Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "09/2014"

22 Set 2014 - 15:00h

Na sessão legislativa da última segunda-feira (15), o projeto de lei nº 029/2014, que declara de utilidade pública a Associação Missão Vida - Centro Terapêutico Metanoia, foi aprovado por unanimidade. O projeto é de autoria do vereador José Carlos Santos (PTC), o Santinho. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o pastor José Carlos, da Igreja Missões do Evangelho Pleno, destacou que o centro, que atua no município há quase quatro anos, visa dar oportunidades às pessoas que estão na marginalidade. O pastor destacou que o trabalho realizado pelo grupo tem dado frutos, uma vez que diversos internos hoje são pessoas bem sucedidas, totalmente reintegradas ao mercado de trabalho e à sociedade. José Carlos considera que o reconhecimento do centro como de utilidade pública municipal é uma necessidade, além de representar o reconhecimento do trabalho promovido pela entidade no município. Atualmente, o Centro Metanoia é mantido exclusivamente pela igreja. Através da declaração, o pastor afirma que mais recursos serão direcionados ao grupo e a estrutura do local poderá ser ampliada, visando atender mais pessoas. “Esse é um trabalho social. Cada pessoa recuperada é uma pessoa que nós tiramos da marginalidade”, salientou o pastor, acrescentando que o centro precisa de parceiros a fim de desenvolver um trabalho ainda melhor.

22 Set 2014 - 12:00h

O curso de Convivência e Segurança Cidadã foi realizado entre os dias 15 e 19 deste mês, no Hotel Fiesta, em Salvador. A capacitação, promovida pelo Ministério da Justiça, por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP e em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, dirige-se à participação dos gestores de segurança pública, em especial para os gestores municipais. A Prefeitura Municipal de Brumado destacou o Coordenador da Guarda Municipal, Paulo Marques da Silva, para participar do curso, com vistas a aprimorar os seus conhecimentos e o capacitar para o desenvolvimento da sua coordenadoria à frente do corpo de guardas do município.

22 Set 2014 - 11:40h

Em comício na noite do último sábado (20) em Salvador, a candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, disse que o vermelho e o azul, em uma referência ao Partido dos Trabalhadores (PT) e ao PSDB, seus principais concorrentes nas eleições deste ano, "estão juntos na mesma artilharia pesada". “Estão criticando nosso programa. Criticam porque não fizeram programa. A Dilma [Rousseff, presidente da República e candidata do PT] não fez, o Aécio [Neves, representante do PSDB] não fez e ficam jogando uma cortina de fumaça. Tentando confundir nosso povo. Pela primeira vez o azul e o vermelho estão juntos na mesma artilharia pesada, combatendo a gente a ferro e a fogo", declarou Marina. Segundo ela, seus oponentes se juntaram para "tentar destruir o projeto da mudança, pela briga do poder pelo poder". “Nós estamos aqui para dizer que não vale tudo para ganhar o poder. Não vale tudo para chegar a um determinado lugar. Por isso eu tenho dito que quem vai ganhar essas eleições não são as velhas estruturas do dinheiro, do tempo de televisão, de se juntar alhos com bugalhos”, afirmou a candidata. Marina Silva disse ainda que seus oponentes são como "macacos no mesmo galho". “O PT combatia o Collor, o Renan, o Sarney, o Maluf e o Jader Barbalho. Agora estão todos juntos. Macaco no mesmo galho. Olha só o que faz a luta do poder pelo poder”, declarou. A candidata do PSB afirmou não ter muito tempo no programa eleitoral na televisão, e acrescentou que seus oponentes usam parte do seu tempo para atacá-la. "Olha se tem cabimento. Eles dizem que eu vou acabar com o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Mais Médicos, transposição do rio São Francisco, Transnordestina, pre-sal, Banco do Brasil e a Caixa Econômica. Se nós tivermos no país uma pessoa que pode destruir um país inteiro, estão subestimando a inteligência do povo brasileiro. Isso é conversa de marqueteiro", concluiu Marina Silva. As informações são do G1.

22 Set 2014 - 11:20h

No dia 1º de setembro, a Câmara de Vereadores de Brumado aprovou em primeira votação o projeto de lei de nº 022/2014, que dispõe sobre a atualização das Tabelas de Vencimentos dos Profissionais do Magistério com reajuste de 8,4%, de autoria do executivo municipal. Na ocasião, o diretor da APBL Sindicato, Gilvan Moreira, compareceu à Câmara e questionou a constitucionalidade e transparência do projeto. Segundo o diretor, os parlamentares alegaram que fizeram um “acordo de cavalheiros” para aprovar o projeto, mas que o mesmo só retornaria para votação após ampla discussão. O diretor salientou em entrevista ao site Brumado Notícias que a discussão não aconteceu, pois na sessão do dia 08 de setembro o parlamento aprovou por unanimidade a proposta do prefeito, o que revoltou os professores e o diretor sindical. Moreira considera que os parlamentares apunhalaram a categoria aprovando um projeto inconstitucional. “Não teve transparência pública, não discutimos os números. Do nosso ponto de vista, os vereadores votaram um projeto inconstitucional, pois o professor da letra A está recebendo abaixo do piso”, argumentou. O sindicalista ainda alega que o parlamento fez pouco caso dos anseios dos trabalhadores da educação, os quais não estariam sendo representados pelo legislativo local. “O cavalheirismo dos vereadores favoreceu apenas a proposta da prefeitura e não atendeu aos anseios dos professores. Achei estranha a forma como eles se comportaram, pois nem ao menos debateram o assunto. Estamos falando de um projeto que atinge diretamente 70% dos servidores municipais, Em contrapartida, há alguns meses atrás o mesmo parlamento ficou semanas discutindo o aumento de apenas um servidor. É uma discrepância sem explicação, uma total falta de respeito e ética com a categoria. Fomos apunhalados pelas costas, toda a classe de trabalhadores da educação não se sente representada nem pelo gestor e nem pelo legislativo, que desrespeitaram toda a categoria”, concluiu Moreira.

22 Set 2014 - 11:00h

Localizada dentro do Parque Natural Serra das Almas (PNSA), à margem do Rio Brumado, a Serra das Almas foi atingida por um incêndio que já dura pelo menos cinco dias. As chamas se alastraram em razão do vento e do calor. Ainda não se sabe o que causou o incêndio. Nenhuma providência para combater o fogo foi tomada até o momento. Da cidade de Livramento de Nossa Senhora, que fica a 5 km de distância do local, é possível observar o fogo. Na Serra das Almas estão localizados o Pico das Almas, a cachoeira Véu de Noiva, e a Cachoeira do Fraga, cartões-postais da região. 

Na noite de sábado (20), a polícia militar esteve no local avaliando as condições do incêndio. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o fogo está se aproximando das instalações de um motel, localizado a poucos metros do maior foco do incêndio. Os próprios donos do estabelecimento afastaram o fogo. Brigadistas da cidade de Rio de Contas chegaram a ir ao local, mas alegaram falta de estrutura para conter o incêndio. Eles estão tentando se agrupar em uma força tarefa para entrar na mata. O incêndio, que ainda continua, pode ter consequências incalculáveis para a fauna e flora local.

22 Set 2014 - 10:30h

Com 72 anos de idade, Santino Aguiar foi morto a facadas na noite do último sábado (20), no município de Rio do Antônio. A polícia informou ao site Brumado Notícias que o idoso estava em um bar no distrito de Ibitira, à margem da BR-030, quando foi esfaqueado por Paulo Miguel Silva. A vítima chegou a ser encaminhada ao Hospital Municipal de Ibiassucê, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo relatório da polícia, o acusado, que tem quadro depressivo e distúrbio mental, foi detido com a faca utilizada no crime e encontra-se à disposição da justiça na delegacia de Brumado.

22 Set 2014 - 10:00h

Filho de Paulo Souto (DEM), candidato ao governo do estado, Fábio Souto (DEM), candidato a deputado estadual, realizou campanha em Brumado na última sexta-feira (19). Na ocasião, ele também inaugurou o comitê de campanha na cidade. A campanha independente de Fábio conta com o apoio de uma frente jovem no município, que aderiu à proposta do candidato de renovação na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Souto foi recepcionado pelo empresário e amigo Fabrício Abrantes, que abriu as portas da sua casa para receber o candidato e demais interessados em ouvir suas propostas. 

Dentre os convidados, a vice-prefeita Cristina Gondim (PSDB), o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Gilberto Lima Dias (PSB), e outras lideranças da política local. Em um palanque montado na área de lazer da residência, Fábio discursou para os presentes. “Venho a Brumado através de um grupo de jovens amigos, de empresários e comerciantes, que têm uma proposta única de melhorar Brumado, na segurança e saúde. Me sinto muito honrado com o convite feito por meu amigo Fabrício”, disse Souto, que em seguida realizou a inauguração do comitê localizado na Avenida João Paulo I.

22 Set 2014 - 09:30h

O Brumado Indoor será realizado em novo local. O evento fechado acontece às 18h do dia 18 de outubro no Parque de Exposição Santa Inês. No local, a dupla sertaneja Henrique e Juliano promete arrastar multidões e fazer o público cantar e dançar de montão. Além dos cantores, são presenças confirmadas na festa Renan Moreira, Duas Medidas, Turma da Bregadeira, e Rafa Gouveia. O abadá pode ser dividido em 3 vezes no cartão. Garanta já o seu e conte os dias para essa grande festa, que também conta com camarote open bar.

22 Set 2014 - 09:00h

Investigadores da polícia civil frustraram uma tentativa de fuga da cadeia de Brumado no último final de semana. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, na noite de sábado (20), um agente e um carcereiro realizaram a ronda de inspeção na área externa, onde fica o anexo da custódia. No local, eles encontraram uma garrafa pet contendo bebida alcoólica e um dolão de maconha prensado, que havia sido arremessado para os presos. Ao subir a guarita, o investigador percebeu que alguns custodiados tentavam violar uma viga de concreto da área do banho de sol e acionou reforço alertando a tentativa de fuga. Ao serem descobertos, os presos iniciaram um motim, mas o mesmo foi contido. Já na manhã de domingo (21), o delegado solicitou reforço da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) para realizar a vistoria das celas. Em negociação, os presos cederam os cadeados quebrados, uma barra de ferro que havia sido serrada da grade da cela e a serra utilizada na ação. Uma inspeção foi realizada no final da tarde com o apoio de policiais militares, mas nada foi encontrado. Os cadeados danificados foram substituídos. O delegado cancelou as visitas dos parentes durante a semana até segunda ordem.

22 Set 2014 - 08:30h

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Nesta semana, estão disponíveis as seguintes especialidades: Fisioterapia, Gastroenterologia, Nutrição, Clínica Geral, Psicologia, Ortopedia, Urologia, Cardiologia, Ultrassonografia, Obstetrícia, e Ginecologia. Além disso, você também pode marcar exames de laboratório e ultrassom na Clínica Mais Vida. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3311-6115 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

22 Set 2014 - 08:00h

Entre os dias 16 e 20 de setembro, o município de Lagoa Real foi contemplado com o Projeto Ação Odontomóvel, promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal. O atendimento odontológico foi realizado na Praça da Matriz. Na ocasião, alunos de 07 a 14 anos matriculados em escolas do município vinculadas ao Programa Saúde na Escola - PSE foram atendidos. 

A ação visa ampliar e qualificar o acesso a assistência odontológica em municípios do estado carentes na especialidade. A estrutura do Odontomóvel é composta por uma carreta contendo 10 consultórios, internamente, equipados com a mais moderna tecnologia, além de uma estrutura externa montada para o acolhimento dos pacientes.

21 Set 2014 - 21:30h

O candidato do PT ao governo da Bahia, Rui Costa, reagiu à matéria publicada pela revista Veja, na qual é apontado como um dos envolvidos em um esquema de desvio de aproximadamente R$ 50 milhões por meio do Instituto Brasil. Para o petista, a reportagem é "inescrupulosa e a serviço do velho coronelismo baiano". Rui afirmou que não passa de uma estratégia de usar uma "revista aliada" com o objetivo de repercussão no horário eleitoral gratuito e solicitou que as autoridades competentes investiguem o caso severamente. "Envolver meu nome neste assunto faz parte de uma estratégia leviana e suja. Agora, eu quero que provem o meu envolvimento neste caso. É um desafio", disse em comunicado oficial. Na reportagem, o candidato é acusado de receber entre R$ 3 mil e R$ 5 mil mensais em um esquema que abastece o caixa eleitoral do PT na Bahia, de acordo com Dalva Sele Paiva, presidente da ONG. O candidato irá interpelar judicialmente a revista Veja e a autora das denúncias ainda nesta semana.

21 Set 2014 - 21:00h

O senador Walter Pinheiro (PT) detonou o seu próprio partido e condenou o PT por tê-lo atirado em um “clássico esquema de caixa dois eleitoral”. Seu nome foi apontado pela presidente do Instituto Brasil, Dalva Sele Paiva, como beneficiário de desvio de dinheiro público para levantar fundos que teriam ido para sua campanha 2008, para prefeito de Salvador. “Essa mulher (Dalva) pertencia às correntes do PT, as mesmas correntes que nacionalmente viviam se estapeando comigo por causa do negócio do mensalão. Ela não veio para a minha campanha pelas minhas mãos, ela veio a partir das relações delas dentro do PT”, disse Pinheiro à revista Veja. Ele afirmou, ainda, que Dalva já prestava serviço ao Estado quando ele chegou para a campanha de 2008. “Nunca aceitei sentar para negociar com ninguém nada a respeito do que essa mulher fez ou deixou de fazer. Pelo que eu entendi, essa mulher utilizava esse negócio de campanha para traficar as coisas dela”, disse. Ele afirmou desconhecer que o carro alugado pelo partido era suspeito de ser pago com dinheiro de caixa dois. 

21 Set 2014 - 20:30h

Com a chegada da primavera, a Madeireira Real preparou ofertas especiais para a estação. Faça uma visita à loja na Rua Coronel Tibério Meira, 307, Centro, e faça já as suas compras. Para informações sobre outras promoções, ligue (77) 3441-3041. Você também pode conferir o jornal de ofertas completo para o mês de setembro da Madeireira Real no site www.madeireirareal.com.

21 Set 2014 - 20:00h

Na última terça-feira (16), a pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA) cassou o mandato do vereador Nivaldo Moreira Silva, de Itororó, por abuso de poder econômico praticado no dia das eleições de 2012. Segundo a decisão, o gestor teria oferecido gratuitamente almoço no dia das eleições a diversas pessoas. A dona do restaurante confirmou o ocorrido e disse ainda que o então candidato doou na ocasião 15 kg de alimentos ao estabelecimento. Além da compra de votos configurada, a situação foi agravada uma vez que as eleições municipais foram decididas por uma diferença de menos de cinquenta votos, em uma cidade com aproximadamente 16 mil eleitores. Com a decisão do TRE/BA, Nivaldo deverá deixar o cargo de vereador e estará inelegível por oito anos a partir da eleição de 2012, com base na Lei da Ficha Limpa.

20 Set 2014 - 20:30h

Mais uma vítima do tráfico foi morta no início da noite deste sábado (20), em Brumado. A polícia informou ao site Brumado Notícias que a vítima, de prenome Paulo, estava em um bar quando foi alvejado por dois elementos com três tiros. Em seguida, a dupla fugiu em uma motocicleta. Os disparos atingiram áreas vitais e Paulo morreu ainda no local. Polícia Militar, Civil e Técnica estiveram no bar apurando o ocorrido. Segundo a polícia, o 13º homicídio do ano na cidade foi mais um acerto de contas do tráfico.

