Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "11/2019"

26 Nov 2019 - 16:00h

Novembro é o mês de aniversário da A4 Veículos, mas quem ganha o presente é você. A loja preparou uma série de ofertas especiais para comemorar a data e presentear os clientes com condições especiais. A A4 está celebrando quatro anos no mercado! Não perca essa chance de adquirir o seu veículo próprio com as melhores condições de pagamento. Passe agora mesmo na concessionária e aproveite os descontos. A loja fica localizada na Avenida Centenário, 1400, no Bairro Novo Brumado. Você também pode acessar www.a4veiculos.com.br e conhecer todas as novidades da concessionária.  O telefone é (77) 3441-4555.

26 Nov 2019 - 15:30h

Na sessão desta segunda-feira (25), o vereador Elias Pereira Gonçalves (PV), o Piau, destacou os títulos da Libertadores e do Brasileiro, conquistados pelo Clube de Regatas Flamengo no último fim de semana. O parlamentar, que é torcedor do time, ressaltou a garra e atitude esportiva do clube para a conquista da Taça Libertadores da América contra o River Plate. “Futebol só termina quando o juiz dá o último apito e o Flamengo mostrou a sua força e garra durante a partida contra o clube argentino. Parabéns ao time brasileiro, parabéns à nação rubro negra”, disse. Piau tem sido destaque na cidade de Brumado como um dos principais incentivadores do esporte. Segundo ele, as suas ações em prol dos desportistas serão ampliadas. “Sou um amante do esporte. Brumado é um verdadeiro celeiro de grandes atletas nas mais diversas modalidades”, finalizou.

26 Nov 2019 - 15:00h

A chuva que cai em Salvador causa transtornos e prejuízos desde a madrugada desta terça-feira (26). Rios transbordaram, como nas regiões do Bom Juá, Lucaia e Bate Facho. Diversos pontos de alagamento pela cidade causaram transtornos a pedestres e motoristas durante a manhã. Salvador registrou uma maior quantidade de chuva do que o esperado para todo o mês de novembro só nesta terça-feira. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo a meteorologista Cláudia Valéria, até as 10h desta terça, foram registrados 114 mm de chuva na capital baiana, enquanto a média histórica do mês é de 106 mm.

26 Nov 2019 - 14:30h

Entre os dias 2 e 6 de dezembro, os maiores bancos do país vão promover a Semana de Negociação e Orientação Financeira, organizada pela Federação Brasileiras de Bancos (Febraban) como a primeira ação do acordo de cooperação técnica entre a entidade e o Banco Central (BC), assinado na última quinta-feira (dia 21). Os bancos vão oferecer condições especiais para renegociar dívidas, com descontos de até 92%. Vão participar da ação o Banco do Brasil (BB), Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander, com 329 agências bancárias em todo o país abertas até as 20h para oferecer orientação financeira, conteúdo para administrar o orçamento pessoal e possibilidade de negociar dívidas em atraso. “Cada instituição terá sua política própria de renegociação, mas há o compromisso de que, durante a semana, haverá condições especiais de negociação, com o objetivo de se chegar a acordos sustentáveis e resgatar a capacidade financeira do consumidor”, afirmou o diretor de Autorregulação da Febraban, Amaury Oliva. A negociação ainda poderá ser feita nas agências desses bancos localizadas em todo território nacional, no horário normal de funcionamento, nos canais digitais das instituições financeiras e pela plataforma consumidor.gov.br. Nos canais digitais, também participarão da inciativa o Banco Votorantim e o Safra. A lista completa das agências participantes e o conteúdo de educação financeira está disponível na página paporetocomfebraban.com.br/negociar.

26 Nov 2019 - 14:00h

A cantora do Bonde do Forró, Juliana Bonde, natural de Guanambi, usou as redes sociais para denunciar que vem sofrendo ameaças de morte. Em um vídeo publicado em seus perfis pessoais, a cantora disse que um homem tem feito as ameaças através de áudios, ais quais tem assustado a ela e a sua família. Ainda no vídeo, a cantora pede a ajuda dos fãs e seguidores para que possa reconhecer e localizar o homem. “Venho recebendo muitas ameaças há muito tempo. Eu achei que ia passar, mas não passou. Isso está me deixando muito nervosa e está afetando a minha mãe. Ela está com medo. E eu queria pedir muito a ajuda de vocês. Se vocês conhecerem essa voz que vou mostrar agora, por favor compartilhe esse vídeo pra esse vídeo chegar até a família desse rapaz ou alguém que conhece ele, porque não sei como resolver. Estou tentando pela justiça, mas demora muito e eu estou com medo. Não consigo mais me aproximar das pessoas, porque acho que vai acontecer alguma coisa”, relatou. A cantora também mostrou a foto do possível homem que apareceu inicialmente em um aplicativo de mensagens. “Gente, eu não sei mais o que fazer, isso está tirando a minha paz”, contou, emocionada.

26 Nov 2019 - 13:30h

Pesquisadores indianos anunciaram a criação de uma vacina anticoncepcional para homens. Esse é o primeiro método de controle de natalidade masculina disponível na forma injetável. Segundo a equipe, o medicamento é aplicado na região dos testículos e pode durar até 13 anos com eficácia comprovada de 97% – um número excelente: a camisinha, um dos métodos mais utilizados na prevenção da gravidez, por exemplo, fornece proteção de 98%. A injeção, chamada de RISUG, já passou por testes clínicos e os resultados foram enviados para Controlador Geral de Remédios Indianos, departamento governamental que atua de maneira semelhante à Anvisa no Brasil. “O produto está pronto, com apenas aprovações regulatórias pendentes”, disse R.S. Sharma, do Conselho Indiano de Pesquisa Médica, ao site Hindustan Times. A aprovação (ou rejeição) do anticoncepcional masculino deve acontecer em até sete meses. Apesar disso, não há previsão para a comercialização do produto.

26 Nov 2019 - 13:00h

Cerca de 20 trabalhadores da Fundação José Silveira (FJS), empresa terceirizada do Hospital Regional de Guanambi (HRG), a 141 km de Brumado, realizaram uma manifestação em frente à unidade de saúde exigindo o pagamento dos salários, que estão atrasados há mais de 60 dias. De acordo com o Radar 030, eles alegam que a empresa não atende as suas ligações e não dá uma previsão de pagamento. Segundo os manifestantes, a FJS diz que está esperando os repasses da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que, por sua vez, afirma que os repasses já foram feitos. Em nota, a direção do HRG informou que a FJS já foi notificada duas vezes por conta dos atrasos nos salários. A Assessoria de Comunicação da FJS argumentou que não retém repasses e que vai averiguar a situação dos funcionários em Guanambi.

26 Nov 2019 - 12:30h

Dois padres foram condenados, nesta segunda-feira, 25, a mais de 40 anos de prisão por agressão sexual grave contra meninos surdos no Instituto de Ensino Próvolo, em Mendoza, um caso que abala a Igreja Católica da Argentina. Após três anos de aparecerem as primeiras denúncias, um tribunal penal condenou o padre argentino Horacio Corbacho a 45 anos de prisão e o italiano Nicola Corradi a 42. Ambos já encontravam-se em prisão preventiva. Segundo a Veja, nos dois casos, se considerou como agravante o fato de eles serem responsáveis pela guarda dos meninos e ministros de culto, e das vítimas serem menores de idade. O jardineiro do centro de ensino, Armando Gómez, também foi condenado, com pena de 18 anos de prisão, por agressão sexual. O julgamento começou em 5 de agosto, a portas fechadas. Nas audiências, avaliou os testemunhos de 13 vítimas, e considerou 25 casos de abusos, registrados entre 2004 e 2016. Foi descoberto que Corradi já havia sido apontado por crimes semelhantes em Verona, na Itália, sem que fosse julgado, e o Papa Francisco sabia que o padre estava administrando a escola na Argentina. Segundo o jornal argentino El Clarín, ao ouvir o veredicto condenatório, os três réus ficaram em silêncio, olhando para baixo. Enquanto isso, os ex-alunos de Próvolo expressaram sua emoção com os braços levantados, balançando as mãos como a balança da Justiça, que em linguagem de sinais significa que a verdade foi alcançada. É a primeira vez em 50 anos de denúncias de estupros, abuso sexual, maus-tratos e corrupção de menores que padres desta ordem religiosa com escritórios em Verona, La Plata e Mendoza são processados. Mendonza ainda tem 14 réus divididos entre dois casos, e outras denúncias de abuso no Próvolo de La Plata (60 km ao sul de Buenos Aires) estão sob investigação. O Instituto Próvolo, em Mendoza, 1.000 km a oeste de Buenos Aires, foi fechado em 2016 após as primeiras denúncias. A instituição tinha como objetivo ensinar crianças com deficiência auditiva ou distúrbios de linguagem.

26 Nov 2019 - 12:00h

Uma carreta estacionada em uma ladeira desceu uma rua e invadiu uma academia de Muay Thay, na cidade de Macaúbas, a 199 km de Brumado, no último sábado (23). Ninguém ficou ferido no acidente, mas um carro foi atingido pelo veículo. Durante a batida na academia, a carreta destruiu a fachada e provocou outros prejuízos. De acordo com o G1, o motorista não estava no veículo no momento do ocorrido. Ainda não se sabe se os freios estavam acionados. O condutor foi ouvido pela polícia e liberado. O local foi isolado e a carreta retirada com a ajuda de um guincho.

26 Nov 2019 - 11:30h

A Toshiba revelou nesta segunda-feira que desenvolveu uma tecnologia capaz de detectar treze tipos de câncer a partir de uma única gota de sangue. Segundo a empresa, o exame de sangue detecta a doença em menos de duas horas com 99% de precisão. Os pesquisadores envolvidos na criação do dispositivo indicam que o método pode ajudar no diagnóstico de cânceres em estágio inicial, o que facilita o tratamento e aumenta as chances de cura. O teste foi projetado para examinar os tipos e a concentração de moléculas de microRNA secretadas no sangue pelas células cancerígenas. A tecnologia pode ser usada para detectar câncer de estômago, esôfago, pulmão, fígado, vias biliares, pâncreas, intestino, ovário, próstata, bexiga e mama, além de sarcoma e glioma. De acordo com a Veja, o equipamento foi criado em parceria com a Universidade Médica de Tóquio e o Instituto Nacional de Pesquisa de Câncer do Japão. Outras empresas japonesas anunciaram recentemente exames com capacidade similar, como a Toray Industries. “Em comparação com os métodos de outras empresas, temos uma vantagem no grau de precisão na detecção do câncer, no tempo necessário para a detecção e no custo”, comentou Koji Hashimoto, do Laboratório de Pesquisa Frontier da Toshiba, em coletiva de imprensa. De acordo com a Toshiba, o custo do exame deve ficar em torno de 20.000 ienes (cerca de 518 reais). Apesar disso, o equipamento ainda não tem data para ser lançado no mercado já que ainda precisa passar por testes, com início previsto para o ano que vem.

26 Nov 2019 - 11:00h

A Polícia Civil está investigando uma sequência de roubos à mão armada na zona rural do município de Dom Basílio, a 54 km de Brumado. Segundo informações do Serviço de Inteligência (SI), da Delegacia de Livramento de Nossa Senhora, os roubos acontecem em locais com pouca movimentação e, geralmente, os criminosos atuam da mesma maneira em todos os casos. De acordo com o Portal Dom Basílio, as vítimas já registraram os Boletins de Ocorrência e a Polícia Civil realiza, no momento, diligências com o objetivo de localizar os bandidos. “A população não pode ficar refém destes criminosos. É importante que a população denuncie através do disque denúncia da Polícia Civil de Dom Basílio, com o número (77) 99856-6557. O sigilo será mantido'”, disse o coordenador do SI da Delegacia de Livramento.

