Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Na pauta da sessão desta segunda-feira (01), a Câmara de Vereadores de Brumado apresentará 4 Projetos de Lei, 1 Projeto de Resolução e 15 indicações propostas pelos parlamentares para melhorias em prol do povo. O Projeto de Lei nº 034/2025 dispõe sobre a doação de terreno de domínio público municipal para construção da sede do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O Projeto de Lei nº 037/2025 declara de utilidade pública a Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais da Fazenda Lagoa dos Algodões. O Projeto de Lei nº 038/2025 insere novas alíneas no parágrafo único do artigo 28, da Lei Complementar nº 04/2013 - Código de Urbanismo e Obras do Município de Brumado. O Projeto de Lei nº 039/2025 autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar contratação de pessoal por tempo determinado para atender as necessidades do Centro Judiciário de Solução Consensual (Cejusc), da Comarca de Brumado. O Projeto de Resolução nº 008/2025, de autoria do vereador Reinaldo de Almeida Brito, concede o Título de Cidadão Brumadense ao Major Rogério Cardoso Freitas. Já as indicações versam sobre a limpeza da barragem na Comunidade da Tapagem, no Distrito de Arrecife; o patrolamento das estradas vicinais, iniciando-se no km 18, na BA-148, entre Brumado e Livramento, e nas localidades de Bernardo José, Correias, Cigana, Boa Vista, e Caiçarinha até Riachão; poda de árvore em frente à antiga Escola São João, onde funciona a Associação Comunitária dos Pequenos e Micros Produtores Rurais, em Correias, no Distrito de Itaquaraí; a necessidade da construção de dois pontos de ônibus cobertos na comunidade Morrinhos; a extensão e fixação de um ponto para coleta de lixo no Loteamento Camarinhas; a reforma da Praça Maria Oliveira Cardoso, localizada na Rua Manoel Joaquim dos Santos, no Bairro Baraúnas; revitalização da Praça Roberto de Oliveira Campos, conhecida como Parque da Cidade; a pavimentação e rede de esgoto na Rua Candido Ataíde Lobo, no Bairro Santa Tereza; a instalação e troca de lâmpadas no Bairro Esconso; a reforma da Praça da Ciência; construção de uma praça e reforma da quadra poliesportiva do Bairro Baraúnas; a realização de um mutirão na Central de Marcação e na Policlínica Regional para agilização dos procedimentos que necessitam de urgência; a necessidade de uma reforma com revitalização na Praça Manoelita Gama, no Alto do Escalavrado; serviços de saneamento em esgoto a céu aberto localizado na Rua Bela vista, na Vila Presidente Vargas; e uma grande reforma nas duas quadras localizadas nos fundos do Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Na noite deste domingo (31), por volta de 19h15, policiais da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) apreenderam entorpecentes durante uma abordagem realizada na BA-026, no m município de Urandi. Segundo informou a corporação ao site Achei Sudoeste, em uma van de turismo que seguia de São Paulo com destino a Salgueiro (PE) foram encontrados 257 tabletes de substância análoga à maconha, pesando aproximadamente 1 kg cada, e 10 tabletes de substância semelhante à cocaína, também pesando aproximadamente 1 kg. Em seguida, todo material e o motorista do veículo foram conduzidos à Delegacia Territorial de Guanambi para adoção das medidas legais cabíveis.
Foto: Reprodução/TV Santa Cruz Um adolescente de 16 anos morreu após o carro em que estava colidir com um caminhão nesta sexta-feira (29), em um trecho da BR-101 que passa pela cidade de Itabela, no extremo sul da Bahia De acordo com o G1, c vítima dirigia o veículo e teria sofrido o acidente ao tentar fazer uma ultrapassagem. Conforme informações da TV Santa Cruz, a vítima foi identificada como Yure Reis Izumi. Informações iniciais apontam que, ao tentar fazer a ultrapassagem, o jovem colidiu de frente com um caminhão. O veículo em que ele estava ficou completamente destruído e o adolescente chegou a ficar preso nas ferragens. Ele morreu no local. O corpo do jovem foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade de Eunápolis, também no extremo sul do estado. Não há detalhes sobre o sepultamento dele.
Foto: João de Jesus/Macaúbas FM/Achei Sudoeste A Prefeitura de Macaúbas iniciou o processo de recolhimento de veículos abandonados em vias e logradouros públicos do município. A medida, publicada oficialmente em março de 2023, visa garantir a segurança, a mobilidade urbana e a preservação dos espaços públicos. Na última quinta-feira (28), fiscais da prefeitura começaram a notificar os veículos, cujos proprietários estão sujeitos à multa e remoção por abandono em via pública. O proprietário tem prazo de cinco dias para retirar o veículo da via. Caso não acate a determinação, o automóvel será removido e só poderá ser liberado mediante pagamento das despesas de remoção, estadia, multas e impostos. O bem poderá ser leiloado ou vendido como sucata, conforme previsto na legislação. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Transportes, que está realizando vistorias e atendendo também a denúncias da população. O contato pode ser feito pelo telefone (77) 3473-1461 ou pelo site www.macaubas.ba.gov.br. Em entrevista à Rádio Macaúbas FM 103,9, o secretário de transportes José Oseas destacou que a medida é necessária diante do crescente número de veículos abandonados na cidade. “Estamos empenhados em organizar o espaço urbano e garantir que as vias públicas sejam utilizadas de forma segura e adequada pela população”, afirmou.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Na sexta-feira (29), a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) deflagrou uma operação na região de Caetité. Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o Tenente Coronel Roberto Suarez informou que a PM conseguiu recuperar na ação 5 veículos com adulteração de características e restrição de roubo/furto - 4 em Jacaraci e 1 em Caculé. Na noite de sexta-feira (29), uma moticicleta também foi recuperada em Caetité. Ao todo, durante o mês de agosto, a 94ª CIPM apreendeu mais de 13 veículos com restrições de roubo/furto. Os carros circulavam livremente com placas clonadas na área. “É uma estatística interessante, um número alto, significativo. Surpreendeu esse número em um mês só”, avaliou. Para o comandante, se a PM atuar em conjunto e apertar a fiscalização, mais uns 40 ou 50 veículos poderão ser recuperados na região nessas condições. “Não podemos permitir que esse tipo de crime continue acontecendo”, frisou.
