O número de doadores de sangue com idade superior aos 60 anos vem crescendo na Bahia, segundo o Hemoba. De 2018 para 2019 a Fundação registrou um aumento maior que 12%. O Hemoba chama atenção de que os doadores com mais de 60 anos são fidelizados e atuantes, eles costumam chegar cedo e estão disponíveis para ajudar. É o caso do agricultor Milton Santana morador de São Gonçalo dos Campos que aos 64 anos faz questão de ir aos hemocentros de Feira de Santana ou Salvador para contribuir. “Comecei a doar sangue há 40 anos para meu pai que na época estava doente. Não existia a Hemoba, fiz a doação no Hospital Roberto Santos. De lá para cá, sempre que tenho a oportunidade faço minha doação. Nesta quarta (25), minha neta fez aniversário, mas avisei logo para família que iria me atrasar porque precisava salvar vidas. As pessoas precisam se conscientizar que muita gente necessita desse apoio. Quando faço minha doação tenho a certeza que estou fazendo o bem e se um dia for precisar, alguém vai doar pra mim”, declara Milton Santana. De acordo com a coordenadora de captação de doadores Iara Matos, em 2019, cerca de 2030 pessoas com mais de 60 anos doaram sangue. “Normalmente este público possui uma boa conscientização e compromisso. É uma parcela importante da população que ao ser sensibilizada atende o chamado para ajudar o próximo”, disse Iara. A doação de sangue pode ser realizada até os 69 anos, porém a pessoa precisa ter doado em algum momento antes de completar 60 anos. “Os cuidados são os mesmos para qualquer faixa etária. O voluntário precisa ter mais que 50 kg, estar bem de saúde, vir alimentado e trazer um documento oficial com foto”, explicou Iara Matos.
A nomeação do secretário de infraestrutura do município de Guanambi, Marco Antônio Costa de Souza, é alvo de um inquérito da 1ª Promotoria de Justiça da cidade. O fato decorre de uma investigação que apura improbidade administrativa, supostamente cometida pelo prefeito Jairo Magalhães (PSB) na contratação de Marco Antônio. O caso chegou ao Ministério Público do Estado (MP-BA) através de denúncia do vereador Edileno Moreira de Oliveira. De acordo com o Bahia Notícias, o novo secretário foi empossado no começo de abril, quando tinha deixado a pasta Márcio Luís Marques Fernandes. O inquérito, tornado público na segunda-feira (30) através do Diário da Justiça Eletrônico, tem 90 dias para ser feito, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
Nesse mês de outubro, acontece em todo país a campanha “Outubro Rosa”, voltada para conscientização e prevenção do câncer de mama. Há nove anos, a empresária caculeense Núbia Fernandes venceu a batalha contra o câncer de mama e, desde então, se mantém engajada na campanha. Aos 49 anos, ela disse que a descoberta precoce do nódulo foi fundamental para o bom resultado do tratamento e a obtenção da cura. Os cuidados e a preocupação, segundo Núbia, devem ser contínuos e não somente em época de campanha. “Por isso sempre ressalto que toda mulher tem que se cuidar, se tocar e se amar, acima de tudo. Nós mulheres devemos nos cuidar o tempo todo, estar sempre atentas a qualquer sinal ou alteração no nosso corpo”, destacou ao Informe Cidade.
A geração de energia eólica na Bahia cresceu 49,9% no primeiro semestre de 2019, comparado ao mesmo período do ano passado, deixando o estado líder nacionalmente na produção energética. A produção, entre janeiro e junho deste ano, foi de 7.262 Gigawatt/hora (GW/h), enquanto no mesmo período de 2018 foi de 4.844,2 GW/h. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), a geração de energia produzida no primeiro semestre deste ano, na Bahia, pode abastecer 9,6 milhões de residências/mês e até 28,8 milhões de habitantes. O estado também apresentou os melhores aproveitamentos do vento para a geração de energia do país, no mesmo período.
