Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "09/2014"

19 Set 2014 - 18:45h

Em Brumado, o Centro Educacional Monteiro Lobato (CEML) foi qualificado para receber o prêmio Quality Brasil 2014, chancelado pela Sociedade Brasileira de Educação e Integração (S.B.E.I), que visa distinguir e premiar empresas e instituições que se destacam no mercado brasileiro e seus serviços ou produtos contribuem para o desenvolvimento socioeconômico do país. A premiação proporcionará à escola o direito do uso imediato do Selo Quality 2014, que comprova a responsabilidade social com a comunidade onde atua e o compromisso com seus clientes, fornecedores, e colaboradores. A outorga do prêmio será realizada no dia 11 de dezembro, às 20h, no Centro de Exposições e convenções Expo Center Norte - São Paulo - SP.

19 Set 2014 - 18:30h

Engajado na campanha de Rui Costa, o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SDD), gravou um vídeo reafirmando o seu apoio ao candidato petista. A equipe que cuida das filmagens da campanha de Rui gravou a mensagem do prefeito brumadense durante a passagem do candidato na capital do minério. Aguiberto ainda declarou apoio a Otto Alencar (PSD), candidato ao Senado Federal, e à presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição.

19 Set 2014 - 17:30h

Sempre valorizando a melhoria da qualidade da construção civil de Brumado e região, a Madeireira Real parabeniza os formandos do curso técnico em Edificações, do Instituto Federal da Bahia - Campus Brumado. A loja deseja que a partir dessa grande conquista os novos profissionais da área possam contribuir para o desenvolvimento urbanístico local. A colação de grau será realizada neste sábado (20).

19 Set 2014 - 17:00h

A idosa Isabel Alves, de aproximadamente 70 anos, morreu ao dar entrada no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Residente na Rua Barão de Macaúbas, no Bairro Ginásio Industrial, a mulher se banhou com querosene e ateou fogo, sofrendo queimaduras de 3º grau em cerca de 80% do corpo. A idosa foi socorrida por vizinhos, que apagaram as chamas, e depois foi conduzida pelo Samu 192 à unidade hospitalar. No local, ela não resistiu à gravidade dos ferimentos e veio a óbito. As polícias técnica e civil foram até a casa da mulher realizar perícia a fim de apurar o ocorrido. Dona Isabel era tia de um policial militar lotado na 34ª CIPM, que presta serviços em Brumado.

19 Set 2014 - 16:30h

Está difícil encontrar uma vaga para estacionar veículos no corredor comercial de Brumado e a situação fica pior nos dias de maior movimentação, como aconteceu nesta sexta-feira (19). A alternativa para os condutores que precisam ir ao mercado é utilizar a área no entorno da loja da Cesta do Povo. A praça de estacionamento já foi concluída, mas ainda não se sabe quando será inaugurada. Cansados de esperar, os motoristas invadiram o local e estacionaram seus veículos. “O local é nosso e pagamos caro para obtê-lo. É um capítulo à parte que apenas colocará na vitrine os políticos pela aquisição da obra”, comentou ao site Brumado Notícias um dos motoristas. Outra área que já está sendo utilizada é o estacionamento em frente ao escritório regional do Derba. Embora seja uma obra menor, ela ainda não foi concluída.

19 Set 2014 - 16:00h

Nesta sexta-feira (19), foi realizada a cerimônia de geração de mídias, as quais serão utilizadas nas próximas eleições, e irão alimentar as urnas com informações de candidatos e quantitativos de eleitores da 90ª Zona Eleitoral, que agrega Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras. O evento aconteceu no Fórum Eleitoral em Brumado e contou com a presença da juíza Leonor Abreu, do promotor Paulo Cézar Azevedo, do presidente da 21ª Subseção da OAB-Brumado, Osvaldo Laranjeira, e dos representantes dos partidos políticos dos três municípios. O chefe do cartório eleitoral, Igor Eduardo, informou ao site Brumado Notícias que os 808 mesários convocados para o dia da eleição já receberam os devidos treinamentos práticos e teóricos.

A juíza acrescentou que, além dos mesários, 214 colaboradores vão trabalhar no dia da votação para auxiliar os mais de 63 mil eleitores da 90ª Zona Eleitoral, que se dividem em 45.632 em Brumado, 12.292 em Aracatu e 6.906 em Malhada de Pedras. A juíza disse ainda que espera um dia de eleição tranquilo como tem sido os dias de campanha. Leonor alertou que não serão permitidos grupos com manifestações e distribuição de santinho próximo às sessões de votação. Na próxima quarta-feira (24), o promotor Paulo César e o comandante da 34ª CIPM, o Major Berlink, realizarão a última reunião de instrução com os representantes dos partidos.

19 Set 2014 - 15:30h

Uma idosa de prenome Isabel, residente na Rua Barão de Macaúbas, no Bairro Ginásio Industrial, incendiou o próprio corpo na tarde desta sexta-feira (19). A mulher, que sofre de problemas mentais, se banhou com querosene e ateou fogo. Ao perceber as chamas na residência, uma vizinha entrou na casa e encontrou a idosa em chamas caída no chão. Ela gritou por socorro e os demais vizinhos se mobilizaram para apagar o fogo utilizando baldes com água. Em seguida, cobriram o corpo da mulher com um lençol molhado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a idosa teve de esperar 50 minutos até a chegada do Samu 192 para ser encaminhada ao Hospital Professor Magalhães Neto. A mulher sofreu graves queimaduras em mais de 80% do corpo. A central de regulação do Samu informou a nossa reportagem que as duas viaturas estavam em diligência no momento do incidente.

19 Set 2014 - 15:00h

O presidente da Câmara Municipal de Rio do Antônio, Gerson Martins (PP), assumiu nesta sexta-feira (19) a prefeitura da cidade após o prefeito Humberto Célio Guimarães (DEM), o Celinho, e seu vice, Murilo Martins (PSB), serem cassados e terem perdido os seus direitos políticos por oito anos. Ambos foram condenados por compra de votos nas eleições 2012. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) cassou o mandato do prefeito e do vice na última quinta-feira (11). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o juiz da 93ª Zonal Eleitoral de Caculé, Antônio Carlos do Espírito Santo Filho, expediu despacho para o cumprimento do acórdão do TRE-BA. O candidato derrotado no pleito de 2012, que moveu a ação contra Celinho e Murilo, José de Souza (PV), o Deca, já declarou que concorrerá novamente no novo pleito, marcado pela justiça eleitoral para o dia 18 de dezembro.

19 Set 2014 - 14:30h

Em sua terceira edição, o projeto “Faça Uma Criança Feliz” acontece no próximo dia 12 de outubro, na Fazenda Espinheiro. O evento será realizado na quadra poliesportiva do local, a partir das 16h. Participe doando brinquedos e fazendo a alegria das crianças da comunidade. Neste ano, a organização da festa pretende fazer um projeto ainda mais exitoso, multicolorido e cheio de energia. Se você tem interesse em dar a sua parcela de contribuição, entre em contato pelos telefones: (77) 3441-3137 ou (77) 9902-8411.

19 Set 2014 - 12:50h

O candidato do PSDB à presidência da República Aécio Neves se comparou ao ex-presidente Juscelino Kubitschek ao dizer , ontem, em Itabuna, sul da Bahia, que vai dar "prioridade" ao Nordeste em especial na área de saúde. "Vamos levar a saúde mais próxima das pessoas com as clínicas de especialidades, onde o cidadão ou a cidadã vai ter a sua consulta marcada com antecedência, no mesmo espaço físico vai ter atendimento com o especialista, vai fazer os exames e vai sair dali com os remédios" disse. "No meu governo, assim como foi o de Juscelino Kubitschek, outro mineiro que presidiu o Brasil há 60 anos, a prioridade absoluta vai ser o Nordeste brasileiro". Ele aproveitou a entrevista diária para desmentir que sua campanha esteja buscando o apoio do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa. "Sou amigo do ministro Joaquim Barbosa, que é um grande brasileiro, prestou um extraordinário serviço à democracia brasileira, contrariando, obviamente, os interesses do PT. O Brasil deve muito a ele. Mas não tenho tido nenhuma conversa política com ele. O que é importante hoje é que o sentimento do ex-ministro contra a impunidade, pela justiça, pela decência na vida pública, é um sentimento que a nossa candidatura encarna". Junto com o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) e os candidatos Paulo Souto (DEM), ao governo, e Geddel Vieira Lima (PMDB), ao Senado, Aécio participou de caminhada pela área comercial de Itabuna. Disse acreditar no início de uma "virada". Ele adotou uma linha saudosista ao comparar esse momento da campanha com a do avó, Tancredo Neves, em 1986, cujo cenário mudou depois de uma visita à Bahia. "Ninguém ganha eleição de véspera. A eleição se decidirá no momento em que cada brasileiro se levantar no dia 5 de outubro, para dizer o que quer. Aqui, desta Bahia de Todos os Santos, dessa Itabuna do cacau e de Jorge Amado, nós estamos dizendo: chegou a hora da virada", assinalou. As informações são do A Tarde.

19 Set 2014 - 12:00h

Em julho, a Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia (PRE-BA) pediu a impugnação da candidatura de Luciano Ribeiro (DEM) à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) com base na Lei da Ficha Limpa. Em agosto, o candidato teve a candidatura deferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que entendeu, por unanimidade, que o fundamento não tem sustentação legal e diverge do entendimento pacífico adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo STF, ao julgarem casos semelhantes. A PRE-BA recorreu da decisão no TSE e a, ao julgar o caso, a Ministra Maria Tereza de Assis Moura considerou o pedido improcedente. Segundo a decisão, as contas da prefeitura de Caculé, referentes ao exercício financeiro de 2005, foram aprovadas pela Câmara de Vereadores e o candidato não incide na Lei de Inelegibilidade.

19 Set 2014 - 11:30h

Em 2013, a taxa de analfabetismo das pessoas acima de 15 anos no Brasil voltou a cair segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). No ano passado, nessa faixa etária eram cerca de 13 milhões no país, o correspondente a 8,3% da população. Em 2012, 8,7% da população nessa faixa etária era considerada analfabeta. Comparativamente, houve uma queda de 0,4 pontos percentual abaixo do registrado em 2012. A taxa de analfabetismo funcional também caiu, de 18,3% para 17,8%. Desde 2004, ano em que a abrangência da Pnad incluiu pela primeira vez as populações rurais de toda a região Norte, houve queda de 3,2 pontos percentuais, de 11,5% para 8,3%. Em números absolutos, de 2012 para 2013 houve redução de 297,7 mil analfabetos no país.

19 Set 2014 - 11:00h

Com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) indicou queda de 12,3% no trabalho infantil, ou seja, trabalhadores entre os cinco e 17 anos de idade entre 2012 e 2013. O número equivale a saída de 438 mil crianças e adolescentes desta condição. Restam ainda 3,1 milhões de trabalhadores menores de idade. Segundo a pesquisa, 2,6 milhões dos empregados têm entre 14 e 17 anos. A maioria dos casos de trabalho infantil foi encontrada nas regiões Norte e Nordeste, onde chegavam a 24,9% e 21,4% da força de trabalho. O Norte foi a região em que houve maior saída de crianças e adolescentes (de 9,6% para 8,2%), acompanhado do Sul (de 10,4% para 9,1%).

19 Set 2014 - 10:30h

Na última quinta-feira (18), foi iniciado em Brumado o II Encontro dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) com o objetivo de fortalecer e qualificar as equipes dos núcleos. Hoje (19), das 08h às 16h, o evento tem continuidade nas instalações da Sala de Treinamento da prefeitura municipal. O encontro proporcionará maior integração entre as equipes da região. As Diretorias Regionais de Saúde - DIRES abrangem a responsabilidade pelo território. Elas estão reunidas nestes dois dias para debater, discutir e apresentar sugestões para o melhor atendimento da população. No primeiro dia de evento, a Apoiadora Institucional da 19º Dires, enfermeira Josefine Colledatti, abriu os trabalhos apresentando o tema: As NASF’s na Atenção Básica na Região de Brumado. Para hoje, diversas atividades inerentes à área da saúde familiar farão parte dos debates, observações e apresentações de vídeos.

19 Set 2014 - 10:00h

Divulgada nesta sexta-feira (19) pelo Folha de São Paulo, pesquisa Datafolha aponta que a candidata Dilma Rousseff (PT) possui 37% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece a candidata Marina Silva (PSB), com 30%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, surge logo atrás com 17%. Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL), e Eduardo Jorge (PV) aparecem com 1% cada. Os demais candidatos não pontuaram. Branco/nulo/nenhum somaram 6% e Não sabe foram 7%. No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 10, Dilma tinha 36%, Marina, 33%, e Aécio, 15%. Segundo o levantamento, em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, as candidatas aparecem empatadas tecnicamente. A candidata do PSB tem 46% e a do PT, 44%. Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista vence por 49% a 39%. O instituto também fez uma simulação entre Marina e Aécio. O resultado foi 49% a 35% para a candidata do PSB (ante os 54% a 30% do último levantamento). O Datafolha ouviu 5.340 eleitores em 265 municípios nos dias 17 e 18 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00665/2014.

19 Set 2014 - 09:30h

Deputada estadual no primeiro mandato do governo Wagner (PT), a petista Marizete Pereira declarou em entrevista ao site Brumado Notícias que ela e o marido, o ex-vice-governador e ex-prefeito de Brumado, Edmundo Pereira (PT), penduraram as chuteiras, pois não pretendem mais concorrer a cargos eletivos. “Já demos nossa contribuição em Brumado. Fazemos política porque gostamos, está no sangue. Não vamos deixar de fazer política, apenas estamos fugindo de um mandato, pois um mandato iria exigir muito de nós”, explicou a ex-primeira dama brumadense, dizendo ainda que saiu vitoriosa nas últimas eleições pela votação adquirida e por conta da coligação que comandava ter elegido seis vereadores no município. Apimentando a conversa, Marizete disse que sua maior vitória foi a de não ter comprado votos. “Saímos da última eleição com um resultado positivo e me sinto vitoriosa, pois tive uma votação expressiva. Apenas não ganhei porque pautada na ética não compramos ninguém. Isso nos deu respaldo para continuarmos em nossa caminhada”, destacou. A ex-deputada adiantou que, assim que terminar o atual pleito eleitoral, seu grupo começará a trabalhar em prol das eleições municipais de 2016.

19 Set 2014 - 09:00h

Desaparecido desde a última quinta-feira (18), o brumadense Francisco Firmino Alves, de 86 anos, foi encontrado morto. O corpo foi localizado nas proximidades de um campo de futebol no Bairro Santa Tereza. A polícia acredita que o idoso tenha sofrido um infarto fulminante. A polícia técnica esteve no local fazendo o levantamento cadavérico.

19 Set 2014 - 08:30h

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) multou em R$ 10 mil a prefeita da cidade de Pindaí, Rosane Madalena Prado. O órgão também determinou a representação ao Ministério Público Estadual (MPE) contra a gestora para ser apurada a suposta prática do ato de improbidade administrativa. A denúncia formulada pelos vereadores Vandilson Pereira Ramos, Julizá Dourado Xavier, Humildes Borges da Silveira e Maria das Graças Amaral da Silva Pinheiro apontou diversas irregularidades na contratação direta da empresa Mac Serviços Administrativos Ltda., no exercício de 2013. O relator do processo, conselheiro Paolo Marconi, disse que a contratação da empresa violou a regra constitucional da obrigatoriedade de licitação. A relatoria apontou ainda a existência de favorecimento indevido na contratação da empresa, isso porque a celebração de um contrato de R$ 264.000,00, envolvendo uma empresa, cujo um dos integrantes, o advogado Nei George Pereira Prado, tem relação bastante próxima com a prefeita e com o seu esposo e ex-prefeito de Pindaí, Valdemar da Silva Prado, e configura favorecimento na contratação. Cabe recurso da decisão.

19 Set 2014 - 08:00h

Politizado e com uma visão crítica sobre o atual sistema, o escritor, poeta e sociólogo José Walter Pires conversou com o site Brumado Notícias sobre a política nacional e na cidade de Brumado. O sociólogo falou da necessidade de mudanças na política brasileira. “Precisamos renovar os participantes da nossa política que já estão cansados pela velhice e cansando também os eleitores. Há quanto tempo os mesmos estão ainda querendo perpetuar no poder fazendo as mesmas coisas? Chega, é necessário e urgente que se renove o quadro. Onde estão os nossos líderes, os nomes são inexpressivos e a juventude sumiu. Tem que se quebrar o encanto pelos velhos xerifes da nossa política. A política no Brasil é uma colcha de retalhos remendada, em que se emenda de um lado e rasga do outro, por isso não sou a favor da reforma, mas de uma mudança radical. Precisamos jogar fora a colcha velha e buscar um lençol novo”, disse o escritor. Sobre a política local, ele foi ainda mais radical. “Precisamos mudar a política em Brumado, todos os partidos só fizeram mal a Brumado”, disparou, apontando ainda que tais partidos inseridos no município não olham para o real progresso da cidade, mas apenas para as vantagens do poder. Zé Walter comparou os candidatos a deputados a “aves que pousam no município apenas para arrebatar votos e favorecem apenas seus redutos”. Na visão do poeta, há um descaso e desânimo geral da população jovem com a política por conta da falta de ideologia.