Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2019
fechar

O Ministério Público Federal (MPF) pediu nesta sexta-feira (27) à Justiça que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vá para o regime semiaberto. Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Curitiba, desde o dia 7 de abril de 2018. Ele foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo sobre o caso do triplex em Guarujá (SP). Segundo a denúncia, Lula recebeu o imóvel como propina da construtora OAS para favorecer a empresa em contratos com a Petrobras. Ele nega as acusações e diz ser inocente. Conforme o documento, que é assinado por Deltan Dallagnol e os outros 13 procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato, Lula cumpre o requisito de bom comportamento. De acordo com o G1, o MPF pede que a defesa do ex-presidente seja ouvida antes de determinar a progressão de regime.

Traficante de Vitória da Conquista presa em São Paulo é levada à Bahia com pés e mãos algemados Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

A mulher que é apontada como a maior traficante da Bahia foi transferida para Salvador na tarde desta sexta-feira (27), dois dias após ser presa em São Paulo, onde se escondia há cerca de 4 anos com as filhas, que têm 10 e 4 anos. Conhecida como “Dona Maria”, Jasiane Teixeira, de 31 anos, foi trazida para a capital baiana em um avião do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, sob forte esquema de segurança. A suspeita usava algemas nas mãos e nos pés, além de uma venda nos olhos que se assemelha a óculos, para não saber para onde estava sendo levada. Um vídeo mostra a chegada. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Jasiane vai prestar depoimento para agentes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e, em seguida, será levada para o sistema prisional. No entanto, não foi divulgado se ela vai ficar presa em Salvador. Jasiane foi capturada na cidade paulista de Biritiba Mirim na quarta-feira (25), seis dias após completar 31 anos.

Traficante de Vitória da Conquista presa em São Paulo é levada à Bahia com pés e mãos algemados Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

Além de tráfico, a mulher é suspeita de porte de armas e centenas de homicídios na Bahia, incluindo participação na morte de um agente penitenciário - crime do qual foi condenada recentemente. Em contato com o G1 na quinta-feira (26), o advogado da suspeita, Walmiral Marinho, afirmou que Jasiane é inocente e que ela ainda não tinha se entregado para a polícia porque temia pela vida dela e das duas filhas. O advogado diz que a cliente está sendo responsabilizada pelo histórico criminal do ex-companheiro, que morreu em 2014 em um confronto com policiais. Dona Maria estava com ele na ação, mas conseguiu fugir e era procurada desde então. O homem, identificado como Bruno de Jesus Camilo, é apontado como ex-chefe de uma quadrilha na Bahia e, segundo a polícia, Jasiane ocupou o posto após a morte dele. Walmiral Marinho afirma que o padrasto de Jasiane é um desembargador aposentado, que já morreu.

Taxa extra da conta de luz será menor em outubro, diz Aneel Foto: iStockphoto/Getty Images

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (27) que a bandeira tarifária de outubro será amarela, o que significa uma cobrança extra de R$ 1,50 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. Em setembro a bandeira estava no patamar vermelho 1, com cobrança de R$ 4 a cada 100 quilowatts-hora consumidos, segundo informação do G1. O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo de geração de energia. O objetivo é informar aos consumidores quando esse custo aumenta e permitir que eles reduzam o uso para evitar pagar uma conta de luz mais cara. Segundo a Aneel, outubro é um mês de transição entre a estação seca e o período úmido. Além disso, explica a agência, há previsão de aumento para as chuvas nos principais reservatórios. Com isso, será possível reduzir o uso de usinas térmicas, que geram uma energia mais cara. O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo de geração de energia. O objetivo é informar aos consumidores quando esse custo aumenta e permitir que eles reduzam o uso para evitar pagar uma conta de luz mais cara.

Vaqueiro morre afogado em barragem no município de Anagé Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O vaqueiro Irenio Souza de Azevedo que estava desaparecido desde a última quarta-feira (25), foi encontrado na última sexta-feira (27), morto na em uma barragem na Fazenda Boa Vista Jardim, zona rural de Anagé, a 85 km de Brumado. Segundo informou o 7º Grupamento de Bombeiros Militar, o proprietário da fazenda e funcionários relataram que Irenio estava pescando, quando por volta das 18h foi chamado para retornar, pois estava escurecendo, momento em que ainda respondeu. Às 18h30min ouviram barulhos vindo do local onde Irenio estava, porém ao ser chamado, não mais respondia. A Guarnição dos Bombeiros Militares efetuou buscas durante todo o dia de quinta-feira (26), porém o corpo só foi encontrado no segundo dia de ocorrência, sexta-feira (27), quando foi encontrado o corpo. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista foi acionado e realizou a perícia no local. O corpo de Azevedo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. A polícia civil já iniciou as investigações.

Brumado: UniFG lamenta morte do estudante de engenharia civil Thiago Prates

O Centro Universitário UniFG vem publicamente externar o mais profundo sentimento de pesar pelo falecimento do aluno Thiago Prates Leite, do curso de Engenharia Civil, ocorrido nesta sexta-feira (27), na cidade de Brumado. Thiago morreu após colidir o veículo que dirigia com um caminhão na Avenida Centenário. Lamentamos profundamente o falecimento deste tão querido aluno, e neste momento de luto e dor, queremos transmitir nossos sentimentos aos familiares, amigos e colegas. Em tempo, informamos que as atividades acadêmicas e administrativas deste sábado (28) estão suspensas em todos os campi.

Brumado: Estudante de engenharia civil morre após desviar de moto e colidir contra caminhão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Três universitários acabaram se envolvendo em um grave acidente automobilístico na tarde desta sexta-feira (27), entre o terminal rodoviário e o centro comercial de Brumado. O grupo regressava de Guanambi. De acordo com testemunhas, o veículo dirigido por Tiago Prates, de 22 anos, estudante de engenharia civil, estava em alta velocidade, tentou se esquivar de uma motocicleta, porém atingiu o veículo de duas rodas e perdeu o controle de direção. O carro ocupado pelos universitários rodopiou na pista e colidiu na lateral de um caminhão baú parado na faixa de servidão, do outro lado da pista. O condutor do veículo não resistiu aos ferimentos e veio a óbito ainda no local do acidente. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o motorista do caminhão informou detalhes acerca do ocorrido.

Brumado: Estudante de engenharia civil morre após desviar de moto e colidir contra caminhão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“A moto atrapalhou ele no trânsito e ele vinha em alta velocidade, puxou a direção pra tirar da moto, mas tocou no veículo. Ele perdeu a direção e veio rodando até tocar no caminhão”, contou, emocionado com a tragédia. Policiais militares e socorristas do Samu 192 contaram com o apoio de populares para retirar as demais vítimas que ficaram presas às ferragens - as mesmas foram encaminhadas ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. O condutor da motocicleta ainda tentou prestar socorro aos ocupantes do carro, mas também precisou de cuidados médicos, sendo levado ao hospital. Polícia civil, departamento de polícia técnica e agentes de trânsito estiveram no local realizando os procedimentos de praxe.

Brumado: Morre aos 80 anos, o ex-vereador Manoel Borges Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O ex-vereador do município de Brumado, Manoel Alves Pereira, o Manoel Borges, 80 anos, morreu nesta sexta-feira (27), no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto vítima de um infarto. Borges atuou no Poder Legislativo local nos anos de 2001 e 2004, pelo extinto Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Manoel sempre foi um forte defensor de sua região, o Distrito de Ubiraçaba. O ex-vereador deixa esposa, filhos, netos e bisnetos. O sepultamento de Manoel ocorreu às 18h de hoje, no Cemitério de Ubiraçaba. A Câmara de Brumado emitiu nota de pesar.

O Brasil registrou 12,6 milhões de pessoas desempregadas no trimestre encerrado em agosto. O número representa uma queda de 11,8% em relação ao trimestre encerrado em maio, quando a taxa era de 12,3%. O número, no entanto, foi puxado por recorde de trabalhadores informais, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre junho e agosto, 684 mil trabalhadores entraram no mercado, totalizando 93,6 milhões de ocupados, o maior número desde 2012. Desse total, entretanto, 87,1% entraram no mercado na via informal. Com isso, segundo o IBGE, 41,4% da população ocupada, ou 38,8 milhões de pessoas, se encontra na informalidade, a maior proporção desde 2016, quando esse indicador passou a ser produzido.  Nesse grupo estão os trabalhadores sem carteira assinada (empregados do setor privado e domésticos), os sem CNPJ (empregadores e por conta própria) e os sem remuneração (auxiliam em trabalhos para a família). De acordo com a Veja, os empregados sem carteira assinada totalizaram 11,8 milhões de pessoas e os por conta própria somaram 24,3 milhões de trabalhadores no trimestre encerrado em agosto, os maiores contingentes da série histórica, iniciada em 2012.

Brumado: Decretada prisão de homem que matou mulher e ligou para o pai da vítima Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O homem suspeito de matar a ex-companheira a tiros, ligar para o pai da vítima e confessar o crime teve mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça. A mulher foi identificada como Viviane Ariane dos Reis Santos, de 33 anos, moradora da cidade de Brumado. Segundo nota divulgada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), nesta sexta-feira (27), o caminhoneiro Deuslírio Alves, de 43 anos, é considerado foragido. Na nota da SSP-BA, o delegado Leonardo Souza Soares disse que solicitou a prisão do suspeito assim que as investigações começaram. “Ele efetuou disparo de arma de fogo contra a mulher e ligou para a mãe da vítima, para avisar que havia cometido o crime. De imediato, solicitamos a sua prisão e ele já é considerado foragido da Justiça”, disse. Ainda segundo o delegado, quem tiver informações do paradeiro de Deuslírio, pode denunciar, sem precisar se identificar, por meio do Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), nos números (71) 3235-0000 e 181 para quem está no interior baiano.

1ª Cavalgada Amigos do Edigar Mão Branca será realizada no dia 10 de novembro em Brumado

No dia 10 de novembro de 2019, acontecerá no Parque de Exposição Gilson Brito, em Brumado, a 1ª Cavalgada Amigos do Edigar Mão Branca. O evento promete movimentar a comunidade regional, que é fã do artista e de suas músicas. Além do cantor, a programação da cavalgada contará com apresentações dos artistas Cigano Cantador e Ed Rossi. Não perca a chance de participar desse grande evento.

Homens são presos aplicando o golpe do FGTS na agência da Caixa de Carinhanha Foto: Divulgação/PM

Na tarde da última quinta-feira (26), dois homens foram presos tentando aplicar golpes retirando dinheiro do FGTS em nome de outras pessoas, na cidade de Carinhanha, na região oeste da Bahia. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, um funcionário da Caixa Econômica ligou para a polícia denunciando que havia alguns indivíduos na agência, suspeitos de estarem portando documentação falsa e tentando realizar saques do FGTS. No local, os policiais pediram a documentação de ambos, que apresentaram documentos de CNH, tendo a guarnição percebido que aparentavam ser falsos. A dupla foi conduzida à delegacia, quando um dos indivíduos confessou que realmente aplica golpes. Ele esclareceu que seu nome verdadeiro é Mário Lúcio Lopes da Costa. Com eles, a polícia apreendeu 05 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH), a quantia de R$ 300, que estava com Mário, e mais R$ 1.059,00, que estava com o seu comparsa, bem como documentos de identidade, dois celulares e várias documentações relacionadas a bancos. Os acusados foram flagranteados por tentativa de estelionato.

Ex-procurador da República, Rodrigo Janot, planejou assassinar ministro Gilmar Mendes Foto: Ailton de Freitas/Agência O Globo

O ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot revelou que planejou assassinar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, em 2017. O episódio foi lembrado pelo próprio Janot em entrevistas publicadas nesta quinta-feira pelos jornais “O Estado de S. Paulo”, “Folha de S.Paulo” e pela revista “Veja”. Segundo relato à “Veja”, Janot chegou a engatilhar a arma, ficou a menos de dois metros do ministro, mas não conseguiu efetuar o disparo. O motivo da ira foi um ataque de Gilmar à filha do então procurador-geral. “Esse inspetor Javert da humanidade resolveu equilibrar o jogo envolvendo a minha filha indevidamente. Tudo na vida tem limite. Naquele dia, cheguei ao meu limite. Fui armado para o Supremo. Ia dar um tiro na cara dele e depois me suicidaria. Estava movido pela ira. Não havia escrito carta de despedida, não conseguia pensar em mais nada. Também não disse a ninguém o que eu pretendia fazer”, conta o ex-PGR. Janot também afirmou que tentou mudar a arma de mão quando não conseguiu atirar com a destra. “Esse ministro costuma chegar atrasado às sessões. Quando cheguei à antessala do plenário, para minha surpresa, ele já estava lá. Não pensei duas vezes. Tirei a minha pistola da cintura, engatilhei, mantive-a encostada à perna e fui para cima dele. Mas algo estranho aconteceu. Quando procurei o gatilho, meu dedo indicador ficou paralisado. Eu sou destro. Mudei de mão. Tentei posicionar a pistola na mão esquerda, mas meu dedo paralisou de novo. Nesse momento, eu estava a menos de dois metros dele. Não erro um tiro nessa distância. Pensei: ‘Isso é um sinal’. Acho que ele nem percebeu que esteve perto da morte”, lembra. O procurador disse que, depois de ter falhado no propósito de executar seu adversário, chamou seu secretário executivo, disse que não estava passando bem e foi embora. “Não sei o que aconteceria se tivesse matado esse porta-voz da iniquidade. Apenas sei que, na sequência, me mataria”, conclui.

Caravana da Justiça Social realiza atendimentos em Rio do Antônio e Ituaçu Foto: Michele Brito

Depois de ter passado por Rio do Antônio, a Caravana da Justiça Social chegou ao seu último destino nesta sexta-feira (27). Em Ituaçu, a ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia está disponibilizando gratuitamente serviços básicos de documentação para a população, além de desenvolver atividades de desenvolvimento social, assistência social e direitos humanos. A ação ocorre no Ginásio Municipal Artur Rocha da cidade, de 8h às 17h. Os interessados podem emitir gratuitamente os seguintes documentos: RG (segunda via); CPF; Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito (segunda via); e Carteira de Trabalho e Previdência Social. A comunidade também terá acesso a outros serviços, como orientações para emissão de Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência; emissão do cartão ID jovem e a realização de exame de DNA para reconhecimento de paternidade de crianças e adolescentes que não possuem registro paterno na certidão de nascimento.

Livramento de Nossa Senhora: Homem é esfaqueado ao marcar encontro com mulher casada Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, uma tentativa de homicídio foi registrada na manhã da última quinta-feira (26), no Bairro Tomba. No local, Marcos Silva de Jesus, 34 anos, foi esfaqueado após marcar encontro com uma mulher casada. Segundo informações obtidas pelo Achei Sudoeste, o suspeito de praticar o crime é o atual companheiro da mulher. O agressor desferiu golpes de faca no pescoço e na região do tórax da vítima. Após o crime, o autor fugiu tomando rumo ignorado. Populares acionaram a Polícia Militar e o Samu 192, que encaminhou a vítima para a UPA 24. Não há informações sobre seu estado de saúde. A mulher foi conduzida a Delegacia Territorial de Polícia de Livramento, onde prestou depoimento.

Brumado: Psiquiatria e Neurologia com especialista Eduardo Cavalcante no Centro Médico São Gabriel

O psiquiatra é o profissional habilitado para lidar com variados transtornos mentais, como depressão ou psicoses. O tratamento com um psiquiatra é indicado em casos de dependência química, esquizofrenia, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), depressão, bipolaridade e ansiedade. O Centro Médico São Gabriel traz para Brumado e região o Psiquiatra e Neurologista Eduardo Cavalcante Costa, atendimento todas as terças e sextas-feiras. Agendamento: (77) 3441-1502 / (77) 99925-8807 (WhatsApp).

Tanhaçu: Três traficantes são capturados em ações da Cipe Central Foto: Divulgação/SSP-BA

Caio de Jesus de Macedo, conhecido como 'Magrão', 21 anos, Mateus Silva Pires, o Beu, 21 e João Santos Freire, ou Joãozinho, 49, foram presos na última terça-feira (24), por policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Central. Com o trio, localizado na Rua Possidônio Santana, em Tanhaçu, a 74 km de Brumado, também foram apreendidos 575 gramas de maconha, oito trouxinhas de cocaína, uma balança, e sacos vazios. Segundo o comandante da Cipe Central, major Fábio Rodrigo de Melo Oliveira, os indivíduos foram localizados através de denúncias da própria população. “Eles estavam tentando instalar pontos de tráfico de drogas no centro de Tanhaçu. As informações chegaram através do Disque Denúncia”. Ainda segundo o oficial, foram realizadas três ações sequenciadas para capturar os criminosos. O oficial contou que as atividades preventivas foram reforçadas na região. “Estamos intensificando as ações para combater o tráfico no município, evitando que ele se alastre pela Chapada Diamantina”, explicou o major. O trio foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado para a Delegacia Territorial de Brumado.

Um jovem de 18 anos foi preso em flagrante por estupro de vulnerável após ser encontrado com uma adolescente de 12 anos em um quarto, na cidade de Iguaí, no sudoeste da Bahia. O flagrante ocorreu nesta quinta-feira (26), após denúncia anônima de que o suspeito estava vendendo drogas no imóvel onde foi encontrado. De acordo com informações da delegacia do município, a ação foi realizada por policiais civis e militares no bairro Netania Alves. O jovem preso foi identificado como João Pedro Lisboa Anunciação. Segundo a delegacia, ao entrarem na casa, os policiais perceberam que uma garota estava no local. Ela estava em uma cama e ajeitava a roupa que vestia quando foi encontrada pelos agentes. No imóvel, conforme a delegacia, foram encontrados um grande tablete de maconha, cápsulas vazias de cocaína, papéis próprios de embalar drogas, sacos plásticos típicos de enrolar drogas. João Pedro foi autuado pelos crimes de tráfico de drogas e estupro de vulnerável. Não há informações de para onde a adolescente foi levada.

Brinquedoteca otimizará atendimento e recuperação de crianças no hospital de Brumado, diz secretário Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta sexta-feira (27), às 18h, acontecerá a cerimônia de inauguração da Brinquedoteca Luiz Eduardo Santos Silva, no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado. O nome da sala é uma homenagem ao brumadense Luiz Eduardo Santos da Silva, o Dudu, que faleceu aos três anos em decorrência de um câncer. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, salientou que a brinquedoteca é mais uma ferramenta que auxiliará no tratamento das crianças hospitalizadas na unidade de saúde. “Estamos levando para o hospital um ambiente familiar para essas crianças terem oportunidade de brincar, assistir televisão, compartilhar brinquedos com outras crianças, enfim, trazer um ambiente de casa para dentro do hospital, fazendo com que a alta hospitalar seja o mais rápido possível”, destacou. Segundo Feres, os estudos mostram que esse tipo de ferramenta melhora o estado emocional do paciente, trazendo enormes ganhos para o tratamento.

Dois terços dos brasileiros não conseguem poupar dinheiro, aponta pesquisa Foto: Arquivo/Agência Brasil

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (26) pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que 67% dos consumidores brasileiros não conseguem guardar nenhuma parte de seus rendimentos mensais. Entre os brasileiros mais pobres, das classes C, D e E, o percentual é ainda maior: 71%. Já nas classes A e B, o percentual de não-poupadores é de 54%, o que revela que o hábito de poupar dinheiro não é frequente mesmo entre pessoas que recebem um salário maior. A pesquisa foi feita em agosto e ouviu 800 pessoas com idade superior ou igual a 18 anos, de ambos os sexos e de todas as classes sociais, em 12 capitais das cinco regiões brasileiras. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais a uma margem de confiança de 95%. Entre as justificativas para não poupar dinheiro, 40% alegaram possuir uma renda muito baixa. Outros 18% disseram ter sido surpreendidos por algum imprevisto financeiro, 15% citaram gastos extras atípicos com reformas, tratamentos médicos e compras, e 13% reconheceram ter perdido o controle sobre os próprios gastos. Na parcela de 22% que de entrevistados que disseram ter conseguido poupar parte da renda em agosto, cada poupador guardou em média, R$ 546,61. Segundo o SPC Brasil, o baixo número de poupadores tem se mantido estável ao longo da série histórica da pesquisa, sendo que em agosto de 2018 girava em torno de 16%.

Contra o câncer, comunidade brumadense se mostra solidária com a caminhada Passos que Salvam Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mais uma edição da Caminhada Passos Que Salvam será realizada na cidade de Brumado a fim de angariar fundos para o Hospital do Amor, em Barretos, bem como chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. O evento acontecerá no dia 24 de novembro, com saída do comando da Polícia Militar, às 18h, em direção à praça da prefeitura, onde ocorrerá um show do cantor Fann Estourado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, uma das organizadoras do evento, Patrícia Correia, informou que, para esta edição, já foram solicitados 2.600 kits, os quais já estão sendo vendidos. “Queremos fazer um evento ainda mais bonito do que no ano passado”, afirmou. Já Iara Lobo espera bater novamente o recorde da maior caminhada em prol do Hospital do Amor. “Contamos com todo povo de Brumado, que, como sempre, abraça a causa”, declarou. Os interessados podem adquirir os kits nos pontos de venda credenciados. Cada kit custa R$ 35, incluindo uma sacochila e um boné.

