Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2017
fechar

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

 

Resolução obriga instalação de semáforos com aviso sonoro para deficientes visuais Foto: Divulgação

Dentre as principais dificuldades para quem é deficiente visual, principalmente nas grandes cidades brasileiras, está o momento de atravessar uma rua em local onde existe uma sinaleira. Devido a incapacidade, como saber o momento certo de seguir sem se arriscar e acabar sofrendo um acidente, uma vez que nem sempre a pessoa com deficiência vai encontrar alguém disposto a ajudá-lo a realizar essa tarefa? Até existe uma Lei, a 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. O artigo 9º da norma aponta que os “semáforos para pedestres instalados nas vias públicas deverão estar equipados com mecanismo que emita sinal sonoro suave, intermitente e sem estridência, ou com mecanismo alternativo, que sirva de guia ou orientação para a travessia de pessoas portadoras de deficiência visual”. Contudo, essa é uma realidade pouco presente na maioria dos municípios pelo país. As informações são do Tribuna da Bahia.

Nova tecnologia ajuda no tratamento de AVC

Popularmente conhecido com derrame, o acidente vascular cerebral (AVC) está entre as principais causas de morte no Brasil. Na Bahia, somente nos primeiros seis meses deste ano, 4,7 mil pessoas foram hospitalizadas por conta da doença, conforme dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O uso de uma nova tecnologia no tratamento de pacientes é uma esperança para reduzir essas estatísticas. Segundo Artur Souza, neurologista do Hospital da Bahia, existem alguns casos de AVC isquêmico - caracterizado pelo entupimento das artérias – nos quais o paciente não responde bem à medicação. Geralmente são os quadros mais graves, quando, por exemplo, há uma artéria de grosso calibre obstruída. “Nesses casos tem o benefício da gente fazer a  Trombectomia Mecânica, que é ir com  um cateter por dentro das artérias e tirar esse coágulo. Podemos usar um aspirador ou outros dispositivos para fazer isso. Aí o paciente volta a ter o fluxo sanguíneo normal e tende a melhorar”, explica o especialista. De acordo com o Tribuna da Bahia, o neurologista revela que desde o final de 2015 diversos estudos científicos têm comprovado a eficácia do método. De acordo com Artur Souza, quase todos os hospitais privados da capital baiana já utilizam a Trombectomia  Mecânica. Contudo, o tratamento ainda não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Mas, segundo ele, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) está em processo de credenciamento para usar a nova tecnologia.

Bahia criou 2.297 postos de trabalho em setembro Foto: Reprodução

De acordo com as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a Bahia criou 2.297 postos de trabalho com carteira assinada em setembro de 2017. Setorialmente, em setembro, cinco segmentos contabilizaram saldos positivos: Agropecuária (+818 postos), Serviços (+750 postos), Comércio (+716 postos), Construção Civil (+541 postos) e Extrativa Mineral (+46 postos). Em relação à geração líquida de postos de trabalho, a Bahia ocupou a terceira posição dentre os estados nordestinos e a sexta no Brasil em setembro de 2017, com mais 2.297 postos de trabalho. Na Região Nordeste, além da Bahia, mais seis estados apresentaram desempenho positivo: Pernambuco (+13.992 postos), Alagoas (+7.411 postos), Ceará (+2.161), Paraíba (+1.975 postos), Rio Grande do Norte (+1.642 postos) e Piauí (+759 postos). Em contrapartida, Sergipe (-584 postos) e Maranhão (-9 postos) eliminaram posições celetistas. 

Motorista morre após bater em ônibus parado em semáforo em Vitória da Conquista Foto: Blog do Léo Santos

O motorista de uma van morreu após bater o veículo no fundo de um ônibus que estava parado em um semáforo, na cidade de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar do município, o acidente ocorreu por volta das 22h30, no cruzamento entre as ruas João Pessoa e Siqueira Campos. Depois da batida, a vítima ficou presa nas ferragens da van. O veículo ficou com a dianteira destruída. A vítima foi tirada das ferragens pelos bombeiros e chegou a ser levada para o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiu aos ferimentos. Não houve feridos no ônibus, segundo os bombeiros. Segundo o G1, o local onde ocorreu o acidente ficou interditado por pelo menos uma hora. A via só foi liberada após a remoção dos veículos do local. Ainda não há informações sobre o que teria provocado o acidente.

