Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2017
fechar

Motorista perde controle e cai em ribanceira no trecho urbano da BR-430 em Caetité Foto: Portal CN

No início da noite desta quinta-feira (12), um acidente foi registrado no trecho urbano da BR-430, em Caetité, no Sertão Produtivo. De acordo com o Portal CN, o motorista de um Fiat Uno perdeu o controle da direção e caiu em uma ribanceira no local. Ele sofreu apenas ferimentos leves, sendo socorrido pelo Samu 192 e levado a UPA de Caetité. O carro ficou bastante danificado. Este trecho da BR-430, que liga Caetité a Igaporã, é alvo de constantes reclamações devido à má conservação da pista e falta de acostamento. A manutenção da rodovia é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura.

Previsões apontam mês de outubro sem chuvas em Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Segundo as previsões meteorológicas, no mês de outubro não devem ser registradas chuvas em Caculé e cidades circunvizinhas, repetindo assim o que aconteceu no ano passado. Em Caculé, o último registro de chuva ocorreu no dia 11 de julho, quando choveu 12 mm. A informação foi obtida junto à Escola Família Agrícola (EFA), que faz esse registro por meio do pluviométrico instalado na instituição, localizada na comunidade do Deus Me Livre. Os dados dos últimos anos mostram uma queda considerável no volume de chuvas de 2013 a 2016. Em regra, o mês de outubro era marcado pelo início do período chuvoso, que se estendia até março ou abril do ano seguinte. Neste ano, as chuvas só devem ter início em novembro.

Homem é executado no Bairro Monte Azul em Guanambi Foto: Reprodução/Facebook

Na noite desta quinta-feira (12), um homem de 25 anos foi morto a tiros no Bairro Monte Azul, em Guanambi. Marivaldo Ferreira da Silva, conhecido como Pelé, foi surpreendido por dois homens em uma moto no meio da rua. Eles efetuaram vários disparos de arma de fogo contra a vítima e fugiram em seguida. O Samu 192 foi acionado, mas o homem já estava sem vida quando os socorristas chegaram. A polícia também esteve no local fazendo a preservação do corpo, que foi encaminhado ao Instituto Médico Legal. O caso será investigado.

Incêndio atinge serra de Ibiajara em Rio do Pires Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um incêndio de médio porte atingiu a Serra de Santa Maria, em Ibiajara, Distrito de Rio do Pires, próximo a um morro onde há uma mina de água potável. O fogo se alastrou rapidamente em direção à mina. A Paróquia de Senhor do Bonfim de Rio do Pires entrou em contato com o Ibama e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente a fim de serem tomadas providências para controlar as chamas. Ainda não se sabe o que teria provocado o incêndio. O fogo pode ser visto da sede da cidade de Rio do Pires, conforme mostram as imagens.

Mulher posa nua junto à viatura da polícia militar na Paraíba Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

A corregedoria da Polícia Militar investiga se houve conduta imprópria de uma mulher que posou nua em frente a uma viatura da PM da Paraíba, na praia de Tambaba. O corregedor da Polícia Militar da Paraíba, Coronel Severino Gerônimo, informou que o Centro Integrado de Operações Policiais (CIOP) recebeu um chamado na praia naturista, pois havia dois suspeitos abordando e assaltando banhistas. “Ao chegar ao local, a equipe estacionou o carro e começou uma incursão a pé. Foi nesse momento que, infelizmente, a senhora se posicionou na frente da viatura e alguém tirou suas fotos”, disse. De acordo com o G1, o Coronel afirmou que uma sindicância será aberta para tentar descobrir quem é a mulher que aparece nas fotos e, ainda, apurar se houve conduta inapropriada por parte dos policiais.

