Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2021
Caculeense faz parte da diretoria da Liga Acadêmica Brasileira de Neurocirurgia no Sudeste Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Neste mês de novembro, a estudante de medicina Ana Sabrinny, 22 anos, passou a fazer parte da diretoria da Liga Acadêmica Brasileira de Neurocirurgia - Federação Latino Americana de Neurocirurgia (LABN-FLANC). A caculeense também teve o seu trabalho, intitulado Many Faces Of Pilocytic Astrocytoma: Mr Imaging, divulgado no maior evento de Neurocirurgia do Brasil em 2021, o XIII Congresso Neurão. Atualmente, Sabrinny cursa Medicina na Universidade Nove de Julho em São Paulo. “Seguindo por este caminho me apaixonei singularmente pela neurocirurgia e é com imensa alegria e certeza de estar diante de uma grande responsabilidade que assumo o cargo da diretoria sudeste da LABN-FLANC”, disse.

Mulher é morta a tiros na porta de casa em Formosa do Rio Preto Foto: Reprodução/TV Oeste

Uma mulher foi morta a tiros na porta de casa, no município de Formosa do Rio Preto, oeste do estado. As informações são do G1. De acordo com informações da Polícia Militar, o crime ocorreu na segunda-feira (22) e os disparos foram efetuados por duas pessoas que passaram em uma moto. O caso aconteceu na Rua Novo Horizonte no bairro Santa Helena. A vítima foi identificada Maria de Fátima Gomes, de 29 anos. Os suspeitos se aproximaram dela, atiraram e fugiram do local. De acordo com a polícia, ainda não há motivação e autoria do crime. O corpo de Maria de Fátima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). Não há detalhes sobre sepultamento. O caso é investigado pela Polícia Civil da cidade.

Aula inaugural dos cursos de Eletricista e Mecânica a Diesel é realizada em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite desta segunda-feira (22), a aula inaugural dos cursos de Eletricista e Mecânica a Diesel foi realizada em Brumado. As capacitações são oferecidas pela Prefeitura Municipal em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A solenidade contou com a presença do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), do secretário municipal de educação, João Nolasco, além de professores e representantes do Senai. A parceria visa capacitar e ingressar dezenas de brumadenses devidamente qualificados no mercado de trabalho, em áreas estratégicas e com bastante demanda na cidade e região. Caso fosse realizado na rede privada, cada curso teria um custo estimado em torno de R$ 4 mil, o que inviabilizaria a participação de muitos alunos que não têm condições de desembolsar o valor.

Ourolândia: Estudantes perdem prova do Enem após ônibus de prefeitura quebrar Foto: Robson Guedes/Jacobina Notícias

Um grupo de estudantes da cidade de Ourolândia, no norte da Bahia, perdeu a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no último domingo (21), após o ônibus que levava o grupo para a cidade de Jacobina quebrar na estrada. As informações são do G1. O ônibus apresentou problemas no km 22 da BR-324. A prefeitura de Ourolândia confirmou a situação e lamentou o caso, mas não informou quantas pessoas deixaram de fazer a prova. Em nota, a prefeitura afirmou que o veículo passou por uma revisão no dia 18 de outubro, três dias antes da prova, e que o problema teria sido causado por uma braçadeira, que se rompeu, fazendo com que o veículo perdesse força e parasse. Após o problema, o motorista acionou o setor de transportes da prefeitura para que disponibilizasse um veículo reserva, e enquanto isso, providenciou carona para alguns estudantes. No entanto, uma parte do grupo não conseguiu chegar aos seus destinos antes do fechamento dos portões das escolas em Jacobina. Os estudantes fariam provas no IFBA, no Colégio Felicidade de Jesus Magalhães (CETEP) e no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro e Centro Noturno de Educação da Bahia (CENEB). Ainda na nota, a prefeitura de Ourolândia pede desculpas pelo ocorrido. De acordo com as determinações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os estudantes inscritos que perderam o primeiro dia de Enem podem fazer as provas do segundo dia, no próximo domingo, 28 de novembro, no entanto, apenas para autoavaliação.

Fabrício Abrantes repudia o projeto que pretendia alterar o Código de Obras e Urbanismo de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nota pública, o presidente do Democratas de Brumado, Fabrício Abrantes, manifestou a sua total indignação contra o Projeto de Lei nº 041/2021, que altera o Código de Obras e Urbanismo do município. Para Abrantes, a proposta traz graves prejuízos à população. “Com a rejeição do projeto na Câmara de Vereadores, temos a sensação do dever cumprido e a certeza de que devemos continuar firmes na defesa dos interesses da população brumadense”, destacou. Abrantes ainda agradeceu aos vereadores Rey de Domingão, Beto Bonelly, Amarildo Bonfim, João Vasconcelos, Vanderlei Boca, Harley Lopes, Rubens Araújo e Verimar Meira por honrarem os votos dos brumadenses, não permitindo que o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) crie mais contratempos e entraves burocráticos para a comunidade. Na nota, Abrantes ainda questionou que, com a aprovação do projeto, o prefeito poderia suspender os atuais fornecimentos de água e luz das residências e comércios por atraso no IPTU, bem como poderia não autorizar as ligações de um imóvel quando outro imóvel no nome do proprietário estiver inadimplente com o Município. “É preciso que a população brumadense e os vereadores estejam atentos e digam não ao Projeto de Lei nº 041/2021, que altera do Código de Obras e Urbanismo de Brumado e concede ao prefeito amplos poderes”, concluiu.

Vitória da Conquista: Homem é preso por manter mulher e filhos em cárcere privado Foto: Divulgação/PC

Um homem foi preso em flagrante por manter a mulher e os dois filhos em cárcere privado, no distrito de Inhobim, que fica em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. As informações são do G1. Segundo a Polícia Civil, a mulher, de 21 anos, e os dois filhos, de dois anos e o outro de 8 meses, foram libertados pelas equipes policiais e encaminhados aos serviços de assistência social do município. O caso aconteceu na segunda-feira (22). De acordo com a polícia, o homem, de 29 anos, mantinha a vítima trancada em um imóvel com cadeado, sem banheiro e em condições insalubres. Ele foi preso em uma propriedade perto deste imóvel. De acordo com a titular da Delegacia Especializada da Mulher (Deam) de Vitória da Conquista, Gabriela de Diego Garrido, a vítima não teve acompanhamento pré-natal durante a gravidez dos dois filhos, e o parto das crianças foi feito dentro de casa, sem o auxílio necessário. A delegada ainda informou que os filhos do casal não tinham nenhum tipo de documento. O homem foi autuado por cárcere qualificado e está à disposição de Justiça. A pena prevista para o crime de cárcere privado é de quatro a oito anos de prisão.

Carreta carregada de cerveja tomba em Licínio de Almeida e carga é saqueada Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma carreta tombou nesta terça-feira (23), na cidade de Licínio de Almeida, a 148 km de Brumado. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE). O veículo estava carregado com cerveja e a carga foi saqueada por populares. De acordo com a PRE, o motorista do veículo sofreu ferimentos leves. Ele teve fratura em um dos braços e foi encaminhado para uma unidade hospitalar em Licínio de Almeida. O caminhão tombou para o lado do acostamento e parte da carga caiu no solo. O trânsito não precisou ser interrompido. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

Brumado: Vereadores de oposição declaram 'guerra' à tentativa de golpe contra presidente da Câmara Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os vereadores da oposição saíram em defesa da presidente do Legislativo, Verimar Meira (PT), após um pedido de cassação do seu mandato ter sido protocolado na casa. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Reinaldo de Almeida Brito (DEM), o Rey de Domingão, disse que, se não fosse a oposição com o apoio do assessor jurídico e do diretor da Câmara Municipal, a presidente sofreria um processo de impeachment. “Não gostamos de injustiça, por isso que estamos dando apoio a ela. Quiseram dar um golpe nela, mas não conseguiram. Hoje, todo mundo é bonzinho”, declarou. Para o vereador Amarildo Bomfim (PSB), não se trata da vitória da oposição diante de uma tentativa de golpe, mas da vitória da democracia. “O que quiseram fazer aqui foi um golpe. Sem nada concreto que acuse e condene, não podemos tirar um mandato legítimo que foi o povo que concedeu”, afirmou.

