Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Um homem de 28 anos foi preso em flagrante, em Salvador, suspeito de manter a namorada de 18 anos e o filho dela, de 3 anos, em cárcere privado por cerca de oito meses. O caso foi descoberto pela polícia após a vítima aproveitar um momento de distração do suspeito e usar o celular dele para avisar à mãe onde estava presa. William Guimarães de Oliveira, que negou as acusações em depoimento, foi localizado no Jardim das Margaridas, na quinta-feira (7), mesmo dia em que a mãe da jovem denunciou o caso à polícia. Natural do Rio de Janeiro, o suspeito foi apresentado à imprensa na tarde desta sexta, na sede da Polícia Civil, na Piedade. A polícia disse que o homem foi preso na rua onde ficava o imóvel em que mantinha as vítimas presas e estava com a chave da casa no bolso. Os policiais foram com ele até a residência e encontraram mãe e filho presos, cada um em um cômodo diferente do imóvel. A jovem, conforme a polícia, estava com a unha de um dos dedos das mãos arrancada e o suspeito teria usado a boca para cometer a agressão. De acordo com o G1, ainda na quinta, a jovem enviou fotos dela e do filho, fruto de outro relacionamento, para a mãe com o celular do suspeito, avisou que os dois estavam sendo vítimas de constantes espancamentos e sessões de tortura e também onde estavam presos.

Veículos com placas de finais 1 e 2 têm desconto de 5% no IPVA em março Foto: Reprodução/TV Bahia

Os motoristas baianos que possuem veículos com placas de finais 1 e 2 podem ter 5% de desconto no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), em março, caso realizem o pagamento, em cota única, até os dias 28 (para placas de final 1) e 29 (para placas de final 2). O calendário completo está disponível no site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba). Outra opção para os proprietários de veículos é parcelar o imposto em três vezes, sem desconto. Para isso, é necessário pagar a primeira cota na mesma data em que ocorre o vencimento do desconto de 5% (ou seja, dia 28 para placa 1 e dia 29 para placa 2). O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, mediante a apresentação do número do Renavam. Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela. Os débitos anteriores do IPVA ainda não notificados também podem ser divididos em três vezes, juntamente com o IPVA 2019. No entanto, o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes. Já o seguro obrigatório deverá ser pago integralmente até o vencimento da primeira parcela do imposto, em caso de parcelamento do IPVA. O pagamento do tributo referente a embarcações e aeronaves deverá ser efetuado até 31 de maio de 2019. Todas as informações poderão ser consultadas no site da Sefaz-BA ou por meio do call center da secretaria, que atende pelo número 0800 071 0071.

Tragédia: Primas de 2 e 12 anos morrem após serem atropeladas por carro no sudoeste da Bahia Foto: Giro Ipiaú

Uma criança de 2 anos e uma adolescente de 12, que eram primas, morreram atropeladas por um carro, na tarde desta sexta-feira (8), na cidade de Itagibá, no sudoeste da Bahia. Conforme a Polícia Civil, uma outra menina, de 5 anos, ficou ferida e foi levada para uma unidade médica. Segundo informações da polícia, as vítimas foram identificadas como Ayala Lohana Lima, de 2 anos, e Cinde Lohana de Jesus Oliveira, de 12. Elas morreram na hora. De acordo com o G1, a garotinha que sobreviveu, Ávila de Jesus Santos, de 5 anos, foi retirada da parte baixa do carro, socorrida e encaminhada para o Hospital Geral de Ipiaú. Não há informações sobre o estado de saúde dela.

Tragédia: Primas de 2 e 12 anos morrem após serem atropeladas por carro no sudoeste da Bahia Foto: Giro Ipiaú

A polícia informou que Cinde Lohana foi atropelada após tentar salvar as outras duas crianças. O motorista se apresentou na delegacia após a tragédia e informou que a direção do veículo teria travado. Ele foi liberado após ser ouvido. Ainda de acordo com Polícia Civil, que os corpos das vítimas foram removidos pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Jequié.

Caesg é recebida a tiros e bandido morre em confronto na cidade de Aracatu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um bandido identificado como Fabiano Silva e Silva morreu na manhã deste sábado (09) em confronto com a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Sudoeste), a antiga Caesg, na cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, uma guarnição fazia rondas ostensivas no município, quando recebeu uma denúncia de tráfico de drogas. Ao chegar ao local, os militares da Caesg foram recebidos a tiros por bandidos. Um dos bandidos foi alvejado. A polícia prontamente socorreu a vítima e encaminhou para o Hospital Felinto Silveira Maia, mas devido a gravidade veio a óbito na unidade de saúde.

Pelo menos um milhão de casos de violência contra a mulher aguardam julgamento do Poder Judiciário brasileiro. No ano passado, os tribunais do País contabilizaram 1.009.165 processos relativos a este tipo de crime pendentes de decisão, um aumento de 7% em relação ao ano anterior, quando o Conselho Nacional de Justiça contabilizou 946.541 casos. Também aumentou no período o estoque de processos relacionados ao feminicídio sem julgamento: de 4.209 em 2017 para 4.461 em 2018. O número de sentenças que determinam a aplicação de medidas protetivas passou de 291.746 para 339.216 em dois anos. De acordo com a Veja, em março de 2015, o feminicídio passou a ser uma qualificadora do crime de homicídio, e incluído no rol dos crimes hediondos, como estupro, latrocínio e genocídio (Lei nº 13.104/2015). O crime é classificado como “contra a mulher por razões da condição de sexo feminino” e envolvem a violência doméstica e familiar ou quando há discriminação à condição de mulher. Em números absolutos, o Tribunal de Justiça de São Paulo foi o que relatou mais casos de violência contra mulher pendentes no ano passado: 207.668. A Justiça paulista também foi a que mais aplicou medidas protetivas: 90.092 em 2018. Já o tribunal de Minas Gerais tem o maior estoque do país de ações sobre feminicídio: 1.534. Em termos proporcionais, o maior aumento de processos pendentes sobre violência doméstica foi registrado pela Justiça do Ceará, onde o número passou de 18.587 para 41.523 — um aumento de 123% de um ano para o outro. Na outra ponta, o melhor desempenho foi medido em Sergipe, que reduziu seu estoque de pendentes de 6.216 para 4.290.

Cai número de mulheres vítimas de homicídio no Brasil Foto: Reprodução/G1

O Brasil teve uma ligeira redução no número de mulheres assassinadas em 2018. Mas, ainda assim, os registros de feminicídio cresceram em um ano. É o que mostra um levantamento feito pelo G1 com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. São 4.254 homicídios dolosos de mulheres, uma redução de 6,7% em relação a 2017, quando foram registrados 4.558 assassinatos – a queda é menor, porém, que a registrada se forem contabilizados também os homens. Houve ainda um aumento no número de registros de feminicídio, ou seja, de casos em que mulheres foram mortas em crimes de ódio motivados pela condição de gênero. Foram 1.173 no ano passado, ante 1.047 em 2017. O levantamento, publicado nesta sexta (8), Dia Internacional da Mulher, faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Receita Federal: Declarar dependente 'fantasma' no IR pode dar até 5 anos de prisão Foto:Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma das grandes novidades do Imposto de Renda deste ano é que os contribuintes precisam informar o CPF de todos os dependentes arrolados na declaração. A prática visa coibir fraudes como informar pessoas que não existem para aumentar a restituição. Quem usou essas táticas em anos anteriores está sujeito à revisão do fisco. Caso a fraude seja constatada, o contribuinte pode ser punido com multa de até 225% do imposto devido e até mesmo prisão. A pena prevista na Lei 8137/90, que trata dos crimes contra a ordem tributária, é de dois a cinco anos de prisão para o caso de sonegação de imposto. Entre 2017 e 2018, quando a Receita passou a exigir a documentação de crianças com idades entre 8 e 12 anos, houve uma redução repentina de 863 mil dependentes. Com a nova exigência, é possível que haja mais contração.