MP quer anulação de contratos no valor de R$ 19 milhões em Barreiras Foto: Divulgação

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou a suspensão da concorrência pública e a anulação de contratos, no valor de R$ 19 milhões, com duas empresas escolhidas para execução de serviços de manutenção asfáltica e pavimentação no município de Barreiras, no oeste da Bahia. A recomendação do órgão, divulgada na quinta-feira (19), aponta que a seleção feita pela prefeitura municipal “restringiu ilegalmente o caráter competitivo da concorrência pública, contrariando a previsão expressa no artigo 30 da Lei Federal nº 8.666/03”. O promotor de Justiça André Luís Fetal, que fez a recomendação, considerou que o caráter competitivo da disputa pública foi quebrado por meio da exigência de que as empresas candidatas comprovassem a instalação de usina de asfalto no próprio município. O promotor afirma, inclusive, que a exigência foi alvo de pedido de impugnação por uma das empresas participantes do processo de seleção, que teve a solicitação negada pela prefeitura. A proibição motivou a empresa a protocolar representação no MP contra o processo da concorrência. O G1 entrou em contato com a prefeitura local na sexta-feira (20), que informou que vai verificar junto à Procuradoria Geral do Município se a recomendação já chegou ao órgão para, posteriormente, avaliar as decisões que serão tomadas.

Ministério da Justiça abre processo contra empresas aéreas por aumento nos preços de passagens Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério da Justiça, por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), determinou a abertura de processo administrativo contra empresas aéreas por conta do aumento no valor de passagens aéreas. Segundo informações do G1, o processo acusa as companhias de realizarem propaganda enganosa ao divulgarem que o preço das passagens abaixaria por conta do início da cobrança pelo despacho de bagagem. A ação contra a Latam, Avianca, Azul, Gol e a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) aponta que elas repassaram informações falsas aos consumidores. A nova regra para cobrança pelo despacho de bagagem entrou em vigor no dia 29 de abril. Um levantamento da própria Abear divulgado no final de setembro aponta que a tarifa média das passagens caiu entre 7% e 30%. No entanto, dados do IBGE indicam aumento de 16,9%, enquanto a Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que houve alta de 35,9% entre os meses de junho e setembro.

TJ-BA nega pedido de liberdade ao empresário brumadense Cézar de Lim Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A desembargadora Rita de Cassia Machado Magalhães Filgueiras Nunes negou um pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do empresário brumadense Cézar Paulo de Morais Ribeiro. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a liminar foi negada na última terça-feira (17). Ele é acusado de participar do homicídio de Sidney Vasconcelos Meira, conhecido como Camarão em junho de 2017, em Brumado. O juiz criminal na cidade, Rodrigo Souza Britto, também negou a liberdade de Cézar no mês de julho. Em fuga, ele foi preso na cidade de Iporã, no Paraná, onde permanece preso à disposição da justiça. 

Up! Move acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar um UP! Move, 2016/2017 completo. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Paul McCartney encerra turnê com 53 mil pessoas na Arena Fonte Nova Foto: Breno Galtier/Divulgação

Mais do que um show, uma experiência musical com Sir Paul McCartney. A noite do dia 20 de outubro de 2017 ficará na memória das 53 mil pessoas que foram até a Arena Fonte Nova assistir à última apresentação da turnê no Brasil do eterno Beatle. Sob arrepios, gritos e lágrimas durante clássicos da banda dos quatro garotos de Liverpool, Salvador teve a honra de receber Paul McCartney com a tour One on One pela primeira vez. De acordo com o G1, apesar da pontualidade não ter sido britânica, os 15 minutos de atraso do show fizeram aumentar ainda mais a ansiedade do público que ocupava cada cadeira da arquibancada e a pista sob o gramado do estádio. Às 21h45, os telões posicionados nas laterais do palco anunciavam o início do show histórico. Em português, assim como fez por outras cidades brasileiras onde passou, Paul disse: “E aí, Salvador? Beleza? Finalmente eu vim para a Bahia”.

Poder Legislativo disponibiliza áudio da última sessão ordinária em Brumado

O áudio das sessões da Câmara Municipal de Brumado está disponibilizado no site oficial www.cmbrumado.ba.gov.br. O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade. Clique aqui e ouça o áudio.

Brumado: UFBA abre curso de graduação na UAB Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizada no antigo prédio da Escola Antônio Carlos Magalhães, foi implantada em Brumado no ano de 2009, em uma parceria entre o Ministério da Educação e a Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria de Educação. O MEC é responsável pela legalização de documentos, tais como intermediar com as Faculdades Públicas e Privadas para oferecer os cursos. A Prefeitura é responsável direta pela infraestrutura e recursos humanos. Hoje, a Universidade conta com o funcionamento de 14 (quatorze) cursos superiores (graduação) e 05 (cinco) de pós-graduação, como: História, Física, Ciência da Computação, Letras Vernáculas, Letras com Inglês, Letras com Espanhol, Pedagogia e Ciências Físicas Biológicas. Estamos implantando o curso de Dança com as inscrições abertas no período de 16 a 24 de outubro de 2017, na modalidade EAD, totalmente gratuito. Clique aqui para acessar o edital e realizar a inscrição.

Lava Jato: R$ 95 milhões ilícitos em nova fase Foto: Letícia Paris/G1

As investigações da 46ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta sexta-feira (20), apontam pagamentos ilícitos no valor de R$ 95 milhões, segundo o Ministério Público Federal (MPF). A atual fase tem duas frentes de investigação: projetos da Petroquisa, braço petroquímico da estatal, e contratos envolvendo o navio-sonda Vitória 10.000. Os mandados judiciais foram cumpridos no Rio de Janeiro e Recife. Inicialmente, a PF não havia informado que a operação se tratava de uma nova fase da Lava Jato. Horas depois, o MPF informou que a operação se tratava, sim, da 46ª etapa da operação. De acordo com o G1, o delegado da PF Felipe Hayashi e o Procurador da República Roberson Pozzobom disseram durante a coletiva que não há importância na nomenclatura da operação e que o que importa são os resultados da investigação.

Homem tenta arremessar drogas para presos, foge da polícia e colide motocicleta em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Investigadores da Polícia Civil frustraram os planos de um indivíduo que pretendia arremessar drogas para os detentos custodiados na carceragem da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado. Uma denúncia anônima teria alertado os policiais, que ficaram na espreita observando qualquer movimentação suspeita nas proximidades da carceragem. Segundo informações obtidas pelo Achei Sudoeste, no momento em que o indivíduo apareceu a bordo de uma moto vermelha, de placa PKG-8867-Brumado, a polícia deu início a uma perseguição. Na fuga, o indivíduo acabou colidindo contra outro motociclista, próximo ao Bairro Monsenhor Fagundes. Machucados, ambos foram socorridos e encaminhados ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Depois de ser atendido, o suspeito foi conduzido à delegacia para a adoção das medidas necessárias.

Adolescente abre fogo em escola e mata dois alunos em Goiânia Foto: Reprodução/ TV Anhanguera

Um estudante de 14 anos atirou no fim da manhã desta sexta-feira (20) dentro do Colégio Goyases, escola particular de ensino infantil e fundamental, em Goiânia. De acordo com o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, dois estudantes morreram e outros quatro ficaram feridos na unidade, localizada no Conjunto Riviera, bairro de classe média. Testemunhas relataram ao G1 que o adolescente, que cursa o 8º ano e é filho de policiais militares, estava dentro da sala de aula e, no intervalo, tirou da mochila a arma, uma pistola .40, e efetuou os disparos. Em seguida, quando ele se preparava para recarregar o revólver, foi contido por alunos e professores. Os estudantes João Vitor Gomes e João Pedro Calembo, cujas idades ainda não foram divulgadas, morreram no local. Já outros quatro alunos, sendo três meninas e um menino, ficaram feridos e foram socorridos.  Um aluno de 15 anos, que estava na sala no momento do tiroteio, também contou que o adolescente era vítima de chacotas.

