Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2019
fechar

Caixa corta juros para o crédito imobiliário Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta terça-feira (8) que as taxas de juros de suas linhas de crédito imobiliário, com recursos da poupança, terão uma redução de até um ponto percentual. A redução se aplica a créditos com saldo devedor atualizado pela taxa referencial (TR) no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e, também, do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). De acordo com o banco, a taxa efetiva mínima para imóveis residenciais será de 7,5% ao ano e a máxima será de 9,5% ao ano, mais a taxa referencial. As taxas anteriores variavam de 8,5% a 9,75% ao ano, mais TR. Na linha com correção da inflação, a taxa continua entre 2,95% e 4,95% ao ano, mais a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Esses valores não foram alterados nesta semana. “A Caixa, como o banco da habitação e banco de todos brasileiros, procura dar melhores condições e alternativas para os clientes realizarem o sonho da casa própria”, afirmou o presidente da instituição, Pedro Guimarães.

Rio de Contas: Homem morre em acidente na zona rural Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem identificado como Emerson de Souza Mafra morreu na noite da última segunda-feira (07), em um acidente automobilístico na zona rural do município de Rio de Contas, a 78 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o acidente foi registrado na comunidade de Fazendola. De acordo com a polícia, Emerson dirigia seu veículo, quando perdeu o controle da direção em uma estrada vicinal. Ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Dois passageiros do veículo foram socorridos e encaminhados para o Hospital Municipal de Rio de Contas. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico no local. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), em Brumado, para ser necropsiado.

Governadores discutem Pacto Federativo, que pode destravar Previdência Foto: Reprodução/Twitter

Enquanto a reforma da Previdência está parada no Senado, governadores se reúnem em Brasília para discutir temas do pacto federativo, conjunto de propostas exigidas por parlamentares para dar sequência à proposta que reforma o sistema de aposentadorias no país. Na capital federal, 24 governadores se reúnem em uma das sedes do Banco do Brasil para debater as reformas da Previdência e a tributária e o pacto federativo. De acordo com a Veja, dos 27 governadores, apenas os titulares de Alagoas, Pernambuco e Sergipe não estão presentes, de acordo com a assessoria do governo do Distrito Federal. Além dessa reunião, governadores também programaram conversas com deputados e senadores ao longo do dia. Um dos impasses discutidos é a distribuição dos recursos do megaleilão do pré-sal. O Congresso ainda não definiu quais serão os critérios do repasse do dinheiro para governadores e prefeitos. A medida é uma das condições para o Senado concluir a votação da reforma da Previdência. O segundo turno da proposta no plenário estava previsto para o próximo dia 10, mas, diante da indefinição política envolvendo os recursos para Estados e municípios, vai atrasar. A previsão do líder do governo no Senado, Major Olimpio (PSL-SP) é que a votação seja retomada no dia 22. A proposta que aumenta a participação da União no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) também está na pauta dos governadores. A relatora do texto na Câmara, Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), participa do encontro. Governadores defendem a proposta que torna o Fundeb permanente e aumenta a participação da União no fundo de 10% para 40% em dez anos. A medida preocupa o governo, que calcula um aumento de R$ 855 bilhões nos gastos em dez anos, anulando o ajuste promovido com a reforma da Previdência. A securitização da dívida de Estados e municípios e o Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF), chamada Plano Mansueto, também são assuntos da reunião de governadores.

Brumado: 'População saberá distinguir seus vereadores', diz presidente da Câmara após aprovação de veto ao projeto da zona azul Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sessão legislativa, seis vereadores voltaram atrás e aprovaram o veto do executivo municipal ao projeto de readequação da zona azul que havia sido aprovado pela Câmara. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do legislativo, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), lamentou a situação. “A gente fez uma emenda aprimorando o projeto de lei advindo da prefeitura. Apesar de ter sido um consenso com CDL, Ministério Público, a Câmara e a prefeitura, a gente aprimorou esse projeto de lei e, infelizmente, de 11 votos a gente caiu pra 5. Uma diminuição drástica na votação. Não sei qual foi o entendimento dos vereadores para em uma semana mudar”, avaliou. O presidente ainda destacou que a o legislativo deixou passar um momento ímpar de mostrar para a população que trabalha em prol dos seus interesses, pensando no bem comum. “Apesar de não entender, respeito a opinião de cada vereador. Cada um será responsável pelos seus atos. Há menos de um ano haverá eleições e a população vai saber quem foi um legislador durante os quatro anos de mandato, que representou a comunidade, e quem fez o jogo do poder executivo. Estou com a consciência limpa, votei para derrubar o veto”, finalizou.