O secretário de saúde do município de Brumado, Cláudio Feres, esteve presente na última reunião do Conselho Rural de Desenvolvimento Sustentável a fim de falar sobre os avanços da saúde pública na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário destacou que o município chegou ao serviço de alta complexidade com a implantação das UTIs adulto e neonatal. “Em 2005, quando o prefeito Eduardo Vasconcelos assumiu, tínhamos um hospital com 1.500 m² de área construída e 5 equipes de saúde da família. Hoje, temos um hospital com praticamente 6 mil m² de área construída, com possibilidade de ampliação, além de 21 equipes de saúde da família. No quesito ortopedia, Brumado está à frente de todos os municípios da Bahia”, afirmou. Feres adiantou que, em audiência com o secretário estadual de saúde, solicitou recursos para construção de mais uma enfermaria no hospital, tendo em vista a demanda grande de atendimentos. A previsão, com a construção da nova enfermaria, é de que mais 90 leitos sejam criados na unidade de saúde. Por fim, Feres ainda citou o Programa Melhor em Casa, o Samu 192, o Lacen e o serviço de hemodiálise como exemplos dos avanços na saúde pública no município. “Ninguém acreditava no que temos aqui hoje. Temos muito a melhorar, mas a gente precisa lembrar do que era e do que é”, enalteceu.
Um estudo publicado no dia 30 no periódico científico Health and Place indica que morar perto do mar pode resultar em uma melhor saúde mental, sobretudo para os menos afortunados. Realizada por cientistas da Universidade de Exeter (Inglaterra), a pesquisa se baseou em um levantamento com mais de 26 mil indivíduos. Tomando como foco as comunidades urbanas inglesas mais pobres, a pesquisa comparou o bem-estar psicológico de pessoas que vivem de 1 quilômetro a 50 quilômetros de distância do mar. De acordo com os resultados encontrados, problemas de saúde mental como ansiedade e depressão são muito mais comuns em indivíduos de baixa renda. No entanto, entre aqueles que moram próximo à costa, o equilíbrio psicológico é maior. Para os cientistas, o estudo pode servir de prova para o governo de que vale a pena investir no desenvolvimento de áreas costeiras. Na Inglaterra, país onde uma a cada seis pessoas apresenta queixas psicológicas, aproveitar a extensa faixa territorial perto do mar pode ser essencial para o bem-estar, sobretudo daqueles com menores rendas.
A reunião mensal do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável foi realizada com a presença de diversos palestrantes. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o conselheiro Frederico Neves informou que a gerente do Banco do Nordeste de Brumado, Denise Carolina, juntamente com o gerente de negócios Antonito Araújo, falaram sobre a atuação do banco e a disponibilidade de recursos no Plano Safra 2019-2020. Segundo Neves, mesmo com uma estrutura pequena no município, o Banco do Nordeste tem realizado um importante trabalho de fomento à agricultura, especialmente à agricultura familiar, já que há um crédito voltado para os pequenos produtores. O conselheiro frisou ainda a participação do secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, que foi sabatinado sobre diversas questões envolvendo a saúde pública, entre as quais as Unidades Básicas de Saúde - UBSs, Central de Marcação e o Transporte Fora do Domicílio (TFD). Ele destacou a fala do secretário no que diz respeito ao saneamento básico, visto que o mesmo é presidente do Conselho Municipal de Saneamento Básico. Para Neves, a pauta da reunião foi bastante rica e extensa.
O governo do presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira, 3, a campanha publicitária do pacote anticrime enviado ao Congresso pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, com o slogan “Pacote anticrime: a lei tem que estar acima da impunidade”. De acordo com a Veja, depois da cerimônia no Palácio do Planalto, com as presenças de Bolsonaro e Moro, foram lançados na internet dois vídeos que fazem parte da propaganda, com depoimentos de pessoas que tiveram familiares assassinados. Desde a semana passada, prédios de ministérios ostentam paineis da campanha, produzida pela agência Artplan. Os vídeos divulgados hoje, ambos em preto e branco, têm como motes “condenados pela impunidade” e “quando a lei não é rigorosa, que é punida é a vítima”. As peças estão em um site criado para divulgação da campanha. Em um deles, de um minuto e 25 segundos, uma mulher chamada Virgínia relata como o marido foi assassinado por dois criminosos, um deles beneficiado na ocasião por um “saídão” do Dia das Mães. O pacote anticrime pretende endurecer condições para as saídas temporárias da prisão a condenados por crimes hediondos. “Dois indivíduos que acabaram por realizar esse crime, um deles estava na saída do Dia das Mães. Olha, ele não roubou um pacote de bolacha, ele roubou uma família inteira, ele acabou com a paz de uma família”, diz ela.