Empresário aposta no projeto Livramento Folia para o Carnaval 2020 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Referência em eventos de grande porte, a cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, sediará no ano de 2020 um projeto de carnaval com atrações renomadas, trios elétricos na avenida, camarotes, blocos, palcos alternativos e muito mais. A iniciativa partiu do empresário Ney Trindade. “Além de uma grande movimentação na cidade! Chegou a hora de sairmos do comodismo e irmos adiante à procura de um novo destino para curtir o nosso carnaval! E que esse destino seja Livramento! Vem aí o Livramento Folia, em 2020, um projeto de realizar um carnaval em nossa cidade, que necessita do apoio de todos para que possa se concretizar! Nós da equipe de produções da Ney Eventos estamos dispostos a surpreendê-los com um carnaval jamais visto na região”.

Empresário aposta no projeto Livramento Folia para o Carnaval 2020
Itatim: Advogado mata esposa por não aceitar fim do relacionamento Foto: Reprodução/Facebook

Uma comerciante de 31 anos morreu baleada pelo marido, de 38, dentro da casa do casal, em Itatim, no interior da Bahia. Após o crime, ocorrido na quinta-feira (7), o homem, que era advogado, cometeu suicídio. De acordo com informações da Polícia Militar (PM), o homem não aceitava o fim do relacionamento. De acordo com a PM, Calliane Fraga Cintra Macedo, queria se separar de Daniel Macedo Santos, mas ele não aceitava. A mulher, que era dona de uma loja de bolsas e calçados femininos, tinha dois filhos. Um de 11 anos, fruto de um relacionamento anterior, e uma criança de 3 anos, filha do casal. As crianças estavam na casa da avô materna, no momento do crime. A PM ainda informou que Daniel atirou em Calliane na garagem da casa onde eles moravam. A polícia foi até o local após ser acionada pelos vizinhos, que escutaram os tiros. A mulher foi localizada em frente ao carro da família, enquanto o homem estava na lateral do veículo. A arma do crime foi recolhida do local. De acordo com o G1, os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itaberaba, cidade da mesma região. Não há informações sobre os enterros.

Hospital de Brumado realiza mais de 2.800 procedimentos cirúrgicos e confirma status de referência regional Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com dados divulgados pelo Data SUS, por meio do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde, o volume de procedimentos cirúrgicos realizados no município de Brumado é referência regional, contabilizando 2.806 no ano de 2018. Já o município de Guanambi realizou 2.816 - o Hospital Regional de Guanambi é totalmente custeado pelo Governo do Estado, enquanto em Brumado o Município banca grande parte dos recursos, inclusive para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As admissões realizadas na UTI Neonatal de Brumado superam as do Hospital de Base de Vitória da Conquista: são 197 contra 138. A Administração Municipal vem buscando junto ao governo do estado a liberação de verbas em 100% para custear os gastos do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, o que possibilitaria que os recursos municipais sobressalentes pudessem, por exemplo, ser destinados em maior quantidade para as Unidades de Saúde da Família.

Psicologia cognitiva comportamental com Bianca Amorim: Saiba como ela pode te ajudar

A psicologia cognitiva comportamental é um campo de estudo extenso, que examina desde questões sobre atenção e memória até percepção, raciocínio, criatividade, tomada de decisão e resolução de problemas, entre outras áreas. Por meio do estudo da psicologia cognitiva, os especialistas procuram entender os motivos pelos quais uma pessoa toma determinadas ações, faz certas escolhas e opta por determinados caminhos. Dessa forma, para se criar novas atitudes e comportamentos que sejam benéficos para o paciente, a Terapia Cognitiva Comportamental estuda a interação entre os pensamentos, sentimentos e comportamentos, identificando crenças limitantes e trabalhando na mudança de padrões de pensamento e comportamento.  Atualmente a terapia cognitiva é usada com frequência para resolver uma grande gama de problemas psicológicos, como também é eficaz para diferentes transtornos de ansiedade como a fobia específica, transtorno de estresse pós-traumático ou ataque de pânico, bem como transtornos do humor, como depressão e distimia. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