Maioria no STF vota a favor de tese que pode afetar Lava Jato Foto: Nelson Jr/STF

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou em julgamento nesta quinta-feira (26) a favor da tese de que réus delatados devem apresentar alegações finais (última etapa de manifestações no processo) depois dos réus delatores. Após os votos de 6 dos 11 ministros a favor dessa tese e de 3 contra o presidente do STF, Dias Toffoli, afirmou que também votará com a maioria, mas anunciou a suspensão do julgamento para apresentar o voto na próxima sessão. A conclusão do julgamento depende da apresentação dos votos do próprio Toffoli e de Marco Aurélio Mello. De acordo com o G1, o presidente do Supremo disse que, na sessão de quarta-feira (2), vai propor uma modulação do entendimento, ou seja, uma aplicação restrita da tese a determinados casos. “Trarei delimitações a respeito da aplicação”, afirmou. Concluído o julgamento com esse resultado, processos em que réus delatores apresentaram as alegações finais simultaneamente aos réus delatados podem vir a ser anulados. Um balanço divulgado pela força-tarefa da Lava Jato indicou que poderão ser anuladas 32 sentenças de casos da operação, que envolvem 143 condenados.

Brumado: Homem é encontrado morto na BR-030 e polícia suspeita de atropelamento Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Centro Integrado de Comunicações (Cicom) foi acionado para atender uma ocorrência na última quinta-feira (26) de um homem que estava sem sinais vitais no acostamento da BR-030, na cidade de Brumado. A Polícia Militar foi até o local, nas proximidades do Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt e confirmou a denúncia. O homem, ainda não identificado, de idade média de 50 anos, 1,60 m de altura e cor parda foi vítima de possível atropelamento. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) também foi acionada e isolou o local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia e encaminhou o corpo da vítima para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. De acordo com a polícia, o homem é um andarilho e não deve ter família na capital do minério. Ele teria sido atropelado por um veículo que trafegava na rodovia, que não prestou socorro.  A polícia civil investiga o caso.

Após denúncias anônimas, polícia civil faz cerco para prender acusado de feminicídio em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A polícia ainda procura o acusado de matar a companheira na última terça-feira (23), em Brumado. O homem, identificado como Deuslirio Alves, teria informado através do seu ex-advogado que compareceria à delegacia local na quarta-feira (25), o que não se concretizou. Segundo a 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Brumado), algumas denúncias dão conta do paradeiro de Deuslirio e equipes estão fazendo buscas na região. Após o assassinato da mulher, o suspeito teria ligado para o sogro confessando ser o autor do crime. De acordo com o Bahia Notícias, ele já tinha passagens pela polícia por outros crimes, como ameaça de divulgação de fotos íntimas de outra ex-companheira em outra cidade.

Brumado: Obras da via marginal ao canal do riacho geram transtornos e impedem acessibilidade à garagem Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O site Achei Sudoeste esteve na Avenida Dino Cotrim Risério, nas imediações do Bairro São José, em Brumado, onde foi realizada uma obra de canalização do riacho, bem como está sendo executada a abertura de vias marginais. No local, algumas ruas estão sendo bloqueadas com as obras, prejudicando a livre circulação dos veículos dos moradores. No morador Jorge França relatou que os moradores estão sendo prejudicados com a falta de acessibilidade em função da obra. “A nossa acessibilidade foi retirada, a gente não tem mais o direito de ir e vir para entrar em nossas garagens. Tenho deixado um dos meus carros fora da garagem. Investi dinheiro para construir a garagem e proteger meu bem, mas estou deixando o carro fora por causa dessa situação”, criticou.

Brumado: Obras da via marginal ao canal do riacho geram transtornos e impedem acessibilidade à garagem Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O setor de infraestrutura e a empreiteira responsável foram comunicados acerca do problema, mas os moradores não obtiveram nenhuma resposta. Segundo Jorge França, a empreiteira chegou a lhe apresentar uma proposta para adquirir parte da sua residência, porém ele não tem interesse na oferta. “Não tenho interesse em perder parte de algo que batalhei tanto pra conseguir”, afirmou. Para o morador, houve falha na execução do projeto da obra, considerada de grande relevância para a cidade, e os moradores estão sendo os principais prejudicados.

Arquivo