Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2017
fechar

Aumento de consumo obriga Embasa a aumentar vazão de abastecimento em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em notas enviadas à redação do site Achei Sudoeste, moradores dos Bairros Santa Tereza e Mercado, em Brumado, reclamaram que estão há quatro dias sem água em suas torneiras. Nossa reportagem entrou em contato com o escritório regional da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) e fomos informados de que a empresa já havia tomado conhecimento do problema e estava se mobilizado para sanar o mesmo. Ainda segundo as informações colhidas pela nossa reportagem junto à Estatal, a alta temperatura e o tempo seco aumentaram o consumo nos últimos dias em Brumado, o que afetou o bombeamento em algumas localidades isoladas da cidade. Dessa forma, se fez necessário aumentar a vazão de água para os filtros, aumentando também a produção para atender a demanda de consumo do período. O nível da lagoa da Barragem de Cristalândia, que abastece o município, baixou pouco mais de um metro, volume ainda considerado tranquilo. Em 2016, a Embasa registrou o equivalente a 40% de aumento no consumo de água no mesmo período em Brumado, o que ajudou a diminuir em mais de 4 metros o volume no leito da barragem. O período de alta estação sempre colabora com o maior consumo na cidade, pois os banhos são mais frequentes e mais demorados, além dos munícipes beberem mais líquidos no intuito de manter a hidratação do corpo. Na segunda-feira (23), foi registrada a temperatura de 35°C, com sensação térmica de 43°C e baixa umidade do ar em apenas 34%. Os serviços de meteorologia não apontam sinais de chuva para os próximos dias, o que contraria a expectativa dos munícipes, que esperavam a tradicional chuva dos umbus ainda para este de outubro.

Cristiano Ronaldo é eleito melhor do mundo pela 5ª vez Foto: AFP

Cristiano Ronaldo cumpriu mais um objetivo em sua carreira. Ele foi oficialmente eleito nesta segunda-feira o melhor jogador do mundo da Fifa pela quinta vez, igualando-se ao seu grande rival dentro de campo, Lionel Messi. Com 43,16% dos votos, o português venceu a concorrência sempre severa do argentino, craque do Barcelona, que terminou em segundo, com 19,25%, e também de Neymar, terceiro, com 6,97%, num total de 24 candidatos. O brasileiro teve um percentual um pouco menos de 2015, quando também foi terceiro, com 7,86%. 

Contrário aos brumadenses, Vitor Bonfim defende abastecer Tanhaçu antes da elevação da Barragem de Cristalândia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de agricultura do estado da Bahia, Vitor Bonfim (PDT), afirmou que é favorável à construção da adutora na Barragem de Cristalândia, em Brumado, para abastecer também o município de Tanhaçu e algumas comunidades rurais antes mesmo da construção da segunda etapa do barramento. “A construção da segunda etapa consta no planejamento do governo, no entanto, nesse momento de crise em que há dificuldade para levantar os recursos para a elevação da barragem, não podemos privar nossos conterrâneos baianos de Tanhaçu desse bem fundamental que é a água. Os esforços do governador têm sido para levar a água para o maior número possível de baianos com a construção de adutoras e sistemas de água, privilegiando o abastecimento como manda a lei, colocando, inclusive, em segundo plano a produção agrícola”, argumentou o secretário. Para o deputado licenciado, Brumado sempre foi beneficiado com a energia produzida na lagoa de Sobradinho e Paulo Afonso e agora é a vez de o município também compartilhar do recurso natural que lhe disponibilizado. Aliado do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e dos vereadores da base do governo municipal, o secretário foi de encontro aos ideais dos políticos brumadenses que lutam para que o governo estadual invista primeiro na elevação da barragem, pois acreditam que a atual capacidade do manancial não é suficiente para atender também o município de Tanhaçu, levando em consideração que a mesma fonte já abastece a cidade de Malhada de Pedras. O prefeito brumadense até falou que teme um colapso no abastecimento, caso o governo ceda água para o município vizinho antes de aumentar a capacidade do manancial. Da mesma forma, os vereadores da base do prefeito reforçaram o coro na casa legislativa no intuito de buscar sensibilizar o governador Rui Costa a primeiro atender os apelos para a obra de crescimento da Barragem de Cristalândia.

Achei Tour: A sua agência de viagens em Brumado e Vitória da Conquista

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

Programa Primeiro Emprego vai atender em Boquira, Caturama e Macaúbas

O Programa Primeiro Emprego vai visitar alunos egressos da rede estadual de ensino técnico em todo o território baiano. A equipe de monitoramento da Fundação Luís Eduardo Magalhães prestará atendimento nas cidades de Caturama, Macaúbas e Boquira. Os contratados também receberão fardamento e terão suas carteiras de trabalho assinadas, bem como os novos beneficiários serão chamados para fazerem parte do programa. Já são mais de 1300 egressos inseridos no mercado de trabalho na Bahia. Para mais esclarecimentos, um sistema de call center está à disposição nos números (71) 3103-7567 ou 3103-7587.

Bispo Dom Roberto institui 171 ministros e sacramenta 125 crismas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Bispo da Diocese de Caetité, Dom José Roberto Carvalho, passou o final de semana em visita às comunidades do Bom Jesus, Santa Rita e São Cristóvão, em Brumado, onde, acompanhado dos Padres das paróquias locais, celebrou missas e instituiu 171 novos ministros para autuarem em cerca de 90 comunidades católicas rurais do município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Bispo explicou que, por conta da carência de padres para atender a demanda de localidades, os ministros terão a designação para auxiliar os enfermos nas comunidades onde atuarão, além de promoverem a distribuição eucarística e comunhão, com celebração da palavra, aos domingos. Dom José Roberto também realizou o sacramento da crisma, a confirmação do batismo, de 125 jovens de comunidades rurais, que foram preparados durante dois anos de catequese. A passagem do Bispo pela cidade foi muito apreciada pelos fieis que lotaram os templos para ouvir e celebrar com louvores o final de semana festivo no município.

Tiro de Guerra de Brumado recebe visita de inspeção de instrução Foto: Divulgação/TG

Na última semana, o Tiro de Guerra de Brumado recebeu a visita do 1° Tenente José Alves Barreto, adjunto da Seção de Tiro de Guerra da 6ª Região Militar, a fim de avaliar o nível de conhecimento, aprendizado e desempenho dos atiradores sobre as instruções ministradas no corrente ano. Também participaram das atividades o 1º Sargento Edmundo de Souza Rocha, da 18ª Cia Com Fron, em visita de reconhecimento ao TG já que foi designado como o novo instrutor para o biênio 2018/2019, e o STen Aloísio Fagundes Gomes, ex-instrutor e colaborador do TG. Os atiradores foram avaliados nas disciplinas de ordem unida, camuflagem, fortificação de campanha, primeiros socorros, hierarquia, disciplina e treinamento físico militar. Ao término da avaliação, o 1º Tenente Barreto parabenizou os integrantes do TG pelo alto nível de conhecimento e desempenho apresentados durante a avaliação, bem como durante todo o ano de instrução.

Caculé: Mecânico tem pernas queimadas após explosão de máquina de solda em oficina Foto: Aloísio Costa

O mecânico caculeense João Alves de Souza Filho, 22 anos, segue internado no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus após sofrer queimaduras de terceiro grau nas pernas. O acidente aconteceu em uma oficina mecânica da cidade de Caculé, a 100 km de Brumado. Segundo a vítima, ele tinha levado um ônibus à oficina para que fosse feita uma soldagem no escapamento do veículo. O aparelho da solda explodiu e acabou provocando as queimaduras em suas pernas. João chegou a ser atendido no Hospital Nossa Senhora Aparecida, em Caculé, mas, devido à gravidade dos ferimentos, foi encaminhado para o hospital referência em queimados na cidade de Santo Antônio de Jesus. De acordo com o Informe Cidade, ele passou por uma cirurgia e deve permanecer em recuperação na unidade pelos próximos quinze dias.

 

Outubro Rosa: A prevenção contribui com o diagnóstico precoce

Homens, eles também, são vítimas. O câncer de mama também os acomete. Para cada 100 mulheres com a doença, um homem desenvolve o tumor nessa região. No caso deles, o distúrbio pode se manifestar a partir dos 35 anos (e o risco aumenta com o avançar da idade). É o mastologista que realiza a parte cirúrgica do tratamento, bem como acompanha a evolução do paciente. Ao oncologista cabe a prescrição de quimioterapia, quando há necessidade.  A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