Caetité: Com paralisação das obras da Fiol, extração de minério de ferro não pode ser iniciada Foto: Reprodução/TV Sudoeste

As atividades no canteiro de obras da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) no distrito de Brejinho das Ametistas, em Caetité, estão paradas desde 2015. No distrito devem passar pelo menos 60 dos 1.526 km de extensão da estrada de ferro da Fiol. Caetité é o meio do caminho das duas etapas da obra, já que a Fiol 1 é de Ihéus, no sul da Bahia, à Caetité, e a Fiol 2 é de Caetité até Barreiras. Em março de 2016, a Valec, empresa responsável pelas obras, rescindiu o contrato com o consórcio de construtoras alegando descumprimento de obrigações contratuais e problemas na construção. De acordo com o G1, sem a conclusão da obra no sudoeste da Bahia, a extração de minério de ferro na região, que geraria emprego e renda, não pode ser iniciada. Isso ocorre porque o município não tem como transportar a produção. Em Brumado, a situação é parecida com a de Caetité. Até 2015, cerca de 1.300 pessoas trabalhavam no local, mas atualmente está tudo parado.

Jussiape: Vereador preso por estuprar mulheres diz que quer ser presidente do Brasil Foto: Divulgação

Enquanto era conduzido para delegacia, o ex-vereador de Jussiape, Adson Muniz Santos, 35 anos, acusado de estuprar mulheres em São Paulo, disse à imprensa que nunca estuprou ninguém. Apesar disso, ele assumiu ser a pessoa que aparece nas imagens divulgadas pela polícia, nas quais aparece se passando por um falso policial federal para render uma mulher. Ele circulou com ela pela cidade durante três horas e, nesse período, além de estuprá-la, a obrigou a sacar R$ 3 mil de um caixa eletrônico. "Alguma coisa acontece na minha cabeça, mas meu coração é bom, porque ajudei muita gente quando fui vereador, minha cidade em peso é testemunha. O meu foco é ser candidato a presidente para acabar com a corrupção e que ninguém mate ninguém nesse país", disse Muniz.

Praticook: O maior showroom saudável em Brumado

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

40 alunos passam mal após comerem lanche em festa em Escola Municipal de Rio do Antônio Foto: Achei Sudoeste

Quarenta alunos da Escola Municipal Armindo Guimarães, no Distrito de Ibitira, no município de Rio do Antônio, no sudoeste baiano, passaram mal após comerem lanche em uma festa em alusão ao Dia das Crianças, na última quarta-feira (11). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, no evento foi servido suco e bolo. De acordo com moradores da localidade, a festa foi patrocinada pela Secretaria de Educação do Município. Todas as crianças foram levadas pelos pais para o Posto de Saúde da Família de Ibitira, que ficou superlotado devido ao atendimento. As crianças estavam com dor na barriga e disenteria. A nossa reportagem tentou contato com a Secretaria de Educação de Rio do Antônio nesta sexta-feira (13), mas as ligações não foram atendidas.

Ex-vereador de Jussiape é preso em São Paulo sob suspeita de estuprar uma mulher Foto: Divulgação

A polícia prendeu nesta quarta-feira (11) o ex-vereador da cidade de Jussiape, Adson Muniz Santos, 34 anos, suspeito de ter se passado por um policial federal para sequestrar e estuprar uma mulher em São Paulo. Ele abordou a vítima em uma área nobre da cidade. Segundo investigadores, o homem foi detido portando um distintivo falso e uma arma de brinquedo. Ao longo da última semana, outras mulheres divulgaram áudios, textos e fotos alegando terem sofrido tentativas do golpe por parte do suspeito. Em todas as situações, as abordagens foram descritas de forma parecida: o homem se identificava como policial e pedia que a mulher abrisse o vidro e encostasse o carro para que ele pudesse aplicar uma multa. Encaminhado para a 1ª Delegacia de Defesa da Mulher, o suspeito deve ser ouvido pelos policiais ainda hoje. Adson Muniz foi vereador no município de Jussiape e se candidatou a deputado federal nas eleições de 2014, embora não tenha sido eleito. 

