Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Seguindo as recomendações do Conselho Federal de Odontologia e do Ministério da Saúde, os cirurgiões-dentistas da rede particular do município de Brumado decidiram suspender os atendimentos odontológicos clínicos eletivos por um período de 15 dias. O prazo poderá ser prorrogado a depender das recomendações técnicas e de saúde. Segundo a nota, somente serão mantidos os atendimentos de urgência. A medida tem como base a preservação da saúde dos profissionais da odontologia e da população ante o surto de coronavírus que assola o mundo. “Estudos científicos confirmam que, por conta da proximidade entre profissional, equipe auxiliar e paciente durante o tratamento odontológico, com exposição e disseminação de fluidos, há um alto risco de contaminação”, ressaltou, na nota. Representante do conselho na cidade de Brumado, o dentista Moacir Pires Júnior disse ao site Achei Sudoeste que a suspensão vem para contribuir no sentido de evitar aglomerações e, consequentemente, barrar a linha de transmissão do vírus. “A taxa de transmissão é muito alta e o Conselho tomou essa atitude para tentar proteger a comunidade. Estamos evitando potenciais riscos de contaminação na rede pública e privada. Estamos juntos nessa luta contra o coronavírus”, frisou.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Através do decreto nº 5.244 (clique aqui e veja), o prefeito do município de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), decretou situação de emergência no âmbito da saúde pública na cidade, bem como dispôs sobre medidas temporárias de prevenção, contágio e enfrentamento decorrente da propagação do coronavírus. A cidade já tem três casos suspeitos da doença. De acordo com o documento enviado ao site Achei Sudoeste, ficam suspensas, pelo período de 30 dias, contados a partir de amanhã (19), as aulas em todas as escolas da rede pública e privada, as inaugurações feitas pela municipalidade, cirurgias e procedimentos eletivos, consultas especializadas, as atividades regulares da Central de Marcação, atendimentos em consultórios odontológicos da rede pública, todos os programas das Unidades de Saúde da Família, as atividades coletivas do CAPS, férias dos profissionais de saúde, viagens de rotina dos pacientes do TFD, eventos e atividades, públicos e privados, sejam eles de caráter cultural, esportivo ou comemorativo, as visitas de pacientes nas UTI's adulto e as visitas de pacientes em observação. A Secretaria Municipal de Saúde emitirá boletins diários para manter a população atualizada acerca da situação objeto deste decreto.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A pedido da Associação dos Membros do Ministério Público da Bahia (Ampeb), a procuradora-geral de Justiça, Norma Cavalcanti, determinou a suspensão do atendimento presencial ao público externo, bem como o acesso aos prédios que integram a estrutura física da instituição. A suspensão do atendimento valerá até o dia 30 de março, com possibilidade de prorrogação. O MP também suspendeu as sessões dos Órgãos Colegiados. Todo atendimento no período será realizado de forma eletrônica ou por telefone. Somente alguns casos serão atendidos presencialmente, a depender da situação, com fornecimento de meios de proteção à saúde das pessoas envolvidas. Nesses casos, os servidores trabalharão em um sistema de rodízio, com exclusão dos profissionais com mais de 60 anos, gestantes, lactantes e pessoas com doenças crônicas. O ingresso aos prédios só será permitido para os membros que necessitem exercer funções presencialmente, aos advogados e profissionais do Sistema de Justiça, assim como as pessoas notificadas a comparecer às sedes. Anteriormente, o MP-BA já havia instituído o teletrabalho, mas não havia suspendido o atendimento presencial, restringido o acesso do público a alguns setores do órgão.
Foto: Divulgação/IBGE O IBGE decidiu adiar o Censo Demográfico de 2020 para 2021, atribuindo a decisão ao avanço do coronavírus, que poderia pôr em risco recenseadores e domicílios pesquisados. As informações são do jornal Extra. Estava prevista a atuação de 180 mil recenseadores que iriam visitar 71 milhões de domicílios brasileiros. A primeira etapa de treinamento do censo estava prevista para o mês que vem. A verba do Censo 2020 será destinada ao Ministério da Saúde. “O IBGE estabeleceu compromisso com o Ministério da Saúde de realocar o orçamento do censo 2020 em prol de ações de enfrentamento do coronavírus. Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo”, disse o IBGE. O Censo tinha orçamento de 2,3 bilhões de reais. O processo seletivo para contratação de recenseadores e supervisores, que iria contratar cerca de 210 mil pessoas, foi suspenso.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O município de Brumado já tem três casos suspeitos do Covid-19, o novo coronavírus. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo secretário de saúde da cidade, Cláudio Soares Feres. De acordo com o secretário, dois pacientes suspeitos vieram do estado de São Paulo para a cidade. Já no terceiro caso, a paciente estava fora do país. As coletas dos exames serão realizadas na tarde desta quarta-feira (18) e ambos serão enviados para o Laboratório Central (Lacen), em Salvador. O resultado será divulgado nos próximos dias. Em todos os casos, os pacientes foram orientados a manter isolamento dentro de casa. A secretaria de saúde do município pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e evitando aglomerações.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em Brumado, a diretoria da 21ª Subseção da OAB-BA decidiu suspender todos os eventos e reuniões, bem como limitar os atendimentos na sede até o dia 31 de março, como medida para conter o avanço do coronavírus e preservar a saúde dos advogados e colaboradores. “Estão suspensos os atendimentos ao público externo na OAB/BA - Subseção Brumado, a partir desta quarta-feira (18), incluindo os serviços da CAAB, utilização de salas, computadores, auditório, etc. Fica mantido o funcionamento da subseção para trabalhos internos e medidas de urgência”, informou, em nota. Segundo a OAB, os contatos deverão ocorrer apenas através dos telefones (77) 3441-6009 e (77) 99901-8648, ou dos e-mails [email protected] / [email protected]. É facultado aos advogados o eventual fornecimento do acesso remoto aos dispositivos eletrônicos. “Contamos com a compreensão de todos, já que o momento é de priorizar a prevenção”, destacou.
O ministro Luiz Henrique Mandetta reforçou a recomendação de que os idosos recebam atenção especial das famílias durante o enfrentamento do coronavírus no país. “Cuidem dos idosos. É hora de filho e filha cuidarem dos pais”, afirmou Mandetta, durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (17), que atualizou os números de casos confirmados do novo coronavírus no país. O ministro também pediu que os pais evitem levar crianças para a casa dos avós. “Muitas vezes, as crianças são portadores assintomáticos. É muito difícil evitar o contato de um avô, uma avó com um neto. Não podemos deixar nossos idosos em risco”, afirmou. De acordo com Mandetta, a saúde dos idosos é prioritária para evitar o estrangulamento das unidades de terapia intensiva do país, pois o grupo tende a apresentar quadros mais graves da doença.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Na manhã desta quarta-feira (18), após reunião com sua equipe de governo, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), emitiu um decreto determinando, entre outras medidas, a suspensão das aulas nas redes municipal e particular. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor disse que a secretaria de saúde irá publicar, diariamente, informativos atualizando a comunidade sobre as orientações a serem adotadas para prevenção. “Até as inaugurações vão parar. Vão ocorrer, mas sem a presença das pessoas. Só vamos dar por inaugurado”, completou. As determinações já valem a partir desta quinta-feira (19).
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Membro da coordenação do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) de Brumado, Alessandro Silva, entregou pessoalmente um ofício com solicitações para área da segurança na cidade. Ao Achei Sudoeste, ele informou que a entidade, através do documento, pede uma posição do governador a respeito do funcionamento do presídio, que já está pronto há mais de dois anos. “Temos esperança de ainda este ano concluirmos a inauguração do presídio em Brumado”, disse. As outras reivindicações, segundo Silva, dizem respeito à instalação de uma Brigada do Corpo de Bombeiros no município e à criação da Ronda Maria da Penha, que visa dar uma proteção maior às vítimas de violência doméstica. “São equipamentos muito importantes para segurança do nosso município”, afirmou.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste As visitas aos presos que estão custodiados na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, foram suspensas na manhã desta quarta-feira (18). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a medida foi decretada por tempo indeterminado pelo delegado Samuel Bruno Paz, titular da coordenadoria no município. De acordo com a polícia, a medida visa a proteção dos custodiados. Como toda quarta-feira é dia de visita, hoje foi liberada apenas a entrada de alimentos para os detentos. Atualmente, 31 presos estão encarcerados na delegacia local.
