Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2021
fechar

Brumado: CDL está comercializando certificado digital para profissionais da área

Em Brumado, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) está comercializando o “e-Saúde”, certificado digital direcionado para todos os profissionais da área de saúde. Segundo a CDL, o e-Saúde proporciona vantagens de valor, segurança, agilidade e confiabilidade que o certificado e-CPF Plus fornece. Além disso, poderão assinar digitalmente prescrições médicas, atestados digitais e ainda garantir o armazenamento de informações dos pacientes em sistema para os hospitais que possuem PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), dentre outras facilidades. Agende a sua certificação digital SPC pelos telefones (77) 3441-1222 e (77) 99976-2714.

Suspeito de cometer crime de latrocínio em Paramirim é preso em São Paulo Foto: Divulgação/SSP-BA

Investigado por um latrocínio ocorrido em Paramirim, a 129 km de Brumado, em abril deste ano, além de participação em um sequestro relâmpago e outros crimes contra o patrimônio, um homem teve o mandado de prisão cumprido, na cidade de Ariranha, em São Paulo, na última terça-feira (21). O coordenador da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), sediada em Brumado, delegado Arilano Botelho, informou que o suspeito vinha sendo monitorado. “Logo depois do latrocínio em Paramirim, ele fugiu para o Rio de Janeiro e publicou fotos numa rede social, ostentando um fuzil, numa comunidade carioca”, relatou o coordenador. As apurações da Delegacia Territorial (DT) de Paramirim culminaram na localização do homem, no interior de São Paulo, onde a ordem judicial foi cumprida por policiais civis daquele estado. O suspeito deverá ser recambiado para Bahia, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário. “Seguiremos trabalhando para localizar um comparsa dele, que também participou do crime”, complementou o delegado. De acordo com as investigações, três suspeitos mataram um homem, depois de roubar dinheiro e a motocicleta da vítima. A primeira prisão foi em flagrante (veja aqui).

Clínica Exame: Cardiologista Pediátrico Genário Lacerda fala sobre a Síndrome de Down e Cardiopatia

Muitas pessoas não sabem, mas cerca de metade das pessoas que tem Síndrome de Down tem algum defeito no coração e por isso é importante a consulta com cardiopediatra para observar certos parâmetros ainda durante a gestação para saber quais são as alterações cardíacas que podem estar presentes, mas ainda assim depois do nascimento podem ser realizados exames como a eco cardiografia para identificar com maior precisão quais são as alterações presentes no coração. Certas alterações cardíacas precisam de cirurgia para correção, embora muitos necessitem apenas de acompanhamento clínico. Segundo as Diretrizes de Atenção à pessoa com Síndrome de Down, publicada pelo Ministério da Saúde, a Síndrome de Down (SD) ou trissomia do 21 é a alteração cromossômica mais comum em humanos e a principal causa de deficiência intelectual na população. O documento informa que essas pessoas, quando atendidas e estimuladas adequadamente, têm potencial para uma vida saudável e plena inclusão social. Segundo a ONU, entre 3 mil a 5 mil crianças nascem no mundo com a síndrome, por ano. Agende sua consulta conosco pelo telefone: (77) 3441-9286 ou (77) 99991-5757. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde!

Guanambi: Moradores do Bairro Floresta cobram reparos nas vias sem calçamento Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Em Guanambi, a 141 km de Brumado, moradores do Bairro Floresta cobram o reparo das ruas sem calçamento passado o período das chuvas. Eles relataram que um novo período de chuvas será iniciado e as ruas continuam esburacadas, inclusive, em alguns casos, com a rede de água exposta. Os moradores já reivindicaram o conserto do Poder Público, porém não foram atendidos. “A prefeitura não olha para os bairros mais periféricos, preferem recapear com asfalto ruas que já possuem pavimentação”, argumentaram ao site Achei Sudoeste nesta quarta-feira (22). A comunidade paga os impostos em dia, mas alega que a prefeitura não consegue programar uma simples solicitação para reparar as vias. De acordo com eles, os transtornos continuam e o senso de prioridade da gestão definitivamente não são as regiões periféricas. “Situação vergonhosa”, definiu um morador.

Vereador de Brumado é denunciado no MP por ato de improbidade administrativa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Auditoria Pública Cidadã Baiana (Aucib) ajuizou uma representação no Ministério Público Estadual (MPE) contra o vereador Wanderley Amorim da Silva (DEM), o Nem, por suposta prática de infração político-administrativa ao se utilizar, indevidamente, de veículo oficial da Câmara Municipal de Brumado. Segundo a denúncia recebida pelo site Achei Sudoeste, através do ofício nº 43/2021, o vereador requisitou veículo oficial do legislativo para uma suposta visita à Prefeitura Municipal de Dom Basílio, no dia 16 de julho de 2021, sem motorista. Ocorre que, na mesma data, estava sendo realizada no município a tomada de preços nº 004/2021, vinculada ao Processo Administrativo nº 065/2021, em que foi participante a Empresa Brumalimp Ltda. “Não coincidentemente, no mesmo dia, o vereador, juntamente com funcionários da empresa mencionada, estavam juntos no estacionamento do local onde estava sendo realizado o procedimento licitatório, com o carro oficial outrora requisitado”, relatou a Aucib. Em outra oportunidade, Amorim requisitou novamente veículo oficial do Legislativo, desta vez para utilização no dia 22 de julho de 2021, de 7h às 16h, em uma visita à Prefeitura de Caetité. De novo, no mesmo dia, houve um procedimento licitatório no Município de Caetité, onde a empresa Brumalimp Ltda foi participante. O vereador foi, novamente, flagrado na companhia de funcionários da referida empresa, utilizando o veículo oficial solicitado. A Aucib aponta que há forte suspeita que o parlamentar seja um sócio oculto da Brumalimp, a qual está sendo diretamente beneficiada com a utilização indevida de bens públicos em ambos os casos. Diante da suspeita de cometimento de ato de improbidade administrativa, a auditoria pede que o MP adote as providências necessárias para investigação da denúncia. Na Câmara de Brumado, uma denúncia de um cidadão da cidade pediu a cassação do mandato do parlamentar (veja aqui).

Brumado continua sem pacientes internados por conta da Covid-19

Nesta quarta-feira, 22 de setembro, o município de Brumado registra 9932 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 0 internações, 197 óbitos, 63 pacientes em tratamento e 9572 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

PM encontra mulher desacordada após ser agredida pelo companheiro em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), encontrou na tarde desta quarta-feira (22), uma mulher desacordada e com aparente ferimento grave na cabeça após ser agredida pelo companheiro em Brumado. Segundo informou a 34ª CIPM ao site Achei Sudoeste, o fato foi registrado às 13h45, no bairro Brisas II. Os vizinhos preocupados com o estado de saúde da mulher e acionaram a PM. A mulher estava na companhia de seu filho, quando a polícia chegou ao local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encaminhou a mulher para o Hospital Professor Magalhães Neto. Ainda de acordo com a PM, em estado grave, a mulher necessita de vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em rondas no município, o acusado do crime foi localizado no Mercado Municipal e preso pela Polícia Miliar. Ele foi conduzido para a Delegacia Territorial de Brumado e está à disposição da justiça.

Mãe e filho morrem após incêndio atingir casa em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Mãe e filho morreram após um incêndio atingir uma casa, nesta quarta-feira (22), no bairro Bruno Bacelar, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. As vítimas foram identificadas como Sara de Jesus, de 33 anos, e Davi Miguel Jesus, de 5. De acordo com uma moradora da região, cinco pessoas moravam no imóvel: uma idosa, uma criança de 10 anos, um adulto com deficiência, além de Sara e Davi, que não resistiram. Não há informações sobre a causa do incêndio. “É uma tristeza, uma tragédia. Estou passada, porque é uma coisa que a gente fica sem palavras”, disse a moradora. O incêndio começou por volta das 6h desta quarta-feira e foi debelado às 6h40 pelo 7º GBM, no entanto, os bombeiros permaneceram no local até as 9h45 para fazer a varredura e o rescaldo. O imóvel foi interditado para a realização da perícia. Segundo o G1, equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT), da Policia Militar e da Defesa Civil deram apoio na ocorrência.