Por 6 a 5, STF decide que Congresso pode rever afastamento de parlamentar Foto: Nelson Jr./STF

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (11) que o afastamento de parlamentares do mandato pela Corte deve ser submetido ao Congresso Nacional. O julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5526 teve seis votos favoráveis ao aval da Câmara ou do Senado à sanção e cinco votos contrários. O ministro Edson Fachin, relator da ação, se posicionou contra a submissão ao Congresso e ficou vencido, ao lado de Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux e Celso de Mello. De acordo com o Veja, os ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello entenderam que medidas cautelares de afastamento do mandato e recolhimento noturno sequer podem ser aplicadas a parlamentares. Vencidos neste ponto, os três concordaram com a submissão das sanções à Câmara ou ao Senado em 24 horas. Foi neste sentido que votaram os ministros Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, para os quais o afastamento e o recolhimento de parlamentares durante a noite só podem ser impostos em caso de crime inafiançável ou “em situações de superlativa excepcionalidade” e devem ser submetidas ao Senado ou à Câmara em 24 horas. Cármen desempatou o julgamento. A presidente da Corte, Cármen Lúcia, concordou que a suspensão do mandato deve ser submetida às Casas, mas seguiu Fachin no ponto de que outras medidas, como o recolhimento noturno, não precisam de aval do Congresso. A ação foi movida em maio de 2016 pelos partidos PP, PSC e Solidariedade, que consideram que a Câmara e o Senado devem deliberar sobre as medidas cautelares. 

Brumado: Prefeitura inicia obra de urbanização na Rua Padre Cícero Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após 30 anos de espera, os moradores da Rua Padre Cícero, no Bairro São José, enfim começam a ver a concretização de um antigo sonho: a pavimentação e urbanização da via. As obras foram iniciadas na manhã desta quarta-feira (11) com a abertura de uma vala central por onde passará a rede de drenagem pluvial, um desvio de um riacho que passa próximo às residências na localidade. No projeto da prefeitura, a via será dividida em mão dupla com a drenagem aberta ao centro. Para a continuidade das obras as árvores plantadas pelos moradores serão arrancadas. A Rua Padre Cícero é ligada diretamente com o Ifba, se tornando um dos principais acessos do bairro ao campus. A expectativa é de que obra siga o padrão e também receba pavimentação asfáltica. 

Rui Costa autoriza licitação para a recuperação da pista do aeroporto de Guanambi Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (10), ao responder as perguntas dos cidadãos de toda a Bahia por transmissão ao vivo realizada pelo Facebook, o governador Rui Costa (PT), ao lado do Secretário Estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, confirmou a autorização da licitação para o recapeamento da pista do aeroporto municipal Isaac Moura Rocha, em Guanambi. O local poderá suportar os pousos e decolagens dos aviões ATR-72, justamente o modelo que a empresa Azul linhas aéreas opera na viação regional. A obra está orçada em R$ 4 milhões. 

Com o novo aumento da Petrobrás, gás de cozinha pode chegar a R$ 60 em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Petrobrás anunciou um novo aumento de 12,9% no valor do GLP, o popular gás de cozinha, que passa a vigorar a partir desta quarta-feira (11). Com o reajuste, o valor da botija de 13 kg poderá chegar a R$ 60 no município de Brumado, onde o valor praticado no momento é de R$ 53. Devido ao período promocional, as revendedoras ainda estão mantendo o preço de R$ 45, porém uma reunião na tarde de hoje definirá como será realizada a nova tomada de preços na cidade.

WL Representações comemora o Dia das Crianças em Brumado

O Dia das Crianças é comemorado anualmente em 12 de outubro no Brasil. A data celebra os direitos das crianças e é um dia dedicado aos pequenos, em que se distribuem brinquedos e boas surpresas. Nesta quinta-feira (12), leve a sua criança para se divertir em um parque, clube ou em uma praça e faça a alegria da garotada. A WL Representações, representante da maior empresa no ramo de confecções e calçados infantil do Brasil, Marisol, deseja um feliz dia das crianças repleto de felicidades e muita diversão a todas as crianças!