Um empresário diagnosticado com o novo coronavírus no Distrito Federal recorreu à Justiça para que possa visitar a esposa, também infectada com o Covid-19. A mulher, uma advogada de 52 anos, está internada em estado grave no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), em Brasília, em isolamento. As informações são da Veja. Inicialmente, ela buscou atendimento em uma rede privada de hospitais em um bairro nobre de Brasília, mas depois foi transferida para o sistema público, considerado referência e equipado para o tratamento da infecção. O casal chegou de viagem da Europa no final de fevereiro e os dois são os primeiros pacientes do DF confirmados com a doença. O empresário não apresenta sintomas gripais, embora tenha testado positivo. Em um primeiro momento, o Ministério Público chegou a ajuizar ação determinando que ele se submetesse a exames e fosse isolado da população. No pedido encaminhado à Justiça, o paciente pede que ele seja liberado da quarentena a partir de 22 de março. Alega que realizou os exames no último dia 9 de março – antes de o MP ter apresentado uma ação contra ele – e afirma que está sem ver a filha nem ter acesso a nenhuma pessoa desde 7 de março. Balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta segunda-feira, 16, aponta que o Brasil tem 234 casos confirmados de Covid-19 e mais de 2.000 em investigação.
Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste A APLB de Paramirim, a 129 km de Brumado, convocou a categoria para uma greve nesta quarta-feira (18). A paralisação atende a uma convocação feita pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e pela Central dos Trabalhadores Brasileiros (CTB). “A Greve Geral é uma forma de toda a sociedade cobrar do Governo Federal a adoção de um novo programa de financiamento da Educação Pública, a partir desse ano. O Fundeb, atual programa que mantém a Educação Pública Brasileira, termina esse ano. Nosso país necessita de um programa permanente, que venha possibilitar melhorias na educação de nossos filhos. Precisamos fazer nossa parte para isso aconteça”, destacou o sindicato. Por conta da pandemia do coronavírus, o diretor da APLB no município, Vanoel Marques informou que a manifestação acontecerá nas redes sociais para evitar o aumento do número de pessoas contaminadas.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Um caso suspeito de coronavírus foi registrado na cidade de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, uma idosa de 68 anos que teve contato com uma pessoa vinda de São Paulo. No momento, a paciente encontra-se em isolamento domiciliar na zona rural. Na noite de terça-feira (17), amostras para realização do teste já foram coletadas e encaminhadas para o Laboratório Central Central (Lacen), em Salvador. A Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que todas as precauções estão sendo realizadas e que não há motivo para pânico. “O maior e mais eficaz meio de prevenção é o isolamento social. Além disso, é importante a utilização de medidas não farmacológicas, como lavagem das mãos com água e sabão e a utilização de álcool gel”, frisou, em nota. A pasta pede ainda que a população restrinja ao necessário as idas aos estabelecimentos de saúde e demais órgãos públicos, além de evitar aglomerações.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Após o anúncio da pandemia de coronavírus e dos casos confirmados no país e na Bahia, a procura pelo álcool gel na cidade de Brumado aumentou significativamente. O produto está esgotado em diversas farmácias e supermercados. Na manhã desta quarta-feira (18), uma loja localizada na Avenida Centenário recebeu uma remessa do álcool gel e, ao saberem da notícia, inúmeros populares formaram uma imensa fila no local para comprar o produto. O site Achei Sudoeste esteve na loja e conversou com os consumidores. O popular Expedito Meira relatou que nunca esperava passar por uma situação como essa. “Nesse momento de pandemia do coronavírus, a gente tem que enfrentar a fila pra poder amenizar essa parte e se cuidar”, contou. Com mais de 60 anos, o senhor Ladislau Ribeiro disse que precisa se prevenir de todas as formas e o álcool gel é uma proteção a mais. “O momento inspira cuidados”, completou. O pastor Sinvaldo Araújo também compareceu ao local em busca do álcool gel para distribuir aos fiéis durante as celebrações, bem como usar em sua casa.
