Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Homem de 44 anos é preso acusado de importunação sexual em Aracatu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de 44 anos teve o mandado de prisão preventiva cumprido, nesta terça-feira (14), pelo crime de importunação sexual., na cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado. A prisão foi efetuada por agentes da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). De acordo com o delegado titular da unidade policial de Brumado, Paulo Henrique de Oliveira, a ação delituosa ocorreu no dia 17 de novembro de 2020. “A Polícia Militar foi acionada e conduziu o suspeito à delegacia, onde foi autuado em flagrante, mas teve a liberdade provisória concedida pela Justiça”, ressaltou Paulo. Ainda segundo o delegado, o agressor que também responde por homicídio, teve a prisão preventiva decretada no último dia 9. “Com o cumprimento da ordem judicial, ele vai passar por exame de lesão corporal e permanecerá à disposição da Justiça”, acrescentou.

Operação Kauterion afasta promotor de justiça do cargo por suspeita de corrupção Foto: Alan Oliveira/G1

Um promotor de Justiça da Bahia foi afastado do cargo por um ano, por suspeita de corrupção e ocultação de bens, nesta terça-feira (14), na região metropolitana de Salvador. A cidade não foi divulgada. O promotor e uma advogada – também investigada – estão proibidos de entrar no Ministério Público da Bahia (MP-BA) e de se comunicar com funcionários ou usar os serviços do órgão, pelo mesmo período. De acordo com o G1, o MP-BA não divulgou o nome dos investigados. O afastamento se deu por meio da Operação Kauterion, iniciada pela Procuradoria-Geral de Justiça e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) do MP-BA. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na casa e local de trabalho do promotor e da advogada, para o recolhimento de documentos que indiquem a associação dos investigados, além de provas de corrupção e ocultação de bens. Aparelhos celulares e mídias de armazenamento foram recolhidos. As medidas foram autorizadas pela Justiça, a partir de provas de envolvimento do promotor e da advogada em casos de corrupção. A Ordem dos Advogados do Brasil seção Bahia (OAB-BA) também participou da operação, porque o estatuto da classe determina que buscas relacionadas a advogados sejam acompanhadas pela entidade. Em nota assinada pelo presidente da entidade na Bahia, Fabrício Castro, a OAB-BA afirma que apoia uma investigação profunda e rápida das condutas apontadas. “Consideramos inaceitável a corrupção no Judiciário, no Ministério Público. Quem da advocacia de alguma forma participar deve também sofrer as consequências. Vamos pedir acesso aos autos e encaminhar ao Tribunal de Ética da OAB, que adotará todas as medidas cabíveis para apuração rigorosa de eventuais condutas incompatíveis com a advocacia”, diz o documento.

Capitão Wagner Rocha é o novo comandante da 46ª CIPM em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O capitão Wagner Barbosa da Rocha é o novo comandante da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. A nomeação do oficial foi publicada nesta terça-feira (14), no Diário Oficial do Estado. Wagner vai substituir a Major Cleise Delfino da Costa, que pediu reserva remunerada. O capitão Wagner já atuou como subcomandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) em Brumado. Rocha estava atuando na cidade de Vitória da Conquista.

Governo Federal reconhece situação de emergência em Brumado e Piripá Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por causa da estiagem, a Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência nos municípios de Brumado e Piripá. Diante do reconhecimento, os entes podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para ações voltadas a socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, além de reconstrução de infraestrutura danificada. A solicitação é avaliada pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional, com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Caso o pedido seja aprovado, é publicada portaria no Diário Oficial da União com o valor a ser liberado.

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria Regional Ambiental do Alto Paraguaçu, promoveu nessa quinta-feira (9), uma audiência pública na Associação da Comunidade Quilombola ‘Bocaina’, que debateu os impactos ambientais provocados pela extração de minério de ferro pela empresa ‘Brazil Iron’, no Município de Piatã. Na ocasião foram discutidas as consequências dessa atividade mineradora para a qualidade das águas, solo, subsolo e ar, bem como as consequências para a saúde das comunidades tradicionais locais. Também foram debatidas medidas mitigatórias e compensatórias necessárias para proteger essa região. A audiência pública faz parte das ações previstas no procedimento administrativo apuratório aberto no âmbito da Promotoria Regional Ambiental da Chapada Diamantina e objetivou debater com a população local, sociedade civil organizada, empresa e órgãos públicos os impactos ambientais da atividade de extração mineral. Além disso, o MP buscou com as comunidades locais atingidas indícios que comprovassem os impactos e danos provocados pela atividade degradadora.  Representantes da comunidade afirmaram que existem diversos transtornos como contaminação das águas, problemas de saúde provocados por poluição do ar e estresse em razão das sirenes, sons, ruídos, buzinas e explosões constantes e a prática de atos de danos a imóveis rurais e invasões de domicílio. Também alegaram prejuízos com rachaduras e desmoronamento de imóveis, inviabilidade da agricultura familiar e a destruição do modo de vida sustentado pela população. “O MP preza pela necessária obediência à legalidade do empreendimento e o respeito à comunidade”, destacou o promotor de Justiça. Na ocasião, ele recomendou que a atividade minerária na Serra da Bocaína, no Município de Piatã, seja feita de forma sustentável e com ações transparentes na comunidade. Além disso, recomendou que a empresa execute um trabalho social com atenção às comunidades e para minimizar os impactos sociais e ambientais.

Brumado: Buraco onde grávida caiu com moto já provocou vários acidentes, diz morador Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O buraco onde uma grávida de 3 meses caiu em um acidente no último sábado (11) já vitimou outros motoristas na Rua Osório Martins, no Bairro Malhada Branca (veja aqui). O site Achei Sudoeste conversou com a vizinhança na região e os moradores relataram que o buraco, aberto na via há mais de 6 meses, tem causado diversos transtornos. Osmar Machado Santos chamou a atenção para o perigo do buraco no meio da via. “Tem muito tempo esse buraco. Ele traz muitos prejuízos. A gente não pode nem sentar na frente de casa por causa do fedor”, relatou. Osmar disse que os condutores acabam passando por cima da calçada para não cair no buraco, sendo um risco também para os pedestres. “Tá feio demais. Tem que tomar providência. Senão não sei o que vai virar. Pode ter um acidente pior”, completou.

Pescaria é proibida em rio no sudoeste baiano após surgimento de lama escura e 100 mil peixes mortos Foto: Divulgação

A pescaria no Rio Verruga, na cidade de Itambé, no sudoeste da Bahia, foi proibida pela prefeitura do município, durante as investigações sobre o surgimento de mais de 100 mil peixes mortos e água em tom escuro em trecho próximo à ponte da Rua Nova. Os primeiros casos aconteceram no dia 5 de setembro. O rio nasce na Serra do Periperi, em Vitória da Conquista, e desagua no Rio Pardo, em Itambé, município vizinho. As secretarias do Meio Ambiente das duas cidades estiveram no trecho do rio que corta os municípios e coletaram amostras da água para fazer uma inspeção. As amostras colhidas não apresentaram alteração, mas de acordo com o órgão ambiental de Itambé, os resultados preliminares confirmaram a presença de uma lama densa em um trecho abaixo da Serra do Marçal. O material ainda está sendo analisado e pescaria na região ficará proibida até a entrega do laudo. A suspeita é que a lama esteja partindo da nascente do rio, em Vitória da Conquista, e seguindo o curso até Itambé. Também está sendo analisada a possibilidade de contaminação por esgoto no local. ”Essa lama, tudo indica que tenha causado a questão da mortandade dos peixes. Tudo indica que houve uma queda grande no PH da água, com isso os peixes ficaram sem oxigênio e recolhemos o material, notificamos o Inema e o Ministério Público”, disse o vice-prefeito de Itambé e também secretário do Meio Ambiente, Bruno Lopes ao G1. A Secretaria do Meio Ambiente também prepara um laudo para saber o tamanho do impacto ambiental e espera o resultado da análise da lama para saber o que causou o problema. O material coletado foi levado para os laboratórios da Universidade Estadual do Sudoeste (UESB) e pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que foi notificada para fazer a análise em todo o perímetro do rio. “Estamos tentando saber quem foi o causador disso, o grande culpado, porque o impacto causado aqui foi muito grande”, afirmou Bruno Lopes.

MP recomenda Guanambi e Pindaí recadastramento dos servidores públicos municipais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da promotora de Justiça Tatyane Miranda Caires, recomendou aos Municípios de Guanambi e Pindaí que realizem, no prazo de 90 dias, o recadastramento dos servidores públicos municipais, por meio de uma declaração de não-cumulação ou cumulação de cargos, funções ou empregos públicos. Segundo a promotora de Justiça, ficou configurada a acumulação remunerada de um servidor público que ocupava, ao mesmo tempo, o cargo em comissão de coordenador de agente de trânsito no Município de Guanambi com o cargo público efetivo de motorista de ambulância no Município de Pindaí. “Não podemos falar em compatibilidade de horários ou ausência de prejuízo para a administração pública quando o servidor acumula cargos ilicitamente, como é o presente caso, por se tratar de hipótese não excepcionada, de forma taxativa, pela Constituição Federal, pela Lei Orgânica do Município de Guanambi e pelo Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Guanambi, sob pena de frontal violação aos princípios da legalidade e da moralidade administrativa”, destacou. No documento, o MP recomendou ainda que os Municípios, no prazo de 20 dias contados de segunda-feira (13), observem e sigam os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, eficiência, dentre outros, nas suas gestões. Caso seja configurado o acúmulo ilegal/inconstitucional de cargos públicos, deverá ser instaurado o devido Processo Disciplinar Administrativo (PAD) em face do servidor envolvido, a fim de serem devidamente apurados os fatos e aplicadas as penalidades cabíveis. Além disso, os Municípios não devem nomear novos servidores em cumulação ilegal de cargos ou fora das condições excepcionais previstas no texto constitucional, devendo no ato da posse o servidor assinar declaração de que não acumula cargos, funções ou empregos públicos; e, caso os Municípios verifiquem que o servidor público municipal não escolheu pela permanência no cargo efetivo de motorista de Pindaí ou no cargo comissionado de coordenador de agente de trânsito de Guanambi, instaurem PAD, comunicando o fato ao MPE.

Caixa anuncia redução de juros para casa própria Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou nesta segunda-feira (13) que o banco vai reduzir a taxa de juros para financiamento imobiliário. Os detalhes, segundo ele, serão informados na quinta-feira (16). “A Caixa vai reduzir os juros. Não tá aumentando a Selic? Então, a Caixa Econômica Federal, com um lucro que nunca teve, sem roubar, vai diminuir os juros da casa própria. Mas isso fica para quinta-feira”, afirmou durante cerimônia, no Palácio do Planalto, para lançamento do programa habitacional voltado a profissionais da segurança pública. De acordo com a Agência Brasil, atualmente, a carteira de crédito habitacional da Caixa soma um volume R$ 528,9 bilhões, o que representa 67,3% de todo o financiamento imobiliário concedido no país. A Caixa oferece quatro modalidades de financiamento habitacional. Algumas delas têm seus juros corrigidos por taxas variáveis, que são influenciadas pela taxa básica de juros, a Selic. O anúncio de redução dos juros de financiamento da casa própria pela Caixa ocorre em meio a expectativa de aumento da taxa Selic. Atualmente definida em 5,25% ao ano, as projeções do mercado financeiro indicam que ela encerrará o ano de 2021 em 8% ao ano. Quando o Banco Central aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Quando a Selic é reduzida, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.

Motorista condena tonéis e cobra conserto de buracos após capotar carro em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite deste domingo (12), um motorista capotou o seu veículo na Avenida Otávio Mangabeira após tentar desviar de um tonel instalado pela prefeitura para sinalizar um buraco na via (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o motorista Fernando Santos Trindade disse que o local estava escuro e sem sinalização. Ele ainda negou as acusações de que estaria em alta velocidade. “Não estava em alta velocidade, estava indo comprar um lanche”, garantiu. Trindade ainda criticou os órgãos responsáveis por não fazerem a devida manutenção na rua. “É uma falta de respeito. A gente paga nossas dívidas direitinho. Agora, é o jeito ficar por minha conta o conserto do meu carro. Esse povo não vai fazer nada. Estou indignado”, disse.

