Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2021
fechar

Homem de 47 anos é esfaqueado durante discussão em bar e morre no Hospital Geral de Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (22), um homem de 47 anos morreu após ser esfaqueado em um bar na zona rural de Guanambi, a 141 km de Brumado. Natural de Candiba, Ademir Moreira de Souza discutiu com um homem, identificado como Florisvaldo Ezequiel dos Santos, de 54 anos, que estava de posse de uma faca. Depois de ser atingida, a vítima ainda chegou a ser socorrida pelo irmão ao Hospital Geral de Guanambi (HGG), mas não resistiu. O agressor fugiu do local e ainda não foi encontrado. A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar o caso.

Suspeitos de assalto a ônibus são presos em flagrante com armas e munições no interior da Bahia Foto: Divulgação/PRF

Quatro suspeitos de assalto a ônibus foram presos na madrugada desta segunda-feira (22), em um trecho da BR-101 em Alagoinhas, cidade que fica a cerca de 120 km de Salvador. Eles foram flagrados com armas e munições dentro de um veículo abordado durante operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a corporação, os agentes faziam fiscalização no km 84 da rodovia e suspeitaram dos ocupantes do carro, cujos dados não foram informados e apresentaram nervosismo ao serem abordados. Em vistoria ao veículo, foram encontrados dois revólveres calibre 38, com dois ocupantes do carro, e um terceiro estava com uma pistola falsa. Seis munições também estavam em posse da quadrilha. Ainda conforme a PRF, os policiais verificaram no sistema de dados que um dos homens tinha dois mandados de prisão em aberto, por crimes de roubo e tráfico de drogas. O quarteto foi levado para a delegacia de polícia em Alagoinhas, onde foram autuados em flagrante e permanecem à disposição da Justiça. Os nomes deles não foram divulgados.

Brumado: Com apoio de correligionários e da oposição, Verimar se diz mais fortalecida após pedido de cassação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão legislativa desta segunda-feira (22), vários correligionários compareceram ao parlamento com faixas e cartazes em apoio à presidente do Legislativo, vereadora Verimar Meira (PT), que teve um pedido de cassação do seu mandato protocolado na Câmara Municipal. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Meira disse que se sente feliz e fortalecida diante das manifestações de apoio da população. “Vieram dar apoio não à vereadora Verimar, mas à dignidade e à representação da voz do povo aqui nessa casa. Estou muito feliz, de cabeça erguida. Em nenhum momento me deixei abalar porque o que manda é a minha consciência e a minha consciência diz que estou fazendo o melhor para Brumado”, declarou. A presidente respondeu que está tranquila diante das denúncias de irregularidades apresentadas por um funcionário do Legislativo, indicação do vice-presidente Paulo César de Souza Ferreira (PCdoB). “Fizemos todos os esclarecimentos e tenho certeza que isso vai ser provado diante da comunidade. Não tenho medo!”, disparou.

Jequié: Homem é denunciado por maus tratos a animais após 'rinha de galos' Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem, cuja identidade não foi divulgada, foi denunciado criminalmente pelo Ministério Público da Bahia pelo crime de abuso e maus tratos a animais no município de Jequié. Segundo a denúncia, protocolada pelo promotor de Justiça Mauricio Foltz Cavalcanti, no dia 11 de maio de 2020, policiais civis flagraram uma 'rinha de galos' em um sítio localizado no bairro do KM 03. Na ocasião, foram apreendidos 34 galos da espécie 'Gallus Gallus Domesticus', que foram acondicionados em gaiolas, além de esporas, luvas de boxe, 'ringue' de madeira, medicamentos, entre outros materiais que, segundo o Ministério Público, comprovam a prática de maus-tratos a animais.

Brumado: Membros da bancada de situação saem em defesa de presidente da Câmara e vice fica isolado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Alguns vereadores da bancada de situação do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) saíram em defesa da presidente da Câmara de Brumado, Verimar Dias da Silva Meira (PT), após o pedido de cassação do mandato da vereadora. Durante a sessão legislativa desta segunda-feira (22), a base aliada de Vasconcelos amenizou o pedido protocolado por um funcionário da casa legislativa, que foi indicação do vice-presidente Paulo César de Souza Ferreira (PCdoB) (veja aqui). Após as votações da ordem do dia, as quais rejeitaram o projeto de lei complementar nº 041/2021, que visava alterar a lei que instituiu o Código de Obras e Urbanismo de Brumado (veja aqui), César solicitou da presidência a sua retirada da sessão e não acompanhou presencialmente os discursos dos vereadores, que acabaram lhe deixando isolado na questão do pedido de cassação de Verimar. No primeiro mandato, o comunista, sem experiencia, está fracassado politicamente e sem apoio até mesmo da maioria da bancada governista. Até os vereadores José da Silva Santos (PSB), o Santinho, Luís Carlos Caíres da Silva (PP), o Palito, e Wanderley Amorim da Silva (DEM), o Nem, nomeados pelo vice-presidente para o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa Legislativa, os quais, segundo ele, deveriam apreciar o pedido de cassação, saíram em defesa de Meira. Vale ressaltar que Ferreira não tinha poderes para tal ato, que caberia exclusivamente à presidência. Durante a sessão legislativa, um parlamentar chegou a revelar que uma servidora do poder legislativo foi obrigada por César a publicar a comissão em Diário Oficial, caso contrário, a polícia militar seria acionada. De fato, a polícia esteve na casa legislativa na sexta-feira (19). Vereadores disseram em plenário que a população não sabia das articulações de bastidores, as quais, segundo disseram, culminariam em um verdadeiro golpe para derrubar Silva da presidência da Câmara de Brumado. Para o vice-presidente, fica a lição de que marinheiro de primeira viagem não pode pegar qualquer embarcação, principalmente com tripulantes experientes e velhos membros da política brumadense. 

Black Friday nas lojas Squaresom e Polly Móveis em Brumado

Até o próximo sábado (27), a Squaresom e a Pollymóveis estão com promoções imperdíveis de Black Friday. Todo o estoque das lojas com 30% de desconto. Isso mesmo: 30%. Não perca tempo e aproveite para fazer as suas compras de final de ano com super descontos. Lembre-se: é somente nessa semana. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151 - Centro. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Pollymóveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093. 

Malhada de Pedras: Produção de ovos gera renda e transforma a vida de famílias Foto: Divulgação/Car

Na Associação de Lagoa das Cacimbas, do município de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, 20 famílias beneficiadas com a implantação de aviários, já conseguem um importante incremento na renda. A maioria das famílias consegue tirar o equivalente a um salário mínimo, só com a venda da produção de ovos. A implantação dos aviários, que teve aplicação de recursos da ordem de R$ 316,9 mil, é uma iniciativa do Governo do Estado, via projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial. A presidente da Associação, Maria Sônia Santos Ataíde, explica que o projeto foi implantado priorizando jovens e mulheres, e está gerando desenvolvimento na comunidade: “Os beneficiários vem gerando renda com a criação de galinhas caipiras e, em alguns casos tem produção diária de 10 dúzias de ovos. O projeto garante a segurança alimentar das famílias, com o total apoio da associação e a produção é vendida direto para o consumidor, sem interferência de atravessadores”. Ela conta ainda que as famílias trabalham também com outros produtos, que são vendidos para programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (PNAE): “A gente agradece à CAR/Bahia Produtiva que revolucionou muito na zona rural, trazendo renda e segurança alimentar para as famílias”.

Malhada de Pedras: Produção de ovos gera renda e transforma a vida de famílias Foto: Divulgação/Car

Segundo a presidente da associação, além dos investimentos do Governo do Estado, esse resultado também se deve à união entre associados e associadas e a muito trabalho e esforço, que permitem à associação crescer mais, a cada dia: “Agora estamos recebendo um projeto de agroindústria e já temos beneficiários que estão na maior expectativa. Estamos no processo de licitação, para a gente começar a trabalhar”. Danilo Joad, assistente territorial do Bahia Produtiva, que atua em municípios do Território Sertão Produtivo e acompanha o projeto, salienta que a produção, antes da implantação do Bahia Produtiva, era unicamente convencional, não sendo empregada nenhuma orientação técnica: “A produção das propriedades aumentou em mais de 90%, tendo agricultores com média de produção diária de nove dúzias de ovos por dia e todos os beneficiários tem pensamento de ampliar sua produção”. Os produtos são comercializados diretamente nas casas de clientes, nas feiras livres, na Feira da Agricultura Familiar de Malhada de Pedras, que acontece na sede do município, às sextas-feiras, na Praça da Bandeira, a partir das 15h, e também nas quitandas e supermercados, além de vendas para os programas PAA e PNAE.

Sindferro atribui acidentes recorrentes à falta de manutenção da malha ferroviária na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em um curto período, dois graves acidentes envolvendo descarrilamento de trem foram registrados na região. Para o Sindicato dos Ferroviários da Bahia (Sindferro), os acidentes se devem à falta de manutenção da malha ferroviária da VLI no estado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Guilhermano da Silva Filho, que faz parte da diretoria de comunicação do sindicato, disse que a situação da malha é crítica, com dormentes e trilhos em péssimas condições. Os equipamentos não são trocados há mais de 50 anos. Além disso, as próprias locomotivas são muito antigas, sem qualquer conforto. “Tem trilho aqui que só tem um fiasco. A qualquer momento, pode chover e abrir a linha. Se abrir a linha o trem cai aqui. Falta muito investimento”, relatou. As manutenções feitas pela empresa, segundo Filho, são meramente paliativas, sem a devida garantia de segurança. “Existem muitas casas perto da margem da linha. Se um trem tomba causa um acidente gravíssimo. Corre esse risco”, denunciou. 

Brumado: Operários de terceirizada da Coelba protestam cobrando vencimentos atrasados Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (22), funcionários que prestaram serviço para a Coelba fizeram um protesto cobrando vencimentos atrasados. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Edilson Vieira relatou que a LC Empreendimentos, empresa terceirizada, e a Coelba estão empurrando a responsabilidade pelos pagamentos uma para outra sem chegar a um consenso. “Eu sou pedreiro, mas tem carpinteiro, ajudante, vigia. Estamos tudo nessa situação. Trabalhamos, mais ou menos, 6 meses. Nesse período, a gente sempre teve que vim aqui na Coelba receber, porque nunca caia na conta”, reivindicou. Há cerca de três meses, os trabalhadores estão sem receber os salários atrasados. “Nem o aviso, nem a rescisão, nem o retrativo, nem os atrasados. Um empurra pra um, um empurra pra outro e está tudo atrasado. Viemos aqui no escritório da Coelba, porque é a responsável. Como a Coelba, que é uma empresa grande, contrata uma terceirizada que não tem dinheiro pra pagar os funcionários?”, questionou. A promessa é de que, até a próxima quinta-feira (25), os salários serão depositados para os trabalhadores.

Com voto de minerva da presidente, Câmara de Brumado rejeita novamente código de obras e urbanismo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com o voto de minerva da presidente Verimar Dias da Silva Meira (PT), a Câmara de Brumado rejeitou, nesta segunda-feira (22), o projeto de lei complementar nº 041/2021, que visava alterar a lei que instituiu o Código de Obras e Urbanismo de Brumado, de autoria do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido). A Polícia Militar esteve presente na Câmara Municipal prestando a segurança do público (veja aqui). A proposta já havia sido rejeitada em fevereiro deste ano (veja aqui). O projeto dizia que toda a ligação de água e energia a ser realizada pelas concessionarias em qualquer imóvel do município, deve ser precedida de consulta feita diretamente pelo contribuinte à Secretaria Municipal de Infraestrutura. Após o parecer favorável à ligação emitida pelo Poder Público Municipal, poderia a concessionária proceder a ligação. O projeto não deixou claro a documentação necessária para a ligação de serviços essenciais e não tem prazo para a prefeitura emitir um parecer para a ligação da água e da luz. Um artigo que tratava das construções com mais de uma unidade autônoma deveria preservar pelo menos uma vaga de garagem por unidade e em qualquer cruzamento a concordância entre os alinhamentos deveria suportar um raio maior ou igual a 7 metros, em relação ao meio-fio. O tamanho do prejuízo para o município seria grande, tendo em vista que os setores imobiliário e da construção civil, que fomentam a economia local, poderiam ficar com uma lacuna e prejuízo incalculável devido a um projeto de lei que não somaria para o progresso de Brumado. Ao prefeito, fica a mensagem de que Brumado não vai aceitar e nem acatar mais nada “goela abaixo”.

PM faz segurança em votação de projeto do código de obras e urbanismo na Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Polícia Militar faz a segurança na Câmara de Vereadores de Brumado durante a votação do projeto de lei complementar nº 041/2021, que visa alterar a lei que instituiu o Código de Obras e Urbanismo de Brumado, de autoria do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido). Com o código de obras e urbanismo para burocratizar a vida da população brumadense, Vasconcelos quer o poder para que toda a ligação de água e energia a ser realizada pelas concessionárias (Embasa e Coelba), em qualquer imóvel, deva ser precedida de consulta feita diretamente pelo contribuinte à Secretaria de Infraestrutura - após o parecer favorável à ligação emitida pelo Poder Público Municipal, poderá a concessionária proceder a ligação. O projeto não deixa claro a documentação necessária para a ligação de serviços essenciais e não tem prazo para a prefeitura emitir um parecer para a ligação da água e da luz. A proposta está em análise e sendo debatido neste momento no plenário da casa legislativa de Brumado.

Começou o Black Friday nas lojas Squaresom e Pollymóveis em Brumado

Desta segunda-feira (22) até o próximo sábado (27), a Squaresom e a Pollymóveis estão com promoções imperdíveis de Black Friday. Todo o estoque das lojas com 30% de desconto. Isso mesmo: 30%. Não perca tempo e aproveite para fazer as suas compras de final de ano com super descontos. Lembre-se: é somente nessa semana. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151 - Centro. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Pollymóveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093. 

Paramirim: Jovem de 19 anos é preso por fugir com criança de 11 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (19), a Polícia Militar foi acionada por prepostos do Conselho Tutelar da cidade de Paramirim, a 129 km de Brumado, após populares denunciarem que haviam dois jovens em uma residência em construção. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, de imediato, a guarnição de serviço acompanhou os conselheiros ao endereço indicado. No local, foi constada a veracidade dos fatos, sendo encontrado um jovem de 19 anos e uma menor de 11. Ambos estavam apenas com duas mochilas contendo pertences pessoais. Aos conselheiros, eles relataram que pegaram carona às 19h do dia anterior, saindo de Livramento de Nossa Senhora até o Distrito de Itanagé, de onde seguiram a pé até Paramirim. O destino final seria o município de Érico Cardoso. A menor de idade foi conduzida pelo Conselho Tutelar até a delegacia de Livramento. O homem também seguiu para o local conduzido pela polícia para adoção das medidas cabíveis.

Jacobina: Ex-vereador é agredido após ter casa invadida Foto: Reprodução/G1

O ex-vereador Ramon Santos Celestino, da cidade de Jacobina, no norte da Bahia, foi agredido após ter a casa invadida na noite de domingo (21). Nesta segunda-feira (22), ele está internado em Jacobina, no Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho, em estado grave. As informações são do G1. De acordo com a Polícia Civil, o crime foi cometido por homens ainda não identificados. Além de agredir a vítima, os suspeitos quebraram diversos objetos. Ramon, que também é oficial de Justiça, teve fraturas em várias partes do corpo. Segundo testemunhas, ele ficou inconsciente. A polícia ainda informou que guias para perícia no local foram expedidas e o exame de lesão corporal foi solicitado. Ainda não há detalhes sobre o que motivou o crime. O caso é investigado pela delegacia de Jacobina. Quando atuou como vereador, Ramon foi eleito para o mandato de 2012, pelo então PMDB (atual MDB).

Brumado: Dia do conselheiro tutelar é lembrado pelos desafios e vitórias do ofício Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quinta-feira, 18 de novembro, foi celebrado o Dia do Conselho Tutelar. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Saádia Patrícia Alves, secretária do Conselho Tutelar de Brumado, falou a respeito do papel do órgão. Segundo ela, o conselho atua para garantir e proteger os direitos das crianças e adolescentes quando estes são ameaçados ou violados. “Atuamos em denúncias de maus tratos, criança ou adolescente fora da escola, trabalho ou prostituição infantil, violência sexual, entre outras violações”, exemplificou. Os principais desafios da profissão, de acordo com Alves, são a falta de valorização do trabalho do conselho tutelar diante de casos recorrentes e as distorções da função do conselheiro. “Não temos a função de executor, nós requisitamos os serviços. Apesar disso, é um trabalho gratificante. Estou muito feliz de exercer essa função no município”, disse.

Bingo em prol de associação rural vai sortear um sítio e duas poupanças em Brumado

O Bingo Entre Amigos será realizado no dia 30 de janeiro de 2022, às 11h, no Espaço JM, no Povoado do Fundão, zona rural de Brumado. As cartelas são limitadas e custam R$ 300. Os prêmios incluem: um sítio de 7.537 m², R$ 10 mil e R$ 5 mil. Os valores arrecadados serão revertidos para a Associação dos Pequenos Produtores Rurais das comunidades de Queimada Grande e L. Redonda. Para adquirir as cartelas, basta entrar em contato com José Roberto (77) 99916-5293.

Jovem de 26 anos morre a tiros dentro de bar no Distrito de Cascavel em Ibicoara Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um jovem de 26 anos, identificado como Lucas de Oliveira Silva, morreu na noite do último sábado (20), no Distrito de Cascavel, em Ibicoara, a 177 km de Brumado. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, era por volta das 20h30, quando Lucas foi alvejado e morto dentro de um bar da localidade. Silva era natural do município de Itaetê. De acordo com testemunhas, dois homens chegaram em uma motocicleta e deflagraram vários tiros. Após o crime, a dupla fugiu do local e até o momento, não foram identificados e localizados. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico no local. O corpo de Lucas foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (ML) em Brumado para ser necropsiado. A Polícia Civil instaurou um inquérito e investiga o caso.

Com apoio da população, prefeitura transforma Malhada de Pedras para o Natal e Ano Novo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, já iniciou os preparativos para as festas de final de ano. Com o apoio da comunidade, a cidade está sendo decorada para o Natal e Ano Novo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, disse que, após quase dois anos de pandemia, a ideia é proporcionar à população ares de esperança e renovação. “Para dar uma nova esperança ao povo de Malhada de Pedras, nada melhor do que arrumar a nossa cidade, colocar luzes para comemorar e trazer esperança”, afirmou. O gestor fez questão de destacar que todas as praças municipais foram pintadas através de mutirões feitos pela própria comunidade e a prefeitura local (veja aqui). “Todo mundo trabalha, inclusive eu vou lá e pinto também. Isso tudo pra trazer dias melhores e esperança para o nosso povo. Passamos muitas dificuldades e dias obscuros com essa pandemia. Agora, com essas luzes e enfeites, há esperança de dias melhores”, reiterou. Uma árvore de 14 metros de altura também fará parte da decoração da cidade.

Brumado: Vende-se um lote de 250 m² no Bairro São João

Um lote está à venda no Bairro São João na cidade de Brumado. Medido 250 m², sendo 10 metros de frente e 25 metros de fundo. O imóvel está localizado na Rua Gildásio Souza Porto, sendo lote 04, da quadra 08. No local, já conta com água encanada, energia elétrica e pavimentação. O valor do imóvel é R$ 79.900,00. Para maiores informações, ligue: (77) 99955-4311.

Setaf emite boletos buscando maior adimplência frente ao Garantia Safra na Regional de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na regional de Brumado, o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf) está distribuindo os boletos para pagamento do Garantia Safra 2021/2022 aos presidentes de associações rurais. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador do Setaf na Regional de Brumado, José Luiz Alves Ataíde, informou que, até o próximo dia 29, todos os demais serviços estarão suspensos na unidade para atendimento dessa demanda referente ao Garantia Safra. “Até o dia 24, vamos estar atendendo somente as associações e, a partir do dia 24 até o dia 30, vamos atender todos aqueles que não estão dentro de suas associações. Quero também pedir aos presidentes de associações que nos mandem a lista com os nomes dos associados para ganharmos tempo”, afirmou. O coordenador pediu que os produtores se atentem às datas para que não haja transtornos nesse processo de distribuição dos boletos. Segundo Ataíde, a mudança no cronograma ocorreu em razão de um atraso na distribuição do login e senha no Ministério da Agricultura, bem como à inadimplência de algumas prefeituras, que deixaram de pagar suas cotas em tempo hábil para obtenção do Garantia Safra.

Dom Odontologia Premium na campanha novembro Invisalign em Brumado

Invisalign é um aparelho premium de última geração, que alinha seus dentes muito mais rápido sem alterar sua aparência, é removível e muito fácil de higienizar. A Dom Odontologia Premium dedicou especialmente o mês de novembro para dar a você a oportunidade de mudar de vida com os alinhadores invisíveis Invisalign. Agende sua avaliação e venha conhecer o que há de mais tecnológico na ortodontia mundial, faça o escaneamento 3D com nosso scanner iTero e veja como ficará seu sorriso após o tratamento. A Dom Odontologia Premium está localizada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 570 - 1º andar. Os telefones são (77) 3441-0728 e (77) 98108-8430.

Brumado: 'É caso de polícia', diz prefeito sobre abstenção de doação de terreno para hospital particular Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), soltou a verbo em sua última live semanal sobre a abstenção do poder legislativo com relação ao projeto de doação de terreno público municipal para a construção de um hospital particular. “É caso de polícia”, disparou Vasconcelos, que pretendia doar um terreno avaliado em R$ 5 milhões para a construção da unidade de saúde. Durante a votação do Projeto de Lei nº 057/2021, os vereadores que se abstiveram do voto alegaram falta de informações essenciais, inclusive do projeto de construção, para não votar a proposta (veja aqui). Eduardo pretendia doar um terreno localizado na Avenida Duarte Moniz, no Bairro Santa Tereza, para à Medical Consult - Serviços Médicos Ltda para construção da unidade de saúde. A empresa é sediada em Vitória da Conquista, tem capital social de R$ 8 mil e 33 sócios. Atualmente, 29 sócios foram desligados da empresa, que conta apenas com 4. A área do terreno é de 10.551,93 m². Segundo o prefeito, a empresa pretendia investir R$ 35 milhões na cidade, com 23 especialidades médicas e gerar cerca de 200 empregos. Na live, Lima falou o nome de cada vereador que se absteve de votar a proposta. “Grupo célere pela sua maldade”, lamentou.

Criative dispõe de estúdio fotográfico estruturado para fazer a sua sessão de fotos em Brumado

Em Brumado, a Criative Fotografia agora dispõe de um estúdio fotográfico para acompanhamento infantil, de gestante, famílias, trabalhos publicitários, entre outros. Totalmente estruturado, o estúdio fica localizado na Rua Oflávio Silveira Torres, 27 (ladeira do antigo cinema). Agende as suas fotos através do WhatsApp (77) 99962-8241. Criative Fotografia é a garantia de qualidade e um olhar fotográfico sensível.

Brumado: Solenidade em escola cívico-militar marcou o Dia da Bandeira Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Dia da Bandeira foi lembrado nas escolas militares de Brumado com uma solenidade em deferência a um dos maiores símbolos do país. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a Major Leila Silva, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), defendeu que esse tipo de solenidade deve fazer parte do dia a dia das escolas para lembrar aos alunos a importância e representatividade que os símbolos nacionais têm. “Temos que ter esse compromisso e pertencimento com a nossa Nação”, pontuou. O subtenente Douglas Pelizzari, chefe de instrução do Tiro de Guerra de Brumado, também participou do evento. Para ele, a bandeira é um dos maiores símbolos do país, para a qual a população deve respeito e estima. O modelo de ensino implantado na escola, para o secretário municipal de educação, João Nolasco, é uma forma de resgatar valores como respeito e disciplina. “O dia de hoje para os alunos foi muito importante. Eles jamais vão esquecer dessa data”, pontuou. Emocionada, a aluna Camile Martins conduziu a cerimônia. Com o sonho de ser policial, ela relatou que estudar em uma escola cívico-militar a aproxima mais do que ela espera para o futuro. “Eu gosto da escola, estou no nono ano. Pra mim, ficaria aqui até me formar e poder fazer a prova para a polícia. Está sendo a melhor coisa estudar nessa escola”, concluiu.

Brumado: CDL está comercializando certificado digital para profissionais de saúde

Em Brumado, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) está comercializando o “e-Saúde”, certificado digital direcionado para todos os profissionais da área de saúde. Segundo a CDL, o e-Saúde proporciona vantagens de valor, segurança, agilidade e confiabilidade que o certificado e-CPF Plus fornece. Além disso, poderão assinar digitalmente prescrições médicas, atestados digitais e ainda garantir o armazenamento de informações dos pacientes em sistema para os hospitais que possuem PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), dentre outras facilidades. Agende a sua certificação digital SPC pelos telefones (77) 3441-1222 e (77) 99976-2714.

