Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Rejeitos de barragem que rompeu em MG ameaçam o Velho Chico Foto: Divulgação/Vale

Ambientalistas ligados ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) estão em alerta quanto à possibilidade de contaminação do Rio São Francisco pela lama de rejeitos da barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), e que se rompeu em 25 de janeiro, deixando, até o momento, 189 mortos. De acordo com o Correio, a barragem da Vale liberou 13 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro no Rio Paraopeba e, segundo a CBHSF, os rejeitos já teriam chegado às proximidades da Usina Hidrelétrica de Retiro Baixo, entre as cidades de Curvelo e Pompéu, região central de Minas Gerais. A área do reservatório de Retiro Baixo possui 22,5 quilômetros quadrados, com profundidade máxima de 44 metros e é a última represa antes do reservatório da Usina Hidrelétrica de Três Marias, a qual verte água diretamente para o Rio São Francisco. Gerente da Retiro Baixo Energética, consórcio responsável pela usina, Lana Beatriz Oliveira informou ao CORREIO que não pode afirmar, com certeza, se os rejeitos chegaram. “Tem chovido na região e não podemos afirmar 100% que a lama já chegou, é bem provável, mas só especialistas para confirmarem isso”, disse. A hidrelétrica está situada a, aproximadamente, 300 quilômetros do local onde se deu o rompimento, e até a área de alagamento da represa da Usina Hidrelétrica de Três Marias são mais 100 km. Com capacidade para gerar 82 MW de energia, Retiro Baixo está operando com metade disso, gerando entre 30 e 40 MW. O monitoramento do avanço da pluma de sedimentos no rio Paraopeba é feito pela Agência Nacional de Águas (ANA), em parceria com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Pai de santo é encontrado morto dentro de casa em Salvador Foto: Reprodução/Facebook

Um pai de santo de 43 anos foi encontrado morto pelo filho de santo dele, dentro casa onde morava, no bairro de Narandiba, em Salvador. Como o corpo foi achado em estado de decomposição, a polícia ainda não sabe o tipo de arma que foi usado para matar o homem. De acordo com a Polícia Civil, o crime ocorreu na 2ª Travessa Águas Cristalinas, e o corpo de Francisco Ademilton da Silva foi localizado na segunda-feira (4), na cama. A vítima morava sozinha e a casa não apresentava sinais de arrombamento, apesar de o guarda-roupa estar revirado. Em entrevista ao G1, Luíz Paixão Sobrinho, primo da vítima, informou que Francisco era enfermeiro e natural do Ceará, mas morava em Salvador há mais de 20 anos por conta do mercado de trabalho. “Ele era tranquilo. Nunca teve desavença com ninguém. Não era de brigar com ninguém. Perda para família toda. Ele morava aqui (Salvador) há mais de 20 anos por conta do trabalho", pontuou. Ainda de acordo com Luíz, o último contato da família com Francisco foi no sábado (2), por telefone. “No sábado, a irmã dele conversou com ele pelo telefone. Ela estava no Ceará e ele aqui. Eles conversaram bastante. Isso foi de noite. No domingo, ela tentou falar com ele, ligou para o celular dele, mas não conseguiu falar. Ela então ligou para a esposa do filho de santo dele, que foi até a casa e encontrou ele morto”, pontuou. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

PM prende segundo suspeitos de matar jovem e atear fogo no corpo no município de Aracatu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (04), a Polícia Militar prendeu o segundo suspeito de matar a pedradas e atear fogo no jovem Magnoel Costa Teixeira, de 29 anos, no município de Aracatu, a 36 km de Brumado. O primeiro suspeito foi preso no mesmo dia do crime, no último sábado (02). Paulo Landin Marinho, o Pocó, Bruno Nunes de Souza, o Bruninho, e um terceiro suspeito que continua foragido são acusados de latrocínio. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, em depoimento à polícia, Bruninho relatou que o trio decidiu matar Magnoel após o mesmo reconhecer os assaltantes. A PM informou que está realizando buscas pela região e a prisão do terceiro envolvido no crime é só uma questão de tempo. Pocó foi encaminhado para a delegacia de Brumado, onde permanecerá na carceragem da 20ª Coorpin até o final das investigações.

Riacho de Santana: Ex-candidato a vereador é preso por violência doméstica Foto: Divulgação/PM

Candidato a vereador nas eleições municipais de 2016, Elisvam Moreira das Neves, de 37 anos, foi preso na quarta-feira (6), em Riacho de Santana, a 203 km de Brumado, acusado de violência doméstica. Ele teria agredido a ex-companheira e familiares dela. De acordo com Vilson Nunes, a guarnição da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prendeu o indivíduo depois da vítima divulgar um pedido de socorro nas redes sociais e em grupos de WhatsApp. No texto, a mulher denuncia as agressões e o descumprimento de medidas protetivas por parte do ex-companheiro. Elisvam foi apresentado na sede da 24ª Coorpin, em Bom Jesus da Lapa, onde permanece preso à disposição da justiça.

Entrega da declaração do Imposto de Renda começa hoje

A partir desta quinta-feira, 7 de março, os contribuintes poderão fazer a entrega da declaração de Imposto de Renda de 2019. O programa para preencher o formulário da declaração de ano-base 2018 já está disponível no site da Receita Federal. De acordo com o jornal o Globo, quem precisa prestar contas sobre os ganhos do ano passado tem até 30 de abril para enviar as informações. É preciso ficar atento ao relógio. A Receita Federal não aceita o envio de declaração entre 1h e 5h da madrugada. Assim, quem chega tarde do trabalho, precisa se programar para não ter problemas ao enviar. Aos sábados e domingos o Fisco também recebe os formulários, mas com a mesma restrição de horário. Despesas médicas e informações sobre rendimento de aluguel costumam estar entre os principais erros. Por isso é preciso ficar atento.

Idoso morre ao ter bicicleta atingida por caçamba em Caetité Foto: Folha do Vale

Na última quarta-feira (06), por volta de 17h20, um homem de 60 anos morreu em acidente registrado na Avenida Luís Bento, no Bairro Pedro Cruz, em Caetité, a 100 km de Brumado. De acordo com o Folha do Vale, Nilton Edson da Silva seguia em uma bicicleta, quando foi atingido por uma caçamba licenciada na própria cidade. O Samu 192 foi acionado, mas já encontrou o idoso sem vida. A Polícia Militar também esteve no local registrando a ocorrência e preservando a área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi para realização de necropsia. As causas do acidente estão sendo apuradas.

Esfaqueada a mando de namorado perde visão e 'fingiu de morta', diz irmã Foto: Reprodução/Instagram

Uma das irmãs de Isabela Oliveira Conde, de 36 anos, que foi esfaqueada a mando do namorado em Salvador, contou, em entrevista ao G1, que a fisioterapeuta, que tem uma filha de 16 anos, perdeu a visão de um dos olhos. A mulher segue internada e se recupera das lesões. Após as agressões, Isabela ainda foi jogada em um acostamento da BR-324, no trecho do município de Simões Filho, região metropolitana de Salvador, foi e socorrida por pessoas que passavam pelo local. Iracema Conde disse que a irmã, mesmo com muitos ferimentos e com o rosto desfigurado, conseguiu sobreviver porque se fingiu de morta. Isabela está sob proteção judicial, e por isso, Iracema preferiu não detalhar o local onde a mulher está internada. O suspeito, identificado como Fábio Barbosa Vieira, que namorava a vítima há cerca de dois anos, está preso. Entretanto, dois homens apontados como comparsas do mandante do crime são procurados pela polícia. Conforme os familiares, a vítima relatou que foram os dois homens que a agrediu e a golpeou com facadas. Segundo a irmã da vítima, os médicos informaram para a família que Isabela foi ferida com 78 facadas. Fábio Barbosa Vieira está à disposição da Justiça. A Polícia Civil investiga o crime.