Pré-candidato às eleições no município de Brumado, em 2020, o médico Geraldo Leite Azevedo definiu o seu futuro partidário em reunião com o vice-governador João Leão. Na oportunidade, Azevedo acertou a sua ida para o Partido Progressista (PP). Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, pesaram na decisão o fato de a sigla ter forte representatividade, tanto na Bahia como no Brasil, bem como ter a segunda maior bancada do Congresso Nacional. O ato oficial da filiação acontecerá no próximo mês, durante o lançamento oficial de sua pré-campanha. O vice-governador João Leão (PP) e o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Nelson Leal, dentre outras autoridades, devem marcar presença no evento.
Parece roteiro de filme, mas um caso no Reino Unido está chocando muita gente. Isso porque um juiz da alta corte do país decidiu que uma grávida de 25 anos poderia ser secretamente sedada durante uma visita ao hospital para permitir que os médicos realizassem uma cesariana contra a sua vontade. De acordo com o jornal The Sun, a mulher seria chamada para o hospital para uma consulta de rotina, onde seria drogada por algum medicamento colocado em sua bebida e, posteriormente, encaminhada para o centro cirúrgico, onde seria feita a cesárea. Caso ela não pudesse ir ao hospital, a equipe médica estava autorizada ainda a ir à casa da paciente, sedá-la secretamente ou contê-la à força, se necessário, para depois levá-la ao hospital e realizar a cirurgia. Para justificar a ação, o juiz alegou que a grávida não tinha condições de tomar decisões por conta de dificuldades de aprendizagem. A mulher, contudo, deu à luz naturalmente (como desejava) antes que o plano, revelado há poucas semanas, fosse colocado em prática.
O radialista Pedro Silva, da Rádio Educadora 100,7 FM, em Caetité, a 100 km de Brumado, pai do estudante Klausten Lima Ferreira, de 30 anos, uma das quatro vítimas fatais do acidente registrado na noite da última quarta-feira (02), na BR-030, esteve no local pouco tempo depois da batida. Ele recebeu a notícia através do WhatsApp e, como não conseguiu contato com o filho pelo celular, decidiu checar a informação pessoalmente. Três ônibus da empresa Lívia Tur faziam o roteiro com os estudantes universitários de Caetité para Guanambi e o radialista queria ter certeza de que não se tratava do veículo em que o filho estava. De acordo com o jornal Correio, juntamente com a esposa, Silva se deslocou até o trecho do acidente e, no local, viu o filho morto. “Quando me aproximei, o primeiro corpo que vi foi o dele, reconheci na hora. Me deparar com a cena de meu filho morto no local, não dá para traduzir em palavras, estamos arrasados”, afirmou. Bastante abalado, o radialista teve de ser amparado por um amigo da família. Klausten morava com os pais e a irmã, Júlia Caroline. Formado em Administração, o jovem fazia a sua segunda graduação, o curso de engenharia civil, e trabalhava como bioconsultor ambiental em Caetité. O sepultamento aconteceu no final da tarde da última quinta-feira (03), no Cemitério Municipal.
Após denúncia anônima de que um veículo com placa policial em desacordo com o modelo se encontrava na Avenida Centenário, em Brumado, o Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) realizou um cerco no local. Os suspeitos conseguiram fugir abandonando o veículo irregular. No entanto, foram interceptados nas proximidades da Praça Coronel Zeca Leite, a Praça da prefeitura. Durante a busca no veículo, foi localizado um revólver calibre 38, com duas munições intactas, um facão, grande quantia em dinheiro, cheques, celulares e documentação de diversos veículos, além de ter sido constatado que o veículo Ranger, ostentava numeração de chassi adulterada. Mediante os fatos, as guarnições apresentaram os veículos e os dois indivíduos à autoridade competência.
O aplicativo Queixa Cidadã, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), foi ampliado e disponibilizado para diversos municípios do interior, entre os quais Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras. A ferramenta já estava em funcionamento na capital baiana desde o mês de agosto. Inicialmente, o usuário do sistema pode contar com tecnologias de inteligência artificial e de reconhecimento facial para a área de defesa do consumidor, abrangendo o fornecimento de água. Até o final do mês de outubro, as comarcas terão disponibilidade para os serviços de energia elétrica. O 'Queixa Cidadã' possui acesso rápido e prático à Justiça para registro de queixas nos Juizados Especiais. É uma ação da Coordenação dos Juizados Especiais (Coje) desenvolvida em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (Setim), com o objetivo de promover a comodidade do cidadão. O aplicativo utiliza uma assistente virtual, que conduz os usuários até a conclusão da petição, da queixa ao processo formal. Estão disponíveis dois modelos de atendimento: o simplificado, para reparo de danos materiais, e o detalhado, para danos morais e pedidos de liminar.