Municípios da região sudoeste da Bahia contarão com Promotores de Justiça titulares Foto: Divulgação

Na quinta-feira (19), foram nomeados Promotores para mais 41 comarcas baianas. Os promotores tiveram a oportunidade de escolher, por ordem de classificação no concurso, as comarcas onde passarão a desenvolver as suas atividades e foram titularizados pela procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado. De acordo com o Ministério Público, as comarcas beneficiadas são: Riacho de Santana, Tanque Novo, Paramirim, Tanhaçu, Barra da Estiva, Ituaçu, Jânio Quadros, Planalto, Oliveira dos Brejinhos, Correntina, Coribe, Amélia Rodrigues, Esplanada, Santa Cruz Cabrália, Camamu, Nova Soure, Itabela, Mutuípe, Central, Barra do Mendes, Rio Real, Itiúba, Jaguarari, Itacaré, Chorrochó, Pilão Arcado, Capim Grosso, Monte Santo, Maracás, Morro do Chapéu, Lençóis, Caravelas e Andaraí. 

Aviso de licitação para pavimentação de trecho da BA-148 em Dom Basílio é publicado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No Diário Oficial da última quinta-feira (19), foi publicado o aviso de licitação para contratação de empresa responsável pela recuperação asfáltica de 2,5 Km quilômetros do acesso da localidade de Fazendinha e Itapicuru à BA 148, em Dom Basílio. O investimento foi um compromisso do governador Rui Costa (PT) com a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e com o prefeito Roberval Meira. O benefício, na ordem de R$ 965.084,46, feito através da Secretaria de Infraestrutura, facilitará o escoamento da produção agropecuária local, principal atividade econômica da cidade. Para a deputada, a publicação é mais uma ação do Governo do Estado para melhorar as condições das estradas na Bahia.

MP recomenda implantação de sistema de eletrificação no Vale do Paramirim Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público Estadual recomendou a implantação de sistema de eletrificação para irrigantes do Vale do Paramirim durante o curso da 41ª Fiscalização Preventiva Integrada (FPI). O sistema deve ser implantado pelo Estado para quem não dispõe de fornecimento de energia elétrica, de modo que seja possível adotar métodos de irrigação mais eficientes. O objetivo é reduzir o desperdício de água na região. A 41ª FPI conta com 120 profissionais, entre técnicos, servidores públicos e colaboradores, e fiscaliza os municípios de Paramirim, Boquira, Botuporã, Caturama, Erico Cardoso, Ibipitanga, Macaúbas, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanque Novo. Na recomendação, o MP orienta o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) que realize o cadastro de todos os usuários das águas do Rio Paramirim à jusante da Barragem do Zabumbão, identificando a demanda para os diversos usos, o método de irrigação utilizado, a disponibilidade de energia elétrica e a existência de outorga de direito de uso. Cabe ao Inema também coibir o uso da irrigação por inundação nas propriedades já atendidas por energia elétrica e observar os limites estabelecidos no Plano de Bacia do Paramirim para a concessão de outorgas. À Coelba, o MP recomendou que execute e disponibilize sistema de eletrificação para atendimento aos irrigantes da região que não dispõem de fornecimento de energia elétrica.

Deputado Waldenor Pereira diz que a educação pública brasileira está sendo dilapidada Foto: Câmara dos Deputados

Em pronunciamento na sessão plenária da Câmara dos deputados, o deputado Waldenor Pereira (PT) fez duras críticas ao governo do presidente Michel Temer. O deputado lamentou a redução drástica no orçamento da educação para o ano de 2018. Segundo ele, a proposta orçamentária para o ano de 2018, comparada ao ano de 2017 na educação básica, superior, profissional e tecnológica, decresceu, representando um forte impacto no campo educacional e na garantia do direito à educação. “A educação infantil terá um corte de 94%, a educação de jovens e adultos, um corte de 81%, na educação básica, a redução será de 61%. O desenvolvimento científico e tecnológico, uma redução na proposta orçamentária de 70% no orçamento para o ano de 2018. A concessão de bolsas no país e no exterior vai perder 1 bilhão de reais em relação a 2017. (...) dados assustadores, que revelam um corte sem precedentes no orçamento para a educação pública no Brasil”, criticou o parlamentar.

