Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2019
Agrônomo diz que 2ª etapa da Barragem de Cristalândia vai transformar Brumado em um polo da agricultura irrigada Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Para o agrônomo Anderson Ribeiro, o meio rural da cidade de Brumado é bastante promissor no que se refere à agricultura familiar e a agroindústria. Segundo ele, todo pequeno produtor que possui um poço artesiano em sua propriedade tem potencial para ser um empresário bem-sucedido através do investimento em culturas como maracujá e melancia, as quais possuem grande rentabilidade na região. “A gente torce para que o governo traga áreas como a Barragem de Cristalândia, que é muito importante para fazer o perímetro irrigado de Brumado. A partir disso, o município terá um potencial gigantesco para ser uma potência na parte de agricultura na região”, declarou ao site Achei Sudoeste. Para ele, a segunda etapa da barragem beneficiará não somente o abastecimento nas cidades de Brumado, Malhada de Pedras e Tanhaçu, mas também impactará na economia regional na medida em que transformará o município em um polo da agricultura irrigada. “A economia da cidade vai virar outra, gerando muito emprego na região. Vai gerar uma receita grande na cidade. Sem palavras para o poder de desenvolvimento para a região”, declarou.

STF julga na quarta ação que pode anular condenações da Lava Jato Foto: Nelson Jr./STF

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgará na tarde da próxima quarta-feira (25) uma ação que discute se há diferença entre réus delatados e delatores na fase de alegações finais em processos judiciais. A fase de alegações finais ocorre após o encerramento da instrução processual. Nesta fase são apresentados os argumentos finais das partes do processo. Somente depois das alegações finais é que o juiz profere a sentença. De acordo com o G1, em agosto, a Segunda Turma do STF anulou a condenação do ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine, na Operação Lava Jato, por entender que ele deveria ter apresentado as alegações somente após os delatores, e teve o mesmo prazo que os réus que o delataram para apresentar as alegações finais. Na ocasião, a maioria dos ministros considerou que atualmente há uma lacuna na lei da delação premiada, que não estabelece a ordem de fala no processo dos delatores e dos delatados. Outros acusados, então, entraram com pedidos para que o mesmo entendimento fosse aplicado a eles. O ministro Edson Fachin enviou a análise ao plenário e pediu preferência ao caso. O plenário é composto pelos 11 ministros do STF, e coube ao presidente do Supremo, Dias Toffoli, pautar o julgamento para esta quarta.

Brumado: Sementes nativas da caatinga ganham destaque na Feira de Ciências da Bahia no Ceep Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma mostra ambiental realizada durante a etapa da Feira de Ciências da Bahia promovida no Ceep, em Brumado, ganhou destaque entre o público presente. A engenheira florestal, mestre em agronomia e coordenadora do curso de Paisagismo do Ceep/Brumado, Liliane Rock, explicou que os estudantes do referido curso desenvolveram um projeto denominado Cápsula Crioula - Coleta e Preservação da Flora Nativa do Sertão Produtivo, que visa coletar sementes de árvores típicas da caatinga com vistas a preservação do bioma. Segundo Rock, as sementes são coletadas, limpas e armazenadas a fim de durar vários anos. “Essas sementes identificadas contribuem muito para preservação. São 70 sementes de diferentes espécies que foram coletadas”, afirmou ao site Achei Sudoeste. Toda a coleta foi feita na região do município de Brumado e o projeto poderá concorrer em uma etapa estadual. A coordenadora ressaltou a riqueza do bioma na região e a sua diversidade e importância para o meio ambiente, bem como o conhecimento acadêmico adquirido pelos alunos durante a execução do projeto.

