Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2014
Eleições 2014: Aécio Neves se comparou ao ex-presidente Juscelino Kubitschek Foto: Valter Pontes/Coperphoto

O candidato do PSDB à presidência da República Aécio Neves se comparou ao ex-presidente Juscelino Kubitschek ao dizer , ontem, em Itabuna, sul da Bahia, que vai dar "prioridade" ao Nordeste em especial na área de saúde. "Vamos levar a saúde mais próxima das pessoas com as clínicas de especialidades, onde o cidadão ou a cidadã vai ter a sua consulta marcada com antecedência, no mesmo espaço físico vai ter atendimento com o especialista, vai fazer os exames e vai sair dali com os remédios" disse. "No meu governo, assim como foi o de Juscelino Kubitschek, outro mineiro que presidiu o Brasil há 60 anos, a prioridade absoluta vai ser o Nordeste brasileiro". Ele aproveitou a entrevista diária para desmentir que sua campanha esteja buscando o apoio do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa. "Sou amigo do ministro Joaquim Barbosa, que é um grande brasileiro, prestou um extraordinário serviço à democracia brasileira, contrariando, obviamente, os interesses do PT. O Brasil deve muito a ele. Mas não tenho tido nenhuma conversa política com ele. O que é importante hoje é que o sentimento do ex-ministro contra a impunidade, pela justiça, pela decência na vida pública, é um sentimento que a nossa candidatura encarna". Junto com o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) e os candidatos Paulo Souto (DEM), ao governo, e Geddel Vieira Lima (PMDB), ao Senado, Aécio participou de caminhada pela área comercial de Itabuna. Disse acreditar no início de uma "virada". Ele adotou uma linha saudosista ao comparar esse momento da campanha com a do avó, Tancredo Neves, em 1986, cujo cenário mudou depois de uma visita à Bahia. "Ninguém ganha eleição de véspera. A eleição se decidirá no momento em que cada brasileiro se levantar no dia 5 de outubro, para dizer o que quer. Aqui, desta Bahia de Todos os Santos, dessa Itabuna do cacau e de Jorge Amado, nós estamos dizendo: chegou a hora da virada", assinalou. As informações são do A Tarde.

Eleições 2014: TSE defere candidatura de Luciano Ribeiro Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em julho, a Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia (PRE-BA) pediu a impugnação da candidatura de Luciano Ribeiro (DEM) à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) com base na Lei da Ficha Limpa. Em agosto, o candidato teve a candidatura deferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que entendeu, por unanimidade, que o fundamento não tem sustentação legal e diverge do entendimento pacífico adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo STF, ao julgarem casos semelhantes. A PRE-BA recorreu da decisão no TSE e a, ao julgar o caso, a Ministra Maria Tereza de Assis Moura considerou o pedido improcedente. Segundo a decisão, as contas da prefeitura de Caculé, referentes ao exercício financeiro de 2005, foram aprovadas pela Câmara de Vereadores e o candidato não incide na Lei de Inelegibilidade.

Analfabetismo entre maiores de 15 anos atinge 13 milhões de brasileiros Foto: Reprodução

Em 2013, a taxa de analfabetismo das pessoas acima de 15 anos no Brasil voltou a cair segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). No ano passado, nessa faixa etária eram cerca de 13 milhões no país, o correspondente a 8,3% da população. Em 2012, 8,7% da população nessa faixa etária era considerada analfabeta. Comparativamente, houve uma queda de 0,4 pontos percentual abaixo do registrado em 2012. A taxa de analfabetismo funcional também caiu, de 18,3% para 17,8%. Desde 2004, ano em que a abrangência da Pnad incluiu pela primeira vez as populações rurais de toda a região Norte, houve queda de 3,2 pontos percentuais, de 11,5% para 8,3%. Em números absolutos, de 2012 para 2013 houve redução de 297,7 mil analfabetos no país.