Devido aos vários acidentes registrados no trecho, nos últimos meses, moradores e comerciantes cobram do poder público a instalação de redutores de velocidade entre o fim da BR-030 e o início da Avenida Centenário, no Bairro Rodoviário, em Brumado. Segundo eles, o objetivo é proporcionar mais condições de segurança para pedestre, ciclistas e para os motoristas que trafegam diariamente pela avenida que dá acesso à rodovia. Os moradores e comerciantes da região pensam em fazer um abaixo-assinado para exigir das autoridades as providências necessárias para evitar os acidentes no local. O assunto ganhou evidência após o acidente que vitimou o jovem Thiago Prates, de 21 anos. A população pede que o Município reveja a sinalização no trecho, tendo em vista que o fluxo de veículos é grande no local, bem como há muitas empresas e pessoas circulando na região.
Com sede em Brumado, a A4 Veículos, loja de comercialização de veículos multimarcas, conquistou a premiação Segmentação Rubi, da Bradesco Financiamentos, em reconhecimento ao desempenho positivo no mercado. O prêmio será entregue nesta sexta-feira (04), em evento que acontece às 18h30 na empresa. Administrada pelo empresário Fabrício Abrantes, a A4, somente em julho deste ano, bateu recorde de vendas e financiamentos, conquistando a marca de 117 veículos entregues a clientes de Brumado e região. O sucesso foi reconhecido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado, que, por meio do seu presidente Manoel Messias, parabenizou a empresa. “Parabenizo a A4 Veículos pela ação e premiação conquistada. É um exemplo para nossa cidade empresários como Fabrício Abrantes. Convido a todo comércio a participar do evento de premiação da A4 Veículos e seguir este exemplo em suas empresas”, ressaltou.
O escritor, professor, pedagogo, pós-graduado em educação, Hamilton Werneck, classificou, em uma entrevista para uma emissora de rádio da cidade de Nova Friburgo (RJ), a metodologia de ensino aplicada no município de Brumado, através das escolas de tempo integral, como uma das coisas mais notáveis que vem acontecendo no país. Reconhecido como uma das maiores autoridades do setor educacional no Brasil, ele declarou que Brumado está dando um grande exemplo de como a nação terá o futuro que todos nós desejamos. Werneck ainda fez elogios às salas climatizadas e à alimentação dos alunos. “Uma coisa que chamou muito a atenção é que, como o município é muito quente, de forma muito arrojada, climatizou todas as salas de aula, o que vem melhorando sobremaneira o rendimento escolar. Outra questão é a qualidade da merenda com uma comida balanceada que não deixa os alunos agitados, facilitando a compreensão do que é ensinado pelos professores”, ressaltou.
O goleiro Bruno Fernandes foi liberado pela Justiça para estrear pelo Poços de Caldas FC no próximo sábado, 5, em amistoso contra o Independente de Juruaia, às 15h (de Brasília), no Estádio Benedito Bandola de Oliveira, o Bandolão. Bruno, com passagem marcante pelo Flamengo, cumpre pena de 20 anos e nove meses pelo assassinato de Eliza Samudio, ocorrido em 2010. A informação foi divulgada no Facebook do Poços de Caldas, clube que disputará a terceira divisão do Campeonato Mineiro em 2020, e confirmada nesta quinta-feira, 4, pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. A decisão foi tomada pelo juiz Tarciso Moreira de Souza, da Vara de Execuções Penais de Varginha. O atleta de 34 anos poderá sair às 6h de sua casa e retornar, em caráter excepcional, às 21h. O clube diz ter enfrentado “questões judiciais, junto à FMF (Federação Mineira de Futebol)”. O contrato entre goleiro e clube foi firmado em agosto, mas só autorizado nesta quarta. Para deferir o pedido, que foi formulado pela defesa do ex-jogador, o magistrado responsável levou em conta o parecer favorável do Ministério Público. Apesar de liberada sua estreia, ele precisará de nova autorização judicial para viajar em cada jogo, além de cumprir uma série de medidas, como se recolher em casa durante a madrugada e só sair de Varginha, onde mora com família, com autorização judicial.