Ministério da Educação quer propor CLT a professor universitário Foto: Jorge William/Agência O Globo

De acordo com uma entrevista publicada nesta segunda-feira, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, pretende estimular a contratação de professores universitários e técnicos pelo regime CLT e não mais por meio de concursos públicos. A informação é do jornal O Estado de São Paulo. Ao jornal, Weintraub argumentou que é preciso cortar o gasto na folha de pagamento, o que chamou de “bomba-relógio”. Da forma como ocorre hoje, candidatos aos cargos devem passar por concurso e, após este processo, têm estabilidade no cargo. A proposta de Weintraub valeria para a entrada nas universidades que aderirem ao Future-se, plano do Ministério da Educação (MEC) para financiar as universidades públicas que prevê captação de recursos junto à iniciativa privada. A adesão ao programa é facultativa. Segundo a proposta do governo, no Future-se, os contratos de novos professores e técnicos seriam intermediados por Organizações Sociais (OSs). Weintraub afirmou que estes profissionais, apesar de serem admitidos por regime de CLT, permaneceriam tendo estabilidade. Mesmo sem muito detalhamento sobre as novas formas de contratações, a ideia é o servidor ter a permanência atrelada ao desempenho.

Genro liga para sogro e avisa que matou esposa em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um pai foi avisado pelo seu genro que matou sua filha no Bairro Esconso em Brumado na madrugada desta terça-feira (24). Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, Ariane dos Reis Santos foi alvejada com tiro e morreu na hora após uma discussão com o marido, identificado como Deuslirio Alves. O crime ocorreu na Rua Ana Maria de Jesus. O pai da vítima, Heber Lima Santos, acionou o Centro Integrado de Comunicações (Cicom). Ao chegar ao local, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) já encontrou Reis sem vida e com sinais de agressão. A PM isolou o local do crime até a chagada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo de Ariane foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. O autor do crime é procurado pela polícia.

Brumado: CDL otimista com proposta de adequação da zona azul apresentada pela operadora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última semana, uma nova rodada de negociações foi realizada entre representantes da prefeitura, empresa Zadar, Ministério Público, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), sociedade civil organizada e membros do legislativo a fim de promover adequações na zona azul, no município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente CDL, Manoel Messias, disse que chegou-se a um consenso com a prefeitura e muitos avanços foram obtidos diante dos inúmeros apelos feitos pela comunidade. “Descemos a quantidade de ruas, os valores e o número de vagas. Conseguimos a não cobrança dos estacionamentos para o público deficiente, a tolerância de parada até 15 minutos, o aumento da tolerância de tempo na vaga de 2 horas para 4 horas. Não era o que gostaríamos, mas avançamos bastante”, avaliou. Ele reconheceu que a Zadar participou de uma licitação e que há aspectos legais que precisam ser obedecidos, até mesmo para não inviabilizar o funcionamento do sistema. Nos próximos seis meses, Messias destacou que será analisado como as mudanças impactarão no comércio e na comunidade em geral. “Esperamos que fique razoável, tanto para o comércio quanto para a empresa, que foi bastante sensível quanto às alterações”, considerou.

Viatura da Polícia Militar capota ao desviar de animal na zona rural de Livramento de Nossa Senhora Foto: Divulgação/PM

Uma viatura da Polícia Militar capotou na última segunda-feira (23), na localidade de Amoreira, região do distrito de Iguatemi, na zona rural da cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, após desviar de um animal que atravessou a pista de forma repentina. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, os oficiais que estavam a bordo da viatura foram conduzidos com ferimentos leves para a Unidade de Pronto Atendimento (Upa 24h) do referido município. De acordo com a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), os policiais foram liberados, após a terem realizados diversos exames. A viatura ficou bastante danificada.

Rosa do deserto alegra a vida, embeleza as residências e dá as boas-vindas a primavera em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A estação das flores começou oficialmente nesta segunda-feira (23) em todo país. Para celebrar a data, o site Achei Sudoeste esteve na casa de dona Geni dos Santos, na Rua Manoel Joaquim, no Bairro Ginásio Industrial, em Brumado, onde são cultivadas belas flores. Ao site, dona Geni disse que cultiva a famosa rosa do deserto, que é uma flor originária da África do Sul, e que a filha trouxe de fora. Esse tipo de flor adapta-se facilmente a países tropicais, afinal são plantas de áreas muito quentes - seu formato faz com que a rosa do deserto lembre uma pequena árvore com raízes visíveis. As flores podem ser encontradas em diversas cores, desde tons de branco, rosa, lilás, vermelho e vinho, até a exótica rosa do deserto preta. "A flor do deserto é molhada de dois em dois dias. Coloco um pouco de esterco, misturo com a terra, e depois só água de dois em dois dias. Eu só as vejo com flor, eu cuido muito bem. Amo as plantas”, contou. Dona Geni relatou ainda que todo mundo fica impressionado com a beleza da flor e pede até pra tirar foto. Para ela, o cuidado com as plantas faz toda diferença. Além da flor do deserto, é comum encontrar outras espécies de flores nativas e raras em nossa região que são cultivadas por populares locais, dentre as quais a orquídea da caatinga.