Empresário dispensa lucros e obriga revendedoras a reduzir o preço do gás de cozinha em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Considerando abusivos os preços praticados, um empresário da cidade de Brumado entrou para o ramo da revenda de gás de cozinha, dispensou os lucros e está comercializando suas botijas a R$ 40 a unidade. A intervenção comercial obrigou os proprietários das revendedoras concorrentes a promover uma promoção para não perder espaço no mercado e, assim, reduzirem os preços de R$ 53 para R$ 45. A guerra comercial chegou à casa legislativa, onde, durante sessão ordinária, um parlamentar, mesmo sem conhecer pessoalmente o empresário, o parabenizou e até mencionou que o mesmo poderia ser feito no que se refere ao valor de outros combustíveis, como a gasolina e o álcool. Em um vídeo nas redes sociais, o novo empresário do gás denunciou a formação de um cartel do produto na cidade e declarou que entrou no ramo apenas para desmontar o esquema dos altos preços praticados no município. Nossa reportagem tentou falar com o empresário sobre o assunto, mas não obteve êxito, pois o mesmo estava fora a cidade até o fechamento desta matéria.

Contas do Município de Abaíra são aprovadas Foto: Reprodução/UPB

As contas do ex-prefeito de Abaíra, João Hipólito Rodrigues Filho, relativas ao exercício de 2016, foram aprovadas com ressalvas pelo Tribunal de Contas dos Municípios. O gestor sofreu multa de R$ 2 mil pelas falhas e irregularidades apuradas durante a análise técnica das contas. Além de irregularidades em processos licitatórios, o relatório técnico registrou a existência de divergência entre o saldo demonstrado nos extratos bancários e conciliações e o apresentado no balancete de dezembro, a ausência do parecer do Conselho Municipal de Saúde e a apresentação de relatório de controle interno em desacordo com as exigências legais. Ainda cabe recurso da decisão.

Semana das crianças aquece a economia no comércio de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A semana tem sido de muita movimentação nas lojas do centro comercial de Brumado devido à procura pelos presentes para o dia das crianças. O site Achei Sudoeste percorreu algumas lojas na quarta-feira (11), véspera do feriado que homenageia as crianças e a padroeira do Brasil, e registrou muitos adultos e crianças nas casas comerciais em busca, principalmente, de brinquedos. Alguns comerciantes investiram um pouco mais na ornamentação dos estabelecimentos, bem como na contratação de animadores caracterizados com personagens dos desenhos animados. Em algumas lojas, também estão sendo distribuídos doces e outras iguarias para atrair o público alvo. “Vale pela concorrência e pela ocasião, pois só o fato de as crianças virem nos visitar com um grande sorriso no rosto já nos traz satisfação”, disse um empresário do ramo de brinquedos, que, em entrevista a nossa reportagem, fez uma projeção animadora de aumento de 50% nas vendas nos últimos dias. Além dos presentes das famílias, o que tem ajudado a aumentar as vendas são as ações de solidariedade e as campanhas de doações de brinquedos espalhadas pelo município. “Tem casos em que a pessoa vem e busca uma grande quantidade de produto para fazer a sua doação voluntária sem alardear o que está fazendo, apenas o pagamento de uma promessa”, comentou um comerciante do ramo.

PM afastado por envolvimento em assalto é morto na porta de casa em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

O policial militar afastado Norberto Macêdo Viana foi morto a tiros na porta de casa, por volta das 22h20 de terça-feira (10), no Conjunto Habitacional Vila Serra 1, em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, a autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. Ainda segundo a polícia, a vítima não atuava mais no quadro da PM. Ela foi afastada em 2011 depois de responder a um processo administrativo por suspeita de envolvimento em assaltos a uma agência bancária e uma casa lotérica em Presidente Jânio Quadros. De acordo com o G1, a época, durante as buscas pelos criminosos, houve confronto com a polícia e ao menos cinco envolvidos foram mortos. O corpo da vítima foi levado para necropsia no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista.

