Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2013
fechar

Rio do Pires: Luciano Ribeiro prestigia Festa Cívica O ex-prefeito de Caculé participou da entrega de obras na cidade. (Foto: Divulgação).

Na última quinta-feira (21), o ex-prefeito de Caculé, Luciano Ribeiro (DEM), esteve no município de Rio do Pires,  no sudoeste baiano, onde participou de uma festa cívica ao lado do prefeito da cidade e demais lideranças políticas. A festa teve por objetivo comemorar o desenvolvimento do município e a melhoria da qualidade de vida da população. Na oportunidade, foram entregues rua calçada, uma patrol, além da assinatura de ordem de serviço para o calçamento de mais ruas no município, resultado de uma emenda parlamentar. Ribeiro prestigiou o evento e destacou a importância da transparência e vontade de fazer o melhor pelo município. “Através de uma boa política, podemos transformar a vida das pessoas. Apoiamos esta forma de governar. Rio do Pires está no caminho certo e tem motivos para comemorar importantes conquistas”, salientou Luciano.

Deputado Zé Raimundo diz que ministro exagerou em julgamento dos mensaleiros Para o petista é preciso moralizar a política com uma grande reforma. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o deputado estadual Zé Raimundo (PT) falou sobre a polêmica atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, no julgamento dos “mensaleiros”. Para o deputado, embora seja preciso respeitar a lei, existe uma indignação por parte dos petistas com relação a certas atitudes do ministro, que, segundo Raimundo, foram exageradas e midiáticas. “O que o partido criticou foram as condenações de José Dirceu e José Genoíno, que foram condenados sem nenhuma prova, pois não há um rascunho de papel contra eles”, afirmou o parlamentar. O deputado disse que o partido errou, mas ponderou que o mensalão também está sendo apurado em outras legendas. Para ele, os partidos devem fazer uma reflexão sobre a política, sobre o financiamento de campanha e sobre as formas de garantir a independência do eleitorado, com o intuito de por fim a corrupção e a manipulação eleitoral. “Precisamos moralizar a política com uma grande reforma”, reiterou Zé Raimundo. 

Brumado: Corrida Off Road será realizada no próximo sábado (30) A comissão organizadora do evento divulgou o percurso da prova. (Foto: Divulgação).

Vai acontecer no próximo dia 30 de novembro 1ª Corrida Off Road de Brumado, com largada às 16h30, em frente à portaria da Magnesita. O evento é promovido pelos professores de educação física André Caires, André Luiz Azevedo e Cíntia Guimarães, que vão premiar o vencedor com R$ 1.000,00. Os três primeiros colocados receberão ainda troféus e todos os participantes que concluírem a prova – 7,5 km – ganharão medalhas. E a organização garante que a corrida terá pórtico de chegada, pódio, locução, DJ, stand, hidratação, alimentação e isolamento no percurso. 

Município de Lagoa Real participa de campanha Novembro Azul

Mundialmente, novembro é conhecido por ser o mês de combate ao câncer de próstata através da campanha intitulada Novembro Azul. Neste período, são desenvolvidas em todo mundo ações voltadas para a conscientização do homem no que diz respeito aos cuidados com sua saúde. No município de Lagoa Real, a equipe do Posto de Saúde da Família (PSF Sede - II), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura Municipal, irá promover um dia de atendimento para esclarecimento de dúvidas sobre a saúde do homem. Uma importante palestra com o doutor Frederico Malheiros Mendes será realizada com esse fim. O evento acontecerá no dia 27 de novembro, a partir das 07h, no PSF Sede II. A secretaria municipal de Saúde convida a todos os homens a partir de 40 anos para participarem, pois não existe melhor cura do que a prevenção.

Brumado: Polícia encontra desmanche de motos roubadas O desmanche foi localizado durante ronda de rotina na manhã do último sábado (23). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma guarnição do Pelotão Especial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) encontrou um local que era utilizado como desmanche de motocicletas roubadas no Loteamento Malhada Branca, em Brumado. O desmanche foi localizado durante ronda de rotina na manhã do último sábado (23). Os soldados que estavam na patrulha relataram ao site Brumado Notícias que as peças encontradas no local eram da motocicleta de um açougueiro que foi roubada no mês de agosto. Após a descoberta, os policiais realizaram buscas nas imediações, mas não prenderam nenhum suspeito de atuar no desmanche. 