Com onze votos e duas abstenções, Câmara de Brumado aprova readequação da área azul Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante a votação do projeto de lei nº 031/2019, que prevê readequações na Zonal Azul implantada na cidade, a Câmara de Vereadores deu a volta por cima e mandou um recado ao prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Vasconcelos sempre deteve de maioria absoluta no parlamento, tendo em sua base 13 vereadores, que sempre deram sustentação ao seu governo. Devido ao impacto negativo para o Poder Legislativo com a aprovação da Zona Azul, a proposta de readequação votada na noite desta segunda-feira (23), mostrou uma minoria por parte da bancada governista na Casa do Povo. O projeto do gestor previa as mudanças através de decreto administrativo, o que foi rejeitado pela Câmara Municipal, que aprovou uma emenda para que as alterações fossem concretizadas por lei. Por onze votos a dois, a proposta foi aprovada. 

Com onze votos e duas abstenções, Câmara de Brumado aprova readequação da área azul Foto: Reprodução/WhatsApp

Apenas os vereadores José Carlos Marques Pessoa (PT), o Zé Carlos de Jonas e Reinaldo de Almeida Brito (PSB), o Rey de Domingão, se abstiveram de votar a matéria.

Brumado: Agentes de trânsito celebram data lembrando prerrogativas da função Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira, 23 de setembro, é celebrado o dia do agente de trânsito. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o agente de trânsito da cidade de Brumado, Tony Pereira, fez questão de lembrar que o trabalho do agente não se resume a autuar ou multar, mas sim preservar a vida. “Ou seja, educar e fazer todas as ações visando justamente a preferência pela vida”, frisou. Aos condutores de veículos e aos pedestres, o agente pediu que obedeçam à lei de trânsito a fim de preservarem as próprias vidas e ajudem a tornar o trânsito mais seguro. “Nossa função precípua é educar para a vida”, reiterou.

Promessa de melhoria no escoamento de grãos, Fiol gera crescimento no oeste baiano Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Promessa de melhoria no escoamento de grãos na Bahia, a Ferrovia Oeste Leste (Fiol), que está em construção desde 2011, tem gerado benefícios para o estado antes mesmo de começar a operar. As obras do sistema já produziram milhões de empregos em cidades localizadas no oeste e sudoeste do estado e, com isso, contribuem para o desenvolvimento econômico das regiões. Um exemplo disso é a cidade de São Desidério, sede de um dos canteiros onde a obra vem sendo feita. O município é o maior produtor de grãos do país, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2019, o Produto Interno Bruto (PIB) agrícola da cidade chegou a R$ 3,63 bilhões, um novo recorde para o agronegócio baiano. Nas ruas da cidade, que tem pouco mais de 33 mil habitantes, a expectativa dos moradores é grande. Todo mundo aposta que a ferrovia vai oferecer mais oportunidades de emprego e renda. De acordo com o G1, com a Fiol, além do comércio, outro setor que mais vai ser beneficiado é o agronegócio que terá como exportar os grãos produzidos na região de forma rápida e com custos bem menores, garantindo uma lucratividade maior para quem é produtor agrícola no oeste baiano. Fronteira agrícola de destaque no país, os produtores e moradores do oeste da Bahia esperam a conclusão da Fiol para que a região cresça ainda mais e se consolide como a grande produtora nacional de grãos. O objetivo, além de manter os atuais mercados com maior competitividade, é expandir a exportação dos produtos agrícolas da região para outras partes do mundo. Com a ferrovia, esse objetivo fica mais próximo e vai contribuir para que a Bahia do futuro tenha ainda maior sucesso econômico.