Livramento de Nossa Senhora: Trator causa acidente com viatura da polícia e duas motocicletas na BA-148 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite desta quinta-feira (07), um grave acidente foi registrado na BA-148, próximo ao Bairro Piçarrão, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, devido a um trator mal sinalizado no local. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, uma viatura da Policia Civil da Delegacia Territorial de Livramento capotou após bater na traseira do trator. O condutor da viatura, um investigador lotado na delegacia do município, além dos condutores de duas motocicletas, que também se envolveram no acidente, sofreram apenas ferimentos leves e foram encaminhados até a UPA 24h. A Polícia Militar esteve no local registrando a ocorrência e controlando o trânsito.

Acusado de sequestrar a própria filha em Ibiassucê, pai disse que fez tudo pensando no bem da menina Foto: Aloísio Costa

Vinte e sete dias após o suposto sequestro ocorrido na cidade de Ibiassucê, a 79 km de Brumado, o pai da criança, e também acusado de ter sequestrado a filha, Jânio Ramos de Andrade, 35 anos, disse que fez tudo pelo bem da criança. Ele ainda acusa a mãe, sua ex-mulher, de maus tratos. "Não houve sequestro algum e nem cometi nenhum crime porque minha filha não estava sendo bem cuidada. Minha ex-mulher ficava o dia inteiro com minha filha dentro de um bar, que não é ambiente pra uma criança”, disse, entrevista ao Informe Cidade. Jânio também se defendeu dos boatos de que teria levado a menina por vingança contra a mãe que não queria reatar o relacionamento. Ele voltou a dizer que fez tudo pensando no bem-estar da criança. Por fim, Jânio disse que não considera o que fez um crime, que não se arrepende e que confia na justiça. No dia 20 de fevereiro, segundo depoimento da ex-mulher, Jânio, que reside em São Paulo, teria invadido a casa onde ela e mais alguns familiares estavam e levado a criança à força. De acordo com a Delegacia de Polícia de Ibiassucê, Jânio é suspeito de sequestro, violência doméstica, maus tratos e invasão de domicílio.

Justiça determina inclusão de medicamentos à base de Cannabis na lista do SUS Foto: Reprodução/Pixabay

A Justiça Federal determinou que a União inclua medicamentos já registrados pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) à base de Canabidiol (CBD) e Tetraidrocanabinol (THC), substâncias provenientes da planta Cannabis sativa, na lista de fármacos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão atende a um pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Eunápolis (BA), e prevê também que a medida que novos medicamentos forem registrados, estes também sejam incorporados. Vale ressaltar que os medicamentos só devem ser utilizados caso as alternativas já disponibilizadas pelo SUS não surtam efeitos no paciente. A decisão foi tomada pois o valor dos medicamentos ou tratamento não pode ser um impedimento para que pacientes que necessitam destes usufruam dos benefícios. De acordo com o MPF-BA, isso frustraria a determinação constitucional de permitir o acesso de todos aos serviços de saúde e ter uma vida digna. A sentença também determina o bloqueio de R$ 100 mil da União, para serem utilizados na compra de medicamentos para cada paciente, baseado na prescrição médica. O fornecimento do medicamento deverá ser feito até que outro compatível esteja disponível à população pelo SUS. Caso não cumpra a decisão em 30 dias, a União terá de pagar uma multa diária de R$ 1 mil.   

