Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Tanhaçu: Prefeito faz a mais baixa transferência de votos da história da cidade

Em seu quarto mandato, o prefeito da cidade de Tanhaçu, Jorge Teixeira da Rocha (DEM), o Dr. Jorge, teve uma votação abaixo do que era esperado nessas eleições. Nos últimos anos, o gestor, que se auto intitula “o maior líder político da história de Tanhaçu”, tem visto o seu poder de voto diminuir consideravelmente. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Teixeira perdeu duas eleições para João Francisco Santos (PT) (2008 e 2012), considerado o seu maior adversário na cidade, retornando ao executivo municipal em 2016. Neste pleito, contudo, João Francisco ficou de fora da disputa por estar no exercício do segundo mandato consecutivo. O líder político, que, no passado, chegou a transferir aos deputados por ele apoiados cerca de 44% dos votos válidos do município, nesta eleição fez a mais baixa transferência de votos por um prefeito da história de Tanhaçu. Diante do cenário, o gestor saiu enfraquecido das eleições 2018.

Quase metade da Câmara dos Deputados será formada por milionários Foto: Agência Brasil

Quase metade dos deputados federais eleitos neste domingo (7) declararam ter patrimônio superior a R$ 1 milhão, de acordo com levantamento feito pelo G1, com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por outro lado, houve uma pequena queda em relação a 2014. Este ano, foram eleitos 241 deputados federais milionários, o equivalente a 47% dos 513 integrantes da Câmara. Há quatro anos, foram 248. Nas eleições de 2006, 2010 e 2014 esse número apresentou crescimentos sucessivos. Em 2002, havia apenas 116 parlamentares com patrimônio acima de R$ 1 milhão.

Evento celebra cinco anos do campus do Ifba em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um evento marcou os cinco anos do campus do Ifba, em Brumado, em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor do campus, Rui Santana, destacou que a data foi celebrada com a aula inaugural do curso de Engenharia de Minas. Para o diretor, a implantação de um curso superior na instituição representa um esforço coletivo em prol de que o campus possa ocupar o seu espaço na região. “Esses cinco anos foram muito importantes pra gente. Esperamos poder contribuir mais ainda com a microrregião de Brumado nos próximos anos”, disse. Santana ainda adiantou que a caminhada para implantação de novos cursos superiores no campus de Brumado está apenas começando e que outros cursos já estão programados. Provavelmente para 2019, segundo ele, o Ifba passará a oferecer o curso superior de Engenharia Civil e o Tecnólogo em Informática.

Praticook Brumado: Alimentação saudável para você comer bem e viver bem

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Eleições 2020: Prefeito Eduardo Vasconcelos vai para a reeleição em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), vai para a reeleição do cargo executivo nas eleições municipais de 2020. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Vasconcelos não pretende indicar um substituto e tentará a sua recondução ao cargo na capital do minério. De acordo com fontes ouvidas pela nossa reportagem, Eduardo está mais receptivo com a questão após o resultado das eleições 2018. Para o grupo situacionista, o alcaide conseguiu manter a votação para deputado estadual, ocorrida desde que assumiu o comando da cidade em 2005. Um fato em especial, a união de ex-aliados com o grupo de oposição, seria um dos principais motivos para Vasconcelos voltar às urnas no próximo pleito eleitoral.

Márcio Moreira rebate afirmação de que grupo político do prefeito estaria em declínio em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O candidato a deputado estadual Manoel Rodrigues Filho (MDB), o Carcará do Sertão, obteve 9887 votos na cidade de Brumado. Mais votos do que o candidato do prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o empresário Márcio Moreira da Silva (Patriota), que conquistou 9683. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Moreira não considerou o resultado um protesto contra a sua pessoa. “O importante é que nós mantivemos o histórico político do nosso grupo. Não nos deixa menor essa votação, pelo contrário, nos deixa igual aos outros que foram votados aqui em Brumado”, frisou, enaltecendo o caráter do adversário. Para ele, quem votou em Carcará é porque se identificou com o seu projeto. 

Márcio Moreira rebate afirmação de que grupo político do prefeito estaria em declínio em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Quanto ao deputado estadual Vitor Bonfim (PR), que, após o resultado nas urnas, declarou que o grupo do prefeito está em declínio no município, Moreira rebateu, sem citar nomes, que está em queda quem, sem o apoio do gestor, obteve menos votos do que em 2014. “Esse declínio não reflete em nós. Não pode agora esse grupo de oposição querer usurpar os votos de Carcará e trazer como se fosse mérito deles”, criticou. Sobre a falta de representatividade de Brumado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Moreira destacou que ele e os demais postulantes da cidade fizeram a sua parte, mas o povo preferiu eleger outros candidatos. “Cabe a nós respeitar a decisão do povo. Eu me orgulho dos votos que tive em Brumado”, completou.

Carinhanha: Vereador chora durante sessão parlamentar ao falar que ele e a família estão com calazar

Na segunda-feira (08), durante pronunciamento na Câmara Municipal de Carinhanha, o vereador Marcelo de Castro Falcão (PTN) chorou ao dizer que ele e membros da família foram diagnosticados com calazar. “Eu estou com a minha família toda infectada com a peste da doença do calazar, bicho! E ninguém faz nada, quem vai cuidar de mim? Quem vai cuidar da gente? Doente não cuida do outro, minha filha tem só três anos”, disse. De acordo com o Alerta Bahia, o parlamentar ainda informou que há um surto da doença na sede da cidade e que a prefeitura precisa tomar medidas urgentes. O coordenador de vigilância sanitária do município, Valternan Almeida, declarou que só irá se manifestar sobre a ocorrência de um possível surto da doença após relatório da Secretaria Estadual de Saúde.

Exército instala rastreadores nos caminhões cadastrados na Operação Pipa em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os caminhões pipa que abastecem as comunidades rurais de Brumado e Malhada de Pedras passarão a ser monitorados por GPS. O equipamento começou a ser instalado nos veículos cadastrados na Operação Pipa, do Exército, na última semana. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, os sinais serão captados através das torres das operadoras. Mesmo não havendo sinal na comunidade atendida, as coordenadas geográficas serão transferidas para o local mais próximo. A Bahia é o segundo estado escolhido para implantação do modelo de rastreamento - o primeiro foi o Ceará. A meta do Exército Brasileiro é atender todo o Nordeste. Em Brumado, o serviço de instalação dos rastreadores está sendo feito na Praça Quinze de Novembro, próximo à Uneb.

Brumado e municípios da região têm situação de emergência decretada pelo governo federal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

146 municípios baianos que convivem com a estiagem tiveram decretos de emergência reconhecidos nesta terça-feira (9) pela União. Antes, os mesmos municípios tinham decretado a situação no âmbito local e depois os decretos foram reconhecidos pelo Estado. Com os decretos, as cidades passam a ter apoio da Operação Carro-Pipa, feita pelo Exército, além de poder contratar determinados serviços sem exigência de licitação. A cidade de Brumado e diversas outras da região sudoeste, como Guanambi, Caetité, Livramento de Nossa Senhora, Ibiassucê e Rio de Contas, foram contempladas com o reconhecimento em razão da estiagem prolongada.

Planalto: PM recupera caminhão da cidade de Brumado que havia sido roubado Foto: Jefferson Almeida/Achei Sudoeste

Na tarde da última segunda-feira (08), policiais militares da cidade de Planalto recuperaram um caminhão que havia sido roubado, no último dia 05. Após denúncia, a guarnição encontrou o caminhão, com placa do município de Brumado, abandonado na Avenida John Kenedy, no centro. A guarnição conseguiu manter contato com o proprietário do veículo, identificado como Joelson Pereira dos Santos, que confirmou o roubo na cidade de Jaguaquara. O caminhão foi apresentado na delegacia local, onde ficou a cargo da autoridade competente.