Um trágico acidente registrado na noite desta quarta-feira (02), na BR-030, entre Guanambi e Caetité, tirou a vida de quatro pessoas. No local, um caminhão desgovernado invadiu a pista contrária e atingiu em cheio um ônibus que transportava universitários de Caetité que regressavam de Guanambi. O motorista do coletivo, Roberto Gonçalves Teixeira, mais conhecido como Roxo, chegou a ser socorrido com vida, mas morreu no Hospital Regional de Guanambi devido à gravidade dos ferimentos. Além dele, três estudantes, identificados como Klaustem Lima Ferreira, Thaís de Araújo Martins Santos e Elisângela Angélica Gomes, faleceram ainda na rodovia com o impacto da colisão. Em contato com a Rádio Star FM, o repórter Paulo Haran disse ao site Achei Sudoeste que o clima na cidade é de consternação e luto em razão das vítimas fatais. “Até o momento, segundo dados informados pelo Hospital Regional de Guanambi, são 11 pessoas internadas, todos estudantes da cidade de Caetité. Entre estes, três estão em estado grave e um desses, de 25 anos, é quem tem o estado mais delicado. Ela sofreu muitas fraturas, seu estado é grave, porém estável”, afirmou.
Informações extraoficiais, de acordo com o repórter, dão conta de que o motorista do caminhão carregado com coco teria tentado desviar após perder o controle da direção, mas a carroceria acabou rasgando a frente do ônibus. O motorista fugiu do local sem prestar socorro às vítimas - ele infringiu a lei que estabelece que é proibido caminhões trafegarem em rodovias federais depois das 22h. Haran informou também que a UniFG, universidade de onde os estudantes retornavam, emitiu uma nota de pesar lamentando o ocorrido, bem como decretou a suspensão das aulas no dia de hoje (03). A prefeitura municipal de Caetité também emitiu nota de pesar. A polícia está investigando as causas do acidente.
Outubro é o mês da conscientização da Epidermólise Bolhosa, doença genética rara, grave, não contagiosa e incurável. A enfermidade provoca lesões severas, tanto na pele, como nas membranas mucosas. O tratamento é custoso, difícil e inacessível para muitos. Quando não ocorre da maneira adequada, pode ser fatal para o paciente ou tornar a vida do mesmo muito dolorosa. Pensando nisso, a ONG Jardim das Borboletas, da fundada pela caculeense Aline Teixeira da Silva, foi criada com a missão de proporcionar melhor qualidade de vida para os portadores da doença. A ONG auxilia as famílias através de medicamentos, curativos especiais, acompanhamento psicológico, nutricional e apoio nas consultas, exames e pequenas cirurgias. Você também pode ajudar, basta seguir a ONG Jardim das Borboletas nas redes sociais para saber como.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), José Luiz Ataíde, negou que o Garantia Safra tenha sido cancelado e garantiu que os produtores rurais do município de Brumado ainda irão receber o benefício. Nesta terça-feira (01), José Luiz se reuniu com os coordenadores do Setaf da Bahia e os mesmos garantiram que estão fazendo o possível para liberar o benefício ainda neste mês de outubro. “Gostaria de tranquilizar os nossos agricultores. O Garantia Safra é vinculado diretamente ao Ministério em Brasília, nós aqui da Bahia fazemos apenas viabilizar a questão das inscrições, mas quem decide mesmo é o Ministério da Agricultura”, declarou. No município, segundo ele, alguns agricultores não receberem sequer a primeira parcela do benefício.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do legislativo brumadense, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), descreveu como ditatorial a postura do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) ao desconsiderar totalmente as emendas propostas pela Câmara Municipal ao projeto de lei da zona azul no município. Para Quinteiro, embora o legislativo preze por um relacionamento harmônico com o executivo, aprovando diversos projetos de sua autoria, tudo tem limite e os vereadores, em sua maioria, entenderam que o projeto da zona azul precisava de emendas para sua efetiva concretização e melhorias.