Raquel Dodge aponta Geddel Vieira Lima como 'líder de organização criminosa' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF) a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, disse que o ex-ministro Geddel Vieira Lima “fez muito em pouco tempo” e o apontou como “líder de organização criminosa”. Dodge negou um recente pedido de liberdade da defesa do ex-ministro, suspeito de obstruir investigações e ocultar R$51 milhões em um apartamento. Geddel foi preso pela segunda vez no dia 8 de setembro na operação Tesouro Perdido, quando cumpria prisão domiciliar.

Praticook: O maior showroom saudável em Brumado

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Brumadense se declara culpado em esquema de pirâmide nos EUA Foto: Reuters

Na quinta-feira (19), o brumadense Cléber Rene Rizério Rocha se declarou culpado de ter tentado lavar fundos ligados a um dos maiores esquemas em pirâmide da história dos Estados Unidos. As autoridades descobriram 17 milhões de dólares escondidos sob um colchão na casa do jovem. Rocha admitiu as acusações de conspiração e lavagem de dinheiro, cada uma acarretando penas de até 20 anos de prisão. Os procuradores concordaram em recomendar uma sentença de 40 meses com base em sua cooperação. A sentença deverá ser divulgada em 7 de dezembro. O caso derivou de uma investigação sobre a TelexFree, uma empresa sediada em Massachusetts que vendia serviços de telefonia via internet e foi fundada por James Merrill, um cidadão norte-americano, e o brasileiro Carlos Wanzeler.

Câmara Municipal convida para Sessão Solene de Entrega de Título de Cidadão Brumadense

Nesta sexta-feira, às 19h, será realizada no plenário da Casa Legislativa de Brumado a Sessão Solene de Entrega de Título de Cidadão Brumadense ao Desembargador Lourival Trindade. A Câmara Municipal convida a todos os advogados que atuam na 21ª Subseção OAB - Brumado para o evento solene, que também se estende a toda população brumadense.

SMTT aponta irregularidades e inicia mudanças na nova sinalização instalada no centro de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após as muitas reportagens e comentários negativos nas redes sociais referentes às placas de sinalização que foram instaladas no centro comercial de Brumado por uma empresa que presta serviços ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) convocou uma coletiva de imprensa na quinta-feira (19). Na oportunidade, o órgão expôs que a sinalização está, de fato, irregular. O superintendente municipal de trânsito, André Cardoso, e o coordenador de educação da SMTT, Jansen Ricardo, abordaram as inúmeras reclamações da população e ainda levaram em consideração as reportagens veiculadas nos meios de comunicação do município. Nas críticas, foram apontados os pontos negativos sobre os trabalhos de recapeamento asfáltico e as sinalizações, horizontal e vertical, das vias no centro comercial. Como medida, a SMTT contatou os representantes da empresa, bem como o DNIT, e ficou acertado que o departamento realizará as modificações e até a remoção de algumas placas consideradas irregulares no contexto do trânsito local. “As placas em si são de boa qualidade, refletivas, que muito ajudam na identificação, tanto para os condutores como para os pedestres em geral, porém o desacerto foi nos locais de instalação. Como a equipe da empresa só tem executado as instalações no período noturno, a SMTT não pode acompanhar as ações e não conseguiu interferir. Agora, em contato com os encarregados, vamos buscar a reinstalação dessas sinalizações de modo correto no intuito de colaborar com o nosso fluxo diário”, garantiu o superintendente André Cardoso.

Poço artesiano é perfurado na comunidade de Pau Darco em Caetité Foto: Thayná Lima

Dando continuidade ao compromisso de levar água de qualidade para a zona rural do município, a prefeitura de Caetité perfurou e instalou o poço artesiano da comunidade de Pau Darco. O poço, que deu vazão de 14.000 litros de água por hora, irá viabilizar o acesso à água potável, melhorando a qualidade de vida e saúde da população, além de contribuir para o desenvolvimento do setor primário. Além de Pau Darco, as comunidades de Formosa II, Angico e Solidão também serão beneficiadas. 

Arquivo