Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
12/2019
fechar

Livramento de Nossa Senhora: Bispo Dom Armando Bucciol recebe da AL-BA título de cidadão baiano Foto: Divulgação/AL-BA

O Bispo Dom Armando Bucciol, da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, recebeu o Título de Cidadão Baiano no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A honraria foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Nelson Leal (PP). “Um título que me torna ainda mais responsável em me doar ao serviço e para o crescimento democrático, social, cultural e ético do povo com quem partilho alegrias e dores, esperanças e cidadania”, destacou, bastante agradecido. Em seu pronunciamento, o clérigo defendeu a coexistência entre os seres humanos baseada na defesa dos direitos de cada pessoa e na construção e reconhecimento da cidadania para todos. Falou de educação e de cultura como emancipadoras e desejou que “a corrupção e prepotência sejam constantemente rejeitadas pela consciência de todos e, sobretudo, a dos que têm responsabilidade pública”. A distinção foi entregue ao homenageado pelo proponente Nelson Leal, acompanhado da esposa Danda, sua mãe Lia, e as filhas Maria Luíza, Maria Clara e Maria Alice.

Eleições 2020: Pesquisa aponta liderança do médico Geraldo Azevedo para Prefeitura de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Atual prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB) é derrotado pelo pré-candidato à prefeitura, Geraldo Azevedo (PP), em dois dos três cenários estimulados, em que os candidatos são listados aos entrevistados. Foi o que constatou o levantamento da empresa Séculus Análise e Pesquisa em parceria com o Bahia Notícias. No primeiro cenário, Vasconcelos aparece com 24,6% das intenções de voto, enquanto o principal adversário vem com 25,6%. No entanto, por conta da margem de erro de três pontos, para mais ou para menos, ambos estão tecnicamente empatados. Nos outros dois cenários, com o número reduzido de candidatos, Azevedo aparece à frente. Em um, ele venceria por 39,6% contra 28,6%. Num terceiro cenário, haveria uma vitória de Azevedo por 43,2% contra 32,2% do atual prefeito. No cenário espontâneo, em que os candidatos não são listados aos entrevistados, há novamente empate técnico. O atual gestor aparece à frente com 24,4% das intenções de voto, enquanto Azevedo possui 22,2%. O levantamento Bahia Notícias e Séculus Análise e Pesquisa consultou 600 pessoas entre 29 e 30 de novembro. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Eleições 2020: Pesquisa aponta liderança do médico Geraldo Azevedo para Prefeitura de Brumado
Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

Jogadora caculeense é selecionada pelo Vitória para disputar o Campeonato Brasileiro Sub-16 Foto: Aloísio Costa

A jogadora caculeense Leslen Guimarães foi selecionada pelo Vitória para fazer parte da equipe baiana que irá disputar o Campeonato Brasileiro Sub-16. O evento esportivo acontece em Minas Gerais. O Vitória será o único time que irá representar a Bahia e o Nordeste na competição. Com apenas 16 anos, Leslen participará pela segunda vez de uma competição nacional. Ele já disputou o Campeonato Brasileiro Sub-18 e o Campeonato Baiano pela equipe do Lusaca. Leslen viaja para Minas Gerais nesta sexta-feira (06) e, no sábado (07), o Vitória já enfrenta o Grêmio.

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99941-0068 (WhatsApp).

Hospital Regional de Guanambi vai implantar residência em Clínica Médica e em Pediatria Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Hospital Regional de Guanambi (HRG) foi contemplado com a autorização para implantar a residência médica em Clínica Médica e em Pediatria. O hospital pleiteou o credenciamento e habilitação do curso de residência médica e, recentemente, passou por um processo avaliativo que incluiu análise da parte documental, organização administrativa, adequação para residência, espaço físico e assistência. O Ministério da Educação (MEC) emitiu parecer favorável e aprovou o pedido da unidade. Para a diretora Paula Melo, a conquista é um esforço coletivo da diretoria, dos parceiros, dos municípios pactuados e de todos os funcionários. O objetivo, segundo ela, é transformar a unidade em um hospital escola. A residência médica irá proporcionar melhor assistência aos diversos municípios da região. “Este processo trará desenvolvimento na área da saúde não só para Guanambi, como para os municípios da região, tendo em vista que há dois cursos de Medicina implantados na cidade. Além disso, poderá direcionar residentes de todo o país e de todas as modalidades médicas para Guanambi, aumentando a assistência em saúde para aqueles que dela precisam”, completou Melo.

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Foragido da justiça paulista é encontrado escondido na cidade de Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem natural do estado de São Paulo, que praticou o crime de furto de veículo na cidade de Santo André, interior paulista, estava escondido em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, há mais de seis meses. Ele estava morando em uma casa nas proximidades da UPA 24 Horas. De acordo com a Rádio 88 FM, na noite da última quarta-feira (04), o homem acabou sendo preso por promover algazarra em um bar próximo à rodoviária, no Bairro Taquari. Os policiais abordaram o sujeito, que revidou e desacatou os agentes. Então, foi dada voz de prisão ao homem, que foi conduzido à Delegacia de Polícia Territorial de Livramento. Na delegacia, constatou-se que havia um mandado de prisão em aberto em desfavor dele na cidade de Santo André. O acusado segue preso à disposição da Justiça.

José Dirceu divulgará o seu livro em evento na cidade de Guanambi Foto: Lula Marques/PT

No próximo dia 16, o ex-ministro José Dirceu estará em Guanambi, a 141 km de Brumado, para divulgar o seu livro, “Zé Dirceu - Memorias - Volume I”. Inicialmente, o evento foi marcado para acontecer às 19h, no auditório da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), mas a organização avalia mudar o local. O petista fará ainda uma palestra e concederá autógrafos nos livros. A obra autobiográfica foi lançada em 2018 e, segundo o autor, conta sua história de atuação política desde a década de 60. O primeiro volume, escrito durante o período em que ficou preso, fala de sua trajetória até o período em que estourou o escândalo conhecido como Mensalão, ocorrido durante o primeiro mandato do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Pela primeira vez ele revela segredos dos bastidores da luta política dentro do PT e do próprio governo, onde foi chefe da Casa Civil e provável sucessor de Lula, até ser abatido pelas denúncias do chamado “Mensalão”.

Rio do Antônio: Justiça nega mandado de segurança de presidente afastado do legislativo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O presidente da Câmara Municipal de Rio do Antônio, Nelson Antônio Soares (PSD), o Nelsão, foi afastado do cargo pela maioria dos vereadores após denúncias de irregularidades no desempenho de suas funções. Na última quinta-feira (5), ele entrou com mandado de segurança para permanecer na função, mas o mesmo foi negado pela Justiça na sexta-feira (6). De acordo com a justiça, a documentação acostada sequer traz comprovação mínima acerca do procedimento de afastamento. Desta maneira, Nelson continuará afastado da presidência da Câmara de Rio do Antônio. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ele tem prazo de dez dias para prestar as informações que entender conveniente.

Caetité: Médico morre afogado após deixar residência e ser arrastado por enxurrada Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um médico morreu na noite deste domingo (08), em Caetité, a 100 km de Brumado, após uma forte chuva que atingiu a cidade. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Sebastião Mendes Neto, natural do estado de Minas Gerais, veio a óbito após tentar atravessar a rua de sua residência, acabou se desequilibrando e sendo arrastado pela enxurrada. Ele ficou preso debaixo de um veículo e morreu afogado. A Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foram acionados e encaminharam o médico para a Unidade de Pronto Atendimento (Upa 24h), mas ele não resistiu.  Dr. Tião, como era conhecido, saía de sua casa para dar um plantão na Upa 24h, em Caetité. De acordo com a população de Caetité, a forte chuva ainda casou diversos estragos nas vias públicas, que estão intransitáveis. Em Livramento de Nossa Senhora, a chuva com granizo e ventania causou estragos no município. Em Caculé, também choveu forte neste domingo (08).

Livramento de Nossa Senhora tem chuva de granizo com ventos fortes e faz aeronaves desviar rotas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um temporal de aproximadamente trinta minutos causou estragos na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, na tarde deste domingo (08). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, uma chuva de granizo com fortes ventos derrubou telhados de diversas residências e do Terminal Rodoviário, além de árvores na cidade. A nossa reportagem falou com moradores de Livramento de Nossa Senhora, que afirmaram o susto vivenciado com a força da água. “Foi uma chuva muito forte, com ventos e granizo. Ficamos com muito medo pela força da água e a ventania. Apesar de alguns estragos estava precisando de chuva, pois a seca assola a nossa cidade”, disseram. 

Livramento de Nossa Senhora tem chuva de granizo com ventos fortes e faz aeronaves desviar rotas Foto: Reprodução/Flightradar24

De acordo com o L12, aeronaves com destino a cidade de Fortaleza, no Ceará, e países da Europa, que utilizam diariamente a aerovia UZ-61, que corta o município de Livramento tiveram que desviar suas rotas durante a perigosa tempestade.

Palmeiras vence e decreta rebaixamento do Cruzeiro para a Série B Foto: Gabriel Duarte/Twitter

O Cruzeiro vai jogar a Segunda Divisão em 2020. O time de Belo Horizonte foi derrotado por 2 a 0 para o Palmeiras em pleno Mineirão e termina o Brasileirão na 17ª colocação. Aos 35 minutos, o jogo chegou até a ser interrompido por conta de vandalismo praticado no estádio, com cadeiras quebradas e atiradas e intervenção da Polícia Militar. Aos 40, a partida foi novamente interrompida, com todos os atletas reunidos no centro do gramado. Depois de mais de cinco minutos, a decisão do árbitro foi de acabar o duelo antes mesmo do apito final por falta de segurança. De acordo com o Uol Esporte, a transmissão mostrou torcedores sendo carregados, e o telão do estádio chegou a exibir a mensagem para que todos os torcedores saíssem do estádio. A equipe da TV Globo ainda reportou que o delegado da partida pediu, inclusive, para que a imprensa deixasse o estádio. O primeiro gol foi marcado por Zé Rafael, em jogada que começou com belíssimo toque de calcanhar de Dudu para Raphael Veiga, que deu a assistência. O segundo foi feito por Dudu, de cabeça, dentro da pequena área. O Cruzeiro quase não conseguiu incomodar Weverton e só chutava de fora da área. Apesar da vitória, o Palmeiras não conseguiu alcançar o vice-campeonato por conta da goleada aplicada pelo Santos em cima do Flamengo na Vila Belmiro.

Lagoa Real: Idoso é preso acusado de abusar criança de 11 anos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um idoso de 66 anos, identificado como Manoel Aparecido da Silva, foi preso neste domingo (08), acusado de abusar sexualmente de uma menina de 11 anos, na cidade de Lagoa Real, a 80 km de Brumado. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), ao site Achei Sudoeste, uma guarnição que realizava patrulhamento ostensivo no município, recebeu uma denúncia anônima, informando que uma menina de 11 anos estaria sofrendo abuso sexual por parte de um vizinho. A polícia não descarta a possibilidade de a mãe da criança ter ciência do fato. A PM passou o caso para o Conselho Tutelar e os oficiais deslocaram em apoio até a residência da criança. No local, a mãe e a garota foram localizadas. A menina teria informado que havia sido abusado no último sábado (07). A polícia encaminhou a vítima para o Hospital Municipal de Lagoa Real, onde foi realizado exames. O suspeito foi detido em seguida. Todos os envolvidos foram encaminhados para a delegacia territorial de Caetité.

RHI Magnesita diz que mina de Brumado tem um viés extremamente estratégico para indústria nacional Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O presidente da RHI Magnesita na América do Sul, Francisco Carrara, falou à rádio Super 91,7 FM e ao jornal o Tempo, sobre os investimentos da empresa no Brasil. De acordo com a reportagem, a RHI Magnesita, acreditando no Brasil, já fez um investimento de R$ 257 milhões. Para Francisco Carrara, a mina de Brumado e o complexo de Contagem, em Minas Gerias, são estratégicos para a indústria nacional. “A mina de Brumado, o complexo industrial de Contagem –, tem um viés extremamente estratégico para a nova companhia e para a indústria nacional”, disse. A reportagem também falou sobre o fechamento de fornos e a construção de novos com mais tecnologia, tendo em vista que os atuais são da década de 40. “Passaram por modernizações, e elas atendem plenamente nosso mercado. Mas estamos acreditando no futuro do Brasil, no futuro da América do Sul, e, consequentemente, vai ter um aumento do índice de exportação. Já demolimos quatro fornos antigos, para começar a construir uma nova área de moagem. Em janeiro, começamos com outras etapas das obras. Tem alguns equipamentos que serão importados, nosso objetivo é entregar a obra em 2021”, garantiu Carrara.

Bombeiros resgatam criança presa em panela de pressão Foto: Reprodução/WhatsApp

Uma criança de 1 ano e 9 meses de idade ficou presa dentro de uma panela de pressão e foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros. O caso aconteceu em Goiana, na Região Metropolitana do Recife, na noite da sexta-feira (6) e foi divulgado pela corporação na manhã deste sábado (7). A menina estava brincando com a panela quando entrou nela, ficou presa pela cintura e não conseguiu mais sair, segundo o Corpo de Bombeiros, que foi acionado pela mãe da criança. De acordo com o G1, o resgate teve início às 18h19, na Rua Nova Goiana, e durou aproximadamente uma hora. Após tentarem retirar a criança de dentro da panela normalmente, mas sem êxito, os bombeiros utilizaram ferramentas de corte para resgatar a menina, que não ficou ferida na ocorrência. “Apesar do susto, mãe e filha passam bem. A genitora prometeu que brincaria de outra coisa”, informou o Corpo de Bombeiros por meio de nota.