Jequié: Homem em carro roubado é morto durante troca de tiros com policiais na BR-116 Foto: Divulgação/PRF-BA

Um homem a bordo de um carro roubado foi morto após ser baleado durante troca de tiros com policiais, após fuga de uma abordagem na BR -116, altura de Jequié, cidade da região sudoeste da Bahia, na segunda-feira (7). Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), agentes policias faziam rondas pela rodovia, na altura do Km-665, quando receberam informações de que um veículo havia sido roubado. Em seguida, já no Km-670, os policiais avistaram o carro, ocupado por duas pessoas, e iniciaram tentativas de abordagens. De acordo com o G1, apesar disso, o motorista do veículo não obedeceu a ordem e tentou fugir dos agentes. Nesse momento, ainda de acordo com a PRF, os ocupantes do veículo dispararam em direção da equipe, que reagiu iniciando uma troca de tiros. Um dos suspeitos do roubo foi atingido pelos disparos. Ele chegou a ser encaminhado para Hospital Geral Prado Valadares, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele, foi encontrado um revólver calibre 38, três munições deflagradas e outras duas intactas. Já o outro suspeito conseguiu fugir por uma área de matagal. Os agentes policiais fizeram rondas pela região, mas ninguém foi localizado. Ainda de acordo com a PRF, em consulta aos sistemas da polícia, foi identificado que o homem que morreu já tinha registro criminal por roubo, receptação e falsificação. Além do veículo recuperado, foram apreendidos quatro aparelhos celulares e dinheiro. A ocorrência e os materiais foram apresentados e entregues à Polícia Civil de Jequié.

Câmara de Brumado aprova o Dia Municipal da Conscientização sobre a Atrofia Muscular Espinhal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Câmara Municipal de Brumado aprovou o projeto de lei nº 032/2019, que institui o dia 20 de agosto como o Dia Municipal da Conscientização sobre a Atrofia Muscular Espinhal (AME). De autoria do vereador Elias Pereira Gonçalves (PV), o Piau, a data passará a integrar o calendário de eventos oficiais do município, com programação voltada para esclarecimentos acerca da doença. Na data, os poderes executivo e legislativo, bem como empresas e entidades civis, poderão promover campanhas, atendimentos, exames, palestras e outras atividades visando o apoio ao portador da doença e seus familiares. O projeto será encaminhado para a sanção do poder executivo.

Idoso deixa 300 cervejas pagas para o seu velório em São Paulo Foto: Arquivo pessoal

Para que ninguém ficasse triste durante sua despedida, o aposentado Valdecir Aparecido da Silva, de 73 anos, pediu ao filho Alexandre da Silva, de 44 anos, que em seu velório tivesse música, telão com fotos e cerveja. No sábado (5), após o aposentado morrer vítima de um infarto em Porto Ferreira (SP), o filho confidente comunicou aos irmãos Eliane da Silva e Vaner da Silva sobre os desejos do pai e juntos decidiram cumpri-los e organizaram o adeus da forma como ele queria. “Ele sempre comentou comigo que quando ele partisse era para ser um momento alegre. Para isso, ele fez três pedidos: o primeiro era que tocasse os discos durante o velório, o segundo, que fizesse fotos das famílias, dos netos e do casamento para recordar os bons momentos da passagem dele. Por fim, ele queria que tivesse bala, doce e refrigerante para as crianças e cerveja para os adultos”, contou Alexandre. De acordo com o G1, em vida, Valdecir juntou R$ 1.500 para custear o velório, também deixou 300 latas de cerveja pagas. Os familiares foram avisados para não estranharem o velório diferente, mas Alexandre da Silva conta que ninguém acreditou e o receio tomou conta da despedida quando viram a caixa térmica com cerveja. “Foi estranho até que o primeiro abriu uma lata, aí o clima ficou descontraído, mas sem excessos. Na nossa despedida foi o momento mais alegre, porque fizemos um brinde, foi uma coisa diferente”.