2ª CIPRv realiza parada de instrução em Brumado destacando operação 'pista não é pasto' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, a 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) realizou uma parada de instrução com destaque para a Operação Pista Não é Pasto. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Major Davi, comandante da companhia, informou que a quantidade de acidentes envolvendo animais soltos nas rodovias aumentou bastante e a 2ª CIPRv vai intensificar as ações da operação neste final de ano. “Nessa época, a movimentação de veículos aumenta na pista. As pessoas se deslocam para visitar os seus familiares, principalmente agora que a pandemia está normalizando. Vamos realizar uma operação específica para atacar essa situação, que é o projeto “Pista Não é Pasto”, disse. O Major garantiu ainda que vai trabalhar para garantir melhorias para a Polícia Rodoviária na região. “Aos poucos, estou vendo o que precisa. Independente do tempo que leve pra chegar, já conseguimos executar um bom serviço em prol da sociedade com o que temos, tanto em termos de material humano quanto estrutural”, completou.

Endocrinologia na Clínica Exame: Conheça a atuação e quais as doenças mais comuns

Endocrinologia é uma especialidade médica que estuda as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de secreções fisiológicas. Trata-se de uma especialidade médica que cuida de doenças relacionadas a alterações hormonais e metabólicas. Veja alguns exemplos: Diabetes; Osteoporose; Obesidade; Alterações na tireoide; Puberdade precoce; Problemas de crescimento; Distúrbios na menstruação; Problemas com a menopausa. Além das situações acima, você deve procurar um Endocrinologista quando sentir mudanças no seu organismo, como: distúrbios de sono e desenvolvimento sexual irregular, por exemplo, pois podem ser seus hormônios dando sinais de que algo não está certo. A melhor forma de descobrir se o acompanhamento é necessário, no entanto, é fazendo um check-up pelo menos uma vez ao ano. Cuidar da sua saúde inclui procurar o especialista certo para cada disfunção. Saber o momento em que o corpo acende o alerta e pede mais atenção é ideal para a prevenção de doenças. Caso tenha se identificado com o que falamos aqui, então não deixe de entrar em contato conosco. (77) 3441-9286 e (77) 99991-5757 (WhatsApp). Laboratório e Policlínica Exame fica localizado na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 655, Centro de Brumado.

Após decisão do TJ-BA, prefeito de Brumado reintegra professora ao cargo após ter sido demitida Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), reintegrou nesta sexta-feira (19), a professora Osmarlene Bonfim Moura ao seu cargo. A servidora havia sido demitida pelo prefeito após conclusão de Processo Administrativo Disciplinar (PAD). No último dia 08 de novembro o Desembargador Geder Rocha Gomes do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) deferiu uma liminar determinando a reintegração da servidora (veja aqui). Vasconcelos cumpriu a decisão do Mandado de Segurança que foi impetrado por Moura no judiciário baiano.

Presidente da Câmara pauta projeto que visa burocratizar a vida da população brumadense Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O projeto de lei complementar nº 041/2021, que visa alterar a lei que instituiu o Código de Obras e Urbanismo de Brumado, de autoria do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), foi incluído na pauta desta segunda-feira (22) pela presidente da Câmara, vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, será em primeira e única discussão e votação. Com o código de obras e urbanismo para burocratizar a vida da população brumadense, Vasconcelos quer o poder para que toda a ligação de água e energia a ser realizada pelas concessionárias (Embasa e Coelba), em qualquer imóvel, deva ser precedida de consulta feita diretamente pelo contribuinte à Secretaria de Infraestrutura - após o parecer favorável à ligação emitida pelo Poder Público Municipal, poderá a concessionária proceder a ligação. O projeto não deixa claro a documentação necessária para a ligação de serviços essenciais e não tem prazo para a prefeitura emitir um parecer para a ligação da água e da luz. Ao que tudo indica, mais uma vez, a decisão final ficará nas mãos da presidente da Câmara de Brumado. Com seu voto de minerva, a petista poderá aprovar ou rejeitar o código de obras e urbanismo.

Arquivo