26 Nov 2019 - 10:30h

Um dos maiores temores do governo Bolsonaro pode se materializar em breve. Os caminhoneiros voltaram a pressionar o Planalto com a ameaça de uma nova greve da categoria. Pior. Desta vez, a paralisação viria com o apoio de servidores públicos e de petroleiros, indicando uma convergência entre sindicatos petistas e alguns grupos de caminhoneiros. Não há consenso dentro da categoria, porém, de que esse é o melhor momento para interromper o fluxo nas estradas brasileiras. O Ministério da Infraestrutura receberá lideranças dos profissionais de transporte na quinta-feira, 28. O encontro será coordenado pela Frente Permanente dos Transportes, órgão subordinado ao ministro Tarcísio Gomes de Freitas. Para o encontro, esses líderes levarão as demandas dos caminhoneiros. A pressão será grande. O bom relacionamento com os caminhoneiros é determinante para que o governo debele um dos principais riscos associados à soltura do ex-presidente Lula: a radicalização das entidades de esquerda. “Recebo relatos de profissionais chorando. Estão quebrados. A greve está por um triz para acontecer”, disse a Veja Aldacir Cadore, porta-voz de um grupo de autônomos do entorno de Brasília, mas que se diz contrário à paralisação. “Outros grupos, como a FUP (Federação Única dos Petroleiros) estão querendo que os caminhoneiros parem antes para aderir a uma greve geral. Estão usando os caminhoneiros como boi de piranha”, afirmou. As reivindicações não são muito diferentes das feitas anteriormente. O piso da tabela do frete calculada pela Escola de Agronomia da USP (Esalq), diz Cadore, está entre 25% e 30% abaixo do custo mínimo. Os empréstimos de 30 mil reais oferecidos pelo BNDES aos transportadores não chega aos autônomos, garante o líder caminhoneiro.

26 Nov 2019 - 10:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o médico urologista Luan Queiroz, que atende no Centro Médico São Gabriel, reforçou a importância do uso de preservativo para evitar doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). O especialista ainda chamou a atenção para a importância de fazer exames de rotina para manter a saúde e o bem-estar íntimo. “Tem alguns homens com excesso de pele, alguma verruga suspeita na região genital que precisa cauterizar e cuidar para que não vire um foco mais sensível para contração de DSTs”, explicou. 

Queiroz ainda esclareceu que, por conta da falta de lubrificação, o sexo anal possibilita uma chance maior de transmissão de DST e de infecção de bactérias. “A gente indica a prática sempre com o uso de camisinha e lubrificante à base de água”, acrescentou. Quanto ao sexo oral, o médico ressaltou que, se houver alguma mucosa ferida na região genital ou da boca, também pode ocorrer a transmissão de DST e HPV. “O ideal é que seja usado o preservativo”, finalizou.

26 Nov 2019 - 09:30h

O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta segunda-feira, 25, o pedido de liminar da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para suspender o julgamento, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), da ação da Operação Lava Jato referente ao sítio de Atibaia, na qual o petista foi condenado a 12 anos e 11 meses de prisão. De acordo com a Veja, a partir das 9h desta quarta-feira, 27, os desembargadores João Pedro Gebran Neto, Thompson Flores e Leandro Paulsen, que integram a 8ª Turma do TRF4, vão analisar o mérito da apelação. Antes, contudo, os magistrados de segunda instância abordarão questões preliminares suscitadas pela defesa do ex-presidente, incluindo a anulação da sentença de primeira instância porque os réus delatores premiados apresentaram suas alegações finais no mesmo prazo que os demais acusados, e não antes deles. O STF decidiu que os réus delatados devem falar depois dos delatores. Caso os desembargadores entendam que a ação do sítio de Atibaia teve o mesmo andamento da de Aldemir Bendine – ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras que teve sua sentença anulada pelo STF por ter apresentado seus memoriais ao mesmo tempo que os réus que o delataram – , a sentença será anulada e o processo voltará para a fase das alegações finais em primeira instância. O julgamento no TRF4 chegou a ser suspenso, foi remarcado, e depois mantido por ordem do desembargador convocado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Leopoldo Arruda, que está à frente dos processos da Lava Jato no tribunal durante a licença do ministro Félix Fischer.

26 Nov 2019 - 09:00h

Na última semana, a Vigilância Sanitária Municipal interditou a cozinha, o refeitório e o lactário do Hospital Regional de Guanambi (HRG). O órgão havia recebido várias denúncias das condições de insalubridade em que funcionavam as áreas. A unidade de saúde é administrada por uma empresa terceirizada que presta serviços à Secretaria de Saúde do Estado. A diretora do HGG, Paula Melo, confirmou a interdição e informou que foram feitas várias notificações para a empresa terceirizada, as quais, infelizmente, não foram sanadas. Melo fez questão de ressaltar que o fornecimento da alimentação não será interrompido, porém será realizado por outra empresa.

26 Nov 2019 - 08:30h

O Brasil teve uma queda de 22% no número de mortes violentas registradas nos nove primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2018. É o que mostra o índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Somente em setembro, houve 3,3 mil assassinatos, contra 4,1 mil no mesmo mês do ano passado. Já no período que engloba os nove meses, foram 30.864 mortes violentas — 8.663 a menos que o registrado de janeiro a setembro de 2018 (39.527). A tendência de queda nos homicídios do país tem sido mostrada pelo G1 desde o balanço de 2018 – a maior queda dos últimos 11 anos da série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com 13%. Já no 1º semestre deste ano, a queda foi de 22% – percentual que se mantém. O número de assassinatos, porém, segue alto. São quase 5 mortes a cada hora, em média. O levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

26 Nov 2019 - 08:00h

Muitas famílias procuraram o site Achei Sudoeste reclamando que estariam desassistidas devido à falta de oxigênio para abastecer os cilindros dos pacientes com doenças respiratórias. Os pacientes tiveram de ser transferidos para o Hospital Professor Magalhães Neto, ao invés de continuar o tratamento em casa, em decorrência do problema. Em entrevista ao site, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, explicou que o estoque de oxigênio zerou por conta do aumento da demanda. “Já estamos em contato com a empresa, até amanhã o nosso estoque volta ao normal. Pedimos uma ampliação dos torpedos. A demanda aumentou, fugiu um pouco do controle, peço desculpas às famílias dos pacientes que necessitam de oxigênio”, declarou. Até que a situação seja normalizada, o secretário informou que os pacientes estão tendo toda assistência no Hospital Municipal. Hoje, em torno de 10 a 15 pessoas fazem uso dos cilindros de oxigênio em casa em Brumado.

26 Nov 2019 - 07:30h

“Ninguém deixou eu entrar. Meu filho morreu em meus braços, isso dói demais. Quando foram me atender, meu filho já tava morrendo. Estou muito mal, dói demais isso”, disse a mãe do bebê de 9 meses que morreu após esperar 40 minutos para ser atendido no Hospital Manoel Novaes, na cidade de Itabuna, sul da Bahia. O caso aconteceu no início da manhã desta segunda-feira (25). O menino se chamava Levi. Segundo a mãe dele, Bisma Nonato Alves, de 21 anos, a criança começou a passar mal no domingo (24). O bebê foi atendido inicialmente no Hospital Arlete Magalhães, em Pau Brasil, cidade onde morava com a família na reserva indígena de Caramuru Paraguassu. A criança chegou na unidade de saúde com quadro de pneumonia. Segundo Bisma, o hospital tentou liberação para o atendimento em Itabuna, mas não conseguiu. Ele foi encaminhado para a Maternidade Ester Gomes, mas, por não conseguir atendimento, foi levado pela família para o Hospital Manoel Novaes.

26 Nov 2019 - 07:00h

Em 25 de novembro, é celebrado em toda Bahia o Dia da Baiana do Acarajé. Referência no município de Brumado, a Baiana Dete do Acarajé falou sobre a data ao site Achei Sudoeste. “É um dia muito importante para mim e minhas colegas. Já estou com 42 anos vendendo acarajé, vivo muito feliz, gosto demais da minha profissão”, destacou. Dona Dete disse que começou a vender as iguarias quando a cidade completou 100 anos e, mesmo passado tanto tempo, ainda se sente realizada fazendo o que ama. “Parabéns para minhas colegas, todas trabalham muito bem. Os bolinhos são abençoados, foi Deus que mandou pra gente, virou tradição”, declarou. Através da iniciativa da vereadora Ilka Abreu (PR), a Câmara de Vereadores de Brumado homenageou as baianas locais pela passagem da data.

26 Nov 2019 - 00:00h

O ex-prefeito da cidade de Aracatu, Sílvio Maia (PR), o Silvinho, lançou a sua pré-candidatura para prefeitura de Aracatu em 2020. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Maia disse que está se reunindo com o seu grupo político em busca de união para disputa do pleito. “Estamos precisando de união para tentar tirar a prefeitura das mãos daquelas pessoas que só querem desgastar o nosso município. Precisamos nos unir para ganhar as eleições”, afirmou. Questionado sobre o atual momento administrativo da cidade, o ex-prefeito considera o pior possível. “Aracatu chegou a uma situação que não vejo como melhorar nessa administração. É por isso que precisamos mudar pra gente conseguir fazer o serviço que fizemos quando fomos prefeito”, reforçou.