Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

24/Set/2015 - 09h30

Relatório sobre os impactos da exploração de urânio será lançado em Caetité e Lagoa Real

Relatório sobre os impactos da exploração de urânio será lançado em Caetité e Lagoa Real Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com o título Impacto Radiológico da Mina de Urânio da INB em Caetité, um relatório sobre a investigação dos impactos ambientais da exploração de urânio, feito pelo engenheiro em física nuclear, Bruno Chareyron, da França, será lançado no próximo fim de semana em Lagoa Real e Maniaçu, distrito de Caetité. O documento será lançado também na sede do município, na próxima segunda-feira (28), às 9h, no auditório da Uneb. O evento, promovido pela Comissão Paroquial de Meio Ambiente (CPMA), será aberto ao público. Bruno Chareyron dirige o laboratório da Comissão de Pesquisa e Informação Independente sobre a Radioatividade (CRIIRAD), sediado na França. O objetivo da CRIIRAD é melhorar a informação e a proteção das pessoas contra os efeitos das radiações ionizantes. O trabalho investigativo incluiu duas viagens a Caetité, em 2012 e 2014, quando o cientista francês participou de uma oficina sobre monitoramento comunitário, coletou amostras de solo, de águas, subterrânea e de chuva, e fez medição de radiações ionizantes em áreas afetadas por atividades de prospecção e em locais potencialmente atingidos por poeira, ou contaminados por infiltração. O primeiro lançamento será em Lagoa Real, no próximo sábado (26), às 9h, no Centro Pastoral. No domingo (27), acontecerá em Maniaçu, às 9h, na subsede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité. Os três eventos contarão com a presença do doutor em Saúde Pública pela Fiocruz, Renan Finamore.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo