Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
20/Jun/2019 - 00h00

Vendedora há mais de 60 anos, Dona Quita prevê fim da tradição das fogueiras de São João em Brumado

Vendedora há mais de 60 anos, Dona Quita prevê fim da tradição das fogueiras de São João em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A reportagem do site Achei Sudoeste esteve na Rua Bahia, em Brumado, para conversar com Maria José Marques de Oliveira, a Dona Quita, de 82 anos, que vende fogueiras na porta de casa há mais de 60 anos. A idosa contou que sempre gostou de festejar o São João e mantém a tradição, que começou com o sogro. Apesar do entusiasmo com o trabalho, Dona Quita prevê o fim da queima de fogueiras no período junino devido à falta de interesse da juventude. “Isso era dos mais velhos, está acabando e vai acabar de vez. Vai ficar muito pouco”, contou. Segundo ela, antigamente, chegava a vender dois caminhões de lenha, mas, hoje, o movimento está muito fraco, não chegando nem a um caminhão. A idosa também atribui o fim da tradição à modernidade e à falta de religiosidade. Dona Quita fica triste de ver os valores se perdendo e as famílias deixando de comemorar o São João queimando as fogueiras na porta de casa.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo