Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2014
Eleições 2014: Prefeitos confiantes na vitória do petista Rui Costa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os prefeitos Aguiberto Lima Dias (SDD), Paulo César Cardoso de Azevedo (PRP) e Valdecir Alves Bezerra (PT), respectivamente das cidades de Brumado, Livramento de Nossa Senhora e Malhada de Pedras, estão confiantes na vitória do petista Rui Costa ao governo da Bahia. Os gestores, que desfrutam de grande amizade, não esconderam o entusiasmo com o crescimento de Rui nas pesquisas de intenção de voto. O trio recepcionou o petista na última quarta-feira (17), no aeroporto de Brumado, quando o mesmo cumpriu agenda de campanha em municípios da região. Os prefeitos de Barra da Estiva, Adriano Carlos Dias Pires, e de Aracatu, Sérgio Silveira Maia, ambos do Partido Verde (PV), também marcaram presença em Brumado e reafirmaram o seu apoio à candidatura de Rui Costa.

Eleições 2014: Fábio Souto visitará Brumado para diálogo com lideranças e inauguração de comitê Foto: Divulgação

O candidato a deputado estadual, Fábio Souto (DEM), visitará o município de Brumado nesta sexta-feira (19) para inauguração do comitê de campanha, que está localizado na Avenida João Paulo I, 255. O evento acontece às 19h. Segundo informou os coordenadores de campanha de Souto, o candidato chegará ao município no início da tarde, quando se reunirá com diversos empresários e realizará visitas em estabelecimentos comerciais. Filho do candidato ao governo da Bahia, Paulo Souto (DEM), Fábio também visitará diversos bairros ao lado de lideranças locais para apresentar as suas propostas para o município de Brumado.

Ituaçu: Bandido que aterrorizava a região é preso pela Cipe/Sudoeste Foto: Divulgação/Polícia Civil

Cumprindo mandado de prisão preventiva, policiais militares e civis da Cipe/Sudoeste prenderam Wellington Matheus Souza Ferreira, mais conhecido como Bahia. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, ele vinha aterrorizando a cidade de Ituaçu, no sudoeste baiano, e a região. O delegado Fábio Lago foi o responsável pela diligência que resultou na prisão do elemento.

Ministério Público de Brumado nega omissão diante das problemáticas do município Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após as declarações do vereador Castilho Viana (PSB) de que o Ministério Público Estadual (MPE) não estaria dando à devida atenção ao problema do esgotamento sanitário na cidade e à poluição causada pela Magnesita na Vila Presidente Vargas, o órgão se manifestou. Em nota enviada ao site Brumado Notícias, o MPE informou que, quanto ao esgotamento sanitário, já existe uma Ação Civil Pública proposta pelo órgão que está atualmente em curso na comarca local. Já no que se refere à poluição na Vila Presidente Vargas, há um inquérito instaurado a fim de investigar o caso, segundo o órgão. O mesmo encontra-se no Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Meio Ambiente, em Salvador, para análise. Para o MPE, o vereador “faltou com a verdade” ao afirmar que o Ministério Público estaria sendo omisso diante das problemáticas.

Mais perdido que cego em tiroteio: Prefeito de Rio do Antônio, do DEM, tenta acompanhar Rui Costa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito de Rio do Antônio, Humberto Célio Guimarães (DEM), o Celinho, chegou solitário nesta quarta-feira (17) ao Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, em Brumado, buscando acompanhar a comitiva do candidato ao governo da Bahia, Rui Costa (PT), e do senador Otto Alencar (PSD). Mais perdido que cego em tiroteio, Celinho marcou presença no aeroporto já na saída da comitiva do petista do local, que seguia para um evento em Malhada de Pedras. O chefe do executivo de Rio do Antônio sequer foi cumprimentado pelo petista, tampouco por qualquer um dos prefeitos ou lideranças que acompanhavam o candidato. O demista foi cassado na última quinta-feira (11) pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) por compra de votos durante as eleições 2012.

Eleições 2014: “O Ibope nunca acertou uma pesquisa na Bahia”, diz Edmundo Pereira Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Vice-governador da Bahia no primeiro mandato de Jaques Wagner (PT), o brumadense Edmundo Pereira Santos criticou em entrevista à imprensa local o Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope). O ex-vice-governador recordou a vitória esmagadora sobre Paulo Souto ainda no primeiro turno das eleições de 2006 com 52,89% dos votos válidos. Edmundo foi incisivo ao dizer que o Ibope nunca acertou uma pesquisa na Bahia e que acredita em uma vitória de Rui Costa (PT) ainda no primeiro turno das eleições. “Não vou dizer que o Ibope seja tendencioso, mas o que eu deixo claro é que o instituto nunca acertou uma pesquisa aqui na Bahia. Para mim não será nenhuma surpresa se Rui Costa ganhar no primeiro turno. Digo isso pela experiência que tive quando fui candidato a vice no primeiro mandato de Wagner. Quando cheguei em Brumado faltando oito dias para finalizar a campanha, a pesquisa Ibope apontava que Wagner tinha apenas 10% das intenções de votos e Paulo Souto 62%. Naquela ocasião, fui chamado de doido porque contrariei a pesquisa e disse que iríamos ganhar no primeiro turno e foi o que deu. Volto a dizer: o Ibope nunca acertou uma pesquisa na Bahia”, concluiu Pereira. 

Eleições 2014: “Paulo Souto foi o campeão no índice de homicídios na Bahia”, diz Rui Costa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O petista Rui Costa, candidato ao governo do estado da Bahia, chegou a Brumado na tarde desta quarta-feira (17), sendo recepcionado no Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e demais prefeitos de cidades circunvizinhas, além de lideranças políticas regionais. Ainda no aeroporto, Costa concedeu entrevista ao site Brumado Notícias. Sobre a segurança pública, o petista disparou contra o adversário Paulo Souto (DEM), apontando que o mesmo não investiu na segurança durante sua gestão. “Eu aceito que a população e a imprensa critiquem, pois tem que criticar para melhorar, mas eu não consigo aceitar e nem entender a crítica do ex-governador, que teve oito anos para investir e acabou deixando a segurança em um estado muito pior que o que está hoje. Foram 200 cidades sem viaturas, policiais sem tickets alimentação e a polícia com revólver 38. Enfim, ele deixou a polícia totalmente desestruturada”, disse o candidato. 

Eleições 2014: “Paulo Souto foi o campeão no índice de homicídios na Bahia”, diz Rui Costa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Costa ainda alega que Souto foi o governador campeão no número de homicídios. “O governador da Bahia que mais aumentou o índice de homicídios em sua gestão foi Paulo Souto. Ele assumiu o governo em janeiro de 2003 e saiu em 2006, nesse período, cresceu os homicídios em 87% no estado. Nenhum governador da Bahia conseguiu tamanho desempenho. Ele tem medalha de ouro no crescimento dos homicídios em nosso estado”, asseverou. Em contrapartida, o candidato apresentou suas propostas para melhorias da segurança no estado, entre as quais a ampliação no efetivo das polícias civil e militar, a criação de três novas polícias especializadas e o monitoramento eletrônico em parceira com as prefeituras e os comerciantes de cada cidade. 

Rompimento de cabos causa blecaute em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O rompimento de dois cabos centrais na linha de transmissão de energia na Rua Exupério Pinheiro Canguçu e na Avenida Coronel Santos provocou um blecaute de cerca de quatro horas na tarde desta quarta-feira (17), em Brumado. O gestor do escritório regional da Coelba, Jadir Batista, esclareceu ao site Brumado Notícias que, como se trata de duas linhas que interligam o fornecimento de energia de toda a cidade, a empresa foi obrigada a desligar a rede geral a fim de que a equipe técnica pudesse trabalhar para o restabelecimento do fornecimento de energia. Os técnicos da Coelba ainda apresentarão relatório final das causas do blecaute.

Eleições 2014: Carreata de Rui Costa toma conta das ruas de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O petista Rui Costa, que busca a sucessão do governador Jaques Wagner, participou de uma carreata que tomou conta das ruas de Brumado na tarde desta quarta-feira (17). Costa, seu vice, João Leão (PP), e Otto Alencar (PSD), candidato ao senado federal, conseguiram colocar no mesmo carro três desafetos da política local: o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), o ex-prefeito e ex-vice-governador do estado, Edmundo Pereira, e Marizete Pereira, que está na segunda suplência de Otto para o senado. 

Eleições 2014: Carreata de Rui Costa toma conta das ruas de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A carreata saiu da Avenida Coronel Santos, passou pelo Bairro São Félix e percorreu o centro comercial. Comerciantes que não puderam acompanhar o cortejo manifestaram apoio ao candidato acenando das lojas. Ao final, a comitiva se concentrou próximo ao Ginásio de Esportes Antônio Imbassahy, onde Rui falou brevemente aos eleitores. A comitiva petista seguiu para a cidade de Caetité, onde a noite realizará um comício.  

Fórum Eleitoral de Brumado se prepara para as eleições 2014 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Faltam 19 dias para as eleições que vão eleger o presidente do país, os governantes estaduais, senadores e deputados federais e estaduais. Com a proximidade da data, o Fórum Eleitoral de Brumado, que agrega os municípios de Aracatu e Malhada de Pedras, está se preparando para o dia de votação. O novo chefe do cartório eleitoral, Igor Eduardo dos Santos Araújo, adiantou ao site Brumado Notícias que na próxima sexta-feira (19) será realizada a geração de mídia utilizando dados enviados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os dados vão abastecer as 203 urnas das sessões da 90ª Zona Eleitoral. No dia 24 de setembro, representantes do Fórum e o Major Berlinck, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), se reunirão com representantes dos partidos políticos a fim de esclarecer o que será ou não permitido no dia da eleição. Já no dia 1º de outubro acontecerá a cerimônia de inseminação e fechamento das urnas. 

Fórum Eleitoral de Brumado se prepara para as eleições 2014 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O evento contará com a presença de representantes do Ministério Público Eleitoral, da 21ª Subseção da OAB/Brumado e fiscais dos partidos políticos. O chefe de cartório informou que o objetivo da cerimônia é “apresentar transparência e promover um processo isento e imparcial, mostrando para o eleitor que o processo é feito de forma segura e com garantia de sigilo nos atos eleitorais”. Além das 203 urnas, a 90ª Zona Eleitoral contará ainda com 20 equipamentos reservas caso haja necessidade de substituição. Desse total, 147 atenderão a sede e as comunidades rurais do município. Além disso, a juíza Leonor Abreu e funcionários do Fórum Eleitoral darão suporte a oito técnicos caso seja necessário troca ou manutenção nas urnas eletrônicas.  

Poções: Corpo é retirado de sepultura intacto após dez anos Foto: Adriano Cruz

Mesmo depois de dez anos, o corpo de um homem permaneceu intacto no Cemitério da Saudade, no município de Poções. Na última segunda-feira (15), o corpo foi retirado da sepultura para construção de uma gaveta. O intuito era sepultar a mãe do homem, que havia acabado de falecer, juntamente com ele. Segundo informações do Blog do Adelson Meira, até as roupas do defunto estavam intactas. A família preferiu não identificar o parente morto, mas permitiu que a imprensa fotografasse o corpo. O fato chamou a atenção da população local.

Brumado: Organizador da Corrida Ecológica agradece prefeito e secretário pelo apoio Foto: Divulgação

No último domingo (14), a Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas foi realizada com sucesso. O evento, promovido pelo empresário Alecarlos Pires, contou com o apoio da prefeitura municipal, através da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer. Em agradecimento pelo apoio recebido, o empresário entregou um troféu do evento ao prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e ao secretário Miguel Lima Dias. Pires destacou a importância do apoio para a corrida e agradeceu pessoalmente a presença de ambos no evento. O empresário também informou que no próximo ano a Corrida Ecológica acontecerá no dia 6 de setembro.

Caetité: Casal de empresários de Guanambi é sequestrado na BR-430

Na madrugada de ontem (16), um casal de empresários da cidade de Guanambi, que trafegava na BR-430, próximo a comunidade de Jatobá, foi abordado por bandidos. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o casal foi feito refém e teve o carro roubado. Ao fugir, os bandidos levaram a mulher, mas a libertaram pouco depois próximo ao distrito de Caldeiras, em Caetité. O veículo do casal foi encontrado abandonado na rodovia. De acordo com a polícia, os meliantes fugiram sem deixar pistas. O casal passa bem.

Brumado: Pax Nacional continua com a Campanha Mais Saúde Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Saúde, bem estar e qualidade de vida são expressões que estão sendo utilizadas atualmente de forma crescente e que vêm atraindo a atenção das pessoas. O interesse em obter conhecimento adequado para adquirir hábitos saudáveis tem se tornado fundamental para prevenção de doenças. Deste modo é importante ressaltar a necessidade de intervenções baseadas na educação em saúde, como: orientações, consultas ou eventos sociais visando contribuir para melhoria do estilo de vida de forma individual ou em conjunto da população, através da disseminação de conhecimentos específicos e adequados como forma de prevenir ou reduzir, principalmente os casos de doenças crônicas não transmissíveis. Pensando nisso, a Pax Nacional, que presta serviços de excelência para todos os seus associados, continua promovendo a Campanha Mais Saúde, que conta com medição de pressão e glicemia, além da conscientização dos associados para a melhor saúde. A empresa fica localizada na Avenida Doutor Antônio Mourão Guimarães, 367. Os telefones são (77) 3441-3028 ou 0800-073-3066.

Brumado: Menor acusado de participar de homicídio de idoso se apresenta com advogado na delegacia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Acusado de ter participado do assalto que resultou na morte do aposentado Esmeraldo Souza Meyra, de 67 anos, ocorrido no dia 10 de setembro, na Rua Isaías Alves, no Bairro São Félix, em Brumado, um menor se apresentou na delegacia da cidade na tarde da última terça-feira (16). Ele estava na companhia de um advogado para prestar depoimento diante do delegado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, como o juiz Genivaldo Alves Guimarães já havia expedido mandado de internação provisória do menor, o mesmo foi apreendido no local. Até o momento, são dois detidos acusados de envolvimento no crime. A polícia segue as buscas a um terceiro suspeito a fim de elucidar o caso.

Fiol retoma atividades no Lote IV em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Cerca de 600 operários foram contratados para retomada das atividades da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), no Lote IV, em Brumado. Os trabalhadores estão concluindo as obras nos trechos por onde passarão os trilhos da ferrovia. Apesar de os trilhos já estarem no canteiro de obras localizado no Distrito de Ubiraçaba, ainda não há um prazo para o início da instalação. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, vários candidatos interessados nas vagas de emprego têm comparecido todos os dias na portaria do canteiro administrativo, situado próximo ao terminal rodoviário na sede do município. Eles buscam a guia médica para os exames de admissão. Especula-se que mais mão de obra deve ser contratada para a instalação dos trilhos. As empresas responsáveis pelo Lote IV não se pronunciaram sobre o assunto.

FEMP-B: Comissão Organizadora acerta os últimos detalhes para a grande festa Foto: Divulgação

A comissão organizadora do FEMP-B (Festival de Música Popular Brumado) se reuniu para acertar os últimos detalhes para a grande festa da música, que acontecerá nos dias 25,26 e 27 de setembro. O evento acontece na Praça da Prefeitura, a partir das 20h. Durante três dias, toda a comunidade poderá apreciar a boa música proporcionada pelos artistas que subirão ao palco do festival. Além das vinte canções classificadas, o evento ainda conta com shows dos artistas Nilzete Dias e Joel Augusto, Alisson Menezes, e um show de Chorinho com o Grupo Tampilha. Todos estão convidados para prestigiar este grande evento que já faz parte do calendário cultural do município. O FEMP-B é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo e de Chiquinho Amorim.

CDL confirma realização da Feira de Negócios de Brumado 2014

A Feira de Negócios de Brumado - FENB será mais uma vez realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O evento é uma oportunidade para as empresas se apresentarem ao público e da população ter acesso a um conglomerado de informações comerciais e institucionais em um mesmo local. A FENB acontece no Planet Show, onde uma grande estrutura será montada. Na próxima sexta-feira (19), às 19h, os interessados em adquirir um stand na Feira poderão participar de uma reunião com a comissão organizadora. O encontro será realizado no Auditório Maria Sônia Meira Gomes, CDL, 1º andar. As vagas são limitadas. Para informações sobre a FENB 2014, os interessados podem entrar em contato com o Diretor Administrativo da CDL, Fernando Coelho, das 14h às 18h, de segunda à sexta-feira. O telefone da CDL é 3441-1222.

Dilma tem 36%, Marina, 30%, e Aécio, 19%, aponta pesquisa Ibope Foto: Reprodução

Pesquisa Ibope divulgada na terça-feira (16) mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) abriu seis pontos na corrida presidencial frente à candidata Marina Silva (PSB). Segundo o levantamento, a candidata petista possui 36% das intenções de voto. Já Marina aparece com 30%, seguida por Aécio Neves (PSDB) com 19%. Pastor Everaldo (PSC) tem 1% dos votos. Os demais candidatos somados têm 1% das intenções de voto. Brancos e nulos são 7%, e não sabe ou não respondeu são 6%. Em um possível segundo turno entre Dilma e Marina, o Ibope revela que a candidata do PSB aparece na frente com 43%, contra 40% da candidata petista. Já entre Dilma e Aécio, a pesquisa revela que a candidata à reeleição aparece com 44% contra 37% do candidato do PSDB. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S.Paulo". O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 204 municípios do país entre os dias 13 e 15 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00657/2014.

Brumado: Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu será realizado dia 28 de setembro Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No dia 28 de setembro, a partir das 09h, a 8ª etapa do Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu será disputada em Brumado, no Ginásio Esportivo Antônio Alves Ribeiro. O evento acontece sob a coordenação da Academia Aranha e com o apoio da prefeitura municipal, que vem se destacando no incentivo aos atletas amadores. Estes retribuem apresentando um bom trabalho e enaltecendo o nome do município na região.

Contendas do Sincorá: Bandidos fazem família refém e roubam comércio e caixa expresso Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na noite da última terça-feira (16), na cidade de Contendas do Sincorá, no sudoeste baiano, quatro bandidos fortemente armados invadiram uma residência que fica sobre um comércio e fizeram um empresário e sua família reféns. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os bandidos exigiram que o proprietário do estabelecimento abrisse o local, violaram um caixa eletrônico de uma agência bancária instalada no comércio e levaram cerca de R$ 15 mil, do comerciante e do caixa. Em fuga, os bandidos ainda roubaram dois veículos no Distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, mas eles abandonaram os veículos, que apresentaram falha mecânica. Guarnições da 34ª CIPM e da 2ª IPRV perseguiram a quadrilha, porém os bandidos conseguiram despistar a polícia nas estradas vicinais de acesso às comunidades rurais da região. Na manhã de hoje (17), novas buscas foram iniciadas no intuito de capturar o bando, que fugiu em um Ford Ka branco.

Brumado: IFBA prorroga prazo de inscrição do Vestibular 2015

As inscrições para o processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) foram prorrogadas até o dia 16 de outubro. São 6.880 vagas distribuídas em 20 cidades da Bahia. Neste ano, todas as vagas de graduação serão ocupadas através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014: 60% pelo sistema de classificação do IFBA e 40% pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para os cursos subsequentes, também houve mudanças.  Neste processo seletivo, 50% das vagas serão reservados pela nota do Enem. Ou seja, esses candidatos não farão a prova do IFBA, já que o modo de seleção será com base na nota do Enem. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site www.ifba.edu.br. O valor da taxa de inscrição para os cursos técnicos é de R$ 30. Com a prorrogação, também foi reaberto o período de solicitação de isenção parcial da taxa de inscrição nos cursos técnicos: até 25 de setembro. A data de aplicação da prova permanece no dia 7 de dezembro, das 8h às 12h40, com abertura dos portões às 7h20. Clique aqui e veja mais informações e editais retificados.

Brumado: Vereadores trocam sessão por reunião de campanha eleitoral Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Doze vereadores compareceram à sessão da Câmara de Brumado na noite da última segunda-feira (15) e aprovaram três projetos de lei, 17 indicações e uma moção de aplausos. Após o encerramento do expediente, o parlamento começou a se esvaziar e o presidente da sessão, vereador Alessandro Lôbo (PSL), fez as considerações finais da noite por volta das 21h. Neste momento, havia apenas cinco vereadores na plenária. O debate terminou 70 minutos antes do tempo regulamentado. A nossa reportagem apurou que a maioria dos parlamentares deram justificativas vazias, pois na verdade trocaram a sessão por reuniões de campanha eleitoral.

Arquivo