20 Set 2014 - 10:30h

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) falou sobre a segurança pública e a regulamentação e armamento da guarda municipal através do projeto de lei aprovado pelo governo federal. Quanto à falta de efetivo na cidade, o gestor destacou que a segurança pública é obrigação do estado. Aguiberto lembrou que o governo do estado está formando 2.500 policiais que deverão ser distribuídos entre os municípios do interior. “Esperamos receber a nossa cota”, afirmou Dias. O prefeito ainda ressaltou que o Centro de Detenção Provisória (CDP) será construído em breve e que ele fortalecerá o setor. Quanto ao projeto de lei do governo federal que prevê a regulamentação da Guarda Municipal, Aguiberto se mostrou favorável, porém fez algumas ressalvas. Entre outras observações, ele alertou que para dar poder de fogo aos guardas é necessário treinamento específico. “Depois de um treinamento de 9 ou 10 meses seria válido”, concluiu Aguiberto.

20 Set 2014 - 10:00h

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o presidente da 21ª Subseção da OAB-Brumado, Osvaldo Laranjeira, explicou como o órgão tem atuado juntamente com o Fórum Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral (MPE) nesse processo que antecede o pleito na cidade. O presidente destacou que a OAB sempre trabalhou com a justiça eleitoral a fim de proporcionar uma eleição pacífica e transparente. “A nossa união visa termos eleições que reflitam o interesse de cada cidadão e também da coletividade”, ressaltou Laranjeira. O presidente da 21ª Subseção da OAB-Brumado considera que o processo eleitoral no município tem sido bastante tranquilo e os candidatos têm obedecido as regras da justiça. Nesse aspecto, ele reforçou a atuação constante do MPE e da justiça eleitoral. “As eleições em Brumado tem sido exemplo para a região e para o estado”, concluiu ele.

20 Set 2014 - 09:30h

A partir deste sábado (20), quando faltarão exatamente 15 dias para a realização da votação do primeiro turno das eleições gerais no país, nenhum candidato a cargo eletivo poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito. A medida é prevista no parágrafo 1º do artigo 236 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), de forma a resguardar a realização do pleito eleitoral. A legislação eleitoral também determina que desde cinco dias antes da eleição, ou seja, a partir de 30 de setembro, até 48 horas após o término da votação, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto. No segundo turno, que será realizado no dia 26 de outubro, o candidato que concorrer ao segundo turno para presidente da República ou governador de Estado não poderá ser preso ou detido a partir de 11 de outubro, salvo em flagrante delito. Já os eleitores não poderão ser presos ou detidos, salvo em flagrante delito, ou devido à condenação criminal por crime inafiançável, ou, ainda, por descumprimento a salvo-conduto a partir de 21 de outubro até 48 horas após o encerramento da votação. As informações são da Agência Brasil.

20 Set 2014 - 09:00h

Um desvio milionário de verba pública foi revelado pela presidente do Instituto Brasil, Dalva Sele Paiva, à revista Veja. A entidade é uma ONG criada por petistas da Bahia e foi escolhida, em 2008, pelo governo do estado, para construção de 1120 casas populares para famílias de baixa renda. Recursos do Fundo de Combate à Pobreza para o projeto somam R$ 17,9 milhões. O Instituto é investigado pelo Ministério Público desde 2010 e já havia provas de que parte do dinheiro desapareceu. Em entrevista à publicação, a presidente revelou que a entidade foi criada com o objetivo de financiar o caixa eleitoral do PT na Bahia. Entre os apontados como envolvidas no esquema estão dirigentes locais e o candidato do PT ao governo estadual, Rui Costa, que recebiam entre R$ 3 mil e R$ 5 mil reais por mês. Para desviar os fundos, a entidade simulava prestação de serviço com os recursos recebidos e fiscalização dos próprios petistas. Posteriormente, o dinheiro era repassado para candidatos. Quando um acordo pagava a construção de 1000 casas, por exemplo, apenas 100 eram construídas. Cerca de R$ 50 milhões foram movimentados desde 2004. Para Dalva, é "impossível" que o governador Jaques Wagner não soubesse dos desvios, apesar de não o acusar. "Vou levar todos esses fatos ao conhecimento do Ministério Público. Quero encerrar esse assunto, parar de ser perseguida. O ônus ficou todo comigo", disse.