Mineração do urânio em Caetité deve ser retomada até o final deste ano Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Até o final deste ano, o Governo Federal pretende retomar as atividades na Mina do Engenho, na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, como parte da estratégia para ampliar o programa nuclear brasileiro. O ministro de minas e energia, Bento Albuquerque, disse que a ação é uma decisão política do Governo que será adotada. Hoje, no país, apenas a Indústrias Nucleares do Brasil (INB) pode atuar na área. Na estatal, além da mineração, também é feito o beneficiamento do urânio.

Votação para conselheiros tutelares bate recorde em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último domingo (06), foi realizado a eleição dos novos conselheiros que irão atuar no Conselho Tutelar de Brumado. Em entrevista Achei Sudoeste, Célia Santos, coordenadora do Comdica, elogiou a participação popular no processo de escolha dos candidatos. “Não esperávamos que a população fosse comparecer tanto. Isso é uma prova de reconhecimento, tanto pelos candidatos que fizeram suas campanhas, quanto pela divulgação realizada pelo Comdica”, destacou. No total, foram computados 3.340 votos, sendo 3.304 votos válidos, 6 brancos e 30 nulos. Os cinco conselheiros eleitos são: Rodrigo Caires Nogueira, Saádia Patrícia, Nájila Maia, Eliana Costa da Silva e Vânia Cristina Gomes Ferreira. Mais cinco candidatos permanecem na suplência. A cerimônia de posse acontece no dia 10 de janeiro.

Pesquisadora baiana cria inseticida natural contra o mosquito da dengue Foto: Divulgação/Secti

Preocupada com o aumento de 667% no número de casos de dengue na Bahia, entre janeiro e agosto deste ano, uma cientista baiana buscou formas de combater as larvas do mosquito. Em seus estudos, foi desenvolvido um novo tipo de inseticida, feito a partir uma planta conhecida como Nim. De acordo com ela, o objetivo principal é intensificar a luta contra as doenças transmitidas pelos mosquitos que acometem principalmente as regiões mais pobres da Bahia e que, muitas vezes, não podem pagar pelo inseticida devido ao custo.  Segundo a criadora do novo “bioinseticida”, Layse Lima, concluinte do mestrado em ecologia e evolução da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), para desenvolver este produto, bastou triturar 400g da semente e acrescentar um litro de água. “Dessa forma, qualquer um pode ter um bioinseticida em casa, de forma prática e barata. Outras partes desta mesma planta já são utilizadas com o mesmo viés, entretanto, a partir da criação de um óleo, do qual é necessário um processo mais longo e que custa mais caro”, explicou. A pesquisadora conta que a inspiração para o trabalho veio das visitas domiciliares que realizava pelo Centro de Controle de Zoonoses de Santo Amaro, onde a maioria dos moradores acumulava água que gerava focos de pragas dos mosquitos. “A situação é mais complicada do que parece, nessa região não basta somente remover os acúmulos de água, pois realmente há a necessidade de mantê-los em determinados reservatórios, visto que o local não possui abastecimento diário”, alertou.

Mulher morre e homem fica ferido após serem baleados na zona rural de Paramirim Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma mulher de 43 anos morreu e um homem de 68 anos ficou ferido após serem baleados na Fazenda Riachão, na zona rural da cidade de Paramirim, a 129 km de Brumado. O crime aconteceu na tarde do último sábado (05). Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, Maria Eunice Rodrigues da Silva e José Porto da Silva estavam em casa quando foram chamados para fora por um homem em uma moto. Este atirou nas vítimas e fugiu em seguida. Uma equipe do Samu 192 chegou a ser acionada, mas a mulher morreu ainda no local. O homem, por sua vez, foi socorrido ao hospital municipal, onde encontra-se internado. A suspeita é de crime passional.

Assessor do PT que ficou milionário na Mega voltou a ganhar Foto: Arquivo/ABr

Uma semana depois de ficar milionário, um dos vencedores do bolão feito por membros da liderança do PT na Câmara dos Deputados ganhou novamente na Mega Sena. Dessa vez, a sorte não foi tanta a ponto de acertar as seis dezenas sorteadas, mas foi o suficiente para uma quadra. “Tenho certeza de que vou ganhar de novo. Jogo há mais de 20 anos. Eu não ganhei na sorte, mas na insistência”, afirmou o vencedor, segundo o jornal Zero Hora. O nome dele, a pedidos, não foi divulgado.  O sorteio de 18 de setembro premiou os vencedores com R$ 120 milhões. O valor foi dividido em 49 cotas, pagando R$ 2,4 milhões a cada participante. Por força do hábito, o vencedor repetido continuou apostando. Em 24 de setembro, apenas seis dias após ficar milionário, ele ganhou mais R$ 579,20. Embora esteja levando uma vida discreta, o vencedor conta que não escondeu a novidade dos familiares e dos amigos que perguntam sobre o tema. O destino do dinheiro ganhado ainda não é certo. Uma parte do prêmio foi investigada em pecuária, mas o grosso do dinheiro ainda não tem destino. A maioria dos ganhadores, diz, preferiu um momento de cautela após vencer. O dinheiro tem sido aplicado em investimentos de curto prazo enquanto os vencedores analisam o que fazer. A maioria não parou de trabalhar. “Não dá para parar de trabalhar com esse valor. Claro que não há mais a preocupação do dia a dia, mas está todo mundo trabalhando”. 

Caetité: Ex-funcionários de empresa terceirizada da Renova Energia estão sem receber salário e rescisão Foto: Radar 030

Vinte ex-operários da Alpha, terceirizada da Renova Energia, fizeram um protesto pacifico em frente à sede da empresa, na última segunda-feira (07(. De acordo com o Radar 030, os ex-operários reivindicam o pagamento de um mês de salário atrasado e a rescisão do contrato em conformidade com as leis trabalhistas vigentes no Brasil. A problemática já dura 90 dias e, ao todo, 65 pessoas que trabalhavam no complexo eólico em Igaporã estão na mesma situação. Os trabalhadores alegam ainda que a Renova não atendeu a classe e que a Alpha, empresa que tem sede no estado do Rio de Janeiro, vem evitando qualquer tipo de negociação.

Seis novas mutações para câncer de mama e ovário são descobertas Foto: Sebastian Kaulitzki/Getty Images

Pesquisadores brasileiros descobriram seis novas mutações nos genes BRCA 1 e 2 em mulheres do país. As alterações indicam risco aumentado de câncer de mama e ovário para suas portadoras. O estudo, realizado pelo laboratório de genômica da Dasa, empresa especializada em medicina diagnóstica, foi apresentado no encontro anual da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO, na sigla em inglês), realizado entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro, em Barcelona, na Espanha. Os cientistas analisaram dados de 1.284 pacientes diagnosticadas ou com histórico familiar de câncer de mama ou ovário em busca de mutações nos genes BRCA 1 e 2. Os resultados mostraram seis variantes genéticas que não haviam sido associadas a um aumento no risco da doença até então. “Essas variantes ainda não estavam em bancos de dados genômicos de referência pública. A descoberta permite diagnósticos e tratamentos cada vez mais assertivos e individualizados, com mais chances de cura para os pacientes”, explica Gustavo Campana, diretor médico da Dasa. Na prática, isso significa que até o momento, pessoas que apresentavam essas mutações não eram consideradas com um risco aumentado de câncer. A partir de agora, todos os pacientes testados serão avaliados para essas novas mutações e, se o resultado for positivo, saberão que têm maior probabilidade de desenvolver a doença. “Essas mutações não haviam sido descobertas em estudos feitos com populações mais homogêneas e foram aparecer em maior prevalência na população brasileira, que é altamente heterogênea e miscigenada. Estudos assim são importantes para descobrir mutações específicas na nossa população, mas que também podem beneficiar pessoas de outros lugares do mundo, uma vez que esses dados estarão disponíveis no banco de dados genômicos de referência pública, que pode ser acessado em qualquer lugar”, explica Campana. As mutações detectadas pela equipe brasileira foram associadas a uma vasta gama de etnias: Europa Ocidental e Central, judeus da América Latina, África, Ásia, Oriente Médio e ashkenazi, confirmando a mistura da população brasileira. “Apresentar esses resultados no ESMO 2019 mostra que o mapeamento da genética do brasileiro é altamente relevante para a comunidade científica global”, afirma Maria Fernanda Milanezi, pesquisadora do Centro de Diagnóstico em Genômica da Dasa. Cerca de 8% a 10% dos casos de câncer de mama são hereditários, principalmente em pessoas com histórico familiar da forma precoce da doença. Nos homens, as mutações genéticas são responsáveis pela maioria dos casos de câncer de mama. Embora vários genes estejam associados ao aumento do risco da doença, o BRCA 1 e BRCA 2 são os principais.

Guanambi: Motorista do caminhão envolvido no acidente com ônibus de universitários é ouvido e liberado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (4), o motorista do caminhão que bateu em um ônibus que transportava universitários de Caetité para Guanambi se apresentou à 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). No total, quatro pessoas morreram no acidente. Lucas Santos Silva Bento prestou depoimento, acompanhado do seu advogado Giancarlo Soares, e, em seguida, foi liberado. Os detalhes do interrogatório não foram divulgados. O advogado explicou que o seu cliente não ficou preso por ter expirado o prazo do flagrante. No entanto, até a conclusão do inquérito, a Polícia Civil ou o Ministério Público podem requerer a prisão preventiva do acusado. Lucas também responde por omissão de socorro.

Votação sobre plantio de maconha para fins medicinais é adiada Foto: Victoria Bee Photography/Getty Images

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) adiou a votação a respeito da liberação do cultivo de maconha para fins medicinais no país. A reunião de diretoria do órgão, marcada para a manhã de terça-feira 8, foi transferida para o dia 15. Em nota oficial, a Anvisa atribuiu o adiamento a sugestões feitas por diretores do órgão, que terão que ser apreciadas pela área técnica antes da votação. De acordo com a Veja, a discussão em torno da liberação do cultivo da Cannabis para uso medicinal tem oposto o presidente da Anvisa, o médico William Dib, ao ministro da Cidadania, Osmar Terra, que tem encampado campanha nas redes sociais contra a regulamentação. A votação adiada trataria de duas propostas de RDCs (Resoluções da Diretoria Colegiada): uma que determina os critérios para o cultivo da planta para fins exclusivamente medicinais e a outra que regulamenta a produção de medicamentos à base de Cannabis. De acordo com a legislação da Anvisa, as RDCs regulamentam os critérios técnicos para uso e produção de substâncias controladas no país. Segundo pesquisa realizada pelo DataSenado em parceria com a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), 75% dos brasileiros apoiam autorização para as indústrias farmacêuticas produzirem medicamentos à base de Cannabis.

Brasiliense desaparecido, que passou por Brumado, faz contato com família e diz estar bem Foto: Metrópoles

O estudante brasiliense Yann Gustavo Martins Caribé Maia, de 26 anos, que estava desaparecido desde o dia 15 de setembro, foi localizado pela família nesta segunda-feira (07). Ele estava na Chapada Diamantina, na Bahia, e acabou reconhecido por um turista que assistiu à reportagem sobre o sumiço do rapaz em um telejornal local. De acordo com o Metrópoles, ao saber da preocupação da família, Yann procurou um local onde pudesse acessar a internet, encaminhou uma foto e conversou com a mãe, Márcia Martins. Segundo a tia do jovem, Rosani Maia, o sobrinho abandonou o curso de filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e partiu para uma viagem de autoconhecimento sobre duas rodas pelo Brasil. “Ele foi sem dinheiro, deve ter conseguido comida e abrigo fazendo amigos, cantando e tocando violão”, conta Rosani. Antes de parar de dar notícias à família, Yann se preparava para sair de Brumado, rumo ao Vale do Capão, na Chapada Diamantina. O estudante estava de bicicleta e estimava percorrer 50 km por dia.

Advogada denuncia divulgação de fotos falsas de nudez atribuídas a ela na web Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma advogada baiana, da cidade de Itabuna, no sul da Bahia, usou as redes sociais para denunciar a divulgação de fotos falsas de nudez atribuídas a ela. De acordo com Thatiana Poncino, as montagens foram feitas a partir de fotos dela do Instagram. “É uma situação que entristece, que machuca e que me faz refletir diariamente sobre a maldade humana. Mais uma vez estão circulando na internet fotos de mulheres anônimas nuas juntamente com fotos das minhas redes sociais. O responsável pela montagem cortou a cabeça de mulheres despidas e as enviou juntamente com fotos minhas do Instagram, no intuito de induzir aqueles que as recebem a acreditar que sou eu nas imagens de nudez”, disse a advogada. Segundo Thatiana, que destaca que a atitude é criminosa, a sensação de ter as imagens vinculadas a ela é de impotência. “Não sou eu nessas fotos! Nunca fotografei sem roupa, não pretendo e não vejo problema nenhum em quem gosta desses registros, só não é o meu caso. Se coloque em meu lugar, e se imagine sendo vítima dessa conduta criminosa. Se imagine querendo dizer ao mundo que ali não é você, querendo se justificar, desvincular sua imagem daquelas fotos, sem conseguir. A propagação de conteúdo pela internet é veloz e feroz”, escreveu em seu perfil nas redes sociais. Em postagem nas redes sociais, ela destaca que “providências já foram tomadas”, entretanto não explica quais seriam. A advogada falou ainda que se sentiu devastada com a situação, mesmo as fotos não sendo delas. Ela relata ter recebido milhares de mensagens por causa da situação. “Recebi milhares – sem exagero – de mensagens de toda a parte do Brasil, do Chile, Argentina, Bolívia, México... Sim, isso foi muito longe! Mensagens das mais bem-intencionadas às mais grotescas. Boa ou ruim, cada mensagem lida me fazia reviver toda a situação, e era como uma facada em meu peito”, pontuou Thatiana.

Santinho é o novo líder do prefeito na Câmara de Vereadores de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador José da Silva Santos (Sem Partido), o Santinho, é o novo líder do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), na Câmara Municipal. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o acordo foi selado durante uma reunião realizada na última segunda-feira (07), no gabinete do gestor municipal. Desde o mês de junho, o Reinaldo de Almeida Brito (PSB), o Rey de Domingão, solicitou a renúncia da liderança no poder legislativo.

Câmara de Brumado aprova veto do executivo às emendas de readequação da Área Azul Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em votação secreta ocorrida na noite da última segunda-feira (07), a Câmara Municipal de Brumado, aprovou o veto do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), quanto as emendas do projeto de lei de readequação da área azul. Por sete votos a cinco, os parlamentares foram contra as emendas apresentadas por eles próprios na semana passada. Na ocasião, a votação das emendas foi aprovada por onze votos a dois. Com a aprovação do veto, as alterações da área azul ficarão determinadas por decreto executivo, que pode sofrer novas alterações, a qualquer momento, inclusive, com os aumentos de vaga e no valor da hora, dentre outras. Vasconcelos não precisa mais do poder legislativo para efetuar qualquer mudança que achar necessária na Zona Azul. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a questão pode ir para a esfera judicial, já que o presidente da Câmara de Vereadores, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), irá acionar o prefeito por usurpação de poder.

Brumado: Definidos os novos conselheiros tutelares Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A eleição para definir os novos conselheiros tutelares, em Brumado, foi realizada no último domingo (06). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o Colégio Estadual de Brumado (CEB) foi escolhido para realização do pleito. Membros do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) auxiliaram todo o processo. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) coordenou toda a eleição. Dez candidaturas foram deferidas pela comissão eleitoral e cinco foram eleitos: Vânia Cristina; Saádia Patrizia; Rodrigo Caires; Nájila Maia; Eliana Costa.  

Governo de Caculé entrega quadra poliesportiva e reforma de escola no Povoado de São Domingos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Governo de Caculé inaugurou mais uma grande obra no município, dessa vez foi entregue ao Povoado de São Domingos a construção de cobertura da quadra poliesportiva e reforma geral da Escola Municipal Clemente Teixeira da Cunha. O ato foi realizado no último sábado (05). O espaço contribuirá para a formação esportiva e educacional, não só das crianças e adolescentes que usufruem do local, mas também para toda comunidade nas diversas práticas esportivas, cultural e de lazer. A comunidade também foi contemplada anteriormente com a pavimentação em asfalto e ampliação do Posto de Saúde. Para os próximos dias também está programado a inauguração da reforma e cobertura da quadra na Comunidade da Tapera.

Caetité: Dois homens com suspeita de sarampo dão entrada na UPA 24 Horas

Na última semana, dois homens deram entrada na UPA 24 horas de Caetité, a 100 km de Brumado, com suspeita de sarampo. Eles foram isolados em uma sala da unidade conforme protocolo do Ministério da Saúde. Apesar da suspeita, a secretária de saúde do município, Cyntia Lopes, esclareceu que Caetité não está em risco de um surto de sarampo. A vigilância epidemiológica do estado foi acionada e os dois pacientes transferidos para cidade de Vitória da Conquista. O procedimento adotado na unidade, segundo a secretária, fez parte da normalidade e todo o processo foi acompanhado pela base de saúde de Caetité e pela vigilância epidemiológica. O Ministério da Saúde estima que o surto de sarampo no país deva levar de seis a oito meses, pelo menos, para ser contornado. Nos últimos 90 dias, foram relatados 5.404 casos da doença, com seis mortes.

Brumado: Vistoriador da SMTT considera irregular falta de monitor no transporte escolar Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última semana, teve início a vistoria dos veículos que fazem parte da frota do transporte escolar no município de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vistoriador do transporte escolar, da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, explicou que a inspeção dos itens de segurança nos veículos, bem como do motorista, é obrigatória. Segundo ele, uma das exigências no que se refere à habilitação do condutor é o curso de 50 horas oferecido pelo Sest/Senat. Em caso de qualquer irregularidade, o motorista não recebe o selo de inspeção da SMTT, que é afixado na parte da frente do veículo. “A inspeção vai trazer segurança ao transportado: que é o aluno”, afirmou. Questionado sobre a necessidade de monitores nos veículos do transporte escolar, o vistoriador considerou irregular a questão. “Gostaria que você fizesse esse questionamento ao superintendente de trânsito, à secretária de educação e ao coordenador do transporte escolar do município pra saber sobre o grau de responsabilidade de cada um. Nós aqui inspecionamos o veículo e a regularidade do transporte escolar, seja do condutor ou do veículo. Agora, a fiscalização na via tem que ser partilhada pelos órgãos federal, estadual e municipal”, concluiu.

Bolsonaro diz que não questionará vetos à lei de abuso de autoridade Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que não fará questionamentos ao Supremo Tribunal Federal em relação aos vetos na lei que tipifica os crimes de abuso de autoridade. Em setembro, o Congresso Nacional derrubou 18 vetos referentes à lei. “Eu vetei em grande parte a lei de Abuso de Autoridade. O Parlamento derrubou vetos, essa lei entra em vigor a partir do ano que vem. Lei é lei. Tem gente questionando agora, via Ação Direta de Inconstitucionalidade, no Supremo Tribunal Federal. Eu não pretendo questionar, posso fazer, mas não pretendo fazer isso daí. Essa briga já não é mais minha”, disse Bolsonaro ao participar, por meio de uma live, do Simpósio Nacional Conservador de Ribeirão Preto. “A regra do jogo é essa. O que o Supremo decidir, eu vou cumprir. O que o Congresso votar e chegar nas minhas mãos, eu tenho poder de vetar. Se o Parlamento derrubar o veto, é lei e não se discute mais”, acrescentou. O presidente afirmou também que não vai mais interferir no projeto de lei que altera as regras eleitorais, sancionado no dia 27 de setembro. Entre os pontos vetados pelo presidente da República, está justamente a recriação da propaganda político-partidária no rádio e na televisão, que havia deixado de existir com a reforma eleitoral anterior (Lei 13.487, de 2017). “Fiz os vetos e o mundo caiu na minha cabeça”, argumentou. “Falaram que eu estava fazendo o jogo de cartas marcadas, para que o parlamento derrubasse o veto para que as mudanças valessem para a eleição do ano que vem”, afirmou. “E o que aconteceu? Os vetos não foram apreciados. Se forem apreciados a partir da semana que vem, eles não valem para a eleição do ano que vem. Por que a lei eleitoral precisa entrar em vigor um ano antes da eleição. Isso só valerá para 2022”, disse.

Arquivo