Brumado: Aluno é confirmado com Covid-19 e classe tem aula suspensa por 10 dias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um aluno foi diagnosticado com a Covid-19 em uma escola da rede municipal de ensino de Brumado. A Secretaria Municipal de Educação (Semec) garantiu que está seguindo o protocolo de biossegurança estabelecido nesse caso. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário João Nolasco informou que, na quinta-feira da semana passada, quando o aluno apresentou os primeiros sintomas, ele foi imediatamente afastado e as aulas suspensas na classe. “Tomamos todas as providências conforme está no protocolo. Suspendemos as aulas da sala por dez dias. Estamos acompanhando o caso junto com a secretaria de saúde. O aluno está bem, em casa”, disse. Nolasco salientou que, até o momento, trata-se de um caso isolado, visto que os demais alunos e professores não apresentaram qualquer sintoma. “Estamos oferecendo o mesmo tratamento dos profissionais da saúde aos profissionais da educação. Quando existe qualquer caso suspeito na sala ou na escola temos todo cuidado de acompanhar”, acrescentou.  A Semec divulgou uma nota informativa aos pais dos alunos, informando sobre a suspensão das aulas no 7º ano da Escola Municipal Professora Graça Assis, com retorno previsto para o dia 2 de dezembro de 2021.

Estudante de direito é preso em Barreiras após receber drogas pelos correios Foto: Divulgação/PC

Um estudante de direito foi preso em flagrante suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas na segunda-feira (22), em Barreiras, no oeste da Bahia. Segundo a Polícia Civil, a prisão foi parte de uma ação que tinha como objetivo identificar o destino de postais com entorpecentes enviados via Correios. Os policiais acompanharam o percurso da embalagem do estudante, de 23 anos, até seu destinatário: uma agência dos Correios, em Barreiras. Ele foi abordado no local, com a caixa recebida junto ao corpo. Conforme a polícia, dentro da encomenda havia 1.176 kg de maconha prensada e embalada em saco plástico. Ainda de acordo com a polícia, a maconha encontrada tem um valor comercial alto, com o quilo sendo comercializado por, em média, R$ 3 mil. O preso teve a prisão em flagrante convertida em preventiva e segue à disposição do Poder Judiciário em Barreiras. A ação é de policiais do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), da Coordenação de Apoio Tático à Investigação (Cati/Oeste), da Polícia Federal e do setor de segurança dos Correios.

Caraíbas: Caminhão carregado com madeira tomba na BA-262 e motorista morre na hora Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na madrugada desta terça-feira (23), um grave acidente foi registrado na BA-262, na cidade de Caraíbas, a 88 km de Brumado. No trecho conhecido como “Serra do Engano”, um caminhoneiro identificado como Romilson dos Santos, 55 anos, perdeu o controle da direção e capotou. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ele morreu na hora. O caminhão carregado com madeira interditou a pista. A Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) de Brumado registrou a ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo da vítima fatal foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Vitória da Conquista.

Cigarro, sexo e idade podem acelerar queda de proteção das vacinas, diz pesquisa Foto: Divulgação

Diversas pesquisas já mostraram queda na proteção induzida pela vacina contra a Covid-19 pelo menos seis meses após a segunda dose. Mas um novo estudo realizado no Japão identificou três fatores relacionados a uma maior diminuição da imunidade em pessoas que completaram o esquema vacinal com o imunizante da Pfizer: idade, sexo e tabagismo. O estudo foi realizado no hospital da cidade de Tochigi, com 365 profissionais de saúde vacinados, e está publicado na plataforma de preprints MedRxiv. A diminuição da proteção relacionada à idade já é bastante conhecida. É a chamada imunossenescência, ou seja, o envelhecimento do sistema imune. Os adultos mais velhos tinham níveis de títulos de anticorpos significativamente mais baixos, com quase metade desses níveis observados em pessoas na casa dos 20 anos. “O sistema imunológico da pessoa mais velha não funciona da mesma forma. De cara já produz menos anticorpos, e quanto menos anticorpos, maior a queda”, afirma o geneticista Salmo Raskin, presidente do Departamento Científico de Genética da Sociedade Brasileira. Os pesquisadores ajustaram os dados porque variáveis externas, como hipertensão, podem ter influenciado os resultados relacionados à idade. Após uma reanálise, apenas o tabagismo foi significativamente correlacionado com títulos de anticorpos mais baixos. Segundo o estudo, em termos de tabagismo, os títulos ajustados por idade tiveram diferença expressiva de queda entre fumantes e pessoas que nunca fumaram.

Brumado: Presidente do Sindsemb é reeleito para o triênio 2022-2024 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último sábado (20), foram realizadas as eleições para compor a nova diretoria e Conselho Fiscal do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Brumado (Sindsemb). Jerry Adriano Garcia Prates foi reeleito presidente do órgão para o triênio 2022-2024. A chapa única Avante Companheiros foi eleita por 100% dos associados que compareceram às urnas. Em Brumado, o sindicato tem atuado em prol ndos direitos da classe trabalhadora, apesar do arrocho salarial e da falta de diálogo com a Administração Municipal. “De todos os sindicalizados que compareceram às Eleições, 100% votaram a favor da chapa, atestando assim, o excelente trabalho que a atual diretoria vem realizando”, disse o presidente reeleito.

Caminhão carregado com cilindros de oxigênio tomba em pista no oeste da Bahia Foto: Reprodução/TV Oeste

Um caminhão carregado com cilindros de oxigênio tombou depois que o motorista perdeu o controle da direção, no bairro Jardim das Acácias, em Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia. O acidente ocorreu na segunda-feira (22). Ninguém ficou ferido. De acordo com o G1, o caminhão passava por uma lombada, quando virou. Chovia no momento do acidente, mas as causas não foram confirmadas. Não foi detalhado para onde a carga seria levada. O material transportado rolou até parar em uma ciclovia, na lateral da pista. Um dos cilindros bateu em outro veículo que passava pela na via, contudo, somente a roda ficou danificada. Não há informações se houve prejuízo com os equipamentos, mas o caminhão ficou bastante danificado. Outros dois acidentes foram registrados minutos antes na BR-242, também em Luís Eduardo Magalhães. Um carro de passeio passava por um quebra-molas e uma motocicleta seguia logo atrás. O automóvel freou na lombada, o motociclista não conseguiu parar a tempo e bateu no fundo do veículo. O piloto teve ferimentos no rosto. Ele foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de urgência (Samu), levado para uma Unidade de Pronto Atendimento e liberado após ser medicado no local. O segundo acidente envolveu dois caminhões que seguiam sentido Barreiras, cidade vizinha a Luís Eduardo Magalhães. Semelhante à batida ocorrida minutos antes, o primeiro veículo freou na pista e o outro seguia atrás. O motorista do segundo veículo tentou parar e derrapou na pista. Para evitar o impacto na traseira do caminhão, o homem manobrou com o veículo, saiu da pista e atingiu outro caminhão que seguia no sentido contrário. Os dois ficaram com a carroceria danificada, mas os condutores não ficaram feridos.

TJ-SP absolve pedreiros de Riacho de Santana presos irregularmente por 32 dias Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) absolveu os pedreiros Ronaldo Santana Nogueira, 21 anos, e Rodrigo Alves Santana, 25 anos, ambos naturais de Riacho de Santana, a 177 km de Brumado. Eles foram presos em agosto, em uma pizzaria, acusados de roubar um celular. Ambos ficaram presos 32 dias com base apenas em reconhecimento irregular da vítima. O Ministério Público Estadual, que ofereceu a denúncia, voltou atrás na decisão por entender que a vítima apresentou características contraditórias. A juíza Tatiana Franklin, da 9ª Vara Criminal da Comarca da Barra Funda, considerou que não havia provas que incriminassem os rapazes.

Conceição do Coité: Acidente mata 3 e deixa 5 feridos; vítimas iam para médico na capital Foto: Reprodução/G1

Três pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas após se envolverem em um acidente no trecho da BR-116, entre as cidades de Lamarão e Santa Bárbara, na madrugada desta terça-feira (23). As informações são do G1. De acordo com testemunhas, a van que bateu contra um caminhão tinha saído de Conceição do Coité e levava pacientes para atendimento médico em Salvador. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão foi frontal e deixou os dois veículos muito danificados. Não foi detalhado se todos os mortos e feridos estavam na van ou se algum deles era ocupante do caminhão. O estado de saúde dos feridos não foi divulgado, nem o nome das pessoas que morreram. Policiais estiveram no local e acionaram o Departamento de Polícia Técnica para remoção das vítimas. Ainda de acordo com a PRF, a via não precisou ser interditada e as causas do acidente são investigadas.

