Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
14/Jul/2013 - 17h10

Semiárido: Em meio à seca, 429 mil famílias têm acesso difícil à água

Semiárido: Em meio à seca, 429 mil famílias têm acesso difícil à água Em Olho d'Água das Flores, em Alagoas, a busca por água é diária. A moradora Creuza e os filhos voltaram de mãos vazias da torneira coletiva. (Foto: Jonathan Lins/G1-AL)

De acordo com dados do cadastro único do Brasil Sem Miséria, programa do Governo Federal, 429.630 famílias do semiárido brasileiro não possuem cisternas. E mesmo vivendo a pior seca dos últimos 50 anos, provavelmente essas famílias não têm acesso à água. E para tentar amenizar essa situação, o Governo Federal publicou no último dia 05 o decreto 8.038 para regulamentar o Programa Cisternas – o qual prevê garantias de fornecimento de água para consumo humano e para produção de alimentos. Em 2003 o governo criou um algo parecido, o Programa Um Milhão de Cisternas, que pretendia levar, até 2008, cisternas para todas as famílias do semiárido. Mas a meta não foi cumprida, sendo criado então, em 2011 o Água Para Todos. Nesse último, o objetivo era entregar 750 mil cisternas até 2014 – 42% delas já estão com famílias, segundo o Ministério da Integração Nacional.  Com esse equipamento, é possível acumular a água da chuva, o que não tem acontecido, e guardar a água recebida dos carros-pipa. Embora possuindo as cisternas, ainda é difícil saber se estão sendo abastecidas: os carros-pipa não conseguem ir às comunidades mais isoladas. As informações são do G1.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo