Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brumado: A4 veículos inaugura novas instalações no dia 12 de dezembro

A loja de veículos mais completa de Brumado e região, traz uma grande novidade para você neste final de ano. A A4 veículos inaugura suas novas instalações que estão ainda mais amplas e modernas para atender seus clientes. A A4 veículos, conta com carros novos e seminovos de multimarcas e as melhores condições de pagamento da cidade. Não perca essa grande inauguração no dia 12 de dezembro. A loja está localizada na Avenida Centenário, saída para Caetité.  A4 veículos, todas as marcas em um só lugar. Aqui, você faz mais que um bom negócio.

Educação brasileira: Escolas sem livros, sem quadra, sem aulas Foto: Divulgação

Quem se dispuser a sair à caça de livros doutrinários nas escolas públicas brasileiras terá um empecilho crucial, mas não exatamente uma surpresa: em 18,9% das unidades das redes estaduais de ensino fundamental e em 61,1% das municipais não há biblioteca (ou mesmo uma simples sala de leitura). De acordo com a Veja, tais números, recentemente divulgados pelo Ministério da Educação, são espantosos — ou deveriam ser, em qualquer discussão sobre a qualidade da educação oferecida pelo governo. Quem se lembra, porém, de ter ouvido discursos inflamados ou visto posts nas redes sociais de parlamentares a respeito da escola sem livro, sem aula, sem instalações adequadas, sem quase nada?  Tomem-se apenas as instituições de ensino fundamental comandadas pelos municípios, que em geral apresentam as maiores deficiências. Somente 28,6% delas possuem quadras de esportes, e o número de parquinhos chega a escassos 14,3%. Pouco mais da metade (52,6%) têm internet. Os colégios voltados ao ensino médio apresentam índices melhores, mas ainda assim desoladores para alunos que deveriam estar se preparando para o Enem e o vestibular. Laboratórios de ciências são realidade em 28,2% das escolas municipais e em 39,2% das estaduais. No plano geral, contudo, a deficiência é a regra atávica. Um caso recente, símbolo de todo o restante, é o da escola estadual paraibana Antônio Pessoa, em João Pessoa. A reforma do prédio seria uma boa notícia, mas as aulas estão paralisadas há mais de dois meses devido às obras. Na semana que vem as atividades serão retomadas, mas em outro endereço. Até lá, não há professor presente para ensinar — quanto mais para ser filmado.

Caculé: Criança supera câncer no rim e diz que o segredo é acreditar em Deus Foto: Caetano Augusto/Sertão em Dia

Após um ano de tratamento em Salvador, a pequena Bianca Alves Carvalho, natural da cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, venceu um câncer no rim direito. Com muita vontade de ser curada, Bianca passou por várias sessões de quimioterapia. Apesar dos momentos difíceis, ela sempre demonstrou muita força e coragem. No dia 28 de setembro do ano passado, ela foi submetida a uma cirurgia, ocorrida no Hospital Martagão Gesteira, com o apoio da população e demais órgãos públicos do município de Caculé. Bianca diz que tem dois motivos para comemorar: a cura da doença e a aprovação na escola. De acordo com o Sertão em Dia, ela conseguiu concluir a quarta série - devido ao tratamento, ela interrompeu os estudos em agosto de 2017. Em 2019, a pequena cursará a sexta série do ensino fundamental. “Não fique triste quando você tiver doente, Deus está com todos nós, sempre tem pessoas que vão nos ajudar, meus colegas e professores me ajudaram a superar”, disse.

Presidente da Câmara de Tanhaçu é multado em R$ 1 mil pelo TCM Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) multou na última quarta-feira (07), o presidente da Câmara Municipal de Tanhaçu, vereador Antônio Carlos Brito (PSB), o Tõe Brito. Segundo informou o tribunal ao site Achei Sudoeste, O conselheiro Plínio Carneiro Filho, relator do parecer, determinou a multa pelas irregularidades remanescentes no relatório técnico. Apesar da punição, o TCM aprovou, com ressalvas as contas do legislativo tanhaçuense. O acompanhamento da execução orçamentária das contas foi promovido, mensalmente pela 5ª Inspetoria Regional do TCM, sediada em Vitória da Conquista, tendo, na oportunidade, apontado algumas falhas nos dados contábeis e irregularidades formais em processos licitatórios. O relatório técnico da Irce também indicou questionamentos relacionados à comprovação de disponibilidade pública das contas, ausência da certidão de regularidade profissional e não apresentação dos resultados das ações de controle interno. Cabe recurso da decisão.

Prefeito se posiciona sobre queda de uma parte das galerias pluviais do Riacho do Bufão em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após a queda de parte das galerias pluviais do Riacho do Bufão, à margem da Rua Antônio Francisco, no Bairro Santa Tereza, em Brumado, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) se posicionou sobre o assunto. Em nota, o gestor destacou que estão polemizando e fazendo críticas infundadas à Administração por conta da queda de uma pequena parte da contenção de um canal que está sendo construído no município. “A ideia da canalização é justamente proporcionar um fluxo das águas de forma mais segura para seus destinos naturais, preservando, assim, uma urbanização ordenada para se concretizar até mesmo o tão sonhado esgotamento sanitário da cidade”, afirmou. Vasconcelos assegurou que o trabalho vai continuar e que “nada resiste à força do trabalho”. “Eventuais deteriorações serão recuperadas e, em si identificando que houve erro na execução dos serviços, a própria empresa terceirizada arcará com os custos. No mais, deixa chover.... o sertanejo brumadense, sobretudo da zona rural, agradece”, finalizou.

Brumado: Prefeitura nivela ruas acima dos imóveis e casas são invadidas pelas chuvas na Vila Presidente Vargas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Várias residências na Vila Presidente Vargas foram invadidas pelas chuvas que caíram na madrugada deste domingo (11), em Brumado. Moradores culpam a prefeitura pelos transtornos diante das obras recentes para pavimentação das vias, onde foi despejado um grande volume de areia que deixou as casas abaixo do nível das ruas.

Brumado: Prefeitura nivela ruas acima dos imóveis e casas são invadidas pelas chuvas na Vila Presidente Vargas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“A rua sem escoamento, aí as águas pedem passagem e vão direto pra nossas casas. Apontamos isso para o prefeito, mas ele como sempre se acha sabedor de tudo e dono da razão não nos deu atenção. Ignorou nossos avisos de tragédia anunciada e, com sua mão de ferro, exigiu que a empreiteira fizesse a obra a seu jeito. Agora esperamos que ele nos reembolse pelos prejuízos”, disse o minerador Zevanildo Medeiros ao site Achei Sudoeste.

Brumado: Prefeitura nivela ruas acima dos imóveis e casas são invadidas pelas chuvas na Vila Presidente Vargas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As águas carregaram muita lama para dentro das residências, danificando a mobília e gerando prejuízos ainda não calculados pelos moradores. “Se tivesse a humildade de nos ouvir teria evitado tal situação e isso tudo porque apenas sugerimos que, ao invés de subir o nível das ruas, apenas construísse galerias pluviais com bocas de lobo, mas apontaram os custos elevados com desculpas e agora somos nós quem pagamos o pato. Ficamos sem ter pra onde ir”, declarou o minerador.

Recém construída, parte de galerias pluviais cai com as chuvas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Parte das galerias pluviais do Riacho do Bufão, à margem da Rua Antônio Francisco, no Bairro Santa Tereza, ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) no Bairro São José, desabou com as chuvas da madrugada deste domingo (11), em Brumado. Na obra, já foram investidos cerca de R$ 3 milhões. Nos dois trechos das obras construídas por uma empresa terceirizada da prefeitura, os muros de arrimo da galeria não suportaram o peso do aterro encharcado e desabou, expondo a fragilidade do trabalho feito. O site Achei Sudoeste registrou que boa parte do aterro despejado na obra do Bairro Santa Tereza, visando o nivelamento do terreno para o surgimento de novas vias, foi entulho e lixo caseiro, além de materiais não próprios, como isopor, compensados, lixo eletrônico e outros.

Recém construída, parte de galerias pluviais cai com as chuvas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Profissionais da construção civil entraram em contato com a nossa redação e questionaram a qualidade do material utilizado nas obras, principalmente as pedras de mineradoras da cidade. “Pedras de talco, não dá liga com o cimento”, disse um encarregado de obras. No Bairro São José, a obra está sendo executada ao fundo da Escola Élcio José Trigueiro, dentro do projeto a Caminho da Escola, onde muitos alunos compareceram ao local para ver a galeria danificada. Houve uma pequena pausa, mas logo voltou a chover na sede do município, formando alagamentos em vários pontos da cidade. Os serviços de meteorologia apontam que deve continuar chovendo durante toda a semana no município.

Chuvas são registradas em diversas comunidades na zona rural de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Embora não tenham sido registradas com intensidade na sede do município, chuvas fortes ocorreram na zona rural de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da associação de moradores das comunidades de Arrecife e Piabanha, Nelson Lima da Silva, disse que choveu bastante nas localidades. Segundo ele, as barragens menores conseguiram armazenar muita água com o volume de precipitação registrado. “Foram mais de 100 mm de chuva. Foi ótimo, graças a Deus resolveu o problema”, afirmou. Antes das chuvas, o presidente comunitário disse que a situação era crítica, com o gado morrendo de fome. Nas comunidades de Arrecifinho, Espinheiro e Fazenda Nova, pancadas de chuvas também foram registradas. Presidente da associação comunitária da região, José Reis disse que as chuvas foram suficientes para retomada das plantações e para subsistência do gado. “Foram duas chuvas boas na região. O capim já está grande, o mato saiu as folhas, tá tudo forrado. A situação estava feia”, contou. Mais de cem famílias foram beneficiadas com as precipitações nas localidades. A região da Fazenda Lagoa da Jurema e adjacências também foi contemplada com a ocorrência de chuvas. Representante comunitário, Aécio Gomes relatou que foi muita chuva na localidade e os lavradores já começaram a plantar. “Está tudo cheio”, afirmou, entusiasmado.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265, e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160.

Vitória da Conquista: Cipe Sudoeste encontra cocaína avaliada em R$ 60 mil Foto: Divulgação/SSP-BA

Tabletes de cocaína avaliados em R$ 60 mil foram encontrados por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste, após denúncia anônima. O flagrante ocorreu, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, na noite de sexta-feira (9). Com a informação de tráfico de drogas, no bairro Alto da Boa Vista, guarnições intensificaram o patrulhamento. Durante varreduras, uma casa foi localizada, na Rua TG. Com aproximação das viaturas, algumas pessoas correram, mas Luan Souza de Oliveira terminou contido. Dentro do imóvel os PMs apreenderam 4,5 kg de cocaína, 1 kg de crack, R$ 700 em espécie e uma balança. Um carro modelo Strada, placa JMO-9280, abandonado por um suspeito que correu, possivelmente usado para distribuir drogas, também foi confiscado. O caso foi registrado, no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista. “Fechamos o cerco contra os principais traficantes da região. Além dessa carga de cocaína, há cerca de um mês localizamos, em conjunto com a PF, 2,3 toneladas de maconha, na cidade de Cândido Sales”, relembrou o comandante da Cipe Sudoeste, major Edson Ramos Mascarenhas.

Um ano depois, reforma não gerou empregos esperados Foto: Reinaldo Canato/Veja

Aprovada a toque de caixa pelo Congresso, a reforma trabalhista completa um ano neste domingo, 11. Neste período, o total de desempregados teve redução mínima – são 12 milhões de desocupados, o que coloca em xeque o argumento de que era necessário modernizar a CLT para manter e gerar empregos no país. O que se viu foi a ampliação do trabalho autônomo, intermitente, temporário e terceirizado. Especialistas ouvidos pela Revista Veja dizem que o efeito mais imediato da reforma pode ser sentido na redução de novos processos ajuizados na Justiça Trabalhista e da arrecadação com o imposto sindical.  No caso das novas ações, houve uma queda de 70% de novembro para dezembro de 2017. O número médio de novas ações, que passava de 250 mil por mês em 2017, recuou para menos de 150 mil. Essa queda, entretanto, parece dar sinais de arrefecimento. A redução da judicialização trabalhista divide especialistas no tema. Advogados que defendem o setor empresarial dizem que o número de processos caiu porque os trabalhadores passaram a pedir somente o que têm direito. A nova legislação determina que a parte que perder tem que pagar os custos do processo, como honorários, despesas com peritos, entre outros gastos.

28% das ações da Lava Jato devem seguir com o STF Foto: Ailton de Freitas/Agência O Globo

Não é apenas o juiz Sergio Moro, indicado para ser ministro da Justiça no governo Bolsonaro, que está deixando de lidar com os processos da Operação Lava-Jato. O Supremo Tribunal Federal (STF), onde tramitam os casos envolvendo autoridades com foro privilegiado, vem concentrando cada vez menos esses processos. De 182 identificados pelo jornal O Globo, relacionados à Lava-Jato ou a desdobramentos da operação, 101 já tiveram algum desfecho na Corte. Como muitos parlamentares não se reelegeram este ano, pelo menos mais 30 casos deverão ser enviados para outras instâncias. Deverão sobrar, no máximo, 51 no tribunal — 28% do total. Dos 101 casos encerrados no STF, 33 deles foram enviados para instâncias inferiores, depois da mudança da regra do foro privilegiado. Em maio , o STF decidiu que apenas supostos crimes cometidos durante o mandato e em razão do exercício do cargo continuariam a ser julgados no tribunal.

Deslizamento em Niterói já tem 14 mortos Foto: Reprodução/TV Globo

Os corpos de mais quatro vítimas foram encontrados na madrugada deste domingo (11), 24 horas após um deslizamento atingir imóveis no Morro da Boa Esperança, em Niterói, Região Metropolitana do Rio. O número de mortos no local subiu para 14. Outras onze pessoas foram resgatadas com vida. O trabalho de retirada dos escombros continua nesta manhã. Segundo os bombeiros que estão no local, uma mulher foi retirada morta dos escombros por volta da 1h30, e os corpos de três jovens foram resgatados às 4h45. De acordo com a equipe de resgate, os corpos estavam embaixo de uma laje, o que dificultou a retirada. As buscas foram mantidas durante toda a madrugada, e interrompidas no início da manhã. As buscas por vítimas foram encerradas, mas os bombeiros continuam no local para limpeza da área e para a possibilidade de alguma outra pessoa ser identificada como desaparecida. Equipes da prefeitura estão monitorando a área para identificação de risco de novos desabamentos. De acordo com o G1, a Defesa Civil diz que a região ainda está perigosa e que precisa de monitoramento. Um drone está sendo usado para auxiliar na avaliação. Documentos de identificação das vítimas, encontrados nos escombros, estão sendo deixados na Associação dos Moradores. Para o trabalho noturno, um gerador foi instalado na comunidade para ajudar a iluminar a área. Várias equipes do Corpo de Bombeiros atuavam no local, com a ajuda de voluntários. Segundo a Prefeitura de Niterói, mais de 200 profissionais, entre eles 80 bombeiros, trabalham no socorro às vítimas e nas buscas sob os escombros.

Crise financeira chega a 15 milhões de lares em 2018, diz estudo

Cerca de 15 milhões de famílias entraram em crise neste ano, enfrentando desemprego, inadimplência e dificuldades orçamentárias, segundo a nova edição do 360º Consumer View, levantamento realizado anualmente pela Nielsen, empresa que estuda consumidores em mais de 100 países. Com isso, o total de domicílios impactados pela crise subiu para 27 milhões neste ano, pouco mais da metade do universo total de 53 milhões de famílias pesquisadas. De acordo com o G1, o levantamento, porém, não considera todo o território brasileiro. Segundo a Nielsen, a região Norte ficou de fora do estudo. Ao mesmo tempo, os números também mostram que 12 milhões de famílias saíram da crise neste ano. Outros 14 milhões de domicílios se mostraram imunes às turbulências financeiras. O levantamento aponta que o número de lares que entraram em crise neste ano superou a parcela daqueles que deixaram as dificuldades para trás, Isso reforça, na visão da Nielsen, um cenário de “looping” (famílias entrando e saindo da crise) que gera “incertezas e dificuldades de forma mais duradoura”.

Volta a chover forte na cidade de Brumado na madrugada deste domingo (11) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após dias de calor intenso e previsão de tempestades, uma chuva forte está caindo sobre na sede da cidade de Brumado, também conhecida como a Capital do Minério. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de 27 mm para este domingo (11). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, devido a força da água, diversos estragos já foram registrados em vários pontos da cidade. De acordo com o instituto, a temperatura máxima hoje é de 31° e a mínima de 17°. A estimativa geral é de que o acumulado possa atingir 33 mm de precipitações neste domingo e na segunda-feira (12).

Homem é preso com R$ 30 mil em notas falsas na cidade de Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na tarde deste sábado (10), um passageiro de ônibus com R$ 30 mil em notas falsas. Ele viajava em um ônibus de transporte interestadual de passageiros, quando foi abordado por volta das 13h30 no KM-830 da BR 116, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo informou a PRF ao site Achei sudoeste, durante a fiscalização no veículo e passageiros, os agentes desconfiaram de uma história contada por um dos viajantes, um homem de 44 anos. Ao verificar a bagagem que ele carregava, foram encontradas enroladas em roupas 300 cédulas de R$ 100 reais com indícios de falsificação. Quando questionado, o passageiro informou que viajou até Ribeirão Preto (SP) onde adquiriu as notas por mil reais. O homem já foi flagrado anteriormente com notas falsas e responde ação penal. Por se tratar de crime federal, ele e as cédulas foram levados para a Polícia Federal em Vitória da Conquista.