Foto: Reprodução Os ministros Luiz Henrique Mandetta (Saúde) e Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) editaram, nesta terça-feira, 17, uma portaria interministerial com determinações sobre a obrigatoriedade no cumprimento das medidas anunciadas pelo governo federal para conter a pandemia do novo coronavírus. Uma das decisões permite que o indivíduo que descumprir as recomendações poderá ser preso. A portaria leva em consideração dois artigos do Código Penal (Decreto-lei 2.848, de 7 de dezembro de 1940): o 268 e o 330. O primeiro afirma que é crime contra a saúde pública “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa” – neste caso, a pena é detenção, de um mês a um ano, e multa. O segundo artigo, por sua vez, estabelece que é crime “desobedecer a ordem legal de funcionário público”, com pena de detenção, de quinze dias a seis meses, e multa. Segundo o texto assinado pelos ministros, os profissionais da área da saúde poderão “solicitar o auxílio de força policial nos casos de recusa ou desobediência” de pacientes que precisem ficar em isolamento ou quarentena. A portaria também prevê que “a autoridade policial poderá encaminhar o agente à sua residência ou estabelecimento hospitalar para o cumprimento das medidas”. Há, ainda, a possibilidade de o indivíduo ser encaminhado a um estabelecimento prisional em cela isolada dos demais – esta hipótese, contudo, só é cogitada em casos excepcionais. O documento também prevê que, caso o governo passe a determinar o isolamento compulsório de pacientes, o que, por ora não ocorre, deve haver indicação médica e a medida precisa ser informada previamente às autoridades.
O ex-prefeito da cidade de Igaporã e ex-diretor da Conder, Deusdete Fagundes Brito (PSB), foi condenado à perda dos direitos políticos pela Justiça Federal, em Bom Jesus da Lapa, através de sentença de autoria do Juiz Antônio Lúcio Túlio de Oliveira Barbosa. A condenação também atingiu ex-servidores da Prefeitura Municipal que atuaram durante as gestões de Deusdete, formando comissões de licitações ou cargos do primeiro escalão. Deusdete foi condenado a perda dos direitos políticos, perda de funções públicas e proibição de contratar com o poder público pelo prazo de cinco anos. Além disso, o magistrado condenou o ex-prefeito ao pagamento de multa pelos danos causados aos cofres públicos. De acordo com a Rádio Igaporã, além de Deusdete, foram condenados o professor Waldir Pires Ribeiro de Barros, atual diretor do Colégio Estadual de Igaporã, Ednalva Ribeiro de Brito, ex-servidora da prefeitura, os herdeiros de José Alonço Fernandes de Brito e de Leônidas Luis Ladeia Neves, que ocuparam cargos de confianças nas administrações de Deusdete. Os outros condenados deverão pagar multas pelas irregularidades cometidas. A sentença do juiz Antônio Túlio, do último dia 11 de fevereiro, atendeu a Ação Civil Pública de Improbidade Administrativa, do Ministério Público Federal, com base em denúncia apresentada pela Câmara de Vereadores de Igaporã, sobre irregularidades na aplicação de recursos da educação, vinculados ao Programa Nacional de Alimentação (PNAE) e ao Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Todos os condenados podem recorrer da sentença.
