Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) está propondo uma atividade de extensão, oriunda de resultados de pesquisa do grupo de estudos sobre movimentos sociais e diversidade.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, a professora Arlete Ramos explicou que, a partir dos dados dessa pesquisa, o projeto foi criado para formação continuada de professores e demais interessados no estado da Bahia.
A ação tem o objetivo de ajudar as redes municipais a promover uma educação que valorize as diferenças de maneira inclusiva e com qualidade no ensino.
A proposta consiste em fazer com que a comunidade seja protagonista do processo educacional e que pessoas do campo possam estudar nas suas comunidades de origem evidenciando o respeito à diversidade, ao modo de trabalho, à cultura e à identidade camponesa.
Hoje, segundo Ramos, a proposta está presente em todos os 27 territórios de identidade e os municípios interessados podem aderir ao programa, denominado Formacampo.
Diante da parceria com as prefeituras, os professores da rede municipal poderão se inscrever para realização da formação continuada.
Para além dessa parceria, os professores, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, membros de conselhos municipais de educação e demais interessados também podem se inscrever individualmente por meio do site da Uesb.
As inscrições são gratuitas e seguem até o final do mês de fevereiro. As atividades serão iniciadas no mês de março.