Na madrugada de domingo (31), Jorge Lopes da Silva, conhecido como Pezão, foi preso e conduzido à delegacia de Caculé durante operação conjunta realizada entre a polícia militar e a Cipe-Sudoeste/Caesg. Após intenso trabalho investigativo, a polícia surpreendeu o elemento com uma grande quantidade de droga. Foram encontrados com ele vinte papelotes de maconha e três pedras de crack prontas para a venda, além de uma pedra grande com uma lâmina e várias embalagens plásticas, que seriam utilizadas para comercialização da droga. O acusado foi autuado em flagrante e está à disposição da justiça.
A feira livre da cidade de Guanambi é uma riqueza que muitas vezes passa despercebida pela maioria das pessoas. No local, cenas encantadoras são facilmente descobertas. Em dia de domingo, uma parada na barraca de Durvalina e Vanildo é obrigatória. O casal mora na Fazenda Cabaceira, município de Pindaí, região de Guirapá. Lá eles plantam de tudo que vendem na feira: ervas medicinais como agrião e mastruz, uma variedade de frutas e verduras, e muito mais. A famosa “temperada” também é vendida na barraca. Vanildo Joaquim Ciríaco, 69 anos, é casado com Durvalina Soares Ciríaco, 67 anos, há 45 anos e há 35 trabalham na feira da cidade. Neste domingo, o registro de uma cenoura de meio quilo foi feito pelo próprio produtor.
Em Brumado, o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), da Uneb, realiza na unidade a terceira edição do Projeto Tessituras entre os dias 16 e 18 de setembro. Nesta edição, o evento, que vai homenagear o centenário de nascimento da escritora mineira Carolina Maria de Jesus, é direcionado para artistas, mobilizadores culturais, estudantes de graduação, educadores e pesquisadores. Os interessados já podem se inscrever no Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupex) do DCHT, ou via e-mail mediante envio de ficha de inscrição preenchida para o endereço [email protected]. O período de inscrição se encerra no dia 12 de setembro. Ao preencher a ficha cada participante deverá optar por um minicurso ou uma oficina - são apenas 40 vagas para cada um. A programação conta com palestras, minicursos, oficinas, mesas-redondas e apresentação cultural.
Um trágico acidente ocorrido na noite do último sábado (30), próximo ao Distrito de Cristalândia, em Brumado, tirou a vida de Divanei Rodrigues Pereira, de 28 anos. Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, Divanei retornava a pé para sua residência quando foi atropelado por uma motocicleta pilotada por dois amigos. A vítima bateu com a cabeça no chão e os ocupantes da moto também caíram sofrendo algumas escoriações. O Samu 192 prestou os primeiros socorros no local e encaminhou os feridos ao Hospital Professor Magalhães Neto, mas devido à gravidade da lesão Divanei não resistiu e morreu no início da madrugada de domingo (31). A moto onde estavam os amigos da vitima foi encaminhada ao Departamento de Polícia Técnica para ser periciada.
Cerca de 400 veículos, entre carros e motos, estão aglomerados no pátio interno da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e irão a leilão no dia 30 de setembro, em Brumado. O Major Berlink, comandante da Companhia, disse ao site Brumado Notícias que boa parte dos veículos foi apreendida pela polícia militar, além disso, outros foram encaminhados pelo Detran por conta de irregularidades na documentação. Uma equipe trabalha nos bastidores providenciando toda a logística para a realização do leilão.
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) vai realizar no dia 03 de setembro, das 08h às 12h, no Clube União Recreativa de Brumado, o I Encontro de Candidatos a Deputado Estadual, de candidatos com representação política no município. Cada postulante terá vinte minutos para se apresentar, falar sobre seu currículo e quais projetos serão implementados na cidade e região. Até o momento, dez candidatos foram confirmados no evento. São eles: Manoel Araújo Lima, o Manelão; José Ribeiro Neves; Gilson Dias; Aldenes Meira; Clério Moura; Vitor Bonfim; Luciano Ribeiro; Nelson Leal; e Marquinho Viana.