Hanna Briza é escolhida Garota Entrevip Caetité 2017 Foto: Caetité Notícias

No último sábado (21), foi realizado no Espaço Farias o concurso que escolheu a Garota Entrevip Caetité 2017. O Garota Entrevip é um concurso de beleza renomado no sudoeste da Bahia, promovido pela revista Entrevip, sob o comando da empresária Daniela Milhazes. De acordo com o Caetité Notícias, mais de mil pessoas estiveram presentes para torcer pelas 20 candidatas que disputaram o título. Após as apresentações, o prêmio de Garota Entrevip Caetité 2017 ficou com a jovem Hanna Briza, que conseguiu encantar os jurados com sua beleza e carisma. Em segundo lugar, ficou Ana Luisa Junqueira e, em terceiro, Daiane Cortez. A faixa de campeã foi entregue pela garota Entrevip Caetité 2016 Estefany Aguiar. Hanna Briza ganhou a quantia de R$ 1 mil, um Book Fotográfico e diversos prêmios oferecidos pelos patrocinadores do evento. Além disso, representará a revista Entrevip por um ano em eventos e publicidades.

Câmara de Brumado disponibiliza áudio da última sessão legislativa

O áudio das sessões da Câmara Municipal de Brumado está disponibilizado no site oficial www.cmbrumado.ba.gov.br. O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade. Clique aqui e ouça o áudio.

Desembargador do TJ-BA é condecorado com dupla cidadania dos municípios de Brumado e Rio de Contas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Acompanhado de sua família, o Desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Lourival Almeida Trindade, foi condecorado com a dupla cidadania dos municípios de Brumado e Rio de Contas. A solenidade que marcou a condecoração aconteceu na noite da última sexta-feira (20), na Câmara de Vereadores de Brumado, na presença de várias autoridades políticas, magistrados, advogados, vereadores, militares e convidados em geral. Dentre os presentes, os prefeitos Eduardo Lima Vasconcelos (Brumado), Érico Cardoso Neto (Érico Cardoso), Alberto Luz (Ituaçu) e Leda Matias (Aracatu). Também estiveram presentes as juízas Márcia Abreu e Adriana Luíza, o presidente da 21ª Subsecção da OAB/Bahia, Osvaldo Laranjeiras, o secretário estadual de agricultura, Vitor Bonfim (PDT), e o comandante da 34ª CIPM, Major Adriano Souza Dias. O evento foi abrilhantando pela filarmônica Lira Ceciliana Brumadense, que fez a abertura com o Hino Nacional Brasileiro e ainda apresentou mais duas melodias durante a solenidade. A ocasião seria apenas para a entrega da cidadania brumadense, porém o Diretor de Relações Institucionais da União dos Vereadores da Bahia, Vinicius Costa de Souza, também vereador no município de Rio de Contas, quebrou o protocolo e fez a entrega do Título de Cidadão Riocontense, de sua autoria, com aprovação unânime da Câmara Municipal. 

Desembargador do TJ-BA é condecorado com dupla cidadania dos municípios de Brumado e Rio de Contas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sequência, foi a vez do presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Leonardo Vasconcelos, fazer a entrega da placa simbólica da maior honraria cedida pelo parlamento local, o título de cidadão brumadense, ao desembargador da justiça baiana. Depois disso, a palavra foi franqueada às autoridades que compuseram a mesa solene. Por último, o homenageado da noite fez referências a vários pensadores e sociólogos da história para reforçar a sua satisfação em receber as honrosas cidadanias. “Agradeço os tão honrosos e significativos títulos. Estejam convictos, eminentes vereadores, de que tais homenagens serão guardadas para sempre na memória do coração e as palavras de agradecimento neste instante ficarão nele perpetuadas pela vida afora. Palavras de agradecimento que emanam sinceramente do coração, porque creio como o poeta Mário Quintana que a palavra da boca é inútil se o sopro não lhe vem do coração”.

Waldenor Pereira defende Caixa Econômica Federal 100% pública Foto: Divulgação

O deputado Waldenor Pereira participou de manifestação promovida pela Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos, que aconteceu na última semana, no Salão Verde da Câmara dos Deputados. A manifestação reuniu parlamentares, representantes da sociedade civil e entidades dos empregados da Caixa Econômica Federal contra a abertura de capital do banco. Waldenor criticou as medidas impopulares do governo do presidente Michel Temer e ressaltou que considera a instituição financeira indispensável para o desenvolvimento nacional. “A Caixa Econômica Federal é uma Instituição fundamental para a soberania nacional e para o desenvolvimento das políticas públicas, especialmente aquelas que visam distribuir renda e incluir socialmente a nossa população”, defendeu. Waldenor ainda colocou o seu mandato à disposição das lutas para preservação do banco 100% público.

Jussiape: Homem é morto a tiros por bandidos em Cuiabá Foto: Reprodução/Facebook

Natural da cidade de Jussiape, Maristelo Luz Dantas, popular Tetelo, de 36 anos, foi morto a tiros no último sábado (21), na porta de sua residência, em Cuiabá. Bandidos armados alvejaram a vítima pelas costas no momento em que a mesma retornava do trabalho. Maristelo tentou escapar, porém foi atingido e morreu no local. Peritos do Departamento de Polícia Técnica realizaram o levantamento cadavérico e encaminharam o corpo para o Instituto Médico Legal. As causas do crime ainda são desconhecidas. De acordo com o Livramento Manchete, Tetelo deixa esposa grávida e uma filha de outro relacionamento. Ele era da localidade de Espinhos, zona rural do município de Jussiape.

Arena Safadão: Mega Estrutura começou a ser montada em Brumado Foto: Divulgação

O maior evento da história de Brumado e região, o Arena Safadão, será realizado na próxima sexta-feira (27) e a produção começou a montar, na manhã do último sábado (21), a megaestrutura do evento no Parque de Exposições Gilson Brito. No palco, o maior fenômeno da música brasileira da atualidade, o cantor Wesley Safadão promete uma apresentação fantástica. O show contará ainda com o grupo Donas de Bar e a revelação Gabriel Diniz. Equipes especializadas iniciaram os trabalhos para garantir a segurança e o conforto dos milhares de fãs que irão lotar o parque de exposições. Um dos destaques será o Camarote Arena Prime, que terá uma logística nunca vista em Brumado.

34ª CIPM apreende quatro pessoas com drogas em veículo no Bairro Esconso em Brumado Foto: Divulgação/PM

Neste final de semana, durante patrulhamento ostensivo no Bairro Esconso, o Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), avistou um veículo em atitude suspeita. Nas proximidades do Restaurante 3º Milênio, um dos ocupantes do carro, de placa policial PJQ-5199, teria arremessado um pacote para fora do veículo, momento em que foi dada a voz de parada. Todos os ocupantes foram abordados e, em seguida, os policiais retornaram alguns metros e localizaram o pacote. Tratava-se de cerca 500 g de uma substância análoga à maconha. Flávio Porto dos Santos, 21 anos, confessou que arremessou o material para fora do carro e que a droga o pertencia. Ele e os outros três ocupantes do veículo, identificados como Teivison de Souza Leite, Letícia Ribeiro Santos e Jociara Daiane de Lima Santos, foram encaminhados para a delegacia para adoção das medidas cabíveis. Dois celulares também foram apreendidos.

Praticook: O maior showroom saudável em Brumado

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Enfermeiros recebem apoio dos vereadores de Brumado contra liminar que prejudica a função Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma liminar da 20ª Vara Cível do Distrito Federal, que impedia a requisição de exames por enfermeiros, prejudicando o atendimento ao paciente do Sistema Único de Saúde (SU), está suspensa pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região até o julgamento final do mérito do processo. Temerosos com a possibilidade de o julgamento ser aprovado, enfermeiros do município de Brumado compareceram à sessão da câmara de vereadores para buscar o apoio do parlamento quanto à permanência das atividades de enfermagem em vigor. “As solicitações de exames de rotina e complementares são uma realidade consolidada no Brasil desde 1997, quando foi editada a resolução Cofen 195/97, respaldada na lei 7.498/1986 e na portaria MS 2.436/2017, que prescreve a consulta, o diálogo e as prescrições de medicamentos em protocolo como de competência dos profissionais da enfermagem. Com a liminar, os enfermeiros perderiam tais poderes de atuação, os quais seriam de prerrogativa dos médicos”, afirmou a enfermeira Elke Barreto.

Enfermeiros recebem apoio dos vereadores de Brumado contra liminar que prejudica a função Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Ela ainda destacou que tal liminar se tornou um ataque à saúde pública e contra a comunidade brasileira em geral, pois a categoria entende que a proposta representa o enfraquecimento das unidades básicas de saúde e um trampolim para a expansão das consultas particulares. Durante o período em que a liminar foi acatada, os efeitos negativos foram sentidos pelos pacientes do SUS em Brumado, conforme reforçado pelo Secretário Municipal de Saúde, Cláudio Feres, que ao usar a tribuna livre da câmara relatou que a liminar prejudicou até mesmo a Campanha Outubro Rosa, pois, sem os enfermeiros, o município não pode ofertar os exames preventivos às pacientes. Durante a sessão, os vereadores direcionaram palavras de apoio à categoria e reprovaram a proposta, bem com o atual governo federal. “Se esta liminar for aprovada nós assistiremos o colapso geral na saúde pública do país. Milhares de unidades básicas de saúde serão fechadas. Esperamos que haja um consenso dos nossos representantes em Brasília”, pontuou o secretário. 