Primavera 40°C: Estação das flores chega com o registro do dia mais quente do ano em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A primavera chegou trazendo consigo o registro do dia mais quente do ano em Brumado. No período entre o meio dia e às 15h horas desta quarta-feira (22), os termômetros registraram a temperatura máxima de 40°C. Nesse mesmo período, um termômetro digital no centro comercial da cidade registrou sensação térmica com picos elevados de 45°C e 46°C. O calor intenso impacta com maior rigor o meio rural, onde mais de 300 comunidades sofrem com a estiagem prolongada e a falta de abastecimento, uma vez que a maioria não possui água canalizada nas residências e o socorro tem sido a água levada pela operação pipa, coordenada pelo Exército Brasileiro. No entanto, entre 50 e 60 localidades não estão sendo assistidas pela operação e, por isso, os ruralistas têm feito vaquinhas comunitárias para comprar água bruta através de caminhões particulares. A boa notícia é a expectativa de que, a partir de outubro, a região tenha o retorno das chuvas, no período popularmente conhecida como chuvas do umbu, o que vem trazendo certo alento aos produtores rurais da cidade e microrregião.

Estados podem decidir sobre vacinação de adolescentes, diz STF Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (21) que estados e municípios podem decidir sobre a vacinação de adolescentes sem comorbidades. Segundo o ministro, os gestores locais devem seguir recomendações técnicas para esse público-alvo, seguindo as orientações dos fabricantes de vacinas, da comunidade científica e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O ministro analisou uma ação do PSB contra a orientação do Ministério da Saúde para que não sejam vacinados contra a Covid-19 adolescentes entre 12 e 17 anos sem comorbidades. Na decisão, Lewandowski afirmou que a orientação do Ministério da Saúde de suspender a vacinação de adolescentes sem comorbidades não tem base científica. “O ato do Ministério da Saúde aqui questionado não encontra amparo em evidências acadêmicas, nem em análises estratégicas (...) e muito menos em standards, normas e critérios científicos e técnicos, estabelecidos por organizações e entidades internacional e nacionalmente reconhecidas”, escreveu.

TCM afasta exigência de produto nacional em pregão de Tanhaçu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) ratificaram, na sessão desta terça-feira (21), realizada por meio eletrônico, medida cautelar deferida contra o prefeito de Tanhaçu, João Francisco Santos (PP), para afastar cautelarmente a exigência de produtos de fabricação nacional, descritas no edital do Pregão Presencial nº 012/2021SRP e assegurar a qualquer interessado o direito de participar da licitação, mesmo que ofertando produtos importados. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a liminar, agora ratificada pelo pleno do TCM, foi concedida de forma monocrática pelo conselheiro substituto Ronaldo Sant’Anna. A denúncia foi formulada pelo cidadão Fernando Symcha de Araújo Marçal Vieira, que se insurgiu contra restrição imposta no edital do certame “ao fazer delimitação abusiva ao estipular que alguns produtos deverão ter fabricação nacional”. Os conselheiros do TCM consideraram que estavam presentes na denúncia o “fumus boni juris”, ou seja, a possibilidade que o direito pleiteado pelo denunciante exista no caso concreto, e também o “periculum in mora”, que se caracteriza pelo risco de decisão tardia, resultando em dano de difícil reparação. Segundo o conselheiro substituto Ronaldo Sant’Anna, não é necessária a suspensão do processo licitatório como um todo, mas tão somente afastar cautelarmente a exigência de que os produtos sejam de fabricação nacional, “de forma que possa qualquer interessado participar do certame, mesmo ofertando produto importado, desde que atenda às exigências de segurança e qualidade estabelecidas pelos órgãos competentes”. Determinou, ainda, que a retirada da exigência seja divulgada na forma da lei e que conste na Ata da Sessão de forma destacada, “para que não pairem dúvidas acerca do cumprimento da medida cautelar”.

Sesab comunica retorno de cirurgias eletivas na Bahia Foto: Divulgação/Sesab

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através do Centro de Operações de Emergências em Saúde (COE), informou que está recomendando o retorno gradativo das cirurgias eletivas na Bahia. De acordo com a pasta, a orientação tem relação com a queda de casos e internações pela Covid-19. As cirurgias eletivas são aquelas programadas pelo médico, que não são consideradas de urgência. Conforme a recomendação da Sesab, devem ser realizados os procedimentos ambulatoriais (pequenas cirurgias, sob anestesia local), as cirurgias com anestesia locorregional (raqui e peridural) e 100% da capacidade operacional mensal de cirurgias eletivas da unidade com indicação de anestesia geral, sendo o ano de 2019 referência para compor a taxa. Durante o internamento para os procedimentos, a Sesab/COE permite acompanhantes nas enfermarias ou quartos conjuntos para os pacientes que necessitem de cuidados. Além disso, visitas também poderão ser feitas para pacientes internados sem diagnóstico de Covid-19, incluindo pacientes em unidades fechadas, como UTIs, semi-intensivas e salas de estabilização, entre outras, ou pacientes internados em quartos individuais. São permitidos dois visitantes por paciente, pelo período máximo de uma hora.

Atletas de Brumado são convocados para Seleção Baiana Sub 17 de Vôlei Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nos dias 18 e 19 de setembro, os atletas do projeto esportivo RBVC/Brumado Lorenzo Balisteiro e Gabriel Viana estiveram em Salvador, acompanhados do treinador Ranielle Bernardo, para participar dos treinos da Seleção Baiana Sub 17de Vôlei. Os atletas passaram por alguns testes físicos e dois dias intensos de treinamento técnico/tático, comandado pelo técnico da seleção, Alexandre Chastinet. Após algumas correções e com uma avaliação positiva, os atletas irão compor a seleção baiana para uma sequência de jogos amistosos, em preparação para a Copa Estado da Bahia, no mês de novembro, e para o Campeonato Brasileiro de Seleções, no primeiro semestre de 2022, em Saquarema, no Rio de Janeiro. 

Brumado: Protetores comemoram projeto de lei em defesa animal aprovado na Câmara de Vereadores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em sessão realizada na segunda-feira (20), a Câmara de Vereadores de Brumado aprovou o projeto de lei de proteção animal e os protetores comemoraram a conquista. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Júnior Rocha, presidente da Ong Auau, disse que a lei vai beneficiar bastante os animais, assegurando a sua efetiva proteção. “A gente resgata muito animal atropelado, vítima de maus tratos e ninguém paga por isso. Não conheço uma pessoa que chegou a ser presa ou pagar uma multa aqui em Brumado”, pontuou. Com a lei, Rocha acredita que os infratores serão responsabilizados pelo crime e as organizações protetoras terão maior respaldo legal para cobrar as devidas punições. “Queremos que o atropelamento ou a morte de um animal não fique em vão. Falta muita política pública voltada para essa causa. Esse projeto vai nos dar visibilidade”, destacou.

Volta do horário de verão tem apoio de 55% dos brasileiros, segundo Datafolha

Mais da metade dos brasileiros é a favor da volta do horário de verão, segundo pesquisa Datafolha realizada de 13 a 15 de setembro. Segundo o instituto, 55% apoiam a iniciativa. Outros 38% rejeitam adotar o sistema em que os relógios são adiantados em uma hora durante uma parte do ano para que haja uma hora a mais de claridade durante o dia. Os demais são indiferentes ou não souberam responder. Pesquisa Datafolha sobre o tema feita em setembro de 2017 mostrou que 58% aprovavam o programa, e 35% eram contra. O horário de verão foi extinto em 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), sob o argumento de que já não garantia grande economia de energia enquanto causava transtornos para trabalhadores, principalmente aqueles que dependem do transporte público ainda de madrugada. O recorte da pesquisa mostra que a adesão é maior entre estudantes (74%), pessoas de 16 a 24 anos (71%) e com ensino superior (61%). A rejeição é maior entre aposentados (49%) e pessoas com ensino fundamental (44%). Nesses dois grupos, a adesão fica em 43% e 49%, respectivamente. Os empresários estão divididos: 46% contra e 46% a favor. Algumas entidades empresariais pedem a volta da medida para tentar reduzir o consumo de energia diante da seca nos reservatórios, entre elas, as do setor elétrico. Regionalmente, a mudança é mais aceita no Sul (63%) e menos no Sudeste (52%) e Centro Oeste/ Norte (51%). No Nordeste, onde o horário de verão deixou de ser adotado em suas últimas edições, o apoio também é elevado (59%).

Secretário de saúde está otimista com avanço da imunização em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No atual estágio do plano municipal de vacinação contra a Covid-19, Brumado está vacinando adolescentes de 12 a 17 anos, sem comorbidades. Em reunião na última sexta-feira (17), a Comissão Intergestora Bipartite (CIB) decidiu manter a vacinação do público adolescente na Bahia, apesar da suspensão sinalizada pelo Ministério da Saúde. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde Cláudio Feres explicou que a paralisação da imunização de adolescentes não faz sentido, tendo em vista que, em muitas cidades do país, a vacinação desse público já foi concluída sem qualquer intercorrência. Feres ainda frisou que o plano de imunização no município tem avançado conforme a programação estabelecida pela pasta, com a imensa maioria da população devidamente vacinada.

Homem é preso após ser flagrado com carga de calçados falsificados em Feira de Santana Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um homem de 52 anos foi preso após ser flagrado com carga de calçados falsificados, na segunda-feira (20), na BR-324, em Feira de Santana, no interior da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, as peças estão avaliadas em R$ 500 mil. Segundo o titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos em Rodovias (Decarga), delegado Gustavo Coutinho, o caminhão com os produtos saiu da cidade de Nova Serrana, em Minas Gerais, com destino aos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Ainda de acordo com o delegado, a equipe recebeu a informação de que o veículo passaria pela BR-324, na noite de segunda-feira. Com isso, os policiais armaram uma campana horas antes e conseguiram fazer a abordagem. O material apreendido será encaminhado aos representantes das marcas que foram falsificadas, para posterior destruição.

Ex-prefeito de Ituaçu é punido por irregularidades em contratações Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na sessão desta terça-feira (21), realizada por meio eletrônico, os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) acataram, parcialmente, representação formulada contra o ex-prefeito de Ituaçu, Adalberto Alves Luz (PP), em razão de irregularidades na contratação de empresas, por inexigibilidade de licitação, para prestação de serviços no exercício de 2018. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o conselheiro Mário Negromonte, relator do processo, multou o gestor em R$ 2,5 mil pelas irregularidades comprovadas. De acordo com a representação, formulada pelo Ministério Público de Contas (MPC), o ex-prefeito teria cometido irregularidades na contratação, por inexigibilidade, da empresa “Verônica de Cassia Gomes Rodrigues”, contratada para o acompanhamento, avaliação e implementação de ações voltadas para a política de Assistência Social, pelo valor de R$ 33 mil. E, também, na contratação do “Projecon Projetos e Contabilidade”, no valor de R$ 38.500,00, tendo por objeto o serviço de consultoria e assessoria educacional para acompanhamento dos sistemas: SIMEC (PAR), SIGPC, SIGARP, SIGECON e, para prestação de contas de todos os programas da Secretaria Municipal de Educação. Para o conselheiro Mário Negromonte, não se vislumbra, em ambos os casos, a singularidade dos serviços contratados, vez que o gestor não conseguiu demonstrar a complexidade e relevância destes, bem como a notoriedade de profissional especializado no atendimento daquela demanda específica. “A apresentação, apenas de atestados de capacidade técnica, por si só, não conduzem ao entendimento pela notória especialização da empresa contratada, de modo que se faz necessário maior aparato probatório para que se comprove o cumprimento incontestável de tal requisito”. O Ministério Público de Contas, através da procuradora Aline Paim Rio Branco, se manifestou pela procedência da denúncia na parte conhecida, com aplicação de multa ao gestor e recomendação “para que se abstenha de efetuar novas contratações por inexigibilidade de licitação, sem que estejam comprovados os requisitos legais”. Cabe recurso da decisão.

Criança de 1 ano é salva por PM após se engasgar com moeda de cinco centavos na Bahia Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma menina de 1 ano e 5 meses se engasgou com uma moeda de cinco centavos na segunda-feira (20), no bairro de Cajazeiras, em Salvador. Familiares levaram a garota às pressas em uma sede da companhia da Polícia Militar, um policial usou técnicas para desobstrução e a garota conseguiu expelir o material. De acordo com o G1, Jamielen Reis, mãe da menina, disse que as duas estavam sozinhas em casa e, em um momento de descuido, enquanto preparava o alimento da filha, percebeu que a criança estava com a boca espumando. “Eu estava sozinha com ela no momento. Ela estava de costas para mim. Quando eu virei, vi que ela estava espumando, bem pálida. Entreguei ela a minha mãe e disse que ela estava passando muito mal. Não tinha visto que ela estava com uma moeda na boca”, comentou. A mulher contou que correu para a casa da mãe, com a filha sem conseguir respirar direito, e vizinhos pediram para ela levar a garota à sede da 3ª CIPM, próximo de onde mora a família. Lá, um dos soldados que atendeu a família notou que a garota estava engasgada e usou o protocolo comum a esse tipo de ocorrência. “Estávamos encerrando uma operação quando ouvimos solicitações de socorro. O pessoal desceu com a criança na mão e entregou para nós. Como temos especializações, observamos que ela estava engasgada e iniciamos a manobra. Até que observamos que foi expelida a moeda de cinco centavos e a criança começou a respirar”, disse o soldado Copque, que atendeu a garotinha. O policial explicou como as pessoas devem fazer para desobstruir a respiração e utilizar a técnica em casos de engasgo em crianças. “De acordo com o protocolo de atendimento pré-hospitalar, colocamos a criança em nosso tronco com a cabeça levemente virada para baixo e vamos dando alguns “tapas” nas costas, como se estivesse empurrando para a frente, observando se está saindo o que está dificultando a respiração”. A menina foi levada para uma unidade de emergência, passou por exames e foi liberada em seguida.

Traficante morre em confronto com a polícia militar em Caculé Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Por volta de 21h30 desta segunda-feira (20), um indivíduo que traficava drogas no Bairro Alto do Cruzeiro, em Caculé, a 100 km de Brumado, trocou tiros com a polícia, foi atingido e acabou morrendo. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, Santino Caetano Teixeira, de 41 anos, estava na Rua João Maciel quando, ao avistar a viatura se aproximando, realizou disparos contra a guarnição. Os policiais conseguiram revidar, neutralizando a agressão. Foram encontrados com o traficante um revólver calibre 38, 42 porções de maconha prontas para venda, 06 porções maiores da mesma substância, 03 porções de cocaína e um simulacro de pistola. O autor, que tinha diversas passagens pela polícia por tráfico de drogas e roubos, foi socorrido, mas morreu ao ser encaminhado para o Hospital Geral de Guanambi (HGG).

Brumóbile fecha parceria com a Cavaletti para venda de móveis de escritório

Em Brumado, a Brumóbile fechou uma grande parceria com a Cavaletti S/A Cadeiras Profissionais, referência no mercado moveleiro e líder na produção de cadeiras para escritório no Brasil. Agora, a Brumóbile é a representante exclusiva da marca na cidade. A Cavaletti é uma das marcas mais renomadas quando o assunto é assentos para ambientes colaborativos e profissionais. Com seu alto padrão de qualidade, a empresa desenvolveu produtos que são reconhecidos nacional e internacionalmente entre as cadeiras mais confiáveis para escritório. Passe agora mesmo na loja, que fica localizada na Rua Barão de Vila Velha, no Bairro das Flores, e conheça todo showroom da fabricante. São produtos confortáveis, anatômicos e com design arrojado. O telefone para maiores esclarecimentos é (77) 3453-1822.

TCM mantém decisão contra prefeito de Paramirim por contratações de serviços na saúde Foto Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) não acataram o pedido de revisão referente às contas de 2019 da Prefeitura de Paramirim, da responsabilidade do prefeito Gilberto Martins Brito (PSB). Eles decidiram, desta forma, por manter a decisão que aprovou com ressalvas as contas, bem como a multa no valor de R$ 3 mil. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a decisão foi proferida, na sessão desta terça-feira (21), realizada por meio eletrônico. Mais uma vez, o prefeito solicitou que a relatoria examinasse a possibilidade de rever a decisão, notadamente no que tange aos apontamentos relativos às irregularidades relacionadas às contratações diretas/inexigibilidades na prestação de serviço público na área da saúde, das quais ensejaram determinação ao gestor para se abster de renovar os respectivos contratos e ao cancelamento de restos a pagar, por descumprida a Instrução Cameral TCM nº 001/2016. Para o conselheiro Raimundo Moreira, relator do processo, não foram apresentados no pedido de revisão nenhum novo elemento de prova que pudesse sustentar os fundamentos trazidos, “limitando-se o recorrente, mais uma vez, a repetir matéria idêntica exposta na fase recursal do processo”.

Guanambi e Boquira podem receber recursos federais para lidar com a seca Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Severamente atingidas pela seca, as cidades de Guanambi e Boquira, na região sudoeste da Bahia, tiveram a situação de emergência oficialmente reconhecidas pelo governo federal e, agora, podem requisitar recursos para ajudar a amenizar as consequências do clima. A decisão foi publicada na edição desta segunda-feira (20) do Diário Oficial da União (DOU). O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) tem acompanhado de perto as consequências do fenômeno na Região Nordeste e, por isso, oficializou a situação de emergência nesses e em outros municípios. Com o reconhecimento federal, os gestores municipais podem solicitar recursos do MDR para atender a população afetada.

Brumado: Cuidadores denunciam falta de estrutura nas creches e desvio de função da categoria Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na segunda-feira (20), durante sessão na Câmara de Vereadores, Danilo Dias utilizou a Tribuna Livre representando os cuidadores de creche do Município para denunciar o processo de precarização da categoria. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que faltam profissionais qualificados nas creches, com a devida formação, material didático e jogos educativos para atendimento da primeira infância, além de melhor estrutura física. “A gente fica com a criança o dia inteiro. Damos banho, auxiliamos na alimentação, nas atividades pedagógicas, nas brincadeiras. É muita coisa pra fazermos e pouca estrutura no sentido amplo pra realizarmos de modo saudável e eficiente esse trabalho”, salientou. Dias também relatou que há desvio de função entre os cuidadores, na medida em que muitos estão atuando como pedagogos sem a devida regulamentação. “Deveríamos ser regulamentados como trabalhadores da educação, visto que trabalhamos dentro de um espaço educacional diretamente com as crianças. O Município não nos vê nesse aspecto, talvez por querer mão de obra barata. Não sei o que acontece, mas somos muito desvalorizados”, cobrou. As reivindicações já foram levadas ao conhecimento da Secretaria Municipal de Educação, porém, segundo Dias, a categoria tem sido ignorada e tratada com indiferença nesse sentido.

Arquivo