Galego é demitido da divisão de equipamentos e materiais esportivos da prefeitura de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Até então, o desportista Robson Wilson da Silva Santos, o popular Galego, estava trabalhando na organização do Campeonato Brumadense de Futebol. No entanto, o mesmo foi exonerado pela Prefeitura Municipal da função. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Galego disse que não sabe o motivo de seu desligamento da organização, visto que não obteve uma explicação da prefeitura. Em um áudio recentemente vazado, o desportista criticou a administração ao dizer que o Poder Público poderia apoiar mais o esporte local, bem como fez críticas a alguns vereadores. Questionado se o áudio poderia ser o motivo de sua exoneração, ele acredita que sim. “Não falei nenhuma mentira. Não falei de prefeito, falei de vereador que não apoia o esporte aqui dentro de Brumado”, completou. Segundo ele, a sua exoneração foi comunicada diretamente pelo Secretário Municipal de Administração, João Nolasco. Para Galego, o seu desligamento se trata de perseguição política. “Estou de boa, graças a Deus. Vida que segue”, acrescentou.

Lula foi proibido de falar em público para ir ao velório do neto Foto: Reprodução/Facebook

A juíza que autorizou a saída do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ir ao velório do neto, na sexta-feira (1º), estabeleceu uma série de condições para que a liberação fosse feita. Segundo o G1, entre elas estava a impossibilidade de que Lula fizesse declarações públicas. O despacho foi publicado pela juíza Carolina Lebbos às 19h17 da sexta (1º), cerca de cinco horas após a realização do pedido da defesa do petista. Na decisão, a juíza citou a anuência do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF) para atender ao pedido de Lula. O superintendente da Polícia Federal no Paraná, Luciano Flores, disse, através de ofício enviado à Justiça Federal, que fez contato com Lula e o advogado, solicitando que o deslocamento fosse autorizado para a manhã de sábado (2), em horário que permitisse a presença de Lula na capela do cemitério com a família próximo ao horário da cremação “não havendo necessidade de permanecer no local por mais de 1h e 30 min”. Segundo o G1, o documento informa ainda que Lula, o advogado e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, se comprometeram a não divulgar informações sobre o deslocamento, além de não convocar manifestantes ou militantes para o cemitério.

Morte de jovem diagnosticada com lúpus comove população da cidade de Licínio de Almeida

Na quarta-feira (06), a jovem Débora Daniela Soares Coelho, de 24 anos, faleceu devido a complicações do Lúpus, uma doença inflamatória autoimune. Apesar do tratamento para minimizar os efeitos da doença, a jovem não resistiu ao ter o funcionamento dos rins afetado. Ela completaria 25 anos no dia 13 de maio.  O corpo foi velado na casa da família, na Avenida ACM, em Licínio de Almeida, a 140 km de Brumado. A população da cidade ficou bastante comovida com a morte precoce.

Lava Jato pede que Gilmar Mendes não atue em 2 casos ligados ao PSDB Foto: Reprodução/TV Globo

Os procuradores da força-tarefa da Lava Jato pediram à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que avalie se deve requerer ao Supremo Tribunal Federal que o ministro Gilmar Mendes não atue mais em casos envolvendo o ex-senador Aloysio Nunes (PSDB) e Paulo Vieira de Souza, apontado como operador do PSDB. O documento, enviado nesta quarta-feira (6) à Procuradoria Geral da República (PGR), cita ligações telefônicas de Aloysio Nunes com o gabinete de Gilmar Mendes e com o ex-ministro Raul Jungmann. Paulo Vieira de Souza e Aloysio Nunes foram alvos da 60ª fase da Operação Lava Jato. O empresário foi preso, investigado por atuar como operador financeiro em um esquema de lavagem de milhões de reais em favor da Odebrecht. A casa do ex-senador foi alvo de mandado de busca e apreensão. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), “em fevereiro de 2019, Aloysio Nunes Ferreira Filho atuou, em interesse próprio e do também investigado Paulo Vieira de Souza, junto ao ministro Gilmar Mendes, valendo-se de relação pessoal com este, para produção de efeitos protelatórios em processo criminal em trâmite na 5ª Vara da Justiça Federal de São Paulo”. No histórico de conversas telefônicas e mensagens apresentado pelo MPF, há uma conversa de 11 de fevereiro do advogado José Roberto Figueiredo Santoro com o ex-senador.