ONU exige medidas inéditas para limitar aquecimento Foto: Thinkstock/Veja

Governantes ao redor do mundo devem fazer “mudanças rápidas, abrangentes e inéditas em todos os aspectos da sociedade” para evitar um crescimento desastroso nos níveis de aquecimento global nos próximos anos, alertou um relatório da ONU publicado nesta segunda-feira (9). O estudo divulgado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática das Nações Unidas (IPCC) aponta que, no ritmo de aquecimento atual, as temperaturas globais provavelmente subirão ao menos 1,5 graus Celsius entre 2030 e 2052. O aumento eleva os riscos de secas extremas, incêndios florestais, tempestades causadoras de inundações, falta de alimentos para centenas de milhões de pessoas, além da perda de espécies. Manter a elevação da temperatura da Terra em somente 1,5 grau Celsius, ao invés dos 2 graus combinados nas negociações do Acordo de Paris de 2015, teria “benefícios claros para as pessoas e os ecossistemas naturais”, disse o IPCC. Isso pode diminuir as enchentes e dar tempo para os habitantes dos litorais, ilhas e deltas de rios do planeta se adaptarem à mudança climática. A meta menor também reduziria a perda e extinção de espécies e o impacto sobre ecossistemas terrestres, litorâneos e de água doce, disse o relatório.

Brumado: Cursos de qualificação profissional serão disponibilizados para detentos Foto: Divulgação/Seap

Executado pelas Secretarias Estaduais de Educação e Administração Penitenciária e Ressocialização, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Prisional) está beneficiando diversos detentos na capital e em cidades do interior. Em Brumado, os detentos serão contemplados com cursos de qualificação profissional. A iniciativa visa promover a reinserção do preso sociedade, oportunizando a capacitação para o mercado de trabalho. Cursos de padeiro, estampador de tecidos, manicure, pedicure, auxiliar de saúde bucal, entre outros, são disponibilizados por meio do programa. Além de Brumado, a iniciativa de profissionalização dos detentos também será realizada nos presídios de Feira de Santana, Barreiras, Eunápolis, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso e Teixeira de Freitas.

Vitória da Conquista: Carreta que transportava latinhas de refrigerante tomba e carga fica espalhada Foto: Divulgação/PRF

Uma carreta que transportava latinhas de refrigerante tombou na manhã desta terça-feira (9), na BR-116, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta das 7h50, e o motorista, que seguia sozinho no veículo, não teve ferimentos. De acordo com o G1, a PRF disse que o motorista estava descendo o Anel Viário Jadiel Vieira Matos e, em seguida, já na rodovia, tombou. Segundo funcionários da empresa responsável pela carga, o veículo levava 12 mil pacotes de latinhas de refrigerante para Alagoinhas. Por conta do acidente, os produtos ficaram espalhados pela via. Por volta das 9h30, a rodovia estava parcialmente interditada para a retirada dos produtos da pista. A PRF ainda não tem detalhes das causas do acidente. O motorista disse que não estava em alta velocidade e que também não sabe o que pode ter causado o tombamento.

Idoso é espancado durante assalto no centro da cidade de Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (05), um idoso de 65 anos foi espancado durante um assalto no cruzamento das ruas Geofredo Chaves e São Gonçalo, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, Benjamim José Freire foi agredido com socos por dois elementos que o abordaram em uma motocicleta de cor branca. À polícia, o idoso disse que havia acabado de estacionar o seu carro quando foi surpreendido pela dupla. Os elementos não estavam armados e o idoso entrou em luta corporal com a dupla. Os meliantes conseguiram tomar a carteira dele, com documentos pessoais, cartão de banco e uma quantia em dinheiro. Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia Territorial de Livramento.

Preço da gasolina bate recorde pela quarta semana consecutiva Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O preço da gasolina voltou a subir na última semana, e mais um recorde foi estabelecido. Esta é a quarta semana consecutiva que o combustível alcança uma nova máxima. Segundo relatório divulgado, nesta segunda-feira 8, pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), o preço médio do litro da gasolina no país está 4,700 reais, pouco acima do registrado na medição anterior – de 4,652 reais. Antes dessa sequência de recordes, a máxima histórica alcançada pelo combustível havia sido em junho, como reflexo da greve dos caminhoneiros. À época, o litro chegou a custar 4,614 reais. Na última semana, a Petrobras não alterou o preço do combustível, como fez no período anterior. Para os próximos dias, os preços da gasolina nas refinarias vão baixar de 2,2159 reais por litro para 2,1889 reais. O maior valor para o combustível foi encontrado na região Norte, onde um posto vende o combustível por 6,290 por litro. A mínima, por outro lado, foi registrada no Sudeste, a 3,899 por litro. Na média, a região que se destaca pelos menores preços é o Sul. A ANP indica que o valor médio na região está em 4,603 reais por litro. No Centro Oeste, por outro lado, a média é de 4,818 reais por litro, e coloca a região como a mais cara do país.

Deputada Ivana Bastos pode ser a primeira mulher a assumir a presidência da AL-BA Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A lista de possíveis sucessores de Ângelo Coronel (PSD) na presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) cresceu e as movimentações já se iniciaram. Até agora, seis possíveis nomes estão entre os principais cotados para assumir o posto: Ivana Bastos (PSD), Adolfo Menezes (PSD), Alex Lima (PSB), Nelson Leal (PP), Rosemberg Pinto (PT) e Zé Raimundo (PT). Os candidatos do PSD já chegam com a força e o peso do apoio de Coronel e, sobretudo, do senador Otto Alencar (PSD). A agremiação também vai querer bancar um nome por conta da bancada eleita no pleito deste ano. Ivana Bastos (PSD) pode ser a primeira mulher a assumir a presidência da Casa. Além desses seis, também são especulados os nomes de Diego Coronel, filho de Coronel, e Eduardo Alencar, que é o irmão de Otto. Mas, como reza a tradição da AL-BA, é remota a possibilidade de um deputado em primeiro mandato assumir a cadeira principal da Casa.

Veículo atropela uma pessoa e bate em loja no centro de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um veículo modelo picape atropelou uma mulher e colidiu contra uma loja na Rua Coronel Tibério Meira, na manhã desta terça-feira (09), no centro comercial de Brumado. Uma testemunha contou ao site Achei Sudoeste que o carro tentou desviar de uma motocicleta que trafegava pela via e acabou atropelando uma cliente que estava na entrada de uma loja de enxovais. Com a colisão, estilhaços da vidraçaria caíram sobre a vítima e uma funcionária da loja, que sofreram algumas escoriações nas pernas. Uma guarnição da polícia militar e da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) chegaram rapidamente ao local acompanhados do Samu 192 e logo prestaram os primeiros socorros às pessoas envolvidas no acidente, bem como controlaram o fluxo que ficou congestionado no trecho.

Veículo atropela uma pessoa e bate em loja no centro de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Ainda de acordo com a apuração da nossa reportagem, a condutora do carro seria uma empresária do ramo de confecção da mesma localidade. A polícia ainda apura o que teria ocasionado o acidente. Vídeos do sistema de monitoramento na região estão sendo analisados a fim de elucidar o ocorrido. Há  suspeitas de que a condutora, que está grávida, teria passado mal ao volante. Vale ressaltar que a integração com o Cicom ajudou a agilizar o tempo de resposta das guarnições e do Samu na prestação do socorro. O Achei Sudoeste teve acesso às imagens de uma das câmaras de monitoramento que flagrou o momento do acidente - as imagens mostram o momento em que a picape arremessa a cliente contra a vidraçaria e depois atinge a loja.

Chapada Diamantina: Mulher é presa com fuzil AR-15 em ônibus na BR-242 Foto: Divulgação/PRF

Uma mulher de 30 anos foi presa em flagrante transportando um fuzil AR-15 em um ônibus, em Itaberaba, na região da Chapada Diamantina. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a arma é utilizada em guerras. De acordo com a PRF, agentes realizavam uma fiscalização no veículo, na altura do KM-225, na BR 242, quando a suspeita, que mora no Vale das Pedrinhas, em Salvador, foi abordada. Além do fuzil, a mulher também transportava três carregadores escondidos na bagagem. O ônibus saiu de Goiânia e tinha Salvador como destino. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, a passageira informou que recebeu o fuzil na cidade de Várzea Grande, no Mato Grosso, e pretendia levá-lo até a capital baiana, onde entregaria a um homem na rodoviária. A PRF informou que o material foi apreendido e a mulher foi levada para a Delegacia de Itaberaba, que vai investigar o caso.

Votos fragmentados e baixa índice de abstenção marcam votação em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Chefe do Cartório Eleitoral de Brumado, Ígor Araújo, falou sobre o processo de eleição na cidade. Segundo ele, no que se refere à logística, o que se pode notabilizar foi a formação de filas em algumas seções, tendo em vista que se tratou do primeiro pleito 100% biométrico. Araújo salientou que o processo exigiu a adaptação por parte de mesários e dos próprios eleitores. Além disso, o tempo de espera foi um pouco maior devido ao fato de que que foram seis votos por cada eleitor. Das 161 urnas eletrônicas, apenas 01 precisou ser substituída, conforme informou. Embora o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) esperasse um número maior de abstenções, mais de 41 mil eleitores compareceram às urnas em Brumado, o equivalente a mais de 86% do eleitorado local. Assim, apenas pouco mais de 13% dos eleitores se abstiveram de votar. Para Araújo, os números demonstram que, na reta final, houve um aquecimento do processo eleitoral. O chefe de cartório ainda chamou a atenção para o alto índice de fragmentação do voto do eleitorado brumadense. "Se formos observar, por exemplo, as eleições para deputado federal, em que havia 473 postulantes na Bahia, 241 receberam votos no município de Brumado. Para deputado estadual, em que havia 607 postulantes, 263 foram votados em Brumado. Mais de 500 candidatos se observarmos os diversos cargos foram votados no nosso município", frisou. A dispersão de votos refletiu no fato de que vários candidatos desconhecidos, que nunca visitaram a cidade, obtiveram votos do eleitorado local.

Assembleia Legislativa da Bahia tem 53% de renovação de deputados Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A composição de deputados da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) teve 53,96% de renovação nas eleições deste ano. A taxa de reeleitos foi de 46,04%. Dos 63 deputados estaduais eleitos, 34 são novos. Os antigos somam 29. Neste ano, a taxa de renovação da Alba foi 19% maior que em 2014. Nas eleições anteriores, foram apenas 22 novatos. Consequentemente, o número de reeleitos diminuiu. Em 2014, foram 41 deputados estaduais reeleitos. A redução também é de 19%. De acordo com o G1, nessa eleição, mais de 80% dos 63 atuais deputados estaduais tentaram a reeleição. Do número total de políticos que atualmente estão na Assembleia Legislativa, 51 registraram candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para permanecer atuando na casa. Contudo, 22 não conseguiram votos suficientes. Por outro lado, 12 nomes, o que corresponde a um quinto dos nomes da casa, não tentaram a reeleição esse ano: oito deles porque se candidataram para deputado federal, um porque disputou vaga no senado federal e três porque decidiram ficar de fora das eleições e não vão disputar nenhum cargo. Dos 63 deputados estaduais eleitos neste ano, 10 são do PT. A legenda que conseguiu o segundo maior número de candidatos eleitos foi o PSD, com 9. Os outros 17 partidos conseguiram eleger entre 7 e 1 candidatos.