Livramento de Nossa Senhora: Moradores do Passa Quatro ironizam promessa de calçamento Foto: Rádio 88 FM

Por meio de uma faixa instalada na Comunidade do Passa Quatro, na zona rural de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, os moradores ironizam a promessa de calçamento feita pela Prefeitura Municipal. Na faixa, os moradores agradecem a gestão municipal pela realização da obra. “Os moradores do Passa Quatro agradecem pela promessa cumprida ao calçamento feito pela Prefeitura de Livramento. Parabéns!”, diz a faixa. De acordo com a Rádio 88 FM, a prefeitura informou que o calçamento já foi licitado e a liberação de fundos de um convênio com o Governo Federal está sendo aguardado. Assim que o trâmite for realizado, a obra será concretizada.

Bebê filho de Testemunhas de Jeová fará transfusão de sangue após decisão de juiz

Um bebê recém-nascido filho de Testemunhas de Jeová teve sua transfusão de sangue autorizada por um juiz em Goiânia. A decisão contraria a vontade dos pais, já que a religião não permite o procedimento. De acordo com o G1, a liminar foi deferida após a maternidade na qual o bebê estava internado entrar com o pedido na Justiça. A ação relata que o recém-nascido só esteve na barriga da mãe por 28 semanas, com apenas 1,2 quilos. Atualmente, ele encontra-se internado em um leito de UTI neonatal. A necessidade de transfusão se dá por uma anemia, que não apresentou melhora com a utilização de outros métodos. Ainda assim, os pais desautorizaram os médicos a realizarem a transfusão. Porém, o juiz Clauber Costa Abreu baseou sua decisão no direito à vida de uma pessoa que ainda não possui capacidade para responder por si só, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Abaíra: Motoristas reclamam dos buracos e da situação precária na BA-148 Foto: Reprodução/Youtube

Um vídeo que está sendo divulgado nas redes sociais mostra a situação precária da BA-148, principalmente no trecho que liga Abaíra, na Chapada Diamantina, ao entroncamento da BA-242. Os inúmeros buracos espalhados na pista dificultam o trânsito dos motoristas que trafegam pela rodovia. Os condutores reclamam que a falta de estrutura tem danificado os veículos e pode provocar uma tragédia. Na BA-148, é intenso o tráfego de veículos pesados e carros pequenos, pois é uma via liga diversas cidades da Chapada. São aproximadamente 120 quilômetros de muitos buracos e intenso fluxo. O vídeo está sendo divulgado na tentativa de que as autoridades tomem conhecimento da situação e que providências sejam tomadas rapidamente.

Dieta líquida pode reverter quadro de diabetes tipo 2, revela estudo Foto: iStock/Getty Images

Seguir uma dieta líquida (baseada em sopas e shakes) pode reverter quadros de diabetes tipo 2, aponta estudo publicado esta semana na revista científica The Lancet: Diabetes & Endocrinology. A mudança alimentar conseguiu reverter a doença em 46% das pessoas no primeiro ano depois do estudo. Além disso, 64% dos indivíduos que perderam mais de 10 quilos mantiveram os resultados de reversão dois anos após o fim da pesquisa. Os pesquisadores acreditam que a reversão da doença foi possível porque a dieta rigorosa consegue alterar a gordura ao redor do pâncreas, o que ajuda a recuperar a produção de insulina, hormônio responsável por controlar a glicemia (taxa de glicose no sangue). “Esses resultados mostram um desenvolvimento significativo e finalmente derrubam a era do diabetes tipo 2 como uma doença progressiva e vitalícia”, comentou Roy Taylor, da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, à revista americana Time.  Apesar disso, a equipe salientou que evitar o retorno do peso é fundamental para manter a condição sob controle. Isso significa que se o indivíduo voltar a ganhar peso em algum momento da vida, o diabetes pode retornar também. Segundo especialistas, o número de pessoas com diabetes tipo 2 no mundo tem crescido em decorrência da epidemia de obesidade. Portanto, esses achados trazem soluções tanto para a obesidade quanto para o diabetes.

Sebrae promoverá curso de vendas solidário em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Gestora de atendimento do Sebrae em Brumado, Jéssica Lopes informou ao site Achei Sudoeste que, para este ano, muitos cursos de capacitação serão promovidos na cidade. Segundo ela, um evento com foco em vendas e marketing será realizado a fim de abrir os horizontes dos comerciantes e prestadores de serviços. “Esse evento é uma palestra que foi desenvolvida pelo Fred Alecrim, que virá até Brumado para falar mais sobre o assunto. Ele escreveu um livro, chamado “O algo mais”, que traz basicamente o que é necessário uma marca possuir para ela se destacar”, disse. Lopes ainda ressaltou que, na palestra, será revelado o que o comerciante ou prestador de serviço precisa agregar a sua experiência de venda para obter melhores resultados. “Fazer com que o cliente aprecie a experiência que ele teve dentro da loja, aprecie a qualidade do atendimento e do produto, e colocar ele em outro patamar, que não é só mais no patamar de cliente, mas de promotor da loja e da marca, é um pouquinho mais difícil. Na palestra, tem algumas dicas que Fred Alecrim vai passar que vão garantir essa experiência”, destacou. O evento acontecerá no dia 24 de abril, às 19h. As inscrições poderão ser feitas no Sebrae/Brumado, na Sala do Empreendedor, na Câmara de Dirigentes Lojistas ou pela loja virtual. A palestra é aberta ao público e, para entrar, é necessário doar um quilo de alimento. As vagas são limitadas.

 Suspeito de estuprar jovem no colo da mãe tem prisão decretada Foto: Reprodução/TV Bahia

O homem de 25 anos, suspeito de invadir a casa da vizinha e estuprar uma adolescente de 16 anos por cerca de 8 horas, na cidade de Juazeiro, norte da Bahia, teve a prisão preventiva decretada na tarde desta quinta-feira (7). Conforme a Polícia Civil, Daniel Eugênio dos Santos foi encaminhado para o Conjunto Penal do município. De acordo com informações da polícia, a prisão preventiva foi decretada pelo juiz Paulo Ney de Araújo. A vítima e a mãe foram agredidas, ameaçadas e amordaçadas. A Polícia Civil informou que Daniel Eugênio, fugiu do local depois do crime. Ele foi detido ao se entregar à polícia, na manhã de quarta-feira (6).

Homem tenta se passar por fiscal do Crea em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quinta-feira-feira (7), um homem, se identificando como funcionário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), foi em diversas lojas do comércio da cidade de Brumado e solicitou documentações a respeito do sistema de TV e alarme dos estabelecimentos. Desconfiados, já que o cidadão não usava nenhuma farda ou tinha documentos de identificação profissional, os lojistas entraram em contato com a Inspetoria do Crea na cidade. Por sua vez, a fiscalização do Crea-Ba visitou os locais e constatou que não se tratava de nenhuma ação fiscalizatória do órgão. O homem foi conduzido à delegacia e ficou sob responsabilidade da polícia. Segundo o Crea-Ba, sempre que os fiscais do órgão exercem suas atividades, os mesmos o fazem devidamente fardados e com crachá de identificação.