Pedal na Roça: Tecnologia favorece expansão da produção rural e da agroindústria em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Pedal na Roça desta semana esteve na Fazenda Sítio Novo, na região da Lagoa da Pedra, na zona rural de Brumado, onde há uma grande plantação de mexerica e manga. São 23 hectares de área irrigada - 10 hectares de mexerica e 13 de manga. No que se refere à manga, que é uma cultura mais nova, são colhidas cerca de 25 toneladas por hectare. Já a mexerica, que é uma cultura mais antiga, é colhida até 45 toneladas por hectares, chegando ao limite máximo de produtividade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o agrônomo Anderson Ribeiro explicou que os excelentes resultados na produção se devem à tecnologia usada nas lavouras, através da análise do solo e das folhas.

Pedal na Roça: Tecnologia favorece expansão da produção rural e da agroindústria em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“A agroindústria é algo mais técnico e mais profissional e a gente não pode brincar de plantar porque tem questões financeiras em jogo. A gente tem que investir em tecnologia de conhecimento, através da análise de solo, de folha, controle de irrigação para fazer com que a planta produza o máximo que puder”, afirmou. Para auxiliar o trabalho nas lavouras e torná-lo mais preciso, são usadas diversas ferramentas, entre as quais extratores de solução do solo e tensiômetro, que ajudam a calcular as quantidades exatas de água e nutrientes necessários para o perfeito desenvolvimento das plantas. Para o agrônomo, em breve, as mesmas serão amplamente difundidas, inclusive nas pequenas propriedades, com o objetivo de proporcionar maior produtividade por um custo menor.

BR-116: Duas pessoas morrem em batida entre carro e caminhão no sudoeste da Bahia Foto: Divulgação/PRF

Duas pessoas morreram em uma batida entre um carro e um caminhão, no Km-865 da BR-116, trecho de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. O caso aconteceu na noite de domingo (22). De acordo com o G1, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o carro seguia sentido norte e invadiu a pista contrária, batendo de frente com o caminhão, que seguia no sentido contrário. Ainda segundo informações da PRF, os dois mortos no acidente foram o motorista do carro, de 59 anos, e o passageiro, de 56. O veículo tinha com placa de São Paulo. De acordo com a PRF, o motorista do caminhão não teve ferimentos.

Brumado: Turma do curso de paisagismo do Ceep apresenta projeto de remodelação na Apae Foto: Divulgação

Os estudantes do curso de Paisagismo do Ceep-Brumado irão implementar um projeto de remodelação na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Apae. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Liliane Rock Prata, Engenheira Florestal, Mestre em Agronomia e coordenadora do curso, explicou que, embora a instituição possua uma área muito grande, a mesma é pouco aproveitada. “A gente vai dar funcionalidade para a área, que não serve para estacionamento e nem para lazer. O espaço vai ter área de lazer, bancos, fonte e uma vegetação paisagística muito linda, que, com certeza, vai fazer com que os alunos e quem frequenta, pais e professores, se sintam bem melhores”, afirmou. A coordenadora informou que o projeto é totalmente voluntário e precisará contar com o apoio da comunidade para ser concretizado. Os interessados em colaborar com doações em dinheiro, materiais de construção e/ou paisagismo, bem como mão de obra, podem entrar em contato com os alunos do curso. Nos próximo quinze dias, o projeto será iniciado na Apae, que foi selecionada pelos próprios estudantes para ser beneficiada com a remodelação.

Sancionada, MP da Liberdade Econômica pode gerar empregos Foto: Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou na sexta-feira, 20, a medida provisória (MP) da Liberdade Econômica. A medida pretende diminuir a burocracia e facilitar a abertura de empresas, focando em micro e pequenos negócios. Entre principais mudanças, a MP flexibiliza algumas regras trabalhistas, como o registro de ponto, e elimina alvarás para atividades de baixo risco.  Além da facilitação em alvarás, a MP também separa o patrimônio pessoal dos sócios das dívidas da empresa e proíbe que bens sejam usados para pagar dívidas de outra companhia do mesmo grupo, como acontece hoje no caso de processos trabalhistas. Durante a tramitação, alguns pontos como a liberação dos trabalhos aos domingos, proposto por deputados, caíram do texto.  Segundo o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, a sanção da MP pode gerar, em dez anos, a geração de 3,7 milhões de empregos e até 7% de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo ele, a medida permite que “o estado saia do cangote das empresas” e fomente o cenário de empreendedorismo no país. O secretário chama atenção para medidas contra a burocracia, como a Carteira de Trabalho digital e fim da validade de certidões, como a de óbito. Durante a sanção, Bolsonaro comemorou a sanção do projeto e disse que esse é um primeiro passo. Segundo o presidente, há uma vontade para criar um projeto para fomentar o empreendedorismo, chamado “Minha Primeira Empresa”. “Já conversei com o Paulo Guedes e o Uebel sobre isso. Para quem critica que o governo não gera emprego, queremos dar meios para as pessoas se encorajem, tenham segurança jurídica para ter a sua empresa”. Segundo Bolsonaro, é preciso mudar a lógica de que, no Brasil, só há direito para o empregado e nada fica para o patrão. “Temos que dar condições para quem reclama que não tem emprego, que possa ser patrão”.

Quatro indivíduos são conduzidos à delegacia por comercializarem drogas em Brumado Foto: Divulgação/PM

Na última sexta-feira (20), em rondas ostensivas de rotina na Rua Benjamin Santos, no Bairro São Félix, em Brumado, a polícia avistou quatro indivíduos em atitude suspeita, sendo um deles já conhecido pela prática de tráfico de drogas e por ter diversas passagens. Ao proceder com a abordagem, foi sentido pela guarnição forte odor de erva semelhante à maconha, vindo do interior da residência do jovem. Em busca no local, foi encontrado no quarto do indivíduo grande quantidade de substância análoga à maconha, farto material para embalagem de entorpecentes e certa quantia em dinheiro proveniente da comercialização do ilícito. Os indivíduos, juntamente com todo material apreendido, foram conduzidos para a Delegacia Territorial para que as medidas cabíveis sejam adotadas.

Palmas de Monte Alto: Prefeito é condenado por pagar internet da prefeitura com recursos do Bolsa Família

O prefeito de Palmas de Monte Alto, Manoel Rubens Vicente da Cruz (PSD), foi condenando pela Justiça Federal em Guanambi por irregularidades na aplicação de recursos federais do IGD - Índice de Gestão Descentralizada. A condenação ocorreu após o Ministério Público Federal (MPF) apresentar denúncia ao constatar que foram gastos recursos com serviços que não guardavam vinculação com a melhoria da gestão do Programa Bolsa Família. As irregularidades aconteceram nos anos de 2008 e 2009. Em sua defesa, Manoel Rubens argumentou que a utilização de recursos do IGD para a contratação de serviços de internet não constitui qualquer ilícito. Ele também alegou que o pagamento de remuneração de integrantes do Conselho de Assistência Social não denota qualquer irregularidade, eis que a atuação destes está intimamente ligada à execução das ações da Secretaria de Ação Social, na gestão local do Programa Bolsa Família. Por fim, foi alegada a inexistência de enriquecimento ilícito ou de prejuízo ao erário e a ausência de dolo ou culpa. Apesar dos argumentos da defesa, o juiz federal Filipe Aquino Pessôa de Oliveira acolheu parcialmente a argumentação do MPF e Manoel Rubens foi condenado por prejuízo ao erário e por ter atentado aos princípios da Administração Pública. Ele deverá promover o ressarcimento integral do dano, apurado no valor de R$8.925,80. Não foi aplicada pena de perda de mandato.

CDL de Brumado lança campanha para reforçar importância de se associar à entidade

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está lançando uma campanha para reforçar a importância da filiação à entidade para o crescimento do comércio local e da economia. A entidade realiza mais de 50.300 consultas de crédito com o objetivo de proteger o comércio da inadimplência, bem como promove a campanha promocional Liquida Bahia a fim de fomentar as vendas no período de julho. De acordo com a CDL, nos meses de setembro e outubro, o filiado que indicar outra empresa para se associar receberá um desconto equivalente a uma mensalidade básica. Seja um associado e agregue valor ao comércio local através de inúmeros benefícios. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-1222.