Eleições 2020: Oposição ao prefeito Eduardo Vasconcelos pretende fortalecer bancada na Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A oposição ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), em Brumado, agora será liderada pelo vereador José Ribeiro Neves (PT) e pela família Bonfim, encabeçada pelo deputado estadual Vitor Bonfim (PR). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ambos já estão em conversas para buscar o fortalecimento da bancada de oposição ao gestor municipal na Câmara de Vereadores de Brumado. Atualmente, apenas Neves faz oposição ao chefe do executivo brumadense. De acordo com fontes ouvidas pela nossa reportagem, as articulações para o início da pré-campanha das eleições 2020 serão iniciadas ainda este ano. A expectativa é de que o grupo de oposição reconquiste alguns parlamentares que foram eleitos pela oposição, mas que foram apoiar a administração municipal. Com o resultado das eleições 2018, a oposição acredita numa queda na densidade eleitoral e desgaste do prefeito municipal. “O nosso objetivo é fazer uma grande linha de frente e Brumado certamente irá voltar a ter uma oposição muito forte e unida com os anseios da população”, disse um cacique do bloco oposicionista.

Praticook Brumado: Alimentação saudável para você comer bem e viver bem

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Governador Rui Costa agradece ao povo baiano e fala sobre os próximos quatro anos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Reeleito no primeiro turno com 77% dos votos válidos, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), falou ao site Achei Sudoeste sobre a sua gratidão ao povo da Bahia. “Me sinto honrado! Isso me dá mais energia e força para continuar trabalhando pela nossa Bahia e orgulhando o povo baiano no mesmo ritmo”, destacou. O governador disse que agora é o momento de cuidar do país para que o Brasil volte a crescer e a gerar emprego. No segundo turno, ele espera que o candidato petista, Fernando Haddad (PT), faça um programa e um governo de união nacional. “Não é e não será um governo do PT, deste ou daquele partido, e sim que possamos juntar todo mundo, dar a volta por cima, unificar o nosso Brasil e superar essa pregação de ódio”, completou Costa, preocupado com o rumo dos acontecimentos. Para ele, é preciso dar exemplo para o mundo e retomar a confiança dos investidores no país. Quanto ao seu primeiro mandato, o governador disse que a resposta foi dada nas urnas, embora muita coisa ainda precise ser feita. “Nós fizemos muito diante de uma crise gigantesca. Outros estados mais ricos até hoje parcelam os salários e nós conseguimos manter tudo em dia, inclusive os investimentos. É isso que a população reconhece”, avaliou. Para os próximos quatro anos, Costa ressaltou que fará investimentos pesados na rede física do estado para avançar de forma substantiva na educação de tempo integral, retomará os jogos estudantis e implementará cursos profissionalizantes em todas as unidades estaduais de ensino. “Com isso, vamos ter dois efeitos: de melhoria da inserção do jovem no mercado de trabalho e tirar os jovens das áreas de risco e vulnerabilidade”, finalizou.

São Paulo elege primeira transexual deputada estadual Foto: Reprodução/Facebook

Com 55,2 mil votos, Erica Malunguinho (PSOL) é a primeira transexual eleita deputada estadual em São Paulo . Ela tem como bandeiras o combate à homofobia e ao racismo, além de foco na pauta da educação. Negra e nordestina, nascida em Pernambuco, Erica está em São Paulo há cerca de 15 anos, onde tem uma trajetória de militância antiga. Ela transformou seu ateliê de arte numa espécie de centro cultural, intitulado de “Aparelha Luzia”. No local, ocorrem debates, cursos e eventos sociais em torno da temática de combate ao racismo. De acordo com o jornal O Globo, Erica Malunguinho é a única eleita na lista com 53 candidaturas divulgada pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). A entidade mapeou transexuais e travestis que se lançaram como candidatos nas eleições deste ano para o Congresso Nacional e assembleias estaduais para prestar apoio público.

Arquivo