Foto: Carolina Antunes/PR A alegação, sem provas, de uma possível fraude nas eleições 2018; a convocação às manifestações do último domingo (15);declarações 'indecorosas' contra jornalistas e a determinação de comemoração ao Golpe Militar de 1964 são algumas das justificativas apontadas pelo deputado do Distrito Federal, Leandro Grass (Rede), em um pedido de impeachment contra Jair Bolsonaro (sem partido), protocolado na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (17). No pedido, Grass afirma Bolsonaro “nunca escondeu de ninguém o seu desapreço pelo trabalho, pela ética e pela coisa pública. Destratou parlamentares, mulheres e jornalistas e foi alvo de denúncias sobre funcionários fantasmas. Manifestou-se diversas vezes em favor da Ditadura Militar de 1964, inclusive tecendo loas a Carlos Alberto Brilhante Ustra, quando votava no processo de impedimento da Presidente Dilma Rousseff”. Diz ainda que “ao sentar na cadeira da Presidência, o denunciado parece se sentir invencível, inviolável, irresponsável. E assim o age desde então, ensejando na prática de uma série de crimes”. No texto de apresentação, Grass compara o momento atual ao contexto que baseou o impeachment de Dilma Rousseff. À época, escreve, “os denunciantes destacavam que o país vivia uma enorme crise moral, atualmente, essa crise só aumenta, sem que os governantes de ocasião tenham capacidade para enfrenta-la, sobretudo pela inabilidade e incapacidade do denunciado”. O pedido pontua ainda o posicionamento do presidente em relação à pandemia do coronavírus. “Por fim, e não menos sem importância, mesmo tendo estado com diversas pessoas que estão com o coronavírus, o Presidente, que deveria estar isolado, cumprindo a quarentena de quem esteve em contato com pacientes já diagnosticados, sai de sua residência, lançando mão de recursos públicos, porquanto usou carro oficial, sendo protegido por seguranças, para, de forma absolutamente negligente e criminosa, porque não, compareceu à manifestação convocada para achacar os Poderes Constituídos, sendo um potencial vetor de transmissão da doença”.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), está reunido nesse momento, no paço municipal, com toda a sua equipe de governo para adotar medidas de prevenção contra o Covid-19, o novo coronavírus. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, médicos e profissionais da área de saúde estão cobrando uma ação imediata e medidas rápidas por parte da administração pública para que o vírus não chegue e circule pela cidade. Um decreto será publicado ainda hoje (18) pelo poder executivo local. Entre as medidas, o executivo deve suspender eventos públicos e privados, as aulas da rede municipal de ensino, dentre outros pontos que forem abordados na reunião.
Foto: Reprodução/TVCA A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou o 17º caso de contaminação por coronavírus, na manhã desta quarta-feira (18). Segundo Fábio Vilas-Boas, secretário de saúde da Bahia, a vítima é um médico que se contaminou cuidando de um dos primeiros pacientes também infectado pela doença. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o médico foi contaminado quando trabalhava em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Salvador. Apesar da situação, o secretario Fábio pontuou, em uma publicação nas redes sociais, que o paciente está em casa e com boa evolução. Também na publicação nas redes sociais, o secretario chamou atenção dos profissionais, pediu cuidado e que se atentem ao uso dos equipamentos de proteção. "Precisamos reforçar o chamamento à atenção ao uso de equipamentos de proteção individual das equipes de saúde nas emergências", disse na postagem.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), na terça-feira (17), concedeu provimento parcial ao pedido de reconsideração formulado pelo presidente da Câmara de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (Sem Partido), e excluiu a multa imputada ao gestor. O conselheiro substituto Ronaldo de Sant’Anna, relator do parecer, manteve a aprovação com ressalvas das contas relativas ao exercício de 2018. O gestor apresentou, na reconsideração, novos documentos que comprovaram a correta aplicação do sistema SIGA, do TCM, bem como o funcionamento satisfatório do Controle Interno da Câmara.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Várias empresas da cidade de Brumado já determinaram que seus funcionários façam home office, ou seja, exerça as suas funções de trabalho dentro de suas residências devido ao Covid-19, o novo coronavírus. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a medida foi tomada por empresas com número alto de funcionários que utilizam o mesmo ambiente como trabalho. As empresas de mineração da capital do minério, a exemplo da RHI Magnesita, determinaram o home office pelos próximos 15 dias. Empresários e comerciantes revelaram a nossa reportagem uma baixa na frequência de clientes e consumidores devido à população local ter o cuidado para a doença não chegar à cidade e ficar em quarentena. Até o momento, a prefeitura municipal de Brumado não publicou nenhum decreto e as atividades seguem normalmente.
Foto: Divulgação/PM Um homem que não teve identidade revelada foi capturado pela polícia após deixar imóvel onde seguia em isolamento por coronavírus. O caso ocorreu na madrugada desta terça-feira (17) em Trancoso, distrito de Porto Seguro, conforme informou a Polícia Militar. De acordo com a policiais militares do 8º Batalhão, eles foram acionados com a denúncia de que um homem com coronavírus e que estava isolado em uma residência de Trancoso tinha deixado o confinamento sem autorização da Vigilância Sanitária. A cidade baiana possui três casos confirmados da doença. De acordo com o G1, o homem saiu do isolamento dirigindo um carro sem destino definido. A PM disse que a guarnição interceptou o veículo, na BA-001, próximo a Arraial D'Ajuda, a cerca de 28 km de Trancoso. O homem foi detido e conduzido ao local onde se encontrava isolado, informou a PM. Durante a diligência, os policiais militares tomaram todas as medidas necessárias e recomendadas para evitar um eventual contágio, inclusive, utilizando se de luvas, máscaras de proteção, sem contato físico, nem aproximação do suspeito de contaminação.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Através da Portaria nº 016, de 17 de março de 2020, o diretor geral do Ifba, campus de Brumado, Rui Pereira Santana, resolveu definir esta quarta-feira (17) como dia para orientação aos discentes e servidores da instituição de ensino. Uma Comissão de Planejamento e Execução de Ações de Prevenção Contra o Coronavírus foi instituída para esclarecer sobre os cuidados preventivos com relação à pandemia. Além disso, foram suspendidas as atividades acadêmicas e administrativas no campus, entre os dias 19 e 21 de março. O e-mail [email protected] foi criado para comunicação oficial sobre o assunto, bem como para os encaminhamentos que venham a ser adotados pelo Ifba.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e da Prefeitura Municipal, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado (CDL) recomenda aos seus associados, consumidores e à população em geral que adotem medidas preventivas para evitar a disseminação do coronavírus. “A dinâmica do comércio de lojas físicas implica no contato direto com o consumidor e este contato pode fazer a diferença entre a propagação da doença e sua contenção. Desta forma, a população deve seguir alguns cuidados para evitar a contaminação”, destacou. Entre as principais recomendações estão: etiqueta respiratória (cobrir nariz e boca com o antebraço ao espirrar ou tossir), evitar tocar nos olhos, boca e nariz, lavar frequentemente as mãos com água e sabão, se o funcionário trabalhar diretamente com dinheiro, disponibilizar luva e máscara, utilizar álcool gel sempre que manipular cédulas de dinheiro ou tocar em áreas de muito contato, e higienização mais frequente dos estabelecimentos comerciais, com a desinfecção de objetos e superfícies.
Foto: AFP A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou mais dois casos de contaminação por coronavírus em Salvador, na noite desta terça-feira (17). Com isso, o número total de registros no estado subiu para 16. O resultado foi confirmando por meio de testes. De acordo com a Sesab, os pacientes são dois homens, com 50 e 60 anos, que estão internados em um hospital particular da capital baiana, sem previsão de alta. Não há informações sobre a forma que foram contagiados.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Após reunião com secretários e assessores, o prefeito da cidade de Caetité, Aldo Gondim (PSB), expediu, na tarde desta terça-feira (17), decreto disciplinando as medidas sanitárias no território municipal. Segundo o decreto, que será disponibilizado no Diário Oficial, ficam suspensas, pelo período de quinze dias, as atividades escolares e esportivas. Algumas atividades privadas também devem ser interrompidas, a exemplo das academias de ginástica. Será ainda instituído o Plano Municipal de Contingência para Enfrentamento ao Covid-19, com as ações em resposta às situações coordenadas por um Comitê Interdisciplinar. Segundo a secretária de saúde da cidade, Cyntia Lopes, a primeira paciente com suspeita da doença testou negativo, conforme teste realizado pelo Laboratório Central (Lacen). Dois casos continuam sendo monitorados. Casos suspeitos devem ser notificados pelo telefone (77) 99213 3442, no horário das 8h às 18h.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Até o momento, a cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, notificou, no total, seis casos suspeitos do novo coronavírus – o Covid 19. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, André Moitinho, esclareceu que, na semana passada, haviam sido registrados dois casos suspeitos, os quais foram descartados após análise laboratorial. Entre domingo (15) e esta terça-feira (17), segundo ele, mais quatro casos suspeitos, entre os quais o de uma profissional de saúde que chegou recentemente dos EUA, foram registrados. “Hoje, em Guanambi, a gente tem quatro suspeitos, além dos dois que foram descartados. Três casos já fizemos a coleta, foram pra Salvador, ainda estamos aguardando o resultado, e ainda tem esse caso da profissional de saúde que ainda não tenho a confirmação se já foi coletado o material. São, no mínimo, três casos suspeitos”, afirmou. Os casos suspeitos dizem respeito a pessoas que chegaram recentemente de viagens para locais com notificações confirmadas do Covid 19. Segundo o secretário, a prefeitura já iniciou a adoção de medidas preventivas, como a suspensão das aulas na rede municipal e a proibição de aglomerações. Também foi formado um comitê permanente de vigilância para acompanhar a propagação do vírus na cidade. Entre as ações do comitê, Moitinho adiantou que os visitantes terão as temperaturas monitoradas. “Era esperado que, mais cedo ou mais tarde, isso iria chegar a Guanambi. Queremos nos prevenir no sentido de haver a menor circulação possível do vírus”, garantiu.
Foto: Erasmo Salomão/MS Em novo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, nesta terça-feira (17), o Brasil chegou a 291 casos confirmados do novo coronavírus. O Covid-19 está presente em 17 estados brasileiros. São Paulo segue como a unidade da federação com maior número de pessoas infectadas – são 162 ao todo, sendo 154 na capital e oito na região metropolitana. De acordo com a Agência do Rádio, a média de idade das pessoas infectadas é de 42 anos. Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontam ainda que os casos importados, ou seja, de pessoas que retornaram de viagem do exterior representam 57% do total de ocorrências. Apenas em São Paulo e no Rio de Janeiro há registros de transmissão comunitária, quando não é mais possível saber a origem da infecção. Casos no Distrito Federal e em Sergipe ainda são investigados. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, alerta que o surto do Covid-19 ainda deve se arrastar de 60 a 90 dias, e chama atenção para o cuidado com os idosos. “Nós estamos imaginando que vamos trabalhar com números ascendentes abril, maio, junho. Nós vamos passar ai 60 a 90 dias de muito estresse. Cuidem dos idosos. É hora de filho, filha, cuidar de pai, mãe, avó, tia-avó”.
A Bahia registrou na tarde desta quinta-feira (17) o 14º de coronavírus no estado, de acordo com boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). O diagnóstico foi dado a um homem, de 72 anos, em Salvador. Segundo o boletim, ele está em isolamento domiciliar, “adotando as medidas de precaução respiratória e de contato”. Ele estava de viagem recente ao estado de São Paulo. Este é o quinto caso na capital baiana que testou positivo para o Covid-19. Foram registrados, ainda, outros cinco casos em Feira de Santana, três em Porto Seguro e um em Prado, no extremo sul baiano.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O município de Rio do Antônio, a 66 km de Brumado, confirmou nesta terça-feira (17), o primeiro caso suspeito do Covid-19, o coronavírus. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pela Assessoria de Comunicação da prefeitura da cidade. “Todas as notificações estão sendo acompanhadas pela Secretaria de Saúde do Município. Até as 15 horas desta terça-feira, 17 de março, Rio do Antônio registou (01) caso suspeito, (00) descartado e nenhum confirmado. Exames estão sendo avaliados pelo laboratório Lacen”, disse a nota. A secretaria de saúde do município pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e evitando aglomerações.
Foto: Arquivo pessoal Estudantes do curso de Farmácia da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (Unef) começaram a produzir álcool gel para distribuição gratuita na instituição, depois do surgimento dos casos do coronavírus na cidade. Até esta terça-feira (17), Feira de Santana é o município baiano com o maior número de casos confirmados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Em uma semana, os estudantes produziram dez quilos do álcool gel para funcionários e alunos da Unef. A iniciativa partiu depois que o produto, uma das ferramentas de prevenção ao coronavírus, começou a faltar nas farmácias. “É uma preocupação com a prevenção. O coronavírus tem uma distribuição mundial, e o álcool gel é muito importante na prevenção e disseminação da doença, na comunidade acadêmica principalmente, explicou a professora Fernanda Pinheiro, coordenadora do curso de Farmácia da Unef.
