Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2019
Câmara de Vereadores de Brumado tem novo assessor jurídico Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O advogado Igor Luz Meira foi nomeado novo assessor jurídico da Câmara de Vereadores de Brumado. Ele foi apresentado oficialmente pelo presidente do legislativo, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), na sessão desta segunda-feira (18). Formado em Direito pela Fainor, Meira tem experiência em administração pública, tendo, recentemente, atuado na Procuradoria Municipal. “Nós fizemos uma análise ampla para nomearmos o novo assessor jurídico e Igor mostrou o perfil ideal pela sua dinâmica e conhecimento”, ressaltou Vasconcelos. Para o presidente, os assessores poderão contar com uma assessoria jurídica moderna, o que trará muitos benefícios aos mandados e otimizará os trabalhos.

Operação Faroeste: Presidente do TJ-BA e mais 5 magistrados são afastados por venda de sentenças Foto: Cid Vaz/TV Bahia

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Gesivaldo Britto, e outros cinco magistrados foram afastados do cargo por 90 dias na manhã desta terça-feira (19), em Salvador. A decisão decorreu de uma operação da Polícia Federal para combater um suposto esquema de venda de decisões judiciais, além de corrupção ativa e passiva, lavagem de ativos, evasão de divisas, organização criminosa e tráfico influência no estado. De acordo com o G1, na ação, que resultou na prisão de outras quatro pessoas, também foram cumpridos 40 mandados de busca e apreensão em quatro cidades baianas e em Brasília. As prisões são temporárias e terão duração de cinco dias. Os mandados foram expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e houve bloqueio de bens de alguns dos envolvidos na investigação sobre legalização de terras no oeste baiano, no total de R$ 581 milhões. Os magistrados afastados são: Gesivaldo Britto, desembargador e presidente do TJ-BA; José Olegário Monção, desembargador; Maria da Graça Osório, desembargadora; Maria do Socorro Barreto Santiago, desembargadora; Marivalda Moutinho, juíza; Sérgio Humberto Sampaio, juiz. Já os presos na ação são: Adailton Maturino dos Santos, que é cônsul da Guiné-Bissau no Brasil; Antônio Roque do Nascimento Neves, que é advogado; Geciane Souza Maturino dos Santos, esposa de Adailton Maturino dos Santos; Márcio Duarte Miranda, que é advogado.

Morre, aos 83 anos, Dona Quita, que há 60 anos vendia as tradicionais fogueiras juninas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Aos 83 anos, morreu na cidade de Brumado Maria José Marques de Oliveira, popular Dona Quita da fogueira. Ela era natural da cidade Tanhaçu, mas, desde menina, mudou-se para Brumado com a família. Dona Quita começou a vender fogueira aos 23 anos de idade por influência do sogro. Religiosa e apaixonada pelos festejos juninos, se esforçou ao longo dos últimos 60 anos para manter a tradição vendendo fogueiras na cidade. As suas fogueiras eram as mais tradicionais e procuradas no município. Dona Quita estava internada no Hospital Professor Magalhães Neto devido a complicações na saúde, não resistiu e acabou falecendo na tarde desta segunda-feira (18). A família vela o corpo na Rua Bahia, no Bairro Jardim Brasil, e o sepultamento será às 17h. Dona Quita teve sete filhos, seis ainda vivos, além de vários netos e bisnetos. Em sua última entrevista ao site Achei Sudoeste no mês de junho deste ano, Dona Quita revelou que não temia a morte, mas sim o fim da tradição das fogueiras nos períodos dos festejos, o que do seu ponto de vista marcaria também o fim da religiosidade entre os munícipes. “Isso era dos mais velhos, está acabando e vai acabar de vez”, disse, na ocasião.

Com casa do Papai Noel, CDL de Brumado promoverá campanha Natal Solidário Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste/Arquivo

Neste ano, em celebração aos festejos de final de ano, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado promoverá a campanha Natal Solidário. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da CDL local, Manoel Messias, disse que a campanha leva em consideração a situação de crise que o país atravessa. “Tentamos amenizar o lado daqueles que não tem recursos e tem mais necessidades, sobretudo de alimentos”, afirmou. Messias afirmou que os consumidores brumadenses interessados em colaborar podem entregar os alimentos na sede da CDL. Aliado à campanha, a entidade também realiza, pelo quarto ano, a Casa do Papai. O público consumidor adquire o cupom para visitar a atração através das compras realizadas no comércio. "Esperamos mais uma vez que a casa seja um sucesso", declarou. Durante a visita, serão realizados sorteios de brindes e prêmios.

Sérgio Moro diz que debate sobre 2ª instância no Congresso não afronta STF Foto: Reprodução/BBC

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, defendeu em artigo na edição do Estado desta segunda-feira, 18, que as discussões no Congresso em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da segunda instância não significam uma afronta ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ao ressaltar que deve ser respeitada a decisão do STF de determinar a prisão após esgotados os recursos (trânsito em julgado), Moro argumentou que os “juízes interpretam a Constituição e a lei”. “O Congresso tem o poder, observadas as condições e maiorias necessárias, de alterar o texto da norma. Cada um em sua competência, como Poderes independentes e harmônicos”, escreveu o ministro. Na avaliação de Moro, a divergência apertada do julgamento sobre a segunda instância (6 votos a 5) abre espaço para as discussões entre os parlamentares. “Magistrados que compuseram a própria maioria vencedora, como o ministro Dias Toffoli, admitiram que o Congresso poderia alterar a legislação processual ou a Constituição para dar à presunção de inocência uma conformação diferente da interpretação que prevaleceu por estreita maioria”, escreveu.

Brumado sediou IV Seminário de karatê da Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O IV Seminário de Karatê da Bahia foi realizado na cidade de Brumado, neste final de semana. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o professor Ubiratan Bezerra ressaltou a importância do evento, que faz parte do calendário da Federação Baiana de Karatê (FBK), para os karatecas da cidade e região. “Cada um dos nossos representantes, onde quer que estejam na Bahia, tem obrigação de se alistar para levar e atualizar informações, além de uniformizar procedimentos. E é esse o objetivo deste seminário”, explicou. Sobre a escolha de Brumado para sediar o evento, Ubiratan afirmou que o município agrega em seu entorno algumas agremiações afiliadas à FBK carentes de informação. “Brumado é uma cidade que detém um clube que desponta pela organização e pela forma como vem conduzindo os trabalhos. Isso a credenciou a receber um evento desse porte’, completou. O professor ainda destacou que o karatê vive um momento de êxtase devido ao seu credenciamento como esporte olímpico, o que abre diversas portas para o seu crescimento, inclusive no que se refere aos atletas. 

Miopia: ‘Cirurgia a laser deveria ser proibida’, diz ex-consultor da FDA Foto: Thinkstock/Veja

Aclamada por médicos e pacientes como uma cirurgia com bons resultados em pessoas com miopia, hipermetropia ou astigmatismo, a operação conhecida como Lasik está sendo alvo de contestações. Morris Waxler, ex-consultor da Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de remédios nos Estados Unidos, que originalmente votou pela aprovação da cirurgia ocular, agora diz que o procedimento deve ser retirado do mercado. “Ignoramos os dados sobre distorções da visão que persistiram por anos”, disse Waxler, à CBS News. “Examinei novamente a documentação e pensei: ‘Uau, isso não é bom.'” Waxler calcula que as taxas de complicações ficam entre 10 e 30%. A cirurgia LASIK usa um laser especial para remodelar a córnea e melhorar o “poder de foco” do olho. O procedimento foi aprovado pelas autoridades federais em 1998. Waxler fala também que o próprio site da agência federal de saúde detalha os riscos associados ao procedimento, que incluem perda de visão, “sintomas visuais debilitantes” – como brilho, halos e visão dupla e que a segurança e eficácia a longo prazo da cirurgia não são conhecidas”. Waxler, que em 2011 solicitou à FDA que emitisse um recall voluntário da LASIK, mas foi negado, disse à CBS News que o procedimento deve ser “absolutamente” proibido. O FDA disse à CBS News em comunicado que a agência “não encontrou nenhuma nova preocupação de segurança associada aos dispositivos LASIK”. O assunto é bastante polêmico, já que o procedimento é aprovado por mais de 90% dos pacientes que passaram por ela.