'Vitória do povo de Brumado', declara vereadores ao reprovar projeto do Código de Obras e Urbanismo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com voto de minerva da presidente do Legislativo, os vereadores de oposição conseguiram reprovar o projeto de lei complementar nº 041/2021, que visava alterar a lei que instituiu o Código de Obras e Urbanismo de Brumado (veja aqui). Após a votação, o vereador Beto Bonelly (PSB) conversou com o site Achei Sudoeste e disse que uma nova história política está nascendo no município. Segundo frisou, o projeto foi amplamente discutido com a população, que não aceitou a sua execução em razão dos seus entraves burocráticos. “Estamos abertos para receber todos os projetos do Executivo, mas, infelizmente, a população não aceitou essa proposta. E nós estamos aqui para defender os interesses do povo. Não podemos burocratizar o dia a dia do brumadense, por isso que votamos não ao Código de Obras e Urbanismo”, justificou. O vereador Amarildo Bomfim (PSB) resumiu que se o projeto for bom para o povo ele será aprovado, se for ruim será rejeitado e, se houver dúvida, a casa irá se abster. “O Executivo está tendo a resposta”, salientou.

VLI não tem interesse em dar manutenção na malha ferroviária porque quer a desativação, diz Sindferro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Guilhermano da Silva Filho, que faz parte da diretoria de comunicação do Sindicato dos Ferroviários da Bahia (Sindferro), disse que a VLI pretende desativar o trecho da malha ferroviária da empresa no estado e, por isso, não realiza as devidas manutenções. Segundo Filho, a situação tem sido a causa de vários acidentes na região. “A situação pra nós é crítica em termos de investimentos. Acho que eles não querem mais estar transportando pelos trilhos que passam pela Bahia”, apontou. Segundo Filho, alguns trechos, inclusive, já foram desativados, como Aracaju-Alagoinhas. “Eles querem renovar a concessão e desativar esse trecho. Se eles tivessem interesse em atender a região, teria que investir pesado, mas isso não está acontecendo”, acusou. Guilhermano ressaltou a importância de manter o trecho ativo, tendo em vista que a ferrovia gera emprego, movimenta a economia e realiza o escoamento da produção.

Mais de mil aves silvestres são encontradas em porta-malas de carro no interior da Bahia Foto: Reprodução/TV Subaé

Um homem foi detido em uma operação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas em Rodovias (Decarga), ao ser flagrado transportando mais de mil aves silvestres no porta-malas de um carro. O caso ocorreu no domingo (21), em um trecho da BR-101, em Feira de Santana. As informações do G1. De acordo com a Polícia Civil, os animais estavam dentro de caixas de madeira, com pouca ventilação e em condições de maus tratos. Alguns dos pássaros estavam mortos quando os policiais abordaram o veículo. O nome do motorista não foi divulgado. O homem foi autuado por crime ambiental e levado à delegacia para prestar esclarecimentos. Os animais foram encaminhados para a sede do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para avaliação do estado de saúde e soltura. Na mesma operação, um homem foi preso em flagrante ao ser abordado enquanto dirigia um caminhão carregado de cigarros contrabandeados. Segundo a polícia, a carga era oriunda do Paraguai e estava avaliada em mais de R$ 1 milhão. O veículo estava em nome do próprio motorista, que pode perder o caminhão, e suspeito permanece preso à disposição da Justiça. O nome dele não foi divulgado.

Homem de 47 anos é esfaqueado durante discussão em bar e morre no Hospital Geral de Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (22), um homem de 47 anos morreu após ser esfaqueado em um bar na zona rural de Guanambi, a 141 km de Brumado. Natural de Candiba, Ademir Moreira de Souza discutiu com um homem, identificado como Florisvaldo Ezequiel dos Santos, de 54 anos, que estava de posse de uma faca. Depois de ser atingida, a vítima ainda chegou a ser socorrida pelo irmão ao Hospital Geral de Guanambi (HGG), mas não resistiu. O agressor fugiu do local e ainda não foi encontrado. A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar o caso.

Suspeitos de assalto a ônibus são presos em flagrante com armas e munições no interior da Bahia Foto: Divulgação/PRF

Quatro suspeitos de assalto a ônibus foram presos na madrugada desta segunda-feira (22), em um trecho da BR-101 em Alagoinhas, cidade que fica a cerca de 120 km de Salvador. Eles foram flagrados com armas e munições dentro de um veículo abordado durante operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a corporação, os agentes faziam fiscalização no km 84 da rodovia e suspeitaram dos ocupantes do carro, cujos dados não foram informados e apresentaram nervosismo ao serem abordados. Em vistoria ao veículo, foram encontrados dois revólveres calibre 38, com dois ocupantes do carro, e um terceiro estava com uma pistola falsa. Seis munições também estavam em posse da quadrilha. Ainda conforme a PRF, os policiais verificaram no sistema de dados que um dos homens tinha dois mandados de prisão em aberto, por crimes de roubo e tráfico de drogas. O quarteto foi levado para a delegacia de polícia em Alagoinhas, onde foram autuados em flagrante e permanecem à disposição da Justiça. Os nomes deles não foram divulgados.

Brumado: Com apoio de correligionários e da oposição, Verimar se diz mais fortalecida após pedido de cassação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão legislativa desta segunda-feira (22), vários correligionários compareceram ao parlamento com faixas e cartazes em apoio à presidente do Legislativo, vereadora Verimar Meira (PT), que teve um pedido de cassação do seu mandato protocolado na Câmara Municipal. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Meira disse que se sente feliz e fortalecida diante das manifestações de apoio da população. “Vieram dar apoio não à vereadora Verimar, mas à dignidade e à representação da voz do povo aqui nessa casa. Estou muito feliz, de cabeça erguida. Em nenhum momento me deixei abalar porque o que manda é a minha consciência e a minha consciência diz que estou fazendo o melhor para Brumado”, declarou. A presidente respondeu que está tranquila diante das denúncias de irregularidades apresentadas por um funcionário do Legislativo, indicação do vice-presidente Paulo César de Souza Ferreira (PCdoB). “Fizemos todos os esclarecimentos e tenho certeza que isso vai ser provado diante da comunidade. Não tenho medo!”, disparou.

Jequié: Homem é denunciado por maus tratos a animais após 'rinha de galos' Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem, cuja identidade não foi divulgada, foi denunciado criminalmente pelo Ministério Público da Bahia pelo crime de abuso e maus tratos a animais no município de Jequié. Segundo a denúncia, protocolada pelo promotor de Justiça Mauricio Foltz Cavalcanti, no dia 11 de maio de 2020, policiais civis flagraram uma 'rinha de galos' em um sítio localizado no bairro do KM 03. Na ocasião, foram apreendidos 34 galos da espécie 'Gallus Gallus Domesticus', que foram acondicionados em gaiolas, além de esporas, luvas de boxe, 'ringue' de madeira, medicamentos, entre outros materiais que, segundo o Ministério Público, comprovam a prática de maus-tratos a animais.

Brumado: Membros da bancada de situação saem em defesa de presidente da Câmara e vice fica isolado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Alguns vereadores da bancada de situação do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) saíram em defesa da presidente da Câmara de Brumado, Verimar Dias da Silva Meira (PT), após o pedido de cassação do mandato da vereadora. Durante a sessão legislativa desta segunda-feira (22), a base aliada de Vasconcelos amenizou o pedido protocolado por um funcionário da casa legislativa, que foi indicação do vice-presidente Paulo César de Souza Ferreira (PCdoB) (veja aqui). Após as votações da ordem do dia, as quais rejeitaram o projeto de lei complementar nº 041/2021, que visava alterar a lei que instituiu o Código de Obras e Urbanismo de Brumado (veja aqui), César solicitou da presidência a sua retirada da sessão e não acompanhou presencialmente os discursos dos vereadores, que acabaram lhe deixando isolado na questão do pedido de cassação de Verimar. No primeiro mandato, o comunista, sem experiencia, está fracassado politicamente e sem apoio até mesmo da maioria da bancada governista. Até os vereadores José da Silva Santos (PSB), o Santinho, Luís Carlos Caíres da Silva (PP), o Palito, e Wanderley Amorim da Silva (DEM), o Nem, nomeados pelo vice-presidente para o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa Legislativa, os quais, segundo ele, deveriam apreciar o pedido de cassação, saíram em defesa de Meira. Vale ressaltar que Ferreira não tinha poderes para tal ato, que caberia exclusivamente à presidência. Durante a sessão legislativa, um parlamentar chegou a revelar que uma servidora do poder legislativo foi obrigada por César a publicar a comissão em Diário Oficial, caso contrário, a polícia militar seria acionada. De fato, a polícia esteve na casa legislativa na sexta-feira (19). Vereadores disseram em plenário que a população não sabia das articulações de bastidores, as quais, segundo disseram, culminariam em um verdadeiro golpe para derrubar Silva da presidência da Câmara de Brumado. Para o vice-presidente, fica a lição de que marinheiro de primeira viagem não pode pegar qualquer embarcação, principalmente com tripulantes experientes e velhos membros da política brumadense. 

Arquivo