Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2023
fechar

Dois são presos no Monte Pascal por estupro e violência doméstica em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em Guanambi, na região sudoeste da Bahia, a 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) cumpriu um mandado de prisão em desfavor de um indivíduo, expedido pela Vara Criminal e de Execuções Penais pelo cometimento do crime de estupro de vulnerável. Ele foi preso na última segunda-feira (31), no Bairro Monte Pascal. Já nesta terça-feira (01), a Polícia Civil da cidade efetuou a prisão de Maykon Nunes de Araújo em cumprimento a mandado de prisão pelo crime de violência doméstica. O indivíduo foi localizado também no Monte Pascal, em Guanambi. Ambos foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Guanambi estão à disposição da justiça.

'Basta remanejar os recursos', diz vereador em prol da Academia de Saúde em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na tarde desta segunda-feira (31), o vereador Beto Bonelly (PSB) participou da manifestação realizada pelos pacientes da Academia Popular de Saúde de Brumado contra o fechamento da unidade, que já foi decretado pela prefeitura municipal (veja aqui). Ao site Achei Sudoeste, o parlamentar disse que a academia é ampla, bem equipada e atende cerca de 200 pacientes com atendimentos de pilates e fisioterapia. “Fiquei encantando com a academia, com a forma como as pessoas atendem ali, uma equipe competente, e também com os equipamentos, todos novos, bem conservados”, relatou. Bonelly disse que a academia é um equipamento de utilidade pública e precisa ser mantido. Para ele, a queda na arrecadação municipal não é justificativa para a suspensão das atividades no local. “Não justifica fechar um equipamento tão importante, que realiza 1600 atendimentos por mês. A academia de saúde ocupa três profissionais, um atendente e dois fisioterapeutas, ou seja, não tem um quadro tão grande de funcionários para fechar e dizer que vai ter uma ampla positividade financeira para o Município”, argumentou. O vereador acredita que o prefeito e o secretário de saúde tenham que remanejar os recursos a fim de preservar o funcionamento da Academia Popular de Saúde, tendo em vista a sua importância para a população.

CPI do MST convoca ministro Rui Costa para depor na comissão Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil

Com 14 votos a favor e 10 contrários, foi aprovada, pelos membros da CPI do MST na Câmara dos Deputados, a convocação do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. As informações são do Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste. O requerimento de convocação do ministro, que obriga a ida dele à comissão, não estava na pauta dos trabalhos desta terça-feira (1º), e foi apresentado por meio de pedido extrapauta pelo relator Ricardo Salles (PL-SP). O pedido foi atendido pelo presidente da CPI, deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS).  O requerimento de convocação do ministro já havia sido pautado em julho e saiu de pauta após acordo entre os parlamentares. A justificativa do relator para a convocação de Rui Costa, segundo ele, é a mesma do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Marco Edson Gonçalves Dias, que será ouvido nesta terça pela comissão. Salles disse que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) monitora a atividade de grupos sem terra, e a partir do mês de abril, passou a ser vinculada à Casa Civil. “Na mesma lógica em que foi convocado o ex-ministro Gonçalves Dias, porque era o chefe imediato da Abin de janeiro a março, a mesma lógica se aplica ao ministro Rui Costa que desde a referida data em diante passa a ser o chefe da Abin. Até para ter uma postura de equidade. Um foi chefe até março e outro foi chefe dali em diante”, afirmou Salles. A votação do requerimento gerou intensa discussão entre deputados governistas e de oposição. Parlamentares governistas disseram ser “absurda” a convocação e uma tentativa de enfraquecer o ministro.

Prefeito de Ituaçu é empossado novo presidente do Consórcio Regional de Saúde de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito da cidade de Ituaçu, Phellipe Brito (PSD), foi empossado novo presidente do Consórcio Regional de Saúde durante evento realizado na sede, em Brumado. Várias autoridades e gestores participaram da cerimônia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Brito definiu como uma missão o desafio de gerir o consórcio e cuidar das pessoas dos 21 municípios consorciados. O prefeito ainda falou sobre as demandas com as quais trabalhará à frente do consórcio. “Tô muito feliz, alegre com a demanda que passaram pra mim. Sei que não é fácil, mas vamos melhorar ainda mais e aperfeiçoar a policlínica e buscar o hospital regional para que possamos dar mais suporte à saúde da região. Tenho certeza que, com fé em Deus, faremos um bom trabalho com seriedade e zelo com a coisa pública”, destacou. Entre os maiores desafios, Phellipe citou a contratação de mais especialidades médicas para a policlínica e a inadimplência de alguns gestores com o consórcio, a qual chega, em alguns casos, há até oito meses. “Vamos buscar conversar”, assegurou.

STF segue 'firme e vigilante' em defesa da democracia, diz Rosa Weber Foto: Carlos Moura/STF

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, disse hoje (1º), em discurso de abertura dos trabalhos no segundo semestre, que a Corte seguirá “firme, vigilante e resiliente” na defesa da democracia. De acordo com a Agência Brasil, ela voltou a citar o 8 de janeiro, chamado por ela de dia da infâmia, reafirmando que as instituições saíram mais robustas do episódio. Na data, vândalos invadiram e depredaram a sede do STF, o Congresso e o Palácio do Planalto. “As instituições sobrepairam aos indivíduos que as compõem. Elas é que importam. As instituições democráticas brasileiras saíram fortalecidas do dia 8 de janeiro último, o dia da infâmia. Não esquecermos jamais, para que não mais se repita e para que sirva de alerta de que a democracia, que restou inacabada, seja cultivada e regada diariamente com o diálogo, o debate acalorado de ideia, a defesa de ideias divergentes, mas sempre com respeito mútuo, para que ela, a democracia, continue inabalável”, disse a ministra. No discurso, ela citou iniciativas executadas por ela durante o recesso de julho, mês em que visitou unidades prisionais e tribunais de Justiça em cinco capitais. A ministra também destacou atividades na Amazônia, em que promoveu o lançamento de uma versão da Constituição na língua nheengatu, considerada língua geral da Amazônia, tendo como origem o tupi antigo.

Bom Jesus da Lapa: Governo reforçará Comando Regional com viaturas blindadas e Rondesp Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Rondesp do Meio Oeste foi criada pelo Governo do Estado com o objetivo de dar suporte às ações do Comando Regional do Meio Oeste. A especializada possui, no momento, 43 policiais e 5 oficiais. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante do Comando Regional do Meio Oeste, Coronel Arthur Mascarenhas, adiantou que, com a formação de novos soldados, a Rondesp terá um efetivo ainda maior, com mais de 100 policiais. No próximo domingo (06), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o secretário estadual de segurança pública, Marcelo Werner, estarão na cidade de Bom Jesus da Lapa, sede do Meio Oeste, para fazer a entrega de seis viaturas, sendo três semi blindadas e três convencionais. Os equipamentos estarão a serviço da unidade ainda neste mês de agosto. Segundo Mascarenhas, as viaturas serão utilizadas nas ações de patrulhamento tático móvel a fim de reforçar a segurança em Bom Jesus da Lapa e em toda área territorial de responsabilidade do Meio Oeste.

Farmácias habilitadas já podem realizar exames clínicos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A resolução que atualizou as normas de coleta, exames e análises para o diagnóstico de doenças entrou em vigor nesta terça-feira (1º). Entre as mudanças está a autorização dada a farmácias e consultórios isolados para a realização de exames clínicos em etapa única, com caráter de triagem. Até agora, as farmácias só eram autorizadas a realizar testes de covid-19 e glicemia. Com a mudança, a lista de exames clínicos para triagem passa de mais de 40 tipos, como o do antígeno NS1 para triagem da dengue, por exemplo. Segundo o diretor-executivo da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Sergio Mena Barreto, a nova resolução posiciona as farmácias como porta de entrada do sistema de saúde do país. Atualmente, a instituição já contabiliza a existência de mais de seis mil salas configuradas para a assistência farmacêutica. Sergio explica que a pandemia de Covid-19 foi fundamental para desenvolver essa estrutura. “Realizamos 20,7 milhões de testes de covid e identificamos que pelo menos 10% dos casos eram graves o suficiente para encaminhamento ao hospital. Além disso, capacitamos cerca de 20 mil farmacêuticos para esses serviços”, explicou.

Justiça suspende nomeação de filho de secretário após prefeito burlar concurso público em Pindaí Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O prefeito da cidade de Pindaí, João Evangelista Veiga Pereira (PP), e o secretário municipal de obras, Antônio Rodrigues Gomes, nomearam Júlio César Cardoso Gomes para o cargo de Engenheiro Civil de forma irregular, burlando o concurso público. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Júlio é filho do secretário de obras do município. A juíza Adriana Silveira Bastos, da 2ª Vara da Fazenda Pública, em Guanambi, concedeu uma liminar, na última quinta-feira (27), determinando ao prefeito que suspenda os efeitos do Decreto Municipal nº 115/2021, publicado no Diário Oficial do Município no dia 16 de março de 2022, que nomeou para cargo sem que existisse vaga o impetrado Júlio César Cardoso Gomes. Caso não acate a decisão, o prefeito poderá ser multado diariamente em R$ 1 mil. A juíza destacou que a nomeação do candidato aprovado em segundo lugar está fora do número de vagas e o gestor agiu de forma ilegal ao proceder a sua posse. “No caso dos autos, neste momento de análise perfunctória, verifico a ilegalidade ou abuso de poder no ato de nomeação do Prefeito do Município de Pindaí, que procedeu a nomeação e posse, do candidato que obteve colocação em 2º lugar no concurso público regido pelo Edital nº 01/2018, sem surgimento de nova vaga”, sentenciou.

55ª CIPM: Quadrilha que furtava e revendia celulares é presa em Ipiaú Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na tarde desta terça-feira (01), em rondas, uma guarnição da 55ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi informada que um homem, conhecido como Fred, estaria tentando vender smartphones, possivelmente furtados, em uma festa no Distrito de Aiquara, em Ipiaú, na região sudoeste da Bahia. O suspeito negou as acusações, porém, no seu estabelecimento comercial, situado no centro de abastecimento da cidade, foi encontrada uma porção fracionada de substância análoga à maconha e um celular da marca Samsung, sem procedência, além de R$ 953. Após a apreensão da droga, o suspeito confessou que possuía, em sua residência, alguns celulares furtados em Palmeirinha. Também disse que teria deixado alguns desses aparelhos com um rapaz de nome Felipe, vulgo “Nutella”, para serem desbloqueados. Os policiais deslocaram-se até a residência de Felipe para averiguar a situação. No local, o indivíduo informou que havia recebido 3 aparelhos furtados e que havia outro rapaz, de nome Carlos Eduardo, que fazia o mesmo serviço para Fred, de modo mais sofisticado, utilizando computador em casa. A guarnição deslocou-se para o endereço indicado, onde foi mantido contato com Carlos Eduardo, que falou ter recebido 3 aparelhos furtados. Todos os envolvidos no crime foram conduzidos para a 9ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Jequié, para as medidas cabíveis.  

Empresária aponta inoperância da prefeitura de Livramento de Nossa Senhora no Beira Rio Foto: Lucélia Pires/Achei Sudoeste

Em Livramento de Nossa Senhora, na região sudoeste da Bahia, a empresária Lucélia Pires gravou um vídeo denunciando a falta de saneamento e limpeza no Bairro Beira Rio. O vídeo viralizou nas redes sociais e, ao site Achei Sudoeste, a empresária apontou que o problema é antigo. Pires mora na esquina, bem no cruzamento de três ruas, e tem sido bastante prejudicada com o esgoto a céu aberto na região. “É revoltante pra nós moradores. A água fica acumulada na entrada de garagem, na entrada do portão... é chato pra gente que vai receber uma visita, fazer uma festa ou uma comemoração, as pessoas não conseguem estacionar os carros”, relatou. A água esverdeada exala um mau cheiro horrível, o que tem atrapalhado o dia a dia dos moradores. A moradora cobrou a presença da Vigilância Sanitária Municipal no bairro, visto que o perigo está escorrendo a céu aberto e em plena via pública. “Perigo de dengue e outras coisas mais. A criançada brinca na rua. A pessoa que trabalha comigo pegou uma bactéria no pé, teve que ir para o médico se medicar. É um absurdo isso”, criticou. A região não possui rede de esgoto e a situação é caótica em períodos chuvosos. “Toda a água cai na rua, não tem escoamento. Em época de chuva, tem casa aqui que a água bate no joelho. Chega a ser inacreditável em pleno século 21 estarmos vivendo isso em uma rua que não é tão longe do centro. Pra onde vai o dinheiro do IPTU?”, questionou. A moradora também denunciou a ausência do serviço de limpeza pública no Beira Rio.

Maniveiro fortalece produção de mandioca da agricultura familiar em Condeúba Foto: Divulgação/CAR

Você sabe o que é um maniveiro? É uma área dedicada à multiplicação e distribuição de manivas de mandioca com o objetivo de aumentar a produção das raízes em outras propriedades rurais. Essa estratégia vem sendo utilizada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), para incrementar a mandiocultura no território Sudoeste Baiano.  No território, um maniveiro foi construído na Associação dos Pequenos Produtores Rurais das Fazendas Baixão, Vargem do Curral, Poções, Olhos D´Água e Região do município de Condeúba, na região sudoeste da Bahia. A unidade foi entregue junto com um sistema de irrigação, trator com implementos agrícolas e uma cisterna de produção de 52 mil litros, com investimentos de R$ 523 mil, da CAR, por meio do projeto Bahia Produtiva. Os benefícios relacionados ao bom manejo, adubação e técnicas orientadas para a cultura impactam diretamente a produção das famílias agricultoras, como informa o presidente da Associação, Hélio Carlos de Sousa. “A nossa expectativa é multiplicar a produção e que já possamos colher os frutos do maniveiro no final do ano, quando poderemos vender os itens para a Cooperativa dos Produtores dos Derivados de Mandioca e todos os produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Região do Rio Gavião e Serra Geral (Cooperman)”, comentou.  

Maniveiro fortalece produção de mandioca da agricultura familiar em Condeúba Foto: Divulgação/CAR

A área experimental irrigada de um hectare traz esperança de melhoria de vida para os agricultores e agricultoras familiares da região. “O maniveiro tem sido muito importante para o nosso desenvolvimento e a gente espera melhoras com esse projeto”, conta a agricultora Rosa de Jesus. Os esforços na base de produção dos agricultores da comunidade são motivados também pelos investimentos do Governo do Estado na agroindustrialização da mandiocultura na região. Pelo projeto Bahia Produtiva, uma unidade de beneficiamento de mandioca está alcançando números expressivos de produção. Segundo o presidente da Cooperman, Paulo Sérgio da Silva, a produção na agroindústria da Associação de Produtores de Morrinhos e Comunidades Arredores, vinculada à Cooperman, chega a oito toneladas por semana. “Nós já entregamos a farinha para a alimentação escolar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do município de Condeúba e entregamos em mercados de Mortugaba, Licínio de Almeida e Condeúba. Com o maniveiro, com certeza, vai incentivar os grupos produtivos locais a aumentarem a produção e, com isso, ampliar a nossa capacidade de produção na agroindústria”, informou. A CAR é uma empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

'Injustificável a saída do Cicom em Brumado', diz presidente do Conseg Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do Conselho Municipal de Segurança (Conseg), em Brumado, Irenaldo Muniz, lamentou a notícia da desinstalação da unidade do Centro Integrado de Comunicação (Cicom) do município. A Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA) já confirmou a decisão (veja aqui). Muniz disse que ainda está estarrecido com a notícia. “Ainda não pisei no chão, parece que estou sonhando, sem acreditar. Parece que a coisa é séria, tão séria que ninguém tá querendo falar com o Conseg pra dar explicações”, afirmou. Irenaldo disse não entender as motivações por trás da desinstalação da unidade, visto que o Cicom local estava em um momento de expansão, inclusive com projeto para agregar acentos do Samu 192, da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e da Guarda Civil Municipal (GCM). O presidente lembrou que a estruturação do Centro Integrado no município custou cerca de R$ 2 milhões aos cofres públicos do Estado e a decisão não tem lógica. “Considero isso um desrespeito, um descaso com Brumado. Não sei o que acontece com Brumado. As coisas aqui, quando partem para um avanço, depois cai (...) Por que Brumado, qual o motivo de ser Brumado?”, questionou. Com a desmobilização, Brumado ficará vinculado ao Cicom de Vitória da Conquista, o que, para Muniz, é arriscado demais, levando em consideração que na cidade funcionam um presídio, um Batalhão Regional de Polícia Militar e um Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam). “Sem lógica e sem justificativa nenhuma. O governo do estado deve uma resposta para Brumado”, disparou, cobrando uma grande mobilização das autoridades locais frente à situação.

Maior Distrito de Guanambi, Mutãs segue sem subprefeitura devido a disputas políticas Foto: Victor Boa Sorte

Conhecido como o maior Distrito de Guanambi, com mais de 13 mil habitantes, e faltando menos de um ano e meio para finalizar a atual gestão do prefeito Nilo Coelho (União Brasil), o distrito de Mutãs tem comércio pujante e feira bem movimentada, além de muitas famílias que precisam se deslocar até a sede do município para ter acesso aos vários serviços que são oferecidos pelas subprefeituras distritais, implantadas nos distritos de Morrinhos e Ceraíma, que seguem ativas e em pleno funcionamento. Este formato de descentralização administrativa começou na gestão do ex-prefeito Jairo Magalhães e é tido como um dos melhores legados de sua administração. Segundo disse uma importante liderança política de Mutãs ao site Achei Sudoeste, toda a população está sendo prejudicada, pois os três vereadores do distrito não chegaram ao acordo de quem seria o administrador distrital e com isso, a localidade fica sem um equipamento público de referência, cursos e serviços como da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), para emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA), ficha sanitária, declaração de vacina, serviços da Secretaria de Assistência Social, como agendamento para programa Bolsa Família, geração de NIS, e da Ouvidoria Municipal dos problemas de Infraestrutura, como troca de lâmpadas e colocação de braços para postes, e limpeza. Para minimizar a carência, neste último final de semana, na Associação Comunitária de Mutãs, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico promoveu o Serviço de Atendimento ao Cidadão (Sac) itinerante, oferecendo diversos serviços.

Empreiteira alega falta de pagamento e abandona obra da Praça do Cetep em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma obra sonhada pelos moradores do Bairro Santo Antônio, em Guanambi, na região sudoeste da Bahia, e que interliga uma importante região para muitos bairros da cidade, assim é a praça localizada em frente ao Centro de Treinamento Pedagógico (Cetep). Iniciada em julho do ano passado, e após outras paralisações, a obra foi paralisada de vez nos últimos dias e segundo o radialista José Roberto Teixeira, do Programa Comando Geral, na Rádio Alvorada FM, a empreiteira alegou falta de pagamentos e abandonando a obra, retirando até os tapumes.

Empreiteira alega falta de pagamento e abandona obra da Praça do Cetep em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Segundo publicação no site oficial da Prefeitura de Guanambi, “o prefeito visitou as obras no início do mês de março, quando foi asfaltada as ruas laterais. O projeto atende aos mais modernos requisitos do urbanismo, com uma obra que irá mudar o perfil urbano de toda região e foi inserida no projeto, uma ampla quadra de esportes, atendendo a demanda da juventude local, estando em área estratégica da cidade, interligando diversos bairros e importantes avenidas, através da avenida dupla Sandoval Moraes, onde está localizado também o Clube AABB, residências e estabelecimentos comerciais”, diz a publicação. Em nota, a prefeitura de Guanambi negou a versão da empresa e confirmou que todos os pagamentos foram realizados para a Elis Construções, com sede em Goiás. “A empresa foi notificada por descumprir o cronograma de obras, foram feitos ajustes, porém a empresa não cumpriu os acordos. Todos os pagamentos foram feitos, mas empresa abandonou a obra”, garantiu a prefeitura.

Jovem de 22 anos acusa companheiro de 38 de violência doméstica em Aracatu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite do último sábado (29), em Aracatu, na região sudoeste da Bahia, o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), foi acionado por uma mulher de 22 anos, que teria sido agredida pelo companheiro, um homem de 38 anos. O acusado negou as agressões e disse à polícia que apenas de defendeu da mulher. Esta apresentava várias escoriações pelo corpo. Ambos foram conduzidos à Delegacia Territorial de Brumado, onde foram ouvidos pelo delegado de plantão. No percurso até a unidade, a vítima quis desistir de registrar a ocorrência, porém foi impedida pelos policiais militares.

Prefeitura de Candiba deve mais de R$ 37 milhões em tributos previdenciários Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Quem consulta a lista oficial de maiores devedores da União, inscritos na Dívida Ativa, especificando as instituições da administração pública e os débitos com a Previdência Social, nota que a Prefeitura de Candiba, cidade vizinha de Guanambi, na região sudoeste da Bahia, está entre as maiores devedoras do Estado, relacionado ao tributo federal. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, nesta terça-feira (01), a Prefeitura de Candiba deve R$ 37.877.018,09, todos relacionados aos tributos de natureza previdenciária, estando na 24ª colocação no ranking estadual.

Mulher perde mala na BA-148 entre Livramento de Nossa Senhora e Brumado Foto: Divulgação

Uma mala de cor rosa, de propriedade de Maria Luciana de Oliveira, foi perdida na BA-148, no trecho que liga os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Brumado, na região sudoeste da Bahia. A mala contém documentos e pertences pessoais de grande valor para a dona. A mala caiu de uma caminhonete próximo à entrada de Pedra Preta, sendo recolhida por ocupantes de um veículo Palio, de cor branca. Quem tiver informações ou souber do paradeiro da mala ou da pessoa que a recolheu, pode entrar em contato através do número (77) 9 9121-2701.  

Em Aracatu, má conservação das estradas prejudica escoamento de produção Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Produtores do município de Aracatu, na região sudoeste da Bahia, pedem providências urgentes da prefeita Braulina Lima Silva (Republicanos) para a manutenção das estradas vicinais. Segundo informou moradores da região de Lagoa do Sal ao site Achei Sudoeste, as carretas que estão indo para a localidade para o escoamento da produção de melancia não conseguem acesso por conta das péssimas condições da estrada vicinal. De acordo com um morador, que preferiu não se identificar, a situação está prejudicando os produtores rurais de toda a região. “A prefeita de Aracatu precisa fazer alguma coisa e urgente”, cobrou. As queixas da população do meio rural por conta da falta de trafegabilidade das estradas vicinais do município têm sido uma constante. Vale salientar que a própria prefeitura construiu uma lombada que dificulta o tráfego de veículos grandes na região. Segundo o morador, apenas carros pequenos conseguem trafegar pelo local.

Criança é eletrocutada após colocar grampo em interruptor de loja em Jacobina Foto: Reprodução/G1

Uma menina de 1 ano e 9 meses morreu após receber uma descarga elétrica na cidade de Jacobina, no norte da Bahia. A criança colocou um grampo em um interruptor e foi eletrocutada. De acordo com o G1, o caso aconteceu na segunda-feira (31). Segundo os familiares de Liz Silva Santana, a menina estava em uma loja de roupas, dos avós, quando a situação aconteceu. Segundo a família da menina, o irmão de Liz, de 12 anos, conseguiu puxá-la e também foi atingido pela descarga elétrica, mas sem gravidade. A menina foi socorrida e levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jacobina, mas não resistiu. O corpo da criança foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Jacobina. O velório e sepultamento estão previsto para a tarde desta terça-feira (1°), no cemitério Jardim da Saudade.

Prefeitura de Macaúbas tem mais de R$ 80 milhões em débitos previdenciários Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

De acordo com levantamento exclusivo realizado pelo Achei Sudoeste nesta terça-feira (1º), a Prefeitura de Macaúbas, na região sudoeste da Bahia, tem uma dívida de mais de R$ 80 milhões inscrita na Dívida Ativa da União. De acordo com a plataforma da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), a prefeitura macaubense tem débitos previdenciários de R$ 80.910.299,02. No ranking da região sudoeste, a cidade perde apenas para Barra do Choça e Anagé, que têm os maiores débitos (veja aqui) e, no estado, é a 11ª colocada. No âmbito do governo federal, a Dívida Ativa da União é inscrita, controlada e cobrada administrativamente e judicialmente pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, órgão da administração pública federal responsável por representar e defender os interesses da Fazenda Nacional e apurar a certeza, liquidez e exigibilidade de todos os débitos encaminhados para inscrição em Dívida Ativa da União. Após a inscrição em Dívida Ativa, caso o débito não seja regularizado (pago ou parcelado), a PGFN pode proceder sua cobrança por meio de um processo judicial perante à Justiça Federal. Esse processo, chamado de Execução Fiscal, possibilita o bloqueio de valores existentes em contas bancárias, a penhora e indisponibilidade de bens móveis e imóveis e até mesmo o redirecionamento da execução para os sócios das empresas devedoras.

Barreiras: Falso policial rodoviário federal é preso ao tentar entrar em ônibus sem pagar Foto: Divulgação/PRF

Um homem de 52 anos foi preso, na tarde desta segunda-feira (31), em Barreiras, no oeste da Bahia, por suspeita de uso de documentos falsos e estelionato. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o suspeito se passou por policial para entrar de graça em um ônibus. Conforme a PRF, agentes receberam informações quando o suspeito estava em um guichê da rodoviária. Após chegarem ao local, os agentes realizaram uma abordagem e encontraram uma carteira funcional da Polícia Ferroviária Federal, uma arma falsa, além de identidades funcionais de outras corporações e um distintivo. Ainda conforme a polícia, o suspeito deu diferentes versões sobre a profissão e identificação pessoal. Com ele foram apreendidas a carteira funcional com a sigla da PRF que estava com a foto, nome e outros dados. Ao realizar consultas aos sistemas informatizados, os agentes confirmaram que todos os documentos apresentados eram falsos. O homem confessou aos policiais que utilizava a identificação falsa de PRF para obter vantagens econômicas. O suspeito e o material apreendido foram apresentados na Polícia Federal para a realização dos procedimentos.

Menores de idade se envolvem em acidente na BA-623 e são socorridos em estado grave Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite desta segunda-feira (31), um acidente foi registrado na BA-623, entre as cidades de Maetinga e Presidente Jânio Quadros, na região sudoeste da Bahia. Segundo informou a 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv), uma moto com placa de Rio Bananal, no Espírito Santo, e outra com placa de Tianguá, no Ceará, colidiram lateralmente na rodovia. As vítimas, dois menores de 16 e 17 anos, foram conduzidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) ao Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) em estado grave. A polícia civil investiga as causas e circunstâncias envolvidas no acidente.

Agosto começa com 'cara' de El Niño em boa parte do país Foto: Léo Caldas/G1

O mês de agosto começa nesta terça-feira (1º) com uma "cara" típica de El Niño: um maior volume de chuvas no Sul, menos no Norte e um clima mais quente em quase todo o Brasil, principalmente no Centro-Sul. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é de chuvas próximas ou ligeiramente abaixo da média em quase todo o Norte e Nordeste do país durante o mês. De acordo com o G1, é importante destacar aqui que, nesta época do ano, “chuvas dentro da média” significam volumes considerados baixos para a maior parte do país, já que este é um dos principais meses da época seca. Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, espera-se volumes próximos ou ligeiramente abaixo da média, com possibilidade de chuvas localizadas no litoral do Sudeste devido a frentes frias. Enquanto isso, no Sul, agosto será marcado por volumes de chuva que devem ficar próximos ou acima da média no leste dos estados, mas abaixo da média no noroeste e oeste do Paraná. E no quesito temperaturas, de modo geral, elas estarão acima ou dentro da média em quase todo o país, mas com episódios de frio na virada da quinzena e possivelmente no final do mês que vão se concentrar especialmente na região Sul do país.

Barra do Choça e Anagé são cidades do sudoeste com mais débitos na Dívida Ativa da União Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Barra do Choça tem o maior débito na Dívida Ativa da União entre os municípios da região sudoeste da Bahia, de acordo com levantamento realizado pelo site Achei Sudoeste nesta terça-feira (1º). O Município deve R$ 159.120.917,91. De acordo com a plataforma da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), a prefeitura de Barra do Choça tem entre débitos tributários e demais pendências um total de R$ 6.942.631,12, R$ 144.818.089,89 de débitos previdenciários e R$ 7.360.196,90 em FGTS, somando a cifra total de R$ 159.120.917,91. A segunda cidade com maior débito na região sudoeste é Anagé, que tem uma dívida de R$ 111.877.486,20, sendo R$ 4.161.037,08 em tributários, R$ 105.934.521,80 em previdenciário, R$ 4.544,75 em multa trabalhista e R$ 1.777.382,57 em FGTS. No âmbito do governo federal, a Dívida Ativa da União é inscrita, controlada e cobrada administrativamente e judicialmente pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, órgão da administração pública federal responsável por representar e defender os interesses da Fazenda Nacional e apurar a certeza, liquidez e exigibilidade de todos os débitos encaminhados para inscrição em Dívida Ativa da União. Após a inscrição em Dívida Ativa, caso o débito não seja regularizado (pago ou parcelado), a PGFN pode proceder sua cobrança por meio de um processo judicial perante à Justiça Federal. Esse processo, chamado de Execução Fiscal, possibilita o bloqueio de valores existentes em contas bancárias, a penhora e indisponibilidade de bens móveis e imóveis e até mesmo o redirecionamento da execução para os sócios das empresas devedoras.

Arquivo