Homem é preso pela polícia civil atuando ilegalmente como médico na UPA em Tanhaçu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O jovem Saullo Emídio de Almeida, de 27 anos, foi preso na noite da última sexta-feira (09), na cidade de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, exercendo ilegalmente a profissão de médico. Segundo informou a polícia civil ao site Achei Sudoeste, Saullo foi preso na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pelo delegado Edson Souza.  Ele concluiu no ano passado o curso de medicina, porém, por ter se formado na Bolívia, precisava ser aprovado no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira, conhecido como Revalida. Como não foi aprovado no Revalida, Saullo não possuía habilitação para exercer tal atividade no Brasil, o que o levou a utilizar irregularmente o nome e o CRM de outro médico devidamente habilitado. Almeida foi autuado pela prática dos crimes de falsidade ideológica e exercício ilegal da medicina e permanecerá custodiado na carceragem da referida unidade policial até ulterior deliberação judicial.

Homem é procurado por ejacular em mulher e depois chutá-la dentro de ônibus em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem que ejaculou em uma passageira durante uma viagem de ônibus. Depois da ação, o suspeito também teria chutado a vítima após ela perceber a situação e chamar atenção dentro do coletivo. O caso aconteceu na manhã desta quinta-feira (8), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. O suspeito está sendo procurado pela Polícia Civil da cidade. A vítima, que não teve a identidade divulgada, registrou o caso na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) da cidade. A mulher não teve ferimentos. De acordo com o G1, ela e outros passageiros foram ouvidos na delegacia. O crime está enquadrado na lei de importunação sexual. A polícia recolheu uma amostra do material na roupa da vítima e encaminhou para avaliação da perícia. As imagens das câmeras de segurança do ônibus foram solicitadas à empresa que é dona dos coletivos. O caso está sendo investigado.

Prefeito de Boquira é multado em R$ 8 mil em razão de irregularidades nas contas de 2017

Luciano de Oliveira e Silva (PSB), o Luciano da Farmácia, prefeito de Boquira, município localizado a 237 km de Brumado, foi multado em R$ 8 mil, na última quarta-feira (07), pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), em razão das irregularidades identificadas durante a análise das contas do exercício financeiro de 2017. Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, apesar da aplicação de multa, as contas foram aprovadas com ressalvas pelo plenário da corte. O relatório técnico apontou a contratação de servidores sem a realização de concurso público e irregularidades na execução de despesas e em processos de pagamentos. Também foram identificadas irregularidades no edital do pregão realizado para contratação de serviço de transporte escolar, no valor de R$1.809.963,00, e a ausência de comprovação de publicidade de cinco processos, no montante total de R$2.493.705,00. Em relação a irregularidades relacionadas a processos licitatórios, a relatoria acolheu recomendação do Ministério Público de Contas e determinou a lavratura de termo de ocorrência para quantificar eventual dano ao erário ou superfaturamento existente nos contratos. Cabe recurso da decisão.

CNJ decide investigar indicação de Sérgio Moro a ministro da Justiça Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O corregedor nacional de Justiça, Humberto Martins, abriu nesta sexta-feira (9) um procedimento para apurar a indicação do juiz federal Sérgio Moro como futuro ministro da Justiça. Até então responsável pelos processos da Operação Lava Jato no Paraná, Moro aceitou na semana passada o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro para comandar o Ministério da Justiça e Segurança Pública a partir de 2019. De acordo com o G1, a decisão de Humberto Martins foi tomada após entidades, partidos e cidadãos apresentarem representações contra Moro, alegando que houve atuação política por parte do juiz ao aceitar ser ministro ainda como integrante da magistratura. Pela decisão do corregedor nacional de Justiça, Moro terá até 15 dias para apresentar explicações. Ele só poderá ser nomeado ministro após pedir exoneração.

Caetité: Operação das Polícias Civil e Militar cumpre mandados de prisão na casa de três indivíduos Foto: Divulgação/PM

Na sexta-feira (09), as Polícias Militar e Civil deflagraram uma operação conjunta na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, a fim de cumprir mandados de busca e apreensão nas residências de Anderson Gutemberg Paes Rocha e Augusto de Souza Costa, localizadas no Distrito de Brejinho das Ametistas, e na residência de Wellington Antônio Costa, vulgo “Vovô do tráfico”, no Bairro Ovídio Teixeira. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, na residência de Anderson, foram encontrados aproximadamente 1 kg de maconha, sacos comumente usados para embalagem de drogas e uma balança de precisão. Na barraca de rua onde o mesmo trabalha, também foram encontrados R$ 120, duas cartelas do remédio Pramil e um pacote de cigarro suspeito de ser produto de contrabando. Na residência de Augusto, foram encontradas uma arma de fogo do tipo cartucheira e uma pequena quantidade de maconha. Por fim, na residência de Wellington, foram encontrados mais um pacote de cigarro. Todos foram conduzidos e apresentados na delegacia, juntamente com o material apreendido.

Advogado diz que caculeenses foram levados até a delegacia apenas para prestarem depoimento Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite do último sábado (03), o jovem Renê Silva Oliveira foi preso em flagrante por envolvimento com o tráfico de drogas. Na oportunidade, além de Renê, foram conduzidos até a delegacia Eduardo Matheus Carvalho dos Santos, Jaciel Barbosa Monteiro e Gustavo Oliveira Prates, os três da cidade de Caculé. Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, os advogados dos jovens caculeenses esclareceram que o trio foi levado até a delegacia apenas para prestarem esclarecimentos. “Após serem ouvidos pelo Delegado de Plantão e terem seus celulares analisados, eles foram liberados e retornaram para suas residências, haja vista que não foi encontrado na posse dos mesmos drogas ou qualquer substância ilícita que induzissem a prática de crimes, mormente o tráfico de entorpecentes. Portanto, eles são inocentes, declarou.

Homem é condenado a mais de 37 anos de prisão por matar tia e primo a pauladas no sudoeste baiano Foto: Blog do Marcos Frahm

Um homem acusado de matar a tia e o primo a pauladas, na cidade de Lafaiete Coutinho, no sudoeste da Bahia, foi condenado a 37 anos e 4 meses de prisão em regime fechado. A informação foi divulgada pelo Tribunal de Justiça do estado (TJ-BA) nesta sexta-feira (9). De acordo com o G1, Jussier Missias dos Santos, de 35 anos, passou por júri popular na quinta-feira (8). O acusado vai responder por homicídio triplamente qualificado - motivo torpe, crueldade e impossibilidade de defesa da vítima. Após audiência, Jussier foi levado para o Conjunto Penal de Jequié. O crime ocorreu em janeiro de 2017, dentro da casa da tia do acusado, que tinha 88 anos. Segundo a polícia, ela e o filho, de 49 anos, foram atacados após se negar a dar dinheiro ao acusado, que era usuário de drogas. Jussier foi preso em seguida, na casa onde morava com a mãe, no mesmo bairro. Ele aguardava julgamento no presídio.

PF prende Joesley Batista e vice-governador de Minas Gerais Foto: Reprodução/Globo News

A Polícia Federal (PF) prendeu, na manhã desta sexta-feira 9, o empresário Joesley Batista, do grupo J&F, e o vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade (MDB). Ao todo, são dezenove alvos de mandados de prisão temporária, com previsão inicial de cinco dias, na Operação Capitu, realizada em parceria com a Receita Federal. Outros dois delatores da J&F, Ricardo Saud e Demilton Castro, também foram presos. Trata-se de um desdobramento da Operação Lava Jato que, com base em delação premiada do doleiro Lúcio Funaro, investiga suspeitas de corrupção no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Andrade foi ministro da Agricultura durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), antes de ser eleito vice na chapa do governador Fernando Pimentel (PT) em 2014. Seu sucessor na pasta, o deputado estadual eleito Neri Geller (PP-MT), também foi alvo da operação. De acordo com as investigações, redes de supermercados e escritórios de advocacia teriam sido utilizados para a lavagem de dinheiro do esquema. Ao todo, são 62 mandados de busca e apreensão nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba e Mato Grosso. As investigações da PF apontam que parte dos valores, cerca de 30 milhões de reais, foram utilizados em campanha para a Presidência da Câmara, sendo que, desse total, 15 milhões teriam sido direcionadas para a bancada mineira.

Arquivo