Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2014
fechar

Tremedal: Bancário do Banco do Brasil vira refém de bandidos Foto: Reprodução

Na manhã desta terça-feira (04), três bancários do Banco do Brasil do município de Tremedal, no sudoeste baiano, foram abordados por três veículos na estrada a caminho do trabalho. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, um funcionário foi mantido refém enquanto os demais foram levados à agência. No local, os bancários foram obrigados a retirar dinheiro do banco para pagar a liberação do colega. Depois do pagamento, o bancário capturado só foi liberado em Lagoa Dantas. Ele está bem e com a família. O Sindicato dos Bancários está apurando mais detalhes sobre o caso.

Arrombadores roubam cofre de vidraçaria em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma vidraçaria localizada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, em Brumado, foi arrombada na madrugada desta terça-feira (04). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os marginais arrombaram uma porta de ferro no fundo do estabelecimento, por onde entraram no escritório e levaram o cofre de ferro e concreto contendo dinheiro e notas promissórias. A suspeita da polícia é de que pelo menos quatro pessoas tenham participado do arrombamento, vez que o cofre não foi arrastado, mas sim carregado do local. Para retirar o objeto da loja, os meliantes tiveram de descer uma escada com vários degraus. “É muito peso para ser transportado, então podemos concluir que foi trabalho em bando”, comentou um soldado à nossa reportagem. O que também chama a atenção da polícia é que havia outros objetos de valor no local, mas os bandidos levaram apenas o cofre. “Foi ação de quem já conhecia a loja e já sabia onde estava o cofre. Foi um arrombamento planejado”, concluiu o soldado.

Adolescente é baleado em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um adolescente de 16 anos foi baleado na noite da última segunda-feira (03), no Bairro Urbis II, em Brumado. Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, dois homens chegaram na rua onde o menor se encontrava e, armados, efetuaram os disparos que atingiram a perna da vítima. O jovem foi socorrido pelo Samu 192 e encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto, onde passou por procedimento cirúrgico para retirada do projétil. A polícia está investigando qual teria sido a motivação para a tentativa de homicídio e não descarta um acerto de contas.

Brumado: Castilho Viana fala sobre possibilidade de concorrer à presidência da Câmara de Vereadores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O fato do nome do vereador Castilho Viana ter sido ventilado como possível postulante à presidência da Casa Legislativa de Brumado repercutiu no parlamento local, vez que o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos foi apontado como possível articulador da proposta. O vereador enviou nota ao site Brumado Notícias esclarecendo a possibilidade e negando a participação do ex-gestor no assunto. “Meu nome está à disposição do grupo para uma possível formação de chapa para a disputa da presidência da câmara. Temos conversado com o grupo e inclusive com o prefeito Aguiberto. Não há nenhuma articulação por parte do ex-prefeito Eduardo para que eu seja o escolhido; somos um grupo e cada colega tem capacidade para assumir o posto de presidente. Existem outros nomes como o de José Carlos dos Reis e Santinho, que também demonstraram interesse. O fato é que desta vez estamos com um pouco mais de maturidade e discutindo em grupo o nosso futuro. Tenho a certeza de que aquele que for o escolhido fará uma administração inovadora e irá proporcionar ao povo de Brumado uma participação efetiva entre população e o legislativo brumadense”, disse o vereador.

Brumado: Unopar com cursos de Engenharia da Produção e Engenharia de Computação

Em Brumado, a maior Universidade de Ensino a Distância do País, a Unopar, lançou seu vestibular de verão na semana passada. As inscrições já estão abertas e, desta vez, a universidade terá dois novos cursos: Engenharia da Produção e Engenharia da Computação, ambos com duração de cinco anos. Também haverá turmas em Administração, Contábeis, Economia, Educação Física, Pedagogia, Serviço Social, e Recursos Humanos. A prova será aplicada no dia 30 de novembro. As inscrições são feitas no site www.unoparead.com.br. A universidade está presente no município há mais de uma década. O Sistema de Ensino Presencial Conectado - SEPC possui aulas diferenciadas, ao vivo, via satélite, e com os mais avançados equipamentos tecnológicos. As videoaulas são preparadas por uma equipe multidisciplinar, que as organiza pedagogicamente, tornando-as interativas e dialógicas. Para esclarecimento de dúvidas sobre o processo seletivo, os interessados podem ligar para (77)3441-7979.

Amarok Expedition Lençóis tem início no próximo sábado (08)

Partindo de Brumado com destino a Lençóis, a Amarok Expedition Lençóis acontece no próximo final de semana, nos dias 08 e 09 de novembro. A expedição contará com passeios a pontos turísticos da cidade, como o Mucugezinho, Morro do Pai Inácio, Balneário da Pratinha, Gruta da Lapa Doce e Poço do Diabo. Durante o evento também serão realizadas atividades de integração entre os participantes. Organizado pelo Club da Amarock Bahia, o projeto visa proporcionar lazer e turismo aos seus associados. Além disso, o evento promove a fidelização com a marca Volkswagen. Segundo a organização do evento, a expedição também é uma oportunidade para os proprietários dos veículos poderem trocar informações e experiências sobre as suas Amaroks, aprimorando conhecimentos e domínio no uso do veículo. Para participar, os interessados podem ligar para (77) 9968-0777 (falar com Alessandro) ou (77) 9968-2100 (falar com Manoel), ou podem mandar e-mail para [email protected].

Dom Basílio: Sindicato dos Servidores Públicos está mobilizado na luta pelos direitos da categoria Foto: Divulgação

No último dia 28 foi comemorado o Dia do Servidor Público. Apesar da data, SINDSERVDB - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Dom Basílio acredita que não há o que comemorar, tendo em vista o achatamento salarial, a legislação municipal defasada e a infração a condições de direitos básicas. “A data de 28 de outubro de 2014 seria motivo de comemoração, pois para este momento estava planejado a assinatura das leis de reformulação de nossa carreira, bem como o planejamento futuro da proteção salarial e das condições de exercício profissional. Porém, as propostas enviadas pelo SINDSERVDB aos gabinetes nem sequer foram analisadas”, disseram os representantes do sindicato, que estão mobilizados na cidade na busca pelos seus direitos. A categoria conta com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores.

Paciente diagnosticado com gripe suína morre em Guanambi; caso é o primeiro da Bahia Foto: Reprodução

Segundo anúncio feito pela direção do Hospital Regional de Guanambi, um paciente morreu no local após ser infectado pelo vírus influenza A H1N1, popularmente conhecido como gripe suína ou gripe A. O paciente chegou a ficar internado na UTI, mas não resistiu e veio a óbito na última semana. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, este é o primeiro caso da doença registrado na Bahia. Técnicos da Secretaria de Saúde do Estado já se deslocaram para a cidade a fim de investigar a notificação e tomar as medidas necessárias. Os sinais e sintomas da gripe suína são semelhantes aos da gripe comum, tais como febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dor na garganta, fraqueza. A diferença é que ela costuma apresentar complicações em pessoas jovens. A contaminação ocorre por via aérea, contato direto com o infectado ou com objetos contaminados. Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos.

Nova vacina contra a dengue reduz 95% dos casos graves da doença

Concluídas as fases de testes e estudos, foi revelado que a nova vacina contra a dengue reduz 95,5% das formas graves da doença, inclusive a do tipo hemorrágica. Até a primeira semana de outubro pelo menos 377 pessoas morreram em decorrência da dengue no país. Desenvolvida pelo Laboratório Sanofi Pasteur, a vacina é a primeira contra a dengue concluída no mundo. O produto demonstrou proteção de 60,8% contra os quatro tipos da doença. Ou seja: a cada 100 pessoas imunizadas, 60,8 não contraem a doença; e, entre as que contraem, 95,5 em cada grupo de 100 não terão as formas graves da dengue. Para Sheila Homsani, gerente médica da Divisão de Vacinas do laboratório, considera que a vacina vai proporcionar a quase redução total dos casos graves da doença. Além disso, segundo ela, a imunização também vai reduzir as internações decorrentes da dengue. De acordo com a Agência Brasil, a vacina deve ser aplicada em três doses, com intervalos de seis meses. A expectativa é que até o final do ano que vem ela esteja registrada no Brasil para ser vendida e até usada pela rede pública.

Brumado: Carlinhos Moura retorna a Secretaria da Fazenda do Estado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Carlinhos Moura reassumirá a Secretaria da Fazenda da Bahia em Brumado - recentemente, ele ocupou a Secretaria de Administração e Desenvolvimento Econômico em Jequié, no sudoeste baiano. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Moura confirmou que estará à frente da pasta novamente ainda neste mês. Carlinhos também trabalhou no secretariado local na gestão do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB).

Prefeitura de Lagoa Real recebeu dois ônibus do Programa Caminhos da Escola Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (31), a prefeitura do município de Lagoa Real, no sudoeste baiano, recebeu do Programa Caminhos da Escola, do governo federal, dois ônibus que vão auxiliar no transporte de alunos da zona rural para sede da cidade. Além disso, os veículos vão oferecer outros benefícios aos alunos da rede municipal de ensino.

Brumado: Moradores conseguem material e consertam ruas por conta própria Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Quem mora no entorno do Estádio dos Prazeres, em Brumado, sofre por conta da formação de poças de lama na localidade em dias de chuva, como aconteceu na última semana. As ruas sem pavimentação geram muita poeira nos dias secos e muita lama nos dias de chuva. Sem uma proposta ou projeto de pavimentação por parte da prefeitura, os moradores se uniram e conseguiram junto a uma empresa várias caçambas de pó de brita e um trator para espalhar o material nas vias com a finalidade de minimizar o problema. “Não recebemos a atenção da prefeitura e decidimos nós mesmos tentar ao menos diminuir os efeitos da falta de pavimentação por aqui. Esperamos que com o novo estádio a administração nos dê mais atenção no tange à pavimentação”, disseram os moradores ao site Brumado Notícias.

Brumado: Habitus Run conta com mais um local de inscrição

No dia 22 deste mês acontece em Brumado a corrida de rua Habitus Run. Para participar, os interessados podem se inscrever através do site www.habitusrun.com.br ou pessoalmente no Shopping Bike, que fica localizado na Avenida Antônio Mourão Guimarães, 367. Monte o seu grupo e participe desse grande evento em prol da saúde.

Polícia apreende 10 kg de drogas, dinheiro e revólver em Brumado Foto: Divulgação/Polícia Civil

Em cumprimento a mandado de busca domiciliar, foi apreendida grande quantidade de droga na residência de Lucas Oliveira Souza, mais conhecido como Pateta. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, no local, a polícia apreendeu 9 tabletes de maconha (4.8 kg), 10 tabletes de pasta base de cocaína (5 kg), uma caderneta de anotações, R$ 1.660,50 em espécie, 12 cartuchos calibre 38, além de um estojo e um revólver do mesmo calibre, possivelmente utilizado em homicídios na cidade. Segundo informações da polícia, o proprietário da residência já está preso em razão de mandado de prisão preventiva pela prática de homicídio.

Bahia e Vitória podem ser rebaixados à série B do Campeonato Brasileiro Foto: Reprodução

Na noite do último domingo (2), o Bahia foi derrotado pelo Palmeiras por 1 a 0, em plena Arena Fonte Nova. O resultado colocou o tricolor baiano muito próximo do rebaixamento. Segundo o site Chancedegol, que avalia e calcula as probabilidades de título, classificação e rebaixamento na competição nacional, o Esquadrão tem agora 87,7% de chances de cair de divisão. Já o Vitória, após perder para o Grêmio e ocupar a 16ª posição na tabela de classificação, é apontado pelo site como o 4º clube com maior possibilidade de ser rebaixado. O Leão desponta com 50% de chances de ir para a Série B do Brasileirão.

Prazo para retirada de propagandas políticas das paredes e muros termina na terça-feira (04) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As eleições foram concluídas e os partidos políticos e candidatos têm a obrigação de devolver a cidade limpa à população. Em Brumado, foram muitas as reclamações por conta do despejo de santinhos nas vias públicas. A limpeza das ruas após os dois dias de votação no primeiro e segundo turno ficaram a cargo da prefeitura. No entanto, ainda restam muitos cartazes e paredes pintadas em diversas ruas da cidade. Por telefone ao site Brumado Notícias, o promotor Paulo Cézar Azevedo, que faz parte do Ministério Público Eleitoral no município, esclareceu que, a partir do enceramento do primeiro turno das eleições, candidatos a deputados e governador, além dos partidos envolvidos, têm o prazo de trinta dias para pintar novamente os muros e paredes para retirada das propagandas eleitorais, assim como a retirada de banners e cartazes fixados nas paredes. Como o mês de outubro foi de 31 dias, o prazo se esgota nesta terça-feira (04). O promotor declarou que irá notificar os partidos e candidatos dando aos mesmos mais 48 horas para cumprimento da determinação judicial. Caso ela não seja cumprida, serão aplicadas multas, com valor ainda a ser especificado pela justiça eleitoral.

Brumado: Prefeitura realiza patrolamento da Israel Alves e esclarece falta de pavimentação Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A chuva que caiu nos três primeiros dias da última semana em Brumado foi suficiente para formar uma lagoa de lama na Rua Israel Alves de Oliveira. Uma retroescavadeira teve de ser utilizada para improvisar um canal de escoamento da lama acumulada. Insatisfeitos com a situação que se repete em todo período chuvoso, os moradores da região protestaram interditando a via com pedras e incendiando troncos de árvores. A polícia foi acionada para desbloquear o trecho. Após o episódio, o site Brumado Notícias entrevistou o secretário de infraestrutura André Cardoso e o mesmo esclareceu que o setor já havia programado o patrolamento da via antes mesmo do protesto. Além do patrolamento, realizado no dia seguinte, a prefeitura colocou mais terra no local a fim de nivelar o trecho e evitar a formação de novas poças de água.

Brumado: Prefeitura realiza patrolamento da Israel Alves e esclarece falta de pavimentação Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Apesar disso, os moradores também reclamam da falta de pavimentação, vez que há uma placa no início da via apontado que os recursos do Ministério da Cidade, na ordem de R$ 573.106,29, para pavimentação de ruas no Bairro Santa Tereza, que também inclui a Israel Alves de Oliveira, já foram destinados. O secretário explicou que o projeto inicial da prefeitura apresentava apenas uma via de mão dupla, mas o projeto foi modificado para via dupla e, com isso, o convênio ficou defasado e a empresa contratada se recusou a executar a obra com o antigo valor. Segundo Cardoso, a prefeitura firmou um contrato de aditivo com a Caixa Econômica Federal e se responsabilizou em cobrir o ônus. Diante disso, será feita a qualificação do aditivo e espera-se que ainda este ano seja iniciada a pavimentação da via.

Aplicativo ajuda a manter vacinação em dia

A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo está se aproximando e o Ministério da Saúde informa que o aplicativo Vacinação em Dia, para tablets e smartphones, já foi atualizado. Lançada em 2013, a ferramenta ajuda a acompanhar o calendário vacinal. Segundo a pasta, na nova versão estão disponíveis todas as vacinas ofertadas na rede pública e um único usuário pode cadastrar até dez carteiras de vacinação. A partir da inserção da primeira vacina no calendário, o aplicativo calcula quando o usuário deve comparecer para uma nova imunização e envia um lembrete por mensagem.

Americana com câncer terminal planeja suicídio assistido e morre Foto: Reprodução

A americana Brittany Maynard, de 29 anos, ficou mundialmente conhecida após anunciar o seu suicídio assistido. Ela sofria com um dos tipos mais graves de tumor cerebral maligno, chamado glioblastoma, e a doença estava em estágio terminal. Em vídeo, ela anunciou que colocaria um ponto final em sua vida no dia 1º de novembro para não sofrer com os efeitos colaterais da doença. Na última terça-feira (28), contudo, ela avisou que ainda estava suficientemente bem e que não havia chegado o momento adequado. Ela contrariou o recado e se matou mesmo no último sábado (1º). A psicóloga começou a ter enxaquecas fortes no final de 2013, logo após se casar com o também americano Dan Diaz. Em janeiro deste ano ela soube do diagnóstico. Após ser submetidas a duas cirurgias, que lhe renderam um prognóstico de 10 anos de vida, os médicos constaram a volta mais agressiva da doença e deu somente 6 meses à americana. Maynard e seu marido decidiram se mudar da Califórnia para Oregon, um dos poucos estados que permitem a eutanásia.

Justiça determina que irregularidades no Programa de Habitação em Tanhaçu e Ituaçu sejam sanadas Foto: Divulgação