Caetité: Vereadores investigam atraso nos repasses da prefeitura à Fundação Hospitalar Senhora Santana Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Caetité, a 100 km de Brumado, vereadores da bancada de oposição encaminharam requerimento ao presidente do Legislativo solicitando que o diretor da Fundação Hospitalar Senhora Santana, Antônio Gomes Neto, seja convidado a comparecer ao local a fim de prestar esclarecimentos quanto ao atraso do repasse financeiro da prefeitura à instituição. Um dos vereadores que assinou o documento, Cláudio Ladeia (PSDB), declarou que os parlamentares receberam denúncias de que, há cerca de 60 dias, a fundação só vem realizando cirurgias de urgência por falta de material. “Um dos motivos é a falta do repasse da prefeitura, que foi aprovado na Câmara, através de Lei 759/2013. O referido atraso tem promovido transtorno no bom funcionamento da instituição de saúde, pois sem esse dinheiro a fundação está tendo dificuldades na compra de materiais”, destacou.

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99941-0068 (WhatsApp).

Governo da Bahia abre 28 vagas de estágio para universitários em Guanambi

O programa Partiu Estágio abriu 28 vagas para universitários que estudam ou moram na cidade de Guanambi, oferecendo a oportunidade de estagiar no serviço público estadual. Podem se inscrever estudantes de cursos presenciais ou da modalidade de ensino à distância (EAD), pertencentes a instituições de ensino superior estaduais, federais ou privadas com sede ou pólo na Bahia. As inscrições podem ser feitas até 04 de outubro, por meio do site http://www.programaestagio.saeb.ba.gov.br. As vagas em Guanambi abrangem os cursos de Medicina Veterinária, Educação Física, Psicologia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Nutrição. No total, são ofertadas 2.838 vagas (cursos presenciais e EAD) distribuídas entre 61 órgãos e entidades da administração pública na capital e em 40 municípios do interior. Após se inscrever nesse edital do Partiu Estágio, o candidato passa a fazer parte do Banco de Jovens para Estágio, que tem validade de seis meses, desde que o estudante cumpra os pré-requisitos do programa previstos na publicação do último dia 4 de setembro.

Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

Prefeitura encaminha projeto de readequação da Zona Azul para a Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura municipal de Brumado encaminhou ao legislativo, em caráter de urgência urgentíssima, o projeto de lei nº 031/2019, que prevê readequações na Zonal Azul implantada na cidade. As alterações foram definidas em reunião realizada no último dia 19, com a presença do Ministério Público, OAB, Sociedade Civil, Construtora Zadar, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), além de representantes do Legislativo. Entre as principais mudanças propostas estão: as tarifas para carro e moto serão reduzidas para R$ 1,80 e R$ 0,50, respectivamente; 18% das vagas da área azul serão suprimidas, restringindo a sua extensão apenas ao centro comercial; e as vagas de estacionamento de deficientes serão gratuitas. O projeto será votado em única sessão nesta segunda-feira (23).

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação e tenha um sorriso lindo e saudável. O consultório fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. O Neo Odonto conta com uma equipe especializada e pronta para fazer o seu diagnóstico e indicar o tratamento necessário. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Brumado: Temperatura sobe, umidade do ar cai e Sesau alerta comunidade a manter hidratação do corpo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com a aproximação da primavera, as temperaturas têm se elevado na cidade de Brumado. De acordo com as previsões meteorológicas, na última semana, foi registrada a temperatura de 34°C, com sensação térmica de 37°C, bem como a umidade relativa do ar em apenas 27%. O tempo seco e o calor têm causado desconforto entre os munícipes. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, alertou que a comunidade deve manter o corpo hidratado, tendo em vista o tempo quente comum na cidade. “A orientação médica é beber muito líquido, muita água, muito suco, manter o corpo sempre bem hidratado, evitar atividade física no período de sol quente, procurar os horários mais brandos, manter uma boa alimentação e uma boa noite de sono”, afirmou. Feres ainda declarou que, em caso de dúvida, as pessoas podem procurar as unidades básicas de saúde para as devidas orientações.

Arquivo