Após romper com prefeito de Brumado, Elias Piau anuncia apoio a pré-candidatura de Fabrício Abrantes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após ter anunciado a sua saída do grupo situacionista liderado pelo prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o vereador Elias Pereira Gonçalves (PV), o Piau, anunciou apoio a pré-candidatura do jovem empresário, Fabrício Abrantes (DEM), nas eleições de 2020. Na última quinta-feira (14), durante reunião no Bairro Baraúnas, o parlamentar confirmou seu apoio a Abrantes. Na oportunidade, Piau destacou que o momento é de mudança e renovação na condução do município e que o nome de Fabrício chega com uma proposta diferenciada. O vereador acredita que o pré-candidato a prefeito municipal tenha condições de promover a qualidade de vida da população à frente da administração municipal.

IR deve ter isenção maior e limite para dedução, diz secretário Foto: Pedro França/Agência Senado

O novo secretário da Receita Federal, José Tostes Neto, afirmou que o governo enviará no 1º trimestre de 2020 um projeto com mudanças no Imposto de Renda para pessoas físicas. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo desta segunda-feira, 18, o secretário disse que entre as mudanças estão o aumento da faixa de isenção de IR, fixação de um teto para dedução de gastos com saúde e educação e também uma possível faixa maior para IR para contribuintes de maior renda. As medidas fazem parte do projeto de reforma tributária do governo, que será fatiado. Ao todo, são quatro fases enviadas ao Congresso. As medidas do IR, que compõe a terceira fase, já haviam sido adiantadas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, antes mesmo da demissão de Marcos Cintra, que caiu após defender a recriação da CPMF como um dos pilares da reforma tributária. Segundo Tostes Neto, o novo IR não deve necessariamente corrigir a tabela do IR, mas reformular as deduções. Segundo ele, hoje quem tem mais dinheiro “deduz mais e, portanto, paga menos proporcionalmente do que quem ganha menos e não tem deduções”.  Hoje, a isenção é para quem recebe até 1.903,99 reais. Depois, há quatro faixas de imposto com alíquotas de 7,5% a 27%. O projeto deve diminuir as faixas e há ainda a possibilidade da criação de uma alíquota de 35% para quem tiver renda maior. Porém, o secretário não fala em valores de como pode ficar a nova tabela do IR.  De acordo com o secretário, não haverá fim das deduções, mas uma reformulação. “A diretriz é reduzir as faixas existentes hoje. Não obstante pode haver um tratamento diferenciado para altas rendas, com uma alíquota diferenciada. Mas, de modo geral, a diretriz é reduzir, porque todos os ganhos seriam utilizados para reduzir as alíquotas. Pode ser reduzido para três ou para quatro. Essas simulações nós estamos fazendo”, afirmou ao jornal.

Insinuante/Ricardo Eletro encerra atividades na cidade de Guanambi Foto: O Popular

A Insinuante/Ricardo Eletro encerrou as suas atividades na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, depois de 25 anos atuando como um dos líderes do comércio local. A loja chegou a ser a maior do setor de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no município, com mais de 50 funcionários. De acordo com o Popular, no entanto, nos últimos anos, a empresa vem enfrentando uma grave crise financeira com vendas muito abaixo do mercado. Em crise no país desde 2018, o grupo está em recuperação judicial. Em 2017, a dívida da rede chegou a R$ 1,5 bilhão entre os bancos Itaú, Bradesco e Santander e já ultrapassa os R$ 3 bi.