UFBA: Brumadenses festejam 25 anos de formatura em Direito Maurício Vasconcelos e Fernanda Carvalho Azevedo faziam parte da turma de 1988.2 da Universidade Federal da Bahia. (Foto: Reprodução/Facebook).

Em contato telefônico com o site Brumado Notícias na noite deste sábado (23), o conselheiro federal da Ordem dos Advogados da Bahia, Maurício Vasconcelos, falou sobre a satisfação em comemorar os 25 anos de Formatura em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), turma de 1988.2, no Boi Preto Grill, em Salvador. Acompanhado da conterrânea brumadense, a Juíza Federal do Trabalho Fernanda Carvalho Azevedo, e demais colegas, Vasconcelos disse que todos estão realizados pela grande sucesso em que a turma se transformou. “Nossa turma deu à Bahia e ao Brasil grandes juízes e juízas, promotores e promotoras, delegados e delegadas, advogadas e advogados, professores e professoras, funcionários e funcionárias públicas. De fato, marcamos época na velha faculdade”, reiterou o renomado advogado. Maurício ainda lembrou-se do colega e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Brumado, Osvaldo Luiz Laranjeira Bastos Júnior, que também fez parte da turma. “Na época era o vestibular mais difícil em Direito”, recordou Vasconcelos. Esse é o jubileu de prata da turma.

UFBA: Brumadenses festejam 25 anos de formatura em Direito A comemoração aconteceu no Boi Preto Grill, em Salvador. (Foto: Reprodução/Facebook).
Após forte calor de 42°C, brumadenses comemoram noite de chuva Alguns populares saíram às ruas para comemorar a chegada da chuva. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O calor foi intenso durante todo dia de sábado (23), em Brumado, onde os termômetros marcaram 42°C. Chove nesse momento no município. A chuva veio acompanhada de muitos relâmpagos e trovões, o que ajudou a melhorar a umidade relativa do ar, que estava bem abaixo da média. A previsão de chuva foi antecipada, pois os institutos de meteorologia previam a ocorrência de precipitações somente para noite de segunda-feira. Alguns populares saíram às ruas para comemorar a chegada da chuva.

Eleições 2014: Vanderlito Souza confirma apoio ao deputado Marquinho Viana Durante um almoço neste sábado (23) em sua residência, o empresário firmou compromisso com o parlamentar. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O empresário brumadense Vanderlito Alves de Souza (PCdoB) recepcionou o deputado estadual Marquinho Viana (PV) em Brumado, neste sábado (23). Durante um almoço, que contou com a presença do ex-vereador Marcelo Viana (PMDB), Souza confirmou o seu apoio ao deputado nas próximas eleições. Vanderlito ressaltou a pujança do parlamentar, que é natural da vizinha cidade de Barra da Estiva, e o conhecimento do mesmo sobre as principais carências da região. “O deputado Marquinho Viana é um político moderno, que tem uma visão futurista, e por isso merece o meu apoio e de todos os meus companheiros para construirmos o progresso da cidade e região”, disse o empresário. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Viana agradeceu o apoio de Vanderlito e de seu grupo, para os quais foi apresentado pelo ex-vereador e presidente do Partido Solidariedade, Leonardo Vasconcelos. “Agradeço ao meu amigo Léo [Vasconcelos] por ter me concedido esse espaço para buscarmos o desenvolvimento de Brumado. Ao empresário Vanderlito Souza, que tem uma grande trajetória de vida, às minhas considerações e a certeza de uma parceria longa”, declarou o parlamentar. Marquinho ainda enalteceu a liderança do empresário e disse que estará ao seu lado para construir um grande grupo político nas eleições municipais de 2016.

Eleições 2014: Vanderlito Souza confirma apoio ao deputado Marquinho Viana Marquinho enalteceu a liderança do empresário e disse que estará ao seu lado para construir um grande grupo político nas eleições em 2016. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Brumadenses sofrem com calor de 42°C Termômetro registrou a temperatura neste sábado (23). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Embora o Instituto Nacional de Meteorologia e a Estação Clima Tempo apontem temperatura de 34°C em Brumado, os brumadenses estão sofrendo com um calor de 42°C - temperatura registrada por termômetros de populares no início da tarde deste sábado (23). Além do forte calor, os munícipes também tentam driblar a baixa umidade do ar apontada em apenas 26%. As duas estações de meteorologia preveem que o dia continuará quente no próximo domingo (24), com o sol aparecendo entre nuvens durante o dia, mas com possibilidade de chuva à noite. A previsão aponta ainda a ocorrência de chuvas fortes a partir da noite da próxima segunda-feira (25), que devem se estender até a noite de quarta-feira (27).