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou nesta quarta-feira (11) o pagamento de cerca de R$ 13 milhões a aproximadamente 15 mil servidores da Segurança Pública como Prêmio por Desempenho Policial (PDP). Conforme o anúncio, receberão o PDP 14.829 mil servidores que conseguiram reduzir os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), no primeiro semestre de 2017, comparado com o semestre anterior, nas suas respectivas regiões de atuação. De acordo com o G1, a lista com todas as unidades policiais que receberão o prêmio será publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (12). Na PM, serão contemplados 12.246 entre oficiais e praças; na Polícia Civil, somados delegados, escrivães e investigadores, receberão o PDP 2.539 e no DPT serão 44 peritos. Os valores variam entre R$ 371,54 e R$ 1.857,73. Ainda de acordo com o governo, os valores serão pagos na primeira quinzena de novembro, em folha especial, para integrantes das polícias Militar, Civil e do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O primeiro pagamento ocorreu ano de 2014 quando o prêmio ainda era anual. No ano passado, por determinação do governador Rui Costa, foi ampliado para duas vezes ao ano.

Caetité: Comunidade de Pirajá é beneficiada com trator agrícola Foto: Thayná Lima

Em Caetité, a comunidade de Pirajá foi contemplada com um trator agrícola, fruto de uma emenda parlamentar, solicitada pelo vereador Jairo Fraga. O equipamento irá beneficiar também as comunidades de Escadinha e Sucupira, auxiliando o pequeno produtor, otimizando o tempo de plantio, aplicação de fertilizantes e facilitando a vida no campo. Para a vice-prefeita, Jaquele Fraga, com essa conquista, os agricultores terão uma grande ajuda para desenvolverem seus trabalhos. Na entrega do trator, estiveram presentes o secretário municipal de Serviços Público, Rodrigo Gondim, o vereador Mário Rebouças, o técnico agrícola Exupério Ledo e o presidente da Associação do Pirajá, Jairo Sousa Santos.

Uneb: Professores aprovam indicativo de greve e paralisação em novembro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) aprovaram na segunda-feira (9) indicativo de greve da categoria, em assembleia realizada no Campus I da instituição, em Salvador. Segundo informações da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), também foi aprovada uma paralisação para o dia 28 de novembro em todos as unidades, com portões fechados. Com a decisão, as quatro universidades estaduais (Uneb, Uefs, Uesc e Uesb) estão com indicativo de greve. A pauta de reivindicações inclui reajuste de 30,5%, com um acréscimo destinado à recomposição salarial e ampliação e desvinculação de vaga/classe do quadro de cargos de provimento permanente do Magistério Público às Universidades Estaduais da Bahia.

O deputado federal Waldenor Pereira (PT) manifestou a solidariedade com os funcionários dos Correios de todo Brasil, especialmente da Bahia, condenando a decisão do governo federal de fechar 1.827 bancos postais no país. Na Bahia, serão fechadas 440 agências. “Não podemos aceitar que esta empresa centenária, uma das instituições de maior credibilidade do Brasil, esteja ameaçada pelo governo golpista, incluída no programa de desmonte do presidente ilegítimo Michel Temer”, protestou na tribuna da Câmara Federal. Para o parlamentar, a decisão do fechamento de bancos postais e agências em todo o país sinalizam para a concretização de um plano do governo “golpista e ilegítimo”. Já h, inclusive, o anúncio do plano de demissão voluntária, como observou o deputado, que se solidarizou e ofereceu apoio a todos os servidores da empresa no país.

Brumado: Justiça Eleitoral estará em expediente a partir de 20h de sexta-feira (13) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) informa que todos os serviços da Justiça Eleitoral, inclusive aqueles oferecidos por meio da internet, estarão suspensos a partir de 20h de sexta-feira (13). A interrupção ocorre em razão de testes a serem realizados na rede elétrica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e deverá perdurar até às 8h da segunda-feira (16). Serão afetados pela indisponibilidade dos serviços: atendimento a eleitores por qualquer Cartório Eleitoral; o sistema PJE de toda a Justiça Eleitoral e respectivos Diários de Justiça; portais de internet de toda a Justiça Eleitoral; serviço de agendamento para a biometria; recebimento e envio de e-mail externos à Justiça Eleitoral; emissão de Certidão de Quitação Eleitoral, entre outros.

Arquivo