Desmatamento na Amazônia cresce 29,5% em um ano Foto: Jose Caldas/Brazil Photos

No período de um ano, uma área de 9.762 km² da Amazônia Legal foi desmatada. A taxa representa uma alta de 29,5% ocorrida entre 1º de agosto de 2018 e 31 de julho deste ano na comparação com a mesma época dos doze meses anteriores. Esta é a taxa mais alta desde 2008 e equivale a cerca de 1,4 milhão de estádios de futebol. Entre agosto de 2017 e julho de 2018, o corte da floresta havia ficado em 7.536 km². As informações foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com base no Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes). O anúncio em São José dos Campos (SP) teve a presença dos ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Marcos Pontes (Ciência), e do diretor interino do Inpe, Darcton Damião. Para a medição anual do desmatamento, o Prodes é considerado o sistema mais preciso. De acordo com a Veja, outra ferramenta do Inpe, o Deter, que emite alertas à fiscalização em tempo real, já vinha sinalizando a tendência de alta da derrubada da floresta neste ano. Os dados, no entanto, foram desacreditados pelo governo Bolsonaro. Em julho, o presidente declarou que os números eram “mentirosos” e que a direção do Inpe estava “a serviço de alguma ONG”. Naquele mês, o Deter havia registrado uma área desmatada 278% maior do que em julho de 2018. Os estados do Pará, Rondônia, Mato Grosso e Amazonas foram responsáveis por mais de 80% do total desmatado no período – a Amazônia Legal também abrange áreas no Acre, Amapá, Maranhão, Roraima e Tocantins. O desmatamento detectado neste ano foi o terceiro pior da história. O Prodez faz o monitoramento por satélites desde 1988, quando o desmatamento chegava a 20.000 km² por ano. A maior taxa registrada ocorreu em 1995, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, quando atingiu o patamar de 29.100 mil km². Depois, a taxa caiu, mas voltou a crescer nos anos 2000 chegando ao ápice de 27.772 km², em 2004, na gestão de Lula. Em 2012, sob o governo Dilma Rousseff, o sistema registrou a menor taxa de sua história – 4.571 km². A partir de então, o registrou oscilou entre 5 e 7 mil km², e voltou a crescer a partir de 2017.

Brumado: Ponte construída sobre canal de riacho é demolida para reconstrução antes da inauguração Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A ponte que havia sido recentemente construída sobre um canal no Bairro José, em Brumado, foi demolida pouco antes de sua inauguração, pegando a comunidade de surpresa. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de infraestrutura, Douglas Malheiro, explicou que a administração identificou falhas estruturais na ponte e resolveu demolir a mesma para corrigir os problemas. “As vigas da ponte sofreram desalinhamento, algumas apresentaram fissuras enormes. Para evitar maiores problemas, por questão de segurança, tomamos a medida de remover tantos os tabuleiros quanto as vigas”, declarou. Um laudo técnico ainda está sendo preparado, mas o secretário adiantou que houve falhas na execução da obra. “O Município não empregará nenhum custo lá. Tudo será custeado pela empreiteira responsável”, completou Malheiro.

Vitória da Conquista: Mulher é presa suspeita de agredir filho após ele derrubar celular em balde com água Foto: Divulgação/Polícia Civil

Uma mulher foi presa suspeita de esmurrar o filho de 1 ano e dois meses após ele derrubar o celular dela em um balde com água, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Conforme o delegado Marcus Vinicius, que investiga o caso, a situação aconteceu na última sexta-feira (15). Uma adolescente de 16 anos alisava os cabelos da mãe da criança quando o bebê derrubou o objeto. Segundo informações do delegado, a adolescente também foi agredida ao tentar salvar o menino. A garota conseguiu segurar o bebê e fugiu. De acordo com o G1, Marcus Vinicius informou que a mãe do menino foi presa por policiais militares após denúncias de vizinhos. O bebê foi socorrido pela adolescente e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.  Ainda segundo o delegado, a criança foi atendida na unidade médica, liberado no sábado (17) e devolvido a familiares. A mulher permanece presa na delegacia de Vitória da Conquista e vai responder por tentativa de homicídio.

Brumado: Jovem é detido pela PRE após furtar motocicleta em frente ao Parque de Exposições Foto: Divulgação/PRE

Na noite do domingo (17), na BA-148, próximo ao distrito de Lagoa Funda, em Brumado, um jovem de 27 anos, que recentemente saiu do conjunto penal de Vitória da Conquista, foi preso pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Ele conduzia uma motocicleta que havia furtado em frente ao Parque de Exposições de Brumado. Populares viram o indivíduo forçando o guidão do veículo e fugindo com o mesmo em direção à Lagoa Funda. A guarnição foi acionada e conseguiu prender o criminoso pouco tempo depois. Ele foi detido e apresentado, juntamente com a moto, na Delegacia de Brumado.