BR-324: PRF apreende casal com armas, drogas e veículo roubado de Vitória da Conquista O casal viajava de Vitória da Conquista para Juazeiro. (Foto: Divulgação/PRF).

Em uma abordagem realizada em Capim Grosso, no km 357 da BR-324, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu com um casal quatro armas de fogo, maconha e cocaína, além de recuperar um veículo roubado. A dupla viajava de Vitória da Conquista para Juazeiro, em um GM/Celta. Os policiais desconfiaram do comportamento do casal e, durante a fiscalização, encontraram seis munições e uma pequena quantidade de droga na bolsa da passageira, de 34 anos. Após uma revista geral, foram localizados dentro do veículo três revólveres, 15 munições, quase 3,5Kg de maconha, 1Kg de cocaína e 8,5Kg de insumos para a mistura do entorpecente. A polícia identificou que o CRLV apresentado pelo condutor, de 23 anos, possuía indícios de adulteração, e que o veículo havia sido roubado em março na cidade de Vitória da Conquista.

BR-324: PRF apreende casal com armas, drogas e veículo roubado de Vitória da Conquista O casal e os itens apreendidos foram encaminhados para a delegacia de Capim Grosso. (Foto: Divulgação/PRF).
Brumado: Está chegando o grande dia da inauguração do Hotel 3º Milênio II A expectativa é de que o 3º Milênio II seja inaugurado no mês de dezembro. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Falta pouco para inauguração do Hotel 3º Milênio II. Localizado à margem da BR-030, no anel rodoviário, o empreendimento chama a atenção de quem passa pelo local em razão de sua grandiosidade. Com infraestrutura de resort, o novo hotel da rede 3º Milênio traz um conceito diferenciado de hospedagem para todos aqueles que visitam o município. O Hotel 3º Milênio II possui área de eventos, suítes decoradas com móveis planejados, bar aquático e uma ampla área de piscina. O local já desponta como referência em hospedagem na região do sertão produtivo da Bahia. A expectativa é de que o 3º Milênio II seja inaugurado no mês de dezembro.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Tanhaçu: Prefeito fecha parceria com o grupo do Jornal A Tarde O município participará do projeto A Tarde Educação. (Foto: Reprodução/Jornal A Tarde).

O prefeito de Tanhaçu, João Francisco Santos (PT), esteve no Jornal A Tarde com o objetivo de conhecer mais detalhadamente o projeto A Tarde Educação. Santos pretende implantar o projeto no município. O A Tarde Educação é uma iniciativa pioneira do Grupo A Tarde, cuja intenção é contribuir com a formação de cidadãos críticos e cientes de seu papel na sociedade. Para viabilizar a implantação do programa nas escolas é necessário assinar o jornal e adquirir tablets, a fim de estimular a leitura dos jornais nas salas de aula, favorecendo assim a prática pedagógica nas séries de 5ª a 8ª. Na oportunidade, o prefeito foi recebido pelo gerente de Mercado Leitor, Luiz Bernardes; por Noé Amorim, do setor de publicidade; e pela assistente de circulação, Tereza Santos.

Rio do Antônio: PRF apreende uma tonelada de explosivos na BR-030 Os artefatos foram encontrados dentro de um caminhão baú MB/712, com placas do estado do Paraná. (Foto: Divulgação/PRF).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu quase uma tonelada de explosivos durante fiscalização no KM 250 da BR-030, no município de Rio do Antônio, no sudoeste baiano. Os artefatos foram encontrados dentro de um caminhão baú, com placa do estado do Paraná. Além de o veículo não estar com a sinalização regulamentar obrigatória, o condutor, um homem de 27 anos, não possuía os equipamentos de proteção individual adequados e tampouco a autorização exigida pela legislação em vigor para o transporte da carga de alta periculosidade. No total, foram apreendidas 378 bananas de dinamite, 600Kg de explosivos de demolição tipo granulado, além de 6.250 metros de cordel detonante. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Judiciária de Caetité, com enquadramento no crime previsto no Art. 253 do CPB, que dispõe sobre a proibição de fabricar, fornecer, adquirir, possuir ou transportar, sem licença da autoridade, substância ou engenho explosivo, gás tóxico ou asfixiante, ou material destinado à sua fabricação.

Brumado: Igreja Matriz e centro comercial recebem iluminação natalina Para a Câmara de Dirigentes Lojistas, os enfeites natalinos ajudam a movimentar as vendas no comércio. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Todo o centro comercial e a Igreja do Bom Jesus, em Brumado, foram iluminados com adereços típicos do Natal. A decoração especial para essa época do ano foi instalada ao longo da semana e ligada pela primeira vez na noite da última sexta-feira (22). Para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado, os enfeites natalinos ajudam a movimentar as vendas no comércio, pois causam mais impacto nos consumidores, que, por sua vez, compram mais no período das festas de final de ano. Além do centro comercial, a Praça Coronel Zeca Leite e a Praça da Câmara de Vereadores também serão decoradas. Os brumadenses também aguardam com grande expectativa a decoração com material reciclado que será instalada na Praça Saldino Lopes, na Vila Presidente Vargas, e as três árvores de natal gigantes, confeccionadas com material reciclado, que farão parte da decoração natalina da cidade.

Modera: Comitê do Contas discutiu Barragem do Agronegócio Os ambientalista de Brumado participaram de uma plenária no último dia 21. (Foto: Divulgação).

Membros do grupo ambientalista Modera participaram da XI Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas, realizada na cidade de Abaíra, com o objetivo de discutir o projeto de construção de duas barragens do agronegócio na área das nascentes do Rio das Contas, em Piatã. A Plenária foi realizada junto à Reunião Ordinária do Conselho Gestor da Área de Relevante Interesse Ecológico das Nascentes do Rio das Contas (ARIE) no último dia 21 de novembro. O projeto divide opiniões e muitos se posicionam contra a sua execução. O coordenador geral do Modera e membro do Comitê, Aurino Ferreira dos Anjos, acredita que a construção das barragens será uma ameaça ao abastecimento nas cidades de Brumado e de Malhada de Pedras e, por isso, o grupo apresentou as seguintes propostas durante o debate: balanço hídrico das sub-bacias da região no sentido de priorizar o abastecimento humano; arbitragem dos conflitos pelo Comitê em primeira instância administrativa no uso da sua competência legal e ações pelo embargo da construção das barragens do agronegócio. Após a Plenária, ativistas do grupo ambientalista se manifestaram em vias públicas da cidade de Abaíra com faixas que diziam “o Rio das Contas nasce para todos. Não para o agronegócio”. Os protestos contaram com a participação do cordelista Zé Walter.

Especialista diz que Joaquim Barbosa age como possível candidato a presidente A análise é do analista político André Singer. (Foto: Divulgação/STF).

O cientista político André Singer acredita que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, teria interesse em se candidatar à presidência do país em razão de suas atitudes no processo de julgamento do “mensalão”.  Segundo Singer, Barbosa usou as prerrogativas de que dispõe para conturbar o ambiente que envolve a ação penal 470. “A maneira pela qual decidiu o início da execução das sentenças parece obedecer mais a fins de publicidade do que a necessidades objetivas”, disse o especialista. Para Singer, o presidente do STF estaria potencializando os aspectos espetaculares das medidas. “[Ele] resolveu utilizar um feriado extenso, em que não há notícias para disputar o espaço noticioso nem mobilização para contestar o decidido, e colocar em presídio de segurança de Brasília um trio de altos ex-dirigentes do PT. O fato de ser a data da comemoração da República completa o simbolismo ideal para um possível futuro candidato a chefe do Executivo”, declarou o especialista. Singer ainda destacou que Barbosa agiu com abuso no intuito de “causar sensação” ao produzir uma prisão provisória em regime fechado para cidadãos que têm direito ao semiaberto nos lugares em que residem. “Além de ser ilegal a reclusão a que estão submetidos José Dirceu e Delúbio Soares, foi ameaçada gratuitamente a integridade de José Genoino, cuja frágil situação de saúde é de todos conhecida”, concluiu o cientista político. As informações são do Jornal Folha de S. Paulo.

Brumado: Jovem é encontrado morto na BR-030 Sinevaldo José da Silva, 21 anos, estava retornado para casa na Fazenda Jurema, em Tanhaçu, para rever sua família e seu filho recém-nascido. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O cortador de cana Sinevaldo José da Silva, 21 anos, foi encontrado morto na BR-030 com uma perfuração no tórax, aparentemente provocada por uma arma de fogo. O jovem havia retornado para casa na Fazenda Jurema, em Tanhaçu, recentemente, após oito meses trabalhando no corte de cana no interior do estado de São Paulo. Com saudade da família e do filho recém-nascido, o cortador de cana passou primeiro na casa dos pais, em Brumado, e só depois teria pegado a motocicleta do irmão emprestada para chegar até sua residência, em Tanhaçu. Estranhando a demora do marido, a esposa entrou em contato com a família e o irmão de Sinevaldo percorreu o trajeto da BR-030, onde encontrou o corpo da vítima. As polícias técnica, civil e rodoviária estadual estiveram no local realizando o levantamento cadavérico e procurando pistas sobre o que teria acontecido. A hipótese de latrocínio - roubo seguido de morte - foi descartada pela polícia tendo em vista que a vítima ainda estava com a mochila intacta e a motocicleta estava estacionada à margem da rodovia. Na perícia realizada na manhã deste sábado (23), os peritos constataram que Sinevaldo também teve traumatismo craniano.

Brumado: Confira as promoções do Supermercado Super Bom Preço O supermercado fica localizado na Rua Sargento Antenor Santos, 162. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-7490.
Ivete Sangalo: Público brumadense aguarda ansiosamente o show da rainha do axé Todo mundo na base do beijo no dia 29 de dezembro na capital do minério.

Um dos shows mais aguardados que será realizado em Brumado é o da rainha do axé Ivete Sangalo. O espetáculo acontece no dia 29 de dezembro, no Parque de Exposições Santa Inês, onde será montada uma mega estrutura para receber a artista e toda sua banda. Ivete vai cantar em cima de um trio elétrico, reproduzindo a folia que acontece todos os anos no período do Carnaval. Os brumadenses estão bastante ansiosos para ver a cantora, que se apresentará pela primeira vez no município. A festa terá ainda a participação da Banda Sem Limite, que também arrasta multidões por onde passa. Os ingressos já estão à venda e, por isso, não perca tempo e adquira logo o seu! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-7374.

Brumado: Em festa de confraternização, CEML apresentou musical natalino Os alunos apresentaram o musical “A fantasia da fábrica de Papai Noel”. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em festa de encerramento de reuniões entre pais e mestres, os alunos do Centro Educacional Monteiro Lobato (CEML) apresentaram o musical “A fantasia da fábrica de Papai Noel” na noite da última quinta-feira (21). As apresentações, que foram sincronizadas com danças e cenário, comoveram a todos os presentes com uma mensagem de paz e esperança. “Foi além das nossas expectativas! Nossos alunos nos encheram de orgulho com as belas apresentações. Vimos um espírito de confraternização e união de classes e estamos encerrando bem esse ano com muita alegria pelos alvos alcançados e por termos contribuído com a formação dos nossos alunos. Aproveito para parabenizar a todos por todo empenho e beleza nesse belo musical”, disse a diretora Maria Pires ao site Brumado Notícias.

Brumado: Em festa de confraternização, CEML apresentou musical natalino Para a diretora Maria Pires, o espírito de confraternização e união de classes foi o ponto marcante do evento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Brumado: Vândalos atacam iluminação natalina e deixam colchões em quiosque da praça A decoração ainda está sendo instalada pelo setor de iluminação pública da cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Mal o setor de iluminação pública terminou de instalar a iluminação nos quiosques da Praça Senhor do Bonfim, em Brumado, e os vândalos entraram em ação tentando arrancar a decoração. Além de puxarem as mangueiras de iluminação, os vândalos deixaram dois colchões no teto de um dos quiosques da praça.

Brumado: Dupla rouba loja de calçados e é detida pela polícia Em uma patrulha ostensiva dois suspeitos foram localizados no bairro Dr. Juracy com alguns pares de sandálias roubados. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma loja de calçados localizada na Avenida Centenário, em Brumado, foi assaltada na tarde da última quinta-feira (21). Segundo o Pelotão Especial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), dois elementos chegaram ao estabelecimento em uma bicicleta. Um deles teria descido com uma arma de fogo em punho e anunciado o assalto, levando dinheiro e alguns calçados da loja. Em uma patrulha ostensiva realizada no início da noite do mesmo dia, os suspeitos foram encontrados na Rua Nazaré, no Bairro Dr. Juracy, com um revólver calibre 32 e alguns pares de sandálias que foram roubados. Um homem e um menor com as mesmas características dos assaltantes foram apresentados na delegacia. Os dois ainda são suspeitos de terem participado do quarto assalto do ano ocorrido em um supermercado na última terça-feira (19).

Brumado: Dupla rouba loja de calçados e é detida pela polícia Uma arma de fogo também foi apreendida pela polícia militar. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Brasil: Cães e gatos poderão ter passaporte Documento do anima será expedido pelo Ministério da Agricultura. (Foto: Pheezy/ Creative Commons).