Foto: Arquivo pessoal A professora do curso de Farmácia, Letícia Junqueira, que tem monitorado a produção dos estudantes, explica que o processo de produção do álcool gel dura menos de 20 minutos, mas só pode ser feito em laboratório, com orientação profissional. “Para formar o álcool gel, a gente, além de usar o álcool 70 como veículo, a gente utiliza um agente gelificante, o carbopol, e algo para balancear o PH, que é a trietalonomina”, pontuou Letícia ao G1. Além disso, é usado também glicerina na mistura, para não ressecar as mãos. Para os estudantes, a atitude para prevenção do coronavírus também é uma forma de praticar o que aprende nas aulas. “É uma grande oportunidade estar no laboratório da faculdade, podendo produzir o álcool gel e poder colocar em prática tudo o que a gente aprendeu em sala de aula”, disse Malena Santos, aluna do curso.
A Secretaria Municipal de Saúde continua vigilante para os novos casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, e divulgou nesta terça-feira (17) boletim atualizado. Mais dois novos casos foram notificados na última segunda-feira (16), totalizando, até o momento, 15 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo Coronavírus (COVID-19), sendo 9 descartados laboratorialmente e 6 que continuam aguardando o resultado da análise das amostras enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), do Governo do Estado. Já foram feitas as coletas laboratoriais dos pacientes que estão em isolamento domiciliar e apresentam sintomas de síndrome gripal leve, sem qualquer sinal de agravamento. A equipe médica da Vigilância Epidemiológica está avaliando e monitorando diariamente todos os casos. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que caso alguém apresente febre ou, pelo menos, um sintoma respiratório, esteve em viagem para as áreas de transmissão ou em contato com pessoas desse perfil, é necessário entrar em contato, imediatamente, com o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde para notificação e investigação, por meio dos contatos: (77) 3429-7403 / (77) 3429-7405 / (77) 3429-7411.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Um caso suspeito de coronavírus está sendo investigado na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Gerardo Júnior, confirmou a informação. Segundo ele, o paciente, que esteve recentemente no exterior, apresentou apenas tosse seca. “Achamos por bem, por recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que ele mantivesse o isolamento dentro da própria casa, sem contato com outras pessoas e com o uso de máscara. Já colhemos o material para descartar o possível coronavírus”, afirmou. O resultado do exame deve sair em até de cinco dias úteis. A medida, segundo o secretário, se baseia mais no fato de o paciente ter voltado de uma viagem internacional. Por enquanto, Júnior relatou que o município está atento às medidas de prevenção divulgadas pela OMS, principalmente no que diz respeito ao isolamento social e à frequente higienização das mãos. “O mais importante é não ter contato, não ter aglomerações de pessoas e nem grandes reuniões. Nós somos vetores e podemos contaminar todo mundo”, alertou. Nesta quarta-feira (18), após reunião com sua equipe, o prefeito deverá emitir um decreto municipal suspendendo as aulas na rede por 15 dias, bem como instruindo as equipes de saúde a agir diante dos casos suspeitos.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Diante da confirmação do aumento do número de casos do coronavírus no Brasil, a procura pelo álcool gel nas farmácias e supermercados de Brumado subiu significativamente e o produto acabou se esgotando nas prateleiras. A reportagem do site Achei Sudoeste esteve no Supermercado Bom Preço e conversou com a atendente Beatriz Santos, que informou que também não há mais álcool gel no estabelecimento. “Está imensa a procura. De 100% das pessoas que entram aqui, 99% é atrás do álcool gel. Todos os dias vem alguém procurando”, disse. Segundo ela, na última sexta-feira (13), chegou um lote do produto no mercado, porém no mesmo dia todos foram vendidos. A atendente afirmou que os funcionários estão reforçando os cuidados com a higienização das mãos com água e sabão para evitar a proliferação do vírus.