Brasil tem menor média de casos de Covid-19 desde maio de 2020 Foto: Agência O Globo

O Brasil registrou 8.280 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 21.005.064 pessoas que já se contaminaram com o vírus. A média móvel foi de 15.336 diagnósticos positivos, uma redução de 34% em comparação ao índice de duas semanas atrás, o que demonstra tendência de queda. De acordo com o jornal o Globo, esse foi o menor índice desde 20 de maio de 2020, quando atingiu 14.647. O indicador pode ter sido puxado para baixo pela falta de dados do Rio de Janeiro, que não divulgou casos ou mortes nesta segunda-feira. Foram registradas 256 mortes por Covid-19, elevando para 587.138 o total de vidas perdidas para o novo coronavírus desde o começo da pandemia. A média móvel foi de 467 óbitos, uma queda de 30% em comparação com o cálculo de duas semanas atrás, o que indica tendência de queda. Pelo sexto dia consecutivo o índice fica abaixo de 500. Os dados são do consórcio formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo e reúne informações das secretarias estaduais de Saúde divulgadas diariamente até as 20h. A “média móvel de 7 dias” faz uma média entre o número do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda dos casos ou das mortes. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o ruído causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.

Livramento de Nossa Senhora: Homem é preso por embriaguez ao volante e desacato a PM Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último domingo (12), em rondas pela Avenida Presidente Vargas, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, a polícia militar avistou um veículo em direção perigosa, momento em que foi dado a voz de parada. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, ao solicitar os documentos obrigatórios, foi possível constatar que o condutor apresentava sinais de embriaguez e forte odor etílico. Durante a abordagem, o indivíduo desacatou a guarnição com ofensas e palavras desrespeitosas, além de tentar interferir no Serviço Policial, alegando ser Servidor Público do Tribunal Regional Eleitoral. Ele foi apresentado na Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora, sendo submetido ao exame que atestou a embriaguez. O veículo foi removido do local e a CNH devidamente recolhida.

Brumado: 'População é punida pela prefeitura e pela Embasa', diz gestante após cair em buraco Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um buraco aberto na Rua Osório Martins, no Bairro Malhada Branca, há mais de seis meses foi a causa de um acidente no último sábado (11). A gestante Adriana Silva Meira caiu no buraco com a sua moto após parte do mesmo ceder. Ela ainda narrou sua decepção com serviços públicos (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Meira disse que o sentimento é de dor e revolta, visto que a população está sendo punida com a negligência da prefeitura e da Embasa. “Ficam brigando, não chegam a uma solução e colocam a nossa vida em risco. Acho que é uma falta de respeito com a população brumadense”, afirmou. Para Adriana, os órgãos estão agindo com descaso diante de uma situação tão séria e que tem vitimado a população. “Muitas pessoas estão caindo, se ferindo, sem que nada seja feito”, criticou.

PSB define esta semana permanência ou não do prefeito de Brumado após atos pró-Bolsonaro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um processo que deve ser aberto na Comissão de Ética do Partido Socialista Brasileiro (PSB) ainda esta semana definirá o futuro do prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos, na sigla (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a deputada federal Lídice da Mata declarou que o PSB é um partido de clara oposição ao presidente Jair Messias Bolsonaro e o prefeito tem conhecimento desse fato. “Além de genocida, Bolsonaro está destruindo a economia do nosso país. Um homem que não tem respeito pela vida do povo brasileiro. Com essa atitude de ir à manifestação pró-Bolsonaro, ele [Eduardo] fere a posição política do nosso partido”, colocou. Segundo a deputada, o PSB não agirá como um Tribunal de Exceção e dará a oportunidade do gestor se defender. “Isso é um processo político e jurídico. Do ponto de vista político, já constatamos a dificuldade de convivência com a posição do prefeito Eduardo”, reiterou.

110 brumadenses ainda estão se recuperando do coronavírus

Nesta segunda-feira, 13 de setembro, o município de Brumado registra 9811 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 0 internações, 197 óbitos, 110 pacientes em tratamento e 9504 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado: Gestante narra decepção com serviços públicos após cair em buraco na Malhada Branca Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No último sábado (11), a moradora do Brisas I, Adriana Silva Meira, grávida de 3 meses, caiu com a sua motocicleta em um buraco na Rua Osório Martins, no Bairro Malhada Branca (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Adriana relatou que, ao trafegar no local, uma parte do buraco cedeu e ela caiu. “Logo, os vizinhos vieram, me socorreram e tiraram da lama. Falei que estava gestante e todos se preocuparam. Machuquei o joelho, estou paralisada na cama porque não posso colocar o pé no chão. Apesar do corpo dolorido, passo bem. Não aconteceu nada grave com o meu bebê”, disse. O Samu 192 foi acionado, porém a gestante contou que foi mal atendida por um dos socorristas. Segundo Adriana, ele teria dito que não era o caso de ter acionado o serviço de urgência, visto que ela já estava bem. “Eu poderia ter batido a barriga. Ele nos tratou com arrogância. Ele deveria tratar as pessoas com mais educação e amor. Tive que ir ao hospital porque o atendimento do Samu foi muito mal feito, mal prestado. A gente que é da área da saúde tem que tratar o próximo como ser humano. Estou decepcionada”, criticou.

