030. Agora, graças ao caos gerado pela pandemia, essa população, já diminuída precocemente, também menor estará mais velha, já que um em cada quatro brasileiros será considerado idoso em 2040 - ou seja, terá 60 anos ou mais. Um dos motivos para essa diminuição é que as mulheres passaram a ter menos filhos. Se entre 1940 e 1960 elas tinham em média 6,2 filhos, hoje esse número despencou para 1,7 filho. O estudo mostra que desde o ano 2000 a taxa de natalidade está abaixo do que seria necessário para repor a população, que é de 2,1 filhos por mulher. Neste caso, como a pandemia trouxe a realidade de menos nascimentos e uma mortalidade materna sete vezes maior que a média mundial, a população fatalmente irá encolher. O jornal o Globo aponta ainda que, graças à intensa crise econômica, a estimativa aponta que daqui a 20 anos não terá sido possível erradicar a miséria, nem ter a totalidade dos adolescentes no ensino médio ou superior. O estudo foi feito com base em previsões de especialistas, que usaram como base o desempenho do país nas últimas décadas.

Lagoa Real é a cidade que tem a internet mais rápida da Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Apesar de ser a capital da Bahia, o que denota uma maior estrutura tecnológica, Salvador não tem a internet banda larga mais rápida do estado. Pelo menos é isso que garante a Melhor Plano, plataforma especializada em telecomunicações e serviços financeiros, e responsável pelo site Minha Conexão. Na mais recente atualização do Ranking Minha Conexão, a cidade de Lagoa Real, a 80 km de Brumado, foi classificada como a internet mais rápida do estado, entre outras cidades que apareceram como destaque em banda larga na região. De acordo com o jornal Correio, Lagoa Real apresentou média de 321.09 Mbps, de acordo com dados mais recentes do ranking, à frente de Maragogipe e Valente, que apresentaram conexões de 221.56 Mbps e 209.49 Mbps, respectivamente, no segundo trimestre. A cidade do Sudoeste está em 29º lugar se consideradas todos os municípios pesquisados pelo Minha Conexão. Na outra parte da tabela, a cidade com banda larga a passos de tartaruga é Santa Teresinha, a 201km da capital, com velocidade de 7.40 Mbps, seguida por Barro Alto (10.63 Mbps) e Itapicuru (13.33 Mbps).

Conta de luz não terá adicional em setembro Foto: iStockphoto/Getty Images

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26) que a conta de luz não terá custo adicional em setembro. A agência manteve acionada a bandeira tarifária verde, que não acrescenta custos aos consumidores com base no consumo mensal de energia. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel para sinalizar o custo da geração de energia. No final de todo mês, a agência decide a cor da bandeira para o mês seguinte. Quando o custo da produção de energia aumenta, por exemplo, por conta do acionamento de usinas térmicas (mais poluentes e mais caras), a Aneel pode acionar as bandeiras amarela, vermelha patamar 1 ou 2 — que representam custo extra ao consumidor. A expectativa da Aneel é que a bandeira verde – em vigor desde 16 de abril – continue acionada até o final do ano diante da recuperação dos reservatórios das hidrelétricas. “Essa sinalização reflete boas condições de geração de energia elétrica sem cobrança adicional nas contas de luz, mesmo considerando previsão de crescimento do consumo de energia no País”, informou a agência.

MP recomenda anulação de 872 contratações temporárias em Riacho de Santana Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O Ministério Público Estadual (MPE) recomendou, ao Município de Riacho de Santana, a 177 km de Brumado, a anulação de todas as contratações temporárias que não se adequem aos requisitos estabelecidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a recomendação, expedida pelo promotor de Justiça Paulo Victor Zavarize, o Município, no mês de janeiro de 2022, contava com 872 contratados temporários, em contraposição aos 930 servidores efetivos, significando que as contratações temporárias equivaliam a cerca de 93,76% do número de servidores efetivos. Conforme a recomendação, o Município deve anular, no prazo de 90 dias, todas as contratações temporárias que estejam em desacordo com os requisitos do STF, como presença de prazo predeterminado, necessidade de caráter temporário e interesse público excepcional, e deve abster-se de efetuar a admissão desses contratados. O Município deve promover, também, um levantamento para identificar a quantidade de cargos públicos vagos, e a eventual necessidade de realizar concurso para supri-los, além de criar cargos não contemplados na estrutura administrativa atual ou a extinguir cargos existentes. Caso seja identificada a necessidade de provimento de cargos vagos atualmente existentes, devem ser adotadas as providências para a realização de concurso público, com a posse dos aprovados em até 180 dias após a conclusão do levantamento.

Em Vitória da Conquista, Jair Bolsonaro diz que Nordeste está mais integrado Foto: Reprodução/TV Bahia

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato do PL à reeleição, participou neste sábado (27) de um ato de campanha em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Em discurso para apoiadores, ele disse que o Nordeste “cada vez mais se integra” ao país. Bolsonaro chegou à cidade acompanhado do ex-ministro e aliado, o candidato a governador da Bahia João Roma (PL). De acordo com o G1, ele falou com apoiadores e, em seguida, percorreu as ruas numa motociata. Depois, o presidente fez um discurso. Bolsonaro disse que as cinco regiões geográficas do país são uma divisão apenas teórica, porque, na prática, o país é um só. "O Nordeste cada vez mais se apresenta para o país como uma região que tem tudo para crescer cada vez mais. Esse povo cada vez mais se integra a todos nós, porque somos um só país e uma só pátria", disse o candidato à reeleição. “Somos cinco regiões apenas na geografia. Na verdade, somos uma só região. Orgulho muito grande, desde quando assumi em 2019, de ver o patriotismo aflorar no povo brasileiro”, completou. Bolsonaro voltou a argumentar que a pandemia de Covid e a guerra na Ucrânia foram acontecimentos inesperados que prejudicaram a economia. Mas, segundo ele, o país se recuperou e, hoje, o mundo olha para o Brasil, em razão da capacidade de produção de alimentos. “Passamos momentos difíceis com a pandemia e com a guerra, mas o Brasil emergiu. Hoje, os números da economia são os melhores do mundo. E cada vez mais o mundo olha pra nós. O mundo sem o Brasil passa fome”, disse Bolsonaro.

Ituaçu: Homem de 34 anos morre após ingerir veneno utilizado em lavouras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de 34 anos, identificado como Arilton Bento Silva, morreu nesta sexta-feira (26), no povoado Lagoa dos Patos, na cidade de Ituaçu, a 98 km de Brumado, após ingerir veneno utilizado em lavouras. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a ocorrência foi atendida pela 34ª Companhia Independente de Polícia Militar. Após ser acionada, a PM foi até o local com a Polícia Civil e confirmou o caso. No local, familiares disseram aos policiais que Arilton teria ingerido o veneno. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e realizou a perícia. O corpo de Silva foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. Não divulgado detalhes sobre o velório e sepultamento.

Brumado: Bandidos arrombam igreja e levam crucifixo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Bandidos arrombaram a igreja Senhora Sant’Ana, no Distrito de Itaquaraí, zona rural da cidade de Brumado, nesta sexta-feira (26). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a fechadura da porta de acesso principal do tempo religioso foi quebrada. Durante vistoria no local, os membros da comunidade católica detectaram o desaparecimento de um crucifixo de cerca de 50 cm com a imagem de cristo que ficava no altar da igreja.

Brumado: Bandidos arrombam igreja e levam crucifixo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nas redes sociais, os fiéis solicitam que o crucifixo de várias décadas seja devolvido para a igreja. Qualquer informação, a população pode ajudar acionando a Polícia Militar, através do 190. Uma ocorrência foi registrada na delegacia territorial de Brumado. A Polícia Civil investiga o caso.

Ipec: ACM Neto lidera intenções de voto para o governo da Bahia e venceria no 1º turno Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O candidato ACM Neto (União) lidera as intenções de voto ao governo da Bahia e venceria no 1º turno se as eleições fossem hoje, de acordo com números do levantamento do Ipec, contratado pela TV Bahia e divulgado na noite desta sexta-feira (26). Segundo o cenário estimulado do Ipec, quando o nome dos candidatos é apresentado ao entrevistado, ACM Neto aparece com 56% das intenções de voto, contra 13% de Jerônimo Rodrigues (PT) e 7% de João Roma (PL). Marcelo Millet (PCO) teve 2%, enquanto Kleber Rosa (PSOL) pontuou 1%. Giovani Damico (PCB) não pontuou. Os votos em branco e nulo somaram 8%. Os que não souberam responder são 12%. O Ipec entrevistou presencialmente 1.008 eleitores entre os dias 23 e 25 de agosto em 51 municípios da Bahia. A margem de erro é 3% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-02873/2022.

Brumóbile abre vaga para projetista em Brumado

A loja de móveis planejados na cidade de Brumado, Brumóbile, abriu vaga de emprego. De acordo com a empresa, a vaga será a projetista de móveis planejados com experiência de programa Promob. O perfil desejado tem as seguintes exigências: sexo masculino/feminino, 2° grau completo, maior de idade, conhecimentos básicos de informática, facilidade de comunicação e predisposição para atendimento ao público em geral. Os interessados devem enviar currículo para o e-mail: [email protected]. Para maiores informações, ligue: (77) 3453-1822.

Brumado: Quadra de esportes da Vila Presidente Vargas apresenta risco de acidentes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na Vila Presidente Vargas, zona rural de Brumado, a quadra de esportes que atende a comunidade foi completamente abandonada pelo Poder Público. Grande desportista e defensor do esporte na cidade, Jeosito de Souza Santos, popular Lica, denunciou que não há condições de praticar qualquer tipo de modalidade esportiva no local. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que a estrutura da quadra está comprometida e representa um risco à comunidade. “O telhado da quadra se encontra em uma situação muito precária. O vento já carregou por volta de 5 a 6 telhas. O piso da quadra é muito escorregadio. Pra quem trabalha com criança é muito difícil”, apontou. 

Brumado: Quadra de esportes da Vila Presidente Vargas apresenta risco de acidentes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Segundo Lica, o problema já foi levado ao conhecimento da secretaria municipal de esportes, mas, até o momento, nada foi solucionado. Para ele, especialmente nesse mês de muitos ventos, a quadra representa um risco, tendo em vista que o telhado pode desabar a qualquer momento. Por fim, o desportista cobrou a revitalização do espaço, que não conta com vestiário e cujas arquibancadas não são cobertas. “Espero que o Poder Público olhe mais por nós”, pediu.

Cães farejadores auxiliam na apreensão de mais de 58 kg de maconha em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

Com a ajuda dos cães farejadores K9 Friedel e K9 Kaleu, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 58 kg de maconha no km 830 da BR-116, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Os policiais realizavam fiscalização de combate à criminalidade na rodovia quando abordaram um ônibus de turismo que ia de São Paulo para o Ceará. Ao inspecionar o bagageiro do veículo, os cães acusaram a presença de entorpecentes em quatro malas. A equipe notou extremo nervosismo de uma das passageiras, o que motivou uma busca minuciosa em sua bagagem de mão. Na bolsa que trazia consigo embaixo da poltrona foram encontrados 27 tabletes de maconha. Os policiais identificaram mais duas pessoas como proprietários das malas encontradas no bagageiro. Ao todo foram apreendidos 58,4 Kg de maconha. À polícia, os suspeitos disseram que receberam R$ 1.500 cada para levar a droga ao seu destino e que não sabiam qual o conteúdo das malas. Diante dos fatos, foi dada a voz de prisão aos três passageiros, que foram encaminhados com as drogas à Delegacia da Polícia Judiciária para os procedimentos cabíveis. Eles responderão pelo crime de tráfico de drogas.

Prefeito e ex-prefeito de Licínio de Almeida são condenados a ressarcir o erário Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na sessão desta quinta-feira (25), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgaram procedente o termo de ocorrência lavrado contra o prefeito e ex-prefeito do município de Licínio de Almeida, respectivamente, Frederico Vasconcellos Ferreira (PCdoB) e Alan Lacerda Leite (PV), em razão da omissão dos gestores na cobrança de multas aplicadas pelo TCM. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o relator do processo, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, determinou o ressarcimento de R$ 4.114,37 ao ex-prefeito e de R$ 2.526,05 ao atual gestor. Os gestores, apesar de notificados, não apresentaram defesa, o que deixa evidente a falta de adoção de medidas, visando a cobrança da penalidade dentro do prazo devido. Cabe recurso da decisão.

Golpe no WhatsApp usa álbum da Copa para roubar dados Foto: Reprodução/WhatsApp

Um golpe com uma suposta promoção de figurinhas do álbum da Copa do Mundo de Futebol de 2022 pipoca em grupos do WhatsApp. Com links não oficiais, as mensagens oferecem o álbum da Copa e mais de 400 figurinhas para quem clicar. Em troca, a página pede dados pessoais e compartilhamento da promoção no WhatsApp. “Estão reunidos aí todos os elementos de uma fraude”, alerta Thiago Ayub, especialista no desenvolvimento de ferramentas de segurança digital e diretor de tecnologia na Sage Networks. O G1 procurou a Panini, empresa responsável pela venda do álbum da Copa, mas até a última atualização da matéria não houve resposta.

'Nunca tive dúvida da vitória de Jerônimo Rodrigues no 1º turno', garante prefeito de Dom Basílio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em telefonema ao site Achei Sudoeste, o prefeito da cidade de Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira (PL), o Galego, repudiou as declarações e a divulgação de conversas de WhatsApp privadas com o deputado federal José Rocha (UB) (veja aqui). Inicialmente, Meira estranhou a postura do parlamentar federal, já que, segundo ele, é um “amigo que atualmente milita em campos opostos”. Para o gestor dombasiliense, o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Jerônimo Rodrigues, ganhará a eleição para o Governo da Bahia no primeiro turno. “Nunca tive dúvida disso”, garantiu. Roberval acredita que a população baiana irá reconhecer todo trabalho realizado pelo atual governador Rui Costa (PT). Ainda de acordo com o prefeito, Jerônimo fez um grande trabalho na educação e na agricultura familiar. “Tem muitos pré-requisitos para ganhar no primeiro turno”, defendeu. Meira finalizou dizendo que citou o ditado popular “nem esperou o defunto esfriar e já estava em outros braços” no momento em que José Rocha mal tinha saído da base de Rui Costa (PT) e decidiu apoiar Jair Bolsonaro (PL), procurando a oposição a sua gestão municipal em Dom Basílio. “Ele não teve a mesma receptividade aqui quando militava com o nosso grupo, por isso, citei o ditado popular para ele”.

Puxada pela gasolina, prévia da inflação é a menor desde 1991 Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Pelo segundo mês, o país deve registrar deflação. Em?julho, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) caiu 0,68%, menor taxa registrada desde o início da série histórica, iniciada em janeiro de 1980. As informações são do Tribuna da Bahia. Em agosto, o IPCA-15, considerado a prévia da inflação,?apontou queda de 0,73%. O recuo no índice geral de preços reflete tanto os impactos da redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre energia elétrica e combustíveis, quanto a diminuição dos preços da gasolina e do diesel praticados pela Petrobras. Somente a gasolina teve seu?preço reduzido três vezes?nas refinarias, sendo que a última delas começou a valer no dia 16 de agosto. No dia 20 de julho, o preço da gasolina passou de R$ 4,06 para R$ 3,86; no dia 29 de julho, foi de R$ 3,86 para R$ 3,71. No último dia 16, caiu de R$ 3,71 para R$ 3,53. A queda dos combustíveis foi acompanhada por?alimentos importantes da cesta do brasileiro que também tiveram quedas relevantes, como o tomate e a batata-inglesa. Em 12 meses o acumulado de alguns itens ainda pesa. A cebola, por exemplo, tem alta de 80% e o leite longa vida de 70%.?Em agosto, houve variações positivas em seis dos nove grupos pesquisados. O resultado de agosto foi influenciado principalmente pela queda no grupo dos?Transportes?(-5,24%), que contribuiu com -1,15 ponto percentual (p.p.) no índice do mês. Além disso, também houve recuo nos preços dos grupos?Habitação?(-0,37%) e?Comunicação?(-0,30%). No lado das altas, a maior variação e o maior impacto vieram de?Alimentação e bebidas?(1,12% e 0,24 p.p.). Destacam-se, ainda, os grupos?Saúde e cuidados pessoais?e?Despesas pessoais. Ambos subiram 0,81% e contribuíram conjuntamente com 0,18 p.p. para o IPCA-15 de agosto. Os demais grupos ficaram entre o 0,08% de?Artigos de residência?e o 0,76% de?Vestuário. O resultado do grupo?Alimentação e bebidas?(1,12%) foi influenciado principalmente pelo aumento nos preços do?leite longa vida?(14,21%), maior impacto individual positivo no índice do mês (0,14 p.p.). No ano, a variação acumulada do produto chega a 79,79%. Outros destaques no grupo foram as?frutas?(2,99%), que também haviam subido em julho (4,03%), o?queijo?(4,18%) e o?frango em pedaços?(3,08%). Com isso, a?alimentação no domicílio?variou 1,24% em agosto.

Guanambi: Jovem de 24 anos sofre traumatismo craniano após colidir motocicleta em poste Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite desta quinta-feira (25), o condutor de uma motocicleta acabou colidindo frontalmente contra um poste de energia na Avenida Governador Waldir Pires, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo informou a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran) ao site Achei Sudoeste, o condutor, identificado como Carlos André Moitinho, de 24 anos, se feriu gravemente e foi socorrido pela equipe do Samu ao Hospital Geral de Guanambi (HGG). De acordo com a equipe médica, o jovem apresenta suspeita de traumatismo craniano e afundamento do crânio. A motocicleta ficou com a parte frontal totalmente danificada. A mãe da vítima informou que o veículo não pertence ao filho. Segundo testemunhas, o motorista teria passado por algumas ruas do Bairro Vila Nova em alta velocidade. 

Taxistas de Brumado comemoram recebimento de auxílio federal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, os taxistas estão comemorando o recebimento do auxílio do Governo Federal destinado à categoria. O taxista José Luís, que atua na profissão há 39 anos, aprovou o auxílio. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele destacou que a verba extra vai ajudar bastante a categoria. “Foi ótimo, gostei mesmo. Vou reformar a minha casa”, afirmou. Durante a pandemia, o taxista relatou que os motoristas de transporte de passageiros sofreram bastante, visto que o número de corridas diminuiu consideravelmente. “O negócio tava ruim pra gente. Graças a Deus, agora deu uma melhorada boa”, acrescentou. A primeira parcela do benefício foi no valor de R$ 2 mil. As outras quatro serão pagas no valor de R$ 1 mil.

Juazeiro: Homem é preso após simular sequestro para extorquir a própria mãe Foto: Reprodução/TV Bahia

Um homem foi preso por simular um sequestro para extorquir a própria mãe, na quarta-feira (24). Os dois moram na cidade de Juazeiro, no norte da Bahia. No entanto, o suspeito foi preso em Juazeiro do Norte, no Ceará para onde havia viajado. De acordo com o G1, o comparsa dele também foi detido. Os nomes dos dois investigados não foram divulgados. A vítima procurou delegacia para informar que estava recebendo mensagens sobre o suposto sequestro do filho, junto com um pedido de resgate. Mesmo não tendo condições financeiras para se manter, ela chegou a fazer uma transferência. A polícia detalhou ainda que a transferência foi de mais de R$ 600. Mesmo após essa transferência, os dois comparsas seguiram pedindo dinheiro à mulher. Para convencê-la, eles passaram a mandar vídeos, onde simulavam uma agressão ao filho da vítima. Durante as investigações, as polícias civis da Bahia e do Ceará chegaram aos dois suspeitos. Eles deverão ser indiciados por extorsão.

Brumado: Barraginha de Cristalândia é recuperada com maior capacidade de armazenamento Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O Município de Brumado concluiu as obras de recuperação da Barraginha de Cristalândia, localizada no Distrito de Cristalândia, na zona rural do município (veja aqui). No final do ano passado, com as fortes chuvas, parte da barragem acabou desabando. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de planejamento, André Barros, informou que as obras de reconstrução, além de garantirem o perfeito funcionamento da represa, também aumentaram a sua capacidade de armazenamento. “Uma coisa que ficou bem solucionada diante de toda essa situação que ocorreu”, pontuou.

Eleições 2022: Jair Bolsonaro participará de motociata em Vitória da Conquista Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem desembarque no Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, previsto para às 8h50 deste sábado (27), conforme informações repassadas pela assessoria do deputado federal João Roma (PL), candidato ao governo da Bahia. De acordo com o Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste, do Glauber Rocha, Bolsonaro se deslocará com João Roma, Leonídia Umbelina (PMB) – candidata a vice-governadora – e Dra. Raíssa Soares (PL) – candidata ao Senador – para o estacionamento do antigo aeroporto, onde estará a concentração de motos e carros para a “motociata” que deve percorrer as principais avenidas de Vitória da Conquista. Por volta das 10 horas, está previsto um pronunciamento de Bolsonaro, em um palanque montado na área externa do Estádio Lomanto Júnior. “Com a presença de baianas e baianos de todo o estado, vamos mostrar mais uma vez nessa grande moto-carreata que a Bahia quer seguir de mãos dadas com o Brasil”, afirmou João Roma, que deve fazer o trajeto na garupa da moto do presidente Bolsonaro.

Brumado: Município planeja construir albergue na área do antigo Derba Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de desenvolvimento social, Carlos Magno, falou que há um projeto do Município para construção de um albergue em Brumado. O projeto já está pronto para ser licitado, porém o secretário informou que existe um entrave orçamentário para início das obras. “Esbarramos no orçamento que não foi previsto para 2022. Vamos colocar para o próximo ano. Acredito que, assim que for aprovada a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), vamos dar prosseguimento à licitação”, afirmou. Magno explicou que se trata de uma casa de passagem, através da qual os andarilhos serão acolhidos por tempo determinado. Nele, os moradores de rua terão direito à dormida, refeição e banho. O albergue, com ala feminina e masculina, será instalado na área do antigo Derba, onde também funciona o Restaurante Popular.

PRF apreende 5 kg de cocaína durante abordagem a ônibus em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta quarta-feira (24), 5 Kg de cocaína escondidos na bagagem de um passageiro de ônibus de turismo que fazia o itinerário São Paulo (SP) x Caruaru (PE). O flagrante ocorreu durante uma fiscalização de combate à criminalidade no Km 830 da BR-116, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Era por volta das 11h30 quando os agentes deram ordem de parada ao veículo. Durante a abordagem e procedimentos padrões de checagem, os policiais contaram com o auxílio cadela farejadora K9 Raia, a qual prontamente indicou a presença de entorpecentes no interior de uma mochila que estava no compartimento de bagagens. A droga foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil.

'Nem esperou o defunto esfriar e já estava em outros braços', diz prefeito de Dom Basílio a deputado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O prefeito Roberval de Cássia Meira (PL), o Galego, da cidade de Dom Basílio, a 54 km de Brumado, em mensagem via WhatsApp com o deputado federal José Rocha (UB), já prevê a derrota do candidato Jerônimo Rodrigues (PT) ao Governo da Bahia, nas eleições 2022. Segundo informou Rocha ao site Achei Sudoeste, Roberval usou um ditado popular muito conhecido para dizer ao parlamentar da sua saída da base aliada do governador Rui Costa (PT), que tem Jerônimo como candidato. “Nem esperou o defunto esfriar e já estava em outros braços”, escreveu o prefeito. Meira e Rocha já foram aliados políticos, mas, neste pleito eleitoral, estão em campos opostos, já que o deputado apoia a candidatura de ACM Neto (UB) para o Governo da Bahia. José Rocha está São Félix do Coribe para participar de uma carreata ao lado de Neto.

Arquivo