A partir de agora, donos de cães e gatos poderão emitir um passaporte para seus animais de estimação. Até então o único documento obrigatório para trânsito dos pets era o certificado sanitário internacional e atestado de saúde do animal, o qual continua válido. As regras para a emissão do passaporte brasileiro para cães e gatos foram publicadas na edição desta sexta-feira (22) do Diário Oficial da União. O documento será expedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em português, inglês e espanhol. No documento constará o nome completo e endereço do proprietário, nome, espécie, raça, sexo, pelagem e data estimada de nascimento do cachorro ou felino, dados de vacinação e exames clínicos fornecidos por um médico veterinário. O passaporte é válido em todo território nacional e em países que reconheçam o documento. Para caso de perdas ou extravio do passaporte, o proprietário do animal deverá registrar boletim de ocorrência policial. Caso o animal mude de dono, também deverá ser pedida uma nova versão do documento com a apresentação obrigatória do antigo. Os cães e gatos devem ter pelo menos 90 dias de nascidos para retirada do passaporte. As informações são da Agência Brasil.

Brumado: Comissão da Fiol produz relatório com as demandas da população O relatório terá como base os questionamentos feitos pela população durante a Audiência Pública e a visita dos deputados no canteiro de obras. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um relatório social contendo as demandas da população de Brumado relacionadas às obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), no Lote IV, que tem sede no município, será elaborado pela Comissão da ferrovia. As informações do documento foram coletadas durante visita ao canteiro de obras da Fiol e na Audiência Pública realizada pelo colegiado, na Câmara Municipal de Brumado, na última quinta-feira (21). Questões relativas às desapropriações, à construção de um plano de recuperação de estradas vicinais próximas ao traçado da Fiol, o qual a Valec se comprometeu a desenvolver, a recuperação dos danos causados pelas detonações aos imóveis próximos à obra, e a necessidade de recuperação da Lagoa de Itaquaraí, afetada após as obras terem desviado o leito do rio que a abastecia, são algumas das demandas relatadas no documento. A implantação do Porto Seco em Brumado é outro ponto de destaque no debate sobre o tema. A deputada e presidente da Comissão da Fiol, Ivana Bastos (PSD), disse que o colegiado apresentou ao Ministério dos Transportes a Carta de Barreiras, que defende a construção da unidade em Brumado. Segundo ela, a construção do Porto Seco na cidade já é garantida. “Defendemos, inclusive, que o porto seja construído na proximidade da BA-148, próximo à ponte pela qual passará o trem e que já está pronta”, declarou a parlamentar. De acordo com dados apresentados pelo diretor de Planejamento da Valec, Jair Galvão, e pelo gerente de contrato da Andrade Gutierrez, empresa que compõe o consórcio construtor, já foram executados mais de 39% da obra do trecho - informação que confirma que o Lote 4 é o mais avançado dos que já estão em construção. No total, já foram recrutados mais de 3 mil funcionários, sendo que 96% da mão de obra é composta por trabalhadores da região.

Weliton alerta para a necessidade de construção da 2ª etapa da Barragem de Cristalândia O vereador está preocupado que a situação de desabastecimento ocorrida entre os anos de 1998 e 1999 se repita. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A cidade de Brumado já enfrentou um período de desabastecimento entre os anos de 1998 e 1999, quando principalmente a população da zona rural sofreu bastante. O problema só foi solucionado após a construção da barragem no Rio das Contas, localizada no distrito de Cristalândia. Atualmente, a barragem também abastece ao município vizinho de Malhada de Pedras. Pensando nisso, o vereador Weliton Lopes (SDD) chamou a atenção durante a sessão legislativa realizada na última segunda-feira (18) para necessidade de construção da segunda etapa da barragem de Cristalândia. “Temos agora uma nova preocupação, pois não contamos com barragem somente para nossa população. Para nosso total espanto tivemos a informação de que o governador também ventilou a notícia de que uma nova adutora seria construída para abastecer o município de Tanhaçu. Não poderemos jamais aceitar essa possibilidade sem que seja construída a segunda etapa da barragem”, afirmou o vereador na oportunidade. Lopes declarou ainda que não se trata de negar água, mas lembrou que, quando a cidade de Brumado passou pelo difícil período do desabastecimento, o município de Malhada de Pedras dificultou a vinda da água de Truvisco para os brumadenses.

Arquivo