Polícia Militar encerra festa clandestina em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PM

A Polícia Militar encerrou uma festa com cerca de 150 pessoas, no Parque Imperial, em Vitória da Conquista, na madrugada deste domingo (12).  De acordo com a 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), as pessoas estavam aglomeradas, sem máscaras, distanciamento ou qualquer medida de proteção contra a propagação do Coronavírus. Além disso, no local, havia venda e consumo de bebidas alcoólicas e utilização de aparelhagem sonora em volume além do permitido. O responsável pela realização da festa foi identificado e conduzido para o Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), juntamente com a aparelhagem de som e as bebidas foram apreendidas, segundo a PM.

Brumado: 'Apoio do prefeito a Bolsonaro é incompatível com sua permanência no PSB', diz Lídice Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O apoio do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos ao presidente Jair Messias Bolsonaro causou grande repercussão negativa entre a cúpula do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a deputada federal Lídice da Mata declarou que o PSB e o prefeito têm posicionamentos divergentes. “O prefeito foi, ao longo do período que passou no PSB, uma pessoa respeitosa com o nosso partido e que chegou, em 2014, a estar na nossa chapa majoritária. Do ponto de vista pessoal, respeitamos uns aos outros. Do ponto de vista político, temos grandes divergências. Seu apoio a Bolsonaro é incompatível com a sua permanência no PSB”, disse. Segundo Lídice, a ida do prefeito à manifestação pró-Bolsonaro em Brasília coloca ambos em lados opostos. “Temos exigência do tipo de comportamento em relação ao Governo Federal. Temos clara posição contrária a este presidente genocida. Portanto, o que Eduardo terá, como todos os militantes do nosso partido, é o direito de se defender na comissão de ética, abrindo um processo pra que ele se sinta à vontade para sair do partido”, afirmou.

Polícia incinera 39 mil pés de maconha em área às margens do Rio São Francisco Foto: Divulgação/SSP-BA

Uma plantação com cerca de 39 mil pés de maconha foi localizada pela Polícia Militar no domingo (12), no município de Curaçá, no norte da Bahia. Ninguém foi preso durante a ação. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), equipes da 45ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e da Rondesp Norte acharam a plantação em uma localidade conhecida como Ilha das Araras, após denúncias. A plantação estava em uma área próxima ao Rio São Francisco e era beneficiada com sistema de irrigação. Uma parte da droga foi apresentada na Delegacia Territorial de Curaçá para perícia e todo o estante foi incinerado.

Brumado: Beto Bonelly cobra solução para falta de medicamentos e insumos na Farmácia Popular Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sessão legislativa, o vereador Alberto Elizeu de Jesus (PSB), o Beto Bonelly, cobrou do Executivo a solução para a falta de medicamentos e insumos da Farmácia Popular no município de Brumado. “Venho recebendo algumas queixas da população de que faltam, por exemplo, fraldas geriátricas para quem precisa e não tem condição de arcar com este produto”, cobrou, logo no início da sessão. O parlamentar ainda indicou a instalação de novos equipamentos em todas as praças municipais, como aparatos de musculação e exercícios em geral, para que a população possa se exercitar e ter um lazer alternativo na cidade. Bonelly também reivindicou o conserto de um bueiro na Vila Presidente Vargas, no chamado ‘Beco de Ita’. “Pessoas que moram no local me procuraram e relataram que o bueiro está empenado, quebrado e fora da caixa de concreto no chão, representando perigo, desconforto e insegurança”, relatou.

Em breve, com o avanço do processo de vacinação contra a Covid-19, a população não precisará mais usar máscara e a Dom Odontologia Premium está pronta para deixar o seu sorriso perfeito. A odontóloga Luciane Castro te convida para fazer uma visita à clínica, que fica localizada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 570 - 1º andar. No local, o seu sorriso, expressão mais linda da alma, será revitalizada com o tratamento necessário. “Nossos sorrisos ficaram guardados por muito tempo, mas, em breve, não precisaremos mais de máscara. Como estará o seu sorriso para esse momento? Já pensou sobre isso?”, questionou. A clínica funciona na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 570 - 1º andar. Os telefones são (77) 3441-0728 e (77) 98108-8430 (WhatsApp).

Brumado: Major Cabral faz balanço positivo de passagem no comando da 34ª CIPM Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Major Mário Cabral foi exonerado do comando da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Brumado, após quase 3 anos de trabalho (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele fez um balanço positivo do período em que atuou como comandante da companhia. “Tenho profunda satisfação e sentimento de dever cumprido. Quando assumi a 34ª CIPM tínhamos altos índices de violência, de homicídios e de assaltos. Brumado pontuava na região sudoeste com destaque negativo. Conseguimos reverter esse quadro e nos destacamos na redução de homicídios”, avaliou. Levando em conta a diminuição significativa dos crimes violentos e letais contra a vida, Cabral sai de cabeça erguida e bastante satisfeito com os resultados alcançados ao longo do trabalho. “Quero agradecer a população brumadense e a todas as cidades que fazem parte da área de abrangência pelo respeito com esse comandante e com a Polícia Militar. Nesses locais, o conceito da PM foi mudado. Há uma visão mais humanizada dos policiais e um combate mais efetivo da criminalidade. Desejo sucesso a nova comandante”, afirmou. 

Prefeito cobra dívida de R$ 84 milhões das empresas mineradoras que atuam em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brasília, o prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), se reuniu com a deputada federal Greyce Elias (Avante-MG), relatora do Grupo de Trabalho (GT) para rever o Código de Mineração (Decreto-Lei 227/67), para cobrar uma dívida de R$ 84 milhões das mineradoras que atuam no município. As empresas, principalmente a RHI Magnesita, são acusadas pelo gestor de não recolher os royalties devidos em razão da exploração mineral em Brumado ao longo dos últimos anos. Vasconcelos chegou a entregar pessoalmente ao presidente Jair Messias Bolsonaro, por ocasião de sua visita ao município de Tanhaçu para autorizar a retomada das obras da Fiol, uma carta em nome do povo de Brumado reivindicando a correta Contribuição Financeira Sobre Estação Mineral (Cefem) (veja aqui). Nas redes sociais, após o encontro com a deputada, o gestor declarou que “agora chegou a vez de Brumado”.

Mãe posta vídeo e descobre que filha não foi vacinada em Várzea Paulista Foto: Reprodução/G1

A mãe de uma adolescente de 12 anos descobriu que a filha não foi vacinada contra a Covid-19 após publicar um vídeo nas redes sociais. O caso ocorreu na tarde deste sábado (11) durante uma ação de vacinação em Várzea Paulista (SP). Em um vídeo enviado à TV TEM, é possível ver que a enfermeira estava com a seringa e quando coloca a agulha no braço da adolescente, não injeta o imunizante e finaliza como se tivesse vacinado. Em entrevista ao G1, a mãe da adolescente, que preferiu não ser identificada, contou que fez o vídeo do momento da aplicação como uma forma de comemorar o “presente de aniversário” antecipado da filha, que completará 13 anos no dia 19 deste mês. “Eu não tenho o costume de filmar, mas eu resolvi filmar ela. Ela estava super ansiosa com a vacinação e tem pavor de agulha. Depois que postei o vídeo, percebei que ela não tinha sido vacinada. Eu fui no postinho de saúde e expliquei para as enfermeiras”. Segundo a mãe da adolescente, ela havia sido orientada a voltar na segunda-feira (13) para a jovem receber a dose correta, mas ela explicou para a equipe que não conseguiria por causa da rotina de trabalho da família. Depois de conversas com a equipe, a adolescente conseguiu receber o imunizante de forma correta, de acordo com a mãe. “Eu queria que minha filha fosse vacinada no sábado. Nos sentimos enganadas. Essa vacinação é muito importante, tem pessoas morrendo por causa do vírus. Com quantas crianças pode ter acontecido isso? Que a mãe não viu ou só tirou foto. É um alerta para que os pais fiquem atentos”. Em nota, a Prefeitura de Várzea Paulista informou que adotou todas as providências e que os fatos estão sendo apurados pela administração. A enfermeira foi afastada da equipe de vacinação.

Arquivo