Achei Tour: A sua agência de viagens em Brumado e Vitória da Conquista

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

Guarda Municipal de Brumado fez entrega de brinquedos às crianças no sábado (21) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através da Campanha Azul Marinho, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Brumado realizará a entregou de brinquedos às crianças no último sábado (21), no coreto central da Praça da Matriz. A GCM conseguiu arrecadar os brinquedos junto ao empresariado local e a vários doadores voluntários que compareceram à sede da instituição para deixar uma lembrança para a garotada. A doação de brinquedos feita pela GCM é uma alusão ao dia das crianças, porém acontece sempre após a passagem da data comemorativa a fim de desafogar a agenda de eventos na data em diversas localidades assistidas. A expectativa é de que este ano seja batido o recorde de produtos arrecadados: mas de 1500. Durante esta semana, os guardas municipais se revezaram para embalar os brinquedos. “Nossas crianças merecem”, disse o comandante da GCM, Jussimar Santos. 

Prefeito de Caetité comemora possível implantação da Unacon na cidade Foto: Thayná Lima

Em uma reunião em Salvador, na última sexta-feira (20), o Secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, deu direcionamentos positivos em relação à implantação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) em Caetité. A audiência foi articulada pelo prefeito Aldo Gondim (PSB) e contou com a participação da vice-prefeita, Jaquele Fraga Teixeira (PCdoB), do ex-prefeito Zé Barreira (PSB) e diversas lideranças políticas da cidade. “Estamos bastante otimistas em relação à Unacon ser uma realidade em Caetité e continuaremos trabalhando para melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, comemorou o prefeito.

Estudante de Direito é eleita ouvidora cidadã da Defensoria Pública Estadual de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A estudante do curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Maria Aparecida Oliveira dos Santos, foi eleita membro do Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã junto à Defensoria Pública Estadual (DPE), no município de Brumado. A eleição aconteceu na quinta-feira (19), no auditório do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac). Participaram da audiência secretários e servidores municipais, além de representantes de instituições e denominações culturais e religiosas da sociedade civil organizada. Antes da votação, foi formada a mesa com as representantes da comissão da ouvidoria da DPE, comandada pela Ouvidora Geral Vilma Reis, que falou sobre as prerrogativas da ouvidoria cidadã e o papel a ser desempenhado por cada membro do grupo operativo em suas cidades sedes. A ouvidora e socióloga destacou em entrevista ao site Achei Sudoeste que o processo eletivo realizado em Brumado está entre os mais participativos do estado. 

Estudante de Direito é eleita ouvidora cidadã da Defensoria Pública Estadual de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A plateia refletiu sobre as palavras da ouvidora com a diversidade presente, tendo como destaque os adeptos das religiões e culturas de matriz africana, além de evangélicos, católicos, leigos, graduados, servidores públicos e empreendedores da iniciativa privada. Reis esclareceu ainda que o pleito atendeu ao edital de convocação proposto nos Diálogos Municipais da Ouvidoria Cidadã, que elege dois membros para representar cada município no Grupo Operativo Estadual. A candidata eleita em Brumado, Maria Aparecida, concorreu com o sacerdote do Centro Cultural Alto do Xangô, Dionata Silva, o popular Dionata de Xangô. Após a apuração, foram computados 51 votos para a estudante universitária, contra 29 do seu oponente. A nova ouvidora cidadã será apresentada em solenidade de posse após a conclusão do processo eletivo, que percorre a cada município onde há comarcas e defensorias estaduais.

Homem é morto a golpes de faca no centro de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem foi morto na madrugada do último domingo (22) na cidade de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Maique da Silva Garcia, o Chico Tripa, 21 anos, foi encontrado morto na Travessa Teixeira de Freitas, próximo a Igreja Matriz de Brumado. De acordo com testemunhas, a vítima foi atingida no peito e na cabeça.  O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi até o local e realizou a perícia. O corpo de Maique foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. A polícia civil investiga o caso.

Arquivo