Brasil reduz índice de trabalho infantil em 12,3%

Com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) indicou queda de 12,3% no trabalho infantil, ou seja, trabalhadores entre os cinco e 17 anos de idade entre 2012 e 2013. O número equivale a saída de 438 mil crianças e adolescentes desta condição. Restam ainda 3,1 milhões de trabalhadores menores de idade. Segundo a pesquisa, 2,6 milhões dos empregados têm entre 14 e 17 anos. A maioria dos casos de trabalho infantil foi encontrada nas regiões Norte e Nordeste, onde chegavam a 24,9% e 21,4% da força de trabalho. O Norte foi a região em que houve maior saída de crianças e adolescentes (de 9,6% para 8,2%), acompanhado do Sul (de 10,4% para 9,1%).

II Encontro dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família tem início em Brumado Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (18), foi iniciado em Brumado o II Encontro dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) com o objetivo de fortalecer e qualificar as equipes dos núcleos. Hoje (19), das 08h às 16h, o evento tem continuidade nas instalações da Sala de Treinamento da prefeitura municipal. O encontro proporcionará maior integração entre as equipes da região. As Diretorias Regionais de Saúde - DIRES abrangem a responsabilidade pelo território. Elas estão reunidas nestes dois dias para debater, discutir e apresentar sugestões para o melhor atendimento da população. No primeiro dia de evento, a Apoiadora Institucional da 19º Dires, enfermeira Josefine Colledatti, abriu os trabalhos apresentando o tema: As NASF’s na Atenção Básica na Região de Brumado. Para hoje, diversas atividades inerentes à área da saúde familiar farão parte dos debates, observações e apresentações de vídeos.

Datafolha: Dilma tem 37%, Marina, 30%, e Aécio, 17% Foto: Reprodução

Divulgada nesta sexta-feira (19) pelo Folha de São Paulo, pesquisa Datafolha aponta que a candidata Dilma Rousseff (PT) possui 37% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece a candidata Marina Silva (PSB), com 30%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, surge logo atrás com 17%. Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL), e Eduardo Jorge (PV) aparecem com 1% cada. Os demais candidatos não pontuaram. Branco/nulo/nenhum somaram 6% e Não sabe foram 7%. No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 10, Dilma tinha 36%, Marina, 33%, e Aécio, 15%. Segundo o levantamento, em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, as candidatas aparecem empatadas tecnicamente. A candidata do PSB tem 46% e a do PT, 44%. Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista vence por 49% a 39%. O instituto também fez uma simulação entre Marina e Aécio. O resultado foi 49% a 35% para a candidata do PSB (ante os 54% a 30% do último levantamento). O Datafolha ouviu 5.340 eleitores em 265 municípios nos dias 17 e 18 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00665/2014.

Brumado: Marizete diz que pendurou as chuteiras, mas continua na vida política Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Deputada estadual no primeiro mandato do governo Wagner (PT), a petista Marizete Pereira declarou em entrevista ao site Brumado Notícias que ela e o marido, o ex-vice-governador e ex-prefeito de Brumado, Edmundo Pereira (PT), penduraram as chuteiras, pois não pretendem mais concorrer a cargos eletivos. “Já demos nossa contribuição em Brumado. Fazemos política porque gostamos, está no sangue. Não vamos deixar de fazer política, apenas estamos fugindo de um mandato, pois um mandato iria exigir muito de nós”, explicou a ex-primeira dama brumadense, dizendo ainda que saiu vitoriosa nas últimas eleições pela votação adquirida e por conta da coligação que comandava ter elegido seis vereadores no município. Apimentando a conversa, Marizete disse que sua maior vitória foi a de não ter comprado votos. “Saímos da última eleição com um resultado positivo e me sinto vitoriosa, pois tive uma votação expressiva. Apenas não ganhei porque pautada na ética não compramos ninguém. Isso nos deu respaldo para continuarmos em nossa caminhada”, destacou. A ex-deputada adiantou que, assim que terminar o atual pleito eleitoral, seu grupo começará a trabalhar em prol das eleições municipais de 2016.

Brumado: Idoso desaparecido é encontrado morto Foto: Divulgação

Desaparecido desde a última quinta-feira (18), o brumadense Francisco Firmino Alves, de 86 anos, foi encontrado morto. O corpo foi localizado nas proximidades de um campo de futebol no Bairro Santa Tereza. A polícia acredita que o idoso tenha sofrido um infarto fulminante. A polícia técnica esteve no local fazendo o levantamento cadavérico.

TCM pune prefeita de Pindaí por favorecimento na contratação de empresa Foto: Jornal Tribuna Popular de Guanambi

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) multou em R$ 10 mil a prefeita da cidade de Pindaí, Rosane Madalena Prado. O órgão também determinou a representação ao Ministério Público Estadual (MPE) contra a gestora para ser apurada a suposta prática do ato de improbidade administrativa. A denúncia formulada pelos vereadores Vandilson Pereira Ramos, Julizá Dourado Xavier, Humildes Borges da Silveira e Maria das Graças Amaral da Silva Pinheiro apontou diversas irregularidades na contratação direta da empresa Mac Serviços Administrativos Ltda., no exercício de 2013. O relator do processo, conselheiro Paolo Marconi, disse que a contratação da empresa violou a regra constitucional da obrigatoriedade de licitação. A relatoria apontou ainda a existência de favorecimento indevido na contratação da empresa, isso porque a celebração de um contrato de R$ 264.000,00, envolvendo uma empresa, cujo um dos integrantes, o advogado Nei George Pereira Prado, tem relação bastante próxima com a prefeita e com o seu esposo e ex-prefeito de Pindaí, Valdemar da Silva Prado, e configura favorecimento na contratação. Cabe recurso da decisão.

'Os partidos políticos só fizeram mal a Brumado', diz o sociólogo José Walter Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Politizado e com uma visão crítica sobre o atual sistema, o escritor, poeta e sociólogo José Walter Pires conversou com o site Brumado Notícias sobre a política nacional e na cidade de Brumado. O sociólogo falou da necessidade de mudanças na política brasileira. “Precisamos renovar os participantes da nossa política que já estão cansados pela velhice e cansando também os eleitores. Há quanto tempo os mesmos estão ainda querendo perpetuar no poder fazendo as mesmas coisas? Chega, é necessário e urgente que se renove o quadro. Onde estão os nossos líderes, os nomes são inexpressivos e a juventude sumiu. Tem que se quebrar o encanto pelos velhos xerifes da nossa política. A política no Brasil é uma colcha de retalhos remendada, em que se emenda de um lado e rasga do outro, por isso não sou a favor da reforma, mas de uma mudança radical. Precisamos jogar fora a colcha velha e buscar um lençol novo”, disse o escritor. Sobre a política local, ele foi ainda mais radical. “Precisamos mudar a política em Brumado, todos os partidos só fizeram mal a Brumado”, disparou, apontando ainda que tais partidos inseridos no município não olham para o real progresso da cidade, mas apenas para as vantagens do poder. Zé Walter comparou os candidatos a deputados a “aves que pousam no município apenas para arrebatar votos e favorecem apenas seus redutos”. Na visão do poeta, há um descaso e desânimo geral da população jovem com a política por conta da falta de ideologia.

'Zé Ribeiro é o cara', diz Edmundo Pereira Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De fora das disputas eleitorais, o ex-vice-governador da Bahia e ex-prefeito de Brumado, Edmundo Pereira (PT), se mantém ativo na vida política como uma espécie de guru em seu grupo. Edmundo decidiu com a esposa Marizete Pereira (PT) não disputar nenhum cargo eletivo, mas indicar o nome do vereador brumadense José Ribeiro Neves (PT), afilhado e pupilo do casal. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Pereira exaltou seu indicado classificando-o como “o cara”. “Apostamos sim em Zé Ribeiro, pois, se formos analisar com todo respeito aos demais, ele é o melhor candidato em termo de personalidade, com três mandatos de vereador. É um cara sério e competente, um cara que está preparado para exercer o mandato, pois tem conhecimento profundo do legislativo. Eu não tenho dúvidas, Zé Ribeiro é o cara”, destacou. As palavras de Edmundo foram endossadas por sua esposa, que acredita no candidato como instrumento de renovação da política local. Eles falam da possibilidade do mesmo ser apontado para disputar a cadeira administrativa em 2016.

Eleições 2014: Luciano Ribeiro confiante em reta final de campanha Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Faltando apenas 17 dias para as eleições, o candidato a deputado estadual, Luciano Ribeiro (DEM), está confiante no resultado do pleito. Em campanha pelo estado, Ribeiro disse em entrevista ao site Brumado Notícias que foi muito bem recebido nos lugares por onde esteve. “A nossa caminhada tem demonstrado que a nossa mensagem foi aceita pela população. Tenho muita fé no êxito dessa campanha”, destacou o candidato. O ex-prefeito de Caculé disse ainda que a cidade de Brumado e a região adjacente são a base da sua campanha e que ele espera ser um representante do povo do sudoeste na Assembleia Legislativa da Bahia, identificado com os problemas do sudoeste da Bahia. “Acho que a nossa candidatura preenche esses requisitos e tenho certeza de que a região irá se orgulhar do deputado que terá”, concluiu ele.

Idoso de 86 anos desaparece em Brumado Foto: Divulgação

Com 86 anos, o brumadense Francisco Firmino Alves desapareceu nesta quinta-feira (18). Segundo familiares, ele estava trajando uma bermuda azul, camisa de botão xadrez e chapéu branco. A família está desesperada em busca de informações sobre o paradeiro do idoso. Quem souber de alguma pista, pode entrar em contato através dos números (77) 9915-7370, 9975-6540 ou 9924-2878.

'Hoje o momento político é mais favorável a Paulo Souto', diz empresário Robério Nunes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Militante político, o empresário Robério Nunes (PDT) analisou o cenário das eleições estaduais na cidade de Brumado e região. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Nunes destacou que o nome do candidato ao governo do estado, Paulo Souto (DEM), tem sido avaliado positivamente na região, principalmente por conta da boa gestão quando governou o estado. Para o empresário, Souto é bastante votado na região do Vale do Paramirim, onde, segundo Robério, o ex-governador teria atendido muitas demandas da população. “Acredito que no Vale do Paramirim, que integra dez municípios, Paulo Souto sairá com uma ampla vantagem”, destacou. Quanto ao candidato Rui Costa (PT), o empresário acredita que ele não estaria tão bem colocado nas pesquisas por falta de conhecimento da população quanto à pessoa do candidato. Nunes não acredita que o candidato não decolou por conta das deficiências do governo de Jaques Wagner (PT), mas sim por falta de popularidade. “Hoje o momento político é mais favorável ao candidato Paulo Souto, independentemente dos demais candidatos”, concluiu Robério.

Eleições 2014: Vítor Bonfim aposta em crescimento entre o eleitorado regional Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Candidato ao cargo de deputado estadual da Bahia pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), Vítor Bonfim disse em entrevista ao site Brumado Notícias que os trabalhos em prol de sua candidatura foram intensificados nessa reta final de campanha. Para ele, esse é o momento de reafirmar os apoios políticos e de consolidar o trabalho que foi feito ao longo dos setenta dias de campanha. O candidato destacou que a expectativa é muito boa, principalmente em função da maneira como ele tem sido recebido nos municípios do interior do estado. “Acredito que no dia 5 de outubro teremos uma notícia boa, que é o retorno de um representante de Brumado e região à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA)”, disse ele, apostando no crescimento do seu nome entre o eleitorado regional.

PV baiano poderá punir prefeitos de Barra da Estiva e Aracatu Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Executiva Estadual do Partido Verde (PV) está sendo bastante rigorosa quanto ao cumprimento da cartilha da agremiação na eleição deste ano. Segundo o presidente estadual, Alan Lacerda (PV), o rigor será ainda maior sobre os dirigentes ou os possuidores de mandatos eletivos. Os infiéis poderão ser expulsos da sigla ou sofrer outros tipos de punições após a análise de cada caso. “Nós temos um entendimento da direção estadual do partido, concordando com a Executiva nacional, de que partido bom é aquele que pensa junto. Os nossos filiados podem apoiar quem quiser, mas o coerente seria seguir os nossos indicados. Contudo, quando se passa para colegas dirigentes partidários e aquele que tem mandato, há, praticamente, uma obrigação”, disse Lacerda ao Jornal Tribuna da Bahia. Na Bahia, o PV possui 37 postulantes a deputados estaduais e 11 para deputados federais, além de contar com a candidatura da vice-presidência de Eduardo Jorge (PV), com Célia Sacramento (PV), atual vice-prefeita de Salvador. Na corrida pelo Palácio de Ondina e pela vaga de senador, os verdes apoiam Paulo Souto (DEM) e Geddel Veira Lima (PMDB), respectivamente. Entre os que poderão sofrer penas, estão dois prefeitos do sudoeste baiano. Apesar do PV apoiar Souto e Geddel, os gestores estão engajados nas campanhas de Rui Costa (PT) ao governo e Otto Alencar (PSD) ao senado federal. Trata-se de Sérgio Silveira Maia e Adriano Carlos Dias Pires, respectivamente, prefeitos de Aracatu e Barra da Estiva. 

Muquém do São Francisco sofre com a falta de água há mais de 150 dias

Sem água há mais de 150 dias, diversos lavradores da cidade de Muquém de São Francisco, na região oeste da Bahia, têm procurado alternativas para driblar a estiagem, que atinge cerca de 35% dos municípios baianos. Segundo a Defesa Civil, 144 cidades decretaram situação de emergência e 1,5 milhão de moradores sofrem com os reflexos da seca. Diante da situação, o lavrador Paulo do Carmo tem perdido as esperanças. Além de não ter pasto para o gado, ele alimenta o rebanho com capim seco e nem todos os animais se dão bem com a ração improvisada. "Já perdi mais de 30 animais. Eu já estou quase desistindo de criar”, disse o lavrador ao G1. Para sustentar a família, o trabalhador rural Juscelino de Almeida teve que abandonar a roça e procurar emprego na cidade. Segundo ele, medidas preventivas como a construção de cisternas deveriam ser adotadas para evitar os problemas da seca. A situação só não é pior porque um caminhão pipa distribui água no município, porém o líquido é apenas para consumo humano. Em Muquém de São Francisco, a água potável está sendo distribuída em 38 localidades. 

UFBA fica entre as 800 melhores universidades do mundo em ranking internacional Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com o QS World University Ranking 2014 divulgado na última segunda-feira (15), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) ficou no intervalo entre as colocações 601 e 650 das melhores universidades do mundo - a partir da posição 400º, o ranking situa a universidade em um intervalo. A Universidade de São Paulo (USP) foi a universidade brasileira melhor colocada na lista, na 127ª posição. Ao todo, 22 centros universitários do país estão entre as 800 melhores do mundo: 14 são federais, cinco estaduais e três particulares. Quando comparada apenas a instituições da América Latina, a USP ocupa a segunda posição do ranking, com 98,2 pontos, atrás apenas da Universidade Católica do Chile. Os critérios que embasam a metodologia de pesquisa são a reputação da universidade na visão dos estudantes e dos empregados, e a estrutura da instituição.

Joaquim Barbosa diz que reeleição é a mãe de todas as corrupções Foto: Revista Veja

Durante uma palestra realizada na última terça-feira (16), o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, criticou a possibilidade de reeleição. Para ele, “em países em fase de consolidação institucional, a reeleição funciona como a mãe de todas as corrupções”. Na palestra, Barbosa falou sobre mudanças que ele considera necessárias para o sistema institucional do país e defendeu que o período das campanhas fosse reduzido pela metade. Ele também defendeu o voto distrital, através do qual, segundo Barbosa, o país poderia eleger um número razoável de pessoas qualificadas e com relação direta com os distritos. O ex-ministro ainda criticou o fato de o Brasil ter trinta partidos políticos em seu sistema eleitoral.

Brumado: Desempregados bloqueiam estradas em busca de emprego na Fiol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Seis moradores da comunidade do Represo, próximo ao distrito de Ubiraçaba, em Brumado, foram encaminhados pela polícia militar à delegacia na manhã desta quinta-feira (18). Os moradores bloquearam estradas vicinais impedindo a passagem dos trabalhadores ao canteiro de obras do Lote IV da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). Os populares reivindicam uma vaga de emprego na ferrovia. Recentemente, a empresa Andrade Gutierres contratou novamente cerca de 400 operários para dar continuidade as obras no trecho por onde irão passar os trilhos da ferrovia. Porém, alguns dos ex-funcionários que estão desempregados acerca de um ano não aprovaram o fato de pessoas de outras localidades terem sido contratadas e eles terem ficado de fora da chamada. 

Brumado: Desempregados bloqueiam estradas em busca de emprego na Fiol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um representante da Andrade Gutierres esclareceu ao site Brumado Notícias que está faltando paciência aos manifestantes, pois a empresa estima que no pico da obra cerca de 1500 pessoas estejam trabalhando na instalação dos trilhos. “Ainda temos muitas vagas, mas não podemos pegar todos os candidatos de uma só vez. É uma questão de tempo até o mês de janeiro, quando começaremos a instalar os trilhos”, disse o representante. No total, 22 desempregados participaram da manifestação. Os seis conduzidos à delegacia foram orientados a não promover mais o bloqueio das vias, que fere o direito de ir e vir do cidadão. Após o alerta, o grupo foi liberado.

Eleições 2014: Otto critica Ibope e acredita em voto rural para ser eleito Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A corrida por uma vaga ao senado federal está se acirrando entre os principais candidatos baianos na reta final de campanha. As pesquisas do Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope) apontam uma ligeira vantagem para Geddel Vieira Lima (PMDB), que faz parte da chapa oposicionista encabeçada por Paulo Souto (DEM). No entanto, Otto Alencar (PSD), candidato da base do governo, questiona a veracidade dos números da pesquisa. Segundo ele, os erros do Ibope nas pesquisas realizadas no estado são “grosseiros”. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Otto declarou que o Instituto não ouviu as comunidades rurais no interior do estado, de onde ele acredita que sairá a maior votação para Rui Costa (PT), responsável por elegê-lo ainda no primeiro turno das eleições. Para Alencar, o mesmo aconteceria com a sua eleição. “A diferença na corrida do senado está pequena com perspectiva de ultrapassagem até o final. Sempre tive convicção de que a nossa base poderia vencer essas eleições. Na véspera da eleição de 2010, Pinheiro dormiu derrotado por César Borges e Lídice da Mata, mas, ao abrir a urna, Pinheiro ganhou de Borges com mais de um milhão de votos. Os erros do Ibope são muito grosseiros. Eu até acho que não seja de má fé, só que eles não analisam que a Bahia têm 2,6 milhões de eleitores na zona rural que não são consultados”, disse o candidato.

Brumado: Mulher perde R$ 7 mil em golpe de saidinha bancária Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma doméstica de 28 anos de idade, moradora do Bairro Baraúnas em Brumado, caiu em um conhecido golpe aplicado nas saídas de agências bancárias e perdeu R$ 7 mil. Duas estelionatárias roubaram o dinheiro da vítima na última terça-feira (16). Na delegacia, a mulher declarou que havia sacado o dinheiro na agência do Bradesco, localizada na Praça Armindo Azevedo. Ao sair do local, ela encontrou uma carteira com documentos no chão e entregou a dona, que estava próxima. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, fingindo, a golpista disse que ira recompensar a mulher pelo gesto. Ela conseguiu iludir a vítima a entregar a bolsa onde estava o dinheiro sacado. Só um tempo depois, a doméstica se deu conta de que havia caído em um golpe. Investigadores da polícia civil e o núcleo de inteligência da polícia militar tentam identificar os autores do golpe, que há anos é aplicado no município. Segundo um investigador, ainda deve haver mais duas pessoas envolvidas no crime. Estas se infiltram nos bancos disfarçadas de clientes e passam as informações para a dupla que aguarda a saída das vítimas.

Brumado: Aguiberto e Marizete juntos em prol de Rui Costa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Quem diria que um dia o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) estaria fazendo campanha em benefício de Marizete Pereira. Aguiberto venceu Marizete nas eleições municipais de 2012 e a candidata derrotada apresentou uma série de denúncias contra ele na Justiça Eleitoral. As mesmas quase resultaram na perda do posto administrativo. Porém, Aguiberto e Marizete voltam a se encontrar em um processo eleitoral. Desta vez, dividem o mesmo palanque para apoiar a candidatura de Rui Costa (PT) ao governo do estado. Indiretamente, o prefeito, principal cabo eleitoral da chapa petista em Brumado, está beneficiando a sua oponente na política local. Isso porque, ao buscar votos para Otto Alencar (PSD), candidato ao senado federal, o gestor também está captando votos para Marizete Pereira, que é a segunda suplente de Otto. Uma demonstração dessa inusitada parceria foi comprovada na tarde da última quarta-feira (17), quando os oponentes, lado a lado com Rui Costa e Otto Alencar, desfilaram em carreata pela capital do minério.

Brumado Indoor será realizado no Parque de Exposição Santa Inês

O Brumado Indoor será realizado em novo local. O evento fechado acontece às 18h do dia 18 de outubro no Parque de Exposição Santa Inês. No local, a dupla sertaneja Henrique e Juliano promete arrastar multidões e fazer o público cantar e dançar de montão. Além dos cantores, são presenças confirmadas na festa Renan Moreira, Duas Medidas, Turma da Bregadeira, e Rafa Gouveia. O abadá pode ser dividido em 3 vezes no cartão. Garanta já o seu e conte os dias para essa grande festa, que também conta com camarote open bar.

Livramento: PM prende bandidos que roubaram R$ 15 mil de empresário em Contendas do Sincorá Foto: Divulgação/Polícia Civil

Na quarta-feira (17), ao meio dia, a polícia da cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, prendeu em flagrante Eric Bruno Passos Contas e um menor apreendido, que haviam participado do roubo a um comércio em Contendas do Sincorá na noite da última terça-feira (16). Segundo investigação, eles também participaram de uma série de roubos em Caetité, Tanque Novo, Paramirim, Rio de Contas, Brumado e Tanhaçu. Em Livramento, a polícia foi acionada por um mecânico, que quase tinha sido assaltado por três homens armados. O trio estava em um van roubada no distrito de Marcolino Moura, em Rio de Contas. A vítima conseguiu fugir e informou a polícia sobre a presença do bando na região. A guarnição localizou os bandidos na comunidade dos Furados. Houve troca de tiros e, embora tenham tentado fugir, dois elementos foram capturados com o apoio da comunidade.

Livramento: PM prende bandidos que roubaram R$ 15 mil de empresário em Contendas do Sincorá Foto: Divulgação/Polícia Civil

A 46ª CIPM conseguiu recuperar os veículos roubados, além da quantia de aproximadamente R$ 2.700, um notebook, aparelhos celulares, um revólver calibre 38, e munições. Todo o material aprendido e os dois meliantes foram apresentados na delegacia, onde devem responder pelos crimes de roubo, tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo, dentre outros delitos. Um dos bandidos, Eric Bruno, é oriundo da cidade de Salvador, tem passagem por homicídio, e pertence a uma facção criminosa que atua dentro e fora de presídios. O menor apreendido é natural da cidade de Brumado. A polícia continua as buscas pelo terceiro assaltante.

Arquivo