Brumado: Policiais militares aparecem de surpresa no aniversário de criança de cinco anos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizaram o sonho do menino Rafael Gomes, que quer ser policial quando crescer. De surpresa, os policiais apareceram na festa de aniversário da criança. Ele completou cinco anos no último dia 04 de março. O pedido foi feito pelo pai de Rafael Gomes, que preparou uma festa com a temática da polícia militar. O evento aconteceu na casa da família, na Rua Zelita Pereira, no Bairro São Félix. O aniversariante usou uma farda similar a usada pela Polícia Militar do Estado da Bahia. Durante a surpresa, os policiais ainda mostram a viatura para a criança, que ficou muito feliz.

Mangueira é vencedora do Carnaval do Rio de Janeiro em 2019 Foto: Rodrigo Gorosito/G1

A Mangueira é a grande campeã do carnaval 2019 do Rio de Janeiro. A Imperatriz Leopoldinense e a Império Serrano foram rebaixadas. Para conquistar o seu 20º título, a Mangueira deu uma aula de história na Sapucaí. Mas foi uma história alternativa, com destaque para heróis da resistência negros e índios em vez dos personagens tradicionais das páginas de livros escolares. O enredo “História pra ninar gente grande” foi assinado pelo carnavalesco Leandro Vieira e contado em 24 alas e cinco alegorias. Em busca do título, a Mangueira exibiu uma bandeira do Brasil com as cores da escola no final do desfile.

Morador relata momento em que ventania derrubou árvore sobre carro em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Fortes ventos atingiram a cidade de Brumado, no final da tarde da última terça-feira (05), e causou uma série de estragos. A ventania foi tão forte que derrubou árvores e placas publicitárias e chegou a entortar um poste. O site Achei Sudoeste conversou com o morador Valdeci Guedes, que presenciou o momento em que uma árvore caiu sobre um carro na popular Pracinha de Domingão, no Bairro das Flores, em razão da força dos ventos. Ele estava lavando o carro na frente de casa quando o incidente aconteceu. O morador relatou que ouviu um estrondo e, em seguida, viu a árvore caída no chão. “Tinha um carro bem próximo e a árvore atingiu o capô do veículo. A sorte de todos nós foi que não tinha ninguém próximo da árvore na hora que aconteceu. Antes da ventania, tinham muitas crianças brincando na praça, mas, na hora do vento, Deus colocou sua mão na frente e retirou elas pra não acontecer uma tragédia”, disse. Os moradores da localidade apelam ao poder público para substituição ou poda das árvores da praça a fim de evitar algo pior.

Operação de Carnaval da PRE registra queda no número de acidentes nas rodovias de acesso a Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o subcomandante da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Capitão Mota Júnior, disse que, na área de abrangência da 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPR), foi registrada uma queda no número de acidentes nas rodovias de acesso a Brumado. Segundo o Capitão, no ano de 2018, foram contabilizados 07 acidentes no período - neste ano, foram 04 acidentes. "Percentualmente, uma redução de pouco mais de 50%. Apesar de não ser um número tão alto nesse período, o ideal é que as pessoas se conscientizem para que, no ano que vem, não tenhamos acidentes ou que sejam acidentes de pequena monta", destacou. Mota ainda informou que foi registrada uma morte, não diretamente ligada à festa de Carnaval, mas que ocorreu durante o feriado - mesmo número registrado em 2018. O acidente, uma colisão frontal, aconteceu na BR-030, entre Brumado e Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio. O Capitão ressaltou o uso do etilômetro - no total, foram feitos 522 teste de alcoolimia - o incremento do policiamento e a presença de radares para os bons resultados obtidos durante a operação de carnaval nas rodovias. Além disso, a PRE apresentou os seguintes números: foram cerca de 2.400 pessoas abordadas, 7 pessoas presas em flagrante, cerca de 1600 veículos abordados, 450 veículos autuados, mais de 500 infrações de trânsito, 2 veículos apreendidos e 30 CNHs recolhidas.

Brumado: Mulher é encontrada morta nas proximidades de templo evangélico Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma mulher de 54 anos foi encontrada morta na noite desta quarta-feira (06), na Rua Nova Sinai, no Bairro do Tanque, em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Maria do Rosário Oliveira, estava morta dentro de casa, nas proximidades do Templo Evangélico Nova Sinai. O serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e constatou o óbito da mulher. O Centro Integrado de Comunicação (Cicom) foi acionado e a polícia militar esteve no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) fez o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo de Maria do Rosário par ao Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. A causa da morte pode ter sido natural, segundo a polícia, já que o corpo não tinha nenhuma lesão.