No dia 23 de outubro, a Justiça Federal deferiu liminar acolhendo pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista determinando que fossem tomadas providências para conclusão de obras do Programa de Subsídio à Habitação (PSH) nos municípios de Ituaçu e Tanhaçu. Das 263 casas previstas, somente 80 foram construídas e, dentre elas, 17 estão inacabadas. O programa viabiliza a aquisição de casas populares para famílias de baixa renda, por meio de repasse de verbas feito pela União a instituições financeiras pré-selecionadas, as quais ficam responsáveis pela execução das obras. A ação civil pública foi ajuizada contra a União, o estado da Bahia, os municípios de Tanhaçu e Ituaçu, além das instituições financeiras Economisa Crédito Imobilário S/A, Banco Industrial e Comercial S/A (BicBanco) e Banco Paulista S/A. Segundo apuração do órgão, as obras estavam inacabadas, mesmo após quase quatro anos da data limite para o seu término e com o total dos valores liberados. Segundo o procurador da República André Viana, autor da ação, o programa não foi gerido com seriedade. De acordo com a decisão da Justiça Federal, as três instituições financeiras têm o prazo de 15 dias para apresentar relatório e cronograma, apontando prazo para conclusão das obras, as providências para cessar as irregularidades, além da apresentação, em dez dias, da relação de beneficiários e atuais ocupantes irregulares das casas, sob pena de pagamento de dez mil reais de multa diária. Os municípios de Ituaçu e Tanhaçu deverão apresentar as autorizações para construção nos locais objeto do PSH, a forma de doação dos terrenos para o projeto, além de relatório das famílias que ocupam irregularmente as casas, no prazo máximo de 15 dias, também sob pena de multa diária de dez mil reais. A União e o estado da Bahia deverão, no prazo de 15 dias, apresentar, em juízo, as providências administrativas adotadas anteriormente e as que virão a ser adotadas para evitar o desperdício de dinheiro público já repassado aos agentes financeiros, além de relatório detalhado, baseado em fiscalização in loco, das infrações cometidas por essas instituições, sob pena de multa diária de cinco mil reais.

Caculé: Semana dedicada a cuidados com a saúde bucal é realizada na cidade Foto: Divulgação

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de Caculé promoveu entre os dias 20 e 31 de outubro a Semana de Saúde Bucal, que tem como principal objetivo prevenir o câncer de boca, orientando a população a fazer o autoexame bucal. A semana contou com capacitações e palestras nas escolas municipais e setores municipais, cujo tema abordado foi "Prevenindo doenças e promovendo sorrisos”. Além das comunidades, os postos de saúde da família também foram envolvidos no evento.  A Semana de Saúde Bucal é realizada para celebrar o Dia do Dentista, comemorado no dia 25 de outubro. Segundo a coordenadora da saúde bucal, Adonélia Lima, com dez profissionais atendendo em sete unidades de saúde, além dos atendimentos realizados no Centro de Especialidades Odontológicas - CEO, atualmente, Caculé tem um dos melhores índices de saúde bucal da microrregião.

Paramirim: Autor de tentativa de homicídio é preso Foto: Divulgação/Polícia Civil

Cumprindo mandado de prisão preventiva, a polícia civil do município de Paramirim, no sudoeste baiano, prendeu Cleidiomarcio Ramos Cruz, de 24 anos, por tentativa de homicídio. O crime aconteceu no dia 09 de agosto deste ano, quando Cleidiomarcio tentou matar Maísa Silva Reis com uma espingarda calibre 12. O tiro acabou atingindo Fábio da Silva Moreira. A investigação foi presidida pela delegada Maria Helena Tenório Teixeira.

Polícia brumadense prende foragido do estado de São Paulo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Encontra-se detido na delegacia de Brumado Welington da Silva Dalbello, foragido do estado de São Paulo. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, Welington mantinha residência no município de Anagé há cerca de quatro anos. Na época, ele saiu da custódia sob indulto de Dia dos Pais e não retornou ao presídio onde cumpria pena por assalto a mão armada. O foragido foi detido na rótula do anel rodoviário da BR-030, próximo a Magnesita. No momento da prisão, ele estava em uma motocicleta com outro homem. Ainda segundo a polícia, durante a abordagem, Welington tentou ludibriar a guarnição apresentando o documento de seu irmão, Washington Paulo da Silva. Porém, após buscas no sistema, foi constatada a verdadeira identidade do suspeito. Welinton foi conduzido à cadeia local, onde está detido à disposição da justiça. A operação foi comandada pelo delegado Cláudio Marques.

Presos de cadeias superlotadas poderão ser indenizados Foto: Reprodução

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ajuizou uma ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o Estado seja civilmente responsável pelos danos morais causados a detentos em presídios superlotados ou em más condições. O órgão quer que o Supremo retire a interpretação do Código Civil que impede o direito a indenização por danos morais a detentos mantidos em presídios de condições insalubres, degradantes ou de superlotação. “O argumento para se promover a exclusão [da indenização] é o de que, ao invés de indenizar os presos submetidos a condições desumanas, o melhor seria aplicar os recursos públicos na melhoria dos presídios. Na verdade, porém, nem os presos são indenizados nem os presídios construídos. A responsabilização civil do Estado será um importante estímulo para que os governantes atuem no sentido de prover, nas prisões, condições adequadas a seres humanos”, afirma a OAB.

Arquivo