Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2013
fechar

Brumado: Secretário de Administração esclarece incidente envolvendo reunião do CMDRS Miguel Lima Dias lamentou o ocorrido e reforçou que o espaço cedido para as reuniões continuam à disposição do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em nota enviada ao site Brumado Notícias, o secretário municipal de administração, Miguel Lima Dias, esclareceu o incidente ocorrido na última quarta-feira (04) sobre o local da realização da reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). Os participantes esperavam que o encontro fosse feito no auditório do SEMAC, mas isso não aconteceu. “Pedimos paciência e compreensão aos amigos produtores rurais quanto ao incidente da última quarta-feira por conta da reunião do CMDRS. Não foi algo intencionado ou de má fé da administração municipal, como alguns tem veiculado o fato. Mas foi um imprevisto de última hora por conta da zeladora do local estar em Vitória da Conquista cuidando da saúde de um membro da família e por isso a chave demorou a chegar”, explicou Miguel no texto. O secretário disse ainda na nota que ficou sentido com o ocorrido, “e mais sentido ainda pelo fato de termos sido rotulados como desatenciosos com os nossos irmãos das comunidades rurais, o que não é verídico levando em consideração que a administração cedeu o espaço para serem efetuadas as reuniões do Conselho”. Encerrando o comunicado, Dias lamentou o ocorrido e reforçou que o espaço cedido para as reuniões continuam à disposição do CMDRS.

Brumado: O antigo Brasília Hotel nos anos 70 No local, também funcionou por muitos anos a primeira agência de ônibus da cidade. (Foto: Liz Dantas/Brumado Notícias).

Na foto acima pode-se ver o Brasília Hotel nos anos 70, em Brumado. No local, também funcionou por muitos anos a primeira agência de ônibus da cidade, cuja responsável era a empresa Ita Cruz, pioneira neste segmento no município. A agência funcionava apenas com a linha Brumado x Itabuna, que saía todos os dias às 5h40. “A hora da chegada do ônibus era uma verdadeira festa. As moças se arrumavam e muitas pessoas vinham para porta do hotel esperar o desembarque dos passageiros”, relatou a brumadense Liz Dantas uma das líderes do Grupo Brumado no facebook. Atualmente, no mesmo local funciona o Banco do Brasil.

Brumado: O antigo Brasília Hotel nos anos 70 Atualmente, no mesmo local funciona o Banco do Brasil. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Brumado: Cancelado show de Chiclete com Banana e confirmado para dezembro Ivete Sangalo O motivo do cancelamento da festa ainda não divulgado pela produtora do evento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O show de Chiclete com Banana que seria realizado no próximo domingo (15) em Brumado foi cancelado. Os motivos para o cancelamento do evento ainda não foram divulgados pela produção do evento. O site Brumado Notícias tentou contato via telefone com o empresário Gilson Porto, da Solegal Produções – empresa organizadora da festa, para maiores esclarecimentos, entretanto as ligações não foram atendidas. É possível que na próxima segunda-feira (09) a produção envie uma declaração oficial para a imprensa sobre o não acontecimento da festa. Já o show da rainha do axé, Ivete Sangalo, também cancelado anteriormente, foi confirmado e será realizado no dia 29 de dezembro, no Parque de Exposições Santa Inês.

São Gonçalo dos Campos: Brumadense é atropelado na BR-101 Telmar Oliveira Santos, 27 anos, foi socorrido e encaminhado para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). (Foto: Central de Polícia).

O brumadense Dalmar Oliveira Santos, 36 anos, foi atropelado na noite da última sexta-feira (06), na BR-101, nas proximidades do município de São Gonçalo dos Campos, na Região Metropolitana de Salvador. O jovem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhado para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). Após o acidente, inúmeros curiosos se aglomeraram no local enquanto o brumadense recebia os primeiros atendimentos. Não há maiores informações sobre as circunstâncias do acidente e sobre o estado de saúde da vítima.

Brasil joga bem e atropela a Austrália Jogadores festejam gol do Brasil: ao fundo, arquibancadas não tão cheias (Foto: Getty Images).

As apostas do técnico Luiz Felipe Scolari corresponderam e o Brasil venceu a Austrália por 6 a 0 neste sábado, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Foram quatro novidades no time titular, sem contar os que entraram no segundo tempo. O atacante Jô marcou duas vezes, enquanto Ramires, Luiz Gustavo, Pato e Neymar também deixaram os seus. Foi a maior goleada do técnico nesta sua segunda passagem pela seleção. Se dentro de campo foi uma festa, porém, nas arquibancadas o público foi decepcionante. Menos de 41 mil pessoas estiveram presentes no estádio e a renda foi de pouco mais de R$ 3 milhões. As informações são do Uol.

Sudoeste Baiano: Bancários podem decretar greve para o próximo dia 12 O indicativo é de paralisação em âmbito nacional por tempo indeterminado. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No dia 21 de julho, a 15ª Conferência Nacional dos Bancários aprovou a estratégia, o calendário e as reivindicações da Campanha Salarial 2013. Após a realização da conferência, as reivindicações foram entregues à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) pelo Comando Nacional dos Bancários. Em agosto, as reivindicações dos bancários começaram a ser negociadas com a Fenaban. A primeira rodada de negociações destacou o quanto os bancários estariam sendo afetados pela forma de gestão dos bancos. Segundo o Sindicato dos Bancários, dos mais de 21 mil bancários afastados das atividades, mais de 50% dos afastamentos foram causados por transtornos mentais e doenças como LER/Dort. Nas rodadas de negociações seguintes, durante as quais foram discutidos temas como o emprego, igualdade de oportunidades e a remuneração dos bancários, a Fenaban teria tratado os apelos dos bancários com descaso, segundo o Sindicato. Na última reunião entre a categoria e a Fenaban, realizada na última quinta-feira (05), a possibilidade de uma forte greve da categoria se consolidou. Para o Sindicato, a Fenaban demonstrou o desrespeito dos bancos com seus funcionários ao propor um reajuste de 6,1% sobre os salários, os pisos, a PLR e demais verbas de caráter salarial, o que nem sequer reporia a inflação do período. A greve pode ser decretada no próximo dia 12 de setembro. A assembleia que vai deliberar sobre a greve está marcada para o dia 12. O indicativo é de paralisação em âmbito nacional por tempo indeterminado.

‘Diga não à Corrupção’: Advogado brumadense participa de caminhada em Conquista Maurício Vasconcelos foi um dos trezentos participantes do evento promovido pela OAB/Conquista. (Foto: Reprodução/Facebook).

O advogado brumadense Maurício Vasconcelos participou na manhã deste sábado (07) da 1ª Corrida dos Advogados, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Com o tema ‘Diga não à Corrupção’, a caminhada foi organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da cidade. Segundo dados da organização, mais de 300 pessoas participaram do evento, que contou com corridas de 5 e 10 quilômetros, além de caminhada e corrida para crianças. Vasconcelos conseguiu correr cinco quilômetros. O presidente da OAB-Bahia, Luiz Viana Queiroz, também prestigiou a corrida. Viana elogiou a organização do evento e a ideia de promover a corrida. “É um momento, acima de tudo, de confraternização e conscientização. A OAB busca realizar esse tipo de projeto, trazendo os profissionais em um momento diferente e que traz uma temática tão atual”, disse. O presidente da OAB de Conquista, Gutemberg Macedo Júnior, destacou a importância da iniciativa e revelou que no próximo ano será realizada mais uma edição da corrida. “Além de promover o incentivo ao esporte, também buscamos levar um pouco do sentimento da sociedade brasileira com o tema Diga não à Corrupção. O resultado foi bastante satisfatório e estamos muito felizes com o sucesso da iniciativa”, concluiu Macedo.

Correntina: Juiz Maurício Kertzman concede liminar e Ezequiel deixa o comando da cidade Ezequiel Pereira Barbosa (PSDB) ficou no cargo por apenas 16h. (Foto: Reprodução/Jornal O Expresso).

Apesar de ter sido empossado na noite de ontem (06) na prefeitura de Correntina, Ezequiel Pereira Barbosa (PSDB) não pode permanecer no cargo. De acordo com o site Bahia Notícias, um mandado de segurança impetrado pela oposição desfez a decisão e Ezequiel foi novamente retirado do comando do município. O juiz plantonista do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), Maurício Kertzman Szporer, deferiu a liminar impetrada pelo advogado J. Pires até que o colegiado estadual possa tomar uma decisão definitiva. Ezequiel teve a sua candidatura impugnada por ter as contas rejeitadas no Tribunal de Contas da União (TCU). Atualmente, o município é administrado por Laerte Caíres da Silva, o Laertão (PCdoB), segundo colocado no pleito. A determinação foi deferida neste sábado (07).

Brumado: Prefeito deixa praça antes da passagem do protesto dos excluídos “80% para meu irmão, 8% para a educação”; uma clara referência ao reajuste de 80% concedido de CET pelo prefeito ao seu irmão. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Quem compareceu ao desfile do 7 de setembro neste sábado em Brumado pode acompanhar a marcha dos excluídos. O evento foi formado pelo Movimento Libertário Unificado (MLU), professores municipais e ativistas. Com faixas e cartazes, o grupo de manifestantes levou para o desfile as cobranças do município como símbolo do clamor popular que também se propaga em todo o país. Entre os protestos, o que mais chamou a atenção foram as manifestações dos professores, que cobraram da administração municipal o cumprimento do piso salarial nacional. O prefeito não permaneceu na praça no momento em que o cortejo de protesto passava e, por isso, não pode ver a ciranda feita pelos professores. Em um dos cartazes confeccionados pela categoria estava escrito “80% para meu irmão, 8% para a educação”; uma clara referência ao reajuste de 80% concedido de CET pelo prefeito ao seu irmão, Raimundo Lima Dias, e aos 8% de reajuste oferecido aos docentes. Os professores ainda realizaram um minuto de silêncio em prol da professora municipal Elda Rocha Lima, que faleceu na manhã deste sábado em Salvador, vítima de um câncer. Pronunciando palavras de ordem, os manifestantes ganharam o coro popular. Os presentes vibraram a cada pronunciamento e aplaudiram os protestos. Todo o movimento transcorreu de forma pacífica, sem registro de incidentes ou de violência. A polícia só interferiu para pedir aos manifestantes que acelerassem o passo tendo em vista que ainda restava o Tiro de Guerra e outros grupos para se apresentarem durante o desfile.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

07/Set/2013 - 15h01

O 7 de setembro em Brumado

O 7 de setembro em Brumado O desfile do 07 de setembro em Brumado começou por volta das 8h30 e se encerrou ao meio dia. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Milhares de brumadenses compareceram as Praças Armindo Azevedo e Capitão Francisco de Souza Meira para prestigiar o desfile cívico da independência. Acompanhado da primeira dama, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL), juntamente com a juíza Leonor da Silva Abreu e o presidente da Câmara de Vereadores, Alessandro Lôbo (PSL), fez o hasteamento da Bandeira Nacional. Em seguida, o gestor, todo o secretariado, demais autoridades políticas e militares acompanharam o Hino Nacional tocado pela Lira Ceciliana Brumadense. Escolas públicas municipais e particulares, maçonaria, clube da terceira idade, grupos religiosos, sociedade protetora dos animais, Ong AuAu, fanfarras, grupos de cavalgada, associação de ciclistas, clube do fusca, Guarda Municipal, Tiro de Guerra, academias de karatê, desportistas e capoeiristas desfilaram pelo corredor principal do evento. Em cada apresentação, cartazes e faixas cobravam das autoridades melhorias na qualidade de vida da população nos campos da saúde, educação e segurança. O desfile do 07 de setembro em Brumado começou por volta das 8h30 e se encerrou ao meio dia. (Veja Fotos).

Prefeitura de Brumado abre Processo Seletivo para Operador de Máquina O concurso visa suprir a carência de profissional habilitado e a necessidade de operação das máquinas recebidas do Governo Federal através do PAC. (Foto: Reprodução).

A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano e da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, acaba de abrir Processo Seletivo Simplificado para a função de Operador de Máquina. O profissional será contratado em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e lotado nas referidas secretarias. O concurso visa suprir a carência de profissional habilitado e a necessidade de operação das máquinas recebidas do Governo Federal através do PAC, para realização de serviços de infraestrutura urbana e de implementação agrícola. As inscrições se encerram no próximo dia 11 de setembro. Para se inscrever, é preciso se dirigir à Secretaria Municipal de Infraestrutura, das 08h às 12h e das 14h às 18h, portando documentos pessoais. O Processo Seletivo será realizado em duas etapas, sendo a primeira consistente em análise curricular para avaliação da experiência e títulos. A segunda etapa refere-se à realização de uma prova prática. Para maiores informações, leia o edital na íntegra (Clique aqui).

Fotos: Desfile Cívico de 7 de setembro em Brumado População compareceu para prestigiar o desfile em comemoração a Independência do Brasil. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Clique aqui e confira a cobertura fotográfica realizada durante o desfile cívico de sete de setembro na capital do minério.

Castilho Viana busca melhorias para a zona rural de Brumado A limpeza da “Lagoa Suja” vai beneficiar não só Cacimbas, mas também as comunidades de Baixa Funda, Morros, Gameleiras, que ficam próximas ao local. (Foto: Divulgação).

As consequências da seca na zona rural de Brumado fizeram com que o vereador Castilho Viana (PSB) solicitou do prefeito municipal, Aguiberto Lima Dias (PSL), a liberação de máquinas para a limpeza das aguadas. E nesta semana Viana acompanhou a realização do serviço na comunidade de Cacimbas, situada na região de Itaquaraí, para confirmar que a população local seja bem atendida. De acordo com o vereador, a limpeza da “Lagoa Suja” vai beneficiar não só Cacimbas, mas também as comunidades de Baixa Funda, Morros, Gameleiras, que ficam próximas ao local.

Caculé: Prefeitura cancela o 7 de setembro em protesto contra a violência Segundo o prefeito Beto Maradona, a cidade está em luto pela morte brutal da caculeense Jacira Carvalho dos Santos, 35 anos. (Foto: Kauê Souza/Brumado Notícias).

Em contato telefônico com o Brumado Notícias na manhã deste sábado (07), o prefeito de Caculé, Beto Maradona (DEM), confirmou que o governo municipal cancelou a programação em comemoração a independência do Brasil. Segundo o gestor, o desfile de 7 de  setembro não será realizado em protesto contra a violência que aumenta na cidade. Na noite da última sexta-feira (06), a caculeense Jacira Carvalho dos Santos, 35 anos, morreu após o seu ex-namorado, Edivaldo Cardoso da Silva, 37 anos, mais conhecido como Vadinho, ter deflagrado um tiro de arma de fogo em sua cabeça. Jacira chegou a ser socorrida e encaminhada em estado grave para Vitória da Conquista, mas veio a óbito nesta madrugada. De acordo com amigos e familiares, o casal, que há poucos meses havia se separado, sempre teve um relacionamento inconstante, marcado por várias brigas e desentendimentos. “A cidade está muito comovida com a situação. Caculé está de luto”, disse Beto Maradona, justificando o cancelamento do desfile cívico. Jacira deixa dois filhos. Uma nova data para a comemoração da independência do país será marcada pelo governo de Caculé. A polícia continua realizando diligências na tentativa de prender Vadinho.

Caculé: Prefeitura cancela o 7 de setembro em protesto contra a violência Jacira deixa dois filhos.
Caetité: Aldo Emanuel embarca em UTI aérea para Salvador O voo até a capital baiana deve durar aproximadamente 1h20. (Foto: Divulgação).

O garoto Aldo Emanuel da Rocha Teodoro, 10 anos, já está seguindo rumo à cidade de Salvador acompanhado de sua mãe, Maria Rosa da Rocha Teodoro. O menino embarcou no Aeroporto de Caetité por volta das 10h15 deste sábado (07) para a capital baiana, onde será internado em uma UTI cedida pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O aeroporto de Guanambi ainda está em interditado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e, por isso, o voo deve partir da cidade de Caetité. Em telefonema ao site Brumado Notícias, Maria Rosa relatou que durante os exames realizados por novos médicos neurologistas ontem (06) em Guanambi foi apontado que o quadro do menino, apesar de crítico, pode ser revertido. O voo até a capital baiana deve durar aproximadamente 1h20. O pai de Aldo já está seguindo viagem de carro para Salvador para ajudar a esposa no acompanhamento e tratamento do filho.

Reforma Política: Presidente, governador e prefeito poderão perder direito de reeleição Os deputados do grupo também decidiram pela unificação das datas de eleição. (Foto: Reprodução/Revista Veja).

Uma grande mudança política foi aprovada na última quinta-feira (05) pelo grupo de trabalho da Câmara de Deputados que debate a reforma política. O grupo aprovou o fim da reeleição para os cargos de presidente, governador e prefeito, chamados de majoritários. Os deputados do grupo também decidiram pela unificação das datas de eleição – não teria mais votação separada para prefeito e vereador da votação dos outros cargos estaduais e nacionais. Atualmente os brasileiros votam de dois em dois anos e nesse caso passariam a votar a cada quatro anos. As modificações ainda vão passar para análise da Câmara e Senado. Caso deputados e senadores aprovem, as modificações passarão a valer em 2018. Os prefeitos e vereadores que forem eleitos em 2016 vão cumprir mandato apenas até 2018. O grupo deve debater ainda na próxima semana sobre fidelidade partidária, a possibilidade do fim das coligações e a duração do mandato; e no dia 19 de setembro devem opinar sobre as mudanças no sistema eleitoral. As informações são da Agência Brasil.

Correntina: Ezequiel Barbosa toma posse e é o novo prefeito da cidade O tucano que obteve 47,34% dos votos nas eleições de 2012 foi empossado na noite da última sexta-feira (06). (Foto: Divulgação).

Após decisão final do Supremo Tribunal Federal (STF), Ezequiel Pereira Barbosa (PSDB) e Roberto Marcos Brasileiro Rego (PMDB), mais conhecido como Pastor Roberto, foram empossados na noite da última sexta-feira (06) como prefeito e vice-prefeito, respectivamente, da cidade de Correntina, no oeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, durante seu pronunciamento na Câmara de Vereadores de Correntina, o tucano, que obteve 47,34% dos votos nas eleições de 2012, afirmou que irá sanar as finanças públicas e organizar a administração. Ezequiel também disse que não medirá esforços para alavancar o desenvolvimento da cidade. A posse foi acompanhada por uma multidão e diversos políticos do estado participaram do ato. O deputado federal Arthur Maia desejou boa sorte ao novo prefeito de Correntina. “Parabenizo o meu amigo, Ezequiel Barbosa, pela merecida vitória no Supremo Tribunal Federal. Ezequiel é o legítimo prefeito de Correntina, escolhido democraticamente pelo povo correntinense”, declarou. Ezequiel foi empossado pelo juiz eleitoral Alexandre Mota Brandão. A cidade estava sendo administrada pelo comunista Laerte Caíres da Silva, o Laertão, segundo colado no pleito, com 7.989 votos, o equivalente a 41,29% do eleitorado. Laerte estava no cargo por força de uma liminar, vez que este havia entrado na Justiça Eleitoral pedindo a impugnação do registro de candidatura de Ezequiel por rejeição de contas no Tribunal de Contas da União (TCU). O processo eleitoral vinha se arrastando há meses até o desfecho final do STF.

Guanambi: Menino de Riacho de Santana em estado grave consegue vaga em UTI Secretaria de Saúde da Bahia garantiu que fará a transferência de Aldo Teodoro em uma UTI aérea. (Foto: Divulgação).

Após dias de internação, o menino Aldo Emanuel da Rocha Teodoro, 10 anos, natural da cidade de Riacho de Santana, no sudoeste baiano, finalmente será transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de uma doença grave no cérebro. A vaga foi obtida por meio da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) após ampla repercussão do caso. A matéria ganhou destaque nos principais meios de comunicação da Bahia e sensibilizou a opinião pública após divulgação no site Brumado Notícias. A mãe do menino, Maria Rosa da Rocha Teodoro, chegou a enviar uma nota à Secretaria de Saúde pedindo a interferência do secretário Jorge Solla no caso, vez que, segundo ela, a equipe médica do Hospital de Guanambi não estaria colaborando com o processo de transferência do garoto para um centro de medicina especializado. Apesar de todos os esforços, a mãe de Aldo só obteve uma resposta após a repercussão da matéria. A Sesab garantiu que a medida não foi tomada antes por cautela, mas agora irá acatar o pedido da mãe e o menino será transferido em uma UTI aérea para uma unidade especializada, provavelmente em Salvador. A mãe de Aldo informou a nossa reportagem na noite desta sexta-feira (06) que o menino já está realizando novos exames e que aguarda a realização da transferência.

Guardas municipais podem ter piso salarial de R$ 1,2 mil Atualmente um guarda municipal recebe na Bahia, em média, R$ 773,89 (salário base). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

As comissões de Segurança Pública e Constituição e Justiça da Câmara Federal estão analisando de forma conclusiva o projeto de lei que vai estabelecer o piso salarial dos guardas municipais brasileiros em 1,2 mil reais. Isso significa que, caso o projeto seja aprovado, todo guarda municipal no Brasil deverá receber esse valor mensalmente por seu trabalho. De acordo com o site Bahia Notícias, o projeto trata ainda do reajuste anual salarial, o qual deverá seguir a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Atualmente um guarda municipal recebe na Bahia, em média, R$ 773,89 (salário base).

Caculé: Homem tenta matar ex-namorada com tiro na cabeça A polícia está a procura de Vadinho que tentou matar Jacira Carvalho. Ela está em estado grave e já foi transferida para Vitória da Conquista.

Nesta sexta-feira (06), uma tentativa de homicídio chocou a cidade de Caculé, no sudoeste baiano. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, um homem conhecido como Vadinho tentou assassinar a ex-namorada, de prenome Jacira Carvalho, com um tiro na cabeça. Após o disparo, o suposto assassino fugiu da cena do crime. A vítima foi encaminhada em estado grave para a cidade de Vitória da Conquista e a polícia local segue à procura do acusado. Até o momento, não foi lavrada nenhuma ocorrência na delegacia sobre o caso e a polícia investiga a tentativa de homicídio a partir do relato de testemunhas e de denúncias anônimas.

“O Estado não está quebrado”, afirma deputado João Bonfim De acordo com o deputado, o governador Jaques Wagner (PT) tem apenas apertado o cinto para reverter a crise financeira na Bahia. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Questionado pelo site Brumado Notícias acerca do atual momento financeiro do governo baiano, o deputado estadual João Bonfim (PDT) foi enfático em dizer que não há uma ‘quebradeira no estado’. De acordo com o deputado, o governador Jaques Wagner (PT) tem apenas apertado o cinto para reverter a crise financeira na Bahia. “Em nenhum momento a gente pode pensar ou afirmar que o estado está quebrado, o estado está com dificuldades, o governador admite isso e está tomando mediadas. Está reduzindo a frota, devolvendo os veículos que estão em desuso, está reduzindo os cargos de contratos determinando as secretarias que reduzam 10% do pessoal e tem várias outras medidas que estão sendo adotadas num reconhecimento que o estado enfrenta dificuldades”, assegurou Bonfim. O parlamentar fez questão de dizer que a Bahia tem um equilíbrio fiscal financeiro bom e tem honrado seus compromissos, atuando de forma rígida na questão financeira. “O governador Wagner está trabalhando de modo enérgico para reduzir as despesas e elevar as receitas do estado”, completou o deputado.

Brumado: Vereador situacionista cobra melhorias no transporte de pacientes Romar Pereira (PSB) ressalta que pelo valor investido o serviço deveria ser de melhor qualidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Travando uma batalha por melhorias no transporte de pacientes de Brumado para a Salvador, o vereador Romar Pereira (PSB) voltou a cobrar do secretário municipal de Saúde, Cláudio Feres, os valores pagos à empresa que presta o serviço terceirizado para a prefeitura. “Quero saber do secretário o valor que é pago à empresa que presta realiza o transporte de pacientes. Quero ver se vale a pena [pagar] pelo serviço que a empresa vem oferecendo à nossa comunidade. Para mim não tem lógica se a empresa estiver ganhando muito para fazer tão pouco”, argumentou Romar em entrevista ao site Brumado Notícias. E o parlamentar levou seu ponto de vista para a sessão da Câmara na última segunda-feira (02). A empresa citada pelo edil pertence a família do ex-vereador Joãosito Lima (PSB). Entretanto Romar garante não ter desavença com ex-parlamentar e que apenas cobra melhorias nos veículos utilizados para o transporte de pacientes. “Não tenho nada contra o ex-vereador Joãosito, nem os filhos dele, mas eu prezo pelo melhor serviço para nossa comunidade, pois quem viaja nos veículos da empresa são os menos favorecidos da nossa cidade. Por isso volto a cobrar para tais ônibus ofereçam mais conforto aos usuários, com banheiro. E é só por isso que estou cobrando os valores da prestação de serviço da empresa”, justificou. O valor anual do contrato que realiza o serviço está em torno de R$ 2 milhões.

Cantor do Jota Quest ofende baianos e é denunciado ao MP Rogério Flausino teria ofendido os baianos durante uma show em Salvador. (Foto: Reprodução/Rede Globo).

Durante um show em Salvador, no último dia 31, o cantor da banda Jota Quest, Rogério Flausino, proferiu palavras que ofenderam os baianos. “Aqui em Salvador o povo já não trabalha. Amanhã, domingão, nem fodendo né?”, disparou o vocalista na tentativa de ficar mais íntimo do público. A reação do público foi bem diferente da esperada por Flausino: ele foi bastante vaiado. Mesmo pedindo desculpas, o estrago já estava feito. E o resultado da frase preconceituosa aconteceu na última quinta-feira, 05, quando o advogado Juno Leite Barbosa denunciou Flausino ao Ministério Público (MP) do Estado da Bahia, de acordo com o Jornal A Tarde. A representação do advogado foi encaminhada ao Grupo de Atuação Especial de Combate à Discriminação (Gedis). A promotora Márcia Virgens é quem está analisando o vídeo com as declarações do cantor e vai apurar se houve realmente preconceito.

Previsão de calor e muitas nuvens durante o 7 de setembro em Brumado Segundo o Inmet, o tempo deve continuar quente, com céu parcialmente nublado no município até a próxima terça-feira (10). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O feriado de 7 de setembro promete ser quente em Brumado, tanto pelas aguardadas manifestações e protestos populares, como pela temperatura apontada pela previsão meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O instituto aponta que durante o próximo sábado (07) Brumado estará com sol entre nuvens, podendo ocorrer chuvas isoladas. A temperatura mínima prevista pela estação digital no município é de 14º C e a máxima de 31º C. Ainda segundo o Inmet, o tempo deve continuar quente, com céu parcialmente nublado no município até a próxima terça-feira (10).

Palmas de Monte Alto: Associações rurais são beneficiadas com tratores Deputada Ivana Bastos segue buscando benefícios para as comunidades dos municípios em que representa. (Foto: Divulgação).

Na tarde da última quinta-feira (05) a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) participou da cerimônia de assinatura de convênios entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e associações rurais de Palmas de Monte Alto, no sudoeste baiano. Através dos convênios, fruto de emendas parlamentares, as associações irão receber tratores agrícolas e implementos. Maria Sônia Batista e Maria Zélia dos Santos, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Estreito e Vizinhos e presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Casa Velha, respectivamente, foram as assinantes dos documentos. Também presenciaram o ato solene o ex-prefeito de Palmas de Monte Alto, Manuel Rubens, e os vereadores Oscarino, Geovanni, e Neto, que agradeceram o apoio à vinda de equipamentos tão importantes para as associações.

Arquivo