Incêndio atinge agência bancária do Itaú em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um incêndio atingiu a agência bancária do Itaú, no centro da cidade de Brumado, na noite desta quarta-feira (06). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o fogo teve início nos fundos banco, na Rua Marcolino Moura. De acordo com testemunhas, uma provável pane no sistema de ar-condicionado da agência pode ter provocado o incêndio. Uma equipe da Coelba que passava pelo local no momento do fogo, agiu rapidamente e desligou a energia do estabelecimento bancário. Em seguida, o fogo foi controlado. Apesar do susto, ninguém se feriu.

Paciente com HIV pode ter se curado após transplante de medula Foto: iStock/Getty Images

Um homem soropositivo se tornou, no Reino Unido, o segundo adulto conhecido em todo o mundo a ficar livre do vírus da Aids depois de receber um transplante de medula óssea de um doador resistente ao HIV, informaram seus médicos sem revelar o nome do paciente. De acordo com a Veja, quase três anos após receber células-tronco da medula óssea de um doador com uma mutação genética rara que resiste à infecção do HIV, e mais de 18 meses após parar de usar remédios antirretrovirais, exames de alta sensibilidade ainda não mostram indícios de sua infecção de HIV anterior. “Não existe vírus ali que consigamos medir. Não conseguimos detectar nada”, disse Ravindra Gupta, professor e biólogo especializado em HIV que coliderou uma equipe de médicos para tratar o paciente. Especialistas em Aids dizem que o caso marca um “momento crítico” na busca por uma cura, mas não significa que ela já foi descoberta. Gupta descreve o paciente como “funcionalmente curado” e “em remissão”, mas alerta: “É cedo demais para dizer que ele está curado”.

Economistas reduzem previsão de aumento do PIB de 2019 para 2,3% Foto: Getty Images

Analistas do mercado financeiro reduziram a previsão do Produto Interno Bruto (PIB) para 2,3% em 2019, segundo dados do Boletim Focus divulgados nesta quarta-feira, 6. Na semana anterior, a projeção dos economistas consultados pelo Banco Central estimavam que a economia brasileira crescesse em 2,48% em 2019. A redução de 0,18 ponto porcentual na estimativa do crescimento para o ano veio após o resultado do PIB do ano passado. Na última sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o crescimento do país foi de 1,1% no ano passado. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. O resultado foi pior do que o estimado pelos analistas no último Boletim Focus do ano passado. A previsão era que o país crescesse 1,32% no período, o que não aconteceu. Para 2020, a expectativa do mercado financeiro para o PIB subiu de 2,65% para 2,7%. Os economistas consultados pelo BC não alteraram a previsão de crescimento para 2021 e 2022, que segue em 2,5% para ambos os anos.

Presidência eleva em 16% o gasto com cartão corporativo Foto: Marcos Corrêa/PR

Os gastos com cartões corporativos da Presidência da República nos dois primeiros meses do governo Jair Bolsonaro aumentaram 16% em relação à média dos últimos quatro anos, já considerada a inflação no período. Apesar de ter seu fim defendido durante a transição, a nova gestão não só manteve o uso dos cartões como foi responsável por uma fatura de 1,1 milhão de reais. O cálculo leva em consideração os pagamentos vinculados à Secretaria de Administração da Presidência da República – que incluem as despesas relacionadas ao presidente. Os valores foram divulgados apenas na semana passada, com atraso. Mesmo assim, a descrição da maioria dos pagamentos é sigilosa. Nem mesmo a data em que a despesa foi feita é divulgada. O argumento é que informar os gastos do presidente pode colocar em risco a sua segurança. De acordo com a Veja, a extinção dos cartões corporativos foi defendida pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, durante a transição de governo. Na ocasião, o ministro disse que mudanças seriam feitas com “critérios”, baseadas em consultas à Advocacia-Geral da União (AGU) e à Controladoria-Geral da União (CGU). Os dois órgãos disseram que ainda não foram consultados sobre o tema.

Fibromialgia: O diagnóstico  preciso e o tratamento ajudam a aumentar a qualidade de vida

A fibromialgia é uma doença crônica que tem como principal sintoma dor constante por todo o corpo. A complicação ainda não tem causa conhecida e atinge, principalmente, mulheres entre 30 a 55 anos. A dor da fibromialgia pode ser intensa e incapacitante, mas não provoca inflamações nem deformidades físicas. Entretanto, pode estar associada a outras doenças reumatológicas, o que pode confundir o diagnóstico, desta forma o reumatologista é o especialista que faz o diagnóstico da fibromialgia através da descrição dos sinais e dos sintomas. Normalmente, inclui a presença de dor severa em 3 a 6 áreas diferentes do corpo durante 3 meses ou dor menos forte em 7 ou mais áreas diferentes do corpo também que dura pelo menos 3 meses. Além disso, para excluir doenças que apresentam sintomas semelhantes à fibromialgia o médico pode recomendar exames para um diagnóstico mais completo. O reumatologista, Dimitri Ferreira, que faz parte do quadro da Clínica Mais Vida destaca que   apesar de ainda não existir cura, o tratamento ajuda a aumentar a qualidade de vida, permitindo passear e trabalhar sem ter crises tão frequentes de dor. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

Foliões retornam a Brumado após o carnaval; empresa interestadual registra fluxo menor este ano Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O site Achei Sudoeste conversou com o gerente de transportes da Novo Horizonte, Aloísio Teixeira Barbosa, que falou sobre a movimentação de pessoas nos terminais rodoviários da cidade nesse feriado de Carnaval. Segundo ele, foi registrada uma queda no fluxo de passageiros em comparação ao ano passado. “Tanto a saída quanto a chegada foram tranquilas, não houve nenhuma ocorrência, nenhuma reclamação. Também não foi registrado nenhum acidente nas estradas, nem mesmo com carros particulares”, afirmou. Embora o movimento tenha sido menor que no ano passado, o gerente relatou que foi preciso a colocação de linhas extras para atender a demanda. Barbosa atribui à queda no fluxo de passageiros nos terminais à utilização maior de veículos particulares e alternativos para deslocamento dos foliões às cidades onde houve festa e também à crise no país.

Professor dá aula com bebê de aluno que não conseguiu babá Foto: Reprodução/Twitter/Nick Vaughn

Como não conseguiu arrumar uma babá, um aluno acabou levando a sua filha bebê para a sala de aula, no Morehouse College, em Atlanta (Geórgia, EUA). E a aula também foi, acidentalmente, de solidariedade. O professor de Matemática Nathan Alexander resolveu ajudar o aluno e deu aula com uma “assistente”. A menina ficou em um “canguru” preso ao tronco do professor, em posição mais confortável do que se estivesse com o pai, sentado. E o aluno ainda ficou mais à vontade para acompanhar a aula e fazer anotações. A cena curiosa, que ocorreu na última sexta (01), viralizou após ser postada por Nick Vaughn, outro aluno de Nathan.

Testemunhas de Jeová realizam assembleia no feriado de carnaval em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As Testemunhas de Jeová aproveitaram o feriado de carnaval e realizaram uma assembleia de circuito na última terça-feira (05), no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Alan Bezerra, que faz parte da coordenação da assembleia, disse que o evento visa fortalecer a fé em Deus e auxiliar as famílias e jovens na resolução dos seus problemas, através de conselhos sobre como lidar com os mesmos. Cerca de 1200 fiéis, de crianças a idosos de várias cidades da microrregião, suportaram o calor intenso, com sensação térmica de 44°C, para assistir ao programa. “O calor é desafiador, mas pra nós é um prazer estarmos aqui. Essas pessoas estão aqui prestando atenção para aprender os princípios bíblicos”, disse Bezerra.

Mancha Verde é a campeã do carnaval de São Paulo pela 1ª vez Foto: Fabio Tito/G1

A Mancha Verde é a grande campeã do carnaval 2019 de São Paulo. É o primeiro título da escola. Vai-Vai e Acadêmicos do Tucuruvi foram rebaixadas. A escola levou o troféu com desfile sobre a princesa africana Aqualtune, avó de Zumbi dos Palmares, e discutiu escravidão, direitos de negros e mulheres e intolerância religiosa na avenida.

Arquivo