Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
12/2016
fechar

Vale obtém licença para maior projeto de mineração do mundo Foto: Divulgação

A Vale recebeu licença de operação do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para iniciar a exploração no projeto S11D, no Pará – “maior projeto de minério de ferro da história da empresa e da indústria da mineração”, segundo a companhia. A previsão é que o empreendimento entre em operação comercial em janeiro de 2017. A licença de operação é válida por 10 anos e inclui mina para extração de minério de ferro, usina de beneficiamento, acessos, pilhas de estéril, diques e demais estruturas auxiliares. “A decisão ocorreu após a conclusão, no último dia 30/11, de parecer técnico que apontou não haver óbices à emissão da licença de operação”, informou o Ibama. A licença estabelece o cumprimento de 16 condicionantes específicas pela empresa. O projeto S11D não contempla barragens de rejeitos. Segundo o Ibama, o beneficiamento do minério ocorrerá sem a necessidade de adição de água, tornando desnecessário o estabelecimento de barragens de rejeitos. “Isso se deve à combinação da qualidade do minério a ser lavrado com a tecnologia de beneficiamento proposta durante a análise de viabilidade ambiental do empreendimento”, informou o Ibama.

Operação Zelotes: MPF denuncia Lula e filho por crimes Foto: Reprodução

O ministério Público Federal em Brasília (MPF-DF) informou nesta sexta-feira (9) que denunciou à Justiça o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o filho dele Luiz Cláudio Lula da Silva pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A denúncia foi apresentada no âmbito da Operação Zelotes. De acordo com o MPF, a denúncia foi feita após as investigações apontarem indícios de envolvimento do petista e de seu filho, além de Mauro Marcondes e Cristina Mautoni – que também foram denunciados – em negociações apontadas pelos investigadores como irregulares e que levaram à compra de 36 caças do modelo Gripen pelo governo brasileiro. Também há, segundo o MPF, indícios de irregularidades na prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos por meio de uma medida provisória. De acordo com o G1, é a quarta denúncia apresentada contra Lula, a primeira no âmbito da Operação Zelotes. Caso a denúncia contra Lula seja aceita, será a quarta ação penal em que o ex-presidente figurará como réu.

Oeste da Bahia usa tecnologia para se manter no plantio de algodão

Considerado o “ouro branco do cerrado”, o algodão é uma importante fonte de renda na região oeste da Bahia. O município de São Desiderio é o maior produtor do Brasil, o que ajuda a colocar o estado como segundo que mais produz algodão no país. Como na última safra o clima seco não colaborou para as plantações na região oeste do estado, alguns agricultores apostaram na tecnologia para reerguer a produção.  De todas as lavouras plantadas, a do algodão foi a que menos sofreu com a seca, mas ainda assim, os números ficaram bem abaixo daqueles que eram esperados. Os agricultores colheram quase 22% a menos do que estava previsto. A média colhida por hectare foi de 165 arrobas, mas a previsão é de que esse número ultrapassasse as 200 arrobas. De acordo com o G1, cada hectare custa em média, atualmente, quase R$ 8 mil, e o produto é exportado para países como Turquia, Indonésia e China. 

Brumado: Coelba informa sobre desligamento de energia em Umburanas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima terça-feira (13), de 8h às 11h, no Bairro Rural, na localidade de Umburanas, em Brumado. Os locais atingidos serão: Av. Brumado, Av. Santa Fé, Fazenda Santa Fé, Fazenda Surucucu, Povoado Umburanas e Rua da Estação. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas, mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.  

Idosa morre durante incêndio em sua residência na cidade de Itapetinga Foto: Itapetinga Repórter

Um incêndio ocorrido na madrugada desta sexta-feira (9), em uma residência na cidade de Itapetinga, no sudoeste baiano, tirou a vida de Nelita de Oliveira Melo, de 85 anos. Segundo o Itapetinga Repórter, a casa pegou fogo e o corpo da vítima foi encontrado carbonizado no local. Ao perceberem as chamas, vizinhos chamaram por socorro e uma equipe da Brigada de Emergência da Azaleia conseguiu conter o fogo. A suspeita é de que o incêndio tenha sido provocado por uma vela que a vítima utilizava em razão de uma queda de energia registrada no bairro, no final da noite. O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Vitória da Conquista e o caso está sendo investigado.

Brumado: Após episódios de atritos, Gilberto Lima Dias e Eduardo Vasconcelos selam a paz Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No primeiro mandato do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), entre 2005 e 2009, um dos seus principais desafetos era o seu primo Gilberto Lima Dias (PTB), o Giba, que na época se elegeu vereador e tornou-se um dos símbolos da oposição no legislativo. Desde então, houve vários episódios em que a amizade entre os parentes foi posta em cheque, uma vez que as divergências resultaram em declarações nada amistosas à imprensa. Na última eleição, por exemplo, Gilberto apoiou o candidato adversário do prefeito eleito. Para surpresa de todos, nesta semana houve um encontro público entre os dois, ocorrido durante a sessão do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), do qual o ex-vereador é presidente, e ambos mostraram entrosamento perante o público presente. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o conselheiro rural considerou que os atritos com o primo fazem parte das diferenças de personalidade, mas afirmou que eles mantêm uma relação equilibrada em prol do bem da família. “Nosso temperamento é explosivo, mas sempre soubemos resolver nossas diferenças, até porque Eduardo é meu primo carnal e compadre, batizou meu filho caçula. Nós tivemos problemas institucionais, na época em que fui vereador em oposição a ele. O que eu via de errado batia com força, mas também dava à mão a palmatória e o elogiava quando um projeto ou ação eram executados com êxito”, disse Giba. Ele destacou que não há uma relação íntima, mas também não são inimigos. “Considero ser uma relação equilibrada e saudável. Ele faz as coisas do jeito dele e eu faço do meu. Às vezes, a gente explode, mas pede desculpas. Não tenho rancor e mágoa de ninguém, muito menos do meu primo”, concluiu.

Inflação desacelera e tem menor taxa para novembro desde 1998 Foto: Estúdio Luz

O índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, desacelerou de outubro para novembro ao passar de 0,26% para 0,18%, segundo informou nesta sexta-feira (9) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o menor índice para os meses de novembro desde 1998, quando registrou queda de 0,12%. O resultado de novembro foi influenciado pela maior queda do preço dos alimentos, de -0,05% para - 0,20%. Ficaram mais baratos feijão carioca e tomate – que durante meses foram considerados os vilões da inflação –, além da batata inglesa. A alimentação fora de casa subiu, mas em uma velocidade menor, de 0,75% para 0,33%. Também recuaram mais os preços relativos a artigos de residência (de -0,13% para -0,16%), sob influência de eletrodomésticos (-0,92%) e aparelhos de TV, som e informática (-0,92%). De acordo com o G1, outros grupos de despesa continuaram subindo, porém, em um ritmo menor de outubro para novembro. A alta de habitação, por exemplo, passou de 0,42% para 0,3%. Ela foi puxada pelas reduções nas tarifas de energia elétrica em algumas capitais. Preços de vestuário (de 0,45% para 0,2%) e transportes (0,75% para 0,28%) também subiram menos de um mês para o outro - influenciados pelas reduções nos preços dos combustíveis autorizadas pela Petrobras. Na contramão, ficaram mais caros os itens relacionados a saúde e cuidados pessoais (de 0,43% para 0,57%); despesas pessoais (de 0,01% para 0,47%); educação (de 0,02% para 0,06%) e comunicação (de 0,07% para 0,27%).

Brumado: Magnesita realiza projeto de humanização e ajuda ao próximo Foto: Caroline Novaes

A Magnesita realizou na última semana a primeira ação do projeto “Uma Onda de Amor”, uma iniciativa que faz parte do Programa de Voluntariado Empresarial, cujo objetivo é sensibilizar funcionários e a população de Brumado sobre a importância da doação de sangue e de atitudes de ajuda ao próximo. Voluntários da própria Magnesita e outros convidados realizaram ações de humanização no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto e a ainda na unidade local do Hemoba. Além da doação de sangue, foram distribuídas lembranças e mensagens de Natal aos pacientes. Os envolvidos na iniciativa distribuíram rosas pelas ruas da cidade, convidando as pessoas a fazerem parte dessa corrente de amor. Segundo a analista da área de Comunicação e Responsabilidade Social da empresa, Lucilla Soledade, essa é a primeira vez que a empresa promove o projeto. “Foi um dia muito especial. Percebemos que, juntos, podemos fazer um mundo melhor e a diferença na vida de muitas pessoas”, contou Lucilla.

Conheça os planos do Sicoob Consórcios em Brumado

Está pensando em adquirir um imóvel ou um carro novo? Então, o Sicoob Consórcios é a sua melhor opção. Em Brumado, a agência trabalha com inúmeras opções, com diferentes valores, taxas de administração e condições de pagamento. Escolha a que melhor atenda as suas preferências e faça agora mesmo o seu consórcio junto o Sicoob. Essa é a chance de realizar o sonho da casa ou do carro próprios. Para saber mais sobre os consórcio, ligue (77) 3441-3635 ou compareça à Agência Sicoob.

Conheça os planos do Sicoob Consórcios em Brumado
Brumado: Chuva provoca pontos de alagamento, desabamentos e outros transtornos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A chuva que caiu na tarde de quinta-feira (8) fez o município de Brumado parecer noite. O céu ficou escuro com densas nuvens carregadas que logo desabaram com a precipitação pluviométrica. A chuva se transformou em uma pequena tempestade, pois chegou acompanhada de rajadas de ventos, relâmpagos e trovões. O temporal provocou a queda de muros, pontos de alagamento, abertura de buracos em várias ruas, destelhamento de algumas casas e até a queda de energia em um sistema semafórico no centro comercial. 

Brumado: Chuva provoca pontos de alagamento, desabamentos e outros transtornos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A estação Clima Tempo prevê que o dia deve continuar com o céu coberto de nuvens pela manhã e fortes pancadas de chuva durante à tarde e à noite desta sexta-feira (9). A meteorologia aponta ainda que no sábado (10) o tempo continuará nublado e devem ocorrer novas pancadas de chuva com relâmpagos e trovões no domingo (11) e na segunda-feira (12).

Abastecimento de água é afetado em localidades rurais de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com comunicado da Embasa, o abastecimento encontra-se temporariamente interrompido nesta sexta-feira (9) em Lagoa Funda, Itaquaraí, Lagoa do Arroz, Pedra Preta, Itaquerê, Km 18, Curralinho, Cachoeira, Fazenda Nova, Barreiro, Furado dos Veados, Limoeiro, Bernardo José, Coqueiro, André, Retiro, Jacaré, Povoado Lagoa dos Algodões, Três Lagoas e Campo de Dentro. A interrupção se deve à realização de manutenção emergencial em um trecho da adutora de água bruta, atingida por enxurradas. A Embasa recomenda que os moradores das localidades mantenham a economia, consumindo de forma racional a água armazenada nos reservatórios domiciliares, até a conclusão do serviço de reparo.

Secretário estadual de agricultura, Vitor Bonfim deve deixar o cargo e indicar o irmão

O atual secretário de agricultura do estado, Vitor Bonfim (PDT), deve deixar o cargo depois da reforma do secretariado do governador Rui Costa (PT). A mudança já era esperada, visto que Bonfim e Costa se colocaram em posições opostas durante a eleição municipal deste ano. Especula-se que Vitor Bonfim deve retornar à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e indicará o seu irmão, Guilherme Bonfim, atual superintendente da pasta, para o cargo. Apesar da indicação, outros nomes também estão sendo avaliados. De acordo com o Bocão News, dentro da governadoria, o nome de Guilherme é visto com ressalvas.  

Família acusa médica cubana de negligência em morte de trabalhador em Ibicoara

Um homem de 38 anos, natural de Barra de Estiva, morreu na última terça-feira (6), enquanto trabalhava na Fazenda Dois Irmãos, em Ibicoara, no sudoeste baiano. Segundo informações de testemunhas, a vítima, identificada como Rosenildo Jesus Nascimento, estava ajudando outros funcionários da fazenda a fazer uma cerca, quando teve um mal súbito. Ele chegou a ser encaminhado para o posto de saúde do distrito de Cascavel, mas já teria chegado ao local sem apresentar os sinais vitais. Segundo familiares, uma médica cubana que estava de plantão teria se negado a examinar Rosenildo para atestar o óbito. Para a família, houve negligência por parte da médica. De acordo com o Informe Barra, somente após emissão do laudo vai ser possível determinar a causa da morte. 

Imbassahy assumirá ministério no lugar de Geddel Vieira Lima Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O líder do PSDB na Câmara, Antônio Imbassahy (BA), assumirá a Secretaria de Governo no lugar do demissionário Geddel Vieira Lima (PMDB-BA). O anúncio deveria ser feito pelo presidente Michel Temer ainda hoje (8), mas por problemas de agenda será na segunda. O nome foi acertado entre Temer, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Deputado baiano, Imbassahy assumirá a vaga deixada pelo conterrâneo Geddel Vieira Lima, que pediu demissão do cargo, envolvido em crise política. 

Empreiteiros são condenados pela justiça por fraude em licitações em Guanambi

Os empresários Julio César Cotrim e Josmar Fernandes dos Santos, presos em julho na Operação Burla, foram condenados pela Justiça Federal de Guanambi, no sudoeste baiano, no último dia 29 de novembro pelo crime de fraudar o caráter competitivo da licitação. Josmar também foi condenado por apropriação de bens ou rendas públicas em proveito próprio. Os processos foram remetidos para o Tribunal de Justiça Federal da 1ª Região, onde os condenados poderão recorrer das condenações. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, as condenações aconteceram em razão de fraudes realizadas na cidade de Guanambi, em 2004, em um processo licitatório cujo objeto era a reforma de escolas municipais. As obras foram licitadas sem projetos básicos e com objetos repetidos em mais de uma licitação, de forma que, pela planilha orçamentária, não era possível apropriar os serviços separadamente para cada escola. Júlio César e Josmar, além de outros envolvidos no esquema, ainda devem responder por outros crimes no desdobramento dos processos. A Operação Burla foi deflagrada em ação conjunta entre o Ministério Público Federal (MPF), a Controladoria Geral da União (CGU) e a Polícia Federal e o objetivo é desarticular duas organizações criminosas que se valem de empresas de fachada para fraudar licitações e desviar recursos públicos federais. A estimativa é que as fraudes causaram um rombo que pode ultrapassar R$ 80 milhões.  

Loja Maçônica Aliança Sertaneja realiza bingo beneficente em Brumado

Em Brumado, a Loja Maçônica Aliança Sertaneja Baiana e ordens Paramaçônicas (direcionadas a jovens e crianças) estão realizando um bingo beneficente em prol da construção da nova sede. O evento será realizado no dia 18 deste mês, às 10h, na Praça Coronel Zeca Leite. No total, serão três prêmios: 1º - um automóvel Volkswagen Gol 1.0 4 portas completo 0 km; 2º - uma moto Honda CG 160 Start (com partida elétrica) 0 km; e 3°- uma moto Honda CG 160 Start (com partida elétrica) 0 km. A cartela custa R$ 100. O bingo é computadorizado e os compradores não necessariamente precisam estar presentes no evento. As cartelas estão à venda com Manoel Patinha no Mercado Municipal ou na Farmácia Rosana. Foram confeccionadas apenas 1.200 cartelas. Não fique de fora, compre já a sua!  

Brumado: Vereador Édio Pereira comemora liberação de R$ 411 mil para a saúde Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em reunião com o secretário municipal de saúde, o vereador e vice- prefeito eleito, Édio Pereira (PCdoB), comemorou a liberação de mais uma Emenda Parlamentar por ele articulada, no valor de R$ 411 mil. Os recursos, cuja licitação já está em curso, serão utilizados para modernização de todos os Postos de Saúde da Família, que serão informatizados e climatizados. O objetivo é oferecer atendimento de qualidade aos usuários. Serão adquiridos 78 computadores, 78 No break, 28 impressoras, 13 roteadores, 46 aparelhos de ar-condicionado, 03 gabinetes odontológicos, 10 data show, 01 veículo, dentre outros equipamentos. Segundo o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, após a implantação dos equipamentos, a vida dos pacientes deixará de ser registrada em papeis, vez que será implantado o prontuário eletrônico. O vereador lembrou que com essa nova logística e a inauguração da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro São Félix e da Policlínica Regional, Brumado dará um grande passo para se transformar em um grande polo em nossa região. 

Brumado representa o sertão produtivo na Feira Internacional de Agropecuária em Salvador Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Entre os dias 25 de novembro e 4 de dezembro deste ano, aconteceu mais uma edição da Feira Internacional de Agropecuária da Bahia (Fenagro), no Parque de Exposições de Salvador, onde se reuniram autoridades representativas do governo estadual e do governo federal, além de lideranças regionais de cada setor produtivo do estado. A Fenagro é a principal feira do Norte-Nordeste e uma das cinco maiores do Brasil em volume de vendas de animais. O evento é realizado pelas associações de criadores de animais da Bahia. Embora o evento seja voltado para a agropecuária, também é aberto espaço para setores da agricultura. O Sertão Produtivo foi representado pelo município de Brumado através dos produtos da Usina de Beneficiamento de Frutas da comunidade do Campo Seco. O estande administrado pelo presidente da associação do Campo Seco, Judicael Pinheiro, contou com o apoio do subcoordenador do escritório da BahiaTer e Setaf de Brumado, José Luiz Alves Ataíde, tendo recebido dentre as autoridades o secretário estadual de desenvolvimento rural, Jerônimo Rodrigues. O estande do Sertão Produtivo esteve entre os mais visitados no setor da agricultura familiar, apresentando os produtos organicamente saudáveis produzidos pela comunidade rural brumadense. “Brumado representou muito bem a nossa região”, destacou Ataíde.  

Meteorologia prevê que deve continuar chovendo em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Voltou a chover forte em Brumado na tarde desta quinta-feira (8) e vários pontos de alagamento foram formados na cidade. A forte chuva também arrancou o telhado de uma residência localizada na Rua Maria Cândida de Jesus, no Bairro Olhos D’água. Com temperatura mínima de 23°C e máxima de 35°C, o tempo na cidade continua oscilando entre sol forte e episódios chuvosos. Segundo previsão do Instituto de Meteorologia Climatempo, deve chover novamente à noite e a umidade relativa do ar está entre 77% e 95%. Para o final de semana, a previsão é de sol entre nuvens e possibilidade de chuva a qualquer hora do dia ou da noite.

Em votação apertada, professores da Uesb decidem manter greve Foto: Adusb

Os professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) realizaram assembleia e decidiram manter a greve iniciada no dia 28 de novembro deste ano. O evento ocorreu no final da tarde de terça-feira (6) e contou com 132 votos favoráveis à continuidade do movimento, 130 contrários e nove abstenções. De acordo com o G1, a categoria iniciou a greve em protesto contra a PEC 55, de autoria do governo federal, que propõe um limite para os gastos públicos nos próximos 20 anos e contra a reforma do Ensino Médio. Pelos mesmos motivos, estudantes ocupam unidades da instituição desde outubro. A greve dos professores foi definida em assembleia da categoria, realizada no dia 22 de novembro. A Uesb tem unidades em Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga. Nas três cidades, atuam mais de mil professores. Os cerca de 8,6 mil alunos da instituição já estão sem aulas há mais de um mês devido à ocupação dos estudantes.

Guajeru: Gil Rocha é multado em R$ 4 mil por falhas na análise técnica das contas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em sessão realizada na quarta-feira (7), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou com ressalvas as contas da prefeitura de Guajeru, no sudoeste baiano, da responsabilidade de Gilmar Rocha Cangussu (PDT), o Gil Rocha, relativas ao exercício de 2015. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o relator do parecer, conselheiro José Alfredo Dias, imputou multa de R$ 4 mil ao gestor por falhas que foram identificadas durante a análise técnica das contas. O relatório registrou a remessa com atraso ou incompleta de documentos por meio do sistema SIGA, dificultando ou mesmo impedindo o exercício do controle externo pelo TCM, inclusive com a não inserção de elementos indispensáveis à apreciação das contas, e irregularidades em processos licitatórios. Cabe recurso da decisão.

Brumado: Movimentos sociais farão protesto contra a PEC 55 na sexta-feira (9) Foto: Divulgação

Objeto de muita polêmica nos últimos meses, a Proposta de Emenda Constitucional 55 será contestada pelo Coletivo Para Todos, Levante Popular da Juventude, Militância Livre, Modera, Ocupação da Uneb e outros movimentos sociais em Brumado, nesta sexta-feira (9). Segundo os manifestantes, a PEC 55 propõe a diminuição de verbas para direitos sociais durante 20 anos no país. Além disso, os movimentos destacaram que a PEC 55 neutraliza o voto popular, pois a sua redução de investimentos inviabilizará programas dos cinco próximos presidentes eleitos, aprofundando diretamente a desigualdade social. A manifestação ocorrerá a partir das 16h30, no cruzamento da Rua Coronel Tibério Meira com a Dr. Mário Meira, no centro da cidade.

Caetité: Prefeito é multado em R$ 4 mil por irregularidades na prestação de contas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou com ressalvas as contas da prefeitura de Caetité, na gestão de José Barreira de Alencar Filho (PSB), em sessão realizada nesta quarta-feira (7). Segundo apurou o site Brumado Notícias, o gestor foi multado em R$ 4 mil pelas falhas remanescentes no relatório técnico. O relator do parecer, conselheiro Paolo Marconi, registrou como ressalvas a publicação posterior dos decretos de abertura de créditos adicionais suplementares, reincidência na omissão na cobrança de multas e ressarcimentos imputados a agentes políticos do município, baixa arrecadação da dívida ativa, contratações indevidas realizadas sem licitação no montante de R$ 492.500,00 e impropriedades em procedimentos licitatórios, contratos e processos de pagamento. Ainda cabe recurso da decisão.

Arquivo