Major Leila homenageia as mulheres e fala sobre as dificuldades do gênero em meio sociedade machista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta sexta-feira, 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher e a Major Leila, também coordenadora do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), fez questão de deixar a sua mensagem às mulheres através do site Achei Sudoeste. “É um dia, na verdade, de reflexão. É importante que as mulheres pensem, reflitam, não só as mulheres como toda a comunidade reflita sobre a importância da mulher dentro da sociedade. Espero que, com essas homenagens, a gente consiga melhorias na situação das mulheres na nossa comunidade”, declarou. Ocupando uma posição que, antes, parecia restrita aos homens dentro da Polícia Militar, em uma patente alta, a Major diz que tenta lidar com a situação de forma natural, assim como todos deveriam agir. “Porque a mulher quer o mesmo espaço que é dado a qualquer ser humano. Então, a gente sempre tem que observar a profissão de forma impessoal, independente de gênero. Encaro dessa forma: sou uma mulher, com uma patente de Major, comando homens, da mesma forma que tem homens comandando homens. É uma coisa estritamente profissional”, afirmou. Segundo ela, no dia a dia da profissão, tenta sempre passar aos seus comandados que a profissão tem de ser vista de maneira técnica, dentro da sua hierarquia. Sobre o preconceito contra as mulheres que ocupam essas profissões, ela disse que existe, mas sempre buscou a igualdade através do seu aperfeiçoamento, técnico e intelectual. A Major Leila ainda ressaltou que, hoje, as mulheres denunciam, cada vez mais, quando são vítimas de violência doméstica, mostrando que não aceitam, tal como antes, esse tipo de comportamento. “A violência contra a mulher não pode ser admitida em nenhuma sociedade”, finalizou.

Falta de vontade política, má gestão e prefeito infeliz impedem retorno do carnaval de Brumado, diz promoter Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Pelo terceiro ano consecutivo, o carnaval infantil foi realizado pelo promoter Marcos Antônio Cardoso, o popular Kezinha, na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o promoter disse que o evento superou as expectativas, sendo muito bem-sucedido, tanto em termos de público quanto de apoiadores. Segundo Kezinha, o custo da festa, que foi de R$ 5 mil, foi pago pelos patrocinadores do comércio local. Cardoso elogiou a iniciativa dos pais, que levaram os filhos para a praça fantasiados. “Viveram a verdadeira alegria que é o carnaval. Brumado sempre teve essa alegria”, declarou. Kezinha lamentou que a festa não é mais realizada na cidade, onde já foi tradição. “Tem 35 anos que moro em Brumado e vivi toda essa alegria do carnaval. Fui destaque do Bloco Germes da Era em todas as edições que eu morei aqui. Eu criava a minha fantasia e saía na linha de frente. Além de viver o carnaval como folião, eu vivi o carnaval também como incentivador. Tenho uma história no carnaval de Brumado”, afirmou.

Falta de vontade política, má gestão e prefeito infeliz impedem retorno do carnaval de Brumado, diz promoter Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Para ele, a festa foi extinta por falta de planejamento e capricho político. Kezinha lamentou que, além do carnaval, a cidade deixou de promover diversos eventos culturais, como o Festival de Música Popular. “Isso deixa a gente muito triste. O poder aquisitivo melhorou para todas as prefeituras e Brumado perdeu a noção de fazer as coisas. Eu culpo, sem querer entrar nessa parte política, à falta de compromisso dos legisladores e também do atual prefeito”, avaliou. Do seu ponto de vista, já que o gestor não realiza o carnaval, os vereadores deveriam brigar pela promoção da festa, assim como brigam por tantas outras coisas menos importantes. “São pessoas que não têm interesse nenhum em fazer nada pela população brumadense”, criticou. Apesar da falta de vontade política e da má gestão, Kezinha acredita na volta dos festejos diante da formação de uma comissão organizadora competente.

Garçom é morto a tiros após homem invadir churrascaria e atirar contra vítima em Eunápolis Foto: Reprodução/Facebook

Um garçom foi morto a tiros na noite desta quarta-feira (6) em Eunápolis, na Costa do Descobrimento, no sul baiano. Segundo a Polícia, o crime ocorreu por volta das 21h, quando a vítima trabalhava. A churrascaria fica ás margens da BR-101. Conforme o G1, um motociclista entrou no local e atirou na cabeça de Paulo Sergio Nascimento Santos, de 30 anos. A vítima veio a óbito no local. Paulo Sérgio trabalhava há 14 anos na churrascaria e não tinha nenhuma passagem pela Polícia. Até o momento não há informações sobre a autoria e a motivação do crime.

Arquivo