Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2015
fechar

Lei que torna obrigatório ensino médio nas penitenciárias é sancionada Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A presidenta Dilma Rousseff (PT) sancionou, na última semana, uma mudança na Lei de Execução Penal, que institui os estudos do ensino médio nos presídios brasileiros. A Lei 13.163 tem origem na Câmara dos Deputados, em 2002, com o PL 25/1999, de autoria do então deputado e atual senador Paulo Rocha, do Partido dos Trabalhadores do Pará (PT-PA). O senador explicou que atualmente a juventude é uma presa fácil do esquema de drogas no país. Consequentemente, a quantidade de jovens presos chama a atenção, quando mais de 50% da população carcerária do Brasil é formada por jovens infratores. Para ele, a juventude brasileira é de responsabilidade da própria família e, também, do Estado. “Primeiro, a responsabilidade da nossa juventude ou é da família ou do Estado, que não tem competência para criar condições no período da juventude, que são estudo, educação, etc”.

Professores da UFBA mantêm greve que já dura mais de 100 dias Foto: Divulgação

De acordo com Sindicato dos Professores das Instituições Federais do Ensino Superior da Bahia (Apub), em assembleia realizada ontem (15), os professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Do total de docentes que participaram da assembleia, 210 foram a favor da permanência da paralisação por tempo indeterminado e 63 foram contra. A votação ainda registrou três abstenções. Em nota divulgada em 12 de agosto, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) informou que o semestre letivo 2015.1 não será cancelado e que os alunos matriculados terão as cargas horárias das disciplinas garantidas. Além disso, a administração da universidade informou que o semestre 2015.2 ocorrerá normalmente, em período a ser definido, quando a situação decorrente das greves for normalizada e o calendário acadêmico for reformulado, com a definição inclusive de um novo período de matrícula.

Desconto de 5% no IPVA para placas de final zero é válido até o dia 28 Foto: Reprodução

O prazo para os proprietários de veículos com placas de final zero aproveitarem o desconto de 5% no pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) termina no dia 28 deste mês. Segundo a Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA), o benefício é válido apenas para a quitação à vista. Existe ainda a opção de parcelar o imposto em três vezes. Neste caso, o pagamento da primeira cota também deve ser feito até o dia 28. Outra possibilidade é quitar o valor integral do tributo, sem desconto, até 30 de novembro. Em setembro, ocorre ainda o vencimento de cotas mensais para quem também optou, nos meses anteriores, pelo parcelamento do IPVA. Dia 28 vence a segunda parcela para as placas de final 9. Já nos dias 29 e 30, vence a última parcela para as placas de final 7 e 8, respectivamente. Caso os proprietários de veículos com placa de final 7 e 8 não tenham quitado nenhuma parcela, também devem efetuar até estas datas o pagamento integral, em cota única, sem desconto. As datas de quitação das cotas e placas podem ser conferidas no calendário do IPVA 2015, disponível no site da Sefaz-BA, em Inspetoria Eletrônica => IPVA => Calendário. Para efetuar o pagamento, basta dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos.

Brumado: Presidente da Câmara vai encabeçar abaixo assinado contra aumento nos impostos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Não satisfeito com os efeitos da corrupção no país e com as medidas adotadas pelos governo no intuito de tapar os rombos, dentre os quais a criação e aumento de impostos, o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Alessandro Lôbo (PSL), desabafou sobre a atual condição em que se encontra o Brasil. Ele declarou que vai encabeçar um abaixo assinado dos brumadenses para que o mesmo seja encaminhado aos deputados que foram votados no município. O objetivo é que o documento chegue às mãos da presidente Dilma Rousseff (PT). Lôbo fez um resumo das últimas notícias divulgadas na grande mídia, apontando em destaque o gigantesco desfalque nos cofres da Petrobras. Em seguida, o parlamentar falou da sua intenção de recolher as assinaturas em protesto. “Como se nada estivesse acontecendo, o governo agora declara que dará o remédio amargo para o povo brasileiro, que irá sofrer mais uma vez ao ter os impostos aumentados. Isso é um absurdo. Então, diante dessa afronta, iremos encabeçar aqui em Brumado um movimento de um grande abaixo assinado com a nossa população contra essa medida implacável do governo. Esse abaixo assinado será entregue a todos os deputados e políticos que representam o nosso município, deixando claro que a população de Brumado está extremamente indignada com essa atitude do governo federal”, disse o vereador.

Criolipólise está com preço promocional na Clínica Luiza Feres em Brumado

Entre os dias 17 e 21 de setembro, o tratamento de criolipólise estará em promoção na Clínica Luiza Feres. Não perca tempo e aproveite para preparar seu corpo para o verão. Agende agora mesmo uma avaliação. As vagas são limitadas e as próximas turmas só serão formadas em dezembro. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 9962-3010/ 9997-3200.

Vereadores vão debater com o executivo brumadense destino dos animais soltos na cidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador José Santos (PTC), o Santinho, chegou a apresentar na Câmara de Vereadores de Brumado uma indicação ao prefeito Aguiberto Lima Dias (SD) para que seja adquirido um veículo para recolhimento dos animais soltos nas ruas da cidade. Embora a indicação tenha sido apreciada pelos demais parlamentares, os mesmos pediram ao autor que retirasse a indicação de pauta para que houvesse um melhor estudo quanto à destinação dos animais recolhidos. Segundo os parlamentares, no momento, o município dispõe apenas de um pequeno canil anexo ao setor de transportes e, no local, os cães estão sendo cuidados por uma ONG. O vereador acatou a solicitação dos demais colegas e espera uma audiência com o prefeito no intuito de que seja providenciado um local maior para manter os animais recolhidos. Ele também quer o apoio das ONGs e da Associação Protetora dos Animais.

Brumado: Morre o locutor das multidões, Eli Lobo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um trágico acidente automobilístico ocorrido na noite da última terça-feira (15), no estado de São Paulo, tirou a vida do brumadense Elisângelo Lobo, o popular Eli Lobo. Eli tinha 35 anos e era um popular locutor, que ganhou a fama de 'locutor das multidões' ao fazer hilários anúncios em grandes lojas de confecções da cidade. Sua popularidade ficou ainda maior ao ingressar na Rádio Alternativa, onde atuou por vários anos até tentar carreira política, quando disputou o pleito eleitoral para vereador em 2012, pelo Partido Verde (PV), mas não foi eleito. Na ocasião, Eli declarou ao site Brumado Notícias que tinha o ideal de lutar em prol do desenvolvimento social do município, pois temia que a juventude brumadense fosse sugada pelas drogas. “Quero levantar a autoestima da nossa juventude”, disse o locutor na época. Eli tinha paixão pela própria voz e não perdia a oportunidade de mostrar seu talento vocal diante de um microfone. Casado, pai de um filho, Eli mudou-se para São Paulo em busca de novos horizontes, pois sonhava em atuar em uma grande emissora de rádio do país. O corpo será transferido para Brumado para ser velado na casa da família, na Praça João Romão, no Bairro Dr. Juracy.

Nova ambulância reforça frota do Samu 192 em Tanhaçu Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No município de Tanhaçu, no sudoeste baiano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu 192 teve a sua frota reforçada com mais uma ambulância. O veículo do tipo padrão foi entregue pelo vice-governador e secretário estadual de Planejamento, João Leão (PP), representando o governador Rui Costa (PT), e pelo secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, na manhã de ontem (15), no pátio da Secretaria da Saúde (Sesab), em Salvador. Além da cidade de Tanhaçu, outros municípios foram contemplados: Guajeru, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Livramento de Nossa Senhora, Malhada de Pedras, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires, Jequié, Porto Seguro, Juazeiro, Ibirapuã, Itanhém, Mucuri, Nova Viçosa e Alagoinhas. A renovação das ambulâncias equipadas para o transporte de pacientes entre municípios vizinhos garante a rapidez e eficiência no atendimento a casos de urgência. Atualmente, Tanhaçu conta com duas ambulâncias do Samu 192, 03 ambulâncias do município, 01 ambulância no distrito de Sussuarana, 02 vans e 12 veículos trabalhando em prol da saúde da cidade. O prefeito João Francisco Santos (PT) ficou bastante satisfeito com o benefício. “Essa ambulância auxiliará o trabalho do Samu no salvamento de vidas e na qualidade do serviço prestado à população”, disse ele.

Brumado: Bandidos pedem dinheiro para devolver moto, mas são surpreendidos pela polícia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Há doze dias, um cidadão teve a motocicleta roubada por criminosos, que, nesta terça-feira (15), entraram em contato pedindo dinheiro para devolver o veículo. Os bandidos exigiram que a vítima não acionasse a polícia e que entregasse o valor combinado nos fundos do canteiro da Fiol, em Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a vítima compareceu ao local com dois policiais e surpreendeu os bandidos. A motocicleta foi recuperada, mas os marginais conseguiram fugir ao avistar a polícia. Os criminosos estão sendo procurados.

Cadeirinha fica intacta e bebê sai ileso de acidente que fez carro virar sucata em São Paulo Foto: Divulgação/Polícia Rodoviária

Uma mulher ficou gravemente ferida após se envolver em um acidente na manhã desta terça-feira (15) na rodovia Marechal Rondon (SP-300), em Botucatu (SP). No veículo também estava sua filha, de apenas dois anos, que estava na cadeirinha e teve apenas escoriações. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, a motorista trafegava pela rodovia, quando, na altura do quilômetro 243, bateu de frente em uma carreta que seguia na pista contrária. O acidente foi próximo à entrada para a Cachoeira da Marta, em um trecho de pista simples. O impacto foi tão forte que o carro ficou completamente destruído. A cadeirinha em que a bebê estava, no entanto, ficou intacta. Mãe e filha foram socorridas e encaminhadas para o Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu. A mãe está internada em estado grave. O motorista do caminhão não ficou ferido. A pista foi interditada para que fosse feito o socorro as vítimas, mas o trânsito já está normalizado. As informações são do G1.

Pesquisa: 81,5 milhões de brasileiros acessam a internet pele celular Foto: Reprodução

Acessam à internet pelo celular 81,5 milhões de brasileiros com mais de dez anos, segundo pesquisa divulgada hoje (15) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O número representa 47% dessa parcela da população, de acordo com as entrevistas feitas em 19,2 mil domicílios entre outubro de 2014 e março de 2015. Na edição anterior da pesquisa TIC Domicílios, com referência a 2013, o percentual de usuários da rede por telefone móvel era de 31% e em 2011, de 15%. Segundo a Agência Brasil, o celular é o segundo aparelho mais presente nos lares brasileiros, estando em 92% deles. Perde apenas para os televisores, que estão em 98% dos domicílios. No total, o telefone móvel é usado por 86% dos adultos e adolescentes, um total de 148,2 milhões de pessoas. O aparelho é o único meio de acesso a rede para 19% dos usuários. O computador é o canal exclusivo de conexão para 23% dos internautas. 56% utilizam os dois meios. Entre os usuários de internet, o equipamento mais utilizado ainda é o computador, sendo meio de acesso de 80% deles – 54% computadores de mesa e 48% notebook. Em seguida, vem o celular, com 76%. O tablet é usado por 22%.

Dilma se diz otimista com superação de crise Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um dia após o anúncio de novas medidas fiscais para reequilibrar as contas, com redução de gastos e aumento de receitas, a presidenta Dilma Rousseff disse hoje (15) que está otimista com a superação da crise e que fará os ajustes para seguir em frente. “Acredito que o Brasil tem todas as condições, e sou extremamente otimista no que se refere à superação das dificuldades que nós temos enfrentado. Sou otimista porque, nesses últimos anos, nós acumulamos um grande arsenal para reagir. O Brasil está passando por alguns problemas, é verdade. Mas ele é mais forte e maior que esses problemas”, disse a presidenta, em discurso, durante a entrega do 28º Prêmio Jovem Cientista, no Palácio do Planalto. De acordo com a Agência Brasil, Dilma citou políticas de agricultura e de inclusão de microempreendedores como exemplos de bases para a recuperação da economia brasileira. “Temos conquistas que nós não vamos deixar atrás. Nós vamos fazer os nossos ajustes, e vamos seguir em frente”. A presidenta voltou a criticar os que são pessimistas quanto à situação da economia brasileira, e disse que o momento é de união para ajudar o país a voltar a crescer. “Esse país é muito maior que os pessimistas de plantão querem fazer crer, esse país tem capacidade criativa e, sobretudo, quando estamos juntos somos capazes, sim, de superar desafios e dificuldades. Temos que nos dedicar de corpo e alma a construir a trajetória para o país voltar a crescer”.

Brumado: FCA esclarece causas do acidente entre carreta e composição ferroviária Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na manhã de hoje (15), foi registrado um acidente envolvendo uma carreta e uma composição ferroviária em uma passagem de nível localizada dentro de um pátio, na Vila de Catiboaba, em Brumado. Em nota de esclarecimento enviada ao site Brumado Notícias, a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) informou que, como procedimento padrão de segurança, a composição ferroviária trafegava com velocidade reduzida no local. Além disso, o maquinista, ao se aproximar do cruzamento, acionou a buzina e o sino da locomotiva para alertar sobre a aproximação do trem. Ao avistar a carreta na linha férrea, o profissional aplicou imediatamente os freios de emergência, mas não houve tempo hábil para parar. Devido ao seu peso, após acionamento dos freios, um trem pode percorrer até um quilômetro antes de parar completamente. A empresa ressalta que o local da ocorrência possui sinalização que alerta os motoristas sobre a circulação do trem. Conforme indica o Código de Trânsito Brasileiro, a composição férrea tem a preferência de passagem nesses cruzamentos rodoferroviários.

Vereador denuncia provão relâmpago em Brumado e pede investigação policial Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No último final de semana, centenas de estudantes realizaram um provão relâmpago realizado pelo Instituto Brasileiro de Estágio e Emprego (IBEE) em Brumado. O método de realização do processo seletivo chamou a atenção do vereador Weliton Lopes (SD), que na noite de domingo (13) registrou uma ocorrência na delegacia, através da qual solicita uma investigação policial a respeito do instituto. Em pronunciamento na câmara de vereadores, o parlamentar esclareceu que achou estranho o instituto cobrar R$ 50 de cada aluno em um processo seletivo para vaga de estágio. O vereador apontou que o correto seria fazer a cobrança apenas após o estudante passar a receber a bolsa de estágio. 

Vereador denuncia provão relâmpago em Brumado e pede investigação policial Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Para Lopes, os pais e alunos não tiveram tempo de avaliar a procedência do instituto e a validade do processo seletivo. “Chegaram na sexta (11) e fizeram panfletagem, daí no sábado (12) foram aplicadas as provas e, no domingo (13), já foi dado o resultado. Foi quase que instantâneo!”, afirmou o vereador. Diante da denúncia, o delegado Rafael Araújo, que acompanha o caso, compareceu à unidade escolar e alertou os participantes a não pagarem antecipadamente a taxa cobrada, pois, segundo argumentou, tal cobrança fere o § 2 do artigo 5º da Lei 11.788, que reza que é vedada qualquer cobrança de valores aos estudantes nesse tipo de seleção. O caso continua sendo apurado pela polícia.

Produção agropecuária cresce 1% em 2015 e supera R$ 473 bilhões Foto: Reprodução

O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) brasileira chega a R$ 473,2 bilhões no ano, com base nas atualizações feitas em agosto pela Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - o valor é 1% maior do que os R$ 468,6 bilhões registrados em 2014. Os ganhos na pecuária chegam a 2,2% e elevam a produção do setor para R$ 169,88 bilhões, enquanto as 21 culturas analisadas aumentaram 0,3% e totalizam R$ 303,34 bilhões. De acordo com o coordenador-geral de Estudos e Análises da secretaria, José Garcia Gasques, neste ano, há uma combinação de ganhos de produtividade de grãos da ordem de 5,3% em relação ao ano passado. Daí o crescimento de apenas 0,3% no VBP agrícola. Os produtos com maior acréscimo no valor da produção foram: cebola (147,5%), mamona (99,4%), pimenta do reino (58,6%), trigo (7,5%), soja (3,7%), milho (3,4%) e café (1,6%). Em contrapartida, as maiores quedas em faturamento foram registradas com a maçã (- 21,6%), a uva (-19,2%), o tomate (-13,8%), a batata (-8,8%) e a mandioca (-8,3%). As estimativas regionais mostram que a liderança do VBP continua com a Região Sul (R$ 136,96 bilhões), seguida pelo Centro-Oeste (R$ 127,34 bilhões), Sudeste (R$ 120,11 bilhões), Nordeste, (R$ 47 bilhões) e Norte (R$ 27,97 bilhões).

MEC cria grupo para incluir negros e indígenas em cursos de pós Foto: Reprodução

De acordo com portaria publicada na edição de hoje (15) do Diário Oficial da União, o Ministério da Educação criou um grupo de trabalho para propor ações de inclusão de negros, pardos, indígenas e estudantes com deficiência em programas de mestrado e doutorado. Além do mestrado e doutorado, a portaria pretende incluir esses estudantes em programa de mobilidade internacional. O grupo tem o prazo de quatro meses para concluir as atividades. O grupo de trabalho será formado por representantes de secretarias do Ministério da Educação, pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República e organizações como o Fórum Nacional de Educação Inclusiva, a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros, a Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena, a Educafro e a Associação Nacional de Pós-Graduando. A coordenação será de responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação.

Brumado: Após apelo de sindicalista, câmara busca adequações de acessibilidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ao fazer uso da palavra na plenária da Câmara de Vereadores de Brumado no dia 31 de agosto deste ano, o líder sindical Edilson Costa, o Dinda, que é portador de deficiência física, cobrou do parlamento local uma rampa de acessibilidade à tribuna livre. Na ocasião, para chegar ao púlpito do legislativo, o sindicalista teve de contar com a ajuda do vice-presidente da mesa diretora, Édio Pereira (PCdoB). Reconhecendo a falta de acessibilidade ao público portador de deficiência, a mesa diretora e os demais vereadores concordaram em realizar as adequações e com isso foi construída uma rampa de acessibilidade à tribuna livre da casa legislativa. Ainda há alguns ajustes de segurança a serem feitos no equipamento, mas a iniciativa agradou aos portadores de deficiência do município, que veem gradualmente os órgãos públicos se adequando às suas necessidades de locomoção. O presidente da câmara, Alessandro Lôbo (PSL), disse em entrevista ao site Brumado Notícias que a mesa diretora já fez um levantamento das cobranças feitas pelo sindicalista e que está buscando se adequar as necessidades dos portadores de deficiências. “Se aqui é a casa do povo, então ela tem que ser acessível a todos, por isso vamos nos adequar para melhor atender a esse público”, disse o parlamentar.

Brumado: Aproveite a promoção de etanol dos postos Sabrina Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De segunda à quinta-feira, o etanol está com preço promocional nos postos Sabrina, em Brumado. Nos locais, o combustível está sendo vendido por apenas R$ 2,29. Passe agora em um dos postos da rede e abasteça o seu veículo com etanol. O Posto Sabrina II fica localizado na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, em Brumado. Já o posto Sabrina XI fica localizado em frente à rótula de entroncamento entre as Avenidas Centenário e João Paulo I. O melhor combustível, com o melhor preço, é na rede Sabrina.

Ex-presidente do Clube Social de Brumado defende eleição da chapa Superação Foto: Divulgação

A chapa SuperAÇÃO, vai concorrer às eleições do Conselho Deliberativo e Fiscal do Clube Social de Brumado (CSB). Em nome da chapa, a candidata conselheira, Lícia Ataíde, que já foi membro do conselho deliberativo nos períodos de 1997/1999, 2002/2005, 2007/2009, 2009/2012, diretora secretária na gestão 2007/2009, candidatou-se a presidente em janeiro de 2005, tornando-se a primeira mulher a administrar o clube. Durante sua administração, concluiu o parque aquático do local, inaugurado no dia 12 de outubro de 2006. “A partir daí o clube ganhou nova aparência, transformando-se no cartão postal de nossa cidade”, disse ela. O conselho deliberativo da chapa SuperAÇÃO tem em sua composição 5 ex-presidentes, 9 ex-diretores e 12 ex-conselheiros. Lícia Ataíde deixou claro seu desejo de presidir o conselho, juntamente com os demais conselheiros. “A chapa superação pretende promover mudanças substanciais no estatuto, que só será possível após assembleia geral em que o associado votará ou não pela alteração do mesmo. Nosso clube é sem sombra de dúvidas um dos melhores clubes sociais da região. Assume papel importante na comunidade. Todos os segmentos da sociedade são beneficiados por ele, seja de forma onerosa ou gratuita, todos se beneficiam utilizando daquele espaço”, destacou a candidata.

Brumado: Colisão entre carreta e locomotiva é registrada na entrada da Magnesita Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma carreta rodotrem colidiu com uma locomotiva da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) na travessia da linha férrea, à margem da BR-030, em frente à portaria da empresa Magnesita, em Brumado. A carreta presta serviços para a empresa mineradora e se preparava para entrar na empresa para ser carregada. Segundo apurou o site Brumado Notícias, ninguém se feriu. Embora haja uma sinalização no local, já foi registrado um acidente envolvendo um caminhão baú e outra locomotiva. Os motoristas que transitam pelo local insistem em pedir uma cancela de segurança por se tratar de uma passagem de transbordo da empresa.

Brumado: Colisão entre carreta e locomotiva é registrada na entrada da Magnesita Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Brumado: Guardas municipais vão à câmara agradecer aprovação de projeto de lei Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os guardas municipais da cidade de Brumado compareceram à câmara de vereadores na noite da última segunda-feira (14) portando uma faixa de agradecimento aos parlamentares por terem aprovado o projeto de lei 016/2015, de autoria do poder executivo. O projeto insere o § 3º no artigo da lei 1.212, de 13 de maio de 1999, que reformula o estatuto do servidor público de Brumado e autoriza o adicional de periculosidade de 30% aos guardas municipais. Os vereadores parabenizaram a iniciativa da categoria, no entanto, com uma frase quase ensaiada foram unânimes em repetir que não fizeram nada além de suas atribuições.

Brumado: Idoso é agredido e torturado durante assalto na zona rural Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última sexta-feira (11), um grupo de marginais invadiu um sítio localizado entre a comunidade de Umburanas e o Distrito de Cristalândia, em Brumado. No local, um idoso de 70 anos, proprietário do sítio, foi feito refém. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, como o bando não encontrou dinheiro na propriedade, o idoso foi agredido e torturado. Ele teve o rosto raspado no chão e quase foi enforcado pelos criminosos. Os elementos ainda amarraram o homem na cama, colocaram uma mordaça nele e fugiram em seguida. O idoso, que mora sozinho no local, só conseguiu escapar no domingo (13), quase 48 horas após o assalto. Ele fez contato com a família, que ficou chocada com o crime. A residência já foi colocada à venda e o idoso deve passar a morar na cidade, próximo dos parentes. A ocorrência reforça a insegurança na zona rural e a necessidade da instalação de postos policiais no meio.

Prefeitura de Brumado realizará evento público sobre a Construção do Plano de Saneamento Básico Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O primeiro evento público sobre a Construção do Plano Municipal de Saneamento Básico de Brumado será realizado no dia 23 deste mês, no auditório da prefeitura, às 19h. O Instituto de Pesquisa Administração e Planejamento - IPPLAN será o responsável por desenvolver o Plano de Saneamento Básico do Município, exigido pela Lei Federal 11.445/2007. No evento serão apresentadas as principais etapas para a elaboração do plano, bem como será constituído um Grupo de Trabalho. O Plano de Saneamento Básico compreende o grupo de ações que objetivam garantir um território com condições de vida saudáveis para os humanos, tendo como meta a universalização dos serviços de saneamento. Compõem a política de saneamento básico: o abastecimento de água; o recolhimento, afastamento e tratamento dos efluentes domésticos; a coleta, tratamento e disposição final adequada dos resíduos sólidos e limpeza urbana; e a drenagem das águas pluviais.

Arquivo