Tempestade de raios derruba árvore e danifica eletrodomésticos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na madrugada do último sábado (16), uma tempestade, com registro de muitos raios, caiu sobre a cidade de Brumado. A chuva forte derrubou uma árvore na Rua Nazaré, a qual caiu sobre três residências. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a moradora Maria José, que teve a sua casa danificada, relatou que, por volta de 2h da manhã, os moradores dos imóveis atingidos ouviram o estrondo e saíram correndo com medo. “Tivemos muito medo e saímos correndo para o meio da rua, na chuva. Esse ano a chuva foi forte mesmo”, disse. A árvore está pendurada em outra árvore, correndo o risco de despencar e causar mais prejuízos. Segundo os moradores, a rede elétrica e de internet também foram atingidas, provocando danos em diversos eletrodomésticos. A defesa civil ainda está realizando um levantamento dos danos causados pelas descargas elétricas. Equipes da defesa civil e da Coelba estão traçando ações para retirada da árvore na rua, visando minimizar os danos nas residências atingidas.

Mercado financeiro eleva a expectativa de inflação para 2019 Foto: Ricardo Matsukawa/Veja

Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central elevaram pela segunda semana seguida a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país. Segundo o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, 18, a inflação deve encerrar 2019 em 3,33%, acima dos 3,31% previstos na semana anterior. De acordo com a Veja, apesar da elevação, a expectativa segue abaixo da meta central, de 4,25%. O intervalo de tolerância do sistema de metas varia de 2,75% a 5,75%. Para 2020, o mercado financeiro manteve em 3,60% sua previsão. Para o próximo ano, o mercado manteve a previsão em 3,60%. A projeção também está abaixo da meta para 2020, que é de 4%, tendo tolerância entre 2,5% e 5,5%. A previsão dos outros indicadores ficou estáveis. Os economistas projetam crescimento de 0,92% do Produto Interno Bruto (PIB). Caso a previsão se confirme, a economia avançará menos que nos dois anos anteriores, quando cresceu 1,3% em 2017 e 1,1% em 2018. Para 2020, a projeção é o crescimento de 2%. O mercado manteve a projeção para a taxa básica de juros, a Selic. a 4,5% ao ano ao fim de 2019. No comunicado da redução da Selic de 5,5% para 5%, o Comitê de Política Monetária (Copom) indicou que deve cortar a Selic em mais 0,5 ponto percentual em dezembro para estimular a retomada da economia, que continua com alto grau de ociosidade. Para o fim de 2020, os economistas apostam em mais corte, terminando em 4,25% ao ano.  A projeção do mercado financeiro para a taxa de câmbio no fim de 2019 permaneceu em 4 reais por dólar. Na semana passada, a moeda americana fechou acima deste valor, a 4,1934 reais, segundo maior valor nominal da história do real em relação ao dólar. Para o fechamento de 2020, a previsão continuou estável em 4 reais por dólar.

Detento é encontrado morto em cela do Conjunto Penal de Vitória da Conquista

Um detento foi encontrado morto em uma das celas do Conjunto Penal de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, na madrugada desta segunda-feira (18). A informação foi confirmada pela direção do presídio. A morte foi confirmada no posto de saúde da unidade, depois que colegas da cela do detento solicitaram atendimento médico para ele, após vítima ser encontrada desacordada. De acordo com o G1, ainda não há detalhes sobre a causa da morte. Apesar disso, o corpo do homem já foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade, que deve apontar as causa do óbito. O Conjunto Penal de Vitória da Conquista tem capacidade para 750 detentos, mas comporta atualmente 913 presos. Cento e sessenta e três presos além da capacidade.

Jequié: Mulher é presa por transportar 100 kg de maconha em bagageiro de ônibus Foto: Divulgação/PRF

Uma mulher de 34 anos foi presa transportando 100 Kg de maconha em um ônibus, num trecho da BR-116, em Jequié, cidade do sudoeste da Bahia, na noite de domingo (18). As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Conforme a polícia, a droga foi encontrada em um veículo que partiu de São Paulo (SP) com destino Arapiraca (AL), durante fiscalização da Operação Proclamação da República, no KM 677. Os 183 tabletes da maconha estavam distribuídos em duas malas, no compartimento de bagagens. Ainda segundo a PRF, após ser identificada como responsável pela droga, a mulher disse que receberia R$ 6 mil para transportar a maconha da região do Brás, em São Paulo, onde recebeu o material, até Aracaju. Ela foi presa em flagrante e levada para a Delegacia de Jequié. Os tabletes de maconha foram apreendidos e levados para a polícia.

Brumado: Médico urologista fará palestra sobre o Novembro Azul no Terço dos Homens Foto: Divulgação

Em sintonia com a campanha mundial Novembro Azul, o Movimento Terço dos Homens de Brumado, da Paróquia Senhor Bom Jesus, convida a todos os homens para participarem de uma palestra que acontecerá nesta segunda-feira (18), às 19h30, na Igreja Santa Rita. O médico urologista Thiago Torres esclarecerá as principais dúvidas acerca do câncer de próstata, reforçando a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença. Toda a comunidade está convidada a participar; o evento é gratuito.

Mãe compartilha vídeo de filho de 6 anos dirigindo a 100 km/h Foto: East2west News

A russa Agina Altynbayeva, de 29 anos, postou um vídeo de seu filho dirigindo a mais de 100 km/h em uma rodovia da região de Tartaristão, na Rússia. A ação, extremamente perigosa, está sendo investigada pela polícia.  Na imagem, o menino aparenta está no controle do carro, enquanto o velocímetro se aproxima dos mais de 100 km/h. Na ocasião, a criança comete duas infrações muito graves, pois além de ter menos de 18 anos, idade que se é permitido dirigir na Rússia, ela ultrapassa o limite de velocidade da rodovia. Ainda, segundo informações do site Daily Mail, o menino havia passado por uma cirurgia ocular nos últimos meses. Ao postar o vídeo nas redes sociais, a mãe recebeu diversas críticas quanto a sua postura. No entanto, ela rebateu os comentários dizendo que tem o direito de viver da forma que quiser e que ninguém poderia julgá-la. “Estou orgulhosa que meu filho pode dirigir com facilidade”, disse a mãe.  Agina já trabalhou em uma agência de publicidade e em uma empresa de aluguel de carro. Ela explica que o filho não tem muito contato com o pai. Para compensar essa falta paterna, ela diz que busca fazer esses programas arriscados com filho. A mãe também está ensinando o menino a atirar. Após o ocorrido, as autoridades policiais iniciaram uma investigação. Os policiais conversarão com a mãe para entender o que aconteceu.

Brumado: Após ser ameaçada com faca no pescoço, empresária tem celular roubado em salão de beleza Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma empresária teve o seu celular roubado na última sexta-feira (15), dentro de um salão de beleza, no centro da cidade de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o bandido passou em frente ao local e percebeu que a vítima estava com seu celular nas mãos. Poucos minutos depois, ele entrou no salão e, ao perceber o ato, a mulher tentou esconder o celular, mas o meliante avisou que tinha visto o aparelho. Ele colocou uma faca no pescoço da empresária e pediu que o celular fosse entregue a ele. Em estado de choque, a vítima registrou queixa na delegacia de Brumado. O número de furtos e roubos de aparelhos celulares haviam caído na cidade, mas, nos últimos dias, tem crescido muito e assustado a população. Na última semana, um homem foi agredido com socos e pontapés para ter o celular furtado por um elemento, também no centro da cidade.

Brumado: Além do estresse da função, também somos assediados no setor, diz agente da SMTT Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o agente de trânsito da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Tony Pereira da Silva, denunciou que a categoria tem sofrido assédio e perseguição no trabalho. “Os últimos áudios vazados relatam o que acontece dentro da prefeitura e deixam bem claro o sofrimento psicológico que os agentes de trânsito estão passando”, afirmou. Por conta do tratamento no exercício da função, Tony citou que um colega está fazendo acompanhamento psiquiátrico e tomando remédio controlado a fim de suportar a pressão diária no trabalho. “Outros agentes também estão tendo auxílio psicológico porque a pressão é muito grande. Isso reflete no trabalho do agente de trânsito na via”, avaliou. Para Tony, a própria natureza fiscalizatória do trabalho do agente já é estressante, tendo em vista as constantes ameaças sofridas na via pública. Isso, segundo ele, somado à pressão administrativa, tem impactado negativamente na saúde do servidor.

Polícia Federal apreendeu mais de 200 toneladas de maconha em 2019 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A maconha segue sendo a droga mais apreendida no país. De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, de janeiro a outubro já foram 208,4 toneladas, contra 82 toneladas de cocaína. A Polícia Federal apreendeu também 903 mil mudas de maconha e 886 mil pés da planta, além de 13 kg de sementes. No mesmo período foram coletados 390 mil comprimidos de Ecstasy. E 312 frascos de lança-perfume, entre outras drogas.

TCM aplica multa no prefeito de Contendas do Sincorá por acumulação ilegal de cargos públicos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) concedeu provimento parcial ao pedido de reconsideração contra decisão que julgou procedente termo de ocorrência lavrado contra o prefeito de Contendas do Sincorá, Ueliton Valdir Palmeira Souza (PR), o Didi, pela acumulação ilegal de cargos públicos por servidores do município. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o relator do processo, conselheiro substituto Alex Aleluia, reduziu a multa imposta de R$ 3 mil para R$ 2.400,00. No recurso, o gestor conseguiu comprovar a compatibilidade de jornadas exercidas pela servidora Maria dos Santos Trindade Freira, em relação aos cargos de professora municipal e estadual. Também foi encaminhada documentação comprovando que a servidora Tácia Macêdo do Rosário havia sido exonerada antes da lavratura do termo de ocorrência, sanando a irregularidade. Assim, ficou demonstrada acumulação ilegal de cargos públicos apenas pelos servidores seguintes servidores: Carmita Oliveira Freire, Daiane Ribeiro Novaes, Luiz Carlos Pereira dos Santos, Rita de Cássia Bento de Almeida e Sérgio Gomes Pereira.

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado pelo IBGE, apresentou o 1º prognóstico da safra de soja, milho e algodão na Bahia em 2020. De acordo com o balanço, o primeiro prognóstico para o próximo ano indica um aumento nas estimativas de produção de soja (+2,9%), milho (+1,5%) e algodão (+1,2%) e queda no feijão (-17,0%). Segundo o IBGE, entre setembro e outubro deste ano, a estimativa para a safra baiana de grãos em 2019 foi mantida em 8.233.928 toneladas, 11,7% menor que o recorde registrado em 2018. Também não houve alterações na estimativa de que, dentre todas as 26 safras investigadas no estado, 9 tenham aumento em 2019, em comparação ao colhido em 2018. O primeiro prognóstico nacional para a safra 2020 de cereais, leguminosas e oleaginosas (também conhecidos como grãos) prevê uma produção de 238,5 milhões de toneladas, 1,0% menor que a de 2019, estimada em 240,8 milhões de toneladas. O grupo de cereais, leguminosas e oleaginosas (grãos) engloba produtos como: arroz, milho, aveia, centeio, cevada, sorgo, trigo, triticale, amendoim, feijão, caroço de algodão, mamona, soja e girassol. O aumento previsto na produção baiana de soja está ancorado na maior área plantada, que deve aumentar 1,3% (de 1,580 milhão para 1,6 milhão de hectares) e no rendimento médio, que deve crescer 1,6%, de 3.328 para 3.381 kg/hectare. Ainda assim, a safra de 2020 de soja no estado deve ficar menor que o recorde colhido em 2018 (6,244 milhões de toneladas). Conforme o IBGE, a Bahia deve contribuir para o aumento previsto de 4,7% na produção brasileira de soja, que deve chegar a 118,4 milhões de toneladas em 2020, segundo este primeiro prognóstico, com aumento de 0,7% na área a ser plantada e de 3,9% no rendimento médio. Já o aumento previsto para 2020 na produção baiana de algodão herbáceo deve ser o maior entre os principais estados produtores, resultado do aumento de 5,4% na área plantada (de 332 mil para 350 mil hectares).

Arquivo