Inscrição para vestibular 2020 da Uesb começa no dia 16 de dezembro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) vai abrir, no dia 16 de dezembro, as inscrições para o vestibular 2020, que devem ser feitas exclusivamente pela internet. O prazo termina no dia 9 de janeiro do ano que vem. A universidade oferece 709 vagas para os 47 cursos de graduação, no primeiro período letivo de 2020 e 477 para o segundo período. Metade das vagas é disputada em ampla concorrência e a outra metade é destinada aos candidatos cotistas. Além disso, a universidade disponibiliza três vagas adicionais para quilombolas, indígenas ou pessoas com deficiência, em cada curso. Entre as opções, estão 22 licenciaturas e 25 bacharelados, distribuídos nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. A lista completa de graduações disponíveis por campus pode ser conferida no site da Uesb, no qual o edital também está disponível. As provas serão aplicadas nos dias 2 e 3 de fevereiro, nos três campis. Os candidatos vão fazer provas objetivas e uma redação. As provas objetivas serão divididas em português (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira), língua estrangeira, matemática, ciências humanas (História, Geografia e Conhecimentos Contemporâneos) e ciências da natureza (Física, Química e Biologia). No ato de inscrição, o candidato deve escolher a opção de língua estrangeira: Inglês, Francês ou Espanhol.

Incêndio atinge agência bancária em distrito de Nova Viçosa Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um incêndio atingiu agência bancária localizada no distrito de Posto da Mata, em Nova Viçosa, cidade do sul da Bahia, no sábado (7). De acordo com informações do 18º Grupamento de Bombeiros Militar, a equipe se deslocou para o local por volta das 7h45 e, por volta das 9h, o fogo já estava controlado, com os bombeiros realizando o rescaldo. Ainda segundo os bombeiros, ninguém ficou ferido no incêndio, houve apenas dano material. De acordo com o G1, ainda não há informações sobre como o incêndio começou.

Ônibus da Novo Horizonte tomba na BA-148 em Jussiape Foto: Vinny Publicidade

Um ônibus da empresa Novo Horizonte tombou no último sábado (07), no município de Jussiape, a 121 km de Brumado, na região da Chapada Diamantina. O acidente aconteceu em um trecho da BA-148, próximo à entrada da fazendo do Senhor Estácio, no Distrito de Caraguataí e, apesar do susto, não foi registrado feridos com maior gravidade entre os passageiros. De acordo com Vinny Publicidade, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Militar, estiveram no local, e todos os ocupantes do ônibus passam bem. As causas do acidente ainda são desconhecidas. O ônibus seguia do Distrito de Caraguataí, em Jussiape, com destino a cidade de Livramento de Nossa Senhora.

Sandy & Junior teve 2ª maior bilheteria por show em 2019 Foto: Fábio Tito/G1

A turnê de Sandy e Júnior teve a segunda maior bilheteria por show em 2019, segundo levantamento publicado pela Pollstar, empresa especializada no mercado de shows. Segundo o ranking divulgado nesta quinta-feira (5), a dupla teve bilheteria de US$ 2,26 milhões por shows (cerca de R$ 9,36 milhões). O número leva em conta a renda total média por apresentação. Sandy e Júnior ficaram atrás apenas de Elton John. “Nossa História” marcou o reencontro dos irmãos no palco para comemorar 30 anos carreira em 16 shows no Brasil, um nos Estados Unidos e outro em Portugal. O Top 20 Gobal de Turnês é um ranking que mostra a média de bilheteria por show e também o preço médio dos ingressos. A lista da Pollstar é baseada em informações que, segundo a empresa, são fornecidas pelos produtores das turnês e pelos donos de ginásios e estádios. Procurada pelo G1, a assessoria da Live Nation, produtora da turnê, não quis confirmar as cifras divulgadas no ranking.