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) adiaram para a sessão desta quinta-feira, 3, a conclusão do julgamento que analisa o alcance da regra sobre a apresentação das alegações finais. O entendimento pode afetar condenações da Operação Lava Jato. Por 7 votos a 4, foi formada maioria na Corte pelo entendimento de que o réu delatado deve falar por último na fase final do processo. Votaram a favor desta tese os ministros Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Dias Toffoli. Foram vencidos os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Marco Aurélio Mello. Ao final desta votação, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, propôs a fixação de uma tese “a balizar todo o sistema de justiça brasileiro”. A proposta possui dois itens: o primeiro estabelece que, em todos os procedimentos penais, é direito do acusado delatado apresentar as alegações finais após o acusado que tenha celebrado acordo de delação devidamente homologado, sob a pena de nulidade processual, desde que o pedido tenha sido feito ainda na primeira instância; o segundo item estabelece que, para os processos já sentenciados, é necessária ainda a demonstração do prejuízo, que deverá ser aferido no caso concreto nas instâncias inferiores. De acordo com a Veja, esta tese não beneficiaria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do tríplex do Guarujá, uma vez que não havia réus com acordos de delação premiada homologados pela Justiça à época de sua condenação na primeira instância. No entanto, no caso do sítio de Atibaia, o petista, réu ao lado de delatores da Odebrecht, pediu para se manifestar depois dele e teve sua solicitação negada pela juíza Gabriela Hardt. A proposta de Toffoli foi aprovada por 8 votos a 3, mas a análise sobre o alcance da medida será decidida no julgamento desta quinta-feira (03).
O Governo do Estado reconheceu o decreto de emergência por conta da seca que havia sido emitido pelo Município de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de meio ambiente e recursos hídricos, Danilo Viana, afirmou que o reconhecimento do decreto viabiliza a realização da Operação Pipa nas comunidades rurais, bem como outras ações de combate e convivência com a seca. Levando em conta as queixas de desassistência em alguns locais, Viana garantiu que já está em contato com o Exército para implantação de novos sistemas a fim de atender a demanda. “A operação pipa se torna fonte de água potável. São vinte litros por pessoa, é uma quantidade pouca, mas, como o próprio nome já diz, é um decreto de emergência”, frisou. Com relação à fonte de água bruta, o secretário declarou que muitas comunidades estão sendo abastecidas através de poços artesianos, o que já serve para as atividades do dia a dia. Por fim, Viana cobrou do Governo do Estado a realização da segunda etapa da Barragem de Cristalândia, obra de fundamental importância para a cidade. Segundo ele, caso a ampliação não seja concretizada, a população poderá sofrer futuramente com o desabastecimento. “Infelizmente, se fizermos uso exacerbado dessa fonte e não nos preocuparmos com a sua elevação, pode acontecer, no futuro, alguma demanda reprimida para a parte de saneamento”, reiterou.
Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), José Luiz Alvez Ataíde, explicou que houve um equívoco na informação de que o Governo da Bahia havia retirado a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) da cidade de Brumado para Caetité. “Há uns quatro anos, a coordenação da CAR está na cidade de Caetité porque o Território do Sertão Produtivo tem como sede Caetité. Agora, a sede do Setaf é em Brumado. Dos 27 territórios que existem na Bahia, o único que tem sede do Setaf fora do território é Brumado”, afirmou. Segundo Ataíde, na época, houve uma mobilização popular dos agricultores e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) para permanência do Setaf em Brumado e assim foi feito. No total, 20 municípios estão sob a coordenadoria do serviço, inclusive Caetité e Guanambi. Apesar de ter a sua sede na cidade vizinha, o coordenador informou que a Companhia conta com uma sala de apoio no Setaf, onde dois técnicos prestam assistência aos projetos implantados pelo governo na região de Brumado.
O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99941-0068 (WhatsApp).
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, informou que, em sua última visita a Brumado, o próprio governador Rui Costa (PT) aconselhou que o município não inaugure a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas). O secretário explicou que um dos motivos seria a falta de recursos do Ministério da Saúde para habilitação do equipamento. “Além da questão do financiamento, temos uma questão de logística. O município não vai conseguir suportar duas portas de entrada: nós temos o pronto-socorro do hospital, que é uma UPA, e outro pronto-socorro, que seria a UPA propriamente dita”, explicou. Feres frisou, no entanto, que a não inauguração do equipamento de saúde não inviabiliza o atendimento à população brumadense, tendo em vista que o que seria feito na UPA já é feito no pronto-socorro do hospital municipal. Segundo Feres, outras propostas para utilização do prédio estão sendo analisadas, como a transferência da policlínica para o local.
Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação e tenha um sorriso lindo e saudável. O consultório fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. O Neo Odonto conta com uma equipe especializada e pronta para fazer o seu diagnóstico e indicar o tratamento necessário. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).