Uma mistura simples de água, açúcar e sal, o soro caseiro é amplamente utilizado em casos de desidratação. O remédio deve ser usado quando há desarranjo intestinal, com aumento do número de evacuações e fezes amolecidas ou líquidas. O paciente deve ingerir a mistura à vontade, a cada 20 minutos, e após cada evacuação líquida. O soro pode ser caseiro ou de farmácia, que contém as medidas corretas do composto. O soro de Sais de Reidratação Oral pode ser encontrado nas Farmácias Populares sem nenhum custo e concentra 3,5 gramas de sal e 20 gramas de açúcar por litro de água. Alguns sinais podem ajudar a identificar o quadro de desidratação. Olhos fundos, muita sede, pouca saliva, choro sem lágrima, pele seca e pouca urina são alguns deles. Nesta circunstância, a criança deve ser levada imediatamente ao serviço de saúde. O soro oral deve ser oferecido após cada evacuação ou vômito, caso as fezes estejam muito líquidas.
No final da manhã do último domingo (31), um veículo branco, de placa OYS-2265, foi roubado na BR-030, nas proximidades da Vila Presidente Vargas, em Brumado. O site Brumado Notícias apurou que o motorista desceu do carro para urinar quando outro veículo parou e dois homens desceram armados. Eles renderam o condutor e levaram o carro com o motorista e um passageiro como reféns. Próximo à comunidade os reféns foram liberados e os marginais fugiram com o veículo. A polícia montou um cerco a fim de recuperar o carro e capturar os assaltantes, mas não obteve êxito.
Pesquisa divulgada pelo Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) revela que 59,2% das pessoas que se livram das dívidas voltam a ficar inadimplentes em até um ano. Além disso, 35,3% dos consumidores voltam a ficar com o nome sujo apenas três meses depois. Em nota, o diretor da Boa Vista SCPC, Fernando Cosenza, afirma que o resultado reflete a falta de planejamento orçamentário dos brasileiros. Corenza cita que as renegociações que resultam em parcelas não se encaixam na organização financeira do consumidor. Apesar dos números, o diretor acredita que os brasileiros têm demonstrado maior maturidade e cautela na gestão das contas.
Estudos atuais mostram que o aumento da miopia pode ser causado por fatores ambientais, como o esforço prolongado em um foco único, por exemplo, computadores e celulares. Ou seja, as causas não seriam apenas genéticas, prova disso é que pesquisas atuais mostram que pessoas que têm mais tempo de ensino (53%) acabam desenvolvendo a miopia. De acordo com a Agência Brasil, especialistas recomendam que o esforço não seja repetitivo e que se exercite a visão olhando para longe, em algum ambiente externo. O médico oftalmo-pediatra Fábio Pimenta alerta também para os cuidados com as crianças, uma vez que a miopia começa desde cedo. Segundo o especialista, as crianças devem ser estimuladas para atividades externas com focos diferentes. A avaliação da visão deve ser anual.
A Escola Municipal Miguel Mirante, localizada na zona rural de Brumado, no Povoado de Arrecife, teve um de seus alunos classificado para a quarta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro na categoria crônica. Paulo Ricardo, estudante da 8ª série, conseguiu a classificação por meio da crônica “Adeus Mercadão”. O trabalho foi orientado pela professora Adriana Aguiar, coordenado pela articuladora Júnia Vieira e direcionado por Marly Nogueira. A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
Pesquisa do Instituto MDA, encomendado pela Confederação Nacional do Transporte, avaliou o uso das redes sociais para se informar sobre política. O levantamento mostra que 52,3% das pessoas consultadas usam as redes sociais para essa finalidade, porém apenas 23,5% confia no conteúdo disponibilizado nesses canais. Ainda segundo o levantamento, 26,5% diz que pode mudar o voto com base nas informações divulgadas nas redes sociais.