Combustíveis terminam a semana em alta nas bombas, diz ANP Foto: Marcelo Brandt/G1

O preço médio da gasolina e do diesel nas bombas terminou a semana em alta, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (6) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Segundo o levantamento, o valor médio da gasolina por litro para o consumidor subiu 1,38%, para R$ 4,489. Foi o sexto aumento semanal consecutivo. Já o preço do diesel subiu 0,27% na semana, para R$ 3,718 por litro, em média, interrompendo uma sequência de três recuos semanais seguidos. O preço do etanol também subiu. A elevação foi de 1,83%, para R$ 3,060 por litro. Foi a 11ª alta consecutiva. De acordo com o G1, os valores são uma média calculada pela ANP com dados coletados em postos em diversas cidades pelo país. Os preços, portanto, variam de acordo com a região.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta sexta-feira (6) o resultado de um estudo que analisou dados dos últimos 30 anos, e a conclusão é que o número de funcionários públicos no Brasil mais que dobrou. O cidadão, que paga impostos, quer serviços públicos de qualidade. Mas reclamações vão de Norte a Sul do país. No Rio, a falta de segurança tira o sono do carioca. Em Picos, no Piauí, faltam vagas na única emergência da cidade. De acordo com o G1, entre o cidadão e o funcionário que presta o serviço estão os administradores: municípios, estados e governo federal que, juntos, têm 11,4 milhões de postos de trabalho. Nas últimas três décadas, o funcionalismo público no país mais do que dobrou. O setor privado cresceu menos. Só em 2017 foram gastos quase R$ 751 bilhões com funcionalismo público. Como estão distribuídos esses servidores e onde houve o maior aumento? A resposta chama a atenção. Apenas um em cada grupo de dez funcionários está na esfera federal. O crescimento está concentrado nos municípios, que têm seis entre dez servidores públicos do país. Em 1986, as prefeituras tinham 1,7 milhão de servidores. Em 2017, 6,5 milhões, um aumento de 276%.

Servidora vende doces na rua após 9 meses sem receber em São João de Meriti Foto: Reprodução/TV Globo

Com a aposentadoria atrasada há 9 meses, uma ex-professora de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, resolveu vender quitutes em frente à prefeitura em forma de protesto. Sônia Marinete Ferreira Ramos, de 60 anos, se viu obrigada a trabalhar como ambulante para conseguir alguma renda. De acordo com o G1, a situação de Sônia se repete com muitas pessoas, inclusive com a mãe dela que também é aposentada pelo município. Ela vende empadas e bolos para tentar pagar as contas. “Mais um dia de reivindicação, de luta, de força (...) porque se nossos salários tivessem em dia não precisava estar fazendo isso aqui. [Lucrei] 33 reais. É minha meta? Não é minha meta. É a quantidade de coisas que eu tenho para mostrar pelo menos a minha indignação com o que está acontecendo conosco, comigo e com a minha mãe”, afirmou Sônia. Para ela, o sentimento é de injustiça com uma professora de português que dedicou 32 anos de trabalho para formar cidadãos. “Eu me sinto injustiçada porque levei minha vida toda dentro do município trabalhando, cumprindo com as minhas obrigações e quando mais preciso não tenho nem o salário”, afirmou. A prefeitura de São João de Meriti informou que espera regularizar a situação dos aposentados com a venda de dois terrenos.

Vitória da Conquista: Bebê com problema no coração espera por transferência para unidade especializada Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Uma bebê com problema no coração espera por uma transferência para uma unidade especializada há mais de 15 dias, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Dezesseis dias após nascer, Heloísa Gonçalves Santos foi diagnosticada com cardiopatia congênita, uma alteração na estrutura do coração. A pequena nasceu há 25 dias e segue internada no Hospital Municipal Esaú Matos. Ela precisa de uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, em Salvador. “Ela já nasceu com uma malformação do coração. Existem algumas malformações que são mais comuns e, no caso da Heloísa, é uma malformação mais rara. O lado esquerdo do coração dela não foi totalmente desenvolvido, então a função dele é muito ruim”, explicou a pediatra e neonatologista, Silvia Teixeira. Segundo o G1, o quadro de saúde da recém-nascida é considerado grave. Ela chegou a precisar da ajuda de aparelhos para respirar. “A única chance dela é a cirurgia e que seja o mais rápido possível, porque, na verdade, essa medicação que a gente usa é para ser usada por pouco tempo até estabilizar o paciente para operar. Cada dia que ela passa aqui aumenta a chance de infecção e de uma morte súbita, então é um caso urgente”, disse Silvia Teixeira. Os pais da recém-nascida, Eliza Costa e Hélio Santos, contam que procuraram o Ministério Público (MP-BA) e aguardam uma reposta do órgão sobre a transferência imediata da filha. Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou que está em busca de um leito especializado para